Os ciúmes dos homens - Parte II

Para ler o conto "O homem que precisava ter ciúmes", de Menotti del Picchia, e também ler uma análise sobre ele, veja neste livro:
amzn.to/2x7Hflp
Para comprar o livro "Ciúmes dos Homens", organizado por mim:
amzn.to/2Rue716
REDES SOCIAIS:
Facebook: / fabiorrbelo
Instagram: / fabiobelo1976

Пікірлер: 9

  • @gleidesrosa6424
    @gleidesrosa64245 жыл бұрын

    Mesmo preso o personagem continuava sofrendo, isso explica que mesmo trocando de parceiras, o ciúme continua a existir e as fantasias persistem em todas as relações, numa espécie de repetição, que precisa ser elaborada para ser sanada.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Excelente leitura, Gleides! Vou nessa direção também!

  • @lanazinha09
    @lanazinha09 Жыл бұрын

    ouvindo isso me lembrei de um professor do curso de psicanalise falando em um live que essas ideias de relacionamento aberto e amor livre são historias pra boi dormir, pq a pulsão sexual é violenta e exige exclusividade. como ainda estou em processo de formação, não tenho conhecimento suficiente pra saber se essa informação estava certa ou errada (estou no momento lendo o volume oito das obras completas do freud e ainda não vi ele dizer algo do tipo).

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    Жыл бұрын

    Freud jamais diria algo assim... rs... as vicissitudes da pulsão são muito mais abertas e plurais... como mostrei no livro, tem gente que se excita com o ciúme... exclusividade tá mais para o eu do que para a pulsão...

  • @narinhavideos
    @narinhavideos4 жыл бұрын

    O ciúme realmente não é natural, porém algumas mulheres ficam incomodadas quando o parceiro não senti ciúme, elas sentem que é falta de amor, indiferença ( as conversas que tenho com amigas casadas). Então existe também algo patológico nessa visão. O que você acha?? Não sou ciumento, porém sinto incomodada quando meu namorado fica muito tempo conversando com outra mulher( talvez cautelosa🙈😅). O instinto feminino em ação 🤣

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    Há um código social do amor muito forte, né? Que traduz a ausência de ciúme como indiferença ou descuido... mas é importante relativizar isso. Como não temos instintos, cada um vai ter sua história com esse afeto... e é isso que tem prioridade para psicanálise.

  • @amandarodovalho4028

    @amandarodovalho4028

    2 жыл бұрын

    ja vivi o contrario, um cara com que eu namorava, ficava meio que incomodado deu n ser ciumenta, achava que era indiferença tambem, falta de amor.

  • @SamaraMatoss
    @SamaraMatoss4 жыл бұрын

    Como eu queria conseguir elaborar os elementos que compõe o meu ciúme a ponto de extirpa-lo de mim. Vivo um relacionamento aberto mas a angústia de ser insuficiente e por isso facilmente substituível por outro objeto de amor/desejo, me faz agonizar ao ver o outro a qual eu amaria me sentir bem sendo livre, exercendo seu tesão por outro, me ameaça. Já sofro com inúmeras situações em que a paranoia toma conta da razão e essa é só mais uma dessas áreas. :/

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    É uma elaboração sempre tão complexa, não é, Samara? O código do amor na nossa cultura parece tornar quase impossível um arranjo libidinal sem ciúmes... o que é uma pena!

Келесі