O Brasil e suas raízes judaicas - Anita Novinsky

Anita Waingort Novinsky (Stachow, 22 de novembro de 19221) é uma historiadora brasileira, especializada na Inquisição Português no Brasil, os costumes dos criptojudíos deste país e o renascimento da consciência judaica destes, 200 anos após o fim do Inquisição no Brasil.
Nascido em Stachow, Polônia, e emigrou com sua família para o Brasil quando ela tinha um ano de idade. Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1.956. Tem uma especialização em racismo Ibérica no mundo da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales et Sciences Religieuses, e em psicologia pela Universidade de São Paulo.
Além disso, tem um PHD em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado em história pela Universidade de Paris. Ela também é fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo.
Palestra realizada em 25.04.2017
sinagoga Ohel Yaacov - São Paulo/SP - Brasil
assista também Judeus do Recife (1630) e o domínio Holandês:
• Judeus do Recife (1630...
By Get chai videoworks / Neno Terra
Origens judaicas do Brasil
Origem hebraica do Brasil
Genealogia judaica do Brasil
Retorno ao judaismo
Hebreus no Brasil

Пікірлер: 342

  • @mazinho9753
    @mazinho97534 жыл бұрын

    Escondem a história do povo brasileiro, que somos filhos da cultura judaica. Para que não saibamos da força que esta nação possui dentro de si.

  • @danielestudante
    @danielestudante4 жыл бұрын

    Cara professora, fomos perseguidos pelo Cristianismo e depois negado pelo judaísmo , ninguém veio atrás de nós e estávamos esquecidos , mas YHWH nos mostrou novamente o seu caminho e nos identificamos diretamente e nos apaixonamos nesse retorno com nosso Elohim e com o costume de nosso povo! e mesmo sem sermos reconhecidos, voltamos a viver esse amor com mais força ainda ! Aqueles que nos excluíram e ainda excluem, se não tementes ao Eterno ficará a conta da vergonha , quanto aos tementes o não reconhecimento! Estamos voltando e com muita força e infelizmente sem ajuda de nossos irmãos , mais felizmente com a ajuda do Eterno e de pessoas como a Senhora mostrando verdades ! YHWH prometeu que não nos esqueceria !!!!!!!

  • @alvinosilva196
    @alvinosilva196

    Agora posso vislumbrar o que o Deus altíssimo disse a Abraão: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade."

  • @RESISTENCIAPOLOGETICA
    @RESISTENCIAPOLOGETICA2 жыл бұрын

    Infelizmente a maioria dos brasileiros desconhecem sua propria história, uma história de dor dos judeus no Brasil, mas que ajudaram a construir a nação chamada Brasil !

  • @felisbertodeoliveirafreire7497
    @felisbertodeoliveirafreire74973 жыл бұрын

    Dra Anita, é de extrema importância a História do Judaísmo no Brasil, Parabéns

  • @canalsalomao
    @canalsalomao3 жыл бұрын

    Minha família tem os custumes da cultura Judaica posso até descender de judeus mas acredito em Yeshua.❤️❤️ Com todo o respeito a quem é judeu.

  • @alexvieira5792
    @alexvieira57925 жыл бұрын

    Muito emocionante a explanação da Profa. Dra. Anita Novinsky e relembrando a muitos que não querem ouvir que existe um mundo judaico esquecido formado em boa parte por nordestinos, negros e pobres que muitos preferem fingir que não existem. Tenho muita fé em Hashem que as portas das sinagogas irão, um dia, se abrir para os Bnei Anussim. Na verdade, uma porta já foi aberta, no entanto, seria muito importante que outras se abrissem também e que o povo do Livro estivessem todos unidos. Parabéns esta gigante Profa. Dra. Anita Novinsky!!!

  • @fabiopontes9457
    @fabiopontes9457

    Tenho muito orgulho de ser descendente de Judeus Sefarditas.

  • @alvinosilva196
    @alvinosilva196

    A Nação Judaica é muito forte e está no mundo inteiro, em todo o Planeta, conte-a, se for capaz. No Brasil, quase a metade da população descende de judeus.

  • @jacintoabade8930
    @jacintoabade89304 жыл бұрын

    Grande judia que mostra a identidade do seu povo,considero parte do povo porque sempre tive um sentimento espiritual pelo povo judeu Baruch Hashem!

  • @issuarteful
    @issuarteful Жыл бұрын

    Nesta palestra ela já estava com 95 anos. Viveu até os 98. Não envelheceu, permaneceu jovem na aparência e no fervor pela divulgação do conhecimento.

  • @erikasouza.mediadora
    @erikasouza.mediadora

    Acendeu em mim a busca pela minha história! Pela história da minha família! Que nos tornemos pesquisadores das nossas origens....

  • @WENKTUBEWRC
    @WENKTUBEWRC5 жыл бұрын

    Uma Professora que ama de verdade o Brasil, agradecido Professora Anita Novinsky, que HaShem lhe abençoe professora Anita Novinsky!

  • @suhmell0
    @suhmell04 жыл бұрын

    Na minha família tem costumes que não sabíamos de onde vinha , daí quando eu perguntava para meus avôs quem os encinou eles dizia que era dos antigos .

  • @jonatascastrooficial7873
    @jonatascastrooficial78734 жыл бұрын

    Anita novinsky é uma historiadora muito conceituada !!!!!!!

  • @ednamararosa4455
    @ednamararosa44554 жыл бұрын

    Maravilhosa palestra, sempre achei que nossa história brasileira tinha uma lacuna a ser preenchida, obrigada por compartilhar!

  • @claudiocerqueira5210
    @claudiocerqueira52103 жыл бұрын

    Simplesmente maravilhoso! O Eterno,tem seus métodos de acordar os filhos e os netos, dos que já se foram como uma formar de honrar os nossos antepassados... Baruch Ha'Shem 🙏

  • @jorgetomo8451
    @jorgetomo84513 жыл бұрын

    Povo Japones, Italianos e Judeus que ajudaram na economia do Brasil.

  • @segredosdoeterno
    @segredosdoeterno Жыл бұрын

    Os trabalhos dessa historiadora extraordinária merecem ser amplamente divulgados. Enquanto professora de história farei minha parte em narrar essa história. Enquanto historiadora e apaixonada pelo povo judeu me senti ainda mais inspirada a mergulhar nesse passado. Enquanto ser humano, através da minha trajetória pessoal, compreendo completamente a descrição desse dual sentimento marrano. Muito obrigada pelo compartilhamento tão enriquecedor. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @Anabethodabe
    @Anabethodabe

    Querida amiga Anita. Contribuiu imensamente com a cultura judaica em nosso país.

Келесі