No video

Omo Ilê Agboula, Cortejo - Itaparica, Bahia

Em Ponta de Areia, uma comunidade localizada na Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Bahia está situada a comunidade religiosa Omo Ilê Agboula, "consagrada ao culto dos nossos pais ancestrais Baba Egum, elemento polarizador de uma religiosidade singular de nossa ancestralidade africana".
No mês de fevereiro, os membros dessa comunidade dirigem-se ao mar, em cortejo, para saudar Yemanjá, "numa demonstração de fé, liderança e afirmação de ancestralidade", quando, em comunhão com outras pessoas vindas de vários lugares do país e do mundo, exercitam, em Cortejo, a musicalidade, a fé, o encontro, a alegria e o "orgulho de ser filho de Yemanjá". Nessa ocasião, reafirmam-se "valores éticos e étnicos" característicos do legado africano.
A concepção do Cortejo constitui um sistema dinâmico e interativo que o torna pulsante, produzindo uma linguagem que exprime as representações simbólicas das histórias dos participantes e de seu contexto sociocultural, religioso.
Texto: Jaime Sodré e Célia Conceição Sacramento Gomes
Encarte do CD Tributo à ancestralidade: cortejo do presente de Yemanjá. Ilha de Itaparica - Bahia.
Gravação ao vivo: Célia Conceição Sacramento Gomes.
Produção: Jaime Santana Sodré Pereira e Carlos Alberto Francisco dos Santos (CarlosMaguari), 2002.
Gravação e edição: Carlos Alberto Francisco dos Santos (CarlosMaguari). 2012.

Пікірлер: 6

  • @reginaceliarosario245
    @reginaceliarosario2453 жыл бұрын

    Grande património brasileiro!!!!!!!

  • @ivygalvao7140
    @ivygalvao71406 жыл бұрын

    É lindo de perto esse ano não fui, mas no próximo irei concerteza😍❤️

  • @alvaromosca1708
    @alvaromosca17087 жыл бұрын

    saudades de da minha casa e de meus tios e dias do ile agboula

  • @ruthgraziellebrito5925
    @ruthgraziellebrito59257 жыл бұрын

    esse presente é odara

  • @felixmarinho2629
    @felixmarinho26297 жыл бұрын

    1 - Achei o vídeo de grande significância, pois está a documentar integrantes do culto lesse egun à exaltar as ayabás. As quais representam as grandes mães ancestrais, mantenedoras do mundo e geradoras da vida. Sendo que a relevância dada a Iemanjá, não está apenas no fato de ser o mais amado, reverenciado e respeitado orixá cultuado no Brasil. Mas também, como revela citações míticas, ser ela a criadora do culto efé-gelede. Sendo assim, o que vemos pode ser entendido como um harmonioso encontro das duas sociedades, ambas destinadas ao culto aos ancestrais e preservação dos costumes. E assim como todos os orixás (mesmo Oxalá), Egun também se curva em enaltecimento ao imenso poder de Iyami.

  • @jeffersonaxipa

    @jeffersonaxipa

    5 жыл бұрын

    Sabias palavras irmao! O presente do dia 02 de Fevereiro, que acontece em Ponta de Areia em Itaparica, vai além de enaltecer às iya mi àgbà, esse tradição está diretamente ligada a essa comunidade por fatores históricos acontecidos, mas gostei de sua pronunciab. Axé irmão!