O Tokusatsu e Sua Origem Nas Artes Tradicionais Japonesas

Ойын-сауық

O Tokusatsu é uma classificação da produção audiovisual japonesa que trata de temas fantásticos e emprega técnicas de efeitos especiais práticos desenvolvidas a partir das tradições estabelecidas por Tsuburaya Eiji (1901-1970) em “Godzilla” (1954). No vídeo é tratado de uma tentativa de definir alguns elementos importantes para a constituição do Tokusatsu, bem como é abordado um conjunto de técnicas que herdou de formas tradicionais de teatro, como o Noh, Kabuki e Bunraku, e de como estas técnicas e propostas estéticas herdadas de formas artísticas mais antigas acabaram o definindo ao mesmo tempo que foram ressignificadas por ele.
Chave PIX para contribuições: kaijuueditora@outlook.com
Campanha no Apoia.se: apoia.se/ilhakaijuu

Пікірлер: 87

  • @LUIZnoSekay
    @LUIZnoSekay2 жыл бұрын

    Esses vídeos onde vc traça um paralelo entre a cultura japonesa e mangá/tokusatsu são meus favoritos. Sempre cheios de informações ricas e de altíssima qualidade

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Tento sempre trazer elementos estéticos e temáticos da perspectiva de autores de lá pra não fazer leituras a partir da lógica do japonismo.

  • @digihu5732
    @digihu573220 күн бұрын

    É sobre bom pensar nesse contexto histórico cultural de uma mídia específica, ao meu ver isso valoriza mais ainda as técnicas e outras características singulares das obras (mesmo quando não nos agrada pessoalmente)

  • @QuadroemBranco
    @QuadroemBranco2 жыл бұрын

    Vídeo massa pra caralho, já tinha uma baita curiosidade mas agora quero embarcar de vez! Pra quem nunca assistiu um Tokusatsu na vida, o que tu recomendaria?

  • @Mcryukendpo

    @Mcryukendpo

    2 жыл бұрын

    Posso te recomendar alguns? comece com GARO temos 3 temporadas. A primeira creio que ainda esteja na Amazon Prime legendado. Kamen Rider da era heisei : Agito, Faizu, Blade, Kabuto, Gaim, Fourze, Drive, BUILD Tem duas temporadas da série KAMEN RIDER AMAZONS (OMEGA) Kamen Rider era showa: Kamen Rider Ichigo, Kamen Rider Super One Ultraman: Hayata, Jack, Ace, Taro, Leo, Mebius, Max, Tiga, Ultraman Z, Ultraman Geed, Ultraman X Super Sentai: Himitsu Sentai GORANGER........Liveman, Jetman, DaiRanger, Kakuranger, Megaranger..... a fila é grande kkkkkk . Recentemente, assisti Rysoulger e atualmente estou acompanhando simultameamente com o japão: Kikai Sentai Zenkaiger

  • @androsanches

    @androsanches

    2 жыл бұрын

    quadro em branco sabe apreciar conteúdos com pouco holofote, mas muitas riquezas

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Me sentindo um tipo de aliciador ou traficante de drogas agora, mas pra começar, recomendo algo mas divertido como "Kamen Rider Agito" (2001) ou algo bem sério puxando pro terror como "Kamen Rider Amazons" (2016-2017) ou ainda um meio termo entre diversão e desenvolvimento de conflito de personagens como "Kamen Rider Ryuki" (2002). Sobre filmes, entre o que tem de melhor e mais experimental está "Godzilla tai Hedorah" (1971) e "Matango" (1963).

  • 2 жыл бұрын

    ah, agora eu entendo porque gosto tanto de sentai, rider, kaijuu... desde pequeno sempre me atraí pelo teatro, a atuação, e a forma específica japonesa é com certeza a minha favorita, das técnicas narrativas, de apresentação, poderes, lutas, mudança de cenário, suit actors, acrobacias, etc, é tudo muito fascinante. até então eu não tinha uma definição exata do que seria tokusatsu, seu vídeo me ajudou a achar uma forma de apresentá-lo à pessoas leigas, ou seja, concordo com o que você disse, toda essa tradição que sempre se renova é incrível. muito obrigado e que venha mais conteúdo!

  • @francoikari5085
    @francoikari50852 жыл бұрын

    Eu estava esperando esse vídeo. Uma coisa legal do Tokusatsu é essa amálgama de estilos que o influenciaram. Por exemplo, o esquema das poses vem do Kabuki e as apresentações vem do fato tradicional que generais inimigos sempre se apresentam antes de uma guerra. Uma coisa legal são fimalizadores que sempre são feitos a direita. Toda vez que os personagens usam uma bazuca ou finalizador era sempre do lado direito, quando vi isso em Akibaranger eu fiquei surpreso porque é realmente sempre assim que eles fazem. Outra coisa que define Tokusatsu é o fator transformação onde o personagem se torna o herói e já sabe lutar instintivamente. Óbvio que isso era pra apresentar rapidamente o herói pra criança sem perder tempo mas em Precure por exemplo ficou bem claro que as personagens inconscientemente já se transformam e usam golpes. Essa ideia do real e não real vem da própria ideia do Tsuburaya de não ser realista de propósito. Já Power Rangers eu defino como Tokusatsu pelo próprio Koichi Sakamoto ter usado estilos tradicionais de Tokusatsu em cenas novas. A própria Tsuburaya usou técnicas ocidentais ao reviver Ultraman com o know-how obtido na Austrália e EUA. É o mesmo caso do CG,tem gente que diz que não é efeitos especiais tradicionais apenas por não serem práticos mas é só uma técnica nova.

  • @alcidsg2
    @alcidsg22 жыл бұрын

    Eu andei lendo sobre shintoismo e percebi a influência nas produções japonesas. Para um ocidental não tem sentido por exemplo um super heroi ganhar poderes da "Terra",de um espírito, como em Changeman ou Kamen Rider J, ou algumas decisões narrativas do Godzilla, como no filme do Biollante, onde o monstro carrega o espirito da filha do cientista. Seria interessante um video sobre

  • @raikou16
    @raikou162 жыл бұрын

    Isso que você comenta sobre a codificação do teatro me lembrou muito o que o Artaud defende em "O Teatro e seu Duplo". Muito interessante isso e até então não tinha noção da extensão do que ele queria dizer. Fora isso, muito interessante o que você diz sobre os suit actors. Sempre me chamou muito a atenção como eles tem um esmero absurdo nisso. Até em stageshows fica claro que a linguagem corporal é muito marcante. O estilo de luta de cada personagem combina com a personalidade deles etc. Obrigado por por isso em palavras e trazer as origens disso.

  • @VilsonStratos
    @VilsonStratos2 жыл бұрын

    Obrigado por não me deixar na luta sozinho a favor do uso de CGi em tokusatsu (mas com argumentos e disertação muito melhor do que a minha kkkk)

  • @Mcryukendpo

    @Mcryukendpo

    2 жыл бұрын

    concordo, baita aula de tokusatsu

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    CGI pode ser bom, mas lembre-se de usar com moderação.

  • @danilodoclee
    @danilodoclee2 жыл бұрын

    Bom demais! Essa ponte entre o teatro antigo e o tokusatsu parece aquele tipo de informação que a gente tem mas nunca se deu conta, e aqui o contexto todo tá muito bem estruturado.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @rafael_lam
    @rafael_lam2 жыл бұрын

    Caraleoooo! Esse vídeo vai me ajudar muito em um projeto pessoal de webtoon. Muito obrigado, Rafa! /o/ Acho que para definir Power Rangers como tokusatsu deve se analisar se está seguindo uma tradição própria, teria que analisar se há um padrão em sua narrativa ocidental. Sei lá, se a franquia segue uma narrativa de teatro ou outra forma de dramaturgia, assim como no original, segue o Kabuki e o Nō.

  • @danielespinola9698
    @danielespinola96982 жыл бұрын

    Espetacular! Que aula! Parabéns, Rafael!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @guidocampagnaniesquivel1576
    @guidocampagnaniesquivel15762 жыл бұрын

    Amigo, seu canal é MUITO bom. Você dá uma aula de cultura japonesa; indo além de esteriótipos e/ou da superficialidade. Muito obrigado pelo vídeo e pelo canal.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @Monstroseaventuras
    @Monstroseaventuras2 жыл бұрын

    Essa questão do objeto como personagem me fez lembram da moto do Bllack e do carro do RX, mesmo na serie americana Super-Maquina não chega a ter grande evolução de personagem do veículo inteligentes

  • @toledobujica
    @toledobujica2 жыл бұрын

    Tava inspirado nesse ein! Valeu, abriu muitos caminhos...

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @androsanches
    @androsanches2 жыл бұрын

    você pretende um dia mostrar sua coleção? essa prateleira chama minha atenção kkdkdskk

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Um vídeo ostentação de biblioteca?

  • @androsanches

    @androsanches

    2 жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu Ostentação, conteúdo genérico, mas turbação de leve pra entusiasta, chame como quiser. No fim talvez seja só uma desculpa pra eu descobrir o que alguns livros visíveis ali são🥸

  • @nintakun1395
    @nintakun13952 жыл бұрын

    Eu sempre defendo que o suit actor é uma das artes mais bonitas do campo da atuação que se tem por aí. Conseguir passar emoção da cena usando apenas linguagem corporal sem expressões faciais é pra poucos. Não à toa que tem vários bem notáveis e que recebem elogios. É só ver que o pessoal lembra com carinho dos atores que vestiram a fantasia do Godzilla e lembram muito bem deles. Sobre o lance do CGI, por mais que eu prefira os efeitos práticos tradicionais, digo que Garo me ensinou a apreciar melhor um pouco do apelo disso. O CGI não precisa ser realista se tiver uma coreografia que consiga passar o impacto das cenas. Em Garo tem muito do "CGI toscão de baixo orçamento" em algumas séries da franquia, mas por mais que ele exista, as coreografias dessas lutas de CGI é TÃO LEGAL que dá pra até os mais céticos deixarem suas desavenças com esse método de lado. Mesmo Zenkaiger atualmente tem feito dessas. Acho as lutas com as suits tradicionais mais legais porque gosto do "impacto físico" delas, mas se o CGI for usado de forma criativa, não vejo mal algum. O episódio de Zenkaiger que passou nesse último domingo, o 44, fez bom uso disso. Ainda estou tentando digerir bem a ideia de dois membros do próximo Sentai serem bonecos de CGI, mas por mais que eu preferisse suit actors, estou curioso pra ver o que podem fazer ali. Excelente vídeo! Como sempre!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado! Eu até estou com expectativas boas em relação ao Inu Brother, porque acho que a vantagem do CGI é justamente poder criar esse tipo de personagem que seria impossível com suit actors ou animatronics. Ele não está lá para tirar espaços dos suit actors, mas para acrescentar algo diferente que pode complementar a dinâmica.

  • @alexvirtuoso2832
    @alexvirtuoso2832 Жыл бұрын

    Sou super fã de tokusatu desde Ultraman e spctreman e vivi a rede manchete e acompanho tokusatu até hj e Tem uma semana que estou acompanhando vc suas análises é bem pesquisada e ainda dá pra ver que gosta isso aí ganhou um inscrito parabéns continue assim. Pq já vi uns fazendo vídeo e até Criticando os tokusatu e da pra ver que não conhece valeu obg pelo conteúdo 🎉

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado por acompanhar o canal.

  • @0o0o0o0o0o0o0o0
    @0o0o0o0o0o0o0o02 жыл бұрын

    Eu diria que o Mandaloriano então se vale de algumas das tradições de Tokusatus que você suscitou. Apesar de ser sim bastante naturalista, é notavel o esforço da linguagem corporal compartilhada entre o Pedro Pascal e seus "suit actors" para compor a atuação do personagem principal. A questão das armas serem sujeito também se apresenta de certa forma. Como a armadura Mandaloriana tem um elemento cultural/ religioso, cada novo item no arsenal dele é tratado com reverência, já que corresponde (Que, para o público também corresponde à reverência por ele estar cada vez mais se tornando como o Boba Fett). Não é a mesma coisa mas há paralelos.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Sim, em "O Mandaloriano" tem todo um trabalho para a interpretação através de linguagem corporal e da voz de um personagem que quase não mostra o rosto. Ele parte de códigos de atuação diferentes, mas tem vários paralelos com atuação dos suit actors.

  • @elvisrocha9768
    @elvisrocha9768 Жыл бұрын

    que aula! nem mais nem menos!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado!

  • @pocoloca4674
    @pocoloca4674 Жыл бұрын

    Seu canal é mto bom.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado!

  • @JhonataPactio
    @JhonataPactio Жыл бұрын

    Obrigado pelo vídeo

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Eu que agradeço.

  • @adrssnightowl380
    @adrssnightowl3802 жыл бұрын

    Terminei o kamen rider w e o wizard, estou terminando o kiva. Tá bem divertido esse momento tokusatsuboy.

  • @dmach6729
    @dmach6729 Жыл бұрын

    Excelente vídeo.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado!

  • @melque2468
    @melque2468 Жыл бұрын

    Excelente vídeo

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado!

  • @fir3buggomes758
    @fir3buggomes7582 жыл бұрын

    Cara que vídeo maravilhoso, me ajudou a definir melhor coisas que eu percebia em tokusatsu mas não sabia explicar

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @tiagogoss9955
    @tiagogoss99552 жыл бұрын

    Muito legal o vídeo, parabéns! Depois de assisti-lo fico pensando se a Fox tivesse contratado um suit actor de tokusatsu pra fazer o duende verde no primeiro filme do aranha, as cenas ficariam bem melhores. Aquele balançar de cabeça pra mostrar que o personagem estava falando é muito irritante!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado! Hollywood trabalha com outra lógica. Talvez nem tenham chegado a pensar que algo assim seria relevante.

  • @KoopaArtsLoopa
    @KoopaArtsLoopa Жыл бұрын

    Ótimo vídeo

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado!

  • @aldrichkhalled3893
    @aldrichkhalled38932 жыл бұрын

    Excelente video Rafael!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @douglasmendonca7236
    @douglasmendonca72362 жыл бұрын

    Baita video, baita aula!!!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @gvbarbosa78
    @gvbarbosa782 жыл бұрын

    Parabéns por mais um ótimo vídeo! Gostaria de puxar a discussão para os video games, afinal é uma mídia áudio visual. É comum ver cenas dos seriados nos jogos das gerações mais recentes de games - a transformação, a pose final, os movimentos específicos pra cada golpe, etc. Mas na "era do cartucho" os jogos de personagens Tokusatsu traziam aquelas imagens principais adaptadas em pixel arte. Então, viravam uma representação das cenas, uma cópia. Sendo assim, aqueles jogos do Famicon e Super Famicon contam como obras de tokusatsu, mesmo não tendo os recursos em si, mas cópias deles? (faço a pergunta partindo dos elementos característicos dos tokusatsus que você elencou, eles continuam válidos para os games?) Outro ponto, alguns gamers radicais reclamam que esse tipo de jogo muitas vezes é "simples demais", sem muitos efeitos, recursos, etc. A impressão que dá é que as pessoas querem um Kamen Rider aos moldes de um Sekiro ou God of Wars 4. Mas esse não me parece ser o ponto, os jogos de tokusatsu são mais focados em estender a experiência do expectador, colocá-lo no comando de personagens das séries. E como todo ano praticamente sai um jogo da temporada da série, não tem como as empresas se concentrarem em super projetos. São jogos bem divertidos, e que vale a pena dar uma conferida. E vale mencionar a força desse gênero, da geração do nintendinho pra cá, nenhum console ficou sem algum jogo de tokusatsu. Valeu. Inté!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado! Acho complicado tentar classificar um videogame como tokusatsu. Apesar do Videogame ser uma mídia bem híbrida, que se apropria de elementos de várias outras, não lembro de um que contenha elementos suficientes de tokusatsu pra ser um. Não que não possa existir, pensando agora, seria possível fazer algo seguindo a proposta de jogos como "Mad Dog McCree". Também provavelmente seria possível usando elementos nos quais eu não consegui pensar agora. Mas como comentei em outro vídeo, Videogame é antes de tudo simulação do que representação. Além de que um jogo feito com pixel art a princípio não tem suit actor e elementos do teatro, não tem efeitos especiais práticos da tradição estabelecida pelo Tsuburaya, e também não costuma ter elementos de montagem e edição da tradição do tokusatsu (nesse caso talvez hajam exceções nas animações narrativas que não são gameplay). Os videogames geralmente pegam personagens, histórias e iconografias dos tokutsu e as adaptam pra simulações com elementos formais específicos dos videogames, que é algo muito parecido com o que acontece nos quadrinhos. Mesmos personagens e iconografia, mas elementos de linguagem diferentes. Mas acredito que, se fosse a intenção de um autor de videogame, seria sim possível incorporar mais elementos formais que definem um tokusatsu, mas não consigo lembrar agora de nenhum exemplo que tenha de fato feito isto.

  • @jda9731
    @jda9731 Жыл бұрын

    Muito pertinentes as observações e explicações. Alguns pontos gostaria de explanar: uma característica fundamental do tokusatsu é o uso predominante de efeitos especiais práticos, o que se vê foi filmado e tem pouca pós produção. Qdo alguém reclama do CGI é na troca das cenas filmadas por uma cena criada no computador, nessa hora não seria mesmo um efeito especial, seria animação por computador. No caso do Power Rangers eu não classificaria como tokusatsu muito pelo que vc explicou, por exemplo, no momento que um herói fica sem o capacete aliado a elementos americanos (ao menos não japoneses) já temos elementos demais do outro lado da balança pra chamar de tokusatsu. Se o Homem -Aranha japonês é tokusatsu deveriam considerar o americano dos anos 70/80 da tv então. Se Patrine é pq a Mulher Maravilha do seriado ou o Hulk não seriam? Ou ainda os filmes das Tartarugas Ninja. O conjunto das características (principalmente ser japonês) define o termo, não o contrário. Agora, tem muita produção japonesa que não entra na categoria pela ausência do conjunto dessas características mencionadas: terror, filmes com vasto uso de CGI tipo Yamato, Cashern, Dororo, etc. A discussão a respeito é ótima!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado! Sobre o CGI, não acho que seja um elemento que por si só descaracterize um tokusatsu. CGI é um tipo de animação, e o próprio Tsuburaya utilizava inserções e animação na pós-produção. Os disparos de energia do Godzilla, King Ghidorah e Ultraman eram todos feitos com animação inseridas em um complexo trabalho de pós-produção. Ele também utilizava animação inserida na pós-produção em detalhes que se o espectador não estiver bem atendo deixa passar e nem percebe que tem muito efeito especial feito dessa forma, como, por exemplo, em uma cena de "Matango" em que os personagens olham para o céu e veem um grupo de pássaros voando, sendo que os pássaros são todos feitos com animação sobreposta sobre a imagem filmada. A diferença é que na época não havia tecnologia para se fazer CGI, e todos esses efeitos era realizados com animação 2D. Usar CGI em tokusatsu é uma evolução natural de passar a aplicar animação 3D em um tradição que desde o início utilizava animação 2D pra efeitos de pós-produção. A questão é que a forma como essa tradição de tokusatsu, que é japonesa, usa o CGI é diferente de como ele é empregado nos EUA. Então talvez o mais relevante seja se pensar sobre essas diferenças de uso do CGI em um tokusatsu e em uma produção blockbuster de Hollywood.

  • @jda9731

    @jda9731

    Жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu Concordo. O uso é sempre o custo benefício da produção. Antigamente se usava a pedreira pois era onde se permitia usar explosivos. Hoje as explosões são digitais e as locações são mais urbanas nessas cenas. Enxergo o tokusatsu como produções japonesas com efeitos especiais predominantemente práticos, sejam fantasias de monstros/robôs/heróis, maquetes, stop motion. Se estes elementos forem substituídos por imagens geradas no computador não se perde esse conceito? Não falo de efeitos adicionais como raios ou detalhes , digo a imagem geral. Algumas produções japonesas não aparentam ser consideradas como tokusatsu principalmente por essa razão. Filmes pós 2000 como Tetsujin 28-go, Devilman ou mesmo o Terra Formars são de fantasia/aventura, tem predominância de efeitos especiais, são japoneses mas quando se fala em tokusatsu não são lembrados. Não seria pq não são reconhecidos justamente por que se distanciaram dessas características? As perguntas que sempre faço são quais características uma produção de tokusatsu tem pra ser reconhecida como tal e por quê algumas produções com essas características não são consideradas? Pra mim o fundamental é ser uma produção do Japão para o Japão e que os efeitos especiais sejam em maioria práticos. Se fugir disso cai muita coisa pra dentro como o Batman Adam West, Star Wars, filme do He-Man, etc. Se tudo for tokusatsu então nada não é.

  • @asura871
    @asura8712 жыл бұрын

    Cara eu até me lembro que eu comprei o transformador do Driver, o cinto os carrinhos do tem personalidade e até sentimento que me fez cria a vontade de adquirir aquilo, como deu tu deu exemplo eu não tenho interesse em nenhuma armadura do homem de ferro, porque não é nada de visual

  • @luizsoares4112
    @luizsoares41122 жыл бұрын

    Monstro baleia até hoje me emociona!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Ele e o Toupeira de "Kamen Rider Amazon".

  • @GustavoXDmais
    @GustavoXDmais2 ай бұрын

    Rafael, vc tem alguma referência de material sobre a montagem nos tokusatsu? Vejo muito do que fora proposto por Eisenstein, e oq fora produzido pra Cinema ainda na década de 60 intencionalmente e no Japão, como influência nas produções. Toda obra é o resultado estético de seu modo de produção, mas imagino que a montagem da série, dessa forma especifica que a gente conhece, não é somente relativa aos prazos e orçamentos apertados

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 ай бұрын

    Não tenho material sobre o assunto específico aqui, mas certamente é possível achar em japonês. As técnicas de montagem do Eisenstein foram bastante influentes e populares no Japão e acho que influenciam bastante os tokusatsu. Inclusive, bastante nas cenas de ação dos anos 1970 e 1980. Muitas cenas de luta com planos com personagens sozinhos que só parecem uma luta quando intercalado com planos de outro personagem sozinho. Mas também tem suas características específicas.

  • @jacsonpatric
    @jacsonpatric19 сағат бұрын

    Alice in Borderland e Yu Yu Hakusho da Netflix tambem seriam tokusatsu?

  • @thainancarlos5328
    @thainancarlos53282 жыл бұрын

    Excelente análise, aprendo muito nesse canal! Parabéns irmão!!!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @Raven6211
    @Raven6211 Жыл бұрын

    Rafael, eu nunca vi o Revice, mas pela descrição, isso que você fala sobre o protagonista e a outra parte dele seria algo similar ao Shadow Work do Carl Jung? E parabéns pelo vídeo.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    Obrigado! Tem sim elementos da Sombra do Jung na base, mas é uma construção a partir dessa noção com mais alguns elementos.

  • @Raven6211

    @Raven6211

    Жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu Obrigado! Agora fiquei bastante interessado em assistir o Revice. E parabéns pela tese da sua pós, não tenho Twitter pra poder te parabenizar, então vai por aqui mesmo!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    Жыл бұрын

    @@Raven6211 Obrigado!

  • @welkin1723
    @welkin17232 жыл бұрын

    Outro excelente trabalho muito obrigado existem alguns comentários que eu gostaria de fazer: Você falou sobre a forma que Hollywood tende a não explicar como as coisas funcionam como a magia de um personagem ou a armadura de outro esse tipo de abordagem foi o que me fez mais se afastar do cinema ocidental, chamamos isso de Soft Magic System onde praticamente você pode solucionar um impasse com o simples ato de: "O mago quis assim" Existem vários vídeos sobre o sistema de Soft Magic e Hard Magic system, realmente a ideia de um "Deus Ex Machina" não me agrada. Sobre o ponto de explicar equipamentos isso me fez lembrar de algo que aconteceu em Smile Pretty Cure! em um episodio onde uma das personagem é transformada em um robô gigante, elas enfretavam um outro inimigo gigante todavia ninguém sabia como pilotar a Precure Robô até que em algum momento uma delas encontra o manual de instruções e finalmente consegue controlar a "maquina" ou seja isso encaixa muito bem com a ideia de " olha veja como isso funciona qualquer um pode usar se souber como usar" E por fim obrigado por mostrar a influência do teatro japones na construção do tokustasu, muitos esquecem de falar sobre esse ponto, mas aqui voce fez isso com muita maestria meus parabéns. Continue sua jornada muito obrigado novamente!

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado! Essa tradição em descrever regras em narrativas japonesas também tem elementos que são adaptados da Ludologia. Pegar tradições de regras de jogos e incluí-los na estrutura narrativa para dar uma sensação de verossimilhança ao leitor.

  • @welkin1723

    @welkin1723

    2 жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu Isso me recorda outro anime que é sobre jogos de mesa o nome desse anime é Houkago Saikoro Club

  • @androsanches

    @androsanches

    2 жыл бұрын

    Concordo em como isso possa afastar, criando uma barreira de "porquês sim", mas creio que sejam casos e casos. Acho que o problema - ou um deles - seja quando tudo desbaba pra um show pirotécnico vazio.

  • @welkin1723

    @welkin1723

    2 жыл бұрын

    @@androsanches Concordo, existem casos e casos.

  • @btxteppei7327
    @btxteppei73272 жыл бұрын

    Me lembro de ti

  • @fabriciojunior2617
    @fabriciojunior26176 ай бұрын

    Cara, qual foi suas fontes?(eu queria saber para eu me aprofundar mais nesse assunto)

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    6 ай бұрын

    Sobre qual assunto? Mas se tu quer pesquisar sobre algo, pode usar o Google Acadêmico, que achará vários artigos e trabalhos sobre os temas.

  • @QuadrinhosAfricanos
    @QuadrinhosAfricanos2 жыл бұрын

    Lembro do episódio em que o Gyodai (dos Changeman) foge da base. É um exemplo mais evidente dessa identificação com o monstro, né?

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Sim. "Changeman" tem também o "Gator", aquele ET verde que é o navegador dos vilões, cuja esposa e filho vêm para a Terra e pedem para os Changeman resgatá-lo.

  • @canalmickeypolaco4708
    @canalmickeypolaco47082 жыл бұрын

    Power Ranger é o anti-tokusatsu uma vez q eles tem vergonha do material original ao ponto de tentar descaracterizar ao máximo os elementos e tornar uma abordagem da narrativa americana.

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Não diria "vergonha". É mais uma questão comercial similar ao que acontece com os cinema de Hollywood: os executivos que investiram querem retorno financeiro e fazem, pressão para a produção ter aquelas características que eles acham que é venda certa nos EUA e lucro maior.

  • @canalmickeypolaco4708

    @canalmickeypolaco4708

    2 жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu sim, mas seria mais digno, já q vai alterar tanto, criar algo próprio em vez de interferir em um material que vai ficar inacessível no original para uma boa parte do mundo

  • @IsmaelSouza25
    @IsmaelSouza252 жыл бұрын

    Sensacional. Adoro a lógica que você narrativa para contextualizar o assunto. Você tem alguma formação acadêmica? Você usa uma lógica acadêmica

  • @IlhaKaijuu

    @IlhaKaijuu

    2 жыл бұрын

    Obrigado! Tenho bacharelado em História da Arte, bacharelado em Direito, mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte e atualmente faço doutorado na mesma área do mestrado.

  • @IsmaelSouza25

    @IsmaelSouza25

    2 жыл бұрын

    @@IlhaKaijuu Que sensacional. Isso explica bastante a estrutura da sua narração, pra mim é formidável. Foge muito do senso comum dos “gibitubers” por aí. Sou bacharel em comunicação social, assim como em Psicologia. Meu TCC em psi foi uma análise psicossocial do Batman, este canal me dá muitas ideias para escrever alguns artigos e coragem pra sair dos temas comuns dos quadrinhos (comics de heróis, etc). Muito obrigado. Adoraria ser seu amigo.

Келесі