O que é uberização do trabalho?

Neste episódio, o professor do departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Ricardo Antunes define o trabalho uberizado como a organização do trabalho a partir de plataformas e aplicativos digitais, que flexibilizam o trabalho e burlam as leis trabalhistas, a partir da mistificação de que aquele trabalhador é autônomo ou empreendedor. Antunes explica que foram as crises do sistema capitalista que levaram a avanços tecnológicos e à consequente uberização do trabalho. Este processo se iniciou em 1973 e se intensificou nos anos de 2008 e 2009, quando houve mais investimento em tecnologias para tentar recuperar os níveis de crescimento econômico.
#animação #animação2d #uberização
Conceituar:
Produção: Juliana Oshima Franco e Asriel Santana
Animação: Rafaela Repasch
Edição: Felipe Menani
Coordenação: Patricia Lauretti

Пікірлер: 55

  • @nuvemaquatica2782
    @nuvemaquatica2782 Жыл бұрын

    Rápido, direito ao ponto e bem ilustrado, muito bom!!

  • @joseeduardorossi
    @joseeduardorossi5 ай бұрын

    O ser humano flexivel e inovador sempre buscará sua liberdade funcional e financeira criando o desrruptivo. Domenico de Masi nos garantiu que a criatividade vencerá

  • @RaicarlosCoelho
    @RaicarlosCoelho2 ай бұрын

    ❤❤🎉🎉 ÓTIMO TRABALHO 🎉🎉

  • @user-wm9go7ob4c
    @user-wm9go7ob4c3 ай бұрын

    muito bom e direto

  • @biancabastos6242
    @biancabastos62423 ай бұрын

    cirúrgico

  • @rafaelwalkybarbosalima4914
    @rafaelwalkybarbosalima4914 Жыл бұрын

    Existe a opção de pagar o MEI ou ME de acordo com os ganhos mensais para poder ter direitos advindos do governo!

  • @user-wm9go7ob4c
    @user-wm9go7ob4c3 ай бұрын

    no desenho, o professor Ricardo Antunes está igualzinho o dr albieri do clone...rs

  • @izabelyfolly8765
    @izabelyfolly87653 ай бұрын

    Quem usa o serviço e quem trabalha com ele, estariamos melhor sem ele?

  • @VictorHugo-Al

    @VictorHugo-Al

    7 күн бұрын

    Essa pergunta não faz sentido, esse modelo não vai desaparecer, o que pode ser feito é modifica-lo.

  • @gaucho69gaucho71
    @gaucho69gaucho71 Жыл бұрын

    Alguém duvida que os representantes desse capitalismo andaram pensando dessa forma no nosso congresso nacional?

  • @lgks1897
    @lgks1897 Жыл бұрын

    A UNICAMP e seus economistas!

  • @CesarAugusto-bk3ij

    @CesarAugusto-bk3ij

    5 ай бұрын

    kkkkkkk Juro que não entendi, o negócio movimenta a economia, salva muitas pessoas do desemprego ou então possibilita uma segunda fonte de renda e mesmo assim é visto como algo ruim.

  • @lgks1897

    @lgks1897

    5 ай бұрын

    @@CesarAugusto-bk3ij Conheço gente que comprou casa, apartamento e outro carro trabalhando no UBER. Mas para alguns eminentes professores doutores isso é exploração!

  • @mazzacellobio

    @mazzacellobio

    5 ай бұрын

    Quando se entende de relação de trabalho e economia entende-se o nível exploratório desses "empreendimentos"... Não há direitos trabalhistas, nem previdência, a hora/trabalho é menor, não há férias, descanso remunerado, rescisão, seguro desemprego, não há salario piso ou mínimo estabelecido. e ainda há subordinação (no caso a plataforma ou aplicativo) , habitualidade do trabalho. Jornadas extenuantes de 12 a 14 hrs para ter renda mínima. Não há garantia quanto a possíveis acidentes pela previdência social. Ou seja, bateu o carro e ficou aleijado e não pode mais sustentar a família , problema é seu! Embora garanta algum dinheiro a curto prazo é em si a precarização do TRABALHO porque temos uma relação de emprego (ou seja de venda de mão de obra e ganho de mais valia alta pelo aplicativo) sem a proteção ao trabalhador que é hipossuficiente e do seu trabalho faz o sustento. E essa relaçõa de emprego se disfraça de "empreendedorismo" porque se vende a ideia falsa de que o Ubberizado é insubordinado, não tem patrão. Na prática ele tem.

  • @lgks1897

    @lgks1897

    5 ай бұрын

    @@mazzacellobio Não tá satisfeito é só sair e volta pra CLT! Trabalha lá quem quer! O uber não obrigou ninguém! Ah, lembrei! Liberdade é um conceito incompreensível pra essa turma!

  • @juliocesarfabianosaboia7330

    @juliocesarfabianosaboia7330

    5 ай бұрын

    @@mazzacellobio Pura besteira, o Uber e similares não possuem jornada de trabalho definida, além de não empregarem absolutamente ninguém exceto aqueles que trabalham no escritório da empresa, com a programação da plataforma, o que o aplicativos fazem não passa de uma mediação conveniente, metódica e facilitadora para quem decide prestar serviços por meio da plataforma com quem decide obter os serviços por meio da plataforma. O que não era esperado é o fato de que os inúmeros desincentivos burocráticos, tributários e jurídicos em relação ao empreendedorismo e ambiente de negócios nacional chegaria à um nível tal, que o país veria uma desindustrialização e estagnação generalizada, levando a população a recorrer a esses aplicativos como uma solução econômica viável de longo prazo, coisa que nunca foram e nunca serão, portanto a culpa da precarização e da uberização é extritamente oriunda do governo e dos corpos burocráticos muito atuantes em nosso país.

  • @aspaixao76
    @aspaixao764 ай бұрын

    1 minuto e 7 a minuto e 11, o que esse boneco está fazendo???😅😅

  • @gustavofarias9800

    @gustavofarias9800

    4 ай бұрын

    Andando pow kkkkkkk

  • @VonSchelzen
    @VonSchelzen5 ай бұрын

    Enquanto existir clt no Brasil, a coisa nao irá melhorar para o trabalhador, enquanto tiver no poder esquerda e sindicalistas nada irá melhorar

  • @rcar1

    @rcar1

    5 ай бұрын

    vc acha q deveria ter o q no lugar da clt? trabalho livremente negociado com o patrão??

  • @raillarodrigues

    @raillarodrigues

    4 ай бұрын

    CLT não é "carteira de trabalho", é um conjunto de leis trabalhistas. Então você acha que não deve existir lei na relação de trabalho? Tudo deve ser permitido? Se você não for um empresário, isso não faz o menor sentido...

  • @VonSchelzen

    @VonSchelzen

    4 ай бұрын

    @@raillarodrigues tem que haver liberdade de negociação, são essas leis que acabam e precarizam com os empregos.

  • @quatrodemaio

    @quatrodemaio

    4 ай бұрын

    Verdade

  • @ThiagoSouza1988

    @ThiagoSouza1988

    4 ай бұрын

    ​@@VonSchelzenE como negocia com a UBER?? O motorista conversa com quem??

  • @tiagoalmeida9057
    @tiagoalmeida90572 ай бұрын

    Que cara mais desconectado da realidade... Além de usar o nome de uma empresa com menos de 15 anos para descrever o tal "processo" com mais de 100 anos😂. O que ocorre é algo bem simples o trabalhado prefere trabalhar e focar com o dinheiro do seu trabalho e não passar para o estado, afinal o estado não dá nada ou trabalhor.

  • @psicast2891

    @psicast2891

    2 ай бұрын

    Amigo, acredito que quem está desconectado da realidade é você. rss É claro que a entrada dessas empresas não aconteceu da noite para o dia; houve um processo para que elas pudessem participar do mercado. No vídeo, ele tenta explicar, de forma resumida, como esse processo se desenrolou ao longo dos anos. De qualquer forma, o trabalhador é afetado negativamente. O problema está na forma de organização econômica. Entendo a revolta com o dinheiro direcionado ao estado, mas ainda assim, o trabalhador tem mais direitos e proteção com a CLT. Com o surgimento da uberização, vemos a mão de obra se tornar ainda mais barata, a volta da precarização do trabalho e a ilusão de empreendedorismo e flexibilidade. Na prática, quem intervém em casos de abuso ao trabalhador? Em casos de acidente, quem o ampara? Enfim, não estou dizendo que o trabalho formal seja o melhor dos mundos; há, com toda certeza, exploração de mão de obra. No entanto, a solução não é uberizar o trabalho. Quem continua ganhando com isso são os capitalistas.

  • @loliFLA
    @loliFLAАй бұрын

    esquerdista sendo esquerdista, nada demais.