No video

O QUE A CIÊNCIA DESCOBRIU SOBRE O ALZHEIMER | Alzheimer Explicado #1

Imagine se um dia todas as suas memórias começassem a desaparecer? É isso que acontece na Doença de Alzheimer. A famosa doença do Esquecimento acomete cerca de 35 milhões de pessoas no mundo. O Alzheimer afeta o cérebro e destrói lentamente a memória, a habilidade de pensar e até a capacidade de realizar tarefas simples.
Nesse vídeo do Olá Ciência vamos explorar como o Alzheimer foi descoberto e diagnosticado pela primeira vez, como essa doença realmente destrói memórias e se um dia teremos tratamentos eficazes. Será que, graças à ciência, um dia poderemos dizer que o Alzheimer tem cura?
Direção e Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Beatriz Apgaua e Hipácia Werneck
Edição: Vini Marangon
Contratos e Parcerias: olacienciacontato@gmail.com #olaciencia

Пікірлер: 937

  • @olaciencia
    @olaciencia2 жыл бұрын

    Vocês conhecem alguém que tem Alzheimer? REFERÊNCIAS UTILIZADAS: A primeira paciente diagnosticada com Alzheimer: alzheimer360.com/alois-alzheimer/ // www.bbc.com/news/av/magazine-35279750 Informações do NIH sobre Alzheimer: www.nia.nih.gov/health/alzheimers-disease-fact-sheet Número de pessoas com demência: www.alzint.org/about/dementia-facts-figures/dementia-statistics/ O que causa o Alzheimer, genes do Alzheimer: www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32205-4/fulltext / pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28222507 Cartilha com todas as informações sobre Alzheimer (2021): www.alz.org/media/documents/alzheimers-facts-and-figures.pdf Onde as placas se acumulam: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6277872/ Alzheimer no cerebelo e tronco encefálico: best-alzheimers-products.com/alzheimers-disease/the-alzheimers-brain Risco de ter Alzheimer (histórico familiar e idade): www.health.harvard.edu/mind-and-mood/alzheimers-in-the-family É possível reduzir o risco de ter Alzheimer?: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30776012/ Estudo das Freiras: medicalxpress.com/news/2019-09-multilingual-nuns-dementia.html Remedio aprovado contra o Alzheimer: g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/06/07/eua-aprova-medicamento-pioneiro-contra-o-declinio-cognitivo-causado-pelo-alzheimer.ghtml // www.webmd.com/alzheimers/aduhelm-what-to-know Vacina nasal contra Alzheimer: www.webmd.com/alzheimers/news/20211117/trial-begins-of-nasal-vaccine-for-alzheimers-disease Patologia do Alzheimer: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28222507/ Genética e Epidemiologia: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28211812/ Diagnóstico e tratamento: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28269772/ TORNE-SE MEMBRO: kzread.info/dron/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com Camisa "Tomei Vacina Graças à Ciência": bit.ly/CamisaOlaCienciaVacina TELEGRAM: t.me/olaciencia INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia TWITTER: twitter.com/olaciencia Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível. Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.

  • @paulavaladao9530

    @paulavaladao9530

    2 жыл бұрын

    Meu paizinho

  • @fatimarodrigues6176

    @fatimarodrigues6176

    2 жыл бұрын

    Minha sogra

  • @renatalacerda29

    @renatalacerda29

    2 жыл бұрын

    Sim, sou Terapeuta Ocupacional e atendo vários pacientes com a Doença de Alzheimer e outras demências, realizando a estimulação cognitiva, manutenção de qualidade de vida, independência e autonomia pelo maior tempo possível! E, tenho uma tia muito próxima e querida que apresentou a doença precocemente!

  • @felinafloripa

    @felinafloripa

    2 жыл бұрын

    Olá, Lucas e equipe do Canal Olá, Ciência! Tenho 64 anos e há cinco anos voltei a morar com minha família para compartilhar os cuidados da nossa mãe, 91anos de idade, logo após o diagnóstico de Doença ou Mal de Alzheimer. Posso dizer que é muito triste para a família e para mim em especial pois sinto que perdi minha mãe ainda em vida. 😥

  • @rosangelacosta907

    @rosangelacosta907

    2 жыл бұрын

    Minha mãe 😞12 anos com 75 anos ela foi diagnóstica,mas já estava avançada.Mas ela tem uma qualidade de vida muito boa e controlada.Mas mesmo assim é difícil de aceitar 😔

  • @elizabethrosario2378
    @elizabethrosario23782 жыл бұрын

    Meu pai está com Alzheimer e começando o tratamento, agora com acompanhamento médico, só que estudou muito vivia em bibliotecas e tem muito livros, escreveu fez conferências palestras, em Universidades, foi Seminarista, conhece e falava outras línguas; mas isso não o impediu de começar sentir o sintomas em 2013, a ponto de ir no centro da Cidade e não saber onde estava e voltar, a sorte que com bastante esforço lembrou do número do telefone, onde estávamos todos preocupados, pois sempre ativo, nunca demorava mais que suficiente de resolver as coisas, como ainda sim é muito orgulhoso e não gosta de se mostrar dependente, luta pela mesma, mas agora com 85 anos aceita minha ajuda, e repete sempre a mesma frases, a tudo que faço por ele: te dou trabalho demais, minha filha, mas Deus vai te recompensar, e fazendo parte respondo, não dá nao meu pai, Amém 😍meu pai minha vida, meu legado.

  • @analeal748

    @analeal748

    2 жыл бұрын

    O livro "o fim do alzheimer" sugere tratamento alternativo.

  • @rayanelima1265

    @rayanelima1265

    Жыл бұрын

    Inicia a dar para ele trez colher de oleo de coco.e se Deus quiser ele vai melhorar.não e uma cura mais sim um trattamento natural.onde com fe em Deus pode reverter o problema.e compre o livro o fim do alzheimer.ele ja esta com uma idade avançada mais para Deus nada e impossivel.são dicas que o doutor lair ribeiro disse.e eu confirmo.que tudo que vem da natureza faz parte de Deus

  • @rosa36172

    @rosa36172

    Жыл бұрын

    Olá, me identifiquei com seu comentário, minha mãe também falava isso...minha filha te dou tanto trabalho, com ela passamos todas as fases do Alzheimer, descansou em 2022, com 97 anos Deus abençoe vocês.

  • @victorhenrique3800

    @victorhenrique3800

    Жыл бұрын

    Você é uma pessoa de luz

  • @MarcosVinicius-js3uk

    @MarcosVinicius-js3uk

    Жыл бұрын

    😭😭

  • @novagaia7742
    @novagaia77422 жыл бұрын

    Sou cuidadora de idosos e atualmente estou cuidando de um senhor com Alzheimer.Ele não é agressivo. Tem uma demência bastante acentuada.Eu gosto muito dele e dou o meu melhor todos os dias.Pois no dia seguinte ele já não sabe quem eu sou.Tema muito bom! Gratidão.

  • @xanderas3854

    @xanderas3854

    2 жыл бұрын

    ja pensou em usar o oleo de maconha?? muita gente está usando ele para doenças neurodegenerativas e estao tendo orimos resultados

  • @novagaia7742

    @novagaia7742

    2 жыл бұрын

    @@xanderas3854 Os familiares são quem decide o tratamento ... Eu acredito no poder da natureza e acho sensacional o uso de canabidiol para muitas patologias.

  • @simonemafra9656
    @simonemafra96562 жыл бұрын

    Eu gostaria muito de uma continuidade dessa matéria tão boa.

  • @liviarodrigues3547

    @liviarodrigues3547

    2 жыл бұрын

    Eu tb gostaria. Tenho histórico de Alzheimer na família, avó paterna e pai, e me preocupo muito com o tema. 😘😘😀

  • @macron9651

    @macron9651

    Жыл бұрын

    @@liviarodrigues3547 minha mãe tem fico preocupado

  • @julianabriones5693
    @julianabriones56932 жыл бұрын

    Sou biomédica e trabalho para um projeto da rush que investiga o alzheimer, nós já somos o maior biobanco de encéfalo da América latina, ainda estamos na parte de coleta de dados, espero que tenhamos respostas em breve, mas acredito ser uma longa jornada!! Um abraço para as pessoas que tem familiares com sintomas de alzheimer!

  • @Aline.Queiroz

    @Aline.Queiroz

    Жыл бұрын

    Meu sonho que seja encontrada a cura para essa doença! Minha avó tem e tem feito toda a família sofrer demais! A sensação é de perder ela em vida! 😢

  • @conhecimento_presente1749

    @conhecimento_presente1749

    Жыл бұрын

    É possível o Alzheimer ser causado por um problema ortopédico? drive.google.com/file/d/1VeDkISVhOC4d7HiYHSkTvs4tHoQ_mtt3/view

  • @teteciribelli5582

    @teteciribelli5582

    2 ай бұрын

    Oi Juliana tudo bem? Eu estou desenvolvendo um trabalho sobre o Alzheimer e gostaria de saber seus relatos!!! Se puder passar seu contato ou redes sociais para falar sobre o assunto seria de grande ajuda !!!

  • @andremachado5539
    @andremachado55392 жыл бұрын

    Por favor, Lucas, vamos aprofundar esse tema. Uma pergunta: caminhadas e outros esportes, podem ajudar no retardamento do Alzheimer?

  • @luziapacheco7697

    @luziapacheco7697

    2 жыл бұрын

    Tbm gostaria de saber sobre o q vc pediu ao Lucas

  • @olaciencia

    @olaciencia

    2 жыл бұрын

    Posso te responder essa pergunta no próximo vídeo? Estou estudando e ainda não consigo te dar uma resposta concreta

  • @patricialourenco2616

    @patricialourenco2616

    2 жыл бұрын

    Eu tbm estou interessada

  • @AnaMaria-ml1ic

    @AnaMaria-ml1ic

    2 жыл бұрын

    Seria muito bom o aprofundamento desse tema!

  • @andbci

    @andbci

    2 жыл бұрын

    @@olaciencia tenho muito interesse!!!

  • @victorcantor
    @victorcantor2 жыл бұрын

    Meu bisavô faleceu ano passado com 99 anos e lembrava sempre de tudo e ainda era comerciante!😪❤️

  • @giseledomenech7696
    @giseledomenech76962 жыл бұрын

    Minha mãe tem Alzheimer, sempre que esqueço alguma coisa, entro em Pânico.... Mas como estudei várias línguas e sempre estou lendo e estudando....isso me tranquiliza!!

  • @edileuzaoliveira904

    @edileuzaoliveira904

    2 жыл бұрын

    Vc ja assistiu , para sempre Alice? Doutora ela foi diagnosticada com 50 anos. Fatos reais. Não existe uma fórmula não e nem esquecimento diário com bobagem significa Alzheimer. Agora esquecer onde é o lixo e colocar no fizer ou no guarda roupa, esquecer a uma rua onde é sua casa aí sim é preocupante e sempre tem um gatilho de dor que desencadeia o Alzheimer, uma dor de uma perca , algo traumático como uma acidente etc. Sempre acontece depois de algo assim no caso da minha mãe foi o falecimento do meu pai, ele faleceu em 2011 ela foi diagnosticada em 2012

  • @gracaepaz5147

    @gracaepaz5147

    2 жыл бұрын

    @@edileuzaoliveira904 a doença não aparece de um para o outro. Como foi constato por estudos e demonstrado no vídeo. A doença já está instalada no mínimo há uns 20 anos. O que acontece é que os sintomas mais visíveis para os familiares só aparecem qdo a doença já comprometeu significativamente o cérebro. Falta de memória recente qdo recorrente sempre é um sinal, não necessariamente de alguma doença degenerativa, pode ser de stress, depressão... O Alzheimer apresenta sintomas bem além do esquecimento. Confusão mental, delírio... Eventos traumáticos não são causa de Alzheimer. ( pelo menos não há nenhum estudo que comprove tal teoria).

  • @edileuzaoliveira904

    @edileuzaoliveira904

    2 жыл бұрын

    @@gracaepaz5147 eu convivo com essa doença a nove anos, convivo, participo de três grupos de whatsapp de Alzheimer que engloba o país inteiros com gente de todos os estados, essas pesquisas são vazias assim como os remédios pra amenizar que debilita e coloca o portador em estado de letargia rapidamente como a quetiapina. Eu convivo com isso com pessoas em todos os níveis de avanço de início ou de cuidado ou falta de cuidado, portanto em mais de 500 pessoas reunidas com suas experiências pessoais foi constatado um gatilho mas isso só é demonstrado no Alzheimer , por que um diagnóstico mal feito pode ser o fim mais rápido, como corpos de Levi que é muito mais agressivo etc... Temos esses relatos sim e no caso da minha mãe diagnosticada com 58 anos , ela n teve delírios no início ela simplesmente esquecia a rua onde morava , esquecia, então para quem não convivi extremamente com isso todos os dias de dia e de noite dando suporte para cada evento em momento algum pode sugerir algo, pouco é estudado pela ciência de verdade tanto que o canabidiol ainda é pouco lembrado porque pra os cientistas não é reconhecido mas pra quem tem seu portador e consegue o óleo é que sabe a importância então quem é que realmente sabe dos gatilhos , das vantagens pra não tem ou de como tratar? Quem convivi. Muitos não suportam, dopam com tudo que é passado evoluindo a doença , conheço casos de pessoas com 60 anos que morreu 3 anos depois de diagnosticado, porque a família só acreditava na ciência e com pouca paciência dava tudo pra ele não gritar , não andar de um lado pro outro etc... A gente aqui em 9 anos ja suportamos muita coisa a ponto de vizinhos pedirem pra vê ela porque ela gritava socorro quero ir pra minha casa, então tivemos que reunir todos da rua explicar a situação isso foi a 4 anos atraz ,hoje com mais de 5 portador na mesma rua ja não passam por isso porque quando do é Alzheimer todos já sabem o que acontece. Eu preciso logo esqueçam esse negócio de ativar a mente, vc pode ser um phd , um atleta, um rei do xadrez das palavras cruzadas nada disso vai mudar a sorte de ter ou não Alzheimer, e se sua família não for te suportar então já reserve em caso de vc poder um dia ter isso de ir pra uma casa de repouso pois tem muitas que são muito boas. Minha mãe a gente suporta porque ela foi uma guerreira que tudo por nós até a sua infelicidade no amor quando abandonada por meu pai nunca quiz ter outro relacionamento pra não afetar suas duas filhas e lutou muito por nós sempre então ela merece que carreguemos água no balaio pra ela então se vc não foi assim e não tem esse amor incondicional junto a vc então já deixe claro seus desejos caso aconteça com vcs. Ninguém aqui na família teve Alzheimer, minha mãe era professora muito inteligente gostava de atividades físicas xadrez etc não adiantou. Não se iludao não existe uma fórmula se falam que fazer isso ou aquilo faz com que não tenha é pra aliviar a tensão mas nada muda isso a não ser essa vacina que está sendo testada. Aí sim. Não mais , quem convivi é que sabe a dor e o amor por um portador de Alzheimer. Se liguem

  • @gracaepaz5147

    @gracaepaz5147

    2 жыл бұрын

    @@edileuzaoliveira904 falei pq estudo a doença tb. Minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer,( 2017/18) e os primeiros sintomas foram bem leves, esquecimentos, escondia as coisas, mas ninguém levava a sério. Infelizmente a falta de conhecimento e o estigma é muito grande. Mas aí em uma noite ela acordou e teve um delírio. Foi qdo minhas suspeitas se concretizaram e a levei no neurologista, fez todos os exames ( dosagem de "vitamina" D e B), tomo e recentemente fez ressonância magnética do crânio que de fato constatou o Alzheimer. Graças a Deus o quadro é leve e não progrediu rapidamente pq foi diagnosticada logo no início e a doença desde então deu uma estacionada. Sei de todas as implicações da doença. Convivo 24 horas. Conversando com o neurologista, ele disse que a personalidade do paciente influência muito o comportamento. Minha mãe faz uso de Donepezila, nenhum outro remédio. É super calma, faz caminhadas, não tem problemas para tomar a medicação ( é uma benção). Como eu disse, não há estudos que comprovam sua tese. Toda doença denegenerativa ela começa apresentando pequenos sintomas, os familiares qdo atentos, conseguem ver e as chances do paciente ter um diagnóstico precose faz toda a diferença. E lhe digo que tenho um conhecido com Parkinson que foi diagnosticado com 30 anos e hoje está com 48, e exercitar o cérebro, o corpo fazem toda a diferença. Ele até tem um canal aqui que aborda em alguns vídeos a doença ( Giulio Colella ).

  • @ionecipriano1105

    @ionecipriano1105

    2 жыл бұрын

    @@gracaepaz5147 você tem ajuda pra poder cuidar de sua mãe amiga, ajuda da família

  • @anabomfim2048
    @anabomfim20482 жыл бұрын

    Boa tarde! Excelente matéria. Minha mãe tem Alzheimer. Eu decidi cuidar dela com alegria e amor. Decidi também, não sofrer e oferecer o meu melhor para ela.

  • @renatalacerda29
    @renatalacerda292 жыл бұрын

    Esse tema me interessa muitíssimo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente! Gostaria de saber mais informações sobre a utilização de células tronco como forma de tratamento da doença! Seria possível?

  • @lilianasantos6384
    @lilianasantos63842 жыл бұрын

    Olá Lucas, sou portuguesa e sigo o seu canal. A minha ti materna morreu depois de muitos anos com a doença de Alzheimer. Tinha 76 anos quando faleceu e estava há vários anos acometida por esta doença, sendo nos últimos anos alimentada por sonda naso-gástrica. Acabou por morrer de pneumonia/infecções urinárias recorrentes, o que acontece à maioria destes doentes, creio eu. Uma mulher que na sua vida sempre trabalhou (era bancária), sempre foi activa, etc., é muito triste ver uma pessoa assim acabar os seus dias desta forma, depois de muitos anos de sofrimento. Neste momento, a minha mãe, de 85, apresenta também já sinais de demência. Tenho lido e pesquisado muito sobre Alzheimer e demais demências, e gostaria muito que você publicasse mais vídeos sobre estes temas. Muito obrigada e um abraço de Lisboa.

  • @izabellemos2405
    @izabellemos24052 жыл бұрын

    Sim. Chegou a tomar medicação, mas consultamos um outro médico, neurologista. Ele pediu exame de urina e chegou à conclusão que a pessoa teve desidratação e infecção urinária o que causou confusão mental e o primeiro médico confundiu com o Alzheimer. Faz sentido que se idosos ficarem muito tempo desidratados podem adoecer o cérebro, a água ajuda a transportar os eletrólitos na corrente sanguínea.

  • @TheCoffeeCat
    @TheCoffeeCat2 жыл бұрын

    Lucas, alguns médicos vêm chamando o Alzheimer de diabetes tipo III. Você poderia abordar a ligação entre a resistência à insulina e o Alzheimer?

  • @chrisbergamo

    @chrisbergamo

    2 жыл бұрын

    Eu tratei minha avó com Alzheimer por 8 anos usando essa estratégia e funcionou. É pouquíssimo divulgado infelizmente. Dieta restrita em carboidratos, e óleo de coco e mct 3 vezes ao dia para induzir a produção de corpos cetonicos e prover a energia para o cérebro que a glicose não consegue prover devido a resistência à insulina no cérebro.

  • @ivemoraes2070

    @ivemoraes2070

    2 жыл бұрын

    Fale mais a respeito disso. Achei interessante

  • @andrezaumrocha

    @andrezaumrocha

    2 жыл бұрын

    Óleo de côco já tem estudos que indica que previne e combate essa doença.

  • @chrisbergamo

    @chrisbergamo

    2 жыл бұрын

    @@ivemoraes2070 tem muito material em inglês sobre isso, em português nada infelizmente. Pesquise sobre Alzheimer and Ketone Bodies, pesquise pela história e pesquisa da Dra Mary Newport. Vai achar muita coisa interessante.

  • @chrisbergamo

    @chrisbergamo

    2 жыл бұрын

    @@andrezaumrocha é impressionante como melhora a qualidade de vida da pessoa com Alzheimer o tratamento a base de óleo de coco e dos corpos cetonicos que ele produz. Experiência pessoal.

  • @marilialevacov2939
    @marilialevacov2939 Жыл бұрын

    Munha mãe tinha 4 diplomas de graduação, era mulrilíngue (lia e escrevia e falava inglês, francês e espanhol, além do português), trabalhava como voluntária num trabalho intelectual, lia sem parar, amava palavras cruzadas difíceis,, estava cercada por uma grande família que a amava, tinha mil amigos e uma vida social imensa e, MESMO ASSIM, aos 79 anos foi diagnosticada com Alzheimer. Viveu com a doença por 10 anos até morrer dela. Então o esforço intelectual dela valeu ZERO como prevenção. Nenhum familiar que a antecedeu no mundo teve Alzheimer na velhice.

  • @GG-fq6mv

    @GG-fq6mv

    6 ай бұрын

    Só uma pergunta, antes do diagnóstico ela passou por algum fator de estresse? Pq percebo que existe o fator emocional como peso para muitas doenças crônicas de pessoas saudáveis e que se cuidava bastante que após passar por um período muito profundo de tristeza ou estresse desenvolveu alguma doença crônica logo em seguida.

  • @geraldoluizgoncalvesguimar8609

    @geraldoluizgoncalvesguimar8609

    2 ай бұрын

    A cada relato aqui, tenho mais certeza q estimular bastante o cérebro não adianta d nada. Todos depoimentos contam q as pessoas q desenvolveram essa doença eram pessoas ativas, felizes, e acima d tudo, muito inteligentes. Isso é muito preocupante

  • @gabrielsousagamer3408
    @gabrielsousagamer34082 жыл бұрын

    Por favor fala mais dessa doença ,meu pai tem alzheimer e ele começou a ter praticamente com 59 anos e agora ele vai fazer 60 anos e só tá piorando,ele tá tipo com uma demência enorme ,com dificuldade na línguagem , não me reconhece mais ele pensa que eu não sou o filho dele ,vive guardando coisas dentro do carro ,toda hora se arruma achando que tem algum compromisso . PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA FAZ MAIS VIDEOS ASSIM , VAMOS GENTE APOIA 😔

  • @MariaJesus-eq3rw
    @MariaJesus-eq3rw2 жыл бұрын

    Lucas meu sogro era super saudável, trabalhou até os 80 anos,fazia exercícios diários, lia muito. Assim que parou de trabalhar, ficou deprimido e ligo em seguida começou os sintomas. Acredito que o emocional contribui muito no avanço da doença.

  • @amandapriscila5713

    @amandapriscila5713

    2 жыл бұрын

    Tbm acho, falo pela minha vó, ela.me.pegou pra criar aos 75 anos mais ou menos, e a mente delas é bem Lucida, tenho. A impressão é que ela voltou ao antes e cresceu junto comigo, atualizada, fico feliz

  • @cristinabornia4658
    @cristinabornia46582 жыл бұрын

    Ótimo vídeo. Minha mãe está com 80 anos, e está bem esquecida, mas não sabemos ainda se é auzheimer. Lucas faz um vídeo quando vc puder, falando sobre Menopausa.

  • @chrisbergamo

    @chrisbergamo

    2 жыл бұрын

    Faça o teste do relógio. É um bom indicativo se é Alzheimer ou não. Tire todos os relógios de perto dela e peça para que ela desenhe 3 relógios de ponteiro. Se ela conseguir desenhar pode ser algum outro problema, se ela não conseguir existe grande chance de ser Alzheimer.

  • @cristinabornia4658

    @cristinabornia4658

    2 жыл бұрын

    @@chrisbergamo obg pela dica

  • @waniasantos7067

    @waniasantos7067

    2 жыл бұрын

    Boa, eu tbm gostaria de saber maus sobre menopausa.

  • @ivi8060

    @ivi8060

    2 жыл бұрын

    Sobre menopausa , o vídeo recente do Dr. Dráuzio Varella está excelente !

  • @anapaulaescudeiro5865

    @anapaulaescudeiro5865

    2 жыл бұрын

    Faça uma ressonância do cérebro dela que vai dizer se é Alzheimer ou não.

  • @leilareisnunes2882
    @leilareisnunes28822 жыл бұрын

    Misericórdia!!! Minha vó e minha mãe tiveram. Vou passar o dia fazendo jogos desafiadores. Dane-se arrumação de casa 😬🤣🤣🤣🤣😘

  • @delciadasilvaprates1562
    @delciadasilvaprates15622 жыл бұрын

    Estupenda matéria. Obrigada. Coloca na agenda ,falar sobre mal de Parkinson, Autismo. Parabéns. 🥰.

  • @leoxero78
    @leoxero782 жыл бұрын

    Olá ... excelente primeiro vídeo, mas torço por uma continuação à altura do primeiro !!! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾

  • @BeatrizSPinto
    @BeatrizSPinto2 жыл бұрын

    Sim, Lucas, seria ótimo um vídeo sobre prevenção do alzheimer. Talvez vocês gostem também de dar uma olhada no canal "farmacologia na prática" do professor Thiago de Melo. Ele fala de uma pesquisa orientada por ele no Espírito Santo, sobre o uso no kefir no alzheimer. Talvez vocês do Olá Ciência se interessem em falar sobre o uso kefir no alzheimer.

  • @anaflaviarangel5562
    @anaflaviarangel55622 жыл бұрын

    Boa tarde Lucas, muito obrigada pelo vídeo e parabéns pelo trabalho! Acompanho sempre seu canal e acho muito importante este tema! Seria maravilhoso aprofundar o assunto! Minha mãe tem esse diagnóstico e com o tratamento do geriatra a doença não está avançando na mesma velocidade que antes! Os primeiros sinais da perda de memória aconteceram antes dos 60 anos e hoje ela está com 78! Observei que tudo começou com a aposentadoria, pois ela tinha uma vida muito ativa e de repente parou tudo! Na época ela não fazia atividade física e se auto medicava com um remédio para labirintite que afeta o sistema nervoso central! Acreditamos que estes fatores tenham contribuído para o desenvolvimento da doença! Gostaria de saber sua opinião e desde já agradeço sua atenção!

  • @Niconauta09
    @Niconauta092 жыл бұрын

    Lucas, há algum estudo sobre prevenção ao Alzheimer pelo uso do Canabidiol? Faça por favor, um vídeo de prevenção a Doença. Minha sogra tem a doença e gostaríamos de evitar que isto aconteça com minha esposa. Parabéns pelo seu trabalho!

  • @clovissilva7273
    @clovissilva72732 жыл бұрын

    Prevenção do Alzheimer. Faça novos vídeos sim. É extremamente interessante estes tipos de vídeos. Doenças do coração também é um vasto campo para novos vídeos. Parabéns pelo canal. Acompanho tudo!!!

  • @ADRIANADIEGOLI
    @ADRIANADIEGOLI2 жыл бұрын

    Excelente vídeo! Minha mãe tem Alzheimer, é bem complicado. Gostaria de saber mais a respeito e formas de prevenção.

  • @cmrmarques2378

    @cmrmarques2378

    2 жыл бұрын

    O Alzaimer pode ser psicológico? Eu estou psicologicamente com Alzaimer........

  • @soldandonaarea317

    @soldandonaarea317

    2 жыл бұрын

    @@cmrmarques2378 psicológico? Creio que não!!

  • @MR-hi4tz

    @MR-hi4tz

    2 жыл бұрын

    @@cmrmarques2378 Tem estudos recentes que descobriram que ha uma correlação do virus da herpes simplex e do Alzheimer , quando a pessoa está acometida com herpes produz beta amilóide , ainda estão estudando ,mas ja tem muito material de estudo a respeito disso .

  • @anaizajoanabezerra3085
    @anaizajoanabezerra30852 жыл бұрын

    Eu mesma já tô esquecendo mts coisas ...vivo sozinha e tomo calmante ...tenho medo de acordar e não lembrar de mais nada ...pq meus sonhos eu tbm não me lembro ...gratidão pelo vídeo

  • @vaniamaria50

    @vaniamaria50

    2 жыл бұрын

    Eu também esqueço das coisas e assim como vc, moro só e tomo calmantes. Já fui em médicos e não foi diagnosticado nada. Ah, também não lembro dos meus sonhos.

  • @AMCB1958

    @AMCB1958

    2 жыл бұрын

    Leia sobre os benefícios do óleo de coco e o azeite de oliva e os benefícios, que estes têm impedindo a progressão da doença.

  • @marisemarise5449

    @marisemarise5449

    2 жыл бұрын

    Minha esperança agora é o óleo de Coco com a ajuda de Deus

  • @viniciusservilha4040

    @viniciusservilha4040

    2 жыл бұрын

    Esquecer sonhos é algo normal

  • @ciintakei
    @ciintakei2 жыл бұрын

    Excelente vídeo, Lucas! Há cerca de 3 semanas, minha vó foi diagnosticada com início de alzheimer, e estamos começando a aprender a lidar com a doença, que é extremamente complicada. Ela tem momentos de esquecimento total, e por enquanto, ela ainda reconhece o filhos, os netos e a nora. É uma doença que afeta bastante a pessoa, mas muito mais quem está ao redor dela. Seu vídeo, por coincidência ou não, veio em boa hora, pois, está cheia de informações novas. Com certeza irei repassar para os meus familiares esse vídeo!

  • @mateuslima9798
    @mateuslima97982 жыл бұрын

    Amigo fui diagnósticado com HNPP, também uma doença degenerativa da capa de mielina. Tive muita dificuldade de achar o conteúdo em português. Tu poderia fazer um vídeo sobre isso. Pois isso afeta muitas pessoas, e é subnotificado. Grato desde já por tua atenção. Parabéns pelo teu canal.

  • @jccanisares
    @jccanisares2 жыл бұрын

    O Livro "O Fim do Alzheimer" (Dr. Dale E. Bredesen) traz uma abordagem científica diferente sobre a doença, citando estudos do autor e equipe na Universidade da Califórnia. Poderia comenta-lo?

  • @HenriqueSuiteki

    @HenriqueSuiteki

    Жыл бұрын

    Seria ótimo um vídeo sobre esse assunto

  • @cristinamelo2236
    @cristinamelo22362 жыл бұрын

    Meu pai a cada dia piora o estado dele! Esquece até como se senta...e pede pra ir embora de casa,e não nos reconhece como filhos. Doença terrível! Obrigada por postar 🙏 Meu pai têm 73 anos. Abraço a todos💗

  • @neusimarmariadossantos9148
    @neusimarmariadossantos9148 Жыл бұрын

    Fale sobre o mal do pânico, como ele afeta os neurônios. Tenho esta doença desde os 13 anos . É uma doença muito limitante tb...Obrigada.

  • @_.bluezz
    @_.bluezz Жыл бұрын

    Diferentes pesquisas indicam que manter o músculo ativo e uma rotina de exercícios colabora com a saúde do cérebro, e auxilia, por exemplo, na prevenção de perdas cognitivas

  • @elietemariafariassilva1355
    @elietemariafariassilva13552 жыл бұрын

    Parabéns pela clareza e didática. Tenho certeza que você irá continuar com este tema tão falado e com tantas dúvidas. Tive uma tia que começou com 63 anos e faleceu 11 anos depois como uma criança em posição fetal. Depois um tio este com idade acima de 80 anos e faleceu 6 anos depois. Atualmente um tio depois dos 88 e minha mãe desde 84 anos e está com 96 anos entre fase intermediária e final. A minha pergunta é: certeza de 100% é Alzheimer? Há muitas demências muito parecidas. O médico que tratava minha tia pediu para estudar o cérebro após o falecimento mas a família não concordou (hoje se arrependeram) . Como ter esta certeza? Somente após a morte? E no caso de ser assim há algum exame que os familiares possam fazer aqui no Brasil para saber se tem esta genética? Espero sanar estas e outras dúvidas em seus próximos vídeos.

  • @raqueldecamargo425
    @raqueldecamargo4252 жыл бұрын

    Minha mãe tem Alzheimer, ela fará 88 anos no final do mês. Está tomando diversos medicamentos que controlam de modo satisfatório os sintomas como as alucinações e os delírios, mas mesmo assim ela apresenta alterações de memória,como não reconhece mais os filhos como filhos, vive dizendo que vai para a casa da mãe, quer constantemente os objetos de decoração junto dela ( quadros, bibelôs e até vasinhos com plantas de verdade), vive numa escola( ela foi professora) e assim não reconhece o apartamento como sua casa. Ela lia muito, hoje não se interessa por mais nada. Fazia fisioterapia e caminhadas diárias que a ajudavam muito, nesse aspecto a pandemia a prejudicou muito, pois anda apenas dentro do apartamento e com muita dificuldade, tem alteração do equilíbrio e diminuição importante da força. Mas em geral seu humor é bom e raramente se irrita ou fica brava, mas esse controle do humor é pelo uso de medicação, sem eles ela é irritada e agressiva.

  • @andrezaumrocha

    @andrezaumrocha

    2 жыл бұрын

    Dê pra ela óleo de coco

  • @raqueldecamargo425

    @raqueldecamargo425

    2 жыл бұрын

    @@andrezaumrocha eu sigo sempre as orientações do geriatra que a acompanha,na próxima consulta vou me informar sobre o óleo de côco,obrigada

  • @magdascabora2164

    @magdascabora2164

    2 жыл бұрын

    Meu pai,faleceu aos 66 anos com essa doença terrível, sofri muito. Dê uma boneca pra sua mãe segurar no colo,do tamanho de um bebê. Cuide bem dela, tudo passa,um abç.

  • @edileuzaoliveira904

    @edileuzaoliveira904

    2 жыл бұрын

    Corte os remédios só deixe o de dormir que vc vai ver ela voltar aos poucos. Os remédios aceleram , aqui cortamos imediatamente minha mãe já tá com nove anos de Alzheimer anda e fala , mas tem que suportar por um tempo as alucinações e as perguntas e gritos e dúvidas dela , hoje ela já não grita mais só na crise do entardecer que ela ainda quer ir pra cá dela no interior que n existe mais. Não sou médica sou uma filha que luta todo dia pra ter um pouco de minha mãe. Agora se n suportar melhor deixar ele calma mesmo porque é cuspe na cara etc.

  • @raqueldecamargo425

    @raqueldecamargo425

    2 жыл бұрын

    @@magdascabora2164 obrigada 😊

  • @neidemariamartinsmartins1552
    @neidemariamartinsmartins15522 жыл бұрын

    Gostaria que falasse sim sobre o estilo de vida, traumas, frustrações, traumas por ter sofrido humilhações no trabalho e no cotidiano humilhações, traições, influenciam para o desenvolvimento da doença

  • @miriamluciapachecopancieri6606

    @miriamluciapachecopancieri6606

    2 жыл бұрын

    Traumas você trata com psiquiatra ou igreja (através do perdão, e toca sua vida em frente), se você observar bem o que ele falou das freiras, você pode deduzir que pessoa que vivem tranquilas também podem ter alzaimer, então alzaimer não tem nada a ver com traumas.

  • @zildabonifacio3241

    @zildabonifacio3241

    2 жыл бұрын

    Kkkk traição , bote fora a pessoa que trai e arrume outra melhor

  • @neidemariamartinsmartins1552

    @neidemariamartinsmartins1552

    2 жыл бұрын

    @@miriamluciapachecopancieri6606Você não sabe nada da minha vida... Cuide da sua! E a pergunta foi para o criador do canal e não para você. Não sabe interpretar texto, volte pra escola, leia um livro... E deixa os outros em paz...

  • @neidemariamartinsmartins1552

    @neidemariamartinsmartins1552

    2 жыл бұрын

    @@miriamluciapachecopancieri6606 e o que você sabe sobre o Alzheimer se nem os cientistas descobriram. Você não sabe nada da minha vida e cuide da sua

  • @waniasantos7067
    @waniasantos70672 жыл бұрын

    Lucas por favor, faz um vídeo de como se prevenir o Alzheimer! Obrigada pelo seu trabalho maravilhoso!

  • @titaiao
    @titaiao Жыл бұрын

    Minha avó tem Alzheimer... é tão triste ver alguém que você ama aos poucos esquecer quem você é

  • @glacianevenancio615

    @glacianevenancio615

    8 ай бұрын

    Meu pai faleceu em julho ,tinha Alzheimer, foi muito triste ver como ficou, morreu pele e osso...pedia para Deus deixar ele descansar logo.

  • @alceuweber2518
    @alceuweber25182 жыл бұрын

    Lucas vc parece estar presente em vários lares simultaneamente com seus vídeos... De outubro para cá nos deparamos com nossa mãe em um estado de demência que oscila entre total lucidez e sua total falta. Estamos investigando se o caso dela é Alzheimer ou um AVC, que aliás senti falta nesse vídeo de uma explicação mais profundo para compreender se o caso dela está mais próximo de um caso ou outro. Seria propositivo, em um próximo vídeo a respeito do assunto, se vc conseguisse delimitar algumas ações a nível de sintoma de cada um dos casos, bem como, de outras tantas doenças que afetam a memória. Para minha mãe parece que o presente não existe, como se ela tivesse parado no tempo, ela lembra de coisas bem recentes como a própria pandemia, mas muitas vezes ou troca ou esquece meu nome.

  • @biagioli1897
    @biagioli18972 жыл бұрын

    Excelente explicação,tenho 3 tios q tiveram minha mãe é a mais idosa de todos e não teve a doença e isso nos deixa pensativo,como ela dribou a genética e a idade?

  • @paulorocha9363
    @paulorocha93632 жыл бұрын

    Ótimo vídeo, por favor faça um super vídeo sobre formas de prevenção, influência de alimentação, leitura, música, exercícios físicos (há?)... Valeu pelo conteúdo científico de qualidade como sempre.

  • @marizerovere3484
    @marizerovere34842 жыл бұрын

    Minha mãe apresentou a doença há 3 anos! Ela tem 87 anos. Tenho muito medo de também ter!!

  • @hellencristinaramos2681
    @hellencristinaramos26812 жыл бұрын

    Toda a minha família desenvolve Alzeihemer, porém, com mais de 65 anos. Eu estou muito preocupada, pois estou com 51 anos e um problema grave de memória, esquecendo até mesmo palavras na hora de me comunicar. Se puder se aprofundar nesse assunto, seria ótimo! E nos informe também sobre como fazer o diagnóstico do Alzeihemer, por favor.

  • @luisaugusto9643

    @luisaugusto9643

    2 жыл бұрын

    Faz curso de relojoeiro ou eletrônico em tv etc

  • @vitorferreira7884

    @vitorferreira7884

    2 жыл бұрын

    51 anos é muito nova para demências. Além disso, o fator família é relacionado ao tipo de Alzheimer que começam cedo, antes dos 65. Aquelas que começam mais tarde, depois dos 65, muito provavelmente é esporádica, não relacionado à genética

  • @erickvinicius1749

    @erickvinicius1749

    2 жыл бұрын

    Hellen por ter parentes próximos com o desenvolvimento de Alzheimer você deve procurar um médico o quanto antes possível , começa com calma , e necessário profissionais e exames para te ajudar .

  • @hellencristinaramos2681

    @hellencristinaramos2681

    2 жыл бұрын

    Agradeço a todos por responderem meu comentário! Obrigada de coração!

  • @erickvinicius1749

    @erickvinicius1749

    2 жыл бұрын

    Quanto antes procurar o médico mais tranquila você vai ficar pq ele vai saber te responder todas as dúvidas que vc tiver

  • @sylviavolpi12
    @sylviavolpi122 жыл бұрын

    Excelente Lucas! Obrigada! Tenho avô e tios (as) avôs (os) que tiveram Alzheimer. Morro de medo uso meu até "o talo". Por favor, dê continuidade ao assunto. Sugestões: prevalência de gênero, genética, prevenção, etc.

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino2 жыл бұрын

    Minha bisa teve. Meus pais às vezes ficam com medo sobre minha avó, e agora tenho pavor de que isso aconteça com meu pai e comigo.

  • @cesarteixeira3193
    @cesarteixeira31938 ай бұрын

    Meu pai morreu disso há 8 anos. Li bastante literatura médica/acadêmica sobre o assunto. O principal fator de risco é encarar/responder às dificuldades da vida de maneira negativa se deprimindo.

  • @andremachado5539
    @andremachado55392 жыл бұрын

    Muito triste esta doença. 😭

  • @mariahelenavalerio9259
    @mariahelenavalerio92592 жыл бұрын

    Uma prima de meu pai desenvolveu Alzheimer com 55 anos. Ela foi professora e se aposentou e ligo em seguida desenvolveu a doença. Tão jovem

  • @ivaniafarrell4693
    @ivaniafarrell4693 Жыл бұрын

    Maravilhoso tudo isso tenho 68 anos e uma das coisas que amo fazer e estudar o cérebro e ouvir as suas lives são para mim como um workout cerebral onde aprendo a ciência, as dicas, é muito mais. Falo fluentemente português e inglês e não paro de estudar a mente, nutrição e dar aulas de inglês e psicologia espero que com isto estou faz do algo bom para meu cérebro, gratidão a você 🙌

  • @mariannaingegneri
    @mariannaingegneri2 жыл бұрын

    Prevenção do Alzheimer pela neuroplasticidade: o tema do meu TCC todinho

  • @cristinamoura8055
    @cristinamoura80552 жыл бұрын

    Boa tarde 🌷 Ótimo tema...tenta falar um pouco do Alzheimer na pessoa com a condição de T21, muito importante também... precisamos ter mais conhecido a respeito nessa comunidade! Eu tenho um filho com T21 que está com 12 anos! E na parte de saúde, sabemos que há diferenças, afinal eles têm um cromossomo a mais! Obrigada ☺️👏💯💞

  • @emiliadepaulahanashiro7689
    @emiliadepaulahanashiro76892 жыл бұрын

    Olá eu tenho 61 anos e fui diagnosticada, minha avó faleceu depois de ficar mais de 3 anos com na cama no último estágio alzaimer, minha mãe faleceu a 2 anos também depois de passar por todos os estágios e assim quando comecei a esquecer algumas coisas, fui ao médico e contei minha história e fiz exames onde foi realmente detectado já presença de alzaimer, desde então venho tomando medicação e tentando trabalhar minha memória e mudanças em meu estilo de vida, e não sei o futuro mas estou cuidando do presente.

  • @kaioqrz

    @kaioqrz

    7 ай бұрын

    Como está atualmente??

  • @bellanine
    @bellanine2 жыл бұрын

    Sou fascinada por assuntos referentes ao cérebro humano. Minha avó e minha tia - ambos por parte de pai - tiveram Alzheimer. É uma doença muito difícil tanto pra quem a possui, assim como a família. Por favor, faz mais vídeos sobre esse assunto

  • @lucianadeoliveirapereira814
    @lucianadeoliveirapereira8142 жыл бұрын

    Òtimo vídeo Lucas. A mãe de uma amiga teve, ainda nova e de progressão mais rápida. Creio que o componente emocional é grande ai. Ela se separou e foi muito duro pra ela, sempre dizia que queria se esquecer de tudo e com os anos a doença apareceu. Importante trazer este tema, vimos cada vez mais casos e a família sem saber ao certo como lidar. ]

  • @joaomarcos2429
    @joaomarcos24292 жыл бұрын

    começei fumar maconha com uns 15 anos hoje tenho 31 e sinto os efeitos me esqueço das coisas feitas recentemente mas agora parei faz 1 mês que eu não fumo ! Pensei que eu nunca iriar parar de fumar porque eu ja me achava cronico !!

  • @Dudafreiitas
    @Dudafreiitas2 жыл бұрын

    Esse canal é sensacional!!!!!!

  • @patriciapinheiro3149
    @patriciapinheiro3149 Жыл бұрын

    Minha mãe tem Alzheimer, também me preocupo muito quando esqueço de algo... Gostaria muito que aprofundasse mais sobre esse assunto. É de utilidade pública. Desde já, obrigada!

  • @ipaline
    @ipaline2 жыл бұрын

    Bora aprofundar querido Lucas!

  • @jrcoutinho68
    @jrcoutinho682 жыл бұрын

    Sugiro a todos a ler o livro “ O Fim do Alzheimer”. URGENTE !!!

  • @analeal748

    @analeal748

    2 жыл бұрын

    Excelente. Centenas de pessoas se beneficiaram.

  • @claudia_luce2940
    @claudia_luce29402 жыл бұрын

    Seria interessante saber mais … por favor 🙏🏻

  • @cienciafilosofia6312
    @cienciafilosofia63122 жыл бұрын

    Mente humana , pft! Vamos cuidar do nosso cérebro !

  • @jovelinamacedo1196
    @jovelinamacedo11962 жыл бұрын

    é preciso nós estudar e conquistar com amor e ação de conquistar vida física com saúde e também no exercício psíquico, e desapegar dos excessos de preocupações, etc, etc..

  • @Cristina661224
    @Cristina6612242 жыл бұрын

    Por favor, você poderia falar da fibromialgia? aqui na Bélgica o medico professor deo o nome de chronical wide spread pain. Fui tratada por um neurologo. Outras pessoas são por reumtologistas. É isto um problema neurológico? Faço jogos de memória, faço exercícios físicos e como saudável. Sei e conheço a pratica, mas teoria conheço pouco e noto que ceros médicos pouco sabem. Parei de tomar duloxitine, pois sempre fiquei e fico atrás deste pensamento " As dores não vão tomar conta da minha vida", para alem disto tenho o cansaço. Mas este último controlo entre as minhas atividades e descanço. Não vos peço para responder, mas sim fazer um video com explicação científica. Um bom fim de semana para vocês🙌👏🍀🍀🍀

  • @vivianequintanilha8072

    @vivianequintanilha8072

    2 жыл бұрын

    Paula, explora o blog "Dor crônica, o blog". A explicação é neurológica, para o profissional de saúde começar a entender a fibromialgia, é preciso ir nos tipos de dor existentes e na fisiopatologia da dor em si. Tem muita Sensibilização de Sistema Nervoso Central, questoes emocionais, comportamentais, mas também fisiológica de neurotransmissores, entre outros fatores envolvidos. A fibromialgia não é fácil de entender mesmo. Te digo isso como quem vive e trabalha com a fibromialgia, sou nutricionista e me propus a atender pessoas como eu, e é muito complexo mesmo, e infelizmente não é um tratamento de melhora linear, há muitos altos e baixos

  • @flordelotus2184

    @flordelotus2184

    2 жыл бұрын

    Alguns estudos mostram que a Fibromialgia tem origem numa falha do sistema imunológico. Pesquise isso. Uma terapia pode ajudar a lidar com a parte emocional do desgaste provocado pelos sintomas. Boa sorte!

  • @fernandomartins7220
    @fernandomartins72202 жыл бұрын

    Minha avó tem Alzheimer! Comenta mais sobre prevenção e tratamentos à doença

  • @LuanOliveira-pu1rw

    @LuanOliveira-pu1rw

    Жыл бұрын

    Ela tem diabetes?

  • @user-lb8du3tr3n
    @user-lb8du3tr3n2 жыл бұрын

    Eu não me canso de parabenizar toda a equipe do canal olá ciências pelo belíssimo trabalho e de grande importância. A cada vídeo novo posso vê nitidamente a evolução e crescimento do canal em produzir um material muito didático e de fácil compreensão para todos.

  • @obasto711
    @obasto7112 жыл бұрын

    Está acontecendo comigo. Perda de memória, aos 52 anos. Tive Covid-19 em Agosto de 2020. Estou detectando doenças e iniciando diagnósticos para tratamentos a tempo, se houver. Resolvi, inclusive me aposentar, pois não era meu intento.

  • @henriqueppacca5047
    @henriqueppacca50472 жыл бұрын

    Otimo vídeo, muito esclarecedor. Sim, se possível faça um vídeo sobre prevenção de Alzheimer, agradeceremos muito. Mas, um ponto abordado nesse vídeo diz que as taus placas ou as fibras se formam durante muitos anos, 20 talvez, até apresentarem os primeiros sintomas. Nesse caso, existem testes que possam ser feitos que apontem o início desse processo?

  • @ChristianeSSilva
    @ChristianeSSilva2 жыл бұрын

    Por favor, fale sobre os nootropicos que tem sido utilizados para doenças neurodegenerativas

  • @user-jq6jr3zu1u

    @user-jq6jr3zu1u

    Жыл бұрын

    Delícia 😋

  • @rosemarytavares1423
    @rosemarytavares14232 ай бұрын

    Boa tarde! Tenho 50 anos, a neurologia ,como hipótese diagnóstica suspeita de demência leve. Seu vídeo é excelente e o "estudos das Freiras" também, estou lendo mais, fazendo palavras cruzadas e aprendendo uma nova língua( Espanhol) faço Pilates 2 x na semana, e tento manter a rotina com pedaladas e caminhadas. Trabalho em 02 hospitais diferentes, isso tem dificultado um pouco minha rotina, vc poderia fazer outros vídeos postando o que fazer para intensificar o combate ou retardar a demência? Uma amiga psicóloga tem demência e em 2 anos já está acamada😕

  • @mutv70
    @mutv70 Жыл бұрын

    Sabemos que dificilmente seus inscritos terão alzheimer, é muito informação e muito conteúdo, e da forma que vc trás que prende a atenção, só essa didática já ajuda até estudantes da área.

  • @maurilioferreira7157
    @maurilioferreira71572 жыл бұрын

    PODE SER A IDADE. PODE SER A GENÉTICA. MAS, COM CERTEZA É A FALTA DE NUTRIENTES COMO ; METILCOBALAMINA. METILFOLATO. K2-MK7. COENZIMA Q10. E OUTROS.

  • @55Tereza
    @55Tereza2 жыл бұрын

    Olá! Gostei muito das tuas explicações. Só não entendi uma coisinha que você falou no vídeo. "6% das freiras que falavam 4 línguas ou mais tinham Alzheimer, enquanto 31% das freiras que falavam só 1 língua tinham Alzheimer", por favor, me explique. Um grande abraço e sucesso pra você. Muito obrigada.

  • @anarita5401

    @anarita5401

    2 жыл бұрын

    Olá. Desculpe- me por responder. Sendo que ñ a mim q vc dirigiu a pergunta. Entendí que ao falarem outras linguas exercitaram mais o célebro. E o conselho pra gente é esse... não ficar no mesmismo. Pesquisar abranger conhecimentos exercitar o célebro. Acertei?

  • @gabrielanunessn

    @gabrielanunessn

    Жыл бұрын

    Menos freiras tinham alzheimer em relação àquelas que não falavam 4 línguas

  • @miriammalaguti5310
    @miriammalaguti53102 жыл бұрын

    Lucas, vale a pena aprofundar o tema do Alzheimer, principalmente formas de prevenção.

  • @edilenemarx2124
    @edilenemarx21242 жыл бұрын

    Tema importante nesses tempos de tantas pessoas adoecendo com essa doença, e ate jovens. Observo em pessoas q tem o estresse do medo da solidão, desemvolvem o alzheimer. Deve ter algo com a alimentacao e habitos de vida, nê? Vida com Paz e Saúde é fundamental!

  • @Luizantonio-he9pj
    @Luizantonio-he9pj2 жыл бұрын

    Poderia falar sobre demência??

  • @olaciencia

    @olaciencia

    2 жыл бұрын

    Estamos pensando em trazer algumas doenças neurodegenerativas pro ano que vem. O que acha?

  • @Luizantonio-he9pj

    @Luizantonio-he9pj

    2 жыл бұрын

    @@olaciencia acho ótimo... precisamos de conteúdo como esse!!! Seu canal é show

  • @mashBS1722
    @mashBS17222 жыл бұрын

    Um dia vou criar uma cura para a doença

  • @rosarioholandacunha
    @rosarioholandacunha2 жыл бұрын

    Gostaria muito de mais vídeos sobre Alzheimer, em especial sobre o uso do canabidiol para retardar os sintomas.

  • @monikacarabetta
    @monikacarabetta2 жыл бұрын

    Olá, Lucas! Minha mãe era maestrina, fazia palavras cruzadas, lia muito, fazia trabalhos manuais e voluntários, e mesmo assim essa terrível doença, degenerativa, surgiu. Conversando com amigos que passaram pelo mesmo, percebi que o emocional é um ponto em comum. Algo que os afetou profundamente. Alguns comportamentos tb são característicos. Essa foi a "minha" experiência. Precisamos aprender 'muito mais', e como lidar com o Alzheimer. Obg, parabéns pelo conteúdo. Aguardo a segunda parte do vídeo.

  • @deolindateixeira9210

    @deolindateixeira9210

    Жыл бұрын

    Quais sao os comportamentos que diz serem comuns? Ha uns dias vi 2 pessoas de locais diferentes dizerem q familiares que desenvolveram a doença tinham o habito de nao beberem agua...

  • @monikacarabetta

    @monikacarabetta

    Жыл бұрын

    @@deolindateixeira9210 Olá! Em conversa com outras pessoas, vimos estes pontos em comum. Sim... além de não querer beber água, não lembrar de como engolir. Não querer trocar de roupa após o banho; recolocando a mesma (temos que ser rápidos). Enrolar lençóis, toalhas, roupas, e escondê-los, fazendo o mesmo com comida, guloseimas. Ficar olhando pro nada batendo os dedos repetidamente na parede, falar em dinheiro a td tempo, e claro...colocando a própria vida em risco, entre outros. Estes comportamentos foram observados no início dessa triste doença degenerativa, (mesmo estando medicados, na época). Onde ninguém 'ainda' está livre dela. Tenho muita Esperança na Ciência! Espero ter te ajudado.

  • @deolindateixeira9210

    @deolindateixeira9210

    Жыл бұрын

    Querida Mónica, lamento muito por sua mãe :( há um livro recente chamado de "O fim do alzheimer" que Dra Katia Haranaka explica muito bem neste video: m.kzread.info/dash/bejne/a6adw7Olp8XQYKQ.html Espero que a ajude! Um grande abraço

  • @monikacarabetta

    @monikacarabetta

    Жыл бұрын

    @@deolindateixeira9210Olá! Td bem? Obg. Acabei de assistir o vídeo, gostei, mt interessante! Grata. Um fraterno abraço.

  • @ChristianeSSilva
    @ChristianeSSilva2 жыл бұрын

    Ah... E vamos pensar em como as sequelas neurais do coronavirus podem estar envolvidas na redução da qualidade de vida, assim como o Alzheimer

  • @cleideribeirobezerra681
    @cleideribeirobezerra6812 жыл бұрын

    Atitude na vida deve ajudar muito. Mudanças de hábitos também.

  • @tiagobrandao337
    @tiagobrandao3372 жыл бұрын

    PARABENS POR CURAREM A DOENÇA DA IGNORANCIA TRATANDO A ATRAVES DA INFORMAÇAO SAUDAVEL....ABRAÇO CIENTIFICO DE PORTUGAL DUM PROF DE MATEMATICA E MEDICO DE MTC...DESEJO QUE DEUS TE ABENÇOE A TUA CRUZADA PORQUE ALEM DE DEDICAÇAO EXIGE A CIENCIA PA..OU SEJA A PACIENCIA...

  • @AMCB1958
    @AMCB19582 жыл бұрын

    Para mim o primeiro sintoma de Alzheimer, é estar a fazer uma actividade e ter de se deslocar, para ir buscar ma ferramenta o ingrediente e ao chegar no local onde este está, não se lembrar do que ia buscar. Estes sintomas só se agravam e é muito rápido, como o no reconhecimento de pessoas. O óleo de coco, azeite virgem de oliva melhoram em muito estes sintomas. Além disso escrever manualmente, pintar, desenhar e ter uma actividade física regular, irá atrasar o progresso da doença.

  • @carlamarocci3899
    @carlamarocci38998 ай бұрын

    Minha mãe tem Alzheimer. É triste ver uma pessoa tão ativa, dinâmica, trabalhadora, inteligente e "senhora de si" ficar assim, parecendo uma criança. É outra pessoa. Mas o interessante é que ela ainda é muito inteligente, e nos dá umas respostas surpreendentes. Eu, cá no meu interior, acho que ela "estragou" um pouco o cérebro dela com muita preocupação, ansiedade e stress. Acho que temos que nos controlar mais, buscar equilíbrio emocional para não adoecer o cérebro. Também ela sofria com insônia, acho que isso tem que ser logo tratado, pois pode prejudicar nossa saúde mental. Enfim, confiar muito em Deus e procurar ter uma vida mais tranquila, na medida do possível. Gostaria de ouvir, sim, muito mais sobre o Alzheimer, e torço para a cura desta doença. Abraço para todos! Maranata, o Senhor logo vem 🙌🏻🙏🏻

  • @sandraricci3939
    @sandraricci39392 жыл бұрын

    Minha avó vivia dopada para controlar esta doença... minha mãe (72 anos) está apresentando sinais, mas ainda sem admitir que os têm. Gostaria de saber mais sobre tratamentos e ações práticas para melhorar o dia a dia de quem tem a doença e de quem convive com a pessoa doente.

  • @lisetefernandes5208
    @lisetefernandes52082 жыл бұрын

    Fantástico, maravilhoso este assunto sobre o Alzheimer,Parabéns ,nos conseguimos aprender muito.Suas pesquisas nos ajudam à compreender e apoiar melhor as pessoas envolvidas nos estudos.

  • @claudiachagas9898
    @claudiachagas98982 жыл бұрын

    Por favor aprofunda nesse assunto, é muito importante. É quando puder fale sobre menopausa

  • @lucianacolao3535
    @lucianacolao35352 жыл бұрын

    Eu gostaria muito de saber quais os hábitos que podem retardar o aparecimento dos sintomas. Excelente conteúdo Lucas, parabéns!

  • @felipemoresco4881
    @felipemoresco48812 жыл бұрын

    Sim por favor, continua esse assunto Lucas, muito bom entender mais sobre uma doença que todos nós devíamos entender

  • @antoniocarlosdasilvaantoni2158
    @antoniocarlosdasilvaantoni21582 жыл бұрын

    Assistindo ao vídeo vários filmes passaram na parede branca de meu escritório: Conduzindo Miss Dayse, entre outros; as vezes em que prestei serviço em casas de repouso; casos em meio aos meus familiares e, também O Homem Bicentenario, que me situou em um paradoxo. Estou feliz por ainda poder entender o conteúdo do vídeo, bem como ainda poder lembrar dos filmes que assisti.

  • @andbci
    @andbci2 жыл бұрын

    Obrigada Lucas!!! Amo o seu canal!!!

  • @andybume
    @andybume2 жыл бұрын

    Minha filha tem TDI e suas memórias mudam o tempo todo, vivo com "várias filhas" diferentes todos os dias. QQ coisa que se diz sobre o cérebro hoje em dia, está apenas raspando a superfície de um nível muito avançado de conhecimento que estamos à anos luz de aprender.

  • @LTO784
    @LTO784 Жыл бұрын

    Com certeza esse tema merece um 2o episódio!!! Vc eh fera!!!

  • @reginaceliasoaresalmeida9954
    @reginaceliasoaresalmeida99542 жыл бұрын

    Por favor ,fale sibre quais estilos de vida favorecem o desenvolvimento di Alzheimer e quais ajudam a retardar ou evitar o mesmo

  • @mariadefatimaporfiriolimac8695
    @mariadefatimaporfiriolimac86952 жыл бұрын

    Bom dia! Tenho uma irmã. Muito obrigado por tanta informação. Vejo q quem esta c ela ñ entende.Fico muito preoculpada.

  • @jovelinamacedo1196
    @jovelinamacedo11962 жыл бұрын

    Pela segunda vez cuido de.alguem com Alzheimer e me estudo também, porque sou bisneta de alguém portadora de Alzheimer minha minha biza, eu tinha nove anos, havia muita empatia dela para comigo, eu ajudava a minha vó dá banho nela. Naquela época era visto como loucura, eu não me assustava com o comportamento dela, só guardava o carinho e a paciência que vovó.cuidava da minha e pedia pra ajudar. Hoje sou cuidadora, agora é que junto com tantas informações científica observo a bebê ( senhorinha com Alzheimer) que cuido.. realmente é preciso

  • @sllevy
    @sllevy3 ай бұрын

    Muito informativo. Parabéns. Gostaria de mais vídeos sobre este assunto e outros envolvendo problemas mentais.

  • @marildarodrigues6829
    @marildarodrigues68292 жыл бұрын

    Gratidão pelas informações Lucas. Acho muito importante saber tudo que pode ajudar: na prevenção e também durante essa triste doença doença, contamos com você para repassarmos as informações até que chegue a cura.

  • @lannyrodriguesgil6109
    @lannyrodriguesgil61092 жыл бұрын

    Boa tarde 😊 excelente vídeo! Se possível gostaria de mais informações sobre esse tema!

  • @imperialzinho9030
    @imperialzinho90302 жыл бұрын

    Deu até medo, pq a alguns minutos atrás eu e meu primo estávamos conversando sobre a bisavô dele que começou a apresentar isso.

  • @anjositajai
    @anjositajai2 жыл бұрын

    Faz um vídeo explicando o que é Demência por favor.

  • @elanfraga9557
    @elanfraga95572 жыл бұрын

    Cnn certeza queremos mais, vídeo excelente