No video

Os Seis Órgãos da Basílica de Mafra

A 15 de Maio de 2010, após doze anos de trabalho de restauro, os seis órgãos da Basílica de Mafra soaram juntos pela primeira vez desde a sua inauguração original em 1807.
Este concerto incluiu obras a solo para cada um dos seis órgãos, assim como peças de conjunto, quer instrumentais, quer com coro. Gravado e transmitido pela RTP 2, é agora apresentado em DVD, juntamente com o programa "Câmara Clara" (RTP2) de 9 de Maio de 2010, que inclui entrevistas aos principais intervenientes no restauro daquele conjunto instrumental único: Dinarte Machado (organeiro), João Vaz ( organista e consultor permanente), Rui Vieira Nery (musicólogo e presidente da Comissão Científica de Acompanhamento) e Mário Pereira (director do Palácio Nacional de Mafra).
On May 15, 2010, after twelve years of restoration work, the six organs in the Basilica of Mafra sounded together for the first time since their original inauguration in 1807. This concert included solo works for each of the six organs, as well as ensemble pieces, either instrumental or with choir.
Recorded and broadcasted by RTP 2, it is now available on DVD, together with RTP 2 show "Câmara Clara" (broadcasted on May 9, 2010), which includes interviews with the key players in the restoration of that unique instrumental ensemble: Dinarte Machado (organ builder), João Vaz (organist and permanent advisor), Rui Vieira Nery (musicologist and chairman of the advising Scientific Committee) and Mário Pereira (curator of the National Palace of Mafra).
António Leal Moreira (1758-1819) Sinfonia para a Real Basílica de Mafra ( a seis órgãos/ for six organs)
João Vaz (1963) Ave maris stella (para coro masculino e seis órgãos / for mail choir and six organs)
João José Baldi (1770-1816) Glória (da Missa para Solistas, coro masculino e seis órgãos / from the Mass for soloists, male choir and six organs)
E obras a solo de / And solo works by
Carlos Seixas, Marcos Portugal, Diogo Conceição, Louis Nicols Clérambault, etc.
João Vaz: Órgão do Evangelho
Rui Paiva: Órgão da Epístola
António Esteireiro: Órgão de São Pedro d' Alcântara
António Duarte: Órgão do Sacramento
Sérgio Silva: Órgão da Conceição
Isabel Albergaria: Órgão de Santa Bárbara
Fernando Guimarães e Carlos Monteiro: Tenores
Diogo Oliveira: Barítono
Coro Sinfónico Lisboa Cantat
Jorge Alves: Direcção

Пікірлер: 104

  • @luisfilipe1603
    @luisfilipe16038 ай бұрын

    Carlos F eternamente grato por aqui ter colocado este grande concerto bem como o de Natal que foi do melhor que se fez na Europa inteira. Houve até quem pensasse que não era em Portugal. Gratidão Eterna e Feliz Natal. De Lisboa 🕊️

  • @MsElmando
    @MsElmando6 жыл бұрын

    Que maravilha não existe outro som mais bonito do que do órgão de tubo e seis numa só igreja tocando é maravilhoso

  • @joseaugustomartins9271
    @joseaugustomartins9271 Жыл бұрын

    Estes 6 órgãos são únicos no mundo!!!!!!

  • @marioribeirodeazevedoneto311
    @marioribeirodeazevedoneto3117 жыл бұрын

    Espetáculo único no mundo. Uma sumidade, uma grandeza que somente o céu é o limite. Parabéns ao maestro, aos organistas e a toda comunidade de Mafra que soube valorizar a cultura musical voltada ao órgão de tubos. Viva Portugal, nossa pátria mãe, viva o Brasil!

  • @CanaldeArquitetura

    @CanaldeArquitetura

    7 жыл бұрын

    vc é brasileiro?

  • @marioribeirodeazevedoneto311

    @marioribeirodeazevedoneto311

    7 жыл бұрын

    Sim, sou brasileiro.

  • @crpth1

    @crpth1

    4 жыл бұрын

    Eu tive a sorte de assistir este concerto ao vivo e a cores. Estava sentado do lado esquerdo, lá para trás. Momento memorável e lindíssimo. Já por diversas vezes tentei descrever para a minha mulher, Norueguesa. Mas nunca tinha procurado um video sobre o concerto. Agora ela pode ver o quão magnífico foi o trabalho de restauro e o concerto. :-)

  • @lilibrites3935
    @lilibrites39358 жыл бұрын

    Puro Barroco! Mafra é realmente uma "Obra de Arte total"!! Parabéns pelo restauro e aos organistas!

  • @MVirote
    @MVirote11 жыл бұрын

    Os seis orgãos da Basilica não representam tão só o esforço de uma comunidade no sentido de dar corpo ao sonho do arquitecto e rei, construtor deste grande monumento. Também é o testemunho da criação e da vivência artistica de um povo, numa fase rica da sua própria história! Que belo exemplo de recuperação organológica, estamos a dar ao mundo.

  • @paulocesarbendilatti7721

    @paulocesarbendilatti7721

    4 жыл бұрын

    Mário, não precisa tirar nem pôr mais nada! Isso aí mesmo! Mafra está de parabéns!

  • @alvaroorfao8635

    @alvaroorfao8635

    2 жыл бұрын

    Quem está de parabéns é Portugal

  • @carlosrodrigues7865
    @carlosrodrigues786517 күн бұрын

    A mais linda musica da terra.....

  • @MVirote
    @MVirote9 жыл бұрын

    Caso unico no mundo, seis orgãos tipo ibérico, mereciam melhor divulgação!Aliás todo o livro "Flores de Musica", poderia ser tocado neste conjunto organistico. A AAO deveria ter uma palavra a dizer sobre esta riqueza da organaria portuguesa!

  • @paulocesarbendilatti7721
    @paulocesarbendilatti77214 жыл бұрын

    Um órgão já é maravilhoso, seis então, é simplesmente fantástico, magnífico! e a igreja tbm é majestosa, lindíssima!

  • @perpetuaalves7947
    @perpetuaalves79475 жыл бұрын

    Parabéns a quem lutou para repor estas grandes maravilhas nas mão de quem delas sabe arrancar estas gloriosas harmonias que fazem elevar o nosso espírito e nos suaviza a alma. Portugal é um país magnifico, no mais nobre sentido da palavra. Parabéns aos músicos

  • @paulocesarbendilatti7721
    @paulocesarbendilatti77214 жыл бұрын

    Sem adjetivos para explicar tamanha emoção e qualificar este instrumento de tamanha magnitude. Sem falar da arquitetura magnífica e imponente! Meus Deus, o próprio divino representado nestes 6 órgãos e neste templo de tamanha beleza artística. Lindo, divino, maravilhoso! Parabéns à população e a comunidade de Mafra.

  • @demasmatias9997
    @demasmatias99978 жыл бұрын

    Mafra é um exemplo da grandiosidade do Império Português. Portugal é Majestático ! Orgulho-me em esta ter sido a Pátria fundadora do Brasil.

  • @maurilioraiter4467

    @maurilioraiter4467

    8 жыл бұрын

    Apesar de eu ser um Vaz de origem portuguesa não diria que tenho orgulho de essa ser a pátria colonizadora do Brazil. Portugal na época tinha corte mais corrupta da Europa ,e o legado dessa podridão está na nossa cultura e por consequência no nosso governo até hoje. Mas de qualquer forma esta forma de arte é linda.

  • @alexsandroalvesartecultura5116

    @alexsandroalvesartecultura5116

    6 жыл бұрын

    Vá a merda com a nobreza de PortugaI! Não precisamos de nobres vagabundos, preguiçosos e fugitivos como os orIeans e Bragança e companhia! Vieram para o BrasiI fugitivos e sequer amavam este país! Seus descendentes deveriam ser presos!

  • @Sidneia477354

    @Sidneia477354

    6 жыл бұрын

    Alexsandro Alves: Política e Liberdade é Alex, me parece que vc é o único que pensa logicamente!!! Exaltar um povo que só roubou e deturpou nossa terra é inescrupuloso... Tenho vergonha de tanta falta de conhecimento, acreditam nas historinhas de conto de fadas que foram contadas nas escolas e que são disseminadas até hoje no meio intelectual( se assim podemos chamar). Triste!!!!!

  • @henriquesilveira6199

    @henriquesilveira6199

    6 жыл бұрын

    Vai fazer-se o que . . . cada cego pede esmola com seu chapéu

  • @marie3587

    @marie3587

    5 жыл бұрын

    @@maurilioraiter4467 acho que nós e os brasileiros deveríamos conhecer melhor o que lá foi deixado pelos portugueses, cheio de ouro: kzread.info/dash/bejne/fKmn1JmipJvLpdY.html em Salvador Bahia kzread.info/dash/bejne/nathq6eBncu3gaw.html no Rio Museu Sacro Franciscano - Capela Dourada em Recife kzread.info/dash/bejne/ZJxnj82dnZy-dag.html igreja s. Francisco da Penitencia no Rio kzread.info/dash/bejne/imGmm82wZteqabg.html Olinda - Igreja folheada a Ouro kzread.info/dash/bejne/loeHr9qjkpucoZc.html são inúmeros os monumentos de origem portuguesa e que agora só são atribuídos ao Brasil, mas na altura foram feitos com o ouro das minas no período colonial a associar a construção de cidades, fortalezas, palácios, portos, etc. faria falta divulgar todo esse trabalho nas antigas colónias enquanto que por exemplo, os italianos construíam as suas lindas cidades com monumentos de todo o tipo, os portugueses edificavam as cidades do Brasil e das colonias de Africa, e as maravilhas de Goa, mais todas as fortalezas necessárias para marcar as fonteiras... Dá pena ver que muita gente de cá e de lá não conhece a história, depois de Portugal ter delimitado as imensas fronteiras do Brasil e os portugueses terem fundados centenas de vilas e cidades, a grande maioria das que existem hoje, e o sucesso dessa grande nação ter sido uma realidade e não foi a exploração da colonia que marcou o crescimento do Brasil como erradamente se ensina os reis portugueses e seus descendentes adoravam o Brasil, A família real descendente da Casa de Bragança, reinou no Brasil até 1889: (Wikipedia) "... os reis portugueses e os seus descendentes adoravam o Brasil, D. Pedro I (IV ) deixou o filho D. Pedro II a governar o Brasil e enviou a sua filha Maria da Gloria (D. Maria II) para governar Portugal, ele doou o seu coração à cidade do Porto... Fundada por D. Pedro de Alcântara de Bragança, até então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e Príncipe Regente do Brasil (representando seu pai, o rei Dom João VI), a Casa Imperial do Brasil foi soberana de 1822, quando D. Pedro de Alcântara proclamou a independência do Brasil, até 1889, quando a Proclamação da República do Brasil derrubou a monarquia e depôs o imperador Dom Pedro II…. Além do banimento, o governo republicano confiscou e leiloou muitos dos bens da família imperial. ...Em 1890, treze leilões de bens da Casa Imperial foram realizado... Até durante o reino do imperador Dom Pedro II (irmão de D. Maria II, rainha de Portugal) o Brasil era uma nação de muito prestígio: No início da década de 1850, o Brasil gozava de estabilidade interna e de prosperidade econômica No que diz respeito aos brasileiros, tenho percebido que a edução das escolas tem sido facultada no sentido de desvalorizar os antigos colonizadores (porque também existem novos no mundo!) e aos mesmo tempo são os antepassados, avós, trisavós, e por aí fora, e isso é muito grave. Os próprios brasileiros reconhecem isso. Por exemplo até gostam de D. Pedro II e reconhecem que o Brasil foi uma grande potência nesse tempo, ou seja os portugueses deixaram de mão beijada um pais cheio de tesouros. Mas D. Pedro II era da casa de Bragança, descendente dos reis portugueses e sempre foi considerado assim, veja-se o destino que teve quando enviado para o exílio "D. Pedro II foi para o exilio, para Lisboa, em 1889, com a família. A Imperatriz Teresa Cristina faleceu na cidade do Porto, três semanas após a sua chegada à Europa. O imperador mudou-se para Paris. Depois de morrer em França em 1891, aos 66 anos, o corpo de D. Pedro II foi enviado para Portugal e ficou no panteão dos Braganças, em Lisboa, na igreja de São Vicente de Fora até que a pedido do governo brasileiro, a transladação fez-se em 1921 para o Brasil, kzread.info/dash/bejne/gqmGrcGJp5fco6g.html (a igreja de Sao Vicente de Fora onde está o panteão dos membros da família de Bragança Então como acham que foi um bom imperador, já dizem que é brasileiro. Por outro lado, quem terá ajudado D. Pedro II a governar o Brasil com sucesso, também foi a grande quantidade de pessoas da elite que foi embora antes da chegada dos exércitos de Napoleão e que na sua maioria ficaram no Brasil e contribuíram em grande parte para o desenvolvimento da colónia a presença da corte no Rio de Janeiro, deixou em terras brasileiras a maioria da elite portuguesa de comerciantes, artistas, militares, eclesiásticos, que aí ficaram e enquadraram a sociedade do novo pais a seguir à independência…

  • @veraferreira435
    @veraferreira4356 жыл бұрын

    fui assistir a esta inauguração considerei uma maravilha, todo o envolvimento entre coros e orgãos foi uma coisa explendorosa quando os seis orgãos tocaram em conjunto

  • @olivierbrault2037
    @olivierbrault20373 жыл бұрын

    6 orgãos, 1 coro... e 1 chefe para coordenar tudo isso, nunca vi uma coisa assim; todos esses artistas são admiráveis. Uma menção especial para "Ave maris stella" do João VAZ (25:11) que comoveu-me até às lágrimas, e para "Caprice sur les grands jeux" de LN. Clérambault, idealmente interpretado aqui e que a maioria dos organistas franceses executam rapidamente demais. Parabéns.

  • @fabriciomazzoco7459
    @fabriciomazzoco74596 жыл бұрын

    Fenomenal. A Basílica de Mafra é muito extraordinária

  • @zulurapo
    @zulurapo8 жыл бұрын

    Este organeiro "Dinarte Machado", é natural da Vila de Nordeste (S. Miguel Açores) e se não é o melhor Organeiro Portugues é um dos melhores. É autodidata. Grande parte dos Orgãos dos Açores estão recuperados graças a ele. Seis Orgãos não comum e "Peças Musicais" para eles são rarissimas.

  • @lefrancdominique3284
    @lefrancdominique32848 жыл бұрын

    Je rêve de pouvoir venir un jour écouter un concert à Mafra. Bravo pour cette remise en performance !

  • @lefrancdominique3284

    @lefrancdominique3284

    6 жыл бұрын

    Je me réponds à moi-même : je suis allée à Mafra pour le dernier concert du tricentenaire, 3 décembre 2017. Un moment émouvant s'il en fut, avec bien sûr cette oeuvre de Moreira, entre autres. Mafra : un lieu à connaître, à visiter, inoubliable. Qu'on se le dise !

  • @Lprateado
    @Lprateado3 жыл бұрын

    Ao vivo ainda é mais incrível!

  • @JMAC988
    @JMAC9885 жыл бұрын

    Lindo e emocionante.... Como conheço bem esse maravilhoso lugar.... Passei aí 13 meses inesquecíveis da minha vida na EPI ( anexo do Palácio ) Como fazia parte do coro militar e do Civil com o capelão Major Simões.... Saudades desses tempos e momentos......Cantámos aí mesmo por várias vezes nesse explêndido altar que possui uma acústica única e bela....

  • @fernandofrancisco185
    @fernandofrancisco1859 жыл бұрын

    Eu só tenho pena de ser tão burro ao ponto,de não ter já ouvido este fenomenal concerto antes pois sou português como tal não a desculpa,para cometer tal atrocidade não,ver e ouvir este grande fenômeno que aconteceu no meu país é de tal grandeza o acontecimento que peço mil desculpas a quem ler esta mensagem tardia obrigado a todos.

  • @deolindagoncalves846

    @deolindagoncalves846

    3 жыл бұрын

    O arranjo é recente os orgãos nunca tinham funcionado em pleno, José Hermano Saraiva foi um dos historiadores que o referiu e sempre lamentou.

  • @scholacantorum-adapostolica
    @scholacantorum-adapostolica11 жыл бұрын

    Simplesmente espetacular ! Em que lugar do mundo conseguiriamos uma sonoridade como esta ? Cada instrumentos com o seus timbres e indentidade propria.

  • @siwr8989
    @siwr89898 жыл бұрын

    Emocionante e majestoso, sem palavras!!!

  • @alvaroalexandre5953
    @alvaroalexandre595311 жыл бұрын

    Para além da assistência inquieta e rumorosa! Música e um som espectaculares que nos entra na alma..e não quer de lá sair.

  • @elyfarlimeira8292
    @elyfarlimeira82926 жыл бұрын

    Linda arte. Ficou tudo muito grandioso e exelente. Valeu apena todos os esforços para restaurar estes maravilhosos órgãos.

  • @conceicaomoniz4547
    @conceicaomoniz45476 жыл бұрын

    Os tesouros da arte dos sons estão em Mafra, quando se juntam a porta do Céu abre-se, para a musica levar a alma para outra dimensão.

  • @scholacantorum-adapostolica
    @scholacantorum-adapostolica11 жыл бұрын

    Magnìfico, esplendido, vale a pena ver o video por completo !

  • @trindade334
    @trindade33410 жыл бұрын

    Excelente esta maravilha do nosso Conselho, sinto-me honrada...

  • @denox16
    @denox165 жыл бұрын

    Maravilha!

  • @eliasfassarella6403
    @eliasfassarella64032 жыл бұрын

    Depois de ouvir isso fico a imaginar o som do paraíso.

  • @real_azul_luza
    @real_azul_luza4 жыл бұрын

    Sempre que assisto a um concerto neste local entendo realmente o que significa o termo Musica das Esferas.. Logos Magnificat! Um bem haja pela colocação desta obra.

  • @alexandreamoreira5093
    @alexandreamoreira50936 жыл бұрын

    Sublime!

  • @Organgrinder1010
    @Organgrinder10108 жыл бұрын

    Magnificent!

  • @MrFhaelx
    @MrFhaelx6 жыл бұрын

    Para mim não há dúvidas em ser o mais completo dos instrumentos e possuir uma imponência grandiosa! Som dos deuses que asperge até o mais impuro tímpano. É de arrepiar tudo isso e desejo conhece-la em minha visita a Portugal

  • @laurofredericobarbosadasil4752
    @laurofredericobarbosadasil47529 жыл бұрын

    é o milagre do espírito: faze-lo expressar-se na madeira e nos metais pelo sopro que o constitui e lhe deu o nome!

  • @pajocas10
    @pajocas1010 жыл бұрын

    Estou atualmente a estudar esta peça. caprice sur les Grand Jeux, da Suite du Deuxième Ton, de Louis Nicolas Cléarambault.

  • @perpetuaalves7947
    @perpetuaalves79475 жыл бұрын

    Obrigada Daniel D por esta maravilhosa partilha!

  • @LuzCanoPintodosSantos
    @LuzCanoPintodosSantos8 жыл бұрын

    Ouvir os sete ao vivo, deve ser de arrepiar! Maravilhoso.

  • @davidevan26

    @davidevan26

    7 жыл бұрын

    Luz Cano Pinto dos Santos Com toda certeza Luz

  • @samuellourenco1050

    @samuellourenco1050

    6 жыл бұрын

    Mas são só seis orgãos!

  • @isabelkrause8994
    @isabelkrause899411 жыл бұрын

    Obrigada pela partilha, fui a este concerto...estava um frio.

  • @wandamaciel6933

    @wandamaciel6933

    6 жыл бұрын

    "estava um frio"... Um comentário totalmente desproporcional ao evento...

  • @HERIBERTO37ify
    @HERIBERTO37ify11 жыл бұрын

    Muito Bello!!

  • @viniciusdesouza8146
    @viniciusdesouza81468 жыл бұрын

    Lindíssimo!

  • @tonygab40
    @tonygab4011 жыл бұрын

    Caprice sur les grands jeux suite du deuxiéme ton de Nicolas Clérambault organiste français du 18éme siécle

  • @nessunoanomino4506
    @nessunoanomino45068 жыл бұрын

    bello, interessante l' ave maris stella- potevano far widor o vierne ad dirittura dupré!?

  • @JMAC988

    @JMAC988

    5 жыл бұрын

    Porque não responder em português...ou mesmo inglês?!

  • @13ktuz
    @13ktuz11 жыл бұрын

    E se fosse possível adoraria também ter o nome da primeira peça que os órgaos tocam em conjunto :)

  • @minka866
    @minka86610 жыл бұрын

    Qual é o nome da primeira peça?

  • @gusinfante
    @gusinfante11 жыл бұрын

    Na versão em DVD (comercializada) aparecem em legenda o nome das peças. Se não tiver o DVD, diga-me que eu tenho e procurarei descobrir.

  • @13ktuz
    @13ktuz11 жыл бұрын

    Alguém me sabe dizer o nome da peça que Isabel Albergaria toca a 18:25 no órgão de Sta. Bárbara? adoro a melodia harmónica, quero tanto ter a partitura :)

  • @13ktuz
    @13ktuz11 жыл бұрын

    Lamentavelmente, não tenho o DVD. Apesar dessa icoveniência consegui o nome, é "Caprice sur les Grands Jeux - Louis Nicolas Clérambault" :) Mas estou interessado em saber o nome de uma outra peça, a que o organista(não sei o nome dele..) toca a 21:08, é belíssima e adoraria saber o nome de modo a adquirir a partitura. Muito obrigado e um bem haja :)

  • @samuellourenco1050

    @samuellourenco1050

    6 жыл бұрын

    Segundo a informação do DVD: Ouverture, de Isfrid Kayser. O DVD pode comprá-lo na basílica, se é que ainda há.

  • @alessandropaulin4812
    @alessandropaulin48123 жыл бұрын

    Qual o nome da primeira obra do vídeo? Alguém sabe, por favor!?

  • @caili999
    @caili9994 жыл бұрын

    03:43

  • @miscelaneanumeros5885
    @miscelaneanumeros58857 жыл бұрын

    ontem fui assistir ao concerto. Que pena as nossas igrejas serem tão diferentes das que visito por essa Europa dentro. Que desconforto por causa do frio.

  • @samuellourenco1050

    @samuellourenco1050

    6 жыл бұрын

    Sim, as igrejas de Portugal não tem ar condicionado, aquecimento ou serviço de bar, nem Wi-Fi. Que maçada! (sarcasmo)

  • @caili999
    @caili9994 жыл бұрын

    03:14

  • @antoniovarandas1962
    @antoniovarandas19624 жыл бұрын

    B

  • @CanaldeArquitetura
    @CanaldeArquitetura7 жыл бұрын

    lá em portugal tem luteranismo?

  • @RuiMelchior77

    @RuiMelchior77

    6 жыл бұрын

    るろうに剣心 Santos não percebo?

  • @samuellourenco1050

    @samuellourenco1050

    6 жыл бұрын

    Não, não temos cá dessas coisas. Temos a IURD, e já basta.

  • @guiarranja3385

    @guiarranja3385

    2 жыл бұрын

    Sim, embora haja mais católicos existe luteranismo em Portugal

  • @alvaroorfao8635

    @alvaroorfao8635

    2 жыл бұрын

    O canal da arquitetura está entupido?Com que será? De qualquer maneira trezanda!!

  • @CanaldeArquitetura

    @CanaldeArquitetura

    2 жыл бұрын

    @@alvaroorfao8635 louco?

Келесі