Os 5 MAIORES REIS da HISTÓRIA de PORTUGAL

📖 ⚔️ Seja membro e faça parte da nossa comunidade para benefícios exclusivos! Acesse: / @historiaiberica
🌟VISITE NOSSA LOJA: umapenca.com/historiaiberica/
⚜️Siga-nos em nosso instagram: @historia.iberica
👊🏼Nosso telegram: t.me/historiaiberica
No vídeo de hoje falamos um pouco sobre os 5 maiores reis da história de Portugal. Concorda com a lista? Então já deixa seu comentário e compartilha com os amigos!
Agradecimentos aos nossos membros que tornaram esse vídeo possível:
⚔️Vinicius Menetti
🗡 Márcio Araújo
🗡Daniel Sepulvida
🗡Helian Prado
🗡A Campos
🗡Vinicius Almeida

Пікірлер: 252

  • @paulocorreia7942
    @paulocorreia79427 ай бұрын

    Adoro quando os irmãos Brasileiros se interessam pela nossa historia conjunta. Viva o Brasil e viva Portugal!!!

  • @yagomartinsschimithberger1494

    @yagomartinsschimithberger1494

    2 ай бұрын

    Eu sou brasileiro e devo admitir, não pensava que a história de Portugal era tão fascinante

  • @LucasRodrigues-et6qw

    @LucasRodrigues-et6qw

    2 ай бұрын

    Uma é nossa língua, uma só deve ser nossa pátria. Viva a Lusitânia !

  • @pedrotome9119

    @pedrotome9119

    Ай бұрын

    Aliás tenho observado, e muito através daqui do KZread, que há imensos brasileiros mais interessados nas nossas Histórias, do que portugueses... Viva o Brasil e Portugal!!!

  • 6 ай бұрын

    Afonso Henriques é o nosso herói nacional e pai de Portugal, merece e bem o 1° lugar🇵🇹

  • @Lipe_360
    @Lipe_3608 ай бұрын

    Uma das coisas que eu mais gosto nesse canal, é o fato de não precisar usar narração artificial. Faz com que nós que acompanhamos o canal, sintamos uma verdadeira conexão com o criador de conteúdo. Ótimo conteúdo como sempre.

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Muito obrigado!

  • @leandroribeirocorrea4

    @leandroribeirocorrea4

    7 ай бұрын

    @@historiaiberica além do que o colega falou logo acima, gosto dasmúsicas de fundo. Muito boas.

  • @DBatta
    @DBatta8 ай бұрын

    Excelente video. A historia da civilização portuguesa DEVERIA SER matéria obrigatória no Brasil.

  • @marie3587

    @marie3587

    8 ай бұрын

    @DBatta o Brasil era uma extensão de Portugal, todos eram portugueses, nascidos ou não no Brasil, súbditos dos reis e rainhas de Portugal pelo batismo até 1824 quando apareceu a primeira constituição brasileira outorgada por D. Pedro I e que definiu a cidadania brasileira No Brasil colónia foram instaladas as estruturas que existiam em Portugal, e as cidades portuguesas do Brasil são cópias das cidades das ilhas do Atlantico ou do continente

  • @marie3587

    @marie3587

    8 ай бұрын

    @DBatta inclusive que os portugueses construiram mais de 300 fortes e fortalezas em redor das imensas fronteiras para garantir a sua proteção Além de fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construiram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa, as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco para citar algumas : Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa construida pelos portugueses e seus descendentes, as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplenderosas do que as portuguesas.. mas em Lisboa e Porto existem algumas muito bonitas que foram edificadas com esse estilo arquitectónico (barroco é uma palavra portuguesa!)

  • @robert_meteoro

    @robert_meteoro

    7 ай бұрын

    Uma história muito rica.

  • @marie3587

    @marie3587

    7 ай бұрын

    ​@@robert_meteoro sim com uns mil anos, se consideramos desde o período da ocupação romana, seria bom de considerar que Lisboa é mais antiga do que Roma foi fundada por fenícios em 1200 aC, povo de marinheiros e mercadores. outra cidade Braga muito antiga, "Com origem no Mesolítico o território que hoje é designado por Braga já existia como cidade antes de os romanos invadirem a Península Ibérica e estava já habitada pela tribo dos Brácaros quando o imperador César Augusto a rebatizou como Bracara Augusta, conforme atestam vestígios de aglomerados populacionais de há milhares de anos, estando comprovados estudos arqueológicos a partir da Idade do Bronze. Na Idade do Ferro, desenvolveram-se os chamados “castros", sendo que em Portugal, em pouca distância se podem encontrar e estudar vestígios de inúmeras civilizações que aconteceram ao longo dos séculos

  • @robert_meteoro

    @robert_meteoro

    7 ай бұрын

    @@marie3587 obrigado pelos dados e por enriquecer sobremaneira este pequeno e civilizado debate 👏👏👏👏👏👏

  • @josemanuelmartinsfaria595
    @josemanuelmartinsfaria5958 ай бұрын

    Na minha opinião o rei D. Dinis devia estar melhor posicionado. Era um rei extremamente culto e criou as bases para a marinha que levou à era dos descobrimentos. A lista devia ser os 6 melhores reis e devia incluir o rei D. Manuel I que deu continuidade ao seu antecessor que levou ao período de ouro do império português.

  • @Miguel-qt9ni

    @Miguel-qt9ni

    7 ай бұрын

    Não concordo com D.Manuel I, n fez literalmente nd, qm fez foi D.João II

  • @marie3587

    @marie3587

    7 ай бұрын

    ​@@Miguel-qt9ni não houve reis que não fizessem nada! D. Manuel I (Alcochete, 31 de maio de 1469 - Lisboa, 13 de dezembro de 1521, vítima da peste) rei de Portugal a partir de 1495 até à sua morte um dos protagonistas do Renascimento segundo publicação da National Geographic "foi o primeiro rei do mundo a ter homens às suas ordens em quatro continentes e três oceanos... Dom Manuel I legou-nos um património extraordinário devido à construção intensa que promoveu por todo o reino e territórios ultramarinos. Essas iniciativas levaram mesmo a que o seu nome fosse associado mais tarde a um estilo de matriz tardo-gótica, o manuelino, ...."

  • @fernandaoliveira2895

    @fernandaoliveira2895

    Ай бұрын

    D. Dinis corria atrás de saias ao ponto de prejudicar o estado. Sem contar que teve na rainha Santa Isabel uma esposa em tudo extraordinária. Se tivesse sido digno dela o seu reinado teria sido ainda mais notável.

  • @isaquemaldrylnesouzar-laen5642
    @isaquemaldrylnesouzar-laen56428 ай бұрын

    Imagina se esse império tivesse durado até hoje

  • @horaciobernardo8991
    @horaciobernardo89918 ай бұрын

    O rei D.João II foi realmente notável! Era admirado até pela rainha Isabel de Castela.Quando D. João II morreu ela terá dito: "Morreu o homem". Concordo com a sua lista.

  • @VictorPMarcos
    @VictorPMarcos8 ай бұрын

    Nunca lembrado, por causa do filho, Dom João II, aqui bem merecia apresentar o seu pai de nome, Afonso, o quinto, o Africano.. Um verdadeiro "cavaleiro andante" dotado de grande cultura, pois escreveu tratados de matemática, astrologia e alquimia. Mas como só podem ser cinco, acabo por concordar consigo e com Dom Afonso Henriques, o Fundador, bem na frente, pois sem ele Portugal não existiria tão cedo, como Nação.

  • @Anossa-Lusitania
    @Anossa-Lusitania8 ай бұрын

    Obrigado pelo vídeo, ficou muito bom 👍 Portugal têm uma história muito interessante. 🇵🇹🇵🇹🇵🇹⛵⛵🧭🧭🧭

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Certamente! Ainda temos muuuuito assunto pra tratar!

  • @Rotebuehl1

    @Rotebuehl1

    8 ай бұрын

    Neste caso 'tem' escreve-se sem acento circunflexo, senao seria plural

  • @Pagan-hn4du

    @Pagan-hn4du

    8 ай бұрын

    So houve 1rei ,anterior a todos esses! Que tentou evitar que esses transformassem isto numa igreja! e nem precisou de ser nomeado Viriato

  • @marie3587

    @marie3587

    8 ай бұрын

    @@Pagan-hn4du Viritato? é muito antes... Viriato chefe dos lusitanos, povo celta que ocupou parte da peninsula ibérica antes dos romanos, antes dos suevos, dos visigodos, dos muçulmanos, então os lusitanos estavam bastante diluidos

  • @filipepina1193
    @filipepina11937 ай бұрын

    D Dinis, talvez o maior estadista dos Reis, para mim ele foi o maior.

  • @cristinasousa7669

    @cristinasousa7669

    7 ай бұрын

    Sempre foi essa a minha opinião. Reforcei essa mesma opinião depois de ter pesquisado a sua vida e o seu reinado. Ele foi o maior.

  • 8 ай бұрын

    Concordo com a lista, bem elaborada. Os politicos portugueses de hoje, bem que podiam mirar-se nos feitos notáveis desses Reis, mas não, são bem pequenos, não conrrespodem à grandesa de Portugal.

  • @cristinasousa7669
    @cristinasousa76698 ай бұрын

    Vídeo muito bom. Gostei da lista , embora para mim, Dom Dinis foi o melhor rei que Portugal teve.Naquela época as lutas entre legítimos e bastardos , pais e filhos eram comuns. Dom Afonso Henriques,juntamente com Dom Dinis, lançaram os alicerces de uma grande nação; Dom Dinis tornou-a definitiva a nível territorial e tornou-a a mais próspera e a mais prestigiada da sua época. O seu prestígio como rei era enorme, como se pode perceber quando o Sumo Pontífice, em 1304, lhe solicitou que fosse sentenciar como juiz árbitro supremo , na mediação entre os outros reinos ibéricos , principalmente conflitos territoriais, que se encontravam desavindos. Dom Dinis e sua esposa deslocaram-se até Tarragona, onde o rei procedeu ao julgamento. Duraram oito dias as audições tendo depois Dom Dinis lavrado a sentença como juiz supremo, que foi aceite por todos as partes em conflito. Durante a deslocação até Tarragona e durante a sua estadia, Dom Dinis fez jus ao seu estatuto de rei mais rico da península , oferecendo enormes quantias de dinheiro ao povo e presentes valiosíssimos aos aoutros soberanos.( tal como nos é contado na crónica de Dom Dinis.) Os outros reis da lista também foram grandes reis ,mas na minha opinião ,não tiveram a grandeza do rei poeta.(fonte: Crónica de Dom Dinis de Duarte Nunes Leão de 1677)

  • @viriatodeviseu

    @viriatodeviseu

    8 ай бұрын

    Para mim, foi o 2º. Rei. Foi mais produtivo na reconstrução do Pais, nas obras de recuperação de Castelos. Foi ele que promoveu em 1290 a Universidade de Coimbra, Foi ele que assinou o tratado de Alcanizes, começou no seu reinado a escrever-se o Português, Foi subtil na substituição dos Templários para Ordem de Cristo, etc.etc.et. Foi um excelente Rei....mas o nosso FUNDADOR, estará acima de todos eles.

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    @@viriatodeviseu A independência épica de Portugal e a figura do seu fundador perdurará e marcará sempre a nossa memória coletiva.Mas, na minha opinião, Dom Dinis está ao mesmo nível, "ex aequo.".

  • @manuelcardoso4196
    @manuelcardoso41968 ай бұрын

    Ótimo vídeo, concordo com a classificação, sugiro um vídeo com os grandes heróis portugueses que "por obras valorosas se vão da lei da morte libertando..."

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Sugestão anotada!

  • @pedrocardoso1410
    @pedrocardoso14108 ай бұрын

    Muito bem escolhidos!

  • @Belinda8881
    @Belinda88818 ай бұрын

    Em primeiro lugar muitos parabéns pelo video. Creio que sou fã incondicional do seu canal. Video ótimo.A ordem de grandeza é questionável, exceto Dom Afonso Henriques,visto as circunstâncias históricas serem distintas no momento dos seus reinados.

  • @vitorfafe
    @vitorfafe8 ай бұрын

    Como português subscrevo a escolha. Parabéns pelo trabalho

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Muito obrigado!

  • @fosforo15
    @fosforo158 ай бұрын

    Gostei da sua lista! Concordo com todas as suas ponderações.

  • @joaomariareisjunior7022
    @joaomariareisjunior70228 ай бұрын

    Fatos históricos e protagonistas muito bem escolhidos.

  • @celsopereiradematos1854
    @celsopereiradematos18547 ай бұрын

    Bom vídeo. Reis a parte, acredito que o infante D. Henrique merece uma playlist própria, senão, ao menos um vídeo. Este sim, foi um baita estrategista e estadista. Polêmicas a parte, que visão tinha este cara!

  • @leonardogloor5532
    @leonardogloor55328 ай бұрын

    Muito bom!!!

  • @marie3587
    @marie35877 ай бұрын

    Apesar de não ver mencionada a rainha D. Maria I, seria de relembrar o mérito da vida dessa rainha portuguesa, e seu espirito de sacrifício senão vejam: Em vez de brincar como as outras crianças, desde os cinco anos D. Maria estudava várias línguas estrangeiras e latim, aprendia a tocar vários instrumentos de música, canto desenho e pintura… com os melhores professores requeridos por seu pai, assistia a espetáculos de ópera que eram também uma paixão do rei D. José I, seu pai Ela poderia simplesmente aguardar por seu casamento com um príncipe charmoso como qualquer princesa da sua idade. Em vez disso aceitou casar com um tio muito mais velho do que ela. E desse modo garantir que Portugal e os territórios do seu império não passariam para mãos estrangeiras, caso um príncipe estrangeiro viesse a herdar o trono. Maria como herdeira, recebeu o titulo de Princesa do Brasil. No seguimento da morte do seu pai, tornou-se D. Maria I por graça de Deus rainha de Portugal e dos Algarves d‘aquém e d’além mar em África, senhora da Guiné e da conquista, navegação, comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e da India. Os portugueses tinham territórios em todos os continentes, ilhas atlânticas, Guiné, Cabo Verde, Angola (14 vezes maior que Portugal), Moçambique (9 vezes maior do que Portugal), territórios na India e Timor, e o Brasil (100 vezes maior do que Portugal). Tudo isso ela devia governar. Sempre devota ao pais, em1760, a princesa herdeira D. Maria, futura rainha D. Maria I, tinha feito um voto no dia do seu casamento de que no caso de ter um filho varão, que viria a nascer em 1761, procederia à construção de um convento. Em 1777, após a morte de D. José I, rei e seu pai, D. Maria I escolheu o local conhecido por Casal da Estrela, para a construção de uma basílica, como elemento da promessa que tinha feito pelo nascimento de um filho Assim foi construída a bela Basilica da Estrela, em Lisboa Aos poucos, D. Maria viu o seu mundo de certezas diluir-se diante de si própria, O terramoto de 1755, que destruiu o coração de Lisboa, e tirou a vida a muitos milhares dos seus habitantes, a morte de 3 filhos ainda crianças, a morte de sua mãe muito chegada em 1781, o falecimento do marido, D. Pedro, em 1786, seguido pela morte do seu filho primogénito e herdeiro do trono, D. José, em 1788, aquele para o qual ela tinha prometido a construção da basílica, e que tinha recebido a formação de futuro rei. Foi no seguimento da morte do filho D. José, que foi decidido que D. João (o outro filho de D. Maria I) seria o novo príncipe herdeiro (com rei: D. João VI) A queda do absolutismo na França, através da Revolução de 1789 (com a noticia do assassinato dos reis franceses), a ameaça das invasões franceses pelos exércitos de Napoleão, que espalhavam o terror pela Europa, a ameaça e invasões a Portugal, foram golpes à integridade mental da monarca, ela que durante esse período revolucionário tinha recebido em Lisboa nobres refugiados de França que lhe contavam o que por lá se passava com a guilhotina e outros ataques à nobreza e ao clero. Relativamente ao seu reino, destaca-se que “o comércio e a indústria prosperaram, a balança comercial exibiu o seu primeiro saldo positivo desde havia décadas, o tesouro conheceu alguns anos de relativo desafogo, as letras, as artes e até a ciência floresceram” (MARQUES, 1984, p. 249)...” A Piedosa, cognome porque ficou conhecida a rainha D. Maria I, justificava-se em pleno, atendendo à atenção que prestava aos mais desafortunados

  • @fernandobarreira8268
    @fernandobarreira82688 ай бұрын

    Um trabalho excecional . Um abraço Lusitano

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Saudações!

  • @CanaldoMedievo.
    @CanaldoMedievo.8 ай бұрын

    Excelente!

  • @leonardofreitas5375
    @leonardofreitas53758 ай бұрын

    Ótima seleção!

  • @VRTOC
    @VRTOC8 ай бұрын

    Falta D. Manuel I nessa lista (1495-1521) pelo seu contributo na consolidação de Portugal como superpotência no mundo. Foi durante o seu reinado que se descobriu o Brasil.

  • @vitormanueldasilvamatos7896

    @vitormanueldasilvamatos7896

    8 ай бұрын

    D. Manuel veio , essencialmente , beneficiar do trabalho fantástico daqueles que o precederam , designadamente de D. João II !!!! ... O 1º disparate, político e militar ... com a mania das grandezas D. Manuel I , não teve a sabedoria e inteligência de resguardar Portugal , das grandes e ganaciosa potências militares - A Inglaterra e a França !!!... ao contràrio de D. JoãoII , D. Manuel ( já com o Rei na barriga , como diz a sabedoria popular ...) e organizou aquela enorme e faustosa embaixada ao Papa , a Roma , que custou a Portugal uma fortuna colossal !!... que estupidez meus senhores !! ... a partir daqui Portugal passou a ser um alvlo a abater e cobiça das grandes potências eropeias . Toda a sabedoria e estratégia , pensada e desenvovida , por D. João II foi ... pelo cano abaixo ... como diz a sabedoria popular . Havia mais , muito mais, para dizer mas , meus amigos , amanhã , por esta hora ainda estaria aqui . Muito obrigado por me terem aturada durante estes minutos . Cumprimentos .

  • @viniciuscury8372

    @viniciuscury8372

    8 ай бұрын

    Concordo que falta D. Manuel I, mas quem você tiraria da lista?

  • @diogorodrigues747

    @diogorodrigues747

    8 ай бұрын

    @@viniciuscury8372 Talvez D. João II?

  • @robert_meteoro

    @robert_meteoro

    7 ай бұрын

    @@diogorodrigues747 O Príncipe Perfeito. Não é tema no ensino aqui no Brasil, infelizmente. A mim me parece que D. Manuel, seu primo, teve muito trabalho em conter a sanha dos franceses sobre a vasta Terra do Brasil ao mesmo tempo em que teve que escolher muito bem os almirantes para as difíceis tarefas nesse mesmo território, tudo isso com a jóia da Coroa, na época, as Índias, necessitando da máxima prioridade. Só um grande estadista pra reger tudo isso e penso que fez muito bem.

  • @Rocley

    @Rocley

    4 ай бұрын

    No tempo de D João II já se sabia das terras de Vera Cruz, há registos de embarcações portuguesas nas costas brasileiras antes de 1500. Pedro Álvares Cabral foi apenas oficializar o que já se sabia...na altura do tratado de Tordesilhas já se sabia das terras brasileiras, bem como das antilhas.

  • @jonesabc1
    @jonesabc18 ай бұрын

    Muito bem. Excelente video muito acertivo quanto à História de Portugal.

  • @cesarmarinhosp1639
    @cesarmarinhosp16398 ай бұрын

    1:04 ele não deu abrigo tendo em conta que os templários já se encontravam em Portugal desde o século XII, essa ordem em Portugal era constituída por templários portugueses. Instituiu a língua portuguesa como língua oficial da corte.

  • @fernandaoliveira2895

    @fernandaoliveira2895

    Ай бұрын

    Criou a ordem de Cristo aqd da extinção dos Templários, dando-lhe continuidade. Nisso foi genial.

  • @augustoinssurreicao.6499
    @augustoinssurreicao.64998 ай бұрын

    Obrigado pelo vídeo!!!! 🛡️✝️✝️🛡️

  • @mariaantonietapicarra1071
    @mariaantonietapicarra10718 ай бұрын

    Concordo em absoluto. Só lamento que os des-Governos que actualmente temos sejam de gente menor que não quer saber para nada do País mas só do próprio bolso.

  • @leandronunescavalcante7367
    @leandronunescavalcante73678 ай бұрын

    1:09 GRANDE AMIGOS DE PORTUGAL

  • @reginamemoriesforever-vc8ql
    @reginamemoriesforever-vc8ql2 ай бұрын

    Sou portuguesa, concordo com essa lista!! Excelente análise estratégica!

  • @Belinda8881
    @Belinda88818 ай бұрын

    Dom João IV teve como rainha uma grande mulher, lutadora , corajosa e inteligente , que sempre o apoiou e foi o grande esteio para que a Restauração e seu sucesso acontecessem.Dona Luísa de Gusmão,( que terá incentivado o seu marido a aceitar a coroa, dizendo : " Prefiro ser rainha uma hora do que duquesa toda a vida."), não pode ser ignorada quando se fala do reinado de Dom João IV, tal como Isabel de Aragão não pode ser ignorada quando se aborda o reinado de Dom Dinis.

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Ótimo ponto!

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    @@historiaiberica Sugiro, se for possível, pois os pedidos e sugestões devem ser muitos, que faça um vídeo com as amadas e prestigiadas rainhas.

  • @marcelsilva9691

    @marcelsilva9691

    8 ай бұрын

    Visite o museu imperial de Petrópolis. Lá tem a história completa da família real. D. João VI era casado com uma prostituta espanhola, que se embrenhava com seus guarda-costas pela floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, a pretexto de ir caçar.

  • @fabliziaalves4477

    @fabliziaalves4477

    8 ай бұрын

    Eu amo a história da Rainha Luísa e espero que um dia ela apareça em um filme ou um série sobre João IV ou sobre ela mesma. Eu li uma biografia dela que bem atual mas muito boa e eu amei muito a história dela ❤.

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    @@fabliziaalves4477 Geralmente, por trás de um grande rei estava sempre uma grande rainha. Foi o caso. Luísa incentivou o marido, que estava bastante relutante , a aceitar a coroa. Depois de ficar viúva, com vários filhos menores, foi ela que " aguentou o barco" com astúcia e inteligência.Teve que "aguentar" e fazer face à guerra da Restauração nas fronteiras que durou 28 anos. Os seus últimos anos de vida foram conturbados devido a várias intrigas na corte, principalmente com os seus filhos varões o que levou a golpes palacianos. Isto não invalida que a possamos claassificar como uma das maiores rainhas que ocuparam o trono português , juntamente com Isabel de Aragão, (para muitos a mais amada e maior rainha que Portugal teve), Maria II, Maria I e Filipa de Lencaster.

  • @eltomcordeiro1941
    @eltomcordeiro19412 ай бұрын

    Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais 👍🏽

  • @Pedro-nb1nt
    @Pedro-nb1nt8 ай бұрын

    Amigo, não sei se vai ver, mas essa thumbnail, junto com a do vídeo dos Visigodos, é perfeita. Dá um ar mais refinado e bonito pro canal.

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Obrigado pelo feedback, Pedro! Infelizmente não são todos os assuntos que consigo que uma imagem simples assim sintetize tudo. Mas certamente levarei isso em consideração!

  • @robert_meteoro
    @robert_meteoro8 ай бұрын

    Sensacional o vídeo. Acho que o Brasil deveria ensinar aqui sobre esses reis fantásticos. O Brasil como que virou as costas à pátria-mãe nos anos 70. O governo brasileiro, como está indo de mal a pior, em todos os sentidos, deveria dar a mão à palmatória. O problema é que não há interesse desse mesmo governo das sombras... Voltando ao tema, sou particularmente fã de D. João II, o rei que postou seu exército na fronteira com a Espanha, o que forçou a uma revisão, pelo papa corrupto espanhol, dos termos da divisão da Terra, legando o Brasil a Portugal. Ele também fez a excelente alusão, quando príncipe, a caranguejos, pois não se conformava de Portugal se contentar em ficar "à beira da Europa" e fez tudo para mudar isso... Já o rei Cruzado, D. Afonso Henriques, um verdadeiro herói. 😊

  • @dremanu

    @dremanu

    8 ай бұрын

    O tratado de Tordesilhas não legou o Brasil a Portugal pois o Brasil não existia quando os Portugueses chegaram às Américas.

  • @robert_meteoro

    @robert_meteoro

    8 ай бұрын

    @@dremanu lógico. Era um tratado cujo objeto eram as terras desconhecidas do mundo. Pra nós, aqui, na prática foi isso que escrevi antes. Não importa se o restante do território foi conquistado a duras penas, mas resumindo é aquilo. O foco, entretanto, é a personalidade de D. João II, infelizmente desconhecido dos brasileiros. O próprio D. Manuel é apenas citado em nossa mal contada história, que aliás vem sendo modificada.

  • @andrevilhena4149

    @andrevilhena4149

    7 ай бұрын

    Aliás, D. João II já saberia da existência desse território, rico e abundante, que hoje é o Brasil e daí ter negociado com Castela , aquando do Tratado de Tordesilhas, de estender bem mais para o oeste o marco divisório entre as terras atribuídas à Espanha e a Portugal. De salientar que o tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494 e o Brasil foi "decobertro" em 1500 o que vem reforçar a tese de que os portuguses saberiam há muito da existência de território que hoje chamamos de Brasil.Na altura,Castela aceitou muito bem estender o marco divisório mais para Oeste pensando que Portugal , depois, ficaria , apenas, com mar....Engano deles. Mais uma banhada que os castelhanos levaram dos portugueses..Ainda hoje assistimos e vemos que muitos espanhóis não engoliram o facto de Portugal ter ficado, apenas, com o Brasil nas Américas mas que , por sinal, é o mais rico e poderoso de todos os países latino americanos. Para tal, reinventam a História defendendo ideias sem fundamento, inclusive, que o Rio de Janeiro teria sido fundado por um..castelhano...ahahha...Abraços!

  • @marie3587

    @marie3587

    7 ай бұрын

    @@andrevilhena4149 além do TRatado de Tordesilhas, e das conquistas e vitórias sobre exercitos de espanhóis, franceses, holandeses, que os portugueses levaram a cabo juntamente com miscegenados, nativos e africanos, houve tratados outros tratados nos séculos seguintes, - tratados de troca entre Espanha e Portugal que tinha zonas na África que interessavam à Espanha para obter nelas os escravos Assim Com os tratados de Madrid em 1750, de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região cedida se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón), devido ao interesse que Espanha tinha por parte da costa de África onde pudesse se abastecer em escravos, nesses tratados - Portugal entregando a Espanha esses territórios de África, Guiné Equatorial e afins, contra o Mato Grosso -- Portugal entregando à Espanha as Filipinas contra a Amazónia - Portugal entregando à Espanha a colónia de Sacramento contra o território das missões E assim ia aumentando com dimensão continental o território do Brasil, Portugal abriu mão de vários territórios em outras partes do mundo e também a Holanda ficou com o Ceilão (atual Sri Lanka, riquíssimos em canela), para deixar o nordeste, e mais outros territórios visto as exigências da Holanda nunca mais acabarem... para deixar o nordeste do Brasil e evitar os movimentos separatistas

  • @robert_meteoro

    @robert_meteoro

    7 ай бұрын

    @@andrevilhena4149 muito bem, André! Complemento que quase Portugal ficou senhor de toda a região sudeste da América do Sul não fosse a forte espionagem que sofria dos castelhanos, pois na verdade não foi o português vira-casaca João Dias de Solis que descobriu o estuário do Prata, mas dois capitães lusos juntos, com duas naus, um deles, Frois (o outro me foge o nome). Aliás, os castelhanos pareciam não ter know-how em navegar pelo Atlântico Sul, mais extenso do que parece nos mapas. Desse modo, vários portugueses como que traíram sua pátria, prestando serviço aos castelhanos, dentre eles Magalhães.

  • @Daniel-cx1nv
    @Daniel-cx1nv8 ай бұрын

    Parabéns, muito interessante. Sucesso!

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Muito obrigado!

  • @hegbertomarques9612
    @hegbertomarques96128 ай бұрын

    🇵🇹🇧🇷❤💚

  • @pedrohca
    @pedrohca2 ай бұрын

    Segundo o app/site family tree sou descendente pelo menos duas vezes de Afonso Henriques. Sou brasileiro de várias gerações, a maioria dos meus ancestrais chegou aqui por volta de 1700. Muito legal vê-lo em primeiro na lista.

  • @galegokirito2900
    @galegokirito29008 ай бұрын

    Aliás, podes dar os nomes que compõe a trilha sonora do canal?

  • @mjdacf
    @mjdacf8 ай бұрын

    Perfeito! 👌

  • @anibalfernando3027
    @anibalfernando30278 ай бұрын

    Esse tipo de historia..nòs aprendiamos na Escola Primària nos anos 60S...E habia exames..etc eu sempre gostei de historia e por essa razåo eu sei mais da historia Britannica do que muitos Britannicos nacidos aquí mo Reino Unido..

  • @alexandreteitelroit2108
    @alexandreteitelroit21088 ай бұрын

    Bravo! 😊

  • @babsmisterpfashionproject8580
    @babsmisterpfashionproject85807 ай бұрын

    D, Dinis é sem duvida o maior rei de Portugal, visonario e construtor de futuro, sem ele Portugal jamais teria tido a chance de ser grande como foi, aliás, ainda hoje existem feiras que foram instituidas no seu reinado e isso é significativo da gigantesca visão do rei D. Dinis, talvez só perca para D Afonso Henriques, pois foi de fato o que deu origem a Portugal ao se rebelar contra sua mãe, a então rainha de Castela...

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    7 ай бұрын

    Peço perdão pela correção.Dona Teresa era filha de Afonso Vl de Leão e Castela mas era Condessa de Portucale que governou como rainha depois da morte de seu marido,Henrique de Borgonha.

  • @babsmisterpfashionproject8580

    @babsmisterpfashionproject8580

    7 ай бұрын

    @@Belinda8881 Verdade, obrigado pela correção, o que não deixa de dar no mesmo, apesar da subtileza do fato, acabou por ser na mesma o "filho batendo na mãe" que acabou por resultar no reinado de D. Afonso Henriques.

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    7 ай бұрын

    ​@@babsmisterpfashionproject8580Sem problema.

  • @lucasnunes6659
    @lucasnunes66598 ай бұрын

    Faltou Dom Manuel I. Dom João II foi bom rei para o povo, mas trucidou a nobreza, colocou o rrino a beira da guerra civil, era difícil e apavorava até a própria esposa. Dom Manuel conciliou o Reino, foi um bom rei para todas as classes, fez boa política interna e externa. Fez uma filha imperatriz sob o Sol. Reformou os forais e fechou o Índico.

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Ótimo ponto!

  • @anyaforger4096
    @anyaforger40962 ай бұрын

    Amo demais o museu da batalha. É lindo demais❤❤❤❤

  • @arturpires532
    @arturpires5324 ай бұрын

    O meu primeiro trabalho foi num pequeno hotel no local onde segundo os locais era a casa da padeira de Aljubarrota.

  • @leandronunescavalcante7367
    @leandronunescavalcante73678 ай бұрын

    1:24 GLÓRIA A DEUS MERCADO, AO IMPÉRIO LUSITANO E A LUSITANA IGREJA SUPREMA

  • @celimarcaldeira4756
    @celimarcaldeira47568 ай бұрын

  • @josepacheco7364
    @josepacheco73643 ай бұрын

    Como português, orgulhoso da nossa história, concordo plenamente com a escolha dos 5.... podendo eventualmente questionar se a hierarquia...

  • @viriatodeviseu
    @viriatodeviseu8 ай бұрын

    1 - D. Afonso Henriques ( a meu ver, este Rei ocupa todo o pódio) 2 - D. Dinis 3 - D. João I .....(Foi muito ajudado por D. Nuno Alvares Pereira). 4 - D. João II 5 - D. Manuel em vez de D. João IV era melhor falar na sua mulher, Dª. Luísa de Gusmão. (que até era Espanhola) Foi esta que empurrou o marido para a Restauração....estava indeciso e a cuidar do seu pescoço. Foi quando a Rainha lhe disse; Mais vale ser Rainha uma hora que Duquesa toda a vida.

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    Afonso Henriques e Dinis,os melhores entre os melhores.Totalmente de acordo.

  • @marie3587

    @marie3587

    8 ай бұрын

    @viriatodeviseu 1 - D. Afonsa influência das princesas portuguesas que foram para a corte castelhana/espanhola e das princesas espanholas que vieram para Portugal, revelou-se bastante positiva e essas jovens eram muito bem preparadas! merecem ser homenageadas! Entre outras: (entre 1165 e 1816, em Espanha, terão sido 11 as princesas portuguesas que se tornaram rainhas) - Urraca de Portugal (Coimbra, 1148 ou 115 - Valladolid, 121 ou depois) foi uma infanta portuguesa e Rainha de Leão. Tiveram um filho, o infante Afonso, futuro Afonso IX de Leão, nascido em Zamora a 15 de agosto de 1171, coroado rei após a morte do pai, em 1188. Foi o último rei de Leão antes da unificação com Castela, que se daria pouco após a sua morte. - Constança de Portugal (3 de janeiro de 1290 - 18 de novembro de 1313) foi uma princesa portuguesa, a filha primogénita de Dinis I de Portugal e da Rainha Santa Isabel. Tornou-se rainha de Castela pelo seu casamento com o rei Fernando IV de Leão e Castela, em 1302, como forma de selar definitivamente a Paz de Alcanizes assinada cinco anos antes. A Rainha Constança faleceu em Sahagún com apenas 23 anos, foi mãe de Afonso XI de Castela (1311-1350) - Maria de Portugal (1313- Évora, 18 de janeiro de 1357), a «Formosíssima Maria» a que se refere Luís de Camões em Os Lusíadas, filha do rei D. Afonso IV, e de sua mulher a rainha D. Beatriz. Foi rainha de Castela por ter casado em 26 de março de 1328 com o rei Afonso XI, filho de Fernando IV e da princesa de Portugal D. Constança... "Foram as forças portuguesas enviadas a essa guerra, a pedido de D. Maria, que muito contribuíram para a vitória da batalha do Salado, realizada rio dia 29 de outubro de 1310, em que os mouros ficaram completamente derrotados. Parece que desde então, Afonso XI começou a tratar melhor sua mulher, e se não rompeu abertamente com D. Leonor, soube, contudo, respeitar melhor as conveniências." - D. Beatriz de Portugal (ou D. Brites de Portugal, Coimbra, Fevereiro de 1373 - Toro, após Junho de 1412 ou entre 1419 e 1420), que veio a ser rainha consorte de Castela, foi filha do Rei D. Fernando I de Portugal e de sua mulher, a rainha D. Leonor Teles. de Espanha vieram - Urraca de Castela ou Urraca Afonso de Castela (1186 - 2 de novembro de 1220) foi uma infanta de Castela e, de 1211 até à sua morte, rainha consorte de Portugal por casamento com o rei D. Afonso II de Portugal. - Beatriz de Castela (Toro, 8 de março de 1293 - Lisboa, 25 de outubro de 1359) foi uma infanta do Reino de Castela e Leão e rainha de Portugal entre 1325 e 1357. Em 12 de setembro de 1309 casou-se com o herdeiro do trono português, o qual ascendeu ao poder em 1325 como D. Afonso IV (sétimo rei de Portugal) ....

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    @@marie3587 Sim, muitas ligações entre Portugal, Leão e Castela durante aquela época através de casamentos. A dinastia de Borgonha é a minha favorita, pois a fundação do Reino de Portugal e a Reconquista Portuguesa, são temas fascinantes para pesquisa.

  • @marie3587

    @marie3587

    7 ай бұрын

    ​@@Belinda8881 ​ Se vamos ver a ação de D. Afonso Henriques, compreendemos que foi o rei que transformou o condado portucalense num novo modelo de estado moderno, sem partilhas entre os filhos herdeiros ou seja só um filho é que passou a herdar o reino as partilhas de heranças que existiam nos reinos e condados cristãos no processo da reconquista enfraqueciam esses reinos e davam origem a subdivisões, sujeições e complicados sistemas de vassalagem do tempo medieval D. Afonso Henriques lutou contra tudo isso que continuou por algum tempo nos outros reinos da península ibérica Ele aumentou o território do condado portucalense que abrangia o condado de Coimbra e reconquistou novos territórios aos mouros tendo obtido Lisboa com a ajuda dos cruzados

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    7 ай бұрын

    ​@@marie3587gostei muito da sua análise.Muito assertiva.

  • @luizgonzagapinto4609
    @luizgonzagapinto46098 ай бұрын

    Parabéns e obrigado.

  • @galegokirito2900
    @galegokirito29008 ай бұрын

    Boa tarde! Quando você começa a falar de Diniz, toca uma música de fundo. Qual o nome dessa música? Por favor!

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    No.4- piano journey- Esther Abrami

  • @galegokirito2900

    @galegokirito2900

    8 ай бұрын

    @@historiaiberica muitíssimo obrigado! Obrigado no sentido real português.

  • @adelinosouza9742
    @adelinosouza97423 ай бұрын

    A família da minha mãe e de descendência portuguesa. Afonso era o nome de um avô meu. Só não sei se era bisavô ou treta avó. Com o sobrenome Almeida e oliveira fica até fácil achar o começo de tudo. Rsrsrs

  • @ALEIJADINHOPATRIOTA
    @ALEIJADINHOPATRIOTAАй бұрын

    O Dom Manuel, o venturoso, esse tem que ser reconhecido também. O rei esteve presente no momento das grandes viagens marítimas e descobrimentos, e ele ainda deixou o seu "estilo arquitetônico" MANUELINO. Esse hoje pequeno Portugal já foi grande um dia. Mas a tragédia da história portuguesa foi quando o governo português assinou o TRATADO DE METHUEN em 1703 com os ingleses. Dali em diante Portugal só se ferrou com a Inglaterra e as colônias portuguesas também.

  • @thiago7975
    @thiago79758 ай бұрын

    Muito bom

  • @ginasilva1862
    @ginasilva18628 ай бұрын

    Todos os Reis de Portugal foram importantes. Num ou noutro plano. E nunca esquecer as duas rainhas regentes: D. Maria I e D. Maria II. Contudo, tenho especial admiração por D. Filipa de Lencastre, (esposa de D. João I - mestre de Avis): "Que enigma havia em teu seio Que só génios concebia? Que arcanjo teus sonhos veio Velar, maternos, um dia? Volve a nós teu rosto sério. Princesa do Santo Gral, Humano ventre do Império, Madrinha de Portugal!".... Fernando Pessoa

  • @alvorecerdourado6490
    @alvorecerdourado64908 ай бұрын

    Acho que o Rei Manuel I deveria está nessa lista, pois foi no reinado dele que comecou a Era Manuelina no mundo tanto na cultura, literatura e artes nos países no mundo onde havia colonias lusitanas!

  • @angelaviegas3672

    @angelaviegas3672

    7 ай бұрын

    ​ @alvorecerdourado6490 Como deixei acima referente a D. Manuel I (Alcochete, 31 de maio de 1469 - Lisboa, 13 de dezembro de 1521, vítima da peste) rei de Portugal a partir de 1495 até à sua morte um dos protagonistas do Renascimento segundo publicação da National Geographic "foi o primeiro rei do mundo a ter homens às suas ordens em quatro continentes e três oceanos... Dom Manuel I legou-nos um património extraordinário devido à construção intensa que promoveu por todo o reino e territórios ultramarinos. Essas iniciativas levaram mesmo a que o seu nome fosse associado mais tarde a um estilo de matriz tardo-gótica, o manuelino, ...."

  • @fernandaoliveira2895
    @fernandaoliveira2895Ай бұрын

    Concordo com a lista com a única observação de que a minha só tinha 4 reis e D. João IV não constava nela. Na verdade, sei muito pouco da dinastia de Bragança... Deus o abençoe. 💒

  • @Ljato2000
    @Ljato20008 ай бұрын

    Eu ouvi dizer que a decisão de Dom Dinis pra dar refúgio aos templários em Portugal também se deu pelo fato de ele ter um pézinho na Heresia Catara, isso é verídico?

  • @cristinasousa7669

    @cristinasousa7669

    8 ай бұрын

    Existem teorias que apontam para isso, visto a família real de Aragão , família de sua esposa, ter um histórico de conflitos com o papado. ( Por exemplo, o avô de Isabel, Manfredo da Sicília morreu a lutar con tra os exércitos do papa.) Dom Dinis, que herdou um reino excomungado , procurou não hostilizar o papa, mas também não se lhe submeteu. Acolheu as ideias e orientações espirituais que sua esposa trouxe de Aragão, influenciadas principalmente pelo médico e filósofo , Arnaldo de Vilanova e por Francisco de Assis.Mais tarde, tal como seu cunhado Jaime , não perseguiu os templários e refundou a ordem em Portugal com o nome de ordem de Cristo. Como se pode verificar, Dom Dinis era respeitado pelo papa, pois o sumo pontífice enviou-lhe um pedido para actuar como juiz árbitro em alguns conflitos entre os reinos ibéricos o que demosntra o prestígio que Dom Dinis gozava. Se o papa considerasse que o rei teria um´pezinho na heresia,nunca lhe teria feito tal pedido. ( fonte: Crónica de Dom Dinis de Duarte Nunes Leão de 1677)

  • @marceloeuclides57
    @marceloeuclides575 ай бұрын

    Poderia fazer um video sobre o fim da Monarquia portuguesa e se possível um outro vídeo destacando os 5 maiores reis da Espanha e os 5 piores .

  • @diegotrajano599
    @diegotrajano5995 ай бұрын

    O D.Dinis foi o melhor,pois ele fez o meu Fluzão ganhar a Liberta!😂🇭🇺

  • @mariasousagalito4240
    @mariasousagalito4240Ай бұрын

    Muito bem

  • @eduardocarcelenmachado5450
    @eduardocarcelenmachado5450Ай бұрын

    Dom Manuel I deveria estar na lista!

  • @josejose1625
    @josejose16254 ай бұрын

    Faz um vídeo sobre os melhores reis da Espanha.

  • @Rocley
    @Rocley4 ай бұрын

    É difícil dizer quem foi o 1º , 2º ou 3º... estão bem escolhidos, se bem que o meu preferido é D João II, mas qualquer deles teve um peso enorme na história de Portugal.

  • @heitorfontenele2041
    @heitorfontenele20418 ай бұрын

    🦊🦊🦊🦊🦊🦊🇮🇹🇧🇷🇨🇵🇪🇦🇷🇴🇵🇹 os nossos bons países e reinos latinos

  • @heitorfontenele2041
    @heitorfontenele20418 ай бұрын

    Caro amigo você poderia fazer um vídeo falando sobre os países quiser alugar em coma como dos vândalos e do Fiesta eu gosto tabela dos Francos

  • @amilcarferreira8282
    @amilcarferreira8282Ай бұрын

    Don Dinis. É de facto o grande rei português o maior. Aquele que defeni para sempre a nação portuguesa .

  • @ATINO.
    @ATINO.8 ай бұрын

    🇵🇹🙂👍

  • @tikazmirosantos9673
    @tikazmirosantos96738 ай бұрын

    Acoisa que mais me deixa triste é que tudo isto é comentado por brasileiros.

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Não vou negar que fiquei surpreso ao descobrir que em todo o KZread não tinha um vídeo sequer sobre isso até agora.

  • @jorgefrbelo254
    @jorgefrbelo2548 ай бұрын

    Dom Dinis em primeiro lugar.

  • @jorgefrbelo254
    @jorgefrbelo2548 ай бұрын

    Está bem escrito, mas voltaste a dizer "o pinhal DA Leiria". DE Leiria. Por curiosidade, também dizes "as avenidas DA São Paulo"?

  • @isabelrodrigues8537
    @isabelrodrigues85378 ай бұрын

    Monarquistas? Ou Monárquicos?

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    Em minha opinião ,será " natural", que depois de 200 anos de afastamento e autonomia para cada país, surjam vocábulos diferentes para o mesmo conceito. Entende-se perfeitamente.

  • @alantabordaalves2299

    @alantabordaalves2299

    8 ай бұрын

    Os dois estão corretos.

  • @os.piratassantos483
    @os.piratassantos4837 ай бұрын

    D. João sexto.

  • @user-fh6ri5xb1r
    @user-fh6ri5xb1r3 ай бұрын

    Falta sem dúvida D. Manuel 1e a rainha D. Leonor sua irmã a quem se devem a grandiosidade da maior parte dos monumentos portugueses. A imprensa em Portugal. A Santa Casa da Misericórdia. As termas etc.

  • @joserolho8857
    @joserolho885723 күн бұрын

    Na minha opinião D. João II foi um Rei genial, o maior de todos a seguir a D. Afonso Henriques, confrontou-se com os Reis Católicos na luta pela posse dos mares, criou o personagem Cristóvão Colombo, fidalgo português, para distrair e desviar os Castelhanos do caminho marítimo para a Índia. Sofreu traições de dentro da própria família, que não lhe perdoou ter morto o cunhado. Infelizmente nessa luta em defesa da prosperidade do país, acabou provalmente assassinado ou a nando dos Reis de Castela, ou a mando da Rainha Velha, sua sogra D. Beatriz, , ou quiçá da própria Rainha D. Leonor. Os mais estudiosos na matéria, poderão dizer algo mais sobre o assunto. Sofreu com a perda do seu filho e herdeiro , talvez morto devido à já referida guerra de atrito com os Castelhanos, pois é difícil acreditar na tese de acidente . Este homem, morre ainda novo, com tanto ainda por realizar, envenenado provavelmente, enfrenta imensas adversidades, mas deixou Portugal numa posição invejável na cena politica obérica e intetnacional.

  • @gilbertofernandesdasilva5698
    @gilbertofernandesdasilva56987 ай бұрын

    Deus Salve Portugal

  • @Augustus750
    @Augustus7508 ай бұрын

    Porque alguns monarquistas desprezam os bragança? á exemplo dos sebastianistas e alguns apoiadores do reino unido de portugal brasil e algarves?

  • @Rodrigues-xg3ln

    @Rodrigues-xg3ln

    8 ай бұрын

    Quando o incontestável ganhou a batalha de Aljubarrota antes da batalha ele disse que se ganhasse entregava o trono á dinastia anterior, e não o fez e se fez rei. Conforme um historiador alguns anos veio mostrar na TV, Don Sebastião não morreu em Alcácer quibir, é mentira o que contam na nossa história de Portugal, e existem provas das cartas escritas e visitas feitas pelos vários nobres de Portugal a Génova onde o rei foi preso pelo Vaticano em complô com o rei espanhol.

  • @Augustus750

    @Augustus750

    8 ай бұрын

    @@Rodrigues-xg3ln Batalha de Aljubarrota? Aquela batalha marcou o início da dinastia de avis e que provas tem de que D.João I teria dito que entregaria o trono aos Borgonha? E outra, Dom Sebastião Morreu Sim em Alcácer-Quibir o suposto homem que afirmava ser dom sebastião é falso.

  • @Rodrigues-xg3ln

    @Rodrigues-xg3ln

    8 ай бұрын

    @@Augustus750 sim , batalha de Aljubarrota. Provas?? Está a gozar?? Se calhar estão no meu bolço não!!!?? Assim ficou a história entre o povo que ele disse uma coisa antes da batalha e fez outra a seguir. Agora acredite quem quiser. Sobre a "outra" don Sebastião não morreu em Alcácer quibir. Morreu exilado num convento em Génova pelo Vaticano. O historiador foi bem explícito , não existe vontade política absolutamente nenhuma para mostrar os diversas provas. Mas é assim, passados tantos séculos quem quer saber??!!

  • @Belinda8881

    @Belinda8881

    8 ай бұрын

    @@Rodrigues-xg3ln A história é escrita pelos vencedores. Haverá certamente muitos documentos e verdades que foram sonegadas. Em Portugal temos o provérbio " A voz do povo é a voz de Deus."Portanto para bom entendedor....

  • @Rodrigues-xg3ln

    @Rodrigues-xg3ln

    8 ай бұрын

    @@Belinda8881 meia palavra basta.😉

  • @AntonioJorge-cg5bx
    @AntonioJorge-cg5bx7 ай бұрын

    D.João I está a mais; quem mexeu os cordelinhos à época foi Nuno Álvares Pereira. Mesmo em batalha não foi um grande guerreiro; foi Martin Gonçalves de Maçada que lhe salvou a vida em Aljubarrota ! É a minha opinião ! O melhor Rei português para mim foi D.Afonso Henriques, incontornável, depois D.João II, D.João IV, D.Dinis; em 5.º lugar há vários !

  • @carlosaugustosiqueirademen134
    @carlosaugustosiqueirademen1347 ай бұрын

    Minha arvore Genealógica me interliga geneticamente a estes personagens da historia Ibérica e Brazil e me sinto feliz em saber que meu sobrenome que compões outro tantos personagens aristocrata dessa Historia; esta na maior obra epopeica dessa narrativa pelo maior escritor da língua portuguesa em sua obra os Lusíadas.

  • @brunoalbano616
    @brunoalbano6167 ай бұрын

    Logo, todos os descendentes da Casa de Braganca no Brasil, como os primos portugueses, sao descendentes directos de Afonso Henriques, Hugo Capet, Afonso o Sabio, dos Reis Asturianos e Carlos Magno.

  • @usinabezerra2120
    @usinabezerra21207 ай бұрын

    D. João VI , também, foi grande.

  • @leandronunescavalcante7367
    @leandronunescavalcante73678 ай бұрын

    5:02 UMA CHUVA DE SANGUE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @vitormanueldasilvamatos7896
    @vitormanueldasilvamatos78968 ай бұрын

    Meu caro considero , globalmente falando , que o seu trabalhon tem muito mérito . Contudo , entendo que D. João II , deveria estar colocado em 1º Ligar !!!! ... Foi um rei extraordinário , com uma visão política , militar e estratégica da governação , muito além dos restantes reis ! tivessemos tido mais reis como ele e Portugal teria sido uma potência militar na verdadeira acepção da palavra . Há muita ignorância e desconhecimento sobre o verdadeiro papel que Colombo teva ao serviço de Portugal . A partir daqui podíamos ter uma conversa interessante mas , ao mesmo tempo , dando lugar a muita controvérsia . Por exemplo , aquela história ridícula que Colombo era um genovês , do campo , ignorante e , mais tarde se casára com uma nobre portuguesa !!!!! ... Meu Deus , santa ignorância !!,,,, aquele plebeus , pobre e ignorante , se tivesse a triste ideia de a pedir em casamento ,... ele não durava dois dias . Enfim , meu caro haveria muito mais para dizer , mas este não é o espaço ideal par o fazer . Outro pormenor muito importante : A data de 1500 , ano da descoberta do Brasil é falsa , porque é uma data política !!!!... Portugal já tinha conhecimento da existência do Basi há mais de 80 anos !!!!... fico por aqui . Cumprimentos .

  • @historiaiberica

    @historiaiberica

    8 ай бұрын

    Sim! Inclusive vamos fazer um vídeo sobre essa teoria de Colombo português no futuro aqui no canal!

  • @vitormanueldasilvamatos7896

    @vitormanueldasilvamatos7896

    8 ай бұрын

    @@historiaiberica Posso dar uma pista ? ... aqui vai : Título do livro : " PORTUGAL e o Segredo de Colombo . Conspiração secreta que enganou os reis católicos e fez de PORTUGAL o primeiro Império Mundial . Autor : Prof. Manuel da Siva Rosa . Vive actualmente nos USA , `data de 2019 . Recebeu diversos prémios e condecorações , entre eles o Boston Globe Art Merit Award ( 1976 ) . O Lockheed Martin Lightning Award ( 2002) entre outros . Cumprimentos .

  • @rattfink99
    @rattfink996 ай бұрын

    Para mim D. João I foi o melhor rei de Portugal. Pouca gente dá o devido respeito à crise de 1383-1385, pois essa crise dinástica não se resume apenas à Batalha de Aljubarrota. Foi o momento mais próximo que Portugal esteve de perder a independência, talvez mais do que a "União" Ibérica, pois D. Juan de Castela não tinha qualquer intenção de criar uma união dinástica, e sim de anexar território. É, na minha opinião, o ponto alto e mais interessante da história de Portugal, muito mais do que qualquer ponto dos Descobrimentos, quer seja o Tratado de Tordesilhas, Chegada à Índia ou ao Brasil, etc.

  • @danielsevero32
    @danielsevero327 ай бұрын

    Todos grandes reis!

  • @geraldoaugustofernandes4782
    @geraldoaugustofernandes47822 ай бұрын

    Também fico com d. Dinis em 1o

  • @reinodoshyspyelc.a.m.e.d.c219
    @reinodoshyspyelc.a.m.e.d.c2198 ай бұрын

    Pra mim João Sexto deveria estar na lista

  • @kamel5272
    @kamel527215 күн бұрын

    A afirmação de que D. João IV teria composto Adeste Fideles não tem fundamento, de resto, ótimo vídeo!

  • @humbertoventura1344
    @humbertoventura13443 ай бұрын

    Aonde esta El Rei D Manuel? Sem duvida devia de estar ai.

  • @josecarapinha3818
    @josecarapinha38188 ай бұрын

    Quem foi o 18 Rei de Portugal?

  • @carlapaiva7289
    @carlapaiva72892 күн бұрын

    🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹

  • @Joettinger69
    @Joettinger6911 күн бұрын

    😚😚😚😚😚😚

  • @lhama1187
    @lhama11876 ай бұрын

    👇👇

  • @Devil-vr1mw
    @Devil-vr1mw6 ай бұрын

    E o Don Manuel o Venturoso

  • @werneroliveira6712
    @werneroliveira67122 ай бұрын

    Faltou o Rei D. Sebastião que virou lenda

  • @angelotricolor2363
    @angelotricolor23638 ай бұрын

    Viva Dom Manuel I

  • @vayres7512
    @vayres7512Ай бұрын

    Afonso Henriques 1112- 1143? What?

  • @joemoura7765
    @joemoura77652 ай бұрын

    TEMPLARIOS estavos em Portugal

  • @tiojp8608
    @tiojp86088 ай бұрын

    D PEDRO l o Justiceiro