Narcisismo, Édipo e o estádio do espelho | Christian Dunker | Falando nIsso 256

O quadro #FalandonIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal #ChristianDunker e o próprio sobre temas escolhidos através de comentários. Participe você também da conversa e se inscreva no canal para receber os novos vídeos!
--
Bibliografia
Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-16)
S. Freud
amzn.to/2Dlk0ai
--
SIGA AS REDES SOCIAIS
Christian Dunker
Instagram
/ chrisdunker
Twitter
/ chrisdunker
--
Captação e tratamento de som e vídeo, edição, fotografia e direção são feitas por lucas buli
buli@hotmail.com.br
A arte do canal é feita por Caroline Mura
/ muxra
A trilha sonora é de autoria de Thommaz Kauffmann
www.thommazk.bandcamp.com

Пікірлер: 259

  • @aidapaiva195
    @aidapaiva1953 жыл бұрын

    Querido Dunker, eu fico imaginando como o psicanalista consegue ver tudo isso no analisando. O psicanalista e seu trabalho de muita paciência em levar o paciente por um caminho longo de compreensão do próprio problema. É realmente muito bonito.

  • @vivianf6030
    @vivianf60304 жыл бұрын

    Escrevi meu tcc me baseando pelos três registros, estadio do espelho e esquema óptico para desenvolver a reflexão dos laços no contemporâneo, tendo em vista a popularidade da comunição pela internet. E, nossa, é muito bom ver isso explicado em aula pq no início é muito difícil entender só lendo Lacan. Me inspiro em você como profissional, professor! Abraço

  • @emersonobara6135

    @emersonobara6135

    4 жыл бұрын

    Concordo com você Vivian, apenas a leitura dos textos do Lacan sobre esses assuntos são bem difíceis de entender. Os vídeos do Christian ajudam a clarear bastante.

  • @marietafernandes8657

    @marietafernandes8657

    4 жыл бұрын

    Muito interessante! A monografia foi publicada? Onde posso ter acesso? Abraços

  • @AnaCaroline-di9qm

    @AnaCaroline-di9qm

    4 жыл бұрын

    que bacana! ela esta disponível para leitura??

  • @vivianf6030

    @vivianf6030

    4 жыл бұрын

    @@AnaCaroline-di9qm tem na biblioteca virtual da faculdade, mas nao vou saber de informar. É mais fácil vc passar seu email, q mando o pdf pra leitura

  • @marietafernandes8657

    @marietafernandes8657

    4 жыл бұрын

    @@vivianf6030 também gostaria de ler ! Onde te envio o email?

  • @thalesvalente8131
    @thalesvalente81314 жыл бұрын

    Que aulão da porra!

  • @andresouza5622

    @andresouza5622

    3 жыл бұрын

    eu vim aqui pronto pra fazer exatamente esse comentário.

  • @denilsonsantossilva5876

    @denilsonsantossilva5876

    2 жыл бұрын

    @@andresouza5622 ,vim do futuro (2anos) para concordar com vocês; Thales Valente & Andre Souza. ^^

  • @fernandocastro2128
    @fernandocastro21284 жыл бұрын

    Prof Dunker o senhor nesta fala , superou-se. Até a sua expressao , o senhor está exausto ( sem dúvida ,pelo tema que expõe ) . Nao sei quem , talvez Bernard Shaw disse: o homem precisava viver pelo menos 300 anos para aprender a ser humano( nao estou citando) . Ao que Freud respondeu que nem trezentos nem tres milhoes de anos modificariam o horror que é a realidade humana. O senhor agora fundamentou de modo tao brilhante o pessimismo freudiano ; aquilo que ,ele mesmo , Freud ( venho trazer- lhes a peste ) . Nem precisa de Lacan.

  • @Rafaelklin
    @Rafaelklin4 жыл бұрын

    Prof. Christian, já acompanho seus vídeos há vários meses. Tornei-me um fã pela sua generosidade e clareza na apresentação dos conceitos psicanalíticos. Eu sou psicólogo de formação e já me autorizei como psicanalista, mais recentemente. Passei por uma formação em psicanálise no Sedes Sapientiae. Só posso agradecer pela generosidade e didática. Vc se tornou uma referência para minha formação. Sou de Taubaté-SP e sempre acompanho seus vídeos. Parabéns. Já te considero um "professor" no meu percurso de formação. Você, assim como outros(as) psicanalistas mantêm a Psicanálise viva.

  • @thaizlopez
    @thaizlopez4 жыл бұрын

    Caramba, Christian! Desenhou!? Que princeso! Que aula, senhores.

  • @safira5878
    @safira58783 жыл бұрын

    Nossa !! Agora sim finalmente temos estes CONTEÚDOS DE ENSINAMENTOS COM O.MAXIMO DE ORIENTAÇÃO EM TEMPO REAL SOBRE COMO ADENTRARMOS ESTA VASTA OBRA DA MAIOR CIÊNCIA DAS DESCOBERTAS A PSICANÁLISE DE JACQUES LACAN E FREUD E TODOS CONTEMPORÂNEOS A PARTIR DESTAS FONTES DE CONHECIMENTO PRIMORDIAL PARA NÓS SERES HUMANOS E PROFISSIONAIS DA CULTURA GLOBAL . PARABÉNS PROFESSOR E GRATA POR NOS COLOCAR NO EIXO CORRETO DE NOSSO EU E IDENTIDADES SOCIAIS HOJE 2021. BRAVÍSSIMO!!

  • @jardelcampos8684
    @jardelcampos86844 жыл бұрын

    Este homem é de uma grandeza polida de amabilidade. Te amo professor Dunker.

  • @analuisarodrigues7355
    @analuisarodrigues73553 жыл бұрын

    tive uma epifania vendo essa aula e me recordei de uma das minhas primeiras leituras e que me fizeram buscar mais, o Menino no Espelho do Fernando Sabino. Pra mim é uma explicação lúdica do Estádio do Espelho

  • @melinnavieira1126
    @melinnavieira11264 жыл бұрын

    Que paulada! Surgiram vários temas de análise a partir desse vídeo 😂

  • 4 жыл бұрын

    Quanta completude em tão pouco tempo e espaço! Excelência é a marca inquestionável desse professor. Encantada com tão belíssima exposição!

  • @cicerobrito2086
    @cicerobrito20864 жыл бұрын

    SEMPRE APRENDENDO MUITO DIANTE DESSES TEMAS TÃO COMPLEXOS E TÃO FASCINANTES. QUE É A PSICANÁLISE. CHRISTIAN VC É O CARA.

  • @marleyalves1187
    @marleyalves11874 жыл бұрын

    Há um ano acompanhando seu canal, venho crescendo muito como pessoa, aprendi a conhecer- me melhor e passei a compreender melhor as pessoas, tenho aprendido a julgar menos e ouvir mais, pois perdi toda e qualquer certeza que ja tive perante a enorme complexidade da vida. Obrigado, e parabens por esse incrivel trabalho!

  • @ya5175
    @ya51754 жыл бұрын

    Oi, Christian, gostaria muito que vc abordasse um dia sobre Teorias da Conspiração e a sua relação com a paranoia. Nestes tempos tão obscuros, com legiões acreditando em discursos terraplanistas e quetais, fico pensando se é possível algum tipo de contágio da psicose. Obrigada e parabéns por mais um vídeo essencial.

  • @andreamorim8577
    @andreamorim85774 жыл бұрын

    Uau! Professor, realmente esse vídeo foi um aprofundamento e esclarecimento enorme! Superou o nível já bastante alto das discussões e explicações construídas aqui. Gratidão Eterna!!!

  • @AnaAdeFariaspsicanali7791
    @AnaAdeFariaspsicanali77914 жыл бұрын

    Dunker você poderia trabalhar a questão da indecisão, das pessoas que sofrem para tomar toda e qquer decisão, escolha, desde pequenas escolhas diárias até questões maiores de impacto em suas vidas? Please!

  • @jeffersonweyne
    @jeffersonweyne4 жыл бұрын

    Parabéns pela aula professor Dunker. Só faria uma ressalva quanto a maquete que talvez habilite uma leitura diferente da que fez Lacan. Diferentemente do esquema da óptica, Lacan coloca o vaso em baixo da bancada e as flores em cima. Parece bobagem mas da forma como o senhor coloca habilita a leitura de que o corpo real pode ser apreendido pelo sujeito sendo que, ao meu ver, a leitura de Lacan é que esse corpo só surge como "imagem real" ou melhor dizendo, uma alucinação. Sendo impossível de ser apreendido pelo olhar do sujeito. (me refiro ao esquema apresentado na pág 147 do seminário 1). Parabéns pelo canal e grande abraço.

  • @michaelromero31
    @michaelromero314 жыл бұрын

    Minha nossa! Vou assistir umas dez vezes pra compreender

  • @thauanymesquita4372
    @thauanymesquita43723 жыл бұрын

    Assisto o vídeo e saio com taaanta coisa p ir estudar, psicanálise pra mim é nunca parar de caminhar, caminhar no seu tempo, mas não parar, nem de estudar, nem de se autoanalisar. Eu achava que uma hora os conflitos iriam cessar, mas estou em paz por saber que sempre estarei em conflito com o meu eu.

  • @MsBoehs
    @MsBoehs2 жыл бұрын

    Herr Dunker, esse eh um daqueles seus vídeos que produz um "descarrego" de esclarecimentos a serem discutidos com o analista...obrigado

  • @ligiacerqueira1721
    @ligiacerqueira172111 ай бұрын

    Muito obrigada! Excelente.

  • @moniseiora881
    @moniseiora8814 жыл бұрын

    Essa nova edição dos vídeos ficaram ótimas, totalmente didática. 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @susanafonoaudiologa
    @susanafonoaudiologa4 жыл бұрын

    uau!!! Que aula fantástica...pra salvar como super especial e assistir muitas vezes. Anos de analise Freudiana e muita leitura dos clássicos da psicanálise me auxiliaram muito a compreender essa aula, inclusive a compreender muitos dos textos. Deu vontade de reler alguns textos pra elucidar ainda mais. PARABÉNS!!!

  • @tac3130
    @tac31303 жыл бұрын

    É a primeira vez que venho aqui, mas não a última

  • @treeborgir
    @treeborgir4 жыл бұрын

    O pensamento é transitivo, ou seja, tem um objeto exterior, e que é reflexivo, isto é, ele pode tomar a si mesmo como objeto. Um tal objeto, nesse segundo caso, é o sujeito, o eu. Donald Davidson já tinha falado “a mente não é algo, mas sim o pensamento acontecendo”. É o que Wolff diz. O “eu” é produto do pensamento acontecendo quando este pensamento se pensa e, então, parece estar “vendo” uma instância mais sólida que o fluxo do pensamento. De certo modo, essas observações dão certo encaminhamento dos problemas gerados por Hume e Pascal, que buscaram dessubstancializar o “eu”, empurrando a “coisa pensante” de Descartes, como substância, para um segundo plano. Pensar cria um autismo artificial (autorreferente) que isola o pensador e o leva para um mundo especial de ideias imperativamente interligadas. Na terminologia de Luhmann, isto seria um tipo de “retiro para o operar interior”, análoga aos sonhos, que como sabemos, só o sonhador experimenta. Na interpretação dos sonhos de Freud, onde principalmente os sonhos noturnos, se aproveitam da desconexão da consciência no dorminhoco para projetar na tela do cinema os traços de um desejo infantil proibido e impossível, em Bloch, os sonhos são diurnos, eles aparecem primeiro, o que torna o material de fantasia disponível para o aprimoramento técnico e político do mundo. Já interpretação derridiana dos sonhos, o que importa são as frágeis invenções com as quais a especulação metafísica se eleva sobre a diferença entre morte e vida. Os sonhos freudianos são regressivos, os blochianos, progressivos e derridianos, fantasmagóricos. Os de Freud são sonhados em camas e gravados em diários ou contados em sessões terapêuticas, os de Bloch são apresentados em contos populares e romances utópicos, bem como em quartetos de cordas tempestuosas ou em sinfonias celestes, ou são traduzidos em programas de festas. Neles, é uma questão de mostrar como o ainda-não pode agir "de maneira latente" no agora-já, a saber, na forma de uma latência ativa que tem a capacidade de projetar suas "sombras" antecipadamente, ou melhor, sua pré-luz A filosofia é, desde então, a pré-visão na preluz (sonho desperto), os de Derrida são sonhos no cemitério de livros, na biblioteca, são contribuições para o arquivo mundial. Sócrates mesmo confessa que sua sabedoria tinha algo de má qualidade, “como um sonho, de uma realidade dúbia”. Estamos falando de uma viagem interior, como um emigrante que emigra em um movimento de imigração. Seria o “lugar nenhum”. Originalmente, pensar (sinnanm, no sentido alto alemão) significava viajar (reisen), dão a perspectiva de algo em movimento, um traslado, cinética. Rousseau tinha falado do seu eu como devaneio ("não penso, logo, existo) em uma canoa no lago Biel na Suíça. Pessoalmente misturo os grandes nomes do século XX em estudos de linguagem, Wittgenstein, Benveniste, William James, com Nietzsche. Nietzsche diz que existe a grande razão. Em uma das passagens do Zaratustra ele diz que existe: “a pequena razão e a grande razão”. A pequena razão é o meu Eu, ligado aos aspectos do pensamento, mas “a grande razão” é o meu corpo. É ele que determina se eu penso ou se não penso. É ele que diz que “estou febril, não consigo pensar, não consigo trabalhar”. Nietzsche começa a trazer de novo o Eu para o corpóreo. Dois casos bem simples podem nos ajudar. Um deles é a intoxicação de álcool. Quando pessoas estão bêbadas não só sentem tonturas, dores de cabeça, mas elas também vomitam. O vômito é uma reação do seu corpo dizendo que aquilo que foi ingerido não pode permanecer lá dentro. É por isso que vomitar é uma das melhores maneiras para se livrar do mal-estar. Outro caso foi comigo. Comi um peixe assado com ervas. Dentro dessas ervas tinham pequenas pimentas. Ao mastigar uma delas, automaticamente em questão de segundos meu corpo ficou com os lábios dormentes e comecei a ter soluços. Cada sistema imunológico possui uma espécie de expectativa interna de ferimento ou uma defesa institucionalizada contra danos. Isso acontece antes mesmo de nós termos cérebro, razão, mente, pensamento, vontade, ideias. Isso abre a ideia de um Kittertheater tão explícito, inclusive uma vez no pátio do Palácio Papal de Avignon durante o Festival de Teatro, onde Ernst Jünger realizou um show muito confuso com besouros sangrando, como grandes insetos em máscaras e mulheres nuas e todo tipo de ferimentos. Ele sempre brincava com a relação entre tanque e ferida e coisas assim. Então, corre uma linha de Ernst Jünger para o Yes Fabre - esse artista de ação belga. São aqueles que possuem “almas dos tanques”. O princípio casco de tartaruga, digamos. O tanque também requer uma certa sensibilidade. Isso é evidente pela percepção de que o mundo e a vida como um todo incluem situações nas quais alguém é ferido. Essa também seria a definição que vemos para o fenômeno geral dos sistemas imunológicos de que eles são incorporados às expectativas de lesões. E um escudo e um tanque também são materializações da manutenção de lesões, o que significa que também temos sistemas imunológicos inatos, devido ao fato de todo corpo mamífero saber quando o mundo está sangrando e o mundo. Quando você é esfaqueado, automaticamente o sistema imunológico toma medidas para parar a vazão do sangue. Como nós não vamos invadir a área de micróbios que querem se espalhar às suas custas, essas expectativas já são evidentemente tão profundas que são dadas de forma congênita, o que ocorre é a capacidade de coagulação sanguínea, o que aparentemente é uma atividade da clínica interna. E a capacidade dos anticorpos, descritos pela primeira vez no final do século 19, de se especializar em neutralizar invasores. Tornando o sangue líquido em sólido, é comum em feridas como em outros casos, um movimento para a solidificação algo parecido com um tipo de princípio couraça. Essa talvez tenha sido a intenção do anime Evangelion de 1995, ao estabelecer o chamado A.T.Field. Geralmente o campo aparece com formato hexagonal ou octogonal. Eles parecem se comportar mais como membranas, se torcendo, esticando e desgastando quando são penetrados. O eu aqui seriam outros, outros organismos que estiveram e, talvez, estejam em nós. Junção de células que não mataram umas às outras. Em vez de agirem em uma guerra de todas contra todas, agiram com coexistência, não agressão, formaram laços onde as paredes e membranas celulares as cobrem, mas também tocam as vizinhas: vacina e bionegatividade = imunologia.

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires66634 жыл бұрын

    Aula reveladora da estrutura patriarcal que nos determina como sujeitos

  • @gleidesrosa6424
    @gleidesrosa64244 жыл бұрын

    Pirei pra essa aula, parabéns professor, essa vou assistir mais vezes, é muita coisa pra assimilar.

  • @igorcarvalho8298

    @igorcarvalho8298

    3 жыл бұрын

    Já assisti mts vezes e já procurei pelo KZread. Creio q este seja o melhor vídeo sobre o Estádio dos espelhos .

  • @mariacarolina3300

    @mariacarolina3300

    3 жыл бұрын

    Me ajudando bastante na prova de clínica em psicanálise

  • @nayarabarros9062
    @nayarabarros90624 жыл бұрын

    Gente, que aula difícil e boa, professor

  • @gabrielaleal3931
    @gabrielaleal39312 жыл бұрын

    Amei a aula!!! Não entendi nada, mas amei. Vou estudar até conseguir entender

  • @viniciuspsico
    @viniciuspsico4 жыл бұрын

    Prof. Dunker, gostaria muito de escutar o senhor falando sobre o 'vel' da alienação e sua função constituidora, por favor.

  • @romeubraga5942
    @romeubraga59422 жыл бұрын

    O Dunker é sensacional. Cada vez mais amo este canal🍎❤

  • @samuelperico5887
    @samuelperico58874 ай бұрын

    Que aula rapaz!! Obrigado!

  • @deroniceapramirodesouza9345
    @deroniceapramirodesouza93454 жыл бұрын

    Apaixonei!!!! sou muito narcisa, se é loko!!!!!!

  • @viniamaralandrade
    @viniamaralandrade4 жыл бұрын

    Uau, Christian! Que aula!!! Gratidão imensa! Sensacional!

  • @saudesuperacao9570
    @saudesuperacao95704 жыл бұрын

    Show de didática! Parabéns Professor.

  • @denizardsouza609
    @denizardsouza6093 жыл бұрын

    O Christian Dunker é M A R A V I L H O S O! Parabéns Dunker! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @nathaliacassettari8435
    @nathaliacassettari84354 жыл бұрын

    Caro professor, adoro o seu programa! Estou chocada com a mobilização em torno da morte do Gugu Liberato e gostaria que o senhor comentasse o que leva as pessoas a considerarem celebridades como parte de suas famílias a ponto de se esforçarem tanto para participar do velório.

  • @stellamoraes1679
    @stellamoraes1679 Жыл бұрын

    Uma aula indispensável para todos os estudantes de psicanálise!

  • @nark5310
    @nark53104 жыл бұрын

    Eu sinto seus vídeos como luz. Muito obrigado por seu excelente trabalho, ele me é fundamental!

  • @SAMUEL-fq4zr
    @SAMUEL-fq4zr4 жыл бұрын

    Bravíssimo, Professor. Obrigado.

  • @carlosloiola
    @carlosloiola4 жыл бұрын

    Fantástico! GENIAL ! Nunca vi uma explicação como essa, e usando esses recursos !

  • @kauan5527
    @kauan55274 жыл бұрын

    Esse era o vídeo que eu precisava!

  • @vandasousa559
    @vandasousa5597 ай бұрын

    Vou ler esse artigo n lacan c calma.

  • @filipecarneiro1217
    @filipecarneiro12174 жыл бұрын

    Eu te amo!

  • @myrielpadua3015
    @myrielpadua30154 жыл бұрын

    Maravilhoso !! Claríssimo!! Que facilidade de explicar não só os conceitos mas como se dão as dinâmicas dos conceitos quando a gente pensa na realidade mesma ali da OBSERVAÇÃO das pessoas e das atuações de cada pessoa na Vida Real nas ações e atos das pessoas.Puxa !! É que agilidade do.mestre CD.!!!⭐⭐⭐⭐⭐

  • @marianavilasboas4020
    @marianavilasboas40203 жыл бұрын

    Professor, Dunker! Parabéns pelo trabalho. Muito obrigada pela grande contribuição. Deus lhe proteja!

  • @liciamarques3148
    @liciamarques31484 жыл бұрын

    Christian, acompanho vc e já vi vááááá´rios vídeos seus, mas nesse aqui vc se superou!!!!!! Parabéns!!!! Foi tão, mas tão elucidativo pra mim, em tantos pontos há muito tempo confusos e indecifráveis, que, certamente, levarei um tempo até "acomodar" o que foi transmitido. Obrigada, obrigada, obrigada!!!!! Como disseram aqui: aulam da porra!

  • @OMundoDeJhon.
    @OMundoDeJhon.3 жыл бұрын

    Amei a maquete do vasinho e do espelho⚱️🌹💺. Sensacional essas explicações!

  • @niquecunha2712
    @niquecunha27123 жыл бұрын

    Sim, já assisti três vezes, por enquanto...

  • @mariliaoliveira3279
    @mariliaoliveira32794 жыл бұрын

    Esse canal Tá chique por demais!

  • @Paulinha81
    @Paulinha814 жыл бұрын

    Muito bom!! Uma verdadeira aula em 30 minutos!!

  • @kaiocesar4321
    @kaiocesar43213 жыл бұрын

    Que presente, Dunker! Grato por tão excepcional exposição.

  • @Psicovibes
    @Psicovibes2 жыл бұрын

    desenhou desenhadinho, professor, valeu!

  • @AnaPaulaFigueiredo_Unifei
    @AnaPaulaFigueiredo_Unifei4 жыл бұрын

    \o/ uau! A representação no espelho vai dando sentido à narrativa! Muito bom. Vou ver mais umas duas vezes para melhor assimilar.

  • @silvioviana8022
    @silvioviana80224 жыл бұрын

    Belíssima Explanação,,, ""espelho, espelho meu,,,"" com Resiliência & Perspicácia no Coração nos Construímos,,; não somos o Reflexo Cabuloso induzido .

  • @ingridrocha1938
    @ingridrocha19384 жыл бұрын

    Genial! Apesar da complexidade do assuntos, sempre muito esclarecedor! 💜

  • @jorge.tavares
    @jorge.tavares2 жыл бұрын

    fiquei mais cansado que se tivesse tido uma semana de aula presencial. tanto conceito e coisa pra pensar que acho que vou analisar esse vídeo por anos

  • @annabelleamori
    @annabelleamori7 ай бұрын

    Dunker, te amo

  • @jorgecarlos2859
    @jorgecarlos28594 жыл бұрын

    Professor, gostaria que esclarecesse a relação entre o pensamento político conservador/reacionário e o medo, como receio da perda do controle sobre a conduta moral da sociedade.

  • @Cau0727
    @Cau07274 жыл бұрын

    Sempre achei um dos temas mais difíceis de entender. Vi o vídeo uma vez e sei que verei outras mais. Parabéns, professor

  • @adrianohames358
    @adrianohames3584 жыл бұрын

    Dunker. Você é um gênio na psicanálise. Sugiro humildemente focar nisso. Hugs.

  • @lazaroalbergaria1520
    @lazaroalbergaria15204 жыл бұрын

    Mais uma aula Dunker.

  • @gustavosilva3149
    @gustavosilva31492 жыл бұрын

    AHHHHHHHHH eu amo esse cara.

  • @vibilaka
    @vibilaka4 жыл бұрын

    Tava falando disso agora mesmo, muito bom professor!

  • @darlincarvalho2651
    @darlincarvalho26514 жыл бұрын

    Obrigada, querido professor.

  • @thaiscruzazevedo7262
    @thaiscruzazevedo72624 жыл бұрын

    Um aulão de dotes fálicos kkkk Sua didática é impecável!! Parabéns pelos excelentes conteúdos!

  • @veraiaconelli9039
    @veraiaconelli90394 жыл бұрын

    Agradeço a graça alcançada, mestre.

  • @viniciuspsico
    @viniciuspsico4 жыл бұрын

    Acho que esse video é um dos que eu mais estava aguardando. Acho que nunca tinha conseguido entender bem o uso deste esquema óptico por Lacan. Que instrutivo, Prof. Dunker. Milhões de obrigado! P.S. Sim! Como já disse alguém aqui, a pergunta que fica é "onde conseguir uma maquete dessa?" rs

  • @ArturLins
    @ArturLins4 жыл бұрын

    Prezado Dunker, identifiquei-me por demais com o narcisismo, especialmente nos minutos finais do vídeo... Hora de voltar pra Análise! :-)

  • @diamilamedeiros
    @diamilamedeiros4 жыл бұрын

    Genial!

  • @andrerubens2024
    @andrerubens20244 жыл бұрын

    Sensacional. Obrigado.

  • @jccf8544
    @jccf85444 жыл бұрын

    Excelente aula!

  • @luciafreire5780
    @luciafreire57804 жыл бұрын

    Sua transmissão é incrível! Muito obrigada! Prof. vc poderia falar sobre os silêncios em psicanálise , não consigo encontrar muito material sobre o tema ! 🥴

  • @pepascueto

    @pepascueto

    3 жыл бұрын

    Silêncios do terapeuta e do paciente?

  • @PatrickDiPeixoto
    @PatrickDiPeixoto4 жыл бұрын

    Magnifico,magnifico, magnifico!

  • @jaquelineary1358
    @jaquelineary13584 жыл бұрын

    Insuportavelmente incrível! Gratidão 🙏🏻

  • @patriciatavaresdefreitas9471
    @patriciatavaresdefreitas94714 жыл бұрын

    Fantástico! Muito obrigada!!!

  • @pattyramos4193
    @pattyramos41934 жыл бұрын

    Arrasou!!! 👏👏👏👏

  • @rbpompeu1
    @rbpompeu13 жыл бұрын

    Que maquete joia!!!!!!!!!! Captei vossa mensagem, ó digníssimo mestre!!!!!

  • @patricianavarro3247
    @patricianavarro32474 жыл бұрын

    Genial!!!! Uma verdadeira AULA!!!

  • @renataxavier8121
    @renataxavier81212 жыл бұрын

    esclarecedor esse video, muito obrigada. Facilitam muito meus estudos da Psicanalise todos os seus videos, aos quais recorro sempre que a leituraa dos textos fica embolada rsrsrsrs

  • @MicheleARocha
    @MicheleARocha3 жыл бұрын

    Numa semana de busca desesperada por uma resposta a "porque eu sou assim?" , assitir o vídeo do Prof. Dunker me ajuda a saber por onde começar a estudar 🥲 Obrigada Prof. Amo esse canal u2b 🥰

  • @sibila_mozer
    @sibila_mozer4 жыл бұрын

    Tenho que ver muitas vezes!! Muita informação ❤❤❤

  • @lisandraz.876
    @lisandraz.8764 жыл бұрын

    Perfeito! Grande explicação, professor!

  • @canaldofrank7122
    @canaldofrank71224 жыл бұрын

    Que aula!

  • @liviapelegrini1445
    @liviapelegrini14454 жыл бұрын

    Obrigada pelo vídeo, Christian!!!

  • @EdNeyBraga
    @EdNeyBraga4 жыл бұрын

    Meu Deus... isso foi genial.

  • @bikira2
    @bikira23 жыл бұрын

    Isso foi uma defesa de doutorado. Meunnarcisismo fica acabado qdo vejo a capacidade intelectual do Dunker

  • @denisebastos6192
    @denisebastos61923 жыл бұрын

    Maravilha professor!!!

  • @aline1385
    @aline13853 жыл бұрын

    Explicação sensacional! Obrigada!

  • @JON7TH7
    @JON7TH74 жыл бұрын

    Gosto muito do canal, obrigado por explicar esse conceito

  • @luisfelipesiqueiravalencio779
    @luisfelipesiqueiravalencio7794 жыл бұрын

    Uau! Que vídeo bom!

  • @ednamelo8616
    @ednamelo86164 жыл бұрын

    Amei! Obrigado professor!

  • @denisebastos6192
    @denisebastos61924 жыл бұрын

    Maravilha!!! Obrigada pela aula.👏👏👏

  • @anaprisci2
    @anaprisci22 жыл бұрын

    Simplesmente fantástico 🌹

  • @gabrielapereira3971
    @gabrielapereira39714 жыл бұрын

    Muito bom Christian! obrigada.

  • @cintiatravassos8450
    @cintiatravassos84504 жыл бұрын

    Que presente! Muito obrigada por esse vídeo. Professor, poderia falar sobre a feminilidade em Freud e Lacan? E também aprofundar os vídeos sobre os diagnósticos estruturais, abarcando as psicoses e perversões? O senhor considera o autismo uma quarta estrutura? Grande abraço, obrigada por tudo!

  • @Rafaelklin

    @Rafaelklin

    4 жыл бұрын

    Interessante indagação! Gostaria de ouvir sobre também

  • @PatrickDiPeixoto

    @PatrickDiPeixoto

    4 жыл бұрын

    Hmmm! Interessante questão! Curioso

  • @pepascueto

    @pepascueto

    3 жыл бұрын

    Creio que a relação com a feminilidade para Lacan é tratada pelo significante que a pessoa deu para o significado feminino. O que seria o autismo como uma quarta estrutura? *o professor responde as perguntas dos comentários?

  • @martamullerdametto2919
    @martamullerdametto29194 жыл бұрын

    Obrigada Dunker ☺😊

  • @caroltib
    @caroltib3 жыл бұрын

    Maravilhoso!!

  • @toomrodrigues
    @toomrodrigues4 жыл бұрын

    Muito bom, Christian!

  • @josicampos3638
    @josicampos36384 жыл бұрын

    Que aula senhores !!!