Os Cearenses 28 - Maracatu

Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso cristão com as crenças africanas. Nos registros mais antigos, os desfiles de maracatu em Fortaleza ocorriam nas festas do ciclo natalino, nas festas da Nossa Senhora do Rosário e de Corpus Christi, onde não eram bem aceitos. Á partir de 1937, com o desfile de estreia do maracatu Az de Ouro, criado por Raimundo Alves Feitosa em 1936, o maracatucearense passou a assumir a formação de um bloco carnavalesco e a desfilar durante os carnavais, como ocorre até hoje.

Пікірлер: 21

  • @wallacesantana1625
    @wallacesantana16256 жыл бұрын

    Grupo o povo sempre contribui p difundir a alma cearense. Massa.

  • @roselypellegrino
    @roselypellegrino6 жыл бұрын

    Bela Iniciativa! Muito Informativo! gratidão

  • @CarlosFerreira-cj5hg
    @CarlosFerreira-cj5hg6 жыл бұрын

    Magnífica pesquisa cultural! Trazendo colaboradores de dentro do Maracatú e reconhecendo quem estuda com profundidade a tradição e a história dessa manifestação de sangue Negro.

  • @raybryson7545

    @raybryson7545

    2 жыл бұрын

    You all prolly dont give a shit but does someone know of a way to log back into an Instagram account? I was dumb lost the password. I appreciate any tips you can give me

  • @hankemory5883

    @hankemory5883

    2 жыл бұрын

    @Ray Bryson instablaster ;)

  • @cleonicepompilioarqueologi807
    @cleonicepompilioarqueologi8072 жыл бұрын

    Amo nossa cultura nordestina! O maracatu do Ceará é único

  • @Linguagemepoesiadendicasa
    @Linguagemepoesiadendicasa5 жыл бұрын

    Ceará é Pernambuco, Pernambuco é Ceará, Cariri, Potiguar, Pitaguary, Tremembé, Afrika, querem nos dividir para abalar, para fraquejar, mas somos muito mais juntos, a Cultura é nossa, Nação Baobá, Solar, Nação Nordeste, Equador, Brincante, Brilhante, Siará!!

  • @cleonicepompilioarqueologi807
    @cleonicepompilioarqueologi8072 жыл бұрын

    E uma preciosidades cearenses

  • @pbob3
    @pbob35 ай бұрын

    Olá, parabéns pelo vídeo. Como encontro os créditos das músicas? Qual a música em 11:10?

  • 8 ай бұрын

    O black face gritando, meu deus.

  • @edineumamartins6246
    @edineumamartins62463 жыл бұрын

    MÚSICA COMPLETA DE ABERTURA DESSE VÍDEO kzread.info/dash/bejne/i3aeo6-TnZTgmtY.html

  • @brasilfloraodaamerica1860
    @brasilfloraodaamerica18605 жыл бұрын

    O maracatu era uma festa católica,em homenagem aos três reis magos que foram visitar o menino jesus,mas depois o maraca tu sofreu influência dos elementos africanos.Outra obs: quando dizem que a nossa ancestralidade está no índio isso é uma meia verdade porque nós somos os descendentes dos colonizadores portugueses e dos africanos que vieram pra cá,nós herdamos a cultura lusitana,africana e indígena.É impossível excluir uma cultura das outra.

  • @leotasty2
    @leotasty26 жыл бұрын

    O "Maracatu" cearense é uma piada, é o único Maracatu desritmado que conheço, pois não é Maracatu, é outra coisa qualquer; deveriam renomear essa batida desritimada que vocês denominaram de "Maracatu" para "cearesencatu"! Maracatu de verdade é o de Pernambuco, e só! Esse daí é uma invenção pra tentar tornar original algo sem nenhuma originalidade! É uma imitação malfeita do que se faz em Pernambuco. Obs: O Ceará não teve uma presença relevante de negros e quase toda sua totalidade étnica é mestiça de índios e brancos (vaqueiros).

  • @brasilfloraodaamerica1860

    @brasilfloraodaamerica1860

    5 жыл бұрын

    É porque gora querem colocar africanidade em tudo. A figura do vaqueiro surge depois que o gado se afasta dos arredores da casa grande do senhor de engenho.

  • @leonardoramos-wq2ci

    @leonardoramos-wq2ci

    4 жыл бұрын

    Senta aí e cala a boca, que você não sabe de nada kkkk coitado

  • @georgehideous1356

    @georgehideous1356

    3 жыл бұрын

    Essa história de que não existem negros no Ceará é a maior mentira já contada (escutei inclusive de um professor de história essa barbaridade uma vez). Assim como eu, conheço inúmeras pessoas que ou são negras ou possuem descendencia negra de famílias vindas de todo o interior do estado. Podemos falar sobre quantidade, obviamente o número de escravizados levados para centros coloniais escravistas como Olinda e Recife foi bem maior, mas isso não apaga o negro da formação do povo cearense, que é e sempre foi bastante grande e expressiva. E desritmada é essa sua inveja do nosso tão querido maracatu cearende que assim como o pernambucano é a coisa mais linda. Teu erro é querer que o maracatu cearense seja igual ao de Pernambuco, apesar das raízes serem bem parecidas ao longo do ano ambos se transformaram daquilo que já foram, então desritmado é o seu rabo! Se não entende não precisa falar mal, ow invejoso.

  • @atilalopes9845

    @atilalopes9845

    2 жыл бұрын

    @@georgehideous1356 Dei valor. Viva ao Maracatu do Ceará, Heee!

  • @alexandresabino4319

    @alexandresabino4319

    2 жыл бұрын

    Não tem como comparar a cultura Cearense com a de Pernambuco.