O "CUCUMBI DOS ESCRAVOS" DE PORTO SEGURO-BA

Reprodução do vídeo da comuidade virtual @oladopretodascoisas, do Professor Thawan Dias, Mestre em Relações Étnico-Raciais (UFSB) e Esp. e Professor de Arte.
Em 2020 , Lavínia Oliveira e Francisco Cancela publicaram um artigo trazendo reflexões sobre as experiências históricas vivenciadas pela população afro-brasileira em Porto Seguro e os regimes de memória construídos em diferentes contextos, especialmente na década de 70, revelando, curiosamente, uma manifestação pouco conhecida por nós: O Cucumbi dos escravos. Você já ouviu falar?
O Cucumbi dos Escravos foi uma tradição herdada do período colonial advinda dos ex escravizados que chegaram aqui por meio da migração forçada e era celebrada sempre em 27 de Dezembro, no Dia de São Benedito, onde aconteciam as homenagens voltadas para o Santo Negro e também para Nossa Senhora do Rosário.
Segundo a página @memoriasdeportoseguro, era logo “depois da Missa que os membros da antiquíssima irmandade se reuniam para dançar o cucumbi dos escravos”. Celebrando em roda, descalços, os devotos usavam branco , na parte da cabeça turbantes e eram envolvidos por um cenário cheio de bandeirolas penduradas e luzes mínimas para iluminar o ambiente. E uma curiosidade: só os negros poderiam participar dos festejos. No caso dos nãos negros, eles tinham que passar tinta preta no corpo, principalmente nos rostos, para serem inseridos na comemoração e poderem entrar na roda de dança.
Salve São Benedito e o Cucumbi dos escravos!
Créditos:
R𝐨𝐭𝐞𝐢𝐫𝐨 e apresentação:
@thawdiassan (Thawan Dias)
𝐅𝐢𝐥𝐦𝐚𝐠𝐞𝐦 e 𝐞𝐝𝐢çã𝐨 :⁣⁣
@marsantosguitar (Elimar Santos)
Pesquisa: A devoção a São benedito em Porto Seguro-BA: História, Memória e Esquecimento - (Artigo escrito por Chico Cancela e Lavínia Alves)
Vídeo 1: Imagem da Igreja de São Benedito, Cidade Histórica ( por @marsantosguitar)
Imagem 1: Acervo de Dona Zezé
Imagem 2: Acervo de Dona Zezé
Imagem 3: Acervo de Dona Zezé

Пікірлер: 1

  • @thiagobaptista5004
    @thiagobaptista50045 ай бұрын

    História do Brasil: muito importante. Muito relevante !!!