O manifesto em debate | Defender uma educação pública, gratuita e crítica.

Ойын-сауық

Vladimir Safatle, candidato a deputado federal pelo PSOL debate as propostas do MANIFESTO com o professor João Carlos Salles (UFBA).
João Sales é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), é atualmente professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, no qual passou a lecionar em setembro de 1985, nele ingressando por concurso em 1990. Foi Chefe do Departamento de Filosofia (1999-2001), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2001-2006 e 2008-2009), Coordenador de Pesquisa da UFBA (2006-2008) e Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2009-2014). Reitor da Universidade Federal da Bahia por dois mandatos, encerrando-se o segundo mandato em 13 de agosto de 2022. Foi eleito membro da Diretoria da ANDIFES como Vice-Presidente, em julho de 2018, para mandato de um ano; e, em julho de 2019, também para mandato de um ano, foi eleito Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (2006), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017), Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018) e Universidade Pública e Democracia (2020), Tractatus, frente e verso (2021), Ernst Cassirer e o Nazismo: e outros textos sobre a proximidade do mal (2022). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein, publicado em edição bilíngue pela Editora da Unicamp, em 2009. Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig Wittgenstein, bem como na obra de Ernest Sosa
O MANIFESTO é um documento produzido por um conselho formado por acadêmicos, artistas, ativistas de vários setores que servirá como guia para atuação de Vladimir na Câmara dos Deputados a partir de 2023.
O manifesto será analisado por várias pessoa especialistas de diversos setores da sociedade. Participe e divulgue: vladimirsafatle.com.br/

Пікірлер: 25

  • @reinaldoricarte
    @reinaldoricarte Жыл бұрын

    Estou contigo em sua candidatura professor. Sou professor do ensino básico e me sinto contemplado em suas propostas. Cansei de político que ficam na defesa "defesa da saúde, educação pública e tal". Chegou a hora de imaginar, propor transformações! Queria te contar sobre a "nova carreira" do magistério paulista. Agora ganhamos por 40 horas relógio, isso significa que teremos que ficar mais 14 aulas na escola. Antes, essas 10 horas eram contabilizadas de maneira livre ( sem a obrigatoriedade de estar presente fisicamente na unidade escolar). Fundamental para a qualificação do professor. Os 5 mil reais, publicizado como aumento pelo Dória, retirou nosso vale - alimentação, nosso vale-transporte. Porém, temos mil reais de desconto, então não tivemos aumento real de salário. Nós estamos trabalhando 10 horas a mais. Eu que sou categoria O, se eu ter depende (filhos, netos, avós, pais) não tenho direito de acompanhá-los no hospital. Não podemos faltar e perdemos o direito ao abono. Já o currículo está totalmente atrelado as ONGs de caráter neoliberal como o Instituto Airton Senna, algo totalmente incompreensível sendo que temos no Estado a USP, Unicamp e a Unesp. Por que não utilizá-las para a melhoria da educação pública? Boa sorte no pleito, Vladimir.

  • @v.ss_

    @v.ss_

    Жыл бұрын

    Bem colocado, colega. Na rede municipal de São Paulo a "modernização" já está em ritmo acelerado. Além de toda a restruturação da carreira, está para ser votado um projeto de terceirização da gestão.

  • @ananda111
    @ananda111 Жыл бұрын

    Estas importantes análises e reflexões me lembraram da liberdade de pensar que tinhamos na universidade, ao fim dos anos 1970, apesar da repressão vigente. Havia o despontar das eleições "diretas Já". Questionávamos e estudávamos o que queríamos, livros de Paulo Freire encapados com papel Kraft, pensadores, grupos de estudos, participação em comunidades. Um tempo incrível que formou muita gente. Esta universidade plural está abafada e precisa renascer.

  • @rosilene791
    @rosilene791 Жыл бұрын

    Sou muito fã de Safatle. Estou em BH, infelizmente, porque queria muito votar e vc!!!

  • @cassiameneses8378

    @cassiameneses8378

    Жыл бұрын

    Sou fã tbm,mas sou da BA 🦜🦜

  • @flaviabruno8651
    @flaviabruno8651 Жыл бұрын

    Torço muito pela sua eleição! Força, Safatle!

  • @fredini.f
    @fredini.f Жыл бұрын

    a importância dos assuntos abordados estarão sempre presentes, valeu!

  • @Marcos_SL
    @Marcos_SL Жыл бұрын

    Excelente debate!!! Parabéns

  • @vagnerrondon
    @vagnerrondon Жыл бұрын

    Quando vejo qualquer proposta que NÃO ataca o modelo de ensino atual NÃO está interessado em melhorar NADA.

  • @anelise5584
    @anelise5584 Жыл бұрын

    Boa tarde

  • @mateusa.1201
    @mateusa.1201 Жыл бұрын

    mt bom

  • @flaviatoledo2739
    @flaviatoledo2739 Жыл бұрын

    Produtos começaram, em partes, com as Fundações!

  • Жыл бұрын

    É NECESSARIO O FIM DA NOMENCLATURA DE GRATUITA PARA POLITICAS PUBLICAS GOVERNAMENTAL, JA QUE É DEVOLUÇÃO DE IMPOSTOS E PASSA COMO FAVOR DE GOVERNANTE. ESTAMOS ATRASADA DA VISIBILIDADE DE RESPONSABILIDADE.

  • Жыл бұрын

    A UNIVERSIDADE TEM QUE SER O ESPAÇO DE CRÍTICA, SOBRE TODOS OS ASPECTOS DE INCLUSÃO A COMEÇAR POR QUESTÕES SUBJETIVAS, DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E DA INTELECTUALIDADE PARA SI, INDIVIDUALMENTE E SIM COLETIVAMENTE. A SOCIEDADE NÃO PRECISA PROTEGER A UNIVERSIDADE OU NENHUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, DEVE TER FUNÇÃO DE EXERCÍCIO DE COMPROMISSO COM A IGUALDADE E RESPEITO A TODS.

  • @ronaldoferreira594
    @ronaldoferreira594 Жыл бұрын

    "Horizonte propositivo".

  • @karla.oliveira
    @karla.oliveira Жыл бұрын

    Prof Safatle, vc pode passar as formas que podemos fazer doação para a sua campanha?

  • @safatlevladimir

    @safatlevladimir

    Жыл бұрын

    Oi Karla. Muito Obrigado. Você pode realizar doações através do link votolegal.com.br/vladimir

  • Жыл бұрын

    FAZ TEMPO QUE EDUCAÇÃO NAO FUNCIONA PARA A CIDADANIA E NEM PARA O TRABALHO ELA RESPONDE

  • @eerli
    @eerli Жыл бұрын

    Dá pra votar em você daqui de Catalão?☺️ Espero, de verdade, que você seja eleito!!!!!!!

  • @solhando9054
    @solhando9054 Жыл бұрын

    Paulo Teixeira, PT, deputado federal.

  • Жыл бұрын

    AVALIEM A QUALIDADE INTELECTUAL ENTRE AS PESSOAS , OS "INCLUIDOS" E OS EXCLUIDOS, E PERCEBAM QUEM ESTA AQUEM DA REALIDADE OU DO MERO EXERCICIO DE PODER. CHEGA DA EDUCAÇÃO "INCLUSIVA" E DISCRIMINATORIA.

  • @cassiameneses8378

    @cassiameneses8378

    Жыл бұрын

    Isso mesmo, brother Liberdade de ensino já!🦜🦜

  • @maraporto4421
    @maraporto4421 Жыл бұрын

    Educação DE qualidade ou educação COM qualidade?

Келесі