O PASSO A PASSO para SOBREVIVER em uma MATA FECHADA

Ойын-сауық

JULIO LOBO é psicólogo. Ele é expert em sobrevivência e resiliência, e ajuda as pessoas a serem mais fortes emocionalmente. O Vilela pode ser considerado um sobrevivente, pois ele escapou do dilúvio.
USE O CUPOM INTELIGENCIA15 E GANHE 15% DE DESCONTO EM TODO O SITE DA INSIDER NA SEMANA DO CONSUMIDOR INSIDER - VÁLIDO ATÉ 17/09. APROVEITE TAMBÉM PRA CONHECER O KIT!: www.insiderstore.com.br/Intel...
Site Internacional: bit.ly/InsiderGlobaleIntelige...
ASSISTA a este episódio completo:
• JULIO LOBO (SOBREVIVEN...
Contato: inteligencialimitada@gmail.com
Quer mandar presentes para nós? A/C Rogério Vilela
CAIXA POSTAL
Caixa Postal: 81969
CEP: 05619-970
São Paulo - SP
#sobrevivencialismo #juliolobo #InteligenciaLtda #Podcast
----------
REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
ANFITRIÃO: Rogério Vilela | Siga no Instagram: @vilela
EDIÇÃO: Yasmin, Gabriel e Israel
PRODUÇÃO: Rogério Vilela
PAUTA E PESQUISA: Fabio Mantoanelli

Пікірлер: 670

  • @brembx
    @brembx11 ай бұрын

    Eu sou topógrafo, já andei muito no mato e realmente é MUITO fácil se perder, chega ser bizarro. Vc entra, anda uns 20 metros e se não tiver experiência vc se perde, não é zoeira, 20 metros é suficiente…

  • @BrunoDegaspariADESTRAMENTOCAES

    @BrunoDegaspariADESTRAMENTOCAES

    10 ай бұрын

    Não a toa, quando buscamos pessoas perdidas em mata, normalmente elas estão há no máximo 50 metros da trilha. Cães são a melhor fermenta nessas buscas.

  • @ezequielkatrucha7967

    @ezequielkatrucha7967

    10 ай бұрын

    Tbm sou topógrafo, hj estou acostumado a andar no mato, marcando pontos de referência para retornar! Mas caso se perder das trilhas sempre estou com gps. Só fica mais difícil voltar andando em mata fechada.

  • @brembx

    @brembx

    10 ай бұрын

    @@ezequielkatrucha7967 nessa ocasião eu estava marcando furo de sondagem pro pessoal fazer com aquele georadar, quase me perco bonito ali viu kkkk Já meu pai que é topógrafo há uns 40 anos entra e sai do mato de boa, eu demorei pra pegar as manha kkk

  • @asasdeaventura641

    @asasdeaventura641

    10 ай бұрын

    Só quem já se perdeu sabe como funciona, faço de suas palavras as minhas

  • @laisantunes9669

    @laisantunes9669

    10 ай бұрын

    Eu me perco num estacionamento de um shopping 😂😂😂😂😂

  • @HenriqueRochaBM
    @HenriqueRochaBM10 ай бұрын

    Sou bombeiro militar e já atuei em muitas buscas de pessoas desaparecida em mata. Complementando as dicas dele andem com roupas de cores fortes e andem com apito.

  • @franciellechagas3586

    @franciellechagas3586

    9 ай бұрын

    Oi , Henrique, posso te perguntar umas coisas ? O que acha de as pessoas saírem com tinta spray marcando as árvores e com sinalizador ? Sinalizador vc vai dizer que é ótimo, eu acho ... e a tinta ? dá certo na prática? Você é bombeiro pode responder de certeza .

  • @ubvrox

    @ubvrox

    9 ай бұрын

    @@franciellechagas3586Mandar spray nas arvores? Perdeu o juízo?

  • @franciellechagas3586

    @franciellechagas3586

    9 ай бұрын

    Então! Me empolguei , né? Vi que tinha alguma coisa errada na minha pergunta mas não sabia exatamente o quê . O pior é que nem loira eu estou agora ... Vou ficar em dezembro . KKK . Obg por responder .

  • @gustavoalberto6927

    @gustavoalberto6927

    9 ай бұрын

    ​@@franciellechagas3586o que pode se fazer e ir com uma faca e ir marcando as arvores. Pequenos cortes ( o suficiente pra ver o caminho de volta) e a arvore se regenera facil facil. Nao prejudica e diminiu as chances de se perder.

  • @EspaTuLaFielD

    @EspaTuLaFielD

    8 ай бұрын

    ​@@franciellechagas3586há tinta spray biodrgradaveis, mas o melhor é a orientação do comentário anterior, leva um facão e vai marcando as árvores, é mais garantido da marca ficar la

  • @ericktamberg670
    @ericktamberg67010 ай бұрын

    Trabalho na Delegacia de Desaparecidos e atuei em algumas operações de busca em mata. Em um dos casos, tentamos localizar um casal desaparecido na mata no extremo sul de São Paulo. Possivelmente foram vítimas de uma "cabeça d'água" num rio. Mesmo mobilizando mais de 100 bombeiros, técnicos em hidrografia do DAEE, cães farejadores, equipes do COE, drones e helicóptero, não tivemos sucesso. Um erro frequentemente cometido por trilheiros é esse gosto por roupas camufladas. Qual a necessidade de camuflagem se você não é um militar em operação de combate? Faça justamente o contrário: use roupas de tonalidades berrantes, de preferência aquela tonalidade padrão de laranja.

  • @AugustoReis1910

    @AugustoReis1910

    10 ай бұрын

    Boa dica essa das roupas, Erick.

  • @guitarristasolitario9271

    @guitarristasolitario9271

    10 ай бұрын

    Nunca tinha pensado nisso das roupas !

  • @eduardolima_pe

    @eduardolima_pe

    10 ай бұрын

    O que é uma "cabeça d'água?

  • @jayjunior355

    @jayjunior355

    10 ай бұрын

    Exatamente eu ando de moto no mato/montanha e para nao ter acidentes com ninguem levamos sempre equipamento com muita cor. Tambem ajuda caso precise de resgate se cair numa falesia e se perder.

  • @sabrinamelo2405

    @sabrinamelo2405

    10 ай бұрын

    @@eduardolima_peUma grande quantidade de água que chega nos rios ou cachoeiras, arrastando tudo que tiver pelo caminho.. geralmente causado por chuvas em locais que o rio passa, só que as pessoas estão em um lugar que não está chovendo então são pegas de surpresa.

  • @humbertosarubi
    @humbertosarubi10 ай бұрын

    Moro no meio da Amazônia e já senti como seria desesperador ficar perdido na Amazônia. Fazendo uma trilha de moto, saí da trilha, enganado por uma trilha de animais, que me confundiu, andei cerca de 100 metros..e quando me vi sem saída, foi desesperador. Graças a Deus consegui voltar pra trilha certa. Hoje em dia. Ando no mínimo com uma mochila Invictus 24 horas, com faca, isqueiro, isca de fogo, filtro pra agua, comida pra 2 dias e muitas castanhas-do-Pará (além de extremamente nutritivas, numa situação limite, servem como isca de fogo).

  • @sidneicaponi3173

    @sidneicaponi3173

    16 күн бұрын

    Trilheiro de moto tem de se fuder mesmo. Barulho, poluem, destroem qualquer coisa no caminho. Vao fazer esporte de verdade.

  • @adrianadussio1836

    @adrianadussio1836

    10 күн бұрын

    Castanha do Pará como isca de fogo, como faz. Fiquei intrigada e curiosa. Sei que tem bastante óleo na castanha, mas como fazer o fogo?

  • @maria.eduarda

    @maria.eduarda

    10 күн бұрын

    Só toma cuidado pra não comer muita castanha só Pará de uma vez só viu. Essa castanha contém muito selênio na sua composição, que em excesso no corpo humano tem efeitos tóxicos e mata viu.

  • @fmaoski1
    @fmaoski111 ай бұрын

    Eu perdi um irmão nessa trilha do pico do Paraná que ele citou. É o ponto mais alto da região sul do país. Depois eu subi lá pra ver. Uma região complicada, sem nada perto, uma mata fechada difícil, cheio de jararacas. Realmente isso não é pra amadores. Se você está pensando nisso, reveja e pense muito bem. As pessoas morrem nesses lugares. Eu vivi isso e sofro até hoje pela falta do meu irmão.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @jonathanmaciel1556

    @jonathanmaciel1556

    11 ай бұрын

    Quanto tempo tem isso?

  • @fmaoski1

    @fmaoski1

    11 ай бұрын

    @ Eu achei um cadáver. Não seja babaca com a dor dos outros. Não desejo pra ninguém passar pelo que eu passei.

  • @fmaoski1

    @fmaoski1

    11 ай бұрын

    @@jonathanmaciel1556 Faz anos já.

  • @avaliador

    @avaliador

    11 ай бұрын

    ​@@fmaoski1, lembro até hoje de quando fui fazer trilha em umas montanhas rochosas, e falaram para eu subir em uma pedra do tamanho de uma pizza, eu neguei e logo depois bateu uma ventania... Quero dizer, se eu tivesse subido, com certeza eu teria virado estatística.

  • @lhc81
    @lhc8111 ай бұрын

    Me lembro qdo era adolescente. Fui subir a pedra do baú em Campos dos Jordão com mais 2 amigos. Estacionamos o carro pelo lado de Campos e subimos. No alto da pedra vimos que tinha uma outra descida por outro lado. Descemos e pensamos que era só dar a volta do lado da pedra. Quando vimos estava a noite, estávamos no meio do mato, e não víamos mais a pedra do baú. Meus amigos começaram a ter câimbras de tanto andar. Não sei, mas acho q adrenalina fez o trabalho em mim e eu não parei de correr em todas as direções, até que vi uma luz no meio do mato. Andamos até lá e encontramos um pessoal acampando. Eles colocaram a gente numa estrada de terra próxima e falaram p a gente seguir a estrada. Chegamos em São Bento do Sapucaí e meu amigo ligou pro pai dele (na época não tínhamos celular) e o pai dele tinha um amigo lá q deu uma carona pra a gente até o estacionamento, que estava longe pra car$&@ de onde a gente tava.

  • @Erickaosoad

    @Erickaosoad

    10 ай бұрын

    Eu já subi a pedra do Baú pelo lado de Campos e pelo lado de São Bento, é realmente muito fácil se perder.

  • @josecmanini

    @josecmanini

    8 ай бұрын

    Cabaços!

  • @Fabiopdfse
    @Fabiopdfse11 ай бұрын

    Uma dica, se for fazer uma trilha, leve um APITO. Pode ajudar que te localizem. É leve. Produz um som alto de forma mais fácil.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @anastrass

    @anastrass

    11 ай бұрын

    E não acaba a bateria, detalhe! Muito boa a ideia

  • @regislima7727

    @regislima7727

    11 ай бұрын

    Muito bom,nunca tinha pensado nisso kkk

  • @edutvbox9110

    @edutvbox9110

    11 ай бұрын

    Realmente

  • @ericktamberg670

    @ericktamberg670

    10 ай бұрын

    E, de preferência, um que funcione mesmo molhado (que não tenha esfera dentro), como os Fox 40.

  • @spartacocarlos8417
    @spartacocarlos841711 ай бұрын

    Uma vez me convidaram para fazer raft numa corredeira de um rio com fundos de pedra. Eu, um deficiente físico que apesar de saber nadar, já pesava mais de 100 kg. Não iria aceitar o convite, mas quis mostrar para as pessoas porque não devia aceitar e perguntei: se eu cair na água, prender minha perna numa pedra e torcer um tornozelo ou até quebrar uma perna, vocês se sentem em condições de me resgatar? Depois de algum tempo de silêncio eu desejei um ótimo passeio a todos. Todos tem que saber avaliar suas limitações e não se colocar numa posição em que sua sobrevivência dependa do esforço de pessoas não preparadas.

  • @donguedes7864

    @donguedes7864

    11 ай бұрын

    muito bom sua análise de perigo, acredito q seria difícil alguém te resgatar mesmo

  • @tatianeandradedasilvatorre5313

    @tatianeandradedasilvatorre5313

    10 ай бұрын

    muito prudente e maduro

  • @GabrielNightmary

    @GabrielNightmary

    10 ай бұрын

    Sagaz

  • @vithorreis7041
    @vithorreis704110 ай бұрын

    Eu moro no Amazonas,e nós daqui do norte não desafiamos muito a se aventurar a entrar na mata porque é muito desafiador sair dela quando se perde. Fora os bichos e perigos que se tem dentro. Mas vou te falar uma coisa,quem gosta de aventura é uma coisa uma surreal, indico visitar com um guia. O Amazonas é gigante e é lindo!

  • @alexandref.7022

    @alexandref.7022

    10 ай бұрын

    ué vocês já nascem no meio do mato, como não sabe sobreviver???

  • @user-um5rz7ot8f

    @user-um5rz7ot8f

    9 ай бұрын

    Devia morrer gente pra cacete na era das pedras em

  • @pedrovitor767

    @pedrovitor767

    9 ай бұрын

    ​@@alexandref.7022no meio do mato de pedra que é Manaus. Se for se arriscar a entrar em local de mata fechada, tchau tchau.

  • @matheusvilarcosta

    @matheusvilarcosta

    5 ай бұрын

    ​@@alexandref.7022Estude geografia, Amazona não é só mato.

  • @alessandrolima537

    @alessandrolima537

    Ай бұрын

    ​@@alexandref.7022o estudante mais fraco da geografia do centro/sudeste/sul do brasil

  • @Max8118
    @Max811811 ай бұрын

    Ele não citou uma situação que é a mais comum, que é picada de insetos que em muitos casos trazem processos inflamatórios causando febre e o corpo fica debilitado , sem força e deficiência de raciocínio, fui fuzileiro e vi até oficiais vir a óbito por doenças não catalogadas dentro da Amazonia, em mata atlântica não é diferente.

  • @domenicocalli1967

    @domenicocalli1967

    11 ай бұрын

    O ambiente mais hostil ainda é uma floresta equatorial. Todos pensam que é abundante e farto... mas quando se fala em insetos... nem dá pra descrever. O corpo humano é lanchinho.

  • @luanramos203

    @luanramos203

    11 ай бұрын

    bem lenbrado muito desses insetos presentes em florestas carregam doenças que fazem muito mal ao corpo humano

  • @Tiag0Zanatta

    @Tiag0Zanatta

    10 ай бұрын

    Nofinal do video ele fala da picada de insetos. Levar uma caneta de adrenalina para casos de reação alérgica.

  • @marcioceliosilvasantos

    @marcioceliosilvasantos

    10 ай бұрын

    ​@@domenicocalli1967isso é pq vc não conhece a caatinga kkkkkk

  • @domenicocalli1967

    @domenicocalli1967

    10 ай бұрын

    @@marcioceliosilvasantos conheço um lugar foda pra sobreviver.... Raso da Catarina

  • @jeancarlo6470
    @jeancarlo647010 ай бұрын

    O que ele falou é verdade. Eu moro no Amazonas e conheço um homem que sobreviveu perdido na mata há 6 dias apenas com um facão. Mas todo ano acontece de alguém que se perdeu e não foi achado. Eu mesmo já tive essa experiência de andar na mata amazônica com pessoas realmente conhecedoras do local, e eu mesmo estava totalmente perdido, apenas seguia a pessoa.

  • @FelipeMurta
    @FelipeMurta10 ай бұрын

    Já aconteceu de eu e meu irmão nos perdermos no meio da mata, enquanto brincávamos no sítio dos nossos pais. É incrível como a gente se ilude achando que "se não souber aonde está indo, basta dar meia volta e fazer o caminho oposto". Floresta adentro é um verdadeiro labirinto se você não souber marcar pontos de referência e se localizar. Foi uma meia hora de perrengue mas, felizmente, conseguimos voltar à civilização.

  • @rodrigocoura1775
    @rodrigocoura17756 ай бұрын

    Já fiquei perdido no mato e é realmente assustador. Demora vinte segundos pra vc perceber que está completamente fod1d0. Fiquei quatro horas perdido com minha ex, meia garrafa d'água e uma maçã. Tentamos de várias coisas tipo: amarrar sacolas em árvores, testar diversas direções, subir em árvore e etc. Conseguimos achar a trilha de saída quase que por milagre. Quando chegamos na vila o garçom de um restaurante nos contou que no ano passado uma policial da Interpol treinada em sobrevivência em mata atlântica havia morrido na mesma trilha. Fiquei horrorisado

  • @xfabriciogcs
    @xfabriciogcs11 ай бұрын

    O indivíduo deixa de ser menino quando começa reconhecer e respeitar seus limites.

  • @pedronunes2857

    @pedronunes2857

    10 ай бұрын

    Com certeza, amigo. Excelente frase que já uso! 🤙

  • @andreisantin3174

    @andreisantin3174

    6 ай бұрын

    Boa!

  • @narigabina
    @narigabina10 ай бұрын

    A questão é que quando voce entra em uma mata fechada, voce perde completamente a orientação, pois para todo lugar que você olha parece igual. Seu cérebro não consegue identificar uma saída.

  • @user-xg6fp9cy9e
    @user-xg6fp9cy9e9 ай бұрын

    Para lidar com picada de jararaca e cascavel é interessante levar o extrato de erva botão. Essa planta possui propriedades antiofídicas e pode retardar o efeito do veneno por tempo suficiente para encontrar ajuda. Busquem sobre essa planta, eclipta prostata.

  • @cristuxe9665
    @cristuxe966511 ай бұрын

    "o ideal é ter um médico e torcer pra ele nao ser ferido". Quem joga RPG sabe: o healer deve ser protegido.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @ranker991

    @ranker991

    11 ай бұрын

    Não existe healer sem tanker.

  • @sergiogomes7198

    @sergiogomes7198

    11 ай бұрын

    Quem joga RPG se perderia até numa praça.

  • @cristuxe9665

    @cristuxe9665

    11 ай бұрын

    @@sergiogomes7198 geral não sei. Eu sim.

  • @filipe2672

    @filipe2672

    11 ай бұрын

    Hahaha exato

  • @luizricardomachado3808
    @luizricardomachado380811 ай бұрын

    Não se perder, já me perdi duas vezes, uma na transamazônica no município de Anapú, fomos sair 15 dias depois próximo de Senador José Porpino, outra vez na Ilha do Marajó, entramos numa trilha, no verão, e na volta pegamos uma bifurcação no campo, fomos parar em Chaves 8 dias depois, a última vez não estávamos perdidos, foi em dezembro de 2021 na reserva Caiapó, 150km depois da Fazenda Rio Dourado em Redenção, a chuva alagou todo o caminho, derrubou as pontes que havíamos feito, levamos 5 dias sem comida, com água da chuva, caminhonetas atolando, improvisando pontes, dormindo totalmente molhado dentro das caminhonetas, éramos oito malucos, talvez tenha sido a minha última grande aventura na selva.

  • @hugogusttavo4118
    @hugogusttavo411811 ай бұрын

    O cara que manja tudo de trilhas e montanhismo eh o Pedro. Do canal alta montanha... vale a pena ver... trilhas e montanhas sao outro universo...

  • @Rodrigofk85

    @Rodrigofk85

    11 ай бұрын

    Ele é o melhor

  • @Vibe_trail

    @Vibe_trail

    11 ай бұрын

    Referência

  • @marianareis2161

    @marianareis2161

    11 ай бұрын

    Simmmmm, eu amo. Mas ele foca mais em montanhismo de alta intensidade, as maiores montanhas do mundo e conta casos extremos e bizarros.

  • @AlexandrePalitot

    @AlexandrePalitot

    11 ай бұрын

    Esse cara do vídeo não falou nada que o interessa. Só falou que a pessoa não consegue...

  • @marianareis2161

    @marianareis2161

    11 ай бұрын

    @@AlexandrePalitot e não mentiu, ele foi realista. Se você é leigo (como eu sou) e se perder numa mata fechada sem conhecer nada da vegetação e do clima local, as chances de sobrevivência são mínimas.

  • @rafaelantonio6942
    @rafaelantonio694211 ай бұрын

    Tive um professor que foi dá brigada paraquedista ele falou que sempre tinha corda, faca, pederneira e um cobertor térmico na mochila, mesmo tendo se aposentado.

  • @cauan.felipe
    @cauan.felipe8 ай бұрын

    Sou de Brasília e vim morar no meio da Amazônia há algum tempo. Te garanto, por experiência própria: até chegar nisso aqui, a gente do Centro-Sul não faz ideia do que é uma floresta desse tamanho e a complexidade dessa lugar. Estar aqui é surreal (e assustador!), mas uma das maiores sensações de paz e beleza que a vida pode expressar.

  • @josecmanini

    @josecmanini

    8 ай бұрын

    Sou do Amazonas e vim morar aqui em Brasília. Me perdi perto do Palácio do Planalto. Muito perigoso e assustador, surreal mesmo! Os animais que vivem ali são os mais perigosos do planeta. Lula mata!

  • @gargonsancteori

    @gargonsancteori

    6 ай бұрын

    Legal demais. Eu quero me mudar para a Amazônia, paz total.

  • @brunochapeco
    @brunochapeco10 ай бұрын

    As entrevistas do Antônio Sena são uma faculdade para esse assunto, o cara é uma lenda viva.

  • @willianoliveira9680
    @willianoliveira968010 ай бұрын

    Resumindo: Sobrevivência é algo muito difícil e arriscado! Deixa isso quieto, deixa isso pra lá...!

  • @murilor90
    @murilor9011 ай бұрын

    Se faz trilha compre um gps também. É um investimento, mas no final vai valer a pena. Sou arqueólogo e tô sempre no mato, as vezes até com GPS fica difícil de achar o caminho, mas ele te dá um norte e te direciona.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @saboresnaturais9274

    @saboresnaturais9274

    11 ай бұрын

    O GPS é bom, mas inprescindível é mesmo uma vulgar bússola, sem bateria.

  • @duducriciuma

    @duducriciuma

    11 ай бұрын

    ​@@saboresnaturais9274 a bússola na mão de leigo e até experiente tem pouca serventia. A bateria do GPS pode durar até 16 h. Talvez se usar o GPS somente em intervalos, dure até mais. 16 h é mais que suficiente pra sair da mata.

  • @saboresnaturais9274

    @saboresnaturais9274

    11 ай бұрын

    @@duducriciuma Se você quer ter razão, tudo bem, sem problema. Sabe, em criança e adolescente fui escuteiro. Aprendi a ter sempre uma bússola comigo. Hoje, além da bússola, tenho 4 GPS. 2 marítimos para usar no barco e dois terrestres. Quando comecei a ser marinheiro e comprei um pequeno semirígido, pedi coordenadas de pesqueiros a um amigo e fui para o mar à pesca. Como os pesqueiros perto da costa não estavam dando peixe, decidi aventurar-me para um pesqueiro longe da costa (cerca de 20 milhas). Quando já estava no pesqueiro e a pescar, eis que se tapa tudo com nevoeiro. Pensei em esperar que o nevoeiro se dissipasse. Passadas duas horas o nevoeiro estava mais intenso. Pensei em saír dali, apesar de não ter radar (que vê através do nevoeiro). No entanto apercebi-me de uma grande imaturidade: não tinha as coordenadas do "Porto de Abrigo" no GPS. Só tinha pesqueiros sinalizados no meio do mar e o GPS era simples e não mostrava a linha de costa. Mas tinha uma bússola e tinha o som do farol que ficava perto do porto de abrigo e que por vezes conseguia escutar. Procurei o Norte na Bússola, apontei a quilha do barco na direção do som e procurei navegar devagar, sem desviar a agulha do norte. Felizmente, apesar de dois sustos no percurso, consegui chegar ao porto de abrigo são e salvo. O nevoeiro continuou até ao dia seguinte. E a bússola continuou a ser minha companheira até hoje.

  • @Shadow__133

    @Shadow__133

    18 күн бұрын

    Dependendo da mata e do gps, boa sorte conseguindo gps abaixo das copas.

  • @gleisonlaurindo3656
    @gleisonlaurindo365611 ай бұрын

    Na subida do Everest existem centenas de corpos de pessoas altamente motivadas"

  • @brunomartins4902
    @brunomartins49028 ай бұрын

    Regra simples. Se o caminho está muito esquisito volte até o último ponto que era normal. Outra coisa hoje em dia tem aplicativo pra celular que usa o gps com mapa offline. Só carregar o mapa antes.

  • @ericktamberg670
    @ericktamberg67016 күн бұрын

    Não é só em mata fechada que é possível se perder. Há mais de 20 anos, passei por isso no sertão de Alagoas, refazendo trilhas do tempo do cangaço. Fiquei com o carro atolado em uma ladeira de cascalho liso, e detonei a embreagem tentando sair. Outro erro que cometi foi levar uma lanterna tática (ainda não eram de LED nessa época), pois, apesar de ser muito forte para os padrões da época, tinha um consumo voraz de pilhas e ela não aguentou muito tempo no escuro. Acabamos dormindo no carro e fomos procurar ajuda ao amanhecer. Um agricultor rebocou nosso carro com um trator até sua propriedade. De lá, ele chamou um mecânico que, num velho Jeep Willys, rebocou o carro até a sua oficina, na cidade mais próxima.

  • @vivianenoronhaveteriaria3276
    @vivianenoronhaveteriaria327611 ай бұрын

    Gente ouvindo esse cara me deu até medo de ir acampar num camping, eu já me perdi na trilha da Pedra da Gávea com meu atual marido , meu pai e minha irmã pequena e uns amigos , após 8 horas perdidos e já nos apavorando com medo de escurecer, chegamos na Pedra Bonita …..Celular na época não era tão bom como agora mas não tinha sinal , uma das pessoas caiu torceu o pé e seguiu com o pé torcido mesmo na adrenalina …. Sobrevivemos já posso dar entrevista aí no canal 😂

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @otamcjr
    @otamcjr10 ай бұрын

    Essas áreas de mata são um perigo. Fui em um local de SP muito frequentado, que fiquei decepcionado com a falta de segurança . Logo ao parar o carro, uns animais já começaram a se aproximar brigando entre eles. Nem desliguei o carro, porquê um desses animais se aproximou demais, exigindo dinheiro, sai do local em disparada . Que susto. Antes já era ruim no parque Ibirapuera, imagino agora, que para tomar uma cervejinha é tudo possível.

  • @daniell7196

    @daniell7196

    8 ай бұрын

    Kkkkkkk

  • @yuritrindade5766
    @yuritrindade576611 ай бұрын

    Primeira coisa a se fazer quando perceber que esta perdido e parar onde vc esta e esperar ajuda, se vc ficar dando uma debear grylls no mato so vai aumentar a área de busca piorando a situação e te levando pra mais longe da trilha correta

  • @Pradomarco_

    @Pradomarco_

    11 ай бұрын

    Depende ... não adianta esperar se você morrer de sede ou etc

  • @felipeferrari9149

    @felipeferrari9149

    11 ай бұрын

    nao vai aumentar a area de busca pq ninguem sabe onde vc se perdeu, e depois de uma semana as buscas se torna escassa

  • 11 ай бұрын

    ​@@felipeferrari9149kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @yuritrindade5766

    @yuritrindade5766

    11 ай бұрын

    Meu filho se vc se perder numa serra e sair andando no mato atras de rio pra beber uma agua que vc nem sabe se potável boa sorte @@Pradomarco_

  • @yuritrindade5766

    @yuritrindade5766

    11 ай бұрын

    Se vc esta perdido alguma hora vao sentir falta de vc, e formar um time de buscas partindo de lugares prováveis seu ignorante se vc nao meteu o loko e fugiu de casa pra dentro do mato existe sim um raio de buscas dos bombeiros, a maioria da pessoas que se perdem no mato foi fazendo trilha vc ficar rodando sem rumo so vai te afastar ainda mais a cada minuto expandindo a area de resgate @@felipeferrari9149

  • @diegoalbuquerque3564
    @diegoalbuquerque35649 күн бұрын

    Fiz a trilha da lagoinha do leste em Floripa sozinho saindo da praia do matadeiro. Começo em mata fechada depois passa pelas montanhas e penhascos. A trilha é bem demarcada, mas tem várias pequenas ramificações que se não ficar atento pode se perder.

  • @Gasparzinho231
    @Gasparzinho23111 ай бұрын

    Um amigo teve uma crise de apedice na trilha do Pati,quase foi de encontro com o criador.

  • @dondiogodelasvegas5317
    @dondiogodelasvegas531710 ай бұрын

    Trecho perfeito pra garantir que eu NUNCA MAIS em minha vida faça uma trilha ou ao menos entre em uma horta.

  • @brunorossales421
    @brunorossales42110 ай бұрын

    Sou cria da praia do cassino, já acampei por dias no meio do nada perto do farol do albardão e foi uma das melhores experiências da minha vida. Por mais de 150km não encontramos nada além de areia a água.

  • @brunooliveira3912
    @brunooliveira391211 ай бұрын

    É quase improvável que eu vá em algum lugar de mata fechada, mas, vai que...

  • @santoslss
    @santoslss8 ай бұрын

    Gostei, ele é bem realista. Não vende solução mágica.

  • @promotor02belg72
    @promotor02belg7210 ай бұрын

    Na verdade, nesse vídeo, o entrevistado se absteve de passar muita informação a respeito do assunto questionado, provavelmente para não incentivar as pessoas desavisadas se arriscarem em aventuras desnecessárias... Se ateve mais a alertar dos perigos mortais existentes nessas ações...

  • @maria.eduarda

    @maria.eduarda

    10 күн бұрын

    Ele está certo em ter feito isso! Sempre tem um idiota que acha que sabe mais que profissionais e vai se arriscar por nada.

  • @carcarasilvestre8526
    @carcarasilvestre852611 ай бұрын

    Teve um corredor francês que se perdeu na mata. Quando encontrou seu corpo. Estava próximo de um fluxo de água.

  • @MultiSylar
    @MultiSylarКүн бұрын

    Ele citou o Pico Paraná. Já fui duas vezes, e pretendo ir mais. É difícil, mas é muito bom.

  • @Verdade_respeito
    @Verdade_respeito11 ай бұрын

    Eu nao vou nem em show aberto que tenha multidão kkkkk Sou adepto do conforto e segurança.

  • @jonathanmaciel1556

    @jonathanmaciel1556

    11 ай бұрын

    Sofazinho é a melhor coisa. Quando saí fica doido pra chegar em casa, não e melhor ficar em casa mesmo. Tá maluco, um passeio desse de índio

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @leonardoschwertner9114

    @leonardoschwertner9114

    11 ай бұрын

    Inseto

  • @smeniaaraujo4881

    @smeniaaraujo4881

    11 ай бұрын

    Sou adepta de conforto também.. Já fiz muitas trilhas com meu Pai quando criança. Surreal. Hoje? De jeito algum 😂😂

  • @guitarristasolitario9271

    @guitarristasolitario9271

    10 ай бұрын

    Eu ñ entendo pessoas que vão pra shows e enchem a cara, a multidão é muito perigosa e assim como a mata, o mar devemos sempre respeitar!

  • @Jefftender
    @Jefftender11 ай бұрын

    É mesmo muito sério, já fui picado por uma jararaca a noite andando de chinelo em um lugar de costume, mas o tempo estava quente e ela estava lá... Acredito que o que me salvou foi ter um carro, pois em uma hora meu pé já estava o dobro do tamanho, e ainda demorei pra ser atendido, deu vontade de mandar todo mundo pra aquele lugar quando vinham olhar e não faziam nada, só debatiam a situação, pq não tinha soro no pronto socorro, que é um absurdo! Me levaram pro Instituto Butantã, 2 horas e meia até ser medicado, 5 dias internado, eu admito que sou meio fraco, mas imagina alguém que nem Instituto Butantã tem por perto, e com profissionais despreparados... 💀

  • @mxwlmizael48

    @mxwlmizael48

    11 ай бұрын

    É vc mesmo q está falando ou sua alma?

  • @carcarasilvestre8526

    @carcarasilvestre8526

    11 ай бұрын

    ​@@mxwlmizael48viveu pra contar a história.

  • @Jefftender

    @Jefftender

    11 ай бұрын

    @@mxwlmizael48 kkk... Graças a Deus sou eu mesmo! Mas foi por pouco...

  • @Jefftender

    @Jefftender

    11 ай бұрын

    @@carcarasilvestre8526 🙏🤣👊

  • @mxwlmizael48

    @mxwlmizael48

    11 ай бұрын

    @@carcarasilvestre8526 o veneno tava podre

  • @doardoo11
    @doardoo117 күн бұрын

    Sou de Rondônia e minha família tem umas terras perto de uma área onde tem muita onça. Uma vez a gente foi pescar a noite e lá o caminho para o rio é de mata fechada. Nos perdemos e tivemos q ficar lá ate amanhecer e achar o caminho de volta

  • @fronteiras_em_familia
    @fronteiras_em_familia10 ай бұрын

    Sou do Sul, Eu entrava desde criança sozinho no mato e ficava por horas andando, as vezes até com sentimento de estar perdido, mas sempre mantive pontos de referência muito bons, também um mapa mais ou menos formado na mente conforme vai caminhando e quando acha que vai apertar mesmo marcava o chão e as árvores. Graças a Deus nunca tive imprevisto e nem problema. Mas concordo muito com o que foi falado aí. Se me colocassem em um terreno que não conheço as plantas seria muito mais difícil, não só pela comida, quando estava no Pará com nativos eles mostravam a dificuldade, tinha uma árvore que eles tocavam na folha e saia formiga de dentro do caule verde e que era super perigosa, sem condições de aprender todos detalhes em um canto daquele kkkkk

  • @josentus
    @josentus11 ай бұрын

    A minha dica pra sobreviver em mata fechada é não ir para uma mata fechada.

  • @onilokahl1110

    @onilokahl1110

    10 ай бұрын

    😅😅😅 simples, não queres morrer na mata fechada não vai, igual o surfista morrer afogado, queres surfar mais não sabes nadar.

  • @MrChurusmelo
    @MrChurusmelo6 күн бұрын

    Quem ja assistiu 127 horas nunca mais na vida sai sem deixar pelo menos 1 pessoa avisada pra onde vai. Assistam que é muito bom

  • @Anderson-gr7ut
    @Anderson-gr7ut11 ай бұрын

    Há inúmeros perigos na mata, cobras venenosas, abelhas, se perder, mas o maior de todos os perigos é encontrar seres humanos.

  • 11 ай бұрын

    realmente

  • @feliperaposo777

    @feliperaposo777

    11 ай бұрын

    Aí não adianta nem duas calças né

  • @miguelcavalcantelopesjunio5145
    @miguelcavalcantelopesjunio514511 ай бұрын

    Certa vez, eu dormindo gostoso, lá no -6, no Abrigo Massenas do Parque nacional do Itatiaia. E, os vagabundos, me acordando para saber, se eu estava com frio! Eu já apagado! 3:00 AM! Já levantei pra mijar e tomar um café, para ver o Nascer do Sol, da Estação de Rádio que tem lá!

  • @andreifokinteixeira6871
    @andreifokinteixeira687110 ай бұрын

    Mto bom esse cara, realismo total! O final e a melhor parte

  • @shruog1045
    @shruog104511 ай бұрын

    eu uma vez fui em uma trilha, com minha ex e irmã e namorado dela, eu sou extremamente sistemático, e comecei a indaga sobre se aparecer uma onça algum bicho, eu não gosto de trilhas e mato porque moro num povaod e já vivo no meio do mato, então ouvi o absurdo de que onça é só é pegar um pedaço de pau que ela corre.

  • @sidneicaponi3173

    @sidneicaponi3173

    16 күн бұрын

    Ui !

  • @moacyrcestari8600

    @moacyrcestari8600

    2 күн бұрын

    Correr ela corre, o problema é saber se de você ou para você.

  • @QuaseIlka
    @QuaseIlka11 ай бұрын

    Quando criança, viemos pra Amazônia. Eu ia pra um sítio 500 mtrs. Uma estradinha mata de um lado capoeira do outro, nunca vi bicho. Pra ir pra cidade , era 2 km. No meio da mata. O problema maior, são os bichos pequenos, formiga tucandeira, aranha 🕷 venenosa. Água sempre tem, chove muito, só não chove, no mês de agosto. Sobre bichos grande, é subir em árvore, dizem ( nunca topei com Onça) q Onça tem medo de gritos e fogo. Saímos do sítio fas anos, dá muita malária, muita gente morre.

  • @eduardo5002
    @eduardo500211 ай бұрын

    Sigo esse desde sempre é um lendário viu à oportunidade e agarrou

  • @CarlosSantos0807
    @CarlosSantos08079 күн бұрын

    O Júlio é PHODA, conhece muiiiito. Meus respeitos. PS.: Obrigado por falarem do Problema dos três corpos, li os três e ADOREI.

  • @SGASEVLA
    @SGASEVLA11 ай бұрын

    Eu tenho uma teoria. Procure se tem borboletas 🦋, se tiver, siga ela, porque borboletas gostam de sol e elas sempre vão para um rio ou um lugar aberto.

  • @user-dz1xh5mr1t
    @user-dz1xh5mr1t7 ай бұрын

    Excelente entrevista! Muito pertinente!!

  • @messiasoliveira7646
    @messiasoliveira76467 күн бұрын

    Excelente esse pod... Uma aula mto útil.

  • @bruxacaille4206
    @bruxacaille420611 ай бұрын

    Amo o filme: na selva, com o Daniel Radcliffe, muuuuito bom! É sobre um cara burro que resolve entrar na floresta amazonica com uma turminha sem noção e se perde!

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @rogeriofrota26
    @rogeriofrota2610 ай бұрын

    Já me perdi 2 vezes no Sítio ( aqui no Amazonas), 4 horas da tarde na mata fechada já fica muito escuro.

  • @higorbastos8045

    @higorbastos8045

    9 ай бұрын

    Sério 😧😧

  • @juanberriel5404
    @juanberriel540411 ай бұрын

    Oh Jhoma! Há um guerreiro

  • @felipejames7214
    @felipejames72147 ай бұрын

    Sou arqueólogo e trilhando Mato exige utilização de EPI, como por exemplo: perneira que é o que vai te prevenir de uma picada de cobra, é pesado mas te salva.

  • @leonardoleo7311
    @leonardoleo73118 ай бұрын

    Cara, onde eu moro eu entrei 15 metros numa mata perto de casa, não tem trilha nela, quando voltei para sair, tinha uns cipós, até conseguir sair, saí uns 10 metros da onde eu entrei, o perigo é demais

  • @CarlosCesar465
    @CarlosCesar4654 ай бұрын

    Qdo trabalhei no IBGE, fazendo o censo demográfico, na zona rural de Caxias-Ma, me perdi no final da tarde, tive q passar a noite na mata, dia seguinte umas 9 da manhã é que consegui me orientar e segui r... Depois desta, só ando com equipamento básico de sobrevivência!!

  • @afelipeere
    @afelipeere8 ай бұрын

    Passo a passo que não é um passo a passo. Parabéns!

  • @giordanogirardi8424
    @giordanogirardi842412 күн бұрын

    É o mínimo conhecer um pouco do local onde voce esta indo e estar devidamente preparado para intercorrências, ate que ponto é inocência ou é a seleção natural agindo.

  • @robertoalvesprajaalves5328
    @robertoalvesprajaalves532813 күн бұрын

    Meu filho de 4 anos aprendeu a nao ficar perdido na praia . Só ensinar ponto de referência a distância e alta. Estrelas sempre foram usados na história da humanidade para marcar pontos no planeta

  • @rosanasantos7141
    @rosanasantos71416 ай бұрын

    Excelente!! Não curto trilha , mata fechada...sou meio mística , vejo entidades. Gosto dos pampas que também tem seus perigos de cobras, escorpiões, e alguns bois bravos 😂... mas é aberto

  • @jullio_delfino
    @jullio_delfino10 ай бұрын

    Usar perneiras ajuda bastante também!!

  • @SeOrientteCarreiras
    @SeOrientteCarreiras5 күн бұрын

    Gurps explica isso! Cada local, uma habilidade diferente! No máximo, pré- definido!😂😂

  • @Canal-hu8cu
    @Canal-hu8cu10 ай бұрын

    Salve de Florianópolis aqui as trilhas são as melhores 😅😅❤

  • @Nmzc
    @Nmzc11 ай бұрын

    Mandou a real, gostei.

  • @csalvig
    @csalvig11 ай бұрын

    Sozinho na mata, na montanha, no mangue, no deserto....nunca! Três pessoas fortes no mínimo. Se quebrar uma perna tem como ser carregado. Local com muitos animais peçonhentos, um médico com kit.

  • @carlapaschoaldonascimenton9266
    @carlapaschoaldonascimenton926611 ай бұрын

    Nossa eu me lembrando quando eu e meu irmão fomos para o pico do Jaraguá, pois é um com 12 ,16 uma câmera uma merreca de dinheiro sem documento nenhum chinelo enfim pegamos a trilha que tem na Anhanguera perto do SBT agente morava lá perto e não avisamos TBM a família todos trabalhando conseguimos passar pela trilha e sair na estrada de subida pro pico temos fotos da aventura como era janeiro começou uma tempestade bem pra descer fomos pela estrada até o final pq agente pensou que sim iria escurecer e agente iria se perder, graças a Deus deu tudo certo mais hoje pensando como fomos malucos chinelo, na trilha 😅 e sem mochila srm documento sem avisar a família nunca iria pensar em procurar lá 😅 aí viu agente contou pra nossa mãe ela quase matou agente 😅

  • @Joao-hr3dk
    @Joao-hr3dk11 ай бұрын

    Não vá nesses lugares. Simples.

  • @marioauditore2859

    @marioauditore2859

    10 ай бұрын

    Fazer uma trilha faz bem para saúde. Eu também não gostava até começar

  • @alexandremarcelino2253

    @alexandremarcelino2253

    10 ай бұрын

    Trilha é maravilhoso, mata fechada não kkkkkkk

  • @edevaldopinto8787
    @edevaldopinto87879 ай бұрын

    Parabéns

  • @marcocesardecarvalho6525
    @marcocesardecarvalho652510 ай бұрын

    O risco é de morte e não de vida! Então, todo cuidado é pouco

  • @brunocaldas9471
    @brunocaldas947116 күн бұрын

    Se perder até em um fragmento de mata é fácil vc pode até saber a direção certa mas o problema é que essas matas secundárias são cheias de cipó e espinhos fora da trilha e ai vc só se desloca lentamente e é bem cansativo

  • @samuelflor4095
    @samuelflor409516 күн бұрын

    GPS na mata fechada fica perdendo sinal no dossel da vegetação, qdo conseguir sinal marque o rumo por pelo menos 50 mts ou mais se for possível, se oriente novamente e siga assim até sair ou acabarem as pilhas... 🤔

  • @claudemirmoura5789
    @claudemirmoura57898 ай бұрын

    Fomos limpar as picadas em nossas terras área de mata, perdemos nossa localização ficamos rodando por mais de 2 horas num raio de 300 metros, Graças a Deus que o vizinho começou a queimar um roço marcamos o rumo e conseguimos sair .. eu já estava desesperado..

  • @sidneicaponi3173

    @sidneicaponi3173

    16 күн бұрын

    Tosco

  • @diegoteceletro
    @diegoteceletro10 ай бұрын

    na minha opinião, mata atlântica é a mais hóstil de todos os biomas pra fazer trilha.

  • @Anonimo-nd9hw

    @Anonimo-nd9hw

    4 ай бұрын

    Porque? Pq ela é mais hostil q a grande selva amazônica?

  • @raphaellsantana7141
    @raphaellsantana714111 ай бұрын

    Julião dando aulas e palestras nesse podcast. parabéns

  • 11 ай бұрын

    Não achei. Muito fraco.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @mr.Santanna

    @mr.Santanna

    11 ай бұрын

    ​@queria ser o protagonista do filme né, mas a realidade não encaixou nisso logo vofe nao gostou

  • 11 ай бұрын

    @@mr.Santanna não entendi nadab

  • 11 ай бұрын

    @@mr.Santanna pode explicar

  • @AvelaLendoOMundo
    @AvelaLendoOMundo11 ай бұрын

    Não faça torniquete em caso de mordida de cobra 👍🏻 quando ele fala do médico, eu lembro de O Resgate do Soldado Ryan, quando o médico do pelotão morre. Muito foda a cena.

  • @rosanafonseca5804
    @rosanafonseca580411 ай бұрын

    Salve Vilela, Júlio, sempre segui essas precauções, em trilhas , montanhas, são super importantes e salvam vidas , e pra qualquer lugar, fora de casa, sair preparados .♥️🌳🌴🌲🌍

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @MarcelRodriguesDias
    @MarcelRodriguesDias9 ай бұрын

    Me perdi sozinho em uma mata no norte de Rio Branco no Acre. Pensei que a caminhada estava sob controle porque a colônia estava a cerca de 500 mt . Lembrei do que havia dito um amigo para nunca sair correndo no desespero. Quando vi que estava perdido, parei e sentei e fiquei sentado respirando e tratando de observar ao redor. Comecei a andar devagar e a marcar as árvores e definir um caminho em linha reta por onde eu podia ir e voltar até meu ponto de referência , até que encontrei com o caminho, depois de 3 horas já com o cú na mão

  • @gargonsancteori

    @gargonsancteori

    6 ай бұрын

    😂😊😊😂😂😂

  • @gargonsancteori

    @gargonsancteori

    6 ай бұрын

    Ah que bom que você teve um plano de superar o problema e assim você conseguiu vencer a perda do caminho. Essa é uma boa estratégia marcar um ponto de referência para encontrar o caminho.

  • @fernandodecamargo9319
    @fernandodecamargo931910 ай бұрын

    Quem já esteve no parque nacional onde fica as torres del paine sabe como é assustador.

  • @fabricioaraujosilva8078
    @fabricioaraujosilva807810 ай бұрын

    As vezes pessoas se perdem próximo a estrada

  • @cesar-pz4zd
    @cesar-pz4zd13 күн бұрын

    Obrigado irmão ,por não me motivar a jamais querer fazer trilhas em minha vida 👍 🤣🤣🤣🤣🤣

  • @Pedaltrilhasemergulho
    @Pedaltrilhasemergulho11 ай бұрын

    Isso se falando de Brasil! Mas tem trilhas em outros países onde o maioria problemas são os ursos e os tigres

  • @samuelflor4095
    @samuelflor409516 күн бұрын

    Qdo entro em mata alta observo o lado do sol, entro de manhã c/ sol de um lado e saio a tarde c/ sol do mesmo lado. Se andou 4 hs, deve retornar 4 hs antes de anoitecer. Se por acaso perceber que vai anoitecer antes de sair procure um local favorável p/ passar a noite improvise um abrigo e passe a noite, no dia seguinte retome o rumo lembrando que pela manhã o rumo do sol será oposto, boa sorte. 👍

  • @awrmoliveira
    @awrmoliveira10 ай бұрын

    A necessidade faz o homem... No desespero come de tudo faz de tudo pra sobreviver.... Não pode conseguir da floresta , mas aguenta até chegar resgate ...

  • @alesousilva6494
    @alesousilva649410 ай бұрын

    Ainda estou esperando ele dizer o que fazer se estive no meio da floresta

  • @lucassales2
    @lucassales210 ай бұрын

    Eu adicionaria facil na lista do que levar uma pomada “quadriderm” que na composição tem corticoide e antibiótico. Otimo para picadas de insetos e qualquer tipo de processo alergico inflamatorio mais superficial. Inclusive prevenir infeccao de bolhas, cortes e afins.

  • @robsonmira5756
    @robsonmira57565 ай бұрын

    Correção Júlio ,Pico Paraná começa de 900 metros pra 1880,e são 9 km , abandonando a barraca lá encima fica mais fácil descer .

  • @josecarlosbrasil7471
    @josecarlosbrasil74716 ай бұрын

    Acho que vc poderia estudar sobre os Anabatistas. Veja sobre os meninotas na Bolívia. Até mesmo os Adventitas também são grupos que permanecem por décadas! Com certeza, passaram por várias crises e permanecem no mesmo modelo.

  • @Calbac-Senbreak
    @Calbac-Senbreak9 күн бұрын

    Garanto a vocês que a coisa mais inteligente a se fazer ao ficar preso numa mata fechada é pensar direiro antes pra não ficar preso na mata fechada.

  • 11 ай бұрын

    "Passo a passo pra sobreviver" o vídeo começa dizendo que o cara vai morrer.

  • 11 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/h21nqsqMpMnXY6Q.html

  • @carlafernandes4538
    @carlafernandes45388 ай бұрын

    Eu me perco até nos meu pensamentos ! Qnt mais numa mata fechada …

  • @canalz4p519
    @canalz4p51910 ай бұрын

    Quando forem para uma trilha levem uma bússola e perguntem sobre o Azimute do local de partida, assim você saberá retornar, uma dica importante tbm é sempre andar com uma corda e água, dicas simples mais importantes. Pessoal sempre se preparem para o pior

  • @ubvrox

    @ubvrox

    9 ай бұрын

    Bússola sem carta topográfica mesma coisa que nada

  • @canalz4p519

    @canalz4p519

    9 ай бұрын

    @@ubvrox da onde vc tirou isso amigo

  • @Oquadrinheiro

    @Oquadrinheiro

    7 ай бұрын

    Bússola, isso. Vou ter que arranjar uma

  • @Oquadrinheiro

    @Oquadrinheiro

    7 ай бұрын

    ​@@ubvroxa bússola aponta a direção pra vc saber onde está indo e pra vc não andar em círculos.

  • @ubvrox

    @ubvrox

    7 ай бұрын

    @@Oquadrinheiro Se não tiver uma carta vai acabar andando em círculos do mesmo jeito.

  • @jacqueshenrique3864
    @jacqueshenrique386410 ай бұрын

    Claro que vc tem 99% de chances de morrer se estiver do nada no meio de uma floresta que vc namão conhece. Mas existem vários e vários casos de pessoas que sobreviveram sim dentro da Amazônia. Tinha um programa no Discovery que contava várias histórias. Doía irmãos ficaram quase 3 meses perdidos e conseguiram sobreviver. E tem um caso bem famoso Aui do Brasil de um cara que caiu de avião lá no meio. Sobreviveu um bom tempo, se não me engano mais de 1 mês, até achar pessoas.

  • @airton_trindade
    @airton_trindade8 ай бұрын

    Meus amigos(as) esse cara so deixou todo mundo preoculpado No fim so fez eu desistir do que eu ja nem ia fazer msm kkkkkkk

  • @MAUMAU_productions
    @MAUMAU_productions6 ай бұрын

    por isso q não faço trilha, nem curto trilha e mato, é uma vibe e adrenalina q não faço a mínima questão. Única aventura q tive em mata fechada foi jogando The Forest em Realidade Virtual........e curti muito rs

  • @thiago2henry
    @thiago2henry8 ай бұрын

    Podcast eh legal, oq mata são os caras q o apresentam 🤌🏽🤌🏽

Келесі