Origem SECRETA do KARATÊ

Ойын-сауық

Não... não me refiro à influência CHINESA, e sim à política, apropriação cultural, espírito nacionalista e ocultação de suas VERDADEIRAS raízes!
Patrocinado por:
MICROCERTO! Computadores seminovos COM garantia e em 12X!
www.microcerto.com.br/?ref=25...

Пікірлер: 1 100

  • @murilocaruy
    @murilocaruy3 жыл бұрын

    Tem um professor influente no Reino Unido que disse num vídeo: quando treinamos karate, estamos na verdade treinando a interpretação inglesa de uma versão japonesa de uma versão okinawana de uma arte marcial chinesa.

  • @TheClebersanches

    @TheClebersanches

    3 жыл бұрын

    Aprendi Shoryn-ryu do mestre Shinzato. Mais próximo da raiz.

  • @Carlos-st7ud

    @Carlos-st7ud

    3 жыл бұрын

    @canal do marcão Caramba, nas escolas de Taekwondo, ensinam que a arte tem 2000 anos 😂

  • @globalworldidiomas4074

    @globalworldidiomas4074

    3 жыл бұрын

    @@Carlos-st7ud O taekowndo tem origem do karatê shotokan kkkkkkkkk

  • @ZIEGIEFRIED

    @ZIEGIEFRIED

    3 жыл бұрын

    foi o Iain Abernethy que voce viu dizendo isso?

  • @murilocaruy

    @murilocaruy

    3 жыл бұрын

    @@ZIEGIEFRIED Isso

  • @cariocagoldteam3389
    @cariocagoldteam33893 жыл бұрын

    É olha aí oh, o Japão deu o "jeitinho brasileiro" dele kkkk

  • @brunojose9988

    @brunojose9988

    3 жыл бұрын

    É verdade kkkk

  • @jonathansantos5015

    @jonathansantos5015

    3 жыл бұрын

    Se todo mundo pode saber a história, int ela n é secreta.

  • @goderth

    @goderth

    3 жыл бұрын

    Jeitinho japonês Kkķkkk

  • @roseliericardosiqueira8134

    @roseliericardosiqueira8134

    3 жыл бұрын

    Se ela é secreta! Pq falar pra todo mundo! kkkkk 🤔🤔

  • @sergioluisflorianobarbosa7113

    @sergioluisflorianobarbosa7113

    3 жыл бұрын

    Isso mesmo karatê é kung fu

  • @jlangelo1293
    @jlangelo12933 жыл бұрын

    "O negócio é cair no treino e deixar essas historinhas e contos de superioridade beeeem distantes dos nossos corações." Oss!

  • @marcelostephani6484
    @marcelostephani64843 жыл бұрын

    Para quem estuda o Karatê essas histórias já estão nos livros, como exemplo é o próprio Funakoshi falar que ele nunca criou o estilo Shotokan.

  • @hudnascimento

    @hudnascimento

    3 жыл бұрын

    pensei o mesmo, não tem nada de secreto nisso. É só ler o livro "meu modo de vida" que tá lá tudo explicado. Realmente é desesperador o comportamento de seitas que praticam e nunca se interessaram em ler um pouco.

  • @proaze512

    @proaze512

    3 жыл бұрын

    Ele não criou né ele aperfeiçoou para um determinado foco que era educação. Ele era professor de poesia e através dele e de sua amizade com jygoro kano que o shotokan passou a ser ensinado nas escolas. Karatê é disciplina, e disciplina é bom, oque não presta são os políticos e governantes né.

  • @AlexEinherjar

    @AlexEinherjar

    3 жыл бұрын

    Então contem essa informação para quem não estuda e acredita nos contos de fada.

  • @celsobarbierijr4457

    @celsobarbierijr4457

    3 жыл бұрын

    @Anônimo Karate-Do meu modo de vida

  • @olavomedeiros9811

    @olavomedeiros9811

    3 жыл бұрын

    Ola. Gostei de seu comentário. Vc poderia citar-me alguns desses livros?

  • @juliocesarmachdogomes176
    @juliocesarmachdogomes1763 жыл бұрын

    Okinawa era uma ilha portuaria de piratas, comércio e pescadores . Pela posição geográfica,ocupação e miscigenação dos moradores da região, o tom de pele dos habitantes é mais escuro, contrastando com as características físicas dos habitantes do Norte( funcionarios administradores da anexação) Eram vistos como cidadãos de 2° classe. A pele clara é vista como símbolo de nobreza, contrastando com o camponês e pescador, que pela exposição diária ao sol, eram mais "morenos". Por isso o uso da maquiagem á base de "pó de arroz", era tão difundida nas classes emergentes, gueixas, etc. Vide a representação no teatro Kabuki.

  • @fabiovitoria2847

    @fabiovitoria2847

    3 жыл бұрын

    E ainda hje o uso de chapéus e máscaras nas ruas por parte das mulheres japonesa é sinal de zelo. Pois qto mais clara a pele mais linda é a moça pelos padrões japoneses de beleza.

  • @juliocesarmachdogomes176

    @juliocesarmachdogomes176

    3 жыл бұрын

    @@fabiovitoria2847 , realmente. Bem observado.

  • @efrkungfu

    @efrkungfu

    3 жыл бұрын

    Tive um "mind blow" agora.

  • @fagnerbehencke3995
    @fagnerbehencke39953 жыл бұрын

    **Alerta de textão** Bom, a primeira arte marcial que eu treinei foi o karate, mas na verdade não era uma arte marcial, o que eu tava praticando era um esporte. (Meu professor sempre deixou clraro isso) peguei a faixa preta sem nunca ter treinando calejamento. E no auje da minha arrogância eu me achava imbatível. Tudo mudou quando adicionei Jiu Jitsu e Muay Thai aos meus treinamentos. Hoje eu ensino karate de camiseta e bermuda hehe mas vou além, hoje o karate que eu ensino tem socos e chutes em manopla do Muay Thai e defesa de quedas do Jiu Jitsu. Eu poderia até dar um nome para o meu método, afinal, dou aulas na garagem da minha casa, mas se eu chegar em uma academia oferecendo os meu serviços com um método novo ninguém vai dar valor, mas usando o nome karate e usando kimono hehe a coisa é diferente. Esse texto foi mais um desabafo. Obrigado pelo vídeo, não tem nada aí que eu já não soubesse mas tu apresentou de uma forma fácil e ilustrativa. Parabéns, vídeo excelente!

  • @caiocesarsilva9027

    @caiocesarsilva9027

    3 жыл бұрын

    Sou do Rio tu da aula aonde amigo.Concordo acho que o método de ensino do karate precisa ser revisado. Os senseis só ensinam a arte esportiva pq o esporte vende mais

  • @edsonjunior5756

    @edsonjunior5756

    3 жыл бұрын

    E ai mano, parabéns pela iniciativa de sair da caixa, infelizmente tem muita gente achando a cultura mais interessante que apratica eficaz de uma arte marcial, e também muitos acham que esporte e arte marcial são a mesma coisa mais não é bem assim. Estou estudando artes marciais porque um dia serei instrutor e penso muito parecido com você. Abraços 🙏👊💪

  • @igorgomes5006

    @igorgomes5006

    3 жыл бұрын

    Entendo,fiz a mesma coisa

  • @gabrielowan7554

    @gabrielowan7554

    3 жыл бұрын

    Pior que é verdade, pior é quando você tenta adicionar isso no karatê e os karatecas não te respeitam pq dizem que "não precisa disso" kkk

  • @fagnerbehencke3995

    @fagnerbehencke3995

    3 жыл бұрын

    @@caiocesarsilva9027 sou do Rio Grande do Sul.

  • @mathauscamelattokruger8837
    @mathauscamelattokruger88373 жыл бұрын

    Inclusive a própria ideia de samurai também é uma construção relativamente recente e romantizada. Sim, existiram classes de guerreiros como em todos povos, porém essa ideia de guerreiro sereno que segue um código moral é em grande parte uma romantização. O famoso Bushido é baseado em um livro feito para ocidentais que posteriormente foi adotado pelos japoneses, provavelmente em virtude de ter dado uma outra visão dos japoneses para o mundo, porque esse Japão que conhecemos hoje, como todo país, não é o mesmo de ontem, japoneses são (ou eram) conhecidos por suas atrocidades em guerras que foram ainda piores do que conhecemos sobre os nazistas. Graças a ideias como samurai, bushido, cultura kawaii etc essa visão e, até mesmo os japoneses, mudaram. Não critico esta posição de tentar de certa forma criar ou recriar uma identidade, porém me pergunto o que de fato é o Japão ou japonês. De certa forma nada disso existe, povos são feitos de várias pessoas com suas diferenças e ao longo do tempo tudo muda, o japonês guerreiro, "capitão do mato", genocida, torturador de ontem, não é o mesmo mangaka de hoje (estereotipando), assim como nós não somos nosso passado. Temos que parar de buscar identidades construídas para nos apoiarmos e desenvolvermos e vivermos nossos próprios valores. Talvez eles se assemelhem a valores atribuídos aos samurais, aos karatekas, estoicos, etc, porém de nada importa a quem foram atribuídos, se não forem atribuíveis a você mesmo de acordo com suas atitudes.

  • @TheAllanRosario

    @TheAllanRosario

    3 жыл бұрын

    Uma coisa eu sei sobre japoneses: são orgulhosos de doer. Tive convivência, e sei bem como são. Mas, ninguém é perfeito.

  • @andersonantunes1992

    @andersonantunes1992

    3 жыл бұрын

    A galera trata os samurais como se eles fossem grandes heróis, mas a maioria eram assassinos que abusavam da autoridade, igual os policiais corruptos de hoje em dia

  • @elinaldojoaquim7178

    @elinaldojoaquim7178

    3 жыл бұрын

    Samurai,Suicidas loucos... Isso é honra !?..Não sabem perder!

  • @marcosjose6441

    @marcosjose6441

    3 жыл бұрын

    Boshido é um livro que feito baseado em um livro feito para ocidentais??????? Me diz que livro foi esse.

  • @marcosjose6441

    @marcosjose6441

    3 жыл бұрын

    @@elinaldojoaquim7178 , samurais que reconstruíam o Japão.

  • @givaldoalvesmartinsjunior8240
    @givaldoalvesmartinsjunior82403 жыл бұрын

    Sobre as "faixas coloridas", é preciso deixar algo esclarecido: Jigoro Kano, na verdade, não criou as faixas coloridas. Ele primeiro criou o título de Shodan, que equivale ao 1° Dan hoje em dia, e depois duas faixas: a branca, para os iniciantes, e a preta, para os de nível avançado. Antes de morrer, com o desenvolvimento do Judô, e vendo que seus aluno mais antigos já estavam em um nível bem avançado na prática do Judô, ele sentiu a necessidade de criar outra faixa para definir os níveis mais avançados do Judô: a faixa coral. As faixas coloridas, no Judô chamadas de Kyu, foram criadas por Mikonosuke Kawaishi, em 1935, quando ele lecionou Judô em Paris. Ele percebeu que, diferente do oriental, o ocidental precisava de mais "estímulos" para conseguir prosseguir praticando algo, e o sistema de graduações periódicas seria a melhor saída para que os praticantes continuassem no Judô, e ao mesmo tempo para padronizar técnicas de forma didática (uma criança, ou iniciante, não poderia iniciar as práticas no Judô treinando o Kata Guruma, por exemplo), posteriormente chamadas de Gokyo. A culpa da comercialização das graduações foi culpa do ocidente, tanto é que no Japão alguns Dojo's só utilizam as faixas brancas e pretas, e mesmo os Dojo's que utilizam faixas coloridas, eles não se importam tanto com isso. Foi o ocidental, inclusive, que padronizou, via Federação Internacional de Judô, que para cada competição o atleta deveria ter uma graduação mínima (ex.: mundial sênior, Grand Slam, Grand Prix, Olimpíadas só podem participar a partir do 1°Dan). Quem já leu as obras de Jigoro Kano sabe muito bem que ele abominava a comercialização das artes marciais, seja em competições, seja em graduações. A prova é que o oriental hoje tem uma visão sobre isso completamente diferente do ocidental.

  • @scaphe

    @scaphe

    3 жыл бұрын

    Acho um sistema incrível de gamefication para engajamento do público-alvo. Fantástico!

  • @hamiltonakitaya95

    @hamiltonakitaya95

    3 жыл бұрын

    shodan não "equivale", mas "é". sho (初), significa "início", logo 1º..... depois do SHOdan, vem o NIdan

  • @rafaellealcarvalho6150

    @rafaellealcarvalho6150

    2 жыл бұрын

    Sim. Sim tudo é culpa dos homens brancos ocidentais malvados e opressores ..aff

  • @JAGUARHX
    @JAGUARHX3 жыл бұрын

    Isso tudo é verdade. Já na época do filme ''Karate Kid'', que foi citada na redublagem do amigo, reflete exatamente essa crítica sobre a romantização que fazem da arte marcial: Daniel faz um monte de perguntas ao mestre Miyagi, que responde direto, ''na lata'', e tanto o moleque, quanto muita gente que assiste, se dói! :P - Qual e a faixa do senhor? - Não sei. Não uso faixas. Faixas servem pra amarrar as calças. - O senhor consegue fazer aquilo? Quebrar um tronco de madeira? - Sei lá. Nunca fui atacado por árvore. - Quais são as regras do campeonato? - Sei lá. Nunca participei de nenhum. - Mas, o senhor não fazia Karate? - Karate para a vida. Não por pontos. Pena que o Daniel só foi se tocar do que o Miyagi queria dizer no seriado ''Cobra Kai''. :P As pessoas querendo discutir se a coreografia das lutas é do nível ''profissional''', mas ninguém se toca que ''Karate Kid - Cobra Kai'' é sobre filosofia de vida e prática. O karate é só pano de fundo.

  • @FabioFraietta
    @FabioFraietta3 жыл бұрын

    Não sei se alguém já falou sobre, mas há alguns detalhes: Okinawa, o antigo reino de Ryukyu, tem idioma próprio, o uchinaguchi, que também usa o hanzi chinês para a escrita, apesar da pronuncia diferente. Além de, apesar do domínio japonês, em muitos aspectos Okinawa estar mais próximo da China que do Japão. Lá o Karate era de fato chamado de "Todê", com os ideogramas 唐手. Só que esses ideogramas em nihongo, o idioma japonês, são lidos "karatê"! O que aconteceu foi a mudança do kanji 唐, que significa "chinês", para o ideograma 空, que significa vazio, vácuo ou até mesmo céu, ficando então 空手 a escrita do Karate atual. De fato a principal motivação para a mudança de nomes foi a xenofobia japonesa, e isso é algo amplamente sabido pelos praticantes que se aprofundam na história da arte, mas há também a questão linguística: houve a tentativa de mudar nomes para que esses fossem conhecidos no idioma japonês, e nem mesmo todos os estilos adotaram as mudanças. O estilo mais "niponizado" acabou sendo o Shotokan, cujo fundador Funakoshi Gichin foi morar em Tokio para disseminar a arte, de modo que a maioria dos kata do estilo tem nomes japoneses. Por exemplo, a série de kata Heian, que vai do 1 ao 5, tem como escrita em kanji os ideogramas 平安, mas em outros estilos ainda são lidos como Pinan, que é a pronúncia chinesa! Como mencionei acima, hoje em dia essa apropriação cultural é conhecida e levada em consideração, inclusive a influência das artes marciais chinesas no Karate. Oss!

  • @kyokushinbrucelee
    @kyokushinbrucelee3 жыл бұрын

    Treino Karatê a mais de 30 anos, e após vivenciar tanta politicagem que vi nesses 30 anos acredito piamente no que o Marcos disse..

  • @guerreiromoderno7975
    @guerreiromoderno797510 ай бұрын

    Eu costumava me ligar a estilos, rótulos e métodos, mas hj aprendi que na vdd estilo não passa de rotular uma arte, o que define meu estilo é se vai me servir para o que preciso, como Bruce Lee disse, sem forma

  • @MagnataRap
    @MagnataRap3 жыл бұрын

    Sou praticante de Shotokan e de Sanda. Fui buscar o Sanda porque o Shotokan se voltou demais pro Karatê esportivo na maior parte das academias e eu sentia que ele não me dava base suficiente pra defesa pessoal, embora seja uma arte marcial encantadora e que te proporciona várias virtudes com treino e dedicação.

  • @juniorpontes8727

    @juniorpontes8727

    7 ай бұрын

    Depende como vc treina o seu karatê, é algo individual.

  • @keisonalves4124
    @keisonalves41243 жыл бұрын

    Eu iniciei minha vida nas artes marciais, no karatê, quando ingressei no militarismo não tinha tempo de treinar e sempre treinava de domingo a domingo eu odiava perder um dia de treino. Mas depois de adulto vi que oque eu treinava era um esporte e só me proporcionou medalhas, depois que tive a iniciativa de entrar no mma e só apanhar vi que eu precisava ser marcial e comecei a praticar Jiu Jitsu, o Jiu Jitsu também me proporcionou medalhas mas é bem efetivo e aprimorei meu karatê hoje eu sou efetivo em tudo porque treino arte marcial e não um esporte.

  • @mat34105
    @mat341053 жыл бұрын

    "Você treinaria Mãos chinesa de bermudão e camiseta sem faixa e sem kimono?" pqp fácil demais.

  • @karatezendokan5421
    @karatezendokan54213 жыл бұрын

    Show vc é 10. Hoje é difícil ensinar isso nas academias, alguns gostam do misticismo e estórias criadas. karatê é uma arte difícil de aprender por ter um centro de gravidade diferente das outras. Treinar é o melhor e o que ela proporciona a saúde é o melhor.

  • @daywisonsono2007
    @daywisonsono20073 жыл бұрын

    O mesmo conteúdo que nós, profissionais de educação física, vemos na faculdade aplicado com uma didática superior. Parabéns Marco. Um excelente vídeo.

  • @rhinobridge
    @rhinobridge3 жыл бұрын

    Pra quem sabe inglês vale a pena ver os vídeos de história do Karate do Jesse Enkamp, o Karate Nerd. Embora ele seja karateka desde criança, praticamente tudo que o Marco falou ele já tinha contado também nos vídeos históricos dele. Muito do que é associado ao Karate hoje, como as faixas e inclusive o budô, foram incorporados depois que o Japão tomou a arte pra si e fez dela um patrimônio nacional. Inclusive os praticantes de Okinawa usavam armas brancas, não era só mãos vazias como o Karate de hoje. O Kobudô era a parte de treino de armas. O treino de algumas técnicas mais letais também foram abandonados quando os japoneses absorveram a arte e deram um lado mais esportivo. Tem vídeos do Jesse também viajando pela China conversando com mestres de Kung-fu e mostrando os estilos que deram origem ao Karate de Okinawa.

  • @raphaelcarvalho4691

    @raphaelcarvalho4691

    3 жыл бұрын

    O canal dele é muito bom. Realmente o que ouvi agora já tinha visto no canal dele. O Jesse tem uma sequencia de vídeos muito boa visitando os dojos em Okinawa e agora na China.

  • @rafaelkamada9405

    @rafaelkamada9405

    3 жыл бұрын

    Sim é verdade, mas na verdade, o Karatê, o lado japonês mesmo, não se sabe ao certo quando veio. Pois existem muitas técnicas e estilo de combate do Karatê que eram praticadas pelos tribais japoneses a muito tempo. Mas sim o conjunto marcial da arte e esportivo veio com influência do Kung fu. Minha teoria é de que eles organizaram o estilo de luta deles, e suas técnicas por influência do kung fu (através do Kata) mas desenvolveram com base nas técnicas que já existiam.

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    @@rafaelkamada9405 Okinawa foi fortemente influenciada pela China, basicamente o "karatê original" é uma grande mistura do que já existia em Okinawa e o que veio da China. Procura o vídeo do Jesse Enkamp que lá você vai tirar essas dúvidas. .

  • @napalmluke

    @napalmluke

    3 жыл бұрын

    Esse video, especificamente, tem legendas e título em português!! Pra quem se interessa pela história do Karate (na visão do DO mesmo...), o livro KARATE-DO, MEU MODO DE VIDA escrito pelo Funakoshi (precursor do "estilo" SHOTOKAN) conta essa história logo no início (capítulo: de Mãos Chinesas para Mãos vazias), a preocupação dos divulgadores do Karate de Okinawa para o Japão e sua aceitação pelos japoneses (nomes de kata foram propositalmente mudados, o Shotokan é a prova disso), os "pitacos" de Jigoro Kano para Funakoshi (uniformes de treino e as faixas coloridas no Karate são culpa dele mesmo), e a implantação do DO ao Karate, além de outras coisas....

  • @gabrielsp2710

    @gabrielsp2710

    3 жыл бұрын

    Gosto bastante do canal dele, embora eu seja pessimo em ingles. coloco as legendas com traduçao automatica, fica uma bosta, mas da para entender kkkkkkkkkkk

  • @sathlerphillipe
    @sathlerphillipe2 жыл бұрын

    Rapazzz!!! Sou inscrito novo no seu canal!!! Eu comecei a praticar Karatê quando eu tinha 7 anos, hj tenho 33! Quando iniciei o estilo era Goju-Ryu aí houve uma mudança na federação em minha região e virou Seigokan! Sempre escutei as gloriosas histórias da base do Karatê! Mas realmente eu sempre me questionei quanto a essa forma enlatada que temos das artes!!! Esse sistema de enfeitar e dar títulos, como federações e etc!!! Gostei de mais desse vídeo seu!!! Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @bilaudurato
    @bilaudurato3 жыл бұрын

    Parabéns mais uma vez pela clareza devastadora e a coragem de um verdadeiro guerreiro que não se dobra diante de mentiras.

  • @celsobarbierijr4457
    @celsobarbierijr44573 жыл бұрын

    Como praticante de Karatê (originalmente Shotokan, mas aprendo muito com outros "estilos") fico muito feliz com o vídeo. Recentemente o Jesse Enkamp lançou um vídeo na mesma pegada. Foda é que pra quem minimamente estuda o karatê e lê um pouquinho sobre, isso não é nenhum segredo. Difícil é as pessoas pararem pra ler meia hora sobre a arte marcial que praticam.

  • @girdielbohmer2148
    @girdielbohmer21483 жыл бұрын

    "Se matricula no Cobra Kai e não me enche mais o saco!" - Ahahahaahahahahahah!!!!! Animou meu dia!

  • @ronindosertao7870
    @ronindosertao78703 жыл бұрын

    Exelente referência ao filme karatê kid. O mestre Miage repetiu tudo o que foi dito nesse vídeo o filme inteiro. Enquanto Daniel queria aprender o marketing, seu professor, tentava lhe mostrar o verdadeiro caminho marcial, de forma prática. Com seus exercícios baseados no cotidiano, mostrava a seu aluno, o valor do esforço, da dedicação, do trabalho duro. Moldava assim seu carácter, pra que assim este pudesse ter acesso aos conhecimentos marciais, afinal, não se entrega uma arma a alguém irresponsável e desiquilibrado. Estava tudo ali, de forma lúdica. Marcão vc é fera!

  • @professordaniel.biomovimen706
    @professordaniel.biomovimen7062 жыл бұрын

    Marco é top show...Muito bom!Vero.

  • @luizdefrancaafonsoferreira5799
    @luizdefrancaafonsoferreira57993 жыл бұрын

    Só alguns pontos: Jujutsu é segmentado para curta distância. Inclui armas curtas, strikes, projeções e agarramento. Kenjutsu é segmentado em torno de lâminas médias e grandes. Gendai Budo, que inclui Karatedo, Judo, Aikido e possivelmente Kendo. Utiliza das técnicas dos "jutsus" como meio e não fim. Gendai Budo foca em um desenvolvimento pessoal, técnica é um aspecto secundário. Segundo seus próprios fundadores, Judo é definido como "o caminho do uso eficiente da energia física e mental", qualquer coisa no qual você aplique esse conceito será Judo. Aikido é definido como "o caminho da armonia", qualquer coisa no qual você aplique esse conceito é aikido. Aikido se baseia no aikijujutsu mas incorpora elementos de tudo que Ueshiba praticou, inclusive caligrafia. Karatedo é definido como "o caminho da mão vazia", não é vazio de não ter armas, mas é vazio no sentido amplo, sem "emotion", sem "raiva", "medo" ou mesmo qualquer coisa não espontânea. Perceba que utiliza o caracter "mão" no lugar de "punho", como a tradição chinesa. Essa trás uma conotação mais criadora que destruidora. Qualquer coisa no qual você aplique esse conceito é Karatedo. Karatedo é completamente diferente do que era praticado em Okinawa, e o ponto central dessa diferença é o que distingue arte marcial japonesa das outras, Todome Waza. Esse conceito está presente em praticamente tudo que torna o Japão famoso (com exceção de mangas, ninjas e animes). Infelizmente temos poucos praticantes de Budo.

  • @danielosiris9509
    @danielosiris95093 жыл бұрын

    Karatê hj em dia: primeiro mês, pode vir de moletom, mês q vem, me paga R$ 599 pelo kimono da nossa equipe, faixa branca e toalha pra enxugar o suor, q não pode ser qualquer um, tem q ser o da nossa equipe... e de 6 em 6 meses tem exame de faixa.. mesmo q num for graduar, tem q participar.. custa R$ 399...

  • @kikosonolento

    @kikosonolento

    3 жыл бұрын

    Vixi, caro demais. Melhor eu aprender karatê com Ryu do Street Fighters que sai de graça kkkkkkkkkkkkkkk

  • @marvanbueno818

    @marvanbueno818

    3 жыл бұрын

    Triste realidade

  • @NDJS2001

    @NDJS2001

    3 жыл бұрын

    Ainda bem que o pessoal que eu encontrei não é assim. Mas realmente tem umas federações de karate que metem a faca, quando for assim caia fora.

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    Falando de absurdos, e os pais que para os mesmos não faz diferença se os filhos estiverem vivos ou mortos. Colocam em qualquer arte marcial e querem que o Sensei seja a babá. E quando tomam uma reprimenda dos Senseis e dos responsáveis do local do treino ainda reclamam. E as prefeituras que não ajudam projetos sociais (incluindo de artes marciais), que estão a décadas ajudando a comunidade, levando esporte de qualidade de graça a todos. Ai você tem que ver o seu professor de artes marciais quase surtando por causa dessas porcarias.

  • @proaze512

    @proaze512

    3 жыл бұрын

    Verdade!! Mais ainda existe associações como a minha que não cobra nada, vive de doações de outras instituições e ainda federa atleta grátis de 6 em 6 meses.

  • @rafaelsantos5407
    @rafaelsantos54073 жыл бұрын

    Oss mestre Marcos!!! Sou praticamente de karatê e grande apaixonado pelas artes marciais em geral quando quando praticadas com seriedade e respeito. Sou praticante desde 2012, parei por um tempo por problemas de saúde ou financeiros e confesso que de tudo que estudei nesse tempo nunca ouvi uma opinião tão reveladora e explicativa a respeito do karatê. Acredito que por uma questão de tradição oral, nem mesmo meus mestres tinham esse conhecimento. Obrigado pelos esclarecimentos! Oss!!!

  • @felipevedder7473
    @felipevedder74733 жыл бұрын

    Sempre falo, pratique o que funciona da arte que você treina, seja verdadeiro e dará certo.

  • @gustavorodrigo4428
    @gustavorodrigo44283 жыл бұрын

    "É melhor o Kara-tê do que o Kara-não- tê". Por favor não me bloqueie por essa maravilhosa piada mextre....

  • @karatejka1413

    @karatejka1413

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkkkkk

  • @oamador4967

    @oamador4967

    3 жыл бұрын

    Block

  • @bramirez913

    @bramirez913

    3 жыл бұрын

    Hahaha

  • @patrickaraujosilva

    @patrickaraujosilva

    3 жыл бұрын

    Genial!

  • @Evdanieldesouza

    @Evdanieldesouza

    3 жыл бұрын

    Kk

  • @abpcg
    @abpcg3 жыл бұрын

    Dentro do Karatê existem: 1-) Pessoas que exaltam os japoneses e sua cultura, mas são tipicos brasileiros; 2- Auto-rotulam, mestres, hanshi, blá...blá; 3-Não sabem fazer nada além do básico do kihon tradicional; 4- Não lutam, mas são fodásticos.

  • @samuelberes4426

    @samuelberes4426

    3 жыл бұрын

    Os caras que não lutam são os melhores haha. Quando eu treinava Karatê eu conheci um moleque (isso há 10 anos) e ele expandiu minha mente. Ele se utilizava de todos os conceitos vistos na academia de forma simplista. Ele treinava os golpes e dizia "Da porta pra fora eu só sei soco defesa e chute". Depois desse dia eu dediquei os anos seguintes a simplificar o que aprendi e aplicar de forma eficiente em uma situação real. Nunca me vi em apuros. Talvez algum dia eu abra uma academia de fundo de quintal e repasse isso

  • @paulorezende9947
    @paulorezende9947 Жыл бұрын

    Só praticamente á anos fiz uma pesquisa e descobri que até hoje o karatê dessa região procurar se manter o mais puro possível obg pelo conteúdo

  • @SilazK
    @SilazK2 жыл бұрын

    Bodhidarma, o príncipe guerreiro com pinta de mendigo, certamente esteve envolvido na "santificação" dessa arte marcial. Marcão, sempre destruindo o imaginário das jujubinhas! Continue assim!

  • @samuelsouza4867
    @samuelsouza4867 Жыл бұрын

    é impressionante como o Japão é honrado não é mesmo ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @EmmanuelSA1978
    @EmmanuelSA19783 жыл бұрын

    "Oh moleque Nutella, só falta querer aula on-line!" Kkkk, boa..Pra mim a maior (e única) decepção com o karatê foi saber que o Pat Morita era da Califórnia e não de Okinahua e tb que não sabia nada de karatê.

  • @victorribeiro2431

    @victorribeiro2431

    3 жыл бұрын

    Mas o Noriuki Morita era um excelente comediante. Isso casou muito com a personalidade do Myagi no filme

  • @gu9995

    @gu9995

    3 жыл бұрын

    kkkk verdade! Mas o dublê dele era um mestre de Okinawa, Fumio Demura era um grande mestre de Karatê.

  • @joaoguilhermebastos519

    @joaoguilhermebastos519

    3 жыл бұрын

    Impossível ele não saber nada cara. Ele podia não ter título ou faixas mas algo tinha ali

  • @EmmanuelSA1978

    @EmmanuelSA1978

    3 жыл бұрын

    @canal do marcão Exatamente. Tinha apenas um bom coreógrafo e um bom dublê. Se eu partir da premissa do que se vê nos filmes, o Kiano Reeves é melhor que o Marco no Kung fu.

  • @pantchorenato

    @pantchorenato

    3 жыл бұрын

    Eu fiquei chateado quando descobri isso também...eu até achava q era ele nas cenas de luta...depois descobri q o dublê dele era o Fumio Demura kkkkkk

  • @goju-ryukaratedo4086
    @goju-ryukaratedo40863 жыл бұрын

    Ótimo vídeo Marco. Corrobora o que eu estudei no karatê tradicional. Creio que você foi bem preciso em seu discurso. Realmente é imenso o número de karatecas que não fazem a menor ideia desse retrospecto histórico. Conhecer isso nos faz raciocinar sobre como reproduzimos alguns costumes (cumprimentos, vestimentas, hábitos). Contudo, pra mim, existe sim um diferencial em praticar o karatê de forma tradicional, isso porque esse termo nos remete à busca pelo original. Talvez nunca alcançaremos a raiz da arte marcial, mas esse resgate nos faz lembrar do verdadeiro seu propósito: sobrevivência, defesa pessoal e aprimoramento do indivíduo

  • @igocarneiro4962
    @igocarneiro49623 жыл бұрын

    Vossa senhoria é uma figura 😁 Sou karateka que também treina de bermuda, e os seus vídeos críticos são sempre muito bons! Oss!!! Ah, se eu for em Sampa um dia, em sua cidade, lhe farei uma visita! 🤜🏽🤚🏽

  • @user-gp7zx4ou9w
    @user-gp7zx4ou9w3 жыл бұрын

    Treino karatê, gosto da filosófia imposta(pelo menos no meu dojo), não concordo com tudo que se vê nessa arte, mas não me sinto ofendido ou desiludido ao ver o vídeo.

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    Minha postura é parecida. Meu sensei sempre foi muito honesto conosco. Treinou com um discípulo do falecido shihan Tanaka (RJ), e de vez em quando ia visitá-lo no Rio de Janeiro. Ele fala na nossa cara o que ele concorda ou não e deixa a gente bem a vontade. ((ainda mais que o Tanaka e o Inoki sensei não iam com a cara dele, rs. Ele sempre repete as histórias em que os dois o deixaram bem P da vida))

  • @luizpaulogpimentel

    @luizpaulogpimentel

    3 жыл бұрын

    Sou karateka também e concordo contigo

  • @Andersonrock-co2ml
    @Andersonrock-co2ml3 жыл бұрын

    Assim como o kpop é o pop do Ocidente, vendido como original sendo cópia de tudo que já foi feito . É revelador.

  • @fredson

    @fredson

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkkkkkkk Menudos Koreano.

  • @maisum5919
    @maisum59192 жыл бұрын

    Ola ! Comecei a rever seu canal por esse vídeo ... Decidi deixar um comentário p vir dizer q essas perguntas no final foram um soco no meu estômago... Eu q estou enfrentando a 11 anos uma fase de extrema ansiedade e depressão não estou de bem com meu karatê ... Mas parei e pensei... Se não tivesse faixa nem kimono .... Eu praticaria muito mais livre !! Acho q me sairia melhor inclusive ... Sou faixa verde de karate Shotokan ! Obrigada pelo choque de realidade! Esses dias me deparei com um material de karatê falando q o heian shodan foi criado por um monge ou algo assim ( sempre) pressentindo assaltantes ... Ouvindo os galhos se quebrando e por aí vai ... Muito obrigada professor!! Oss !

  • @raquelsilvaandrade7380
    @raquelsilvaandrade73803 жыл бұрын

    O karatê mora no meu coração! A primeira arte marcial que treinei.

  • @MarceloHenrique-ww9xj
    @MarceloHenrique-ww9xj3 жыл бұрын

    Mas o Professor, com todo respeito... Eu "sou praticante recente" de karate. Além dos livros do Funakoshi, e outros professores, no geral, eu vejo bem os praticantes de karate sabendo dessas histórias, da origem na China. Talvez para o grande público, de fato, seja desconhecido. Aos praticantes, nem tanto... Do lance do kimono. Kimono é roupa de seda, para festas. O uniforme de luta se chama tegi. Nós, no ocidente, que chamamos tudo de kimono. Mas parece que para os japas mais tradicionalistas, isso é ofensivo... Dos samurais, realmente, um bom termo brasileiro para eles é jagunços. Inclusive, os habitantes de Okinawa, sobretudo os praticantes de karate, tinham muito pouco apreço por eles. No mais... Parabéns ao canal, e sucesso!! Seus vídeos são muito bons!!

  • @rivaldosouzajr8649
    @rivaldosouzajr86493 жыл бұрын

    Treta? Gisuuuuuyys amado, depois do clã do pulinho, agora vamos aguardar o clã do kiai

  • @Matheus-gb9ft

    @Matheus-gb9ft

    3 жыл бұрын

    Pior que não, qualquer um que tenha real interesse no karate ja deve ter pesquisado a historia, tem ate no youtube bem detalhado. Se alguém vier encher o saco deve ser aqueles grupinhos de faixa

  • @rivaldosouzajr8649

    @rivaldosouzajr8649

    3 жыл бұрын

    @@Matheus-gb9ft falo com um karateca, o que tem de gente bitolada, é 🔥

  • @pedrohenriquemendes6171

    @pedrohenriquemendes6171

    3 жыл бұрын

    Ele não falou do Kyokushin mano ... podia ter tocado no assunto pois a história é interessante

  • @Matheus-gb9ft

    @Matheus-gb9ft

    3 жыл бұрын

    @@pedrohenriquemendes6171 Ai teria que ser em vídeo separado

  • @domstefano.3507
    @domstefano.35073 жыл бұрын

    A verdade com "mãos vazias..." Impressionante!!!

  • @PauloSergio-tl4gd
    @PauloSergio-tl4gd3 жыл бұрын

    A história do Karatê sob essa perspectiva é muito bonita. Eu gostei muito apesar de está um pouco decepcionado de saber agora que o Karatê não é uma arte marcial milênar. O Karatê foi a primeira arte marcial que eu pratiquei. Foi na década de "80", eu tinha onze anos de idade.

  • @rafaelbrl996
    @rafaelbrl9963 жыл бұрын

    Mextre, sou praticante de Karate e faço um adendo: a única cidade é Naha. Tomari e Shuri são regiões (subúrbios ou distritos) de Naha. É verdade que os "estilos" foram impostos. Antigamente, os professores treinavam com vários mestres. Hoje existe uma briga de egos entre os estilos de Karate para ver quem é mais popular, quem tem mais títulos em campeonatos. Algo que eu acho totalmente desnecessário.

  • @behrenroth1109

    @behrenroth1109

    3 жыл бұрын

    creio q na verdade, pelas minhas leituras, antigamente eram tres cidades.. sendo hoje apenas cidade de Naha, com bairros e regiões....

  • @argentum1977
    @argentum19773 жыл бұрын

    Sou karateka há décadas e afirmo: tá certíssimo o Marco! É tudo verdade.

  • @marceloduarte5835
    @marceloduarte58353 жыл бұрын

    Grandes revelações ! Por isso havia tanta briga pra provar quêm era o quê ! Parabéns pela matéria !

  • @derekigor
    @derekigor Жыл бұрын

    Gostei muito de sua explanação ! Sou praticante de karate Goju Ryu (3°dan ) . Muito bom .

  • @jexgiusti9310
    @jexgiusti93103 жыл бұрын

    Estou sentindo uma treta !!!!!! kkkkkkkk Parabéns mextre, faz algo sobre o Mitsuyo Maeda, o conde Koma.

  • @ramirezfriedberger2934

    @ramirezfriedberger2934

    3 жыл бұрын

    Show !

  • @luizpaulogpimentel

    @luizpaulogpimentel

    3 жыл бұрын

    Aí é treta maligna

  • @joaoguilhermebastos519
    @joaoguilhermebastos5193 жыл бұрын

    Interessante como a mesma história pode ser contada de mil maneiras. Sempre. É Marco, tu revolveu um cado de sujeira aí e só não foi mais fundo por conta do tempo de video eu acho. Pedidos e observações: -Faz do Teakwondo tbm. Já mexeu em casa de maribondo mesmo. (Você ficaria surpreso, eu fiquei na epoca) -O nome é "Shuri-Te" inves de "Shiru-te" -Nessa bagunça aí acaba que os "jutsu" todos sobretudo jujutsu eram realmente treinados pelos militares antigos, cujos comandantes eram os samurai. -Por conta disso o que se tinha mais de mais próximo do " karate" em mas fazendo uso de armas era o KOBUDO em Okinawa. Que esse sim, era coisa pra camponês se defender. E pro camponês de lá. Não pro povo de Honshu e das demais ilhas. Negócio bem louco, vale usar remo, escudo de tartaruga, o que tiver. .

  • @geovanniferrera3102

    @geovanniferrera3102

    3 жыл бұрын

    Verdade faz do Tae Kwon do

  • @JuanLopez-pj9se

    @JuanLopez-pj9se

    3 жыл бұрын

    Tambem é discutivel que o Kobudo fosse uma coisa dos camponeses de Okinawa assim como tambem é discutido o fato dos okinawenses nao usarem armas. Muito boa idea a de fazer um video sobre o Taekwondo, a muita polemica sobre a origem dessa arte, existe um livro chamado TAEKWONDO UMA ARTE MORTAL. A HISTORIA NAO CONTADA no ingles original. The Art of Killing: The Untold History of Tae Kwon Do, que fala sobre isso.

  • @thiagoalipio7266
    @thiagoalipio72663 жыл бұрын

    Tudo verdade, já ia falar sobre o Taekwondo quando no final do vídeo vc falou, e os mestres de Taekwondo ainda tem a cara de pau de dizer que é uma arte marcial de mais de 2 mil anos.

  • @Perigo0001
    @Perigo00013 жыл бұрын

    Sou Karateca e amei o video não tenho o que criticar só agradecer pelo conhecido passado. Oss.

  • @heliobertolini302
    @heliobertolini3023 жыл бұрын

    Adorei o final. Treinei Karate dos 12 aos 17 estilo Shotokan, mais famoso pelo pai do Karate moderno Ginshin Funakoshi, que treinava o Todë ( onde o aluno tinha uma faixa branca - nunca lavada - para demonstrar seus anos de treino; então no Todë a faixa branca ficava amarelada e ia se encardido até chegar numa cor amarrozada. Aí ele amarrava uma faixa preta e daí por diante começavam seus Dans ( graus ) que ia do 1 ao 5 onde conquistava o título de Shiran, ou mestre. Sim Marcos, muito do que é hoje é comercial e egocêntrico, como cores de faixas exuberantes e até o 10° dan. Se perdeu a essência da defesa pessoal em nome da pompa e do orgulho. Verdade o primeiro estilo oficializado foi o Shorin Ryu, " ajaponezado " do Shao Lin ( em mandarim Pequeno Bosque ) estilo Kung Fu, quem nem é Kung Fu e sim Wu Shu. Mas esse é papo para outro dos seus vídeos. Mas um fato que o praticante sério só Karate sempre soube que essa arte marcial não é para aprender a dar porrada e derrotar os outros, é um caminho ( Do: 度 )pra o aperfeiçoamento. Leiam sensei Kanazawa e descubram que um dos princípios desse grande homem não era treinar lutadores olímpicos e sim transformar seus alunos em cidadãos úteis a sociedade. Para quem leu até aqui tentem entender os 5 fundamentos da prática do Karate Shotokan : 1 Buscar a perfeição do caráter. 2 Ser fiel a verdade é a razão. 3 Criar o intuito do esforço. 4 Respeito a si e aos outros acima de tudo. 5 Controle sobre o espírito de agressão. Já treinei boxe quando tinha 20 ... 21 anos. Frequentei aulas de Muay Thay e as vezes vou a academia de um amigo de infância que é Aikidoca ( ou Aikidoísta como ele prefere ) hoje treino Jiujitsu, mas confesso que nenhum tem uma base mais sólida , quanto a ser uma pessoa melhor , como o Karate me deu. Não sou perfeito mas com os preceitos do karete procuro a perfeição. OSS!

  • @vandersonhd

    @vandersonhd

    3 жыл бұрын

    Muito interessante sua trajetória e percepção, cara. Treinei Karate Goju-Ryu dos 16 aos 17 anos, depois disso treinei MMA, Jiu Jitsu, Muay Thai, Boxe e Sanda. A única que se aproximou da filosofia da arte marcial, caráter e disciplina que o Karate me deu foi o Sanda. Claro que varia de academia para academia mas nunca encontrei em lugar nenhum o que o Karate proporcionou, pretendo voltar assim que acabar a pandemia. Interesses comerciais podem ter trago coisas negativas e deturpado a origem histórica, mas infelizmente o vídeo esquece toda a evolução e filosofia de arte marcial que os mestres desenvolveram e ensinaram todo esse tempo. Fora a técnica apurada que o Karate exige e também não vejo essa preocupação em outras artes, vi bastante gente só preocupada em bater e competir. Muita competição e pouca arte marcial, o Karate foi um pouco influenciado pelas competições mas não perdeu a essência.

  • @vandersonhd

    @vandersonhd

    3 жыл бұрын

    Esqueci de acrescentar, me dei bem nas lutas que pratiquei exatamente por ter um boa base do Karate, ter treinado bem certos movimentos, bases, e técnicas com precisão me permitiu evoluir melhor e mais rápido nas outras artes. Não vi a mesma atenção aos detalhes das técnicas em outras modalidades.

  • @heliobertolini302

    @heliobertolini302

    3 жыл бұрын

    @@vandersonhd na minha visão, esse é o verdadeiro espírito do guerriero. Toda a história e a trajetória do povo japonês os trouxeram até aqui. Muita coisa que o Marcos fala eu não concordo, mas não sou de escrever em vão. Gosto de conversas e diálogos. E quando se conhece a origem comentários superficiais como o que ele diz a respeito do kimono e do canibalismo japonês deixa transparecer que ele apenas arranhou um livro de história e colocou no KZread para que "causar" . O kimono, pra mim é o uniforme. Assim quando vamos trabalhar "vestir a camisa " significa estar representando. As hierarquias são as faixas. No meu trabalho os vendedores de loja ventem camisas social branca, os promotores externos cinza, os estoquistas pólo cinza escuro ( por causa da poeira ) limpeza azul e nós supervisores camisa mostarda. Gerente sempre social e de gravata. A academia ou Dojo não faz muita diferença disso. E assim como no Japão, ou Nihon, antigo eles comiam os cérebros dos inimigos para absorver seus conhecimentos; na Mongólia - antiga - homens ingeriam sêmen de homens mais fortes para " absorver " seus atributos. Em Sparta era lei homens ter relações sexuais com homens para mostrar sua "masculinidade ". Aí alguém que usa um equipamento da marca Spartan é menos valorosos que outro por causa do que foi há muito tempo? Hoje é top usar um equipamento Pretorian, mas os pretorianos eram uma guarda corrupta e assassina. E então. .. ? A visão do Marcos, pra mim, é de alguém que só quer mostrar a sua visão de quem , como eu, mais tradicionalista, faz papel de idiota seguindo o padrão atual

  • @equipeamerico6609
    @equipeamerico66093 жыл бұрын

    Marcos se possível faço um vídeo falando da origem do jiu jitsu (jujutsu) que grande parte dos professores falam que tem mais de 3mil anos

  • @equipeamerico6609

    @equipeamerico6609

    3 жыл бұрын

    @canal do marcão sei que não é tudo isso, mas a maioria das escolas de jiu jitsu e principalmente uma bem conhecida difundi esse pensamento, é só vc jogar no Google "a verdadeira história de jj" que vc vai vê que muito do que é dito é mentira. Por isso pedi ao Marcos pra fazer o vídeo já que o canal dele tem bastante visibilidade

  • @doutorcasa999

    @doutorcasa999

    3 жыл бұрын

    Passando pelo Conde Koma e o Judô de Kano Sensei. Com boa vontade, dá 150 anos de Ju Jutsu, levando em conta que o nome é genérico.

  • @tannergil2889
    @tannergil28893 жыл бұрын

    MeXtre!!!! Sou Karateka Shotokan e vc disse tudo!!! Certíssimo nos fatos e colocações!!! Quando a gente estuda história compreende!!! Mas... muito graduado não (quer) entender isso!!! OSS!!!

  • @aripedrob
    @aripedrob3 жыл бұрын

    Ótimo ! Compartilhando...

  • @bakilee3721
    @bakilee37213 жыл бұрын

    MEXTRE: EU PRATIQUEI O KARATÊ SHOTOKAN DURANTE 5 ANOS, E EU VIA MUITO DISSO DO QUE EU O SENHOR FALOU NO VÍDEO. :AAAAAA VOCÊ É FAIXA PRETA ENTÃO DEVE SER O MELHOR : NÃO, NÃO SE PODE MUDAR UM MOVIMENTO PARA SE ENCAIXAR COM VOCÊ, SE O TAL DO FAIXA PRETA MANDAR VOCÊ MUDAR O MOVIMENTO. E ASSIM FOI DURANTE 5 ANOS, DEPOIS CHEGOU UM TEMPO QUE EU DECIDI PARAR, PORQUE EU REALMENTE DE VERDADE NÃO ESTAVA ENCONTRANDO O QUE ERA A ARTE MARCIAL DE VERDADE, MAIS SIM OS ESPORTES RIDÍCULOS QUE NA MINHA OPINIÃO ENVERGONHAM O KARATÊ. TUDO QUE EU PROCURAVA ERA SABER LUTAR, SABER SE DEFENDER, MAIS COM O TEMPO DURANTE 5 ANOS EU FIQUEI ILUDIDO COM O ESPORTE E ACABEI SÓ PRATICANDO UM TERÇO DO KARATÊ, QUE ERA O KATA. SIM EU ESTUDAVA O KARATÊ E TALS, MAIS TUDO ERA VOLTADO PARA O ESPORTE. PERCEBO QUE TODOS OS 5 ANOS DE ESFORÇO E DEDICAÇÃO PENSANDO QUE EU ESTAVA APRENDENDO A LUTAR, HOJE EU REALMENTE PERCEBO QUE TUDO FOI EM VÃO. PENA QUE OS TAL DOS "MESTRES" QUE SE PRONUNCIAM ASSIM OU COMO "SENSEI" NENHUM DELES CHEGOU ATÉ MIN E DEU UM TAPA NA CABEÇA PARA EU DESPERTAR E APRENDER O QUE ERA O KARATÊ DE VERDADE. DESCULPA SE ESSE COMENTÁRIO FOI UM POUCO SÉRIO, MAIS EU PASSEI MUITA COISA DURANTE 5 ANOS NO KARATÊ ESPORTIVO. OSS!

  • @gachabell7943

    @gachabell7943

    2 жыл бұрын

    Recomendo estilos Goju-ryu e Kyokushin. É super difícil encontrar uma escola de Shotokan que foque em outra coisa senão o esporte. Causando essas frustrações aí.

  • @MattSkywalker92

    @MattSkywalker92

    Жыл бұрын

    @@gachabell7943 Shotokan mais raiz só os dojos filiados à JKA (mesma organização que a família Machida faz parte). Qualquer dojo que segue o estilo de competição da WKF é o esportivo (olímpico). A linhagem do dojo que frequento é bem definida: meu sensei foi aluno do Sensei Stan Schmidt, que foi aluno do Sensei Nakayama que foi aluno do Sensei Funakoshi (organizador do Shotokan).

  • @diegoborges3716
    @diegoborges37163 жыл бұрын

    O karatê pode ter origem shingling (literalmente) mas é muito massa, vai? Principalmente o Johnny mandando a voadora nos pivete. Cobra Kai!!!

  • @pedrohenriquemendes6171

    @pedrohenriquemendes6171

    3 жыл бұрын

    Cobra kai never dies!!!!

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    Cara, literalmente você tem técnicas dentro do Karatê que eram utilizadas pra enfrentar pessoas armadas, inclusive armadas com Katanas (samurais por exemplo). É uma arte marcial que como o Kung Fu, nasceu da necessidade da guerra.

  • @pedrohenriquemendes6171

    @pedrohenriquemendes6171

    3 жыл бұрын

    @@emmanuel372 a origem do kararate e incerta e confusa igual da capoeira, mas tem influência não só da China mas de toda a Ásia pois okinawa era rota comercial que barcos de todo o continente passava por lá.

  • @joaoguilherme9671

    @joaoguilherme9671

    2 жыл бұрын

    @@emmanuel372 pq no karate tinha armas, só que se separou em outra arte

  • @paulinhagem
    @paulinhagem3 жыл бұрын

    Vídeo muito interessante, nunca tinha ouvido falar sobre essa história do KARATÊ. Parabéns pelo conteúdo. O Final ficou excelente KARATÊ KID NUTELLA.kkkk Gaveta cheia de certificados.

  • @alanblackblack1516
    @alanblackblack15163 жыл бұрын

    Sou do boxe Mas comecei no karatê e amo o Kung Fu e jiu jitsu Vc está de parabéns

  • @gsswordcollector3514
    @gsswordcollector35143 жыл бұрын

    Quando o pessoal descobrir então que Ninjutsu/Taijutsu nunca teve absolutamente NADA ver com os ninjas reais então....

  • @apoocalypse71

    @apoocalypse71

    3 жыл бұрын

    Na real esses dias dei uma lida sobre as escolas do ninjutsu, tem sim algumas de ninja e samurai, mas TB tem umas chinesas, é praticamente um mma

  • @gsswordcollector3514

    @gsswordcollector3514

    3 жыл бұрын

    @@apoocalypse71 Não é essa a questão. Ninjutsu como uma arte de luta é algo completamente moderno e não ligado aos ninjas. Ninjas eram espiões (apenas), a grande maioria da classe Samurai, e o ninjutsu histórico só diz respeito a técnicas de espionagem de modo geral. Nunca foram guerreiros ou assassinos treinados como muita gente pensa... não existe técnica ninja de luta. Além disso, só olhar tb pra esse ninjutsu moderno fajuta pra perceber que nenhuma técnica da pra ser aplicada numa luta real, e nem sparring os caras treinam.

  • @apoocalypse71

    @apoocalypse71

    3 жыл бұрын

    Primeiro que tinha ninja especialista em assassinato, outro espionagem, existia muito mais escola do q tá dentro do ninjutsu moderno

  • @apoocalypse71

    @apoocalypse71

    3 жыл бұрын

    Mas concordo que é errado essa não prática de sparring, que a pessoa acha q sabe lutar demais nunca tendo lutado no dojo, eu treinei ninjutsu um tempo, e quando ia em sparring por fora eu conseguia ter uma boa defesa mas de resto sabia fazer quase nada, acho q tem MT técnica boa, mas o método de ensino deles é falho

  • @gsswordcollector3514

    @gsswordcollector3514

    3 жыл бұрын

    @@apoocalypse71 não cara... não tinha especialista em assassinato, poderiam EVENTUALMENTE sim cometer assassinato. Assim como um espião hoje pode ser chamado a realizar algum, mas não são especialistas nisso, não tinham técnicas específicas pra isso. Alguns sabiam bem como fazer pq eram Samurais. E sim, essa coisa de não praticar sparring sempre ilude a pessoa, q na prática, na grande maioria das vezes não vai conseguir fazer nada. Praticamente tudo que a gente acha de ninjutsu no youtube são um monte de técnicas complicadas e irreais que dependem muito de um parceiro que não reage e não ataca de verdade

  • @ainulindale8672
    @ainulindale86723 жыл бұрын

    Gostei do vídeo , só algumas contribuições, essa historia não é "secreta" todo praticante de karate que estuda um pouco sabe disso, e nunca ouvi ninguém no meio do karatê dizer que é uma arte milenar, mas se fez o vídeo, é porque deve ter algum leigo que falou ou ecreveu kkk. Tomari, Shuri e Naha são regiões de okinawa norte sul e centro, e não nomes de Mextres. Felizmente existem pesquisadores resgatando aos poucos o Tode estão fazendo um excelente e minucioso trabalho, mas ainda vai demorar muito pra ficar bem claro para o futuro praticante como escolher entre o karate moderno de socos e chutes do japão e o karate antigo de okinawa de torções, agarramento e quebramento. O importante é a tendência, obrigado Marco por colaborar com esse destino expondo a verdade. Só mais uma curiosidade, o tõde não se solta o adversário, primeiro vem o contato, agarrou e não solta mais ai vem cotuveladas, pisões no joelho e golpes nas genitais ou olhos tudo isso sem soltar o adversário, muito próximo, não tem espaço para muitos socos e chutes longos, bem parecido com o karate que conhecemos não? Kkk só pra contrubuir, abraço.

  • @nelsonasc
    @nelsonasc3 жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo!!!! Muito instrutivo!!!! Obrigado por compartilhar!!!!

  • @william_shokhan
    @william_shokhan2 жыл бұрын

    E eu aqui querendo difundir um ninjutsu limpo sem uniformes, sem misticismo, sem nomenclatura oriental, de didática simples e as academias de são paulo tudo com receio pq ñ existe federação da minha linhagem pq eu aprendi com um discipulo de um refugiado japones q chegou na periodo pós segunda guerra, galera gosta do marketing mas do q é real e simples a maioria corre...

  • @gameplaytvgameplayer5409
    @gameplaytvgameplayer54093 жыл бұрын

    Kara-tê é obviamente a melhor arte marcial de todos os tempos. Kara-tê carro, casa, dinheiro, arma e etc...

  • @K9Alexandre
    @K9Alexandre3 жыл бұрын

    Para mim, a melhor parte foi a Bolsovaca dublando o Daniel San.

  • @alfredklauz8035

    @alfredklauz8035

    3 жыл бұрын

    A história foi boa, mais a dublagem no final ficou show kkkkk

  • @user-ty6lh6fr1s
    @user-ty6lh6fr1s3 жыл бұрын

    O problema de todas as artes marciais hoje não é quimono ou faixa, é o mercado. E isso não exclui nenhuma.

  • @FranciscoTupy
    @FranciscoTupy3 жыл бұрын

    Eu sou suspeito! Esse eh o melhor canal de todos os tempos... E esse vídeo foi sensacional!

  • @rodrigocrispim
    @rodrigocrispim3 жыл бұрын

    Marco, você esqueceu de dizer as referências. De onde você tirou todas essas informações interessantes?

  • @mockrj

    @mockrj

    3 жыл бұрын

    Vai na bibliografia do fundador do karate moderno (Gichin Funakoshi) que você vai encontrar as informações lá. O nome é Karate-Do, Meu modo de Vida.

  • @pantchorenato

    @pantchorenato

    3 жыл бұрын

    Tem um vídeo no canal do Jesse Enkamp que fala exatamente a mesma coisa, até algumas imagens q o Mextre usa aqui tem naquele vídeo...talvez essa seja a inspiração

  • @Leo1992PE

    @Leo1992PE

    3 жыл бұрын

    @@pantchorenato canal do Jessé é muito bom o cara realmente estuda e vai longe pelo karatê

  • @pantchorenato

    @pantchorenato

    3 жыл бұрын

    @@Leo1992PE sim, gosto muito desse canal

  • @marcelostephani6484
    @marcelostephani64843 жыл бұрын

    Todas as artes vem de algum lugar ou sofre influências, como exemplo a capoeira.

  • @Galfano923
    @Galfano9233 жыл бұрын

    voce está de parabéns pq a verdade tem que ser dita. Obrigado por esclarecer as coisas sempre.

  • @ronnyfavarowunderlich
    @ronnyfavarowunderlich3 жыл бұрын

    Muito bom MeXtre. Sempre dissolvendo a névoa da ignorância e da fantasia... Excelente trabalho.

  • @OSTTIMELAPSENikolasKepler
    @OSTTIMELAPSENikolasKepler3 жыл бұрын

    Sou karateca e eu precisava ouvir isso!! A verdade é maravilhosa! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @henriqueriggs
    @henriqueriggs3 жыл бұрын

    Olá, Marcos... Só uma correção: o nome que se é dito na maioria dos textos de história do karate é Shuri-Te, ao invés de Shiru-Te. O resto foi bem interessante. Um abraço, e continuo devendo uma visita com torta para um bate-papo.

  • @sergiomartinspe
    @sergiomartinspe7 күн бұрын

    Excelente !

  • @cleberrodrigues2048
    @cleberrodrigues20483 жыл бұрын

    Esse trocadilho de "maos vazias" foi muito boa

  • @rafael9910
    @rafael99103 жыл бұрын

    Jigoro Kano foi o culpado do karatê e seus estilos existirem. O nacionalismo foi o culpado. A guerra sino-japonesa foi a culpada para fazer sumir do mapa o Toudi (mão chinesa).

  • @claudiorobertoriesembergma8743

    @claudiorobertoriesembergma8743

    3 жыл бұрын

    Jigoro Kano criou o judô, Funagoshi foi quem "sistematizou" o karatê contemporâneo

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    Pelo que entendi em algumas pesquisas, ainda existem mestres de Toudi em Okinawa. Se não estiver enganado, incluso um famoso fez aparições em vídeos de um Karateca conhecido do Japão (no canal daquele cara que fez o filme "O Faixa Preta").

  • @murilocaruy

    @murilocaruy

    3 жыл бұрын

    Não sumiu do mapa não. Muitas escolas nos EUA são chamadas de kempo, ensinam a versão pré-reforma dessas artes que os militares americanos trouxeram de Okinawa depois da guerra. E em Okinawa ainda se ensina os estilos Naha, Shuri e Tomari, apesar de com certa influencia da interpretação japonesa.

  • @claudiorobertoriesembergma8743

    @claudiorobertoriesembergma8743

    3 жыл бұрын

    @@murilocaruy olha eu vejo muita coisa do karatê no kempo, mas, "shorinji kempo". Shorinji(não lembro se é bem assim que se escreve)kempo, é a tradução japonesa de shaolin, pois também é chamado de Kung fu japonês, mas até que ponto qual influenciou mais, daí já não sei

  • @murilocaruy

    @murilocaruy

    3 жыл бұрын

    @@claudiorobertoriesembergma8743 Kempo é um termo guarda-chuva, as vezes é usado para designar karate antigo ou linhagens okinawanas de artes chinesas, como garça branca. Existem vários tipos de kempo, como o Shorinji, okinawano e americano, que são os mais comuns.

  • @Tiago-sy4xg
    @Tiago-sy4xg3 жыл бұрын

    ótimo vídeo como sempre, mas fiquei curioso sobre o paralelo entre samurais e capitães do mato que o marco já fez mais de uma vez, sei que os caras não eram nem de longe os heróis hollywoodianos que costumam retratar, mas não pesco mesmo a analogia com os negros que caçavam escravos fugitivos, seria bacana um videos a respeito

  • @victorribeiro2431

    @victorribeiro2431

    3 жыл бұрын

    Eram servos da máquina da guerra, assim como os capitães do mato eram servos da máquina escravagista... Esse é o paralelo.

  • @emmanuel372

    @emmanuel372

    3 жыл бұрын

    Complementando o que o colega já falou, trabalhavam para quem estava no poder. Não eram tão bonzinhos assim como você já sabe.

  • @Tiago-sy4xg

    @Tiago-sy4xg

    3 жыл бұрын

    ​@@victorribeiro2431 se for levar por esse lado quase todo corpo militar de praticamente qualquer civilização antiga se encaixa, mas faz sentido.

  • @victorribeiro2431

    @victorribeiro2431

    3 жыл бұрын

    @@Tiago-sy4xg o importante é que: são peões num grande jogo de tabuleiro saca? Um a mais ou a menos são apenas o operativo de um grande negócio

  • @Tiago-sy4xg

    @Tiago-sy4xg

    3 жыл бұрын

    @@victorribeiro2431 concordo, realmente

  • @andersonalves6840
    @andersonalves68402 жыл бұрын

    Minha arte marcial a mais de 18 anos! já treinei outras artes que tbm foram de extrema importância e amei muito como o Kung fu Shaolin do Norte! mas foi com o Karatê Shotokan que me identifiquei! acredito que várias artes marciais tiveram sua influencia política e de egos no início das suas origens, não seria novidade nenhuma até por que todos os países viveram esses períodos de ascensão e criação de sua arte e ao longo do tempo muitos modificaram e criaram estilos, achando sempre que o seu era mais perfeito que o do outro, e por aí vai, porém uma coisa que hj levamos em consideração, é o legado que vingou hj em dia, de treino persistencia, humildade, sempre buscando o desenvolvimento físico e mental, ja essas e muitas outras histórias pouquíssimas pessoas conhecem, isso ja mostra que não teve valor para os tempos atuais.

  • @profalexandre
    @profalexandre3 жыл бұрын

    Olá Marco, fui praticante de Shotokan, gostei do vídeo. É sempre bom desmistificar a arte marcial. Quando eu praticava as federações e academias eram resistentes (pra não dizer opressoras) à mudanças. Lembro bem do caso de um colega propondo um ajuste na mecânica de soco, ele estava treinando boxe também e percebeu que se ajusta-se um pouco o movimento, mais que dobrava a potência do golpe. Ele entrou com o pedido formal na federação e apresentou para um grupo de 4 mestre da federação. Eu participei no auxílio da apresentação. Ele explicou pela física, com direito a desenhos e equações. E depois demonstrou as duas formas. Foi absurdo, os mestres da federação o rechaçaram, humilharam e ameaçaram. - Quem você pensa que é para mudar uma técnica centenária? - Um faixa preta sem Dan. - Eu deveria era tomar essa sua faixa, para você aprender a ter respeito e honra. Eu fiquei decepcionado com essa cena. Naquela época eles eram pessoas admiráveis pra mim. Pelo menos serviu para eu acordar.

  • @rodrigolROCHA
    @rodrigolROCHA3 жыл бұрын

    Já viram aquele documentário: "China a invenção do mundo"...? Agora tudo faz sentido... Kkkkk...

  • @cerradoaquarios
    @cerradoaquarios3 жыл бұрын

    Fala Mextre, se possível mande as referências (não estou duvidando de você) para nos aprofundarmos no assunto, grande abraço!

  • @allein66

    @allein66

    3 жыл бұрын

    Não sou ele, mas tem mto conteúdo se vc pesquisar certinho neste site: www.google.com

  • @behrenroth1109

    @behrenroth1109

    3 жыл бұрын

    vc pode encontrar algumas referencias, mas com uma visão mais positiva , nos proprios livros dos antigos mestres, como FUNAKOSHI..

  • @elissoncardozo74
    @elissoncardozo742 жыл бұрын

    Eu Prático Karatê Shotokan pela Arte, Prq Trabalha o Aperfeiçoamento do Corpo e da Mente e Tbm, prq o Meu Pai Tbm Praticava, é uma Forma de eu me lembrar dele, da parte boa! Mestre Marcos eu entendi o Teu posicionamento, o sr. N quer denegrir, ou depreciar a Arte, mas sim desmistificar todas as mentiras contadas, Muito Obrigado pelos Teus Ensinamentos, Eu Gosto Muito dos Teus Vídeos! Deus Te Abençoe! 😉

  • @josemarcos1956
    @josemarcos19563 жыл бұрын

    Prático karatê a 11 anos, já me cansei das piadinhas com esse filme do Karatê kid. Mas admito que a hora que ele falou da aula online eu não me aguentei de rir 🤣🤣🤣 Top como sempre mextre! Sempre fazendo aqueles vídeos que a gente TEM que assistir. 👏🏻

  • @edsondiniz1721
    @edsondiniz17213 жыл бұрын

    Vai rolar um "a história secreta do Aikido"?

  • @doutorcasa999

    @doutorcasa999

    3 жыл бұрын

    Destacando a relação com Sokaku Takeda, pagamentos por causa de cada técnica ensinada, a dívida financeira "impagável" de Ueshiba Sensei, Ueshiba emitindo certificados de Ueshiba Ryu no lugar de Daito Ryu sem pagar mais nada para Takeda e, finalmente, satori!! Ainda dá para falar invasão à Manchúria, prisão, fanatismo religioso, a seita Omoto de Onisaburo Deguchi... Eita!

  • @edsondiniz1721

    @edsondiniz1721

    3 жыл бұрын

    @@doutorcasa999 cara, pelo visto vai ter que rolar uma parte 2 então. Eu tinha pensado nas críticas ao Aikido do Kishomaru após a morte dO Sensei e a tornar o estilo aikikai mais popular. E também sobre o rompimento dos diversos estilos (yoshinkan, renshinkan, iwama) que alegam que foi divergência de visões quando eram interesses financeiros.

  • @doutorcasa999

    @doutorcasa999

    3 жыл бұрын

    @@edsondiniz1721 Eu nem falei no Kenji Tomiki e o Shodokan Aikido! Hehehe

  • @edsondiniz1721

    @edsondiniz1721

    3 жыл бұрын

    @@doutorcasa999 Mestre Marco, ouve nóis e chama nóis pra escrever essa pauta!

  • @scaphe

    @scaphe

    3 жыл бұрын

    Curti essa pauta 👏👏👏

  • @shima150
    @shima1503 жыл бұрын

    Marcão, você poderia falar sobre o aikido e o Steven Segal (nao sei escrever)? Sempre quis saber, ou tem gente que odeia muito, ou ama muito. Queria saber sua opinião.

  • @enrico4569

    @enrico4569

    3 жыл бұрын

    @canal do marcão isso não é ego... Muitos faixas pretas chegam na coral pq pagam para chegar lá! Tem várias pessoas que são apenas pretas e sabem muito mais do que faixas corais não são apenas por não terem pago

  • @alexandreduarte9159

    @alexandreduarte9159

    3 жыл бұрын

    No longínquo ano de 1997 fui para os EUA treina Aikido com o principal aluno dele, Haruo Matsuoka, e tive diversos treinos com o próprio Seagall. Pessoalmente é um puta babaca, mas realmente de Aikido o cara manjava muito. Muito rápido e forte. Ninguém me contou, não estou falando de ouvir dizer. Vi o cara jogando longe praticantes de boxe, muay thai e jiu-jitsu. Entretanto, é necessário levar em conta que o Aikido praticado por ele estava bem longe do que se conhecia por Aikido tradicional. Era um jogo BEM sujo... 😆 Pisões, atemis nos ovos e etc. Nos treinos não era tão incomum cidadão sair com nariz ou boca sangrando. Ele treinava boxe nessa época, então trazia muito da trocação do boxe para dentro daquilo que ele entendia como Aikido. A técnica dele era bem fora do normal. O cara era imbatível? Obviamente que não, mas uma "injustiça" que fazem com ele é medi-lo pelos filmes... está bem longe da realidade. Akido puro, na minha opinião é um belo atalho pra uma surra. 😁

  • @pauloduartemarcosdacostadu7596

    @pauloduartemarcosdacostadu7596

    3 жыл бұрын

    @@alexandreduarte9159 Então... já não era Aikido podia ser chamado de "Seagal Aiki Jujutsu", pois, Aiki-Do, este trata mais de um caminho de desenvolvimento espiritual com uma transmissão de mestre a discípulo, e a respeito da situação que citou... "atalho para uma surra", somente se o sujeito estiver definitivamente fora dos preceitos, ou treinando fajutamente e com um ego bem inflado.

  • @alexandreduarte9159

    @alexandreduarte9159

    3 жыл бұрын

    @@pauloduartemarcosdacostadu7596 A escola dele na época chamava-se Tenshin Buguei Gakuen. Sinceramente, hj nem sei se ainda existe. Na época não era "bem vista" pelo Hombu Dojo, embora fosse regularmente filiada, então acho que os japas aceitavam a contragosto, mas aceitavam... Embora concorde com vc que estava mais próximo de um jutsu do que um do. Sobre a parte prática da coisa. Claro que é só a minha opinião e é absolutamente pautada na minha vivência e prática. Poucos, bem poucos mesmo, acredito que seriam capazes de aplicar efetivamente técnicas em um agressor minimamente obstinado, e nem estou falando de um cara que quer arrancar seu fígado... Hoje vejo algumas poucas escolas se atualizando e modificando as técnicas, o que é louvável e absolutamente necessário, mas ainda estão longe de eu considerar como um real sistema de defesa pessoal. Bem longe. Acho excelente como prática de exercício, desenvolvimento de autoconfiança, é uma prática belíssima sob o aspecto da movimentação... é muito válido, mas não confundo as coisas. Defesa pessoal pra valer vai muito além e é bem diferente do que se pratica num treino na quase totalidade das escolas de Aikido.

  • @webertesilva722
    @webertesilva7223 жыл бұрын

    O Final como sempre uma Bela historinha kkkkkk cara no dia em que eu vi um cara que se intitula mextre falando assim: faça vídeo aula e cobre mensalidade do seus alunos quase caí de tanto ri

  • @ismaeloliveira6155
    @ismaeloliveira61553 жыл бұрын

    Treinar pelo gosto. É o que sempre fiz. Reescrever a história. Tem gente tentando fazer isso todos os dias.

  • @carloseduardo4938
    @carloseduardo49383 жыл бұрын

    BOLSOVACA E O KARATÊ!? FALA DA CAPOEIRA!

  • @rivaldosouzajr8649

    @rivaldosouzajr8649

    3 жыл бұрын

    Fala da capoeira

  • @ArgosZenon

    @ArgosZenon

    3 жыл бұрын

    Capoeira é a arte marcial mais despretensiosa e com praticamentes e mestres mais humildes. Fora que é muito original. Não é cópia de outra arte.

  • @marcosjose6441
    @marcosjose64413 жыл бұрын

    Sinceramente, isso é a história secreta do Karatê? Que carateca com um mínimo de conhecimento não sabe disso?

  • @viktor7208
    @viktor72083 жыл бұрын

    Exatamente por ser um encontro de diferentes praticantes de diferentes ensinamentos de luta, o karatê nasceu como uma espécie de MMA, híbrido.

  • @olavomedeiros9811
    @olavomedeiros9811 Жыл бұрын

    DEU ! ! ! ... Pra mim chega de Japão, Corea, Tailândia e toda essa patuscada! Vídeo SHOW, Marco !

  • @joaojoao7688
    @joaojoao76883 жыл бұрын

    N tem ninguém chingando nem ofendidinho nos comentários. Tá perdendo a mão

  • 3 жыл бұрын

    trocaram por "ah... todo mundo sabe disso..." aham... siiiim... eu escuto direto os praticantes comentando tudo isso!

  • @karatejka1413
    @karatejka14133 жыл бұрын

    PESSOAL ONTEM DESCOBRI UM CANAL , QUE FAZ DOCUMENTÁRIOS EXCELENTES , SOBRE MENTIRAS QUE SEMPRE NOS ENSINARAM NAS ESCOLAS E FACULDADES , PROCURA AI CANAL BRASIL PARALELO.

  • @wesleydxd1895

    @wesleydxd1895

    3 жыл бұрын

    Canal bom hein,ele foi boicotado algumas vezes

  • @wesleydxd1895

    @wesleydxd1895

    3 жыл бұрын

    @@alucardmorning708 é....como presumir que é tudo mentira?

  • @wesleydxd1895

    @wesleydxd1895

    3 жыл бұрын

    @@alucardmorning708 mas se for a abertura de um novo ponto a ser pesquisado? Tipo ninguem em sã conciencia deve acreditar em algo de primeira sem no minimo uma pesquisa a parte

  • @wesleydxd1895

    @wesleydxd1895

    3 жыл бұрын

    @@alucardmorning708 exatamente,é o mesmo que eu acho.

  • @MarcosVinicius-qf8cn
    @MarcosVinicius-qf8cn3 жыл бұрын

    Nisso o que mais sofre é o Shotokan , ensinado simplesmente como esporte

  • @odojodecriatividade
    @odojodecriatividade3 жыл бұрын

    Muito legal o vídeo. Só complementando, mais uma coisa que também "ajudou" na "evolução" do Karatê foi o Boxe. A primeira luta gravada de boxe ficou tão famosa que passou nos cinemas do mundo inteiro, e quando chegou no Japão os caras ficaram malucos e não queriam saber de espadas, arcos e etc. Eles queriam praticar uma arte de trocação de porrada mesmo, mas obviamente por questões de nacionalismo o Japão não queria que a galera treinasse o boxe. E se não me engano isso foi na mesma época dessa visita do Jigoro Kano a Okinawa (que na realidade foi pelo Japão todo). Então, o Kano viu que a arte de Okinawa tinha potencial para ser essa arte de trocação de soco, mas pra isso tiveram que tirar muita coisa boa de verdade do Karatê (como chaves, arremessos e etc), que inicialmente era uma arte marcial focada em auto defesa e de curta distância, e ao contrário do que se fala por aí, tinha treino com armas sim - bastão, tonfa, nunchako, sai e etc, coisas que hoje são ensinadas separadas (Kobudo), antes era uma coisa só. E o Gishin Funakoshi é considerado o pai do Karatê moderno porque foi o que melhor fez essa adaptação, mas se a gente pensar bem, foi o que mais destruiu o karatê, já que o Shotokan, estilo que ele desenvolveu, tem posturas mais largas e é mais focado em média/longa distância (mas que servia ao propósito político do Japão). Fora que a arte de okinawa geralmente era treinada em pequenos grupos, já o shotokan foi pensando para ser aplicado a grandes grupos, como nas faculdades por exemplo, então, posturas mais largas eram mais fáceis de serem ensinadas. Amo o karatê e adoro o Japão, mas tem muuuuuita merda nessa história, e o mais chocante é que a maior parte dos praticantes e professores que eu conheci aqui no Brasil nem fazem ideia disso tudo.

  • @jeffersonluna3609

    @jeffersonluna3609

    2 жыл бұрын

    Faculdades no Japão e o shotokan no currículo . Mas isso acabou qudo houve um crime contra um novato , os graduados beberam e bateram demais . Era a segunda vez que isso acontecia aí o governo tirou do currículo . E como foi no Japão ,todos envolvidos foram presos , julgados e sentenciados. Isso foi recente não deve ter 30 anos .

  • @PG-qr2os
    @PG-qr2os3 жыл бұрын

    É mestre tudo isso é uma merda, eu pratiquei karatê dos 5 aos... A vida toda né pq hj com 40 depois de uns 20 anos vc e a prática já são meio que fundidos, alguma coisa tem valor mas uns 20 anos atrás caí na real de que participava de uma merda de teatro e fiquei enojado, sempre tive nojo de competição, as formas "katas" sempre me pareceram uma enorme perda de tempo, exceto para qnd bem mais velho o praticante usar como ginástica pro saúde e se manter relacionando com o que aprendeu a "amar", pros praticantes em condições combativas, kata é uma merda de ginástica cheia de fantasia histórica sobre quem fez, suas características transcendentais, e suas técnicas especiais e "ocultas". Uma bela bosta no que tange ao "marcial". Os mestre deuses então... Putz sempre achei um lixo e me perguntava que experiência tinham fora a capacidade "ginástica" e o ar de "venerandos". Raros tinham "kumite" não simulados ou situações de autodefesa real no histórico. No Brasil o japoneses fizeram a festa em 80's, federações de bosta um antro de politicagem e arrecadação, e as escolas sempre girando entorno de um "shiran detentor vitalício" de parte do que seus faixas pretas ganhavam dando aulas, qs sempre toda a bonificação dos malditos "exames de faixa". Td uma grande bosta. Hoje com formação acadêmica em EF e em outras artes e catando de cada o que me parece mais direto ao objetivo de autodefesa me posiciono na mesma situação do MeXtre qnt a visão de toda essa merda de mundo marcial que tem muito de clamour e qs nada de marcial. Do karatê, 3 bostas de certificados de preta em 3 estilos que me custaram muito mais tempo de dedicação e estudo, sobre mentiras e bobeiras, do que uma faculdade de medicina. Me restaram uns poucos (2) e ótimos amigos de infância e "meia dúzia" de técnicas que depois eu encontrei em comum com muitas outras "artes", pq o que presta pelo menos um pouco é sempre comum a maioria das artes de mesma característica (as de bater, de agarrar e mesmo por tipo de arma inclusive de fogo). Seu canal é como me ver no espelho falando pra mim mesmo. Segue firme, ... "Oss!?" 🤪😂

  • @LeonardoGuerreiro

    @LeonardoGuerreiro

    3 жыл бұрын

    "Kara", "te" ensino a usar vírgulas, assim contribuo para um mundo menos burro

  • @PG-qr2os

    @PG-qr2os

    3 жыл бұрын

    @@LeonardoGuerreiro poxa Léozin,,,, eu rasgo meu coração,,,, me exponho,,, em toda a minha desilusão e você só percebe meus erros,,, ortográficos com virgulas?! Óh,,, mundo cruel,,, maculei minha honra,,, penso que,,, meu último ato digno seja,,, o seppuku. Mas não sem antes viver como um,,, ronin execrando,,, desapegado de toda a materialidade por uns 60 anos. Antes pois,,, rogo-te,,, não desonre o híbrido animal,,, usando-o em referência a mim, tão reles,,, humano "desvirgulado".E perdoe-me óh,,, Guerreiro imortal da Academia Brasileira de Letras,,, por,,, indignar,,,, tua áurea sapiência,,,, vanguardista ávida,,,, por salvaguardar,,, a essência original da,,, língua,,, portuguesa escrita.

  • @LeonardoGuerreiro

    @LeonardoGuerreiro

    3 жыл бұрын

    @@PG-qr2os Perdão concedido, guerreiro errante desvirgulador desvirgulante

  • @PG-qr2os

    @PG-qr2os

    3 жыл бұрын

    @@LeonardoGuerreiro 😂👍👊

  • @ArismarManoelBudalGuimaraes

    @ArismarManoelBudalGuimaraes

    3 жыл бұрын

    Concedido é a forma correta.

  • @cmb.85
    @cmb.85 Жыл бұрын

    Não é atoa q muita gente te odeia... vc é um destruidor de sonhos... kkkkkkk continue....

  • @ygorrodrigues5730
    @ygorrodrigues57303 жыл бұрын

    A redublagem ficou top!😉

  • @marcotuliofelix6785
    @marcotuliofelix67853 жыл бұрын

    Kkkkk!A dublagem do Karatê Kid ficou ótima!

Келесі