Muitos brasileiros pensam assim sobre viver na Itália | Cotidiano Italiano | Andiamo!

Morar no exterior envolve uma preparação em quase todos os pilares, desde um planejamento financeiro adequado, a pesquisa sobre cidades, trabalho e tantos elementos fundamentais. Porém, muitos realizam pesquisas se baseando única e exclusivamente em canais ou opiniões de brasileiros, onde muitas questões não são necessariamente referências do que pode ser dito como certo ou errado, mas sim experiências de cunho exclusivamente pessoal. Viver em outro país é algo sério e envolve uma inserção cultural e psicológica bastante aprofundada, onde nem sempre essa pode ser a melhor opção para todos.
CURTA | COMENTE | COMPARTILHE
📺Inscreva-se e ative todas as notificações:
Andiamo: bit.ly/youtube_andiamo
🇮🇹Playlist exclusiva Membros Andiamo: bit.ly/playlist_membrosandiamo
🙌🏼Colabore com o nosso projeto:
🇮🇹SEJA MEMBRO apoiador Andiamo e obtenha vídeos e conteúdos exclusivos. Conheça os benefícios e cancele quando quiser: bit.ly/sejamembro_andiamo
🇮🇹Colaboração com o PIX (durante as lives mencionaremos seu nome ao vivo!) Chave: italiaandiamo@gmail.com
🇮🇹Colaboração com o PayPal: galleriagavioli@gmail.com
💡CLIQUE no sininho e ative a opção “todas as notificações” para receber os nossos materiais. Nos acompanhe também em nosso site e redes sociais:
Instagram: bit.ly/instagramandiamo
Telegram: t.me/andiamoeuropa
🎼Realizamos nossa curadoria de trilhas sonoras através da plataforma Epidemic Sounds.
✨Acreditamos no compartilhamento honesto e genuíno de experiências. Viver na Itália é uma experiência desafiadora e fascinante, que por aqui, não resumimos a “dicas”, “roteiros” ou “fórmulas” definitivas. Nossa intenção sempre foi a de respeitar a cultura do país e também o olhar do público que viaja conosco, imaginando, ouvindo e escrevendo a continuação de seus próprios caminhos.
A síncope do tempo dita o ritmo e a tonalidade do que mostramos por aqui. Valorizamos a simplicidade do momento e a grandeza dos pequenos detalhes. Cada material que construímos e compartilharmos é uma pequena curadoria de imagens, sons e informações, que tem nessa rede, a ousadia da discrição.
Ainda que simples, estes são momentos que guardamos de toda essa vivência tão rica e interessante. Esta também é a nossa vida na Itália.
Muito obrigado a todos que nos assistem e interagem com o nosso material, comentando, compartilhando e curtindo os nossos trabalhos. Grazie mille!
Elisa & Felipe
#andiamo #italia #turismoitalia #europa

Пікірлер: 115

  • @andiamoeuropa
    @andiamoeuropa Жыл бұрын

    💡CLIQUE no sininho e ative a opção “todas as notificações” para receber os nossos materiais. Nos acompanhe também em nosso site e redes sociais: Instagram: bit.ly/instagramandiamo Telegram: t.me/andiamoeuropa

  • @rnardotto
    @rnardotto Жыл бұрын

    O sonho da minha vida, desde pequeno, é morar na Itália que meus avós sempre choravam de saudade...(poeticamente falando)

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Isso faz parte de você, não deixe nunca se esvair. Abraços!

  • @vicenteavellino7704
    @vicenteavellino7704 Жыл бұрын

    Sensacional, o canal é um meio de comunicação entre a Itália e brasileiros sérios, inteligentes e racionais que querem viver e morar na Itália em imersão total do que é a Itália. Aqueles que acham que tudo é uma aventura não suportam a verdade desses vídeos informativos.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Vicente, muitíssimo obrigado. Aqui mostramos nossas experiências, sem sermos detentores de verdades absolutas ou nos colocando como auto-referência de alguma coisa. Se o papo é válido e útil para quem nos assiste, ficamos felizes. Abraços! 🙏🏼🙏🏼

  • @leonircarloskrupa7661
    @leonircarloskrupa76612 ай бұрын

    Muito sensato esse comentário. O que me encanta é a estrutura das cidades europeias em questão de transportes, segurança, respeito humano. Coisas que somos EXTREMAMENTE carentes. Aí tudo é canalizado para dar certo, aqui tudo é projetado para criar dificuldades ❤

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Ай бұрын

    Exato, Leonir. Mesmo canalizado para dar certo nem tudo ocorre como se espera, no entanto quando nem isso costuma ocorrer, então fica difícil.

  • @lucianojr.c
    @lucianojr.c Жыл бұрын

    Excelente reflexão. Adorei! :) Mudar de país não é o mesmo que seguir uma receita de bolo.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Luciano, muitíssimo obrigado pelo Super. Exato, existe uma adaptação é uma imersão que se faz sempre muito necessária. 🙏🏼🙏🏼

  • @ricardomartins4597
    @ricardomartins4597 Жыл бұрын

    Caramba, cada vídeo que vejo de vocês só comprova minha opinião já dada sobre a qualidade do canal e de vocês dois. Ótimo vídeo, ótima análise. Realmente muitos canais ou pessoas vendem vida fácil em qualquer país, mas não é a realidade. Há muitos fatores envolvidos, qualificação profissional, idioma, adaptação etc... o importante é a pessoa viver o novo país e não querer trazer tudo que tinha no Brasil, como o exemplo dado do shampoo, se nem isso a pessoa está adaptada a mudar, como aceitar um novo país cheio de novidades? Adaptação é fundamental.

  • @taniavieiraItalia
    @taniavieiraItalia Жыл бұрын

    Finalmente um vídeo realista e sincero! Eu moro na Itália há muitos anos e vejo tantos KZreadrs que iludem as pessoas, passam informações inexatas baseadas em impressões. Sigo também alguns grupos FB de brasileiros que vivem aqui e é incrível a falta de capacidade de pesquisar informações na Internet. Só buscam respostas nos grupos de brasileiros! Já vi muitas vezes gente perguntando onde comprar linguiça "calabresa" que vem do Brasil, sem pensar que a verdadeira calabresa é produzida na Calábria!! É impressionante!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Tania, vc descreveu com exatidão o que ocorre. As pessoas não utilizam as ferramentas corretas para o que procuram, preferem obter respostas de quem se julga “especialista” ou nem isso. Claro que muitos canais extrapolam os supostos problemas, para venderem “soluções”, isso é lamentável. Quanto aos grupos já vimos cada coisa, que é praticamente inexplicável. Um clássico também dos embutidos, já vimos pessoas clamando por alguém que soubesse onde vendia linguiça “toscana”….mas do Brasil! 🤭

  • @rosaagua7792

    @rosaagua7792

    Жыл бұрын

    😂 Rindo com respeito da parte da calabresa.

  • @izabelf.b.teixeira6269
    @izabelf.b.teixeira6269 Жыл бұрын

    Vídeo primoroso,esclarecedor real!! O brasileiro quer sair do Brasil, .mas o Brasil não sai dele. Quando mudamos é pra evoluir moral e culturalmente, pra isso, esforço e dedicação! Como sempre, perfeito!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Izabel, muitíssimo obrigado. A mudança quando bem planejada é uma das coisas mais interessantes da vida, porque nos permite tantas evoluções.

  • @Franzen_leila
    @Franzen_leila Жыл бұрын

    Exato, tem a ver com se identificar... morei na Europa, conheci alguns países, meus filhos ainda moram, tenho a cidadania alemã, mas eu voltei pq prefiro o Brasil.. gosto de visitar a Europa, mas morar não é pra mim, sem contar q no Brasil me aposentei como professora pelo estado do Paraná, então não preciso levantar todo dia e trabalhar, minha vida é super sossegada, só comer, viajar, visitar pessoas... gosto de Curitiba, do clima daqui nem quente nem frio, só no inverno que faz negativo, mas é bom. Meus filhos querem que eu volte pra lá... mas sei q mataria minha alma...

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Leila, é isso, o importante é a clareza da sua relação com o local.

  • @silviobricarello4383
    @silviobricarello438310 ай бұрын

    O trabalho de esclarecimento que vcs fazem c absoluta isenção é lindo e louvável. Minha família emigrou em 1947 para o Brasil, e somente retornou a passeio para a Itália em 1981. E todos faleceram no Brasil a quem sempre amaram e respeitaram. Que quem queira viver em outro País que o faça respeitando o hospedeiro e não desmerecendo onde for viver. Continuem seu lindo trabalho! Abraço

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    10 ай бұрын

    Silvio, muito obrigado pela mensagem e pelo compartilhamento de sua experiência!

  • @rosaagua7792
    @rosaagua7792 Жыл бұрын

    Gostei da forma de abordagem do assunto. Sem romantizar, sem querer iludir os incautos, sem amarga mania de cutucar os mais susceptíveis a inadaptação; mas também sem a soberba do emigrante brasileiro. Ajudou bastante a esclarecer.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Muito obrigado pela atenção e pelo comentário Rosa! 🙏

  • @wagnerbeneditomoraes135
    @wagnerbeneditomoraes1359 ай бұрын

    Muito bons seus vídeos, parabéns..como disseram, conhecer a cultura do local onde queremos viver é muito importante.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    9 ай бұрын

    Muito obrigado Wagner!

  • @adrielpagoto7721
    @adrielpagoto772111 ай бұрын

    Que abordagem perfeita. Sem tirar nem por. Nos falta senso crítico. Obrigado pela elucidação.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    11 ай бұрын

    Adriel, muitíssimo obrigado. 👍🏼

  • @dirceubisachi2813
    @dirceubisachi2813 Жыл бұрын

    Perfeita colocação, parabéns pelas opiniões, morei na Itália de 1988 até 1995.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Dirceu, que legal, morou em qual região?

  • @priscilacarvalhor
    @priscilacarvalhor Жыл бұрын

    Aqui já existe já está estabelecido, ninguém vai mudar por vc, vc tem que se adaptar deveria ser escrito numa placa no passaporte de quem quer imigrar. Felipe cada palavra que vc falou foi extremamente assertiva. Muito obrigada!!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Priscila, muito obrigado pelo comentário!

  • @elianasouza4074
    @elianasouza407410 ай бұрын

    Sensacional!!! Parabéns pela explicação, exatamente isso as pessoas se baseiam nas experiências de outros! Eu amo a Itália e quero estar aí por conta disso! Sou apaixonada pela cultura, arquitetura, história etc… sempre falo que em outras vidas fui italiana rsrs e se Deus permitir eu realizarei o sonho de morar aí. E com certeza há todo um preparo para isso, entre idioma e tudo mais que vem com essa mudança

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    10 ай бұрын

    Muito obrigado 😀

  • @brunourbano5036
    @brunourbano5036 Жыл бұрын

    Como sempre, conteúdo de ótima qualidade!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Bruno, muitíssimo obrigado! 🙏🏼🙏🏼

  • @decolima1259
    @decolima1259 Жыл бұрын

    Excelente vídeo, estou super motivado👏👏

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Valeu, Deco! Muito obrigado! 🙏🏽🙏🏽

  • @edimarruizsanches6283
    @edimarruizsanches6283 Жыл бұрын

    Elisa e Felipe, tudo bem com vcs ?!?! - Achei muito legal o vídeo de vcs.... na verdade muito inteligente e verdadeiro. E concordo com o que disseram... do que vale mudar de país e não virar a " chave " - minha ideia é totalmente essa... me jogar de corpo e alma nessa sociedade. Vou para Padova dia 8 de março, vi que vão postar um vídeo sobre.... estou ansioso para ver. [ resuminho : ] Tenho 47 anos - casado e uma filha de 15 anos - Sou técnico em mecânica + administrador de empresas + 2 pós. [ trabalhei de torneiro mecânico - desenhista projetista - PCP - supervisor de produção e por último professor por 4 anos no SENAI em Londrina - PR e pedi demissão ] meu sonho é viver na Itália comer pizza, andar de piaggio e ser operario em alguma fábrica - estaria ótimo. Valeu grato e parabéns pela coragem de falar a verdade.

  • @JustMe-tc6xc

    @JustMe-tc6xc

    Жыл бұрын

    Posso te perguntar em que ano escolar sua filha está saindo do Brasil e reiniciando os estudos na Itália. Ela acabou perdendo esse ano aqui e vai começar só em setembro na Itália. Tb tenho uma filha de 16 ( só esperando ela terminar o ensino médio por aqui e ir embora )

  • @edimarruizsanches6283

    @edimarruizsanches6283

    Жыл бұрын

    @@JustMe-tc6xc Então foi uma boa pergunta a sua.... a minha filha está no segundo ano... não sei se irá começar denovo o segundo lá na Itália... mas eu preferiria se voltasse até do primeiro ano do ensino médio... creio que seria mais interessante....

  • @JustMe-tc6xc

    @JustMe-tc6xc

    Жыл бұрын

    Grata pelo retorno. Vc sabe que lá o ensino médio é de 5 anos... Se puder mais pra frente dizer se ela iniciara o ano escolar assim que vcs chegarem lá, eu agradeceria muito. É dificil esse tipo de informação concreta por aqui

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Edimar, você está com o sonho na mão e na cabeça, espero que realize em breve. Um abraço! 🙏🏼🙏🏼

  • @mrgioppo
    @mrgioppo Жыл бұрын

    Vídeo perfeito!! Parabéns ao casal!!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Miriam, muito obrigado! 🙏🏽🙏🏽

  • @JulianaTurchetti-cx4wt
    @JulianaTurchetti-cx4wtАй бұрын

    Excelente reflexão. Primeiro nos encontramos, entendemos o que queremos e aí sim podemos sair em busca dessas coisas e lugares. Caso contrário, a pessoa é apenas conduzida pelo “efeito manada” e vai tomar decisões simplesmente com base nas opiniões alheias. Hoje existe uma avalanche de canais e diferentes perspectivas. É interessante analisá-los de forma consciente e sem perder a própria identidade.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Ай бұрын

    Perfeita análise, Juliana.

  • @cintiapasa7167
    @cintiapasa7167 Жыл бұрын

    Parabéns Elisa e Felipe! Certamente o melhor canal sobre vida na Itália que encontrei!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Cintia, muita gentileza sua, muito obrigado! 🙏🏼🙏🏼

  • @leonardomacrini21
    @leonardomacrini21 Жыл бұрын

    Analise perfeita. Vídeo fundamental.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Leonardo, muito obrigado!

  • @marligavioli1480
    @marligavioli1480 Жыл бұрын

    Este vídeo elucidativo é importante para muitas pessoas. Parabéns!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Marli, muitíssimo obrigado! 🙏🏼🙏🏼

  • @ilzecostalonga1831
    @ilzecostalonga1831 Жыл бұрын

    esatto, conclusione perfetta. Baci

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Ilze, grazie mille! 🙏🏼🙏🏼

  • @tonicotony8223
    @tonicotony8223 Жыл бұрын

    Parabéns pelo conteúdo sempre com comentários e informações pertinentes . tenho amigos que moram na região de treviso e no futuro pretendo ir conhecer e quem sabe eu me adaptando ao clima e aos costumes venha a morar aí.grato a todos

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Caro Tony, nós fizemos uma live em Treviso, talvez lhe interesse ver a gravação: kzread.infowBDxCPxCtVI?feature=share abraços!

  • @tonicotony8223

    @tonicotony8223

    Жыл бұрын

    @@andiamoeuropa seria ótimo encontrar vcs um dia aí na Itália.atualmente moro em recife que e a Veneza brasileira.

  • @FabianoRamos.
    @FabianoRamos. Жыл бұрын

    parabens pelo conteudo.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Thiago, muito obrigado!

  • @prunivers
    @prunivers Жыл бұрын

    vídeo interessante e objetivo

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Paolo, muito obrigado!

  • @suzanatriboni3335
    @suzanatriboni3335 Жыл бұрын

    Esse vídeo é necessário

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Suzana, muito obrigado.

  • @soniass4497
    @soniass4497 Жыл бұрын

    Esse é um tema muito interessante, que daria longas conversas e trocas de experiências. O mais importante , em minha opinião, é você se sentir feliz onde está e quando tiver essa oportunidade (a de estar feliz) ainda ter sonhos lindos, objetivos palpáveis, alegria de viver. É muito difícil morar na Europa sem trabalho, sem dinheiro... Muito mais difícil que no Brasil, de modo geral. Mas se vc se informa, planeja, estuda, como bem dizem os Andiamo (e o fazem belissimamente), ah... a Europa fica encantadora e te proporciona tanto lazer, cultura e beleza em cada esquina, como se estivéssemos colhendo a jabuticaba no pé de um quintal gostoso na vizinha, no sítio do amigo, na rua de trás... E por aí segue meu pensamento, sendo que NADA, nada é definitivo...❤❤

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Pois é, Sonia. Os nossos problemas internos nos acompanham do Pólo Sul ao Pólo Norte, é preciso entender isso antes de qualquer deslocamento, que envolve uma sucessão de elementos completamente diversos.

  • @diegoedufis
    @diegoedufis Жыл бұрын

    Esse vídeo é um choque de realidade (dos bons) para aqueles aventureiros que pensam em morar na Itália, mas que também se aplica para qualquer um que tenha a intenção de morar fora do Brasil. É bem provável, inclusive, que esses mesmos aventureiros não consigam compreender a mensagem que Elisa e Felipe estão tentando transmitir. A maioria dos migrantes brasileiros não têm sequer bagagem cultural e intelectual para realizar esse movimento de tamanha mudança. Não à toa, limitam as suas análises à questões de oferta de trabalho, salários e aos aspectos vivenciados no cotidiano do seu local de origem ao invés de aprofundar as suas pesquisas no local de destino. Enfim, esse é o padrão majoritário do brasileiro migrante. Felipe foi preciso: "O que é ofertado na cidade, não faz parte da cultura dela". Logo, de fato, para alguém com essas características, a chance de sua empreitada dar errado é muito grande. Parabéns por mais um excelente vídeo, casal! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Grazie mille, amici!

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Diego, muito obrigado pela extensão da nossa análise. É isso que procuramos transmitir da forma mais simples possível e quase desenhada. Exatamente o que disse, muitos não compreendem ou não tomam tempo para um argumento. Se ramificássemos esse papo para a questão do reconhecimento da cidadania em território italiano, muitas coisas se "casariam" também. Muito obrigado, abraços!

  • @josaneperin6653
    @josaneperin6653 Жыл бұрын

    Maravilhoso trabalho de vocês e bem diferenciado me identifico muito, infelizmente as pessoas querem mudar de pais e não respeitam a cultura e o modo de viver. Grazzie mille

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Josane, muito obrigado! 🙏🏼🙏🏼

  • @aldissima
    @aldissima11 ай бұрын

    ❤❤

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    11 ай бұрын

    Grazie mille!

  • @rnardotto
    @rnardotto Жыл бұрын

    Foi bem um desabafo o episódio de hoje...pareceu...rs

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Pode ser, Rodrigo! Mas foi com total intenção propositiva também.

  • @rnardotto

    @rnardotto

    Жыл бұрын

    Sempre! Esse é o charme de vcs.

  • @gracietecoelho1291

    @gracietecoelho1291

    Жыл бұрын

    Boa abordagem do tema tão abrangente. Creio que imigrar exige forte identificação com a vida local , senão vem a nostálgica e até arrependimento. Imigrar não é uma viagem de turismo relâmpago, exige embasamento da vida local.

  • @gracietecoelho1291
    @gracietecoelho1291 Жыл бұрын

    Retifico: nostalgia...

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    👍🏼

  • @elefantao100
    @elefantao10014 күн бұрын

    Falou e disse !!! Muito KZreadr vendendo ilusões em troca de likes !!! A situação geral na Europa não é boa . Vivo há 26 anos na Alemanha trabalhando sempre e vou Ter que cair fora quando a aposentadoria chegar ! Pois a conta não vai fechar ! Pretendo ir para Itália ( sou cidadã ) ou Espanha ! Pensem também a longo prazo pois o futuro sempre vem ! Ser realista não é ser desmancha prazeres ! E viva a Itália 😊

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    10 күн бұрын

    Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião.

  • @laurobrighenti1259
    @laurobrighenti1259 Жыл бұрын

    Ótima reflexão. Com certeza, a Itália em sua complexidade forjada durante séculos não te aceita de graça.Voce necessita se incorporar a ela. Só então a magia acontece.Forza ragazzi.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Lauro, o que convenhamos, com todo o fascínio histórico e social que permeia o país, isso deveria ser uma luz, não uma sombra.

  • @rosaagua7792

    @rosaagua7792

    Жыл бұрын

    ​​@@andiamoeuropa o que vc quer dizer com " deveria ser uma luz e não sombra"? A complexidade da sociedade não ajuda a integração?

  • @jeannettemariaparentessant8788
    @jeannettemariaparentessant878810 ай бұрын

    Depende das expectativas

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    10 ай бұрын

    Com certeza.

  • @canaldofred7296
    @canaldofred7296 Жыл бұрын

    Felipe e Elisa, boa noite para vcs! Estou no planejamento, junto com minha família, para retornar ao meu país (Itália). Eu sou italiano, moro no Brasil tem 40 anos. Agora bateu aquela vontade de realmente voltar e continuar a viver e trabalhar. Os muitos amigos que está em terras italianas, e sondados sobre o que pensam (em retornar), além da frieza (típica da cultura lombarda), tem sido bem desanimadores quanto a minha vontade de voltar, e levar minha família junto. Sei, e já sabia desde que morava na região de Milano, que a vida na Itália sempre não foi fácil. Assisto muitos vídeos de vcs, muito verdadeiros e interessantes. Queria uma opinião de vcs, se puderem até em direct (instagram), bater um papo, saber as reais, sobre trabalho e viver. Agradeço! Alfredo

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Caro Alfredo, muito obrigado por nos acompanhar. É muito difícil podermos opinar sobre algo tão pessoal, ainda mais vc sendo cidadão italiano, conhece bem tantos aspectos que talvez nos ainda estejamos aprendendo. Talvez seja interessante vc refletir sobre quais motivos o levam a pensar nesta decisão e o que isso impactará na sua estrutura básica de vida, como finanças, relações pessoais e moradia. Quanto as opiniões, se elas não forem construtivas, melhor descartar. Muitos cidadãos europeus não tem a menor ideia do que é viver no Brasil, tanto no lado positivo, como negativo. Boa sorte em seu processo, abraços!

  • @canaldofred7296

    @canaldofred7296

    Жыл бұрын

    @@andiamoeuropa bom dia para vcs! Realmente, concordo com sua teoria, se não for construtiva, é melhor descartar, afinal, somos movidos para sempre buscar o melhor para nossas vidas. Agradeço pela sua sinceridade, e vou seguindo com o planejamento. Tudo vai dar certo! Fiquem com Deus!

  • @SandBoy408
    @SandBoy40810 ай бұрын

    Eu sou italiano mas moro no Brasil a 15 anos e nunca me acostumei. Só que voltar pro meu país agora é realmente impossível: aqui tenho trabalho, carro, casa...se fosse largar tudo aqui não saberia como recomeçar tudo de novo. Então simplesmente aguento...não tenho como voltar atrás a não ser de ganhar na mega sena 🤣 A vida no Brasil é caríssima, especialmente comida. Falta de um serviço sanitário público que funcione, condições das escolas nem se fala. Sair pra sacar dinheiro no 24h vira um pesadelo. Só alguns exemplos. Muitas vezes vou ter que engolir a mal educação que eu sei que tem no mundo todo, mas tem pequenas coisas que não consigo deixar pra lá, como quem fura a fila na padaria com o braço esticado e os 2 reais na mão passando pela sua frente, ou comportamentos absurdos nas estradas. Barulho dos vizinhos, paredões de som na praia. Tenho certeza que alguns Brasileiros lá na Itália vão reclamar das mesmas coisas kkk 😂 Só que não consigo explicar melhor pq me incomoda tanto assim. E por ultimo obviamente a comida. Sinto falta até das abobrinhas! Os produtos nacionais não são originais, os importados são caríssimos e só uma pequena parte do que gostaria que tivesse. Por exemplo, não existe mussarela pq nem da pra exportar. E por ai vai...resolvi fazer tudo em casa: horta, massa pizza, carne, peixe, tudo. faz 12-13 anos que não saio pra comer alguma coisa.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    10 ай бұрын

    Interessante seu comentário, nesta questão "alimentar" acaba remetendo ao passado, quando os italianos que chegaram no Brasil naquela leva da pós-unificação, a maioria não se adaptou aos costumes e gostos do brasileiros, muitos fizeram suas próprias hortas e outros iniciaram seus negócios com a importação de alimentos e os primeiros restaurantes tradicionais "italianos". Infelizmente no Brasil, apesar de uma terra tão fértil e poderosa, encontramos muitos produtos de baixa qualidade, principalmente os produzidos em escala industrial. Se perde ali grande parte da identidade. Quanto aos problemas, claro que nenhum local é perfeito, mas determinadas situações fogem do controle e da sanidade. E isso quando afeta o nosso bem estar é um passo muito tênue para outros problemas. Mas espero que de alguma forma vc esteja curtindo a vida por aí. Abraços.

  • @SandBoy408

    @SandBoy408

    10 ай бұрын

    @@andiamoeuropa Sim, vc deve ter percebido a diferencia, Por exemplo, se comeu algum produto do Mulino Bianco...nos ingredientes vc tem farinha, ovo, creme de leite. No Treloso tem mais siglas com o "E" na frente do que ingredientes naturais. Isso é culpa das leis muito permissivas, e a industria alimentícia se aproveita. Com os italianos isso é mais forte, mas eu já vi que muitos brasileiros foram pra itália e começaram a aparecer produtos que antes não tinha, como a macaxeira...até o guaraná antarctica! Claro que tem o lado positivo também, ou com ou sem dinheiro já teria voltado :) Obrigado pelos belos vídeos do canal!! Vou me inscrever..

  • Жыл бұрын

    Nossa vocês falaram tudo ,as pessoas saem do Brasil ,mas o Brasil não saem delas

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    E quando isso acontece a vida vai ficando difícil na nossa opinião... as pessoas deveriam refletir mais sobre o que pra elas é mais importante e inegociável. Obrigado pela atenção Lúcia!

  • @tav1119
    @tav1119 Жыл бұрын

    Mas muitas vezes ir pingando de país em país faz parte do processo de seleção. O que importa é achar o seu canto mesmo que isso seja no final retornar ao Brasil. Tenham em mente os seus próprios objetivos objetivos e se for ganhar dinheiro pra voltar ao Brasil não tem nada de errado. É tudo relativo

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Onde foi dito que é errado?

  • @sonhareviver2022

    @sonhareviver2022

    10 ай бұрын

    Concordo com vc

  • @mariaserra351
    @mariaserra351 Жыл бұрын

    Depende // Vivi muitos anos in italy //hoje preferisco viver no Brazil

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Vc assistiu o vídeo?

  • @tamaraalvarenga8170
    @tamaraalvarenga81702 ай бұрын

    As pessoas querem o bônus sem o ônus. Morar em outro local (até dentro do Brasil) significa aderir a cultura, regras e leis. Perfis do YT estilo clickbait tem um público muito diferente e na minha opinião mexem com o imaginário popular. Permaneçam nesse caminho é estilo 😊

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    2 ай бұрын

    Super obrigado pelo retorno positivo Tamara! Pois é... o que você mencionou é pura verdade, e pela internet é o que mais se acha infelizmente. Seguimos... andiamo! 😊

  • @VaginaldoAromatico
    @VaginaldoAromatico Жыл бұрын

    De uma coisa não tenham dúvida, é ruim ser pobre em qualquer lugar do mundo. Mas comparando EUA e Europa, é melhor ser pobre na Europa do que nos EUA.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    11 ай бұрын

    🙀

  • @ersjc
    @ersjc Жыл бұрын

    Eu conversava com um amigo sobre isso semana passada kkkkkk eu falando que quero uma vida digna, tranquila e qualidade de vida na Europa, não quero riqueza, já ele quer o luxo que existe no Brasil kkkkk e não existe em grande parte da Europa kkkkk

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Elton, muita gente no Brasil vive sob a égide do “neofeudalismo”. O que por exemplo ocorreu nas cooperativas ligadas as vinícolas nas serras gaúchas não é nem de longe fato isolado. Depois há os que amam as suas varandas gourmet e seus condomínios enclausurados. Isso é só o ovo da serpente.🥳

  • @leonardocolossi2270

    @leonardocolossi2270

    Жыл бұрын

    ​@@andiamoeuropa o Brasil está virando um país horroroso. Violento, narcisista e cafona.

  • @lilianatpb
    @lilianatpb Жыл бұрын

    Na verdade , a qualidade de vida pra classe média aqui é bem melhor , pra quem tem trabalho braçal aqui , vale a pena ir pra Europa , porque vai ser mais rentoso e vai ter acesso a boa infra estrutura , mas com relação a consumo , aqui é bem mais acessível.

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    Жыл бұрын

    Fabian, o nosso papo foi justamente para as pessoas não se aterem a uma ideologia "feudal".

  • @alexandredamiaoitalianiita2102
    @alexandredamiaoitalianiita210211 ай бұрын

    Brasileiro quer escravinhos...

  • @andiamoeuropa

    @andiamoeuropa

    11 ай бұрын

    Alguns infelizmente são assim mesmo.