No video

OS MAIORES MISTÉRIOS DO ALZHEIMER - ANA BEATRIZ BARBOSA

ASSISTA a este episódio completo:
• ANA BEATRIZ BARBOSA - ...
ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA é psiquiatra e escritora. Ana Beatriz escreveu vários livros sobre o psiquiatria e o comportamento humano, incluindo "Mentes Perigosas". A mente do Vilela só é perigosa quando os funcionários pedem aumento.
Contato: inteligencialimitada@gmail.com
Quer mandar presentes para nós? A/C Rogério Vilela
CAIXA POSTAL
Caixa Postal: 81969
CEP: 05619-970
São Paulo - SP
#AnaBeatrizBarbosa #InteligenciaLtda #Podcast
----------
REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
ANFITRIÃO: Rogério Vilela | Siga no Instagram: @vilela
EDIÇÃO: Isabelly, Rafael e Yasmin
PRODUÇÃO: Rogério Vilela
PESQUISA E DECUPAGEM: Fabio Mantoanelli

Пікірлер: 907

  • @wal_costa
    @wal_costa2 жыл бұрын

    Trabalho na rodoviária, algum tempo atrás um senhor todos os dias aparecia aqui querendo passagem pra cidade onde a mãe morava, ele tinha Alzheimer e queria viajar pra ver a mãe, mas ela já é falecida segundo o família, tinha dia que eu puxava assunto com ele e ele me dizia que não via a mãe dele a muito tempo e tava com saudade e eu tinha que mentir pra ele todos os dias que não havia ônibus pra cidade da mãe dele, era de partir o coração.

  • @alanjonesoliszeskidelima1124

    @alanjonesoliszeskidelima1124

    2 жыл бұрын

    Minha querida mãe teve essa doença. Deus te abençoe meu amigo por dar atenção a esse senhor. Sei como é essa situação.

  • @FM-xo8xb

    @FM-xo8xb

    2 жыл бұрын

    Parabéns por essa sensível atitude, são poucas pessoas que agem assim.

  • @anacandidajesus2753

    @anacandidajesus2753

    2 жыл бұрын

    Nossa coitado! Que tristeza!

  • @simonesouza3408

    @simonesouza3408

    2 жыл бұрын

    Pra gente ver que nem uma doença tão terrível consegue matar algo verdadeiro que é o amor entre pais e filhos. A minha mãe depois de uns 5 anos de Alzheimer, esqueceu da minha aparência, mas lembrava que tinha uma menina ( ela achava que ainda era criança) chamada Simone. Conheço casos em q a pessoa lembra de uns filhos e outros não. Talvez pq ama mais uns que outros? Pode ser, quem vai saber, mas de pai e mãe sempre lembram por muito tempo.

  • @k.r3868

    @k.r3868

    2 жыл бұрын

    Que triste...😞

  • @lucianaferancini4459
    @lucianaferancini44592 жыл бұрын

    Só quem convive com paciente Alzheimer sabe o quanto é doloroso e triste.

  • @alexedelweiss3267

    @alexedelweiss3267

    2 жыл бұрын

    É uma das formas mais devastadoras e cruéis de se perder alguém. Você perde a pessoa com ela ainda viva e fica realimentando diariamente uma esperança falsa de que talvez no dia seguinte ela vai se lembrar de você de novo...

  • @GuguSilva.

    @GuguSilva.

    2 жыл бұрын

    É muito triste mesmo

  • @Ferntpg

    @Ferntpg

    2 жыл бұрын

    Eu considero uma maldição

  • @alessandropereirasilva6930

    @alessandropereirasilva6930

    2 жыл бұрын

    super triste minha mãe e minha tia passaram por isso nos últimos 12 meses com meu avô. Quando realmente a situação dele ficou muito ruim ele faleceu😢😢😢. Mas foi lindo demais as experiências dele com os bisnetos que ainda são bebês. inclusive a minha filha.

  • @ligiagimenes5464

    @ligiagimenes5464

    2 жыл бұрын

    Eu sei exatamente como é

  • @ferriissoa7790
    @ferriissoa77902 жыл бұрын

    Minhas duas avós hj convivem com o alzheimer, uma era ruim que nem o cão,hj é um amor, a outra nunca falava palavrão e hj só se comunica com palavrões, mas ela é mto engraçada, conta histórias e fica rindo sozinha, e a história é sempre a mesma, ela lembra da história do nada, as vezes até de madrugada.

  • @felipelima7341

    @felipelima7341

    2 жыл бұрын

    Alzheimer é como um vírus que invade o nosso computador (cérebro)

  • @primula2682

    @primula2682

    2 жыл бұрын

    As duas avós? A probabilidade é alta para os descendentes também passarem pelo mesmo.

  • @mara8930

    @mara8930

    2 жыл бұрын

    Ainda bem que a ruim ficou boa, cuidar de um paciente com Alzheimer ja é difícil e um paciente com Alzheimer ruim😬

  • @carolmarcos6817

    @carolmarcos6817

    2 жыл бұрын

    Minha avó paterna tbm era o cão de tão ruim odiava netos na casa dela,era uma senhora que olhava as pessoas do alto.Hoje está como uma criancinha um doce de pessoa eu vejo a situação e fico pensando quem te viu quem te vê.

  • @sueliceciliamonteiroreis4118

    @sueliceciliamonteiroreis4118

    2 жыл бұрын

    Talvez a sua avó que era ruim,ela compreendeu que ela tava velha e frágil, que era melhor ela ficar mais boazinha,por que necessitaria mais das pessoas.

  • @Eai_pessoal
    @Eai_pessoal2 жыл бұрын

    "Ela não sabia que eu era sua filha mas eu sabia que ela era minha mãe " Esta foi a frase que mais me marcou dos muitos livros que li qdo minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Foram mais de dez anos. Nos primeiros seis meses tentei cuidar dela próxima a mim. Fazia exatamente isso q a dra diz. Ela amava música e dança de salão. Ela saia pra dançar de quarta a domingo quando lúcida. Já com a doença eu colocava músicas de baile Ray Connif, Júlio Iglesias e cia...e cantava e dançava com ela. Eu jurava que ia curá-la. Mas após esses seis meses percebi que eu iria adoecer se continuasse nessa toada pois tinha dois trabalhos e cuidava dela. E a minha própria tristeza de ve-la adoecendo era o menor dos males perto de tudo o que vc precisa enfrentar nesta situação. Precisei de ajuda e felizmente encontrei uma clínica a qual confiava muito e foram verdadeiros anjos pra ela e pra mim até 2018 qdo finalmente descansou.

  • @Willzito

    @Willzito

    2 жыл бұрын

    Eu tento ver com outros olhos, mas nunca passei por isso pra saber. Quem sofre é a familia, creio q o doente nem saiba oq esta acontecendo. Deve ser doloroso nao ser reconhecido por quem te amou e ainda te ama, mas temos q pensar q o amor nao vem do racional(cerebro), vem do emocional q é algo q transcende qualquer doença. Portanto, acho q o amor de quem tem esta doença nao desaparece, apenas fica guardado.

  • @nide486

    @nide486

    2 жыл бұрын

    É uma doença q suga tudo.... Da pessoa Sã o cuidador.... Inclusive a energia espiritual,.....

  • @fabiolasena1878

    @fabiolasena1878

    2 жыл бұрын

    Apego é bom... mas é nosso maior mal pois é algo que não conseguimos lidar muito bem ao perder ou perder aos poucos um ente querido 😓 Por isso que devemos aproveitar o que temos quando temos pq nada dura pra sempre... Nossa vida é aqui e agora..

  • @sarakutacz8567

    @sarakutacz8567

    2 жыл бұрын

    Sinto muito Que Deus a tenha 🖤

  • @Eai_pessoal

    @Eai_pessoal

    2 жыл бұрын

    @@sarakutacz8567 Obrigada

  • @pulanobloconinja3194
    @pulanobloconinja31942 жыл бұрын

    Minha vó teve depressão pós parto e desenvolveu Alzheimer e esquizofrenia, é um amor mas não consegue nem se comunicar mais, tenho 19 anos e nunca tive a oportunidade de conversar humanamente com ela, a irmã dela teve esquizofrenia e alzheimer tbm, porém agressivo, infelizmente se foi, usou gasolina e fogo (ela vivia em casa de repouso, não se sabe até hj como ela arrumou esses itens), enfim, é triste saber que não tenho família por parte de mãe nem de pai, é o 6° ano seguido que passo natal sem ver ngm, deem valor a família de vocês rapaziada, o dia de amanhã ngm sabe

  • @conservbr2024

    @conservbr2024

    2 жыл бұрын

    Fiquei triste com seu depoimento. Pela sua idade devo ter uma idade próxima à da sua avó, quase sessenta, e ainda tenho meus pais perfeitamente lúcidos, mamãe com 86 e papai vai completar 90 em julho. Compreendo sua angústia porque em uma fase muito difícil da minha vida eu esquecia muitas coisas do dia-a-dia e um médico confundiu com alzheimer, mas graças a Deus esse diagnóstico não foi confirmado, era apenas um efeito do estresse, mas isso foi há muitos anos, é passado. Agora cuido dos meus pais e estou sempre próxima a eles. Peço a Deus pra lhe dar alguém a quem você ame muito e que traga junto uma grande e boa família pra preencher esse vazio. Você é jovem. Ainda tem muita vida pela frente. Deus te abençoe e te proteja sempre.

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    Muitos jovens de sua idade também passam por essas ausências familiares. Muitas famílias estão brigadas por causa do orgulho, egoismo e fofocas. Como Deus não desampara ninguém, desejo-lhe que tenha companhias positivas e sinceras no seu futuro.

  • @lucanimepe1975

    @lucanimepe1975

    2 жыл бұрын

    A minha vó tem tbm, Alzheimer e esquizofrenia, o pior nem é isso, o pior é que ela fica gemendo. Tipo, "ai, ai, ai, ai,ai" na maioria do tempo. Aí eu ou minha mãe pergunta toda vez: Vó, a senhora tá com dor ? E ela diz: "Não". Eu não achei que ia passar por isso na minha vida. E ela teve alzheimer por causa da depressão e posteriormente um AVC.

  • @megumi5303

    @megumi5303

    2 жыл бұрын

    @@lucanimepe1975 A minha bisa antes de perder totalmente a lucidez também ficava assim, o que resta é a gente dar espaço pra razão e entender o lado da pessoa, não tem o que fazer, luz pra você aí 🙏

  • @manolodexablau3378

    @manolodexablau3378

    2 жыл бұрын

    Estranho, ela era agressiva? será que foi ela mesmo que se matou? Cabia uma investigação em

  • @ateliedaliza414
    @ateliedaliza4142 жыл бұрын

    Que bom saber que as músicas permanecem na memória de quem sofre com Alzheimer! No finalzinho da vida da minha mãe colocava músicas que ela gostava para ela ouvir.

  • @PropriedadeDosGames

    @PropriedadeDosGames

    2 жыл бұрын

    A parte da música fica fora da parte da memória, é mais sentimento do q lembrança

  • @patriciab.2691

    @patriciab.2691

    2 жыл бұрын

    Mas o Alzheimer não é só memória. Tudo faz parte de conexão cerebral, neurônios,.

  • @mariabernadetevilanovaferr6192
    @mariabernadetevilanovaferr61922 жыл бұрын

    Meu pai me pedia a benção e me chamava de mamãe numa alegria quase infantil e eu respondia entrando na "onda" dele, doença triste e devastadora.

  • @simonesouza3408
    @simonesouza34082 жыл бұрын

    Minha mãe viveu 8 anos, 11 meses e 11 dias com Alzheimer. Com 2 anos de Alzheimer ela ouviu a pregação na igreja, os olhos marejados de água, levantou a mão e aceitou Jesus. Ali ela estava completamente lúcida. Aceitou se batizar ( por vontade própria), mas depois desses 2 episódios, q aconteceram em tempos distintos, ela saiu da situação e, instantaneamente, voltou ao estado de demência novamente. No quarto ano, qdo sumiu de casa, lembrou do meu número de celular ( número antigo q ela ligava sempre). E no último ano, os olhos dela já não fixavam em nada, enfim, não havia mais nenhuma conexão com a realidade. Então, eu em uma crise de angústia, sentei ao lado da cama dela e simplesmente me despedi, aos prantos dizendo que não conseguia mais cuidar e teria que interna-la. Qdo olhei ela estava olhando fixo pra mim e chorando tbm. Fiquei assustada pq há anos já não expressava nenhum sentimento. Isso aconteceu em uma sexta feira e ela faleceu naturalmente na segunda feira de manhã. Hj eu sei que me despedi dela, sem saber e ela conseguiu ouvir pela última vez o qto eu a amava e tinha muito orgulho da mãe que ela era. E como dito no vídeo, ela não esqueceu os louvores q aprendeu na juventude e até cantou uma parte de um, meses antes de falecer. Sim, nós existimos em outro plano, não acredito q como ondas, mas como espírito e o espírito é extremamente evoluído para se comunicar com o que é real, mas invisível, como Deus, o amor, a música (vibrações sonoras em geral), a natureza. A mente desconecta desse mundo, mas o espírito nunca se desconecta de onde ele veio, que é o mundo real, invisível para nós enquanto estivermos habitando esse corpo.

  • @RoxAqui

    @RoxAqui

    2 жыл бұрын

    @Simone Souza Que historia mais triste e ao mesmo tempo mais amorosa e esperançosa! Sua mãe foi para os braços do Pai e ainda vcs tiveram o privilégio de se despedir. Estou muito movida com essa sua história! Obrigada por compartilhar🙏🏼

  • @simonesouza3408

    @simonesouza3408

    2 жыл бұрын

    @@RoxAqui Foi realmente muito marcante esse dia pra mim. Já faz mais de 1 ano q ela partiu, mas sei que vou me emocionar sempre que lembrar disso.

  • @Gabriel1_C

    @Gabriel1_C

    2 жыл бұрын

    Forças para você!! Pode ter certeza que vocês vão se encontrar, a espiritualidade é incrível e deixou com que ela escutasse você pela última vez, e assim fazendo com que você se despedisse dela, tudo tem um motivo, um significado e um propósito, se ela teve alzheimer, pode ter certeza que foi necessário para evolução dela, nada é por acaso, tudo está ligado, agradeça a Deus por ter levado ela, estava na hora, abraços irmã ❤️

  • @simonesouza3408

    @simonesouza3408

    2 жыл бұрын

    @@Gabriel1_C Deus é bom e nos permite momentos especiais, mesmo que aos olhos humanos pareçam impossíveis. É no impossível que a fé trabalha. Todos esse episódios( e tantos outros) me fizeram crescer espiritualmente a um nível que me traz muita paz. Obrigada!!!

  • @fatimahirukawa5598

    @fatimahirukawa5598

    2 жыл бұрын

    Pq seeu te amo

  • @eufelipe97
    @eufelipe972 жыл бұрын

    Minha avó tá com Alzheimer. É muito triste, ver alguém que era tão ativa se apagando. E o dela foi muito rápido. Parece que lá no fundo ela tem um fio de consciência, pq quando ela faz algo errado, começa a chorar.

  • @linkinaty22

    @linkinaty22

    2 жыл бұрын

    Cara minha tia avó foi diagnosticada com Alzheimer, anos tratando, cuidado. Mudaram de médico (não lembro o motivo) e oq o médico respondeu? Cara ela não tem Alzheimer ela tá senil, só está "velha". Ficamos espantando pq foi anos de diagnóstico.

  • @anaimachado7237

    @anaimachado7237

    2 жыл бұрын

    Felipe Ferreira, triste d+ ver quem a gnt ama assim, força pra família.

  • @anacandidajesus2753

    @anacandidajesus2753

    2 жыл бұрын

    Ai coitadinha! Eu tenho muito medo de ter essa doença! Deus abençoe sua avó!

  • @eufelipe97

    @eufelipe97

    2 жыл бұрын

    @@linkinaty22 Mas ela tem algum sintoma mais grave além do esquecimento? Acho que estar senil é menos complicado que o alzheimer. Ainda assim, requer muito cuidado

  • @eufelipe97

    @eufelipe97

    2 жыл бұрын

    @@anaimachado7237 Sim, muito. Quando ela não acerta sentar, ir aao banheiro e outras coisas básicas, ela fica desesperada e a gente também pq não tem mto o que fazer. Enfim, obrigado pelo desejo de força. Que você receba em dobro ❤️

  • @marialucianagomes209
    @marialucianagomes2092 жыл бұрын

    Lembrei da minha bisavó, que já não se lembrava de nada, tratava minha avó e a minha tia como desconhecidas, e vez ou outra caía em si, percebia o que estava acontecendo e dizia "eu estou dando trabalho para vocês, né." Durava minutos.

  • @anaguttorm

    @anaguttorm

    2 жыл бұрын

    Tadinha 😢

  • @dalilamenezescarvalho93

    @dalilamenezescarvalho93

    2 жыл бұрын

    Que tristeza

  • @lidianatheodora6961

    @lidianatheodora6961

    2 жыл бұрын

    Às vezes minha mãe tem momentos de consciência e fala isso também.

  • @yutzzo
    @yutzzo2 жыл бұрын

    Se não me engano, o que ocorre no Alzheimer é que as conexões entre os neurônios se enfraquecem, mas no entanto eles continuam lá. É como um fio desencapado, com mal contato, por isso as vezes a pessoa volta.

  • @theobeck2858

    @theobeck2858

    2 жыл бұрын

    Vamo encapar esses fio então

  • @alexandredecarvalhoignacio9797

    @alexandredecarvalhoignacio9797

    2 жыл бұрын

    Bem por aí

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    Casal brigado morando na mesma casa. Olham-se mas não se comunicam.

  • @TheLaiane4

    @TheLaiane4

    2 жыл бұрын

    parece que um tipo de proteina impede o contato entre os neuronios e assim as celulas vao morrendo, não sei se tem recuperaçao disso, pq o cerebro murcha, ele fica seco

  • @pejotaglass

    @pejotaglass

    2 жыл бұрын

    Alzheimer acontece devido a uma inflamação dos astrócitos, células da glia que fornecem suprimento energético para os neurônios. Astrócitos morrem, não consegue alimentar o neurônio, neurônio morre por falta de energia. E por aí vai...

  • @pauloferreira7859
    @pauloferreira78592 жыл бұрын

    Ela diz que música é uma das últimas memórias a se perder. Faz muito sentido. Conheci uma senhora com Alzheimer que esquecia até o nome do filho, porém cantava as músicas do coral da igreja. Cantava lindamente, por sinal!

  • @elizangelamesquita9884
    @elizangelamesquita98842 жыл бұрын

    Sou muito fã da Dra Ana Beatriz, é de uma sabedoria, inteligente, elegância, na área em que ela atua, ela deve ser a melhor do país e ainda tem uma leveza e um humor maravilhoso.

  • @aureluciarissi4155

    @aureluciarissi4155

    2 жыл бұрын

    Muito triste.😔

  • @Ana-up6qz

    @Ana-up6qz

    2 жыл бұрын

    Ela eh ótima pena que eh bolsonarista

  • @aureluciarissi4155

    @aureluciarissi4155

    2 жыл бұрын

    E dai QUE ela é bolsonaro .as pessoas podem ser oque elas quiserem .🤗

  • @Ana-up6qz

    @Ana-up6qz

    2 жыл бұрын

    @@aureluciarissi4155 eita! Outra bolsominion

  • @aureluciarissi4155

    @aureluciarissi4155

    2 жыл бұрын

    @@Ana-up6qz não nao sou bolsonaro. E também não sou lula.cada um vta em quem quer .É isso😘

  • @perseu8670
    @perseu86702 жыл бұрын

    Não tem como, é uma doença que só quem conviveu com quem teve esta doença sabe o tamanho da doença que é, totalmente devastadora e cansativa e muito para quem cuida e outras pessoas que nunca tiveram nem proximo deste tipo de doença querer dar o pitaco.

  • @danielisouza6194

    @danielisouza6194

    2 жыл бұрын

    Leigan passo por isso com a minha vozinha. E realmente vc descreveu o que sinto . Só quem passa sabe o quanto é horrível essa doença. Meu Deus!!!

  • @tha1986

    @tha1986

    2 жыл бұрын

    Verdade. Estou passando por isso com minha tia de 68 anos, ela nao teve filhos e nós estamos cuidando dela. Tem dias que penso que vou adoecer junto, pirar. É mto mto difícil e triste.

  • @DennisMitchellctb

    @DennisMitchellctb

    2 жыл бұрын

    Muito triste! Meu avô materno foi diagnosticado há alguns anos e tem sido um desafio surreal. O que ameniza é que ele mantém as lembranças antigas, de quando éramos crianças. Ainda assim, sei que a lembrança nesse plano material pode até se esvair, mas se manterá quando atravessarmos ao plano superior junto a Deus. 🙏🏻

  • @maricapobianco4354

    @maricapobianco4354

    2 жыл бұрын

    @@tha1986 exatamente, a gente tem essa sensação de que vai adoecer também. Já passei por isso.

  • @IGOR..........

    @IGOR..........

    2 жыл бұрын

    Sem dúvidas alzheimer e câncer são as duas doenças mais tristes do planeta

  • @palomathereptilian
    @palomathereptilian2 жыл бұрын

    Essa coisa da música me lembrou do Tony Bennett, ele tem 95 anos e está com Alzheimer já faz alguns anos (ele foi diagnosticado em 2016 se não me engano, mas o diagnóstico só veio a público ano passado), mas até ano passado ele conseguia performar as músicas do repertório dele (e sem esquecer ou errar as letras) perfeitamente, é incrível demais de ver isso... Ele infelizmente teve q se aposentar ano passado por causa do Alzheimer, a saúde dele está começando a deteriorar (tanto pelo Alzheimer quanto pela idade) e acharam melhor q ele parasse (mesmo q ele amasse fazer shows, gravar álbuns etc) pela saúde dele, mas ele ainda continua cantando na casa dele e tudo mais pq viram q faz MUITO bem pra ele

  • @franciscoalves5067

    @franciscoalves5067

    2 жыл бұрын

    mas eu acho que é relativo, porque a Vanusa esquecia a letra da música no palco.

  • @gustavotorres930

    @gustavotorres930

    2 жыл бұрын

    Tem que deixar ele cantando. Se ele parar de fazer o que gosta ai que ele vai morrer

  • @marciachaves8129

    @marciachaves8129

    2 жыл бұрын

    @@franciscoalves5067 verdade.

  • @LuannaMesquita

    @LuannaMesquita

    2 жыл бұрын

    Muito emocionante o vídeo onde ele apresenta a Gaga chamando “Lady Gaga”, depois de ensaiar e tocar com ela por um tempão e nunca lembrar o nome dela.

  • @elieserpontes5859

    @elieserpontes5859

    2 жыл бұрын

    Foi a Lady Gaga que fez ele ficar com Alzheimer, essa c∆d€L∆ vai pagar muito caro um dia...

  • @lilicamagrela2885
    @lilicamagrela28852 жыл бұрын

    Boa noite! Cuidei da minha mãe com essa doença e posso dizer que a impotência que deixa na gente é lastimável. Não tem nada que se possa fazer absolutamente nada. Apenas cuidados paliativos e sofrendo por cada dia e cada noite. Vendo e se revoltando até contra Deus. Até que um dia Ele teve piedade e a resgatou de tanto sofrimento naquele corpo todo retorcido. Deus isso é inesquecível 🙏🙏

  • @lilicamagrela2885

    @lilicamagrela2885

    2 жыл бұрын

    @@PessoaAleatoria01 Muito obrigada

  • @manu8086

    @manu8086

    2 жыл бұрын

    @@PessoaAleatoria01 Já disse a mesma coisa pra minha filha, mas ela só tem 8 anos, chorou e disse que não ia me deixar sozinha. Aqui eu estou com minha mãe e meu pai com Alzheimer e ainda um irmão especial totalmente dependente. Moro do lado deles. É muito difícil mesmo! Só quem passa é que sabe.

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    @@manu8086 , Todo mal tem seu fim, bastou começar. E Deus não desampara ninguém.

  • @jpinguela
    @jpinguela2 жыл бұрын

    O palácio mágico. ( texto do filho de um mãe de Alzheimer) Como se mede amor? Dilatação de pupilas? Suspiros? Sorrisos? E qual é o teodolito que mede saudades? Talvez viver o amor é como morar em um palácio enorme e bonito, cheio de espaços bons, de sabores a mesa, risos no verão e momentos quentes junto a lareira mãe. Um palácio mágico que só dimensionamos no todo quando olhamos do lado de fora, despejados. Morrei trinta anos na casa de minha mãe, e quando sai, em busca do meu espaço, italiano e malandro, arrumei uma casa há 3 quadras da casa dela. Assim tinha a casa mãe quando precisava. E assim seguimos como esse arranjo mágico. Um dia os sintomas do Alzheimer começaram a fechar cômodos na casa de minha mãe. Primeiros as cortinas translúcidas, depois a janelas e até trancar portas e selar andares inteiros do palácio. Foram sete anos nesta partida dolorida. Se tem alguma coisa boa nesta doença terrível, é essa oportunidade de saber que aquilo é irreversível e cada momento, conta até o último. Por fim, o palácio de minha mãe foi reduzido a um pequenino quarto . Mas lá a minha mãe residia. E nele tive com ela meu último encontro no Dia das Mães, há oito anos. Meu pai, antevendo o que viria, encomendou um mega almoço como inúmeros pratos e sabores, como um dia fora o dia das mães com a casa cheia de gentes e risos. Agora, a mesa do domingo das mães, só tinha eu e meu pai sem apetite. Tentei comer o máximo em um tipo de autofagia familiar. Logo após o almoço, minha mãe acordou de um sono induzido e, em tipo de milagre, abriu uma fresta para eu entrar. Nos reencontramos e ela me reconheceu não como adulto que sou, mas como a criança que teve no colo passeando alegre pelo palácio. Passou a mão boa e doce em minha cabeça e sorriu e eu chorei como menino. Era a despedida final. No último dia daquele mês das mães, o palácio se fechou. E agora na falta que minha mãe me faz, eu tenho uma dimensão aproximada de sua grandeza em minha vida. Sabem, existem duas mortes. A morte em vida e a morte na memória. E nesta minha mãe sempre ira existir. Eu não moro mais no palácio agora ele que reside em mim. Aproveitem suas mães e feliz domingo.

  • @selmadepaulaprodutora

    @selmadepaulaprodutora

    2 жыл бұрын

    Que texto lindo! 😢

  • @AnaCarolina-rn4nz

    @AnaCarolina-rn4nz

    2 жыл бұрын

    Nossa que coisa mais linda não pude conter a emoção.

  • @queziaaguiar6361

    @queziaaguiar6361

    2 жыл бұрын

    Credo! Vc tinha que preparar a gente antes de compartilhar esse texto. 😭😭😭

  • @karinebordignon5945

    @karinebordignon5945

    2 жыл бұрын

    Texto lindo. Entendo perfeitamente seu sentimento. Vivi história parecida, por 10 anos após o trancamento de todas as portas e janelas do palácio da minha mãe.

  • @dinhadibhs7608

    @dinhadibhs7608

    2 жыл бұрын

    😭😭😭😭😭😭😭

  • @MKDChris
    @MKDChris2 жыл бұрын

    tem um parente com qualquer doença mental é triste, meu pai é esquizofrenico paranoico e bipolar ele é eextremamento maluco e tem 61 anos, tomei coragem e vou internar ele por alguns meses pra ele ficar mais tranquilo, isso é ruim demaaais

  • @Gabriel1_C

    @Gabriel1_C

    2 жыл бұрын

    Realmente muito triste, visite ele sempre que puder

  • @avelinojr4574

    @avelinojr4574

    2 жыл бұрын

    O caso dele n resolveu com medicação?!…. O caso da minha mãe resolveu com medicação e com companhia dos filhos…

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    Todo mal tem seu fim, bastou começar. Há tempo se chorar; e há tempo de sorrir. Desejo-lhe muitas misericórdias divinas na sua vida e na vida de seus familiares envolvidos nesse sofrimento espiritual, com a doença de seu pai.

  • @avelinojr4574

    @avelinojr4574

    2 жыл бұрын

    @@dorca9489 caraca… ela fica presa dentro d um quarto?!…

  • @avelinojr4574

    @avelinojr4574

    2 жыл бұрын

    @@dorca9489 minha mãe n chegou a esse o ponto, o negócio dela era v o capeta…

  • @rfranca382
    @rfranca3822 жыл бұрын

    Tenho uma irmã com essa doença. É triste é ver o abandono das pessoas a partir dos mais íntimos.

  • @claudiasimonideassis4293
    @claudiasimonideassis42932 жыл бұрын

    Essa doença é horrível vai matando a pessoa aos poucos minha mãe tem não anda não fala come tudo pastoso mãos atrofiadas está perdendo a capacidade de engolir .Muito triste 😢 😪😪

  • @soniabeatriz9430

    @soniabeatriz9430

    2 жыл бұрын

    Muito triste Deus te conforte minha mãe estava assim muito difícil aceitar que quem te ensinou tudo ficar assim e muito difícil aceitar tudo isso obrigada

  • @keityassay3053

    @keityassay3053

    2 жыл бұрын

    😪😪

  • @1DarkBlossom

    @1DarkBlossom

    2 жыл бұрын

    Claudia, espero que não leve a mal o que vou te dizer agora. Minha vó também estava assim quando se encontrava em um estado avançado de alzheimer e eu cometi um grande erro ao dar de comer para ela. Minha vó tinha esquecido como engolir a comida e também não sentia mais tanta fome. Comia bem pouco. Eu ficava apavorada, pensando que ela iria morrer de fome, por isso comprava comida de astronauta para ela com valor calórico altíssimo. Também incentivava ela a comer, só que ela não queria. Depois que ela faleceu foi que eu percebi que só prolonguei o sofrimento dela. Quando sua mãe não quiser mais comer, não insista muito. Respeita o desejo dela. A pessoa não vai morrer por não comer, a pessoa não come mais pq está morrendo. Não se apavore de jeito nenhum. Força para vc!

  • @doraalmeidamendes4750
    @doraalmeidamendes47502 жыл бұрын

    Quando ela me olhava com aqueles lindos olhos azuis,eu sabia q me reconhecia,e assim foi até seus olhos se fecharem,conecção de amor nem o Alzaimer apaga,mnh mãe foi guerrira 👁👁💙💙🕊🎼

  • @nahzaneti4931

    @nahzaneti4931

    2 жыл бұрын

    😥❤

  • @lima2859
    @lima28592 жыл бұрын

    A minha vó tinha alzhaimer, mas sempre teve MUITA fé. Na época terminal dela, quando ela não lembrava ao menos os nomes dos filhos, ela ainda levantava a mão em forma de adoração quando cantávamos. A música é poderosíssima!!!!!

  • @FANADINO0
    @FANADINO02 жыл бұрын

    Gente!! Diante dessa conclusão linda, eu recomendo 2 canais: *Afinal, o que somos nós; *Experiências luminosas. O que a Bia tá falando bate exatamente o que eles estão lá, chegando à conclusão!!! 😍😍🙏🏼🙏🏼

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    Canais sérios e honestos. Depoimentos semelhantes de muitas pessoas desconhecidas entre si, de Estados e países diferentes, que vivenciaram EQM = Experiência de Quase Morte. "Afinal, O Que Somos Nós?" "Experiências Luminosas".

  • @acdcn5756

    @acdcn5756

    2 жыл бұрын

    Adoro o " afinal, o que somos nós" o outro nunca vi mas irei assistir TB 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @hollyshow2812
    @hollyshow28122 жыл бұрын

    Minha vó tinha faleceu ha uns 25 dias atras Cuidei dela... fiz de tudo pra ela ter um final de vida tranquilo... e fazia muitas sobre ela Foi um privilégio cuidar no fim de cuidou de mim no começo ⚘❤

  • @cesarcaio690
    @cesarcaio6902 жыл бұрын

    Minha bisavó tem Alzheimer, não lembra de nada que tenha ocorrido há 5 minutos, mas lembra de várias histórias que viveu em sua época de juventude. Ela toda tarde diz que vai para casa, lembrando da casa que morou quando criança e chama minha vó de mãe... As vezes aparentemente ela tem uns momentos de lucidez, mas depois volta tudo.

  • @valcineiaalvesdesousa5858
    @valcineiaalvesdesousa58582 жыл бұрын

    Minha vó morreu e nós alugamos a casa que era dela a mulher que mora lá conta que meu pai entra se serve de café,pão,anda pelo quintal e sai nós explicamos todos dias pra ele que ela morreu parece aquele filme(como se fosse a primeira vez) mas no outro dia ele faz tudo de novo sorte que moramos em uma cidade pequena daquelas onde todos se conhecem.

  • @magalymota2511
    @magalymota25116 күн бұрын

    A minha mãe tem alzeimer não conhece mais ninguém, mas o tempo todo conversa com Deus, olha para o céu e pede ajuda ao Senhor. É uma pessoa tão carinhosa, fica tão feliz quando fazemos carinho nela, agradece por tudo e a maior felicidade dela é vê um prato de comida. Parece uma criança, nós aproveitamos cada segundo que Deus tem nos permitido está com ela. Sempre foi uma mãe maravilhosa tenho muito orgulho e amor

  • @Rosa-ys8yz
    @Rosa-ys8yz2 жыл бұрын

    Minha avó tia Alzheimer. ela entrou num período de depressão um período. Chorava com tudo e qualquer coisa. Entrou pro medicamento e ela passou a rir de tudo e por tudo. Dava gargalhadas e contagiava todo mundo. Ela esquecia de tudo, das pessoas, dos nomes, menos do salmo 23 e dos hinos da harpa cristã . Vovó 🥰 saudades 😞 está na casa de Deus 🙏🏻

  • @miss.darling1060
    @miss.darling10602 жыл бұрын

    Tem um video de uma senhorinha que fala pra filha/neta não sei, que ela ama a menina....toda vez que assisto eu quebro demais e choro muito. Motivo:quando minha avó teve Alzheimer eu era muito nova e não entendia bem a situação. Ela esqueceu de todos a sua volta, as vezes tratava mal minha mãe, as vezes tratava bem, odiava as cuidadoras... Enfim, ela era uma pessoa incrível e a doença que eu entendia que ela tinha mas não entendia exatamente como era, mudou muita coisa nas nossas vidas, mas uma coisa intriga minha família. Ela esqueceu de todas as pessoas inclusive minha mãe, menos eu.Quando eu não estava perto ela não se lembrava que tinha netos, mas ao me ver ela imediatamente sabia que eu era neta dela e sempre me tratou muito bem quando estava comigo.Ela nunca me esqueceu então nunca vou esquece-la.Foi uma mulher forte e digna pra sua época, tenho muito orgulho e quando tiver meus filhos, vou falar dela pra eles dela também. Que esteja num lugar melhor agora, sem ser pertubada pela doença

  • @Hogid
    @Hogid2 жыл бұрын

    É muito triste... Minha avó está com algum tipo de demência, ainda não diagnosticada, mas já há uns 3 anos. Começou esquecendo algumas coisas que tinha falado, e repetindo de novo, esquecendo torneiras abertas.. Hoje já perdeu completamente a memória recente. Fala uma coisa ela esquece 2 minutos depois, e pergunta de novo, de novo e de novo. Já perdeu noção de dia, ano, de quanto tem de dinheiro (e é o que mais aflige ela, perguntando toda hora o saldo do banco, se já pagou as contas, etc). Porém, ainda reconhece todo mundo, e passa o dia inteiro cantando, principalmente músicas antigas. E lembra de tudo ainda da infãncia e adolescência. Mas sinto que o problema está cada vez mais progredindo, e infelizmente todos acabam perdendo a paciência com a repetição de perguntas e questionamentos. Muito complicado e triste. Sinto também que ela parou no tempo, e já não é mais quem era.

  • @priscillakelly6150

    @priscillakelly6150

    2 жыл бұрын

    É alzheimer, se ainda não tem diagnóstico, busca logo resolver isso. E depois conscientizar a família, pq é normal a repetição...tem gente que mesmo explicando não consegue entender, mas o importante é que quem cuida de perto entenda. Põe uma pulseira de identificação no braço dela, pq costumam fugir e fica mais fácil encontrar. Tem um canal aqui que ajuda muito O BOM DO ALZHEIMER, Deus abençoe vcs.

  • @zairabmathanasio3938

    @zairabmathanasio3938

    2 жыл бұрын

    Descreveu a situação da minha mãe. Com a diferença que há sabemos o que ela tem....eh triste e devastador pra quem convive....

  • @AnaCarolina-pm2or

    @AnaCarolina-pm2or

    Жыл бұрын

    Mesma situação aqui. No caso dela, foi diagnosticada com Alzheimer

  • @IGOR..........
    @IGOR..........2 жыл бұрын

    Alzheimer é uma doença extremamente triste, vi todo o processo da minha avó com essa doença, no começo era triste, mas a gente gargalhava com as situações (meu avô tem bigode né, dai um dia ela acordou do lado dele e foi correndo pra eu e minha mãe dizendo que tinha um homem bigodudo dormindo ao lado dela kkkkkk, tem milhares de histórias engraçadas) Mas hoje em dia eu olho pra ela e sinto que se ela partir, vai ser melhor pra ela, minha avó tá num estado que não fala nenhuma palavra, não anda, não come, não bebe, não faz xixi e nem coco sem ajuda de alguém, não lembra mais quem são os filhos, não lembra quem eram os pais dela, e não lembra quem é ela própria, ela é literalmente uma recém nascido num corpo de uma idosa de 90 anos, eu fico observando ela e pensando o que será que passa na cabeça dela, se é que passa algo..... não desejo pra ninguém. Deus me livre, porém se um dia eu infelizmente herdar essa doença, espero que o suicido assistido no Brasil já tenha sido legalizado

  • @Luis0_07

    @Luis0_07

    Жыл бұрын

    verdade cara, se for pra acabar assim eu me mato assim que sair do consultório

  • @hakl1208
    @hakl12082 жыл бұрын

    Estava lembrando de Alzheimer hoje porque a cliente que veio no restaurante que eu trabalho ela me pediu um Carbonara, e falamos sobre a sobremesa que havia saído do cardápio, logo mais breve ela veio e pediu o Carbonara novamente daí eu disse a ela que já havia pedido antes e ela quis saber novamente da sobremesa que tinha saído já.

  • @navyanubiarezendemarquesca7599
    @navyanubiarezendemarquesca75992 жыл бұрын

    Meu avôzinho tinha também e havia momentos que ele voltava e a te reconhecia agente era bem raro e super rápido mais acontecia....e muito doloroso .....

  • @LucasFGodoy
    @LucasFGodoy2 жыл бұрын

    Muito triste saber que uma pessoa querida não se lembra de você. fiquei anos fora do Brasil e minha vó ficou com alzheimer, qdo voltei pra ver ela, não era a mesma coisa, era como falar com um desconhecido. Parecia que já a tinha perdido pra sempre.

  • @danuskay
    @danuskay2 жыл бұрын

    Minha avó teve Alzheimer , mas era uma pessoa extremamente agradável de conviver. Quase tudo que conversávamos, acabava sempre com ela gargalhando bem alto. Tenho vídeos junto com ela, conversando e habituando a conversa ao nível dela: falava sobre as histórias que ela já havia me contado, tentava usar o sotaque e "dizeres" dela, cantava uma musiquinha que ela cantava pros netos...E esse vídeos que gravei , inclusive estão aqui no KZread

  • @thegamer-xp8qu
    @thegamer-xp8qu Жыл бұрын

    Essa doença é muito cruel, a da minha mãe já está instalada a mais ou menos oito.anos, já quatro anos sem andar, não conhece mais ngm, pouco fala, demência completa. É desolador presenciar a degradação de quem amamos, principalmente sabendo que só vai piorar. Há que se ter muita paciência e principalmente aceitação

  • @xotleti
    @xotleti2 жыл бұрын

    Eu sempre choro qdo ouço falar de Alzheimer 😢😢 minha vó chegou às últimas consequências, ficou presa na cama, não andava nem falava. Foi mto triste ver isso, até pq ela desenvolveu a doença cedo e foi bem agressivo. Morro de medo de acabar igual. :/

  • @catiswaizer05

    @catiswaizer05

    Жыл бұрын

    Que idade ela tinha??

  • @marcosdias9534
    @marcosdias95342 жыл бұрын

    acho que esse é o meu maior medo pois minha memória é minha melhor arma, passei em diversos concursos e hoje tenho um profissão graças a minha memória, consigo aprender e gravar qualquer coisa que eu queria de maneira muito fácil e rápido.

  • @dandaluna9613
    @dandaluna96132 жыл бұрын

    Que profissional maravilhosa /brilhante. Obrigada doutora. Não bastasse ser agradável na maneira de falar/informar coisas relevantes para o nosso bem estar, ainda fala com tom de humor agradável. "Quando eu subir, vou para as ondas da Bossa Nova" ameiiiii. No meu caso doutora, já pensei nos Beatles 😘😘

  • @determinedfox1759
    @determinedfox17592 жыл бұрын

    Uma doença que mata todo dia aos pouco aqueles q dedica a cuidar de pessoas asssim. Hoje deixo de viver minha vida para cuidar da minha mãe. Não confio em ninguém pra isso. Tem q ter muita paciência pra esta doença. O brasileiro não é como o japonês q respeita e cuida dos idosos. Por isso eu mesmo cuido dela do mesmo geito q aprendi a respeitar e da valor aos idosos. Amo a cultura japonesa neste ponto. Mas estou morrendo aos pouco ao ver minha mãe assim.

  • @Horoscopephobia

    @Horoscopephobia

    2 жыл бұрын

    Pessoal da asia toda cuida dos idosos Muitos idosos europeus (principalmente doentes e dos paises do norte) estao indo pro sudeste asiatico

  • @vanavalentina

    @vanavalentina

    2 жыл бұрын

    Cuidei de minha mãe tbm! Tinha dias que chorava pq não aguentava mais aquela rotina... e pq me doía ver ela sofrendo. É uma dor que não tem como explicar... ela descansou e está com Deus já tem um mês! 😭 e todos os dias sinto saudade..

  • @mariaconsuelomoraesmaia892

    @mariaconsuelomoraesmaia892

    2 жыл бұрын

    Coloque câmaras em toda sua casa e contrate uma boa cuidadora. Você descansa e ainda acompanha pelo celular o que acontece com sua mãe através das câmaras.

  • @silvanabonfim3678

    @silvanabonfim3678

    Жыл бұрын

    Eu também cuido da minha mãe sozinha, não é fácil, tem dias que dá uma vontade de desistir, mais temos que ser forte e seguir a missão que nos foi dada...

  • @josesabagenetosabage6748
    @josesabagenetosabage67482 жыл бұрын

    Escrevi um livro mas não publicado, acho que a Dra Ana Beatriz vai gostar dessa ideia e do contexto. Não sou escritor. Sou médico há 46 anos no interior de São Paulo, Duartina com 13000 habitantes. Será que eu posso encaminha a ela um exemplar? Como posso fazer isso? Obrigado.

  • @josesabagenetosabage6748

    @josesabagenetosabage6748

    2 жыл бұрын

    Correção: encaminhar

  • @RamonBrederSalarini

    @RamonBrederSalarini

    2 жыл бұрын

    Procure o contato dela, em alguma rede social, ou site oficial

  • @videosbizarros1907

    @videosbizarros1907

    2 жыл бұрын

    @@josesabagenetosabage6748 parabéns em fera

  • @itagil2005

    @itagil2005

    2 жыл бұрын

    👏👏👏👍👍

  • @matheusteles7548

    @matheusteles7548

    2 жыл бұрын

    Pode ser uma boa ideia enviar uma mensagem pelo perfil do Instagram dela!

  • @fisu33
    @fisu332 жыл бұрын

    É como viver um luto vivo, muito doloroso. Doença triste, que deixa de rastos com quem convive, sente-se um vazio, a ausência da pessoa amada outrora consciente, que desvanece aos poucos... força a todos que cuidam dos seus familiares e/ou amigos com esta tão triste patologia 🤍💐

  • @vanessabatista3367
    @vanessabatista33672 жыл бұрын

    verdade. Minha vó tem essa doença e esta avançando. E quando converso com ela, parece que ela nao esta mais entre nós. Mas quando a gente canta os louvores antigos que ela cantava na igreja. Ela sabe toda a letra e volta a sorrir e como se ela voltasse para o nosso mundo. Minha vó perdeu um filho final do ano passado, mas ela nao sabe até para evitar varias vezes esse sofrimento de receber noticia ruim.

  • @andreguilherme2938

    @andreguilherme2938

    2 жыл бұрын

    imagina se ela soubesse, iria sofrer sempre q falassem...triste mesmo.

  • @juliasantana4211
    @juliasantana4211 Жыл бұрын

    Muita paciência pra galera q tem algum ente querido com essa doença, e façam o melhor enquanto der pq mesmo q leve anos essa fase passa e a pessoa mesmo q presente so fisicamente faz falta

  • @julianaleite2436
    @julianaleite24362 жыл бұрын

    Aprendo muitas coisas com minha mãe que tem Alzheimer todos os dias. São muitos desafios mas temos nos divertido diariamente por incrível que pareça! Entro na viagem dela e esse é o segredo para sofrer menos. Ela ama ouvir Nelson Gonçalves, Agnaldo Timóteo, Vicente Celestino etc.

  • @marinessouzaportoalegre8743
    @marinessouzaportoalegre87432 жыл бұрын

    E como o espírito fosse saindo aos poucos do corpo, minha mãe faleceu com Alzheimer!😞

  • @lilicamagrela2885

    @lilicamagrela2885

    2 жыл бұрын

    Infelizmente essa doença específica não mata. O que vai terminar com a vida são as complicações advindas dela. Infecção urinária, pneumonia, problemas intestinais, td devido a paralização dos funcionamentos vitais lentamente. É lastimável.

  • @danielagomes5673
    @danielagomes56732 жыл бұрын

    Sou cuidadora de idosos com demência é muito triste não só para a pessoa em si mas para a família

  • @sislainepereira5421
    @sislainepereira5421 Жыл бұрын

    Minha vó teve essa doença era triste ver k ela não me reconhecia, ela deu muito amor aos netos... era mto carinhosa... foi o amor da minha vida

  • @psicologafranrodrigues
    @psicologafranrodrigues2 жыл бұрын

    Minha avó paterna sobreviveu 17 anos após o diagnóstico desta doença. É muito, muito doloroso ver a pessoa que amamos morrendo minuto a minuto, dia após dia e, mesmo fazendo tudo, ela estava indo embora. Areia escapando entre os dedos! Que entrevista maravilhosa! Fiquei muito, muito, muito emocionada!

  • @marcelocampos8935
    @marcelocampos89352 жыл бұрын

    É uma doença cruel. Cruel com o paciente, com familiares. Me nha mãe teve, talvez desencadeado pelo falecimento do meu pai. E foi muito triste vê-la naquelas condições. Foi muito doloroso para mim.

  • @weslleyoliveira4517
    @weslleyoliveira45172 жыл бұрын

    Meu pai foi criado pela a sua avó, ela o amava demais, por ele ter sofrido demais quando criança, o pai do meu pai era muito ruim com ele e a mãe do mãe abandonou o meu pai, foi embora e deixou o meu criança sozinho em casa e nunca mais voltou... Enfim minha bisavó criou o meu pai como filho e ela muito velhinha sofria com essa doença ela tinha quase 98 anos e a única pessoa que ela lembrava era do meu pai, mas no caso lembrava somente da aparência dele quando criança e ela falava que eu era ele por seu muito parecido com meu pai, quando eu chegava na casa dela e ela ouvia minha voz ela ficava me chamando de Gilberto(nome do meu pai).

  • @taiscintra9866
    @taiscintra98662 жыл бұрын

    Dica aleatória: o livro infantil "Guilherme Augusto Araújo Fernandes" fala justamente de um garoto que ajuda uma senhora que está com Alzheimer, e o garoto usa essa técnica de "refrescar" a memória de sua amiga idosa. É muito linda a história ❤️

  • @fernandak.f1722
    @fernandak.f17222 жыл бұрын

    Eu comprei janelas da mente. E esse primeiro conto,mentes apagadas,me fez chorar real.

  • @vitoraraujo444
    @vitoraraujo4442 жыл бұрын

    bacana essa de ondas… não tinha passado essa possibilidade na minha cabeça

  • @ionefarias1470
    @ionefarias14702 жыл бұрын

    Minha avó com Alzheimer não lembrava do que tinha acabado de comer mas cantava do nada um cantiga de roda de quando era criança.

  • @felipelima7341

    @felipelima7341

    2 жыл бұрын

    Eu conheci uma senhora que tinha alzheimer que obedecia a neta mas não obedecia a filha, é como se a pessoa voltasse a ser criança, ah, e ela brincava de boneca kk

  • @ionefarias1470

    @ionefarias1470

    2 жыл бұрын

    @@felipelima7341 enterramos minha avó com a boneca dela! E ela às vezes entrava no banheiro e saía correndo dizendo que tinha uma velha lá dentro (o reflexo dela mesma no espelho!)

  • @felipelima7341

    @felipelima7341

    2 жыл бұрын

    @@ionefarias1470 Meu Deus, os sintomas dessa doença é bizarro

  • @samyresteixeira7998
    @samyresteixeira79982 жыл бұрын

    Tenho uma bisavó com 91 anos e ela tem Alzheimer diagnosticada desde 2015 porém ela já apresentava sintomas antes. Até hj ela conversa, anda e dança do jeitinho dela. Acho que o que ajudou ela a não chegar em estado vegetativo foi a música pq ela todos os dias escuta música e dança.

  • @rodrigoazous
    @rodrigoazous2 жыл бұрын

    Quando ele pergunta sobre transferir as memórias de uma pessoa pra um novo corpo, uma nova mente, se aquele novo corpo ainda seria a mesma pessoa ou é novo indivíduo. Achei isso maravilhoso porque tem uma serie chamada "Altered Carbon" que fala sobre isso. Um realidade onde as pessoas podem transferir as memória pra um novo corpo. isso é usado pra solucionar crimes, pra rever os parentes nos dias dos mortos, pra estudar mentes brilhantes e pra quem tem muito dinheiro no caso, "viver" para sempre, os chamados Matusaléns. Há até assassinato por entretenimento, onde as pessoas se sujeitam a serem mortos por pessoas ricas, contanto que suas mentes sejam recolocadas em um novo corpo após os assassinatos e vivem disso pra se sustentar. Na série há as pessoas que são contra essa tecnologia, alegam que a existência de alguém depende da alma, que ela sim é a verdadeira consciência e essa transferência de mente não possui alma, apenas dados e informações de uma inteligência artificial que pensa que é alguém que já morreu. É muito legal.

  • @lisevonbrixen
    @lisevonbrixen2 жыл бұрын

    Minha mãe teve Alzheimer aos 89 anos, mas antes ela já apresentava um quadro de demência. Às vezes agressiva, me confundia com enfermeira, gritava palavrões... Depois de algum tempo ela virou criança e os papéis se inverteram.

  • @eunicemattos2879
    @eunicemattos28792 жыл бұрын

    Boa noite!...dra. Ana Beatriz...adoro seus livros. Já li muitos deles. São ótimos. !...

  • @mariaaparecidadecarvalho3507
    @mariaaparecidadecarvalho350711 ай бұрын

    Dra Ana voce verbalizou exatamente o que o paciente de Ahlzeimer sente, ja trabalhei nesta area e exatamente assim😊 Sueli

  • @celiseteixeiradefreitas3708
    @celiseteixeiradefreitas37082 жыл бұрын

    Minha mãe se foi a 1 mês..vc ver a pessoa indo e não poder fazer nada é a maior sensação de impotencia q s pode sentir

  • @marcelocrs1

    @marcelocrs1

    2 жыл бұрын

    Meus sentimentos

  • @Aaahmano

    @Aaahmano

    2 жыл бұрын

    Oi, Celise. Sinto muito pela sua perda! Deve ter sido muito difícil mesmo... Mal posso imaginar tamanha dor... Gostaria de propor, além de um abraço imaginário de acolhimento, a ideia de ressignificar essa impotência. Nem tudo conseguimos controlar ♥️

  • @celiseteixeiradefreitas3708

    @celiseteixeiradefreitas3708

    2 жыл бұрын

    @@Aaahmano aprendi muito

  • @joaovitorffreitas2626

    @joaovitorffreitas2626

    2 жыл бұрын

    Meus sinceros sentimentos. Que Deus lhe conceda muita força. Eu não sei a sua crença, mas eu acredito fortemente e nada me fará desacreditar que um dia nos reencontraremos com nossos entes queridos, quando foram boas pessoas. Tenha fé.

  • @celiseteixeiradefreitas3708

    @celiseteixeiradefreitas3708

    2 жыл бұрын

    @@joaovitorffreitas2626 tbem acredito

  • @donizetigomes862
    @donizetigomes8622 жыл бұрын

    Meu tio esta com 89 anos ,em faze final dessa doença não reconhece ninguém e está passando seus ultimos dias na cama em casa.A mesicina ja o desenganou nessa doença e até para se alimentar está quase impossível porém vejan só qui incrível quando meus primos cantan músicas raízes qui ele muito gostava ao lado de sua cama ele simplismente os acompanha cantando a letra exatamente certo e no tom da canção. É clari qui muito baixinho e com muita dificuldade mas canta.A música foi criada por Deus la no céu para louvor da Sua glória, a música nunca morre ela é eterna na mente humana.Aí o perigo de se ouvir essas porcarias qui estão invadindo e poluindo a mente da maioria dos jovens de nossos dias ,estragando com nossa linda juventude, fixando mensagens satânicas nas suas mentes.

  • @janesfriso4305

    @janesfriso4305

    2 жыл бұрын

    Maravilhoso o que falou.

  • @rodrigof.465

    @rodrigof.465

    2 жыл бұрын

    Falou tudo

  • @anailelins4033

    @anailelins4033

    2 жыл бұрын

    Boa educação doméstica às crianças, prepara-se adultos emocionalmente equilibrados e felizes, para gostar de tudo que estiver de acordo com as leis de Deus.

  • @marthaalbuquerque7422

    @marthaalbuquerque7422

    2 жыл бұрын

    Quem tem alzheimer não chega a essa idade. Provavelmente devia ser caduquice. Não se pode confundir os dois.

  • @janesfriso4305

    @janesfriso4305

    2 жыл бұрын

    @@marthaalbuquerque7422 quer dizer que tem idade pra começar alzheimer? Já vi relato de alzheimer que o paciente durou trinta e cinco anos.

  • @mariadocarmobezerra5492
    @mariadocarmobezerra54922 жыл бұрын

    Boa noite . Dra Ana .tenho aprendido mto com a senhora Agora eu gostaria de compartilhar algo que eu sei. A pessoa qdo morre ela deixa de existir. Fomos feitos do pó e devido a imperfeição que Adão causou todos nós morremos e voltamos ao pó. No livro de Eclesiastes cap.9:5,6.Ali descreve com palavras claras qual é realmente a condição duma pessoa morta. Quem mandou escrever é o próprio Autor ,e Autor da Vida. Verdade simples . Até uma criança entende. Em breve a morte vai deixar de existir. Fomos feitos pra viver .E viver bem . Em paz .

  • @ramalhojair
    @ramalhojair2 жыл бұрын

    Black Mirror tem um episódio assim... Exatamente assim. É o episódio 1 da segunda temporada

  • @apoc3vers8
    @apoc3vers82 жыл бұрын

    Tenho a genética desgraçada do Alzheimer,são vários casos na família,gerações.Eu acho que deveríamos ter direito a ajuda de tirar a própria vida ,porque se eu desenvolver preferia morrer,foda-se os que querem viver eu não quero viver assim,e triste,destrói todos ao seu redor e vc fica la sofrendo e sem saber porquê.Deveria ter sim uma escolha tipo deixar registrado se vc quer viver ou não nesse caso,se vc quiser morrer o estado te ajudaria seria melhor pra todos para o doente,para a família e para os cofres públicos.E drástico mas é minha vontade,desde de pequena convivo com doentes de Alzheimer,esquizofrenia e demência então não descarto de mais dia ou menos dia me acometer de um desses males.

  • @diogoleite5319

    @diogoleite5319

    2 жыл бұрын

    não precisa ter medo.Só fazer tratamento.

  • @Horoscopephobia

    @Horoscopephobia

    2 жыл бұрын

    Procure um medico serio pra fazer exames A estatistica verdadeira é de 5-10%, voce nao obrigatoriamente tera alzheimer

  • @inadejavu

    @inadejavu

    2 жыл бұрын

    Também acho! A eutanásia deveria ser um direito no Brasil. Mas infelizmente não é ... Mas pode sim, deixar registrado em cartório a sua vontade, caso, um dia aconteça algo do tipo com vc.

  • @IGOR..........

    @IGOR..........

    2 жыл бұрын

    minha vó tem alzhiemer, tá no estado mais avançado da doença Deus me livre, porém se um dia eu herdar essa doença maldita, eu espero do fundo do meu coração que o suicídio assistido no Brasil esteja legalizado, caso contrário creio que eu mesmo cometerei, simplesmente me recuso a viver com essa doença

  • @flgnr

    @flgnr

    2 жыл бұрын

    Leia livros, faça atividades físicas, aprenda um outro idioma, se socialize, faça pintura, desenho ou toque algum instrumento... Essas coisas ajudam a deixar teu cérebro mais saudável e mais longe da doença. Não sou médico mas isso são orientações médicas...

  • @jhonboyjaoboy6205
    @jhonboyjaoboy62052 жыл бұрын

    Uma doença triste tanto para a pessoa quanto aos parentes próximo vc ver a pessoa sumindo nela mesma😢 minha mãe tem

  • @saionaradias4531
    @saionaradias45312 жыл бұрын

    Lendo aqui os relatos fiquei tocada com tanta dor. Me imaginei um dia olhar para a minha filha, meu bem mais precioso, e não lembrar quem ela é.💔💔💔

  • @cyberxkiller83
    @cyberxkiller832 жыл бұрын

    O filme “O Sexto Dia” trata desse assunto de clone para substituição...mas a marca do clone fica na gengiva.

  • @claudineiapalmeira7659
    @claudineiapalmeira76592 жыл бұрын

    Essa doença é morrer em vida infelizmente 😢😔

  • @elsaabreu2752
    @elsaabreu27522 жыл бұрын

    Mulher cheia de sabedoria gosto muito obrigada

  • @GisellaVieiraBraga
    @GisellaVieiraBraga2 жыл бұрын

    O Alzimher do meu pai tá simplesmente acabando com a minha vida e a vida da minha mãe. Nós duas vivemos em função dele. Ele tá internado há 15 dias, e se não fosse o Alzimher, ele já teria reagido aos tratamentos. É muito triste. Odeio essa doença

  • @carlacrevelanti9969
    @carlacrevelanti99692 жыл бұрын

    Tomara que descubram logo a cura, mamãe precisa disso! Sofremos com ela, cuidando ao maximo, com tudo o que é possível e temos hoje. Mas a doença está progredindo mesmo assim

  • @cecyamaral
    @cecyamaral2 жыл бұрын

    O sentimento de eternidade foi colocada em nós, pq assim fomos constituídos. Contudo o pecado nos estragou para o propósito de Deus e perdemos o direito de comer da árvore da vida. Ainda assim é inerente ao homem a eternidade, mas não é promovendo a Inteligência Artificial que a alcançaremos, mas nos reconciliando com o Criador através de Jesus Cristo e retornando ao estado original pelo qual nunca deveríamos ter saído: o de filhos.

  • @edvaldofarias1630
    @edvaldofarias16302 жыл бұрын

    Esquecer quem ela é, deve ser triste para um ente querido que cuida dessa pessoa.

  • @gloriacorreia7353

    @gloriacorreia7353

    2 жыл бұрын

    E é muito triste viu? Pode ter certeza não é fácil

  • @cristina1961

    @cristina1961

    2 жыл бұрын

    Sim E não é só a identidade que vemos se extinguir, há a questão de agressividade (até a fase moderada da doença, principalmente) e também o corpo da pessoa vai esquecendo como funciona. Quando sobrevive a isso tudo, acontece de ficar na posição fetal (por anos).

  • @samarateixeira5073

    @samarateixeira5073

    2 жыл бұрын

    Sim, é muito triste mesmo! E tbm é triste quando ela começa a nos tratar como pessoas desconhecidas!

  • @15galiano
    @15galiano2 жыл бұрын

    Que profissional incrível a Dra. Ana é, da alegria de ouvir tudo que ela tem a dizer!

  • @vagnerviegas5471
    @vagnerviegas54712 жыл бұрын

    Minha Biza tinha Alzheimer e teve a doença do início ao fim, sinto saudades dela e penso que como seria bom se hoje ela estivesse viva e sem essa doença maldita.. é horrível um pessoa não lembrar que são seus familiares e lembrar só o passado, eu acredito que eu era a única pessoa que ainda fazia lembrar mas não sei o quanto ela sabia quem era eu, depois de muito tempo ela ficou dependente da cama e receber comida na boca, minha vó e os meus tios avós que cuidavam dela.. infelizmente a biza nos deixou em 29 de Outubro/2019 Por outro lado devido a doença eu imagino que Deus a levou no melhor momento e não teve que viver o ano 2020 em meio a pandemia o que seria muito difícil de qualquer momento correr a médico com ela, sinto saudades e queria muito que tudo fosse diferente. Hoje tenho meu Bizo e ele ainda está bem graças a Deus e não teve o mesmo problema que a biza.. mas só temos que cuidar dele já tem 92 anos mas está feliz e como é bom ter eles com nós ❤

  • @ThiagoDisturbed
    @ThiagoDisturbed2 жыл бұрын

    Tem que haver uma cura pro Alzheimer o quanto antes. Acho que é uma doença da mais torturante pra quem tem e quem está por perto e cuidando. Só quem viveu pra saber como é.

  • @carlosalbertonaves
    @carlosalbertonaves Жыл бұрын

    Estou assistindo em plantos, com minha mãe aqui com Alzheimer aos 72 anos, eu filho único... só quem passa isso com ente querido sabe como é 😢

  • @leletavares566

    @leletavares566

    Жыл бұрын

    Boa sorte, Carlos, vai passar 💜

  • @daironferreira7802
    @daironferreira78022 жыл бұрын

    Eu perdi minha mãe o ano passado por conta da covid, ela gostava muito de músicas internacionais da década de 60 e 70 e quando eu quero lembrar dela eu ouço as músicas que ela ouvia. É uma forma de sentir e lembrar ela.

  • @Eulofia
    @Eulofia2 жыл бұрын

    Dra. Ana é simplesmente incrível! Como aprendo ouvindo-a.

  • @VicenteHCS
    @VicenteHCS2 жыл бұрын

    Quem quiser viajar muito sobre isso, sugiro a leitura do livro "Guerra do Velho" do John Scalzi. A abordagem é bem relacionada a isso.

  • @linda76891

    @linda76891

    2 жыл бұрын

    vc acha? ja li o livro mas não vi relação com essa doença

  • @lucianagomes5099

    @lucianagomes5099

    2 жыл бұрын

    Obg pela indicação. Vou procurar pra ler.

  • @Sg6CrossOver
    @Sg6CrossOver2 жыл бұрын

    É uma doença triste, a mãe de um tio meu tem Alzheimer, o marido morreu este final de semana e ela nem reconhecia quem era no caixão.

  • @FANADINO0

    @FANADINO0

    2 жыл бұрын

    Mas passa!!! Pq com toda certeza continuamos a existir, num corpo não físico, e são salvas todas as memórias nessa "cloud" que a Bia disse!! Eu tenho certeza!!! 🙏🏼🙏🏼

  • @simonesouza3408

    @simonesouza3408

    2 жыл бұрын

    Minha mãe era muito ligada ao irmão mais novo, qdo ele faleceu ela já tinha uns 3 anos de Alzheimer e fiquei com medo da reação dela. Olhou o caixão e eu falei: É seu irmão fulano... Ela: "Não, não é ele. Ele está no Rio de Janeiro. Senti um misto de tristeza e alívio por essa reação dela.

  • @lodic6359
    @lodic63592 жыл бұрын

    A explicação dessa doença precisa alcançar mais pessoas pq é incrível como muitos consideram "doença de doido" e tentam dar uma de médicos especulando o real problema.

  • @joseivanildodasilva474
    @joseivanildodasilva4742 жыл бұрын

    Minha avó morreu com essa doença sem reconhecer a família é uma doença cruel com o doente e com a família

  • @silvasilva518
    @silvasilva5182 жыл бұрын

    Surpreendeu bastante essa entrevista 👏👏👏👏👏👏👏 é aquela "fora da casinha"parabéns

  • @LucasGabriel-er3ir
    @LucasGabriel-er3ir2 жыл бұрын

    se esse papo em especifico tivesse 4h eu assistiria tudo...

  • @vinixxxtentecion5207
    @vinixxxtentecion52072 жыл бұрын

    graças a Deus minha bisavó com 95 anos era totalmente lúcida e nunca desenvolveu essa doença, faleceu de câncer .

  • @crescencioneto26
    @crescencioneto262 жыл бұрын

    Minha mãe tem Alzheimer, tem dias que ela se confunde ao dizer quem eu sou, mas eu posso colocar a música mais antiga que ela gosta, que ela nunca erra a letra, nós deixamos ela vendo vídeos e ouvindo música o dia todo, e realmente é muito diferente de um dia em que não fazemos isso.

  • @lukatony102030
    @lukatony1020302 жыл бұрын

    Parabéns pelo 1 milhão de inscritos.

  • @ArthurLivio
    @ArthurLivio2 жыл бұрын

    O livro seria uma outra opção também. Estamos vivos em nossos textos.

  • @treinadorrangel
    @treinadorrangel2 жыл бұрын

    Sou apaixonado por essa mulher ❤️

  • @suelipetenon
    @suelipetenon2 жыл бұрын

    Ela vai voltando ao passado, minha mãe teve, já faleceu. Ela lembrava de mim, só me achava muito velha, porque ela já estava mais nova que eu. Minha mãe me contou muitas coisas da infância até a mocidade e mais o que lembrava

  • @MaxineLunardi
    @MaxineLunardi2 жыл бұрын

    Ja tive um vizinho que tinha Alzheimer, um dia voltando do curso entrei não tranquei a casa nem nada e ele apareceu nu na minha porta chamando pelo nome da filha dele, ela tinha posto ele no banho e foi fazer sla o que, o susto que eu levei.

  • @andreguilherme2938

    @andreguilherme2938

    2 жыл бұрын

    caracas, q doideira.... e oq aconteceu depois?

  • @renatabatista9945
    @renatabatista99452 жыл бұрын

    Velhice é algo triste demais, porém é o que nos espera.

  • @Boooommerang
    @Boooommerang2 жыл бұрын

    Que incrível esse comentário da Doutora Ana Beatriz!!!

  • @samuelfosforosmalone2326
    @samuelfosforosmalone23262 жыл бұрын

    Eu acho que aos poucos eu estou entendendo como funciona todo esse processo, contudo muitos achariam um conhecimento arcaico.

  • @rafaelmauro2918
    @rafaelmauro29182 жыл бұрын

    Uma das irmãs Galvão se não me engano a Marilene perdeu totalmente a memória por causa desse mal

  • @fabriciodlucca9397

    @fabriciodlucca9397

    2 жыл бұрын

    Mauro. Na verdade é as Irmãs Galvão nao as Barbosa

  • @rafaelmauro2918

    @rafaelmauro2918

    2 жыл бұрын

    @@fabriciodlucca9397 obrigado me confundi era isso que queria dizer

  • @nilmelo7129
    @nilmelo71292 жыл бұрын

    Meu pai está com Alzheimer e infelizmente a gente viu ele se afastando aos poucos e seu corpo definhando , sinto muita falta dele falando brincando .Nao existe nenhuma dignidade nisso o corpo desaprender a fazer o basico.

  • @danielaferreira4659

    @danielaferreira4659

    2 жыл бұрын

    Aconteceu comigo tbm, eu entendo como doi

  • @stefaniozorio734
    @stefaniozorio7342 жыл бұрын

    Filme da Netiflix que fala sobre alzheimer, Viver duas vezes.Muito bom o filme emocionante.

  • @lynconaraujo1971
    @lynconaraujo19712 жыл бұрын

    Minha avó tem,e eu evito ir lá pra n ter q ver aquele sofrimento,mas quando vou fico observando e tentando entender 😔