O Presidente Negro - Monteiro Lobato | Especial Ficção Científica

Comentários sobre o polemico O Presidente Negro de Monteiro Lobato, publicado no Brasil pela Globo livros.
Entrevista com Marisa Lajolo: globotv.globo.com/rede-globo/p...
REDES SOCIAIS:
Facebook: / canalromeuejulieta
Twitter: / romeu3julieta
Instagram:
Canal: / romeu3julieta
Jeferson: / jeferson3barbosa
Juliana: / juliana3matos
Caixa Postal 12900
CEP 74643-970
Goiânia - GO

Пікірлер: 117

  • @EstamosemObras
    @EstamosemObras8 жыл бұрын

    Eu tenho pequenos surtos de pânico toda vez que vejo falarem sobre esse livro. O seu sentimento foi muito próximo do meu, de alguém que não tava acreditando que aquelas barbaridades todas estavam sendo escritas ali e de forma tão animada. O problema, como você falou, não é apresentar as ideias, mas sim não ter o contraponto. A eugenia é apresentada como solução para os problemas do mundo e fica por isso mesmo. E quando a gente vê que o Lobato realmente acreditava nisso em sua vida pessoal, a coisa fica mais detestável ainda =/

  • @LeonIdrisAzevedo
    @LeonIdrisAzevedo7 жыл бұрын

    Perfeita resenha! Ele vendeu essa ideia porque realmente era racista. Cartas pessoais provaram isso. Ele ainda será defendido por todos aqueles que não sabem separar a paixão que tiveram na infância. Há o autor das histórias infantis e há o autor deste romance adulto, que considero porcamente escrito. É a escrita mais confessional e transparente, que o levou a se expôr mais, revelar parte do que ele e tantos adeptos da eugenia acreditavam na época. Fico triste em ver intelectuais, entre eles Marisa Lajolo, que já foi minha professora, agarrando-se com unhas e dentes à defesa, como se defendessem um pai. Por fim, o típico argumento "na época dele era assim" não deve receber atenção quando a discussão não propõe um revisionismo, mas um contato direto com a verdade dos fatos que revelam como o humano soube (e sabe) ser podre e ignorante. É possível amar parte da obra de Lobato, assim como é possível amar Gil Vicente e Shakespeare inteiramente, mesmo que se encontre nestes dois o antissemitismo.

  • @kevinmarques928
    @kevinmarques9288 жыл бұрын

    Opa Jefferson, achei muito importante o que você falou no final do vídeo, que temos que formar nossa opinião e não deixar os problemas de lado, " guardá-los na gaveta", a gente vive numa sociedade onde somos tomados pelo medo, aversão, precisamos nos posicionar mesmo. Parabéns!

  • @JuniorVibz
    @JuniorVibz5 жыл бұрын

    Parabéns por sua análise lúcida e honesta sobre esse autor execrável!!

  • @anazap291
    @anazap291 Жыл бұрын

    Olá, eu li o livro , fiquei totalmente aterrorizada com as falas de Miss Jane, muito bom o seu diálogo sobre o livro, parabéns...

  • @alanupe
    @alanupeАй бұрын

    Brilhante apreciação da leitura!

  • @marianeide9845
    @marianeide98453 жыл бұрын

    Merece ser lido mesmo. Devemos discutir essas ideias mesmo. Com horror ! Mas necessário.

  • @priscillamendes3652
    @priscillamendes365211 ай бұрын

    Ótima explicação 👏☺️

  • @MecanicaFalconne
    @MecanicaFalconne6 жыл бұрын

    Tem alguns comentários aqui que são mais aterrorizantes que o enrredo do livro justamente por não serem ficção! Comentários que provam que a eugênia não é a solução e sim a educação!

  • @logancarvalho
    @logancarvalho3 жыл бұрын

    Obrigado pelo seu review. Abriu mais ainda os meus olhos. Já tenho uma definição formada sobre ML.

  • @versatilidadeemvideos5411
    @versatilidadeemvideos54113 жыл бұрын

    Eu li MONTEIRO LOBATO EM MINHA INFÂNCIA...SOU APAIXONADA POR SEUS PERSONAGENS INESQUECÍVEIS...VAMOS CONHECER MAIS...

  • @ellenvieites1768

    @ellenvieites1768

    Жыл бұрын

    um cara racista kakkakak

  • @yasminventura1267
    @yasminventura12675 жыл бұрын

    Tudo de bom pra você! Achei o vídeo de muita qualidade!!!

  • @sandrinha4738
    @sandrinha47385 жыл бұрын

    Gostei muito do seu canal. Do seu ponto de vista, principalmente pelo incentivo à leitura e discussão de ideias.

  • @JuliaOliveira-xp9dh
    @JuliaOliveira-xp9dh2 жыл бұрын

    Um vídeo extremamente bem feito! Obg por compartilhar suas opiniões e conhecimento!!

  • @kellysene6537
    @kellysene65378 жыл бұрын

    Olá, amei o vídeo! Parabéns pelo trabalho! Fica uma dica, faz um especial Educação ou livros para estudantes de licenciatura e leia a trilogia - Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência - Ensinando Inteligência - Pierluigi Piazzi - Editora Aleph - Obrigada e tudo de bom!!

  • @natypaixao2040
    @natypaixao20404 жыл бұрын

    parabéns por sua análise, muito clara e precisa!

  • @hilaraprado2768
    @hilaraprado27688 жыл бұрын

    Realmente a obra nos causa "horror", mas sentimos isso diante do contexto explicitamente apresentado pelo escritor, pelo pouco que conheço Lobato, entendo que ele era sarcástico, deixava mensagens nas "entrelinhas", abordava pensamentos pela inversão de significados construídos pelo desconforto da ideia contrária... Acredito que nunca saberemos o que ele realmente pretendia com essa obra, pois sua personalidade era tão mutável quanto seu humor, mas uma coisa é certa, ele planejou e estruturou a intenção da obra, eu assim acredito. Para mim... fica o aprendizado que através dos sentimentos que nos tornam "horrores" como é o que acontece quanto a qualquer segregação humana e ou preconceituosa... nos mostram o quanto pode ser cruel o homem e seu pensamento, mas que pela visão rasgada do que nos faz sofrer, conseguimos desejar por igualdade, justiça e amor ao próximo. A Resenha foi apresentada de forma exemplar e a abordagem a mais transparente possível. Obrigada!

  • @jorgegomes1804

    @jorgegomes1804

    3 жыл бұрын

    Cara Hilara, com todo o respeito, eu creio que sua abordagem está equivocada. penso que Lobato era mesmo racista e eugenista. Em sua obra infantil isto já está presente. Basta ver como a Emília trata Tia Anastácia.Não faltam epítetos como "negra beiçuda" e outros que tais Segundo alguns estudiosos da obra de Lobato, Emília seria um alter ego do escritor. É por ela que ele se mostra.Entendo que Lobato era um homem do seu tempo que também era o tempo de Lombroso e outros apologistas da eugenia. Não o execro, apenas não vejo em Lobato a genialidade que muitos atribuem a ele.

  • @grilomirimgrigrigri9167

    @grilomirimgrigrigri9167

    3 жыл бұрын

    Monteiro Lobato foi uma das pessoas que mais mostrou a Eugênia e o racismo dele , e advinha isso nunca foi comentado nas escolas e exposto para a gente livros com vários trechos racistas.

  • @Romuloix5ks

    @Romuloix5ks

    3 ай бұрын

    Realmente percebi ou foi so eu a eugenia na morte da menina no conto "Negrinha"?🤨🤦‍♂️

  • @PossoLerParaVoce74
    @PossoLerParaVoce742 жыл бұрын

    As pessoas precisam entender, que Monteiro Lobato viveu numa época que jamais caberá na cabeça das pessoas de hoje. Porém, hoje a humanidade tem mazelas que um dia, também serão julgadas execráveis daqui 100 ou 1000 anos. O ser humano não nasceu pronto, ele se transformou junto com a história e as lições que a vida nos deu. Por isso, reforço a premissa de que, não devemos julgar um povo, quando não vivemos naquela época, mas aprender com seus erros e acertos. Monteiro Lobato foi um excelente escritor , figura política e inovadora na socidade, um coração amante das artes, onde estava seu maior talento e não, sua linguagem não era a mais adequada no que se refere a questão racial (nos dias de hoje), porém, considerada normal naquela época, cujo tempo, jamais compreenderemos. E entendam, não reforço a ideia de favorecer o preconceito, ou não repudiá-lo com veemência, mas de que era por eles aceitável, até mesmo pelos pelos mais oprimidos, os negros, afinal, o sistema de Monarquias Absolutistas, imperava na mãe África, onde seus príncipes e reis negros, escravizavam e vendiam seus inimigos de guerra para os outros continentes e também para serví-los. Com isso, condeno em meu discurso não todas as Monarquias, mas a Monarquia Absolutista, no estilo, "cortem-lhes a cabeça!", essa sim favoreceu em muito a prática da escravidão, tão repudiada por nós. E vamos sim falar de Monteiro, do Sítio do Picapau Amarelo, do Jeca-Tatu, e da vida boa perto da natureza, vamos ouvir a boneca Emília, xereta, arrogante e faladeira, daTia Nastácia, cuja inspiração foi a babá dos filhos de Monteiro. Vamos aproveitar, para abordar esses assuntos polêmicos que as obras oferecem, e fazer da nossa época, uma época de redenção, de libertação dos julgamentos, e corrigir o que consideramos errado na época desse tão ilustre escritor. Mas jamais ignorar a História por causa das suas mazelas. História é pra ser estudada, e aprendida, para que haja oportunidade de crescimento espiritual , intelectual e físico. Dias melhores para toda a humanidade, para todos! Negros, brancos, índios, etc.

  • @erikagut1
    @erikagut18 жыл бұрын

    Ótimo vídeo, parabéns!

  • @alexportaldeitaipu
    @alexportaldeitaipu4 жыл бұрын

    Com a palavra, Monteiro Lobato: “Mulatada, em suma. (...) País de mestiços onde o branco não tem força para organizar uma Klux-Klan é país perdido para altos destinos. (...) Um dia se fará justiça ao Klux-Klan; (...) Tivéssemos aí uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos hoje livres da peste da imprensa carioca - mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destroem (sic) a capacidade construtiva.” Em carta a Arthur Neiva, Nova York, 1928 “Os negros da África (...) vingaram-se do português de maneira mais terrível, amulatando-o e liquefazendo-o, dando aquela coisa residual que vem dos subúrbios pela manhã . (...) Como consertar essa gente? Como sermos gente, no concerto dos povos? ” A Godofredo Rangel, 1908. “A escrita é um processo indireto de fazer eugenia, e os processos indiretos, no Brasil, ‘work’ muito mais eficientemente.” A Renato Kehl, 1930 “ (...) Precisamos lançar, vulgarizar estas ideias. A humanidade precisa de uma coisa só: póda. É como a vinha.” A Renato Kehl, 1930

  • @rosanagabriela1422
    @rosanagabriela14226 жыл бұрын

    adorei o vídeo obrigada.

  • @Livrosemfrescura
    @Livrosemfrescura8 жыл бұрын

    Ainda não li nada de Monteiro Lobato, mas preciso ler. Adoro seu canal. Beijos

  • @AzevicheAzabache
    @AzevicheAzabache8 жыл бұрын

    Exatamente HORROR!!Sua postura em discutir é essencial, pois muitos pensam ser exagero chamar Lobato de racista, entre outros adjetivos indesejáveis, por isso a leitura junto a discussão se faz necessária ,para que a Emília não seja o único argumento contra os horrores que Lobato escreveu.

  • @Mimijohnsoneosdgs

    @Mimijohnsoneosdgs

    3 жыл бұрын

    Menos bem menos

  • @rebecacarolina9607
    @rebecacarolina9607 Жыл бұрын

    Alguém entendeu como o Jim Roy morreu? Tipo, eu sei que teve uma coisa da palavra que o Kerlog fala, mas eu nn consegui pegar qual que é a palavra. Alguém conseguiu?

  • @andreafranzonitostes683
    @andreafranzonitostes6838 жыл бұрын

    Jeferson, também acho que sempre devemos ler e nunca partir do pressuposto ou via do preconceito para evitar a leitura. Somente poderemos ultrapassar circunstâncias tão nocivas aos homens se os problemas forem discutidos e não jogados para baixo tapete. Um abraço e bom trabalho......

  • @moaciruabitapeviped
    @moaciruabitapeviped3 жыл бұрын

    Esse vídeo devia ter mais visualizações

  • @FLAMESmr
    @FLAMESmr8 жыл бұрын

    Oi :) Eu não conhecia esse autor, e também não sabia de toda a polémica sobre ele :p Um beijo Roberta

  • @escolamunicipaldonamariade2339

    @escolamunicipaldonamariade2339

    4 жыл бұрын

    Mas, como?

  • @EstanteIndiscreta
    @EstanteIndiscreta8 жыл бұрын

    Seu vídeo ficou excelente Jeferson. Esse livro me deixou horrorizada tb, cheguei a me sentir mal lendo, especialmente por ser uma grande admiradora do autor. Li quase toda a obra adulta dele, estou relendo e nunca encontrei nada parecido com as ideias que ele trouxe nesse livro. Definitivamente é uma leitura pra ser esquecida, não dá pra entender as razões dele ter escrito isso.

  • @AzevicheAzabache

    @AzevicheAzabache

    8 жыл бұрын

    +Estante Indiscreta Querida Gláucia minha humilde opinião é que em Presidente Negro ele simplesmente deixou extravasar todo seu racismo, sem nenhum disfarce, como em alguns livros infantis ele faz em que seu pensamento se encontra nas entrelinhas.Algumas cartas que ele envia a seus amigos são explicitas e não podemos esquecer de forma alguma e sim discutir o assunto. Aproveitando gosto muito do seu canal. ;)

  • @EstanteIndiscreta

    @EstanteIndiscreta

    8 жыл бұрын

    +Azeviche Azabache Obrigada! Nossa, esse livro... Simplesmente indefensável. Nem tive coragem de postar vídeo no canal, o Jeferson conseguiu expressar tudo muito bem aqui.

  • @marcuswknupp6565

    @marcuswknupp6565

    4 жыл бұрын

    Não entendi porque vc se sentiu mal lendo o livro??

  • @EstanteIndiscreta

    @EstanteIndiscreta

    4 жыл бұрын

    Marcus Knupp basta ler que você vai entender

  • @marcuswknupp6565

    @marcuswknupp6565

    4 жыл бұрын

    @@EstanteIndiscreta o livro eu já li 3 vezes 2 na escola nos anos 80 indicado pela minha professora e outra recentemente. Livro excelente, uma leitura muito prazerosa. Onde vc se espantou?

  • @douglasgregoriomiguel9865
    @douglasgregoriomiguel98654 жыл бұрын

    Conheço de cor e salteado a literatura infantil de Lobato, mas as demais obras não. No entanto, já li Negrinha, onde Lobato se coloca como narrador in off de uma criança negra que "sobrou" da abolição e era tratada como que um animal indesejado na vida de uma ex-senhora de escravos. Uma crítica mordaz ao racismo arraigado na sociedade brasileira. Quanto ao O Presidente Negro, ainda não li, mas pela descrição do autor do vídeo... veja, a filha de um cientista americano narra a história; o negro "sobe na vida" pelo consumo do carro, um dos símbolos da revolução industrial que consolidou o capitalismo no ocidente, e a ciência e tecnologia foi utilizada como uma forma de se acabar com a raça negra sem eliminar os negros, o que não deu certo (eugenia)... e será que a contenda entre Republicanos (brancos) e Democratas (a candidata feminista), que se estrumbicaram quando o negro entrou na disputa - será que este cenário, exaltado pela filha do cientista, não é justamente uma crítica ao modo como a sociedade americana esconde sob a capa hipócrita da democracia as contradições de uma sociedade e vende isso ao mundo como modelo de sociedade avançada, regida pela ciência e tecnologia que se colocam a serviço do capitalismo? Uma tecnologia que permite aos americanos prever e determinar o futuro? Ressalvando que o livro foi escrito há + ou - 100 anos, foi escrito durante a ascensão do nazismo na Alemanha, e Lobato era militante do partido comunista brasileiro, e conhecia muito bem a democracia americana, pois foi adido cultural do Brasil nos Estados Unidos. Vou ler com certeza.

  • @fernando.7486
    @fernando.74862 жыл бұрын

    Por isso mesmo as crianças precisam absorver coisas inteligentes e não coisas debiloides de hoje. Por isso hoje em dia estamos mais burros. Hoje temos uma verdadeira ditadura. Viva Monteiro lobato

  • @Romuloix5ks

    @Romuloix5ks

    3 ай бұрын

    Que ironico...🤨

  • @LiteraTamy
    @LiteraTamy8 жыл бұрын

    Oi, Jeferson! Concordo com sua primeira frase do vídeo. Esse foi o único livro adulto que li do Monteiro Lobato e achei a premissa absolutamente genial. Realmente, é um livro perigoso, já que o autor era realmente racista e preconceituoso, infelizmente. Preciso reler, já que quando o li ainda era muito imatura em questões literárias e não tinha muito senso crítico. Apesar disso, é um livro que gosto muito, justamente por trazer todos os tipos de preconceitos que abomino, porque abre os olhos para que não é impossível que esse tipo de sociedade realmente exista (e ela existe, mesmo que em dimensões menores). Adorei o vídeo! Abraço

  • @Davi-hy5gv
    @Davi-hy5gv5 жыл бұрын

    Lobato também enviava cartas ao KKK, ele foi um cara muito bizarro

  • @agamenonmendespedreira7894

    @agamenonmendespedreira7894

    4 жыл бұрын

    Existe algum link ou foto dessas cartas?

  • @f-lor4

    @f-lor4

    3 жыл бұрын

    na época de Lobato a KKK não tinha a mesma finalidade que tem nos dias atuais, não era um grupo de supremacistas/racistas

  • @fornecedordeacai8234

    @fornecedordeacai8234

    2 жыл бұрын

    @@f-lor4 Claro q tinha kkkkk wtf Foi a segunda fase da KKK "Segunda fase: iniciou-se em 1915, quando a Klan reapareceu na Geórgia, sul dos Estados Unidos. Centenas de ações violentas dos membros da Klan foram organizadas, e essa organização terrorista alcançou o seu auge, possuindo quatro milhões de membros nos Estados Unidos e conquistando influência inclusive nos meios políticos. Foi nessa fase que a cruz em chamas transformou-se em um símbolo da Klan."

  • @fornecedordeacai8234

    @fornecedordeacai8234

    2 жыл бұрын

    @@f-lor4 O massacre de tulsa em 1921 na segunda fase da KKK onde eles n tinham as mesmas finalidades

  • @f-lor4

    @f-lor4

    2 жыл бұрын

    @@fornecedordeacai8234 e você acredita nisso mesmo? então me explique como é que o "racista" Monteiro Lobato foi amigo do Machado de Assis, que era negro.

  • @narafrancini
    @narafrancini8 жыл бұрын

    Não li esse do Lobato mas essa estranheza é comum. Como faço história, leio muitas coisas desse nível e até pior; é preciso ter em mente que esse livro é fruto da sua época e nos ajudam a compreender nosso mundo atual. Será que na época, essas ideias causaram estranheza? O próprio nascimento da nossa república em 1889 tinha esse pensamento de que a "raça negra" (coloquei entre aspas porque não existe uma raça negra e sim somente a raça humana, graças ao século 20 surgiram "novos humanos") manchou a nação brasileira e foi preciso 30 anos para que alguém (Gilberto Freyre) mostrasse que não era bem assim mesmo tendo lá seus problemas. Talvez por encarar o romance de uma outra forma, eu não fico surpresa com isso - sem dúvida pelo que vc disse são ideias horríveis no contexto do século 21 - e sim tento entender por que por exemplo não é tanto divulgado? Será que a família tem alguma vergonha? Qual foi a repercussão na época?

  • @EstamosemObras

    @EstamosemObras

    8 жыл бұрын

    +Nara Oliveira Nara, já que você estuda história, pode me tirar uma dúvida que sempre tive com relação a esse livro e ao Lobato. Como o Jeferson falou, ele foi publicado em 1926, 4 anos depois da Semana de Arte Moderna de 22, no calor do Modernismo. Falar que o livro é fruto de um pensamento da época é válido? Os artistas não estavam com a cabeça em outro lugar, tratando de uma identidade nacional, incorporando os negros naturalmente em seus trabalhos? Macunaíma, por exemplo, foi lançado 2 anos depois de O Presidente Negro. Sei lá se a gente pode chamar o Lobato de um fruto de sua época, ele ia contra o que a galera tava exaltando.

  • @davenirviganon4343

    @davenirviganon4343

    8 жыл бұрын

    "O que acho mais intrigante é que em 1926 ele traz questões de racismo e preconceito que seriam 30 anos depois trazidos à tona com o movimento dos direitos civis, Martin Luther King e segregação nas décadas de 1950,1960 e num contexto mundial com o Nazi" Em que parte do livro ele faz isso? A Eugenia que ele reproduz no livro é bem parecida com a do colonialismo Europeu em África. Pelo menos foi o que eu entendi do livro. Ele não adiantou nada do que viria, nem enxerguei nada de contestador na obra. Foi só mais um que atestava essas ideias e que só depois viriam a ser combatidas por Martin Luther King, Malcon X e os Panteras Negras nos EUA.

  • @EstamosemObras

    @EstamosemObras

    8 жыл бұрын

    +Nara Oliveira O Lobato tinha uma visão muito crítica do Modernismo, tanto que o Oswald de Andrade culpa uma crítica do Lobato de ter acabado com a carreira da Anita Malfatti, em 1917. O livro saiu 9 anos depois, já com tempo o bastante para ter contato com o movimento modernista. Nem isso fez ele mudar os pensamentos eugenistas. E ele foi direcionado pros Estados Unidos mesmo, tanto que o Lobato queria publicar lá. Mas eles recusaram porque era pesado demais pro público. Não é por menos, já que o livro prega que precisa segregar e que os negros e mulheres são sim inferiores. Sobre ele ter capturado uma aura do momento, talvez. O segregacionismo nos Estados Unidos era bem forte. O problema é que a aura dos Estados Unidos não era adaptável ao período de transformação que o nosso país tava vivendo, em busca de uma identidade própria pras artes. E, bem, o livro foi publicado aqui e, como o Jeferson falou no vídeo, defende algo terrível sem apresentar um contra ponto. Isso é que é o pior.

  • @Matheus21video

    @Matheus21video

    4 жыл бұрын

    @@EstamosemObras Verdade.

  • @Eng_Simoes
    @Eng_Simoes8 ай бұрын

    Evidencia-se talvez a influência de H.G. Wells, também eugenista.

  • @tiago19103
    @tiago191033 жыл бұрын

    muito bom o vídeo só não entendo porque é que do wikipedia de uma pesquisa de teletetrabalho vim parar a um romance de ficção cientifica presidente negro

  • @jhonnatanrodrigues3314
    @jhonnatanrodrigues33145 жыл бұрын

    O Douglas veja a partir do 5:34

  • @deboraoliveirapinheiro4371
    @deboraoliveirapinheiro43718 жыл бұрын

    Oi adorei seu vídeo o assunto não é tão agradável , mas vc falou muito bem, vc comenta para agente ler e ter nossas próprias conclusões , mas eu não faço questão de ler só pelo que vc falou que foi uma ótima resenha não faz eu querer ler estou horrorizada , incomodada então não quero ler .Agora tira uma dúvida minha que sou leiga com Monteiro Lobato , ele fez sítio do Pica pau amarelo não sei em livro escrito como ficou pq só assisti na TV , e na TV tem uma negra não lembro o nome da senhora não tem ?

  • @AzevicheAzabache

    @AzevicheAzabache

    8 жыл бұрын

    +Débora Oliveira Pinheiro Leia sim Débora é uma forma de entendermos alguns acontecimentos atuais. ;)

  • @lilianaavelar3397

    @lilianaavelar3397

    5 жыл бұрын

    Tem sim. Tia Anastácia, muitas vezes maltratada, por ser preta, pela boneca Emília, o altar ego do autor.

  • @lgsalmeida

    @lgsalmeida

    2 жыл бұрын

    Sim, a Tia Anastácia, que é cozinheira do sítio e que o Lobato descreve de forma pejorativa em alguns momentos dos livros.

  • @spinozakampello7337
    @spinozakampello73373 жыл бұрын

    Acho que vc leu esse livro já com uma atitude pre-determinada e assim se lesse Mein Kampf teria antecipadamente a mesma conclusão ao meu ver não é uma atitude de imparcialidade,mas pré-concebida e isso atrapalha.O politicamente-correto tenta proibir a leitura de certos livros polêmicos,com que propósito fazem isso ??? Fizeram uma coisa dessa no passado remoto com a biblioteca de Alexandria o mundo só tem a perder com a queima de livros ou o sumiço e mortes de inventores(Arquimedes)

  • @mulatogod

    @mulatogod

    3 жыл бұрын

    Que nunca haja imparcialidade contra estes males, já inesquecíveis.

  • @moaciruabitapeviped
    @moaciruabitapeviped4 жыл бұрын

    Monteiro Lobato foi um eugenista tão racista e cruel que seu livro nem foi considerado para publicação no EUA que tinha o racismo estatal em voga (a segregação!)! Monteiro, quando teve sua obra, em setembro de 1927, depois de ouvir inúmeras negativas, escreveu para Godrofredo Rangel: " Meu romance não encontra editor. Falhou a Tupy Company. Acham-no ofensivo à dignidade americana, visto admitir que depois de tanto séculos de progresso moral possa este povo, coletivamente, cometer a sangue frio o belo crime que sugeri. Errei vindo cá tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros".

  • @miria_mattos

    @miria_mattos

    2 жыл бұрын

    Muito pesado isso

  • @kauarangeldefreitas9621
    @kauarangeldefreitas96217 жыл бұрын

    Mas é isso que ele está criticando, tal como no conto negrinha, Monteiro Lobato faz uma forte crítica em relação ao conformismo e escancara e terrivel realidade preconceituosa.

  • @juniorsebastiao7298
    @juniorsebastiao72983 жыл бұрын

    Em aspecto nenhum deve ser esquecido!

  • @pauloribeiro1380
    @pauloribeiro13806 жыл бұрын

    "...um homem,uma mulher e um negro." Estranha essa colocação do autor do vídeo.

  • @guilhermedalkin

    @guilhermedalkin

    4 жыл бұрын

    _Assim é na descrição do livro, moço_

  • @canaldopadua
    @canaldopadua Жыл бұрын

    Completamente racista. O ser humano sempre na expectativa de si mostrar melhor que o outro. Lamentável!!! Boa intepretação da leitura do livro, você está de parabéns!!

  • @robertojc526

    @robertojc526

    25 күн бұрын

    Eu já interpreto que não seja racismo, na verdade eu o acho um visionário.

  • @pequenoguia
    @pequenoguia8 жыл бұрын

    Li este livro há uns tempos atrás e também acabei a leitura com mix de sentimentos. Ao mesmo tempo em que achei a escrita e o roteiro incrível, me senti incomodado com algumas coisas. MAS depois de refletir sobre o assunto acho que muitos fazem um julgamento um tanto quanto precipitado sobre ele. Afinal, era o autor preconceituoso ou eram as personagens do livro (mais exatamente a Miss Jane)? Não podemos esquecer que o livro foi escrito em um período em que a escravatura havia sido abolida há pouquíssimo tempo e a sociedade branca (como era o caso da personagem já citada) via como normalidade diminuir a raça negra. Creio que não é uma visão do autor pois o mesmo mostra em vários momentos o espanto que o personagem principal tem ao ouvir as opiniões dela. Inclusive acho que a parte que pesa mais nesse livro é a submissão da mulher, principalmente quando a candidata retira sua candidatura em prol do amado. Ou seja, acho que devemos criticar as ações que existiam, melhorar para que não existam mais os preconceitos, mas não podemos jamais esquecer de analisar a obra de acordo com a data e situação na qual foi escrita.

  • @mauricioinacio3762

    @mauricioinacio3762

    7 жыл бұрын

    Pequeno Guia do Colecionador Multimídia No livro não está Claro para você as Nojeiras que ele diz ?

  • @pequenoguia

    @pequenoguia

    7 жыл бұрын

    Sim, mas o que questiono é se isso é a opinião do autor ou da personagem.

  • @kellmsa

    @kellmsa

    5 жыл бұрын

    @@pequenoguia è só saber da vida pessoal dele, escrevia cartas a KKK e até chegou a ser um dos incentivadores para o concurso de criança branca mais linda do brasil lá pela decada de 30. Era racista sim, não tente amenizar

  • @Matheus21video

    @Matheus21video

    4 жыл бұрын

    @@kellmsa Sim. Era Eugenista.

  • @lgsalmeida

    @lgsalmeida

    2 жыл бұрын

    Eu concordaria com você se nn levássemos em consideração as cartas que ele escreveu, que evidenciam que ele, sim, era racista e eugenista. Logo, nessa obra, percebe-se de forma assombrosa que ele não a escreveu como uma crítica e, sim, talvez, uma utopia.

  • @JoaoVictor-hd3rt
    @JoaoVictor-hd3rt2 жыл бұрын

    Aonde fica a licença poética, você sinceramente falou muita besteira...

  • @BelezaBlackPower
    @BelezaBlackPower4 жыл бұрын

    Ótimo vídeo! Acho que a branquitute deve ler, sim quanto à leitura por pessoas negras penso ser um pouco mais complicado. Deve ser analisado por acadêmicos.

  • @marcuswknupp6565
    @marcuswknupp65654 жыл бұрын

    Esse livro é uma obra prima da literatura

  • @mulatogod

    @mulatogod

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkkkkkkkkk

  • @MrJoaowilliam18
    @MrJoaowilliam188 жыл бұрын

    Como você mesmo diz, essa é uma leitura adulta. Leia como adulto e veja com um ponto de vista adulto. O ''cara'' cria uma história dessa, com toda sua genialidade, ai vem você e desanima o leitor a conhecer tão grandiosa obra? Respeite mais esse autor que em outrora disse que não gostava de escrever para adultos. Quando escreveu pra criança deu no que deu e pra adulto está ai o resultado, politicamente correto!

  • @polianamachado4674

    @polianamachado4674

    6 жыл бұрын

    joao william até nos livros infantis de Monteiro Lobato o racismo está presente vc acha que a tia Anastácia era o que ??

  • @luanaferreiraroldao1405

    @luanaferreiraroldao1405

    5 жыл бұрын

    Não é ser politicamente correto e sim contra os direitos humanos. Fica claro no livro q os negros ficam abaixo dos brancos e nem podem ser considerados humanos, se vc leu o livro deve ter percebido como as ideias do Monteiro Lobato eram horríveis

  • @contato1961

    @contato1961

    4 жыл бұрын

    Monteiro Lobato depois deste Livro, já por volta de 1927-1930 se aproxima muito de Renato Kehl, natural de Limeira/SP que ficou conhecido no mundo como "O PAI DA EUGENIA NO BRASIL". Renato era médico sanitarista e dava palestras defendendo a eugenia. Defendendo inclusive como deveria ser ensinada nas escolas. Monteiro Lobato era um dos amigos mais próximos de Renato. Monteiro defendia a eugenia sim, era racista e neste livro apenas descreve seu pensamento Eugenista. Obs. Eu moro em Limeira/SP onde este lixo chamado Renato Kehl é nome de rua.

  • @henriquemariano231

    @henriquemariano231

    4 жыл бұрын

    Racista. Simples assim.

  • @MrJoaowilliam18

    @MrJoaowilliam18

    4 жыл бұрын

    @@henriquemariano231 que interessante, você veio parar aqui depois de uma rashtag no twitter em? Que bom que as ''modinhas'' trazem pessoas para leitura! Ah, esqueci você veio só criticar, talvez nem leu a obra.

  • @marcuswknupp6565
    @marcuswknupp65654 жыл бұрын

    O grande Monteiro Lobato um autor de primeira com ótimas histórias do nada virou um racista nojento. Eu que cresci lendo suas obras só tenho a lamentar essa midia imunda que quer destruir um dos maiores homens que ja pisaram na terra

  • @leandrogold4370

    @leandrogold4370

    4 жыл бұрын

    Sempre foi um racista

  • @camila5179

    @camila5179

    3 жыл бұрын

    Você tem uma memória afetiva e isso faz sentido eu também cresci lendo sitio do pica-pau-amarelo, mas isso não significa que ele não seja racista e isso não tem nada a ver com a mídia

  • @lgsalmeida

    @lgsalmeida

    2 жыл бұрын

    Os fatos estão aí amigo, não é culpa da mídia.

  • @f-lor4
    @f-lor43 жыл бұрын

    O livro é claramente uma crítica ferrenha de Monteiro Lobato ao racismo e não o contrário.

  • @mulatogod

    @mulatogod

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkk

  • @f-lor4

    @f-lor4

    3 жыл бұрын

    @@mulatogod na verdade são só 3K, você está escrevendo errado

  • @guilhermesena8191
    @guilhermesena81915 жыл бұрын

    Não entendo... acreditam tanto na teoria de Darwin, mas não na eugenia, por assim dizer. É basicamente isso que Lobato era. Eu acho isso totalmente biológico. (Meu pensamento).

  • @kellmsa

    @kellmsa

    5 жыл бұрын

    Como Biologa, eu digo que seu pensamento está totalmente errado. Se você for realmente entender a Teoria de Darwin ela é bem mais individualista que coleta, é só ler um pouco mais que você entende. mas é mais fácil falar besteira tentando pagar de inteligente, do que realmente estudar e entender.

  • @zeleitao9747

    @zeleitao9747

    4 жыл бұрын

    ​@@kellmsa Como biólogo, James Watson disse o óbvio "there is no firm reason to anticipate that the intellectual capacities of peoples geographically separated in their evolution should prove to have evolved identically." E quase foi jogado na fogueira por isso.

  • @lgsalmeida

    @lgsalmeida

    2 жыл бұрын

    A eugenia já foi desmentida há muito tempo por sociólogos, médicos e biólogos; as supostas evidências da superioridade de uma etnia sobre outra eram distorcidas a favor da dominação econômica e política dos europeus sobre os territórios que colonizavam. Os seres humanos têm a mesma capacidade de aprendizado e de atividade física independentemente do local em que se desenvolveram.