MOSTRE, NÃO CONTE (SHOW, DON'T TELL) PARA ESCREVER LIVROS

"Show, don't tell" ou "mostre, não conte" é uma dica de escrita comum. Se você escreve livros ou quer escrever um livro, provavelmente já ouviu essa frase. Nesse vídeo falo sobre a origem do "show, don't tell", explico o que quer dizer essa frase na escrita criativa e mostro uma crítica a essa dica, porque nem tudo são flores.
• Post do Joshua Henkin no Writer's Digest: www.writersdigest.com/editor-b...
----------------------------------------------------------------
► MEUS LIVROS:
🔵 A criação do escritor: processos de caracterização de identidade do autor brasileiro contemporâneo: bit.ly/criacao-do-escritor
• Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?
• Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.
🔵 Você por aqui? amzn.to/3acXrqj
• Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.
• Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).
🔵 Ao nosso herói, um tiro no peito: bit.ly/aonossoherói (gratuito)
• Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.
• Vencedor do Prêmio Wattys 2018.
🔵 Contos e poemas diversos e gratuitos: www.wattpad.com/wlangekeinde
----------------------------------------------------------------
► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
www.udemy.com/user/wlange-keinde
----------------------------------------------------------------
► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
- Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
- Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
- Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
- Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
- História de uma vida (como escrever biografias e livros de memórias): go.hotmart.com/Q45236123N
🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
----------------------------------------------------------------
► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduanda em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial, conceitos e dicas para poetas, informações sobre a plataforma Wattpad, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Пікірлер: 134

  • @carlosh.1191
    @carlosh.11917 жыл бұрын

    Antes de assistir o video: "- Nossa que cheiro bom. - Atravesso a sala em direção à cozinha. Lasanha era meu prato favorito. - Sim, eu amo cozinhar. - E eu amo comer. - Solto um sorriso animado." Depois de assistir o video: - Nossa que cheiro bom. - Atravesso a sala em direção à cozinha. Uma linda travessa de vidro fumegava em cima da pia de mármore. - Sim, eu amo fazer lasanha. - E eu amo comer. - Solto um sorriso animado.. Acho que ficou muito melhor. Obrigado Wlange.rsrs

  • @gabrielesilva767

    @gabrielesilva767

    4 жыл бұрын

    Claro parabéns continue assim!

  • @terrorbrintros7214

    @terrorbrintros7214

    3 жыл бұрын

    Realmente ficou melhor!

  • @carloseduardodasilvaaguiar8134

    @carloseduardodasilvaaguiar8134

    2 жыл бұрын

    Pra mim a diferença foi bem baixa, insignificante.

  • @kallebpereira3807

    @kallebpereira3807

    2 жыл бұрын

    @@carloseduardodasilvaaguiar8134 pow mas melhorou um pouquinho né? Eu amo quando o livro descreve as coisas dessa maneira.

  • @qeesoeoihnat5589

    @qeesoeoihnat5589

    11 ай бұрын

    @@carloseduardodasilvaaguiar8134 Como você espera uma diferença tão grande após 7 minutos de vídeo?

  • @IsieFernandes
    @IsieFernandes7 жыл бұрын

    Ter equilíbrio é mesmo o segredo, mostrar e contar, utilizando diversas técnicas para que o texto não fique cansativo. Há trechos que precisam ser sumarizados e outros, esmiuçados. Mas claro que o ajuste desses recursos só pode ser feito durante a reescrita e as revisões. Ninguém consegue resultados incríveis de primeira.

  • 7 жыл бұрын

    Isie Fernandes Siim, concordo!

  • @mwevanne
    @mwevanne7 жыл бұрын

    nunca tinha esbarrado com uma crítica contra o "show don't tell", muito bom saber de ideias que fazem contraste ao normalmente aceito.

  • @KoRnFanGis
    @KoRnFanGis2 жыл бұрын

    Adorei a forma como você explicou e tratou do assunto. Eu não sou escritora profissional e não pretendo ser, mas estou escrevendo um livro pra satisfação própria pq gosto muito de ler e de contar histórias. E eu conseguir entender o que você disse sem ter experiência na área foi muito bom, obrigada. :)

  • @bizarelli7695
    @bizarelli76957 жыл бұрын

    Eu acredito q mostrar seja mais interessante que contar, mas muitas vezes é uma tarefa difícil.

  • @gabrielesilva767

    @gabrielesilva767

    4 жыл бұрын

    Tambem acredito mais tem horas que travamos sabe , sempre rola aquela insegurança será que tudo que eu quero passar aqui eles vão entender?.

  • @priscilajunger6276

    @priscilajunger6276

    3 жыл бұрын

    @@gabrielesilva767 Também me pego pensando nisso kk

  • @mariany5138

    @mariany5138

    3 жыл бұрын

    @@gabrielesilva767 Tbm penso assim, as vezes acho melhor ser clara do que deixar alguém com dúvida.

  • @gabrielesilva767

    @gabrielesilva767

    3 жыл бұрын

    Pior mesmo é quando você quer mostrar mais não sabe como ou quando só pode deixar pistas

  • @mariany5138

    @mariany5138

    3 жыл бұрын

    @@gabrielesilva767 É complicado mesmo

  • @OPOKERAZZI
    @OPOKERAZZI7 жыл бұрын

    Vídeo maravilhoso!!! Tenho defendido cada vez mais a segunda parte das suas observações - a busca pelo equilíbrio e por parar de regrar excessivamente a escrita. Acho que isso nos engessa demais quanto escritores!

  • 7 жыл бұрын

    Gostei do vídeo Wlange. Mas, é interessante ressaltar que quando você se propor a escrever um livro, escreva por impulso, depois faça a leitura do que já escreveu analisando os pontos desconexos da história, e não tenha medo de excluir as partes desnecessárias, depois de todo esse processo veja o que pode ser mudado, pois agora você não mais irá trabalhar por impulso e se com a técnica, dando embelezamento e aprofundamento nas cenas que escreveu. Mesmo numa narrativa escrita em terceira pessoa, é possível escrever tanto do ângulo de visão do narrador, dos personagens, eventos naturais, animais, etc.. Assim, não ficará limitado unicamente a discrição do narrador, contudo, esse efeito só é obtido quando se analisa e pensa uma cena diversas vezes, por isso, não tenha pressa, escrever não é só "talento", é sim, muito trabalho duro.

  • @Hanipingo

    @Hanipingo

    7 жыл бұрын

    Margem Literária tô com um problema justamente disso, escrevi alguns capítulos de uma vez só e travei no sétimo capítulo porque não sei bem o que vou botar. Escrever por impulso o grosso do texto e depois voltar para aplicar a técnica e outros detalhes parece ser mesno uma boa. Mas eu nem sei o que fazer do capítulo direito, o que eu faço?

  • 7 жыл бұрын

    Já passei também por este problema, posso deduzir Haniel Lucas, que você não preparou um roteiro para construções dos capítulos, por isso é um bloqueio temporário; neste caso, indico que você faça uma leitura do que já escreveu fazendo uma edição, ao final você terá mais ideia para escrever. Caso não dê certo, é bom parar por um tempo e leia livros com mesma abordagem, assim terá mais ideias para prosseguir, é interessante que faça um roteiro básico, assim terá uma noção do que irá fazer. Espero que eu o tenho ajudado de alguma forma.

  • @carlosh.1191

    @carlosh.1191

    7 жыл бұрын

    Eu passei pela mesma coisa. No capitulo 6 eu fiquei travado de tal forma que simplesmente pulei. O livro dá uma grande reviravolta no capitulo 8 e eu precisava logo chegar ali. Agora estou no capitulo 10, eu sei exatamente o que acontece no capitulo 6, mas não consigo voltar la. Não consigo fazer ele "acontecer". Entao deixei para quando terminar o livro, eu voltar la e fazer esse capitulo. Talvez funcione pra vc, mas cuidado para não se perder e nem deixar um grande furo na historia. Que fique esse furo, mas de um jeito que ao final do livro vc consiga resolver.

  • 7 жыл бұрын

    Boas observações Carlos H. Realmente pode e dar certo deixar um capítulo ou capítulos para serem produzidos depois, no entanto, e bom que se tenha um minimo de escrita do capítulo.

  • @carlosh.1191

    @carlosh.1191

    7 жыл бұрын

    sim, é verdade, bem colocado. No meu caso eu ja tenho o capitulo pronto, uma especie de roteiro. É bom fazer isso.

  • @davidalves5021
    @davidalves50216 жыл бұрын

    Um dos melhores canais que eu já me inscrevi. Você é genial! Grato por todas as dicas.

  • @brunocorrales5129
    @brunocorrales51297 жыл бұрын

    Wlange, antes de tudo, devo dizer que esse é um dos melhores vídeos que tu já fizeste! A qualidade do som, da imagem, do cenário e do "figurino" (sua blusa é bem legal ^^) ficou show. Tendo dito isso, é interessante também a tua expressão de opinião no final, fazendo uma ponderação a respeito do que o autor citado disse. Eu, particularmente, concordo contigo: devemos fazer um balanço, e saber dosar o tipo de escrita que vamos empregar para determinado momento. Nem sempre mostrar fica interessante, pois ações mundanas não devem possuir um grande foco melodramático, por exemplo. Em contrapartida, contar muitas vezes pode tornar o texto meio frio, sem impacto. Então acho que a combinação dos dois estilos é a chave para uma escrita apropriada, sabendo equilibrá-los - algo que não pode ser feito, claro, é fazer com que um livro aparente ter dois em um. As duas maneiras de descrever tem que dialogar entre si. Bom, é isso!

  • @laylaferreira4053
    @laylaferreira40533 жыл бұрын

    Estou estudando escrita criativa e está me ajudando mt mesmo.Este foi um trecho que criei usando o "show don't tell'',creio que eu precise melhorar,mas acho que já foi uma evolução kkkkk Trecho: A Jasmin desabrochara,com lentidão e repentinamente.O sol ao tocá-la,multiplicava sua resplandência,suas pétalas eram mais finas que uma folha,e seu perfume era único,como cada amanhecer de um dia após o outro.

  • @wesleyhawerlima9939
    @wesleyhawerlima99396 жыл бұрын

    amei o vídeo, gostei de você ter colocado os dois lados da moeda, ao meu ver o show, don't tell pareceu-me mais interessante, mas é claro que não se deve descartar a descrição

  • @walersonmatias2746
    @walersonmatias27465 жыл бұрын

    Vim atrás dessa técnica por causa da cena que tenho que escrever para meu grupo de teatro. Véi muito obrigado

  • @fabianospassos7907
    @fabianospassos79077 жыл бұрын

    wlange, euteadoro (não superficialmente) obrigado por disponibilizar todas essas dicas, e conselhos. Esta me ajudando de uma forma tão grande. Ver seus vídeo é como um abraço muito forte. Obrigado 💜

  • @GustavoMalk753
    @GustavoMalk7536 жыл бұрын

    Cai aqui por acidente. Sensacional a forma q vc narra

  • @James-by5qc
    @James-by5qc7 жыл бұрын

    amei. wlange faz um video de " como escrever suspense, com dicas e tal" pfvvv

  • 7 жыл бұрын

    +James Obrigada! Anotei a sugestão 😘

  • @petrusdeandrade1108
    @petrusdeandrade11084 жыл бұрын

    Legal! Na verdade, acho que podemos resumir: não há regras que devam ser obedecidas no universo da escrita, e sim sugestões que podem ou não ser seguidas a partir do que já foi feito antes. Escrever não tem um método. Não se ensina. Frequentemente, os melhores escritores estão entre aqueles que inovam o que já havia, ou seja, quebram as tais regras. O que está faltando, hoje, são autores originais, em forma e conteúdo.

  • @manuelferreira2873

    @manuelferreira2873

    3 жыл бұрын

    Saramago inovou e ganhou o único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa.

  • @MarcoAurelio-wt4gy
    @MarcoAurelio-wt4gy3 жыл бұрын

    Estava escrevendo em 1ª pessoa e notava que acabava mesmo me focando muito nos sentimentos do personagem e esquecia das descrições desses detalhes que podem dizer muito, mas ao reescrever uma cena em 3ª pessoa sinto que perdi um pouco da voz do personagem presente ali. Fiquei confuso agora sobre como prosseguir.

  • @esther5918
    @esther59187 жыл бұрын

    Estava com saudade dessas suas dicas. Nós escritores, precisamos demais. Não conheço outro canal que seja tão necessário como o seu.

  • @limah.j-josehumberto1595
    @limah.j-josehumberto15956 жыл бұрын

    Estou acompanhando seus videos, e está me ajudando muito, obrigado e parabéns!

  • @marianaemily17
    @marianaemily176 жыл бұрын

    Sou péssima com detalhes, e o SHOW, DON`T TELL será meu maior desafio.

  • @eduardocardoso6035
    @eduardocardoso60356 жыл бұрын

    Suas dicas são excelentes. Me ajudam muito. Obrigado!

  • @gleicyfavacho
    @gleicyfavacho7 жыл бұрын

    Amando o canal, muito boas dicas!!!

  • @dinhapassos9866
    @dinhapassos98667 жыл бұрын

    Também concordo que é preciso um bom senso, uma balança sobre qual forma se encaixaria. Mas,claro que "Mostrar" seria bem mais interessante, chegaria ao leitor de uma maneira profunda. Beijos wangle. Parabéns pelos vídeos 😊👏👏

  • @karoljade1308
    @karoljade13087 жыл бұрын

    Eu estava procurando sobre isso e encontrei ! Obgda ♥

  • @drew007ist
    @drew007ist6 жыл бұрын

    Um dos melhores vídeos que já vi para me ajudar a escrever melhor... 👏👏👏

  • @ThatianaOlst
    @ThatianaOlst3 жыл бұрын

    Acabei de postar um capítulo onde descrevo uma sala, de um jeito mais tradicional e até me senti mal por isso no começo do vídeo. Ainda bem assisti até o final, porque é justamente esse equilíbrio que busco entre contar e mostrar. Acho que dá pra fazer as duas coisas até no mesmo parágrafo. Tô adorando seu canal :)

  • @Tenyllevalbom
    @Tenyllevalbom7 жыл бұрын

    Obrigada, Wlange! Suas dicas são muito boas! Fico feliz em ver alguém tão novo ter tanto saber sobre a escrita, sobre livros e literatura! Vou tentar ler seu livro! Mais sucesso! Beijos

  • @Carol-qt1ix
    @Carol-qt1ix4 жыл бұрын

    Vídeo excepcional!

  • @sandrabugeja.8180
    @sandrabugeja.81807 жыл бұрын

    Obrigada pela dica! 😘

  • @jmeiry4814
    @jmeiry48147 жыл бұрын

    Olá, faz alguns dias que me inscrevi no canal seus vídeos são ótimos! Parabéns pelo seu trabalho! É muito bom encontrar pessoas que saibam utilizar as tecnologias e os meios de comunicação de forma sensata e com objetivo. Reconhecer canais como o seu me levam a acreditar que um dia as futilidades não serão o topo da lista do KZread. Obrigada por suas dicas. Quando possível poderia fazer um vídeo sobre pontuação em diálogos (regras para travessão e aspas)? Aguardo! Um abraço! Sucesso.

  • 7 жыл бұрын

    Josiane Meiry Ditôre Muito obrigada 😍😍😍 Anotei sua sugestão! Abraçooo

  • @jmeiry4814

    @jmeiry4814

    7 жыл бұрын

    +Ficçomos Obrigada!

  • @vagnerpereira2199
    @vagnerpereira21997 жыл бұрын

    eu sou novo por aqui e antes de ve as suas dicas maravilhosas estava perdido obg pelas dicas e indicações de leituras , meus parabens continue assim 😍💓

  • @taisramos9493
    @taisramos94937 жыл бұрын

    Muito interessante esse vídeo. Vídeos assim são importantes para abrir os olhos dos escritores para detalhes que eles não reparavam ou não muito. Como escritora iniciante (não sei se sou iniciante, pq escrevo para mim mesma há muito tempo e com intenção de publicar há no mínimo uns seis anos), acho muito mais prático contar do que mostrar. Naturalmente, eu tento variar a forma do texto de acordo com cada situação, mas a maior parte da primeira versão de meu texto está geralmente todo contado e vou mostrando quando vou começar a arrumar. Não sei quanto aos outros, mas mostrar exige muito mais do meu cérebro. O bom senso é essencial, de qualquer jeito. A mistura enriquece o texto e o torna mais bonito.

  • @thianafurtado729
    @thianafurtado7296 жыл бұрын

    Parabéns, garota... Você tem pouca idade, mas é tão avançada, preparada e inteligente!! Quando eu tinha a sua idade (idade que eu suponho que vc tenha- 20 e poucos... rsrs ), eu não sabia nem 1/3 do que sabe... rsrs Parabéns, mesmo!! bjãooo :)

  • @adrianofreitas0772
    @adrianofreitas07724 жыл бұрын

    Muito bom a sua explicação. Me ajudou bastante. Like

  • @Tu.dutra23
    @Tu.dutra233 жыл бұрын

    Mds, que luz que eu tive com esse vídeo. Vlw

  • @paulopierreantunes260
    @paulopierreantunes2606 ай бұрын

    Excelente video!

  • @bookyas_
    @bookyas_4 жыл бұрын

    Além do incrível vídeo, queria dizer q seu cabelo tá lindo demais!!!!!

  • @israelcosta6886
    @israelcosta68867 жыл бұрын

    Estou viciado nos vídeos dela 😍❤

  • @juliaribeiro1492
    @juliaribeiro14927 жыл бұрын

    UHUUUUU video novooooooo

  • 5 жыл бұрын

    Tô assistindo de novo, muito bom. Eu finalizei meu primeiro livro, mas cada vez que reviso acho coisas para melhorar e acabo reescrevendo. Quero reescrever agora mostrando mais e não narrando tanto. Obrigada pelas dicas.

  • @FeticheLiterario
    @FeticheLiterario7 жыл бұрын

    Aí, Wlange, adoro teus vídeos! Arrasou! Aliás, sou apaixonado pelo teu cabelo :)

  • @WagnerGaspar
    @WagnerGaspar5 жыл бұрын

    Ótimo vídeo! Me ajudou muito

  • @marcosmoreira2975
    @marcosmoreira29756 жыл бұрын

    Amei o vídeo

  • @dinha10ok
    @dinha10ok7 жыл бұрын

    Clássico clichê do "show, don't tell": "... soltou o ar que não sabia que estava respirando" 😂 Acho que tudo tem que ser feito com moderação.

  • @danyc2225

    @danyc2225

    3 жыл бұрын

    prendendo*

  • @comlicencaluciana8090
    @comlicencaluciana80907 жыл бұрын

    Ótimo assunto!

  • @hiro24822
    @hiro24822 Жыл бұрын

    Muito obrigada, eu sou uma escritora iniciante que descobriu sua paixão escondida por traumas e tou tentando superar tudo isso escrevendo sem parar as inúmeras histórias que crio mentalmente. Seus vídeos me ajudam muito a ser mais organizada nas minhas histórias, porque eu tenho problemas mentais e um deles sendo TDAH, então é bem difícil para eu conseguir focar como fazer cenas específicas. Você é incrível e explica bem e com muitos exemplos bons, muito obrigada de novo

  • @lucianan1678

    @lucianan1678

    Жыл бұрын

    Oiê! Eu também tenho TDAH. Sabia que não é um problema mental? O TDAH é uma condição do neurológica, uma neurodivergência. E eu também escrevo. Aliás, as pessoas com TDAH costumam ser muito criativas! Então eu vejo isso não como um problema, mas como um superpoder heheheh.

  • @ronaldos.pimenta3261
    @ronaldos.pimenta32617 жыл бұрын

    Você é 10!

  • @Ronalldbryan
    @Ronalldbryan6 жыл бұрын

    Meus parabéns pelo conteúdo, like ;)

  • @bizarelli7695
    @bizarelli76957 жыл бұрын

    SEGUNDA! Gosto dos seus conselhos.

  • @sibellelobo
    @sibellelobo7 жыл бұрын

    Oi Wlange! Estou tentando voltar a escrever (vivo numa montanha russa de sentimentos em relação à minha escrita) e resolvi vir maratonar seus vídeos ♥ estão ajudando muito, como sempre! Acho que uma das coisas que eu faço muito é misturar o show e o tell kkkkkk tem horas que eu lembro em tentar mostrar mais do que contar, mas geralmente quando eu escrevo nos dias que estou inspirada (o que não é muito comum) eu acabo simplesmente contando tudo.

  • 7 жыл бұрын

    +Sibelle Lobo Oieee! Obrigada por esse voto de confiança, e espero que você consiga escrever bastante 💜 Sei como é essa coisa dos dias de inspiração. Muita ideia fluindo ao mesmo tempo né? Aí na ânsia de escrever tudo a gente acaba tomando menos cuidado com o texto, mas eu acho que isso é até bom. No meu caso geralmente saem coisas legais, que só precisam de uma lapidada. Stephen King diz no Sobre a Escrita algo do tipo: que a primeira versão do livro é pro escritor, só pra você descobrir a história que você quer contar, e o que vale mesmo são as revisões, a etapa em que você realmente precisa se preocupar em deixar o texto claro e interessante porque aí sim você vai pensar num público leitor. Então você não precisa esquentar muito com o show don't tell no momento da escrita, pode deixar isso pro momento da revisão, se assim for melhor pra você ☺

  • @deadroachstudio
    @deadroachstudio7 жыл бұрын

    Seu canal é maravilhoso moça, tem me ajudado muito mesmo! muito obrigado pelo trabalho

  • 7 жыл бұрын

    gabedofuturonopassadoo 😍❤❤

  • @SergioMerces
    @SergioMerces7 жыл бұрын

    Penso que tanto contar como mostrar na narrativa devem ter o uso empregado com sensatez, ambas formas funcionam bem quando o autor sabe exatamente o onde quer levar a atenção do leitor. Obvio que a técnica acrescenta uma estética rebuscada à narrativa, porém temos que não perder de vista o que traduz melhor a mensagem do enredo ao leitor de acordo com o estilo de cada autor.

  • @maaapg
    @maaapg7 жыл бұрын

    Menina, você arrasa! Amando suas dicas. +1 escrita!

  • 7 жыл бұрын

    +Marina Garcia Obrigadaaa! Bem-vinda 😊

  • @b.s_universo
    @b.s_universo4 жыл бұрын

    Então, deixa eu ver se entendi: Exemplo: não me diga que fulano está numa praia, descreva o que as pessoas ao redor vestem, os sons que ele ouve e cheiros que sente, a textura do chão e o clima afetando seu corpo.

  • @JeanPaulodeSousaKuri
    @JeanPaulodeSousaKuri7 жыл бұрын

    Ótimo tema de seu vídeo, vou conferir os links, além do meu like deixado, mantenha seu ótimo trabalho.

  • 7 жыл бұрын

    +Jean Kuri Obrigada!!! 😄

  • @talkingleds
    @talkingleds Жыл бұрын

    Só poderia ser você mesma. Eu não conseguia entender esse conceito quando lia textos ou via youtubers gringos falando disso. Não ficava tão claro como nos exemplos que você citou. Fiquei sem peso na consciência de poder "contar" às vezes, pois, tive aulas com um professor muito detalhista e senti dificuldade em assimilar essa ideia. Você tem o dom de lapidar a literatura nua e crua e transformá-la em um diamante valioso, porém acessível.

  • @thomazitb
    @thomazitb7 жыл бұрын

    adorei as dicas 💜 adorei o vídeo

  • 7 жыл бұрын

    +Sillver Thomaz Obrigadaaa 💜

  • @mariagusmao3131
    @mariagusmao31316 жыл бұрын

    conheci seu canal hoje e estava vendo uns vídeos sobre o básico da criação de personagens, ai cai aqui. MEU DEUS QUE MULHERAO DA PORRA QUE VC TA

  • @espavitada
    @espavitada7 жыл бұрын

    Seus vídeos são incríveis

  • 7 жыл бұрын

    +Tainá Oliveira 😍

  • @fmmartins4313
    @fmmartins43132 жыл бұрын

    É bom ter um meio termo.

  • @sabrinamaria7501
    @sabrinamaria75017 жыл бұрын

    uau! o b r i g a d a !

  • @samillaprado2159
    @samillaprado21597 жыл бұрын

    Faz um video sobre mitologia grega tenho uvidas,bjs

  • @fmmartins4313
    @fmmartins43132 жыл бұрын

    Mostrar seria descrever a sensação, sentimento expresso por algo ou alguém para que o leitor se coloque na perspectiva de certo personagem que sente?

  • @gustorodrigues7489
    @gustorodrigues74897 жыл бұрын

    Menina inteligente e sensivel.

  • 7 жыл бұрын

    Gugutiz Gustavo :3

  • @elisandramarcielerader7340
    @elisandramarcielerader73403 жыл бұрын

    adoro seus videos já te sigo faz um tempinho e queria te perguntar como eu conto ou mostro uma cena de apresentação ou ensaio de dança num livro, e como fazer isso numa apresentação de canto, onde duas pessoas cantam numa apresentação escolar num livro? eu estou escrevendo meu primeiro livro e terá essas cenas no livro como faço pra escrever essas partes, eu conto ou eu mostro? se puder me ajudar agradeço.

  • @guilhermevazcelest9038
    @guilhermevazcelest90383 жыл бұрын

    O mesmo vale para o Cinema !!

  • @alcateiadanoiteescura4623
    @alcateiadanoiteescura46237 жыл бұрын

    Fiquei com uma dúvida: em terceira pessoa é mais fácil descrever as ações dos personagens e demonstrar como eles estão se sentindo, mas eu escrevo em primeira pessoa. Seria errado fazer algo relativamente mais descritivo? Pois acho que é preciso também descrever como o personagem se sente, uma vez que ele está expondo o que sente, mas também descreveria as ações dele. Fica a dúvida

  • @darthmoon3393

    @darthmoon3393

    2 ай бұрын

    Não é errado porque é algo necessário para o andamento do livro. Todavia, você precisa ter cuidado ao descrever. Apesar de levarmos em conta o "mostrar, não contar", descrever demais fica chato. Às vezes, menos é mais. Você pode narrar a ação e *mostrar* sem ter que descrever demais. Darei dois exemplos com a mesma ação, mas uma delas pode ser perigosa: 1. "Estendo meu braço, sentindo, em meus dedos, a curiosa textura do copo." 2. "Estendo meu braço, sentindo, em meus dedos, o recipiente cilíndrico que possui um design de escamas em alto relevo, semelhantes a uma causa de sereia." Imagine a segunda descrição em um livro, no qual você já descreveu inúmeras coisas antes dessa cena. Se tudo, desde ações a sentimentos, você escrever com tantos adjetivos (ou advérbios, em outro contexto), as descrições não ficarão nada além de cansativas. Portanto, você pode descrever ações, só precisa ter cuidado ao fazer isso.

  • @nascimentorayofrancis1325
    @nascimentorayofrancis13256 ай бұрын

    “AÇÃO” - O meu amor por você é o maior do mundo! - Não diga, não fale, não conte... Mostre-me. Mudo por uma hora, ele se levantou e se foi... Série Microcontos - Rayo Francis.

  • @alansantos6502
    @alansantos65027 жыл бұрын

    ficçomos , alguem ,, ,. dá dicas de quem quer escrever fantasias , eu por exemplo tô escrevendo sobre um mundo pós apocaliptico ,, como faço pra não me perder , como descrevo tudo que envolve. , magias, batalhas, heróis, romance, e a redenção dos seres que habitam ali , como é que dou sentido a tudo ?? vleu...

  • @eduardogaliani
    @eduardogaliani7 жыл бұрын

    Amei as dicas, Wlange. Vou publicar o meu primeiro filho entre o final deste mês e o começo do outro. Vou tentar oscilar entre show and tell, ehehe. Tenho uma dúvida, que está martelando na minha cabeça desde que eu terminei o original, estou fazendo uma revisão gramatical e de conteúdo agora: eu pretendo publicar ele pelo autopublishing mas eu não sei se pela saraiva, amazon ou clube dos autores. Se vc não fez, será que poderia fazer um vídeo sobre isso. Beeeeeeijos!!

  • 7 жыл бұрын

    Que bom que vc gostou!! Anotei sua sugestão ;) Beijooos

  • @eduardogaliani

    @eduardogaliani

    7 жыл бұрын

    Beeeijos, obrigado.

  • @mregomaster7087
    @mregomaster70873 жыл бұрын

    A íntegra da carta está num livro do próprio Tchekov chamado "Sem tramas e sem final"

  • @labelherkuu9900
    @labelherkuu99004 жыл бұрын

    Bati as asas e sai do chão, fechei os olhos ao senti a brisa gelada em a minha pele. Abri o olhos e bati as asas mais forte e fui rumo a minha casa. Ficou bom?

  • @claralopez2932

    @claralopez2932

    3 жыл бұрын

    Bati as asas, saindo do chão. Fechei os olhos, enquanto a brisa gélida acariciava minha pele. Voei para casa.

  • @guilhermegarcia8473
    @guilhermegarcia84737 жыл бұрын

    First! Salve linda!

  • 7 жыл бұрын

    George Guilherme Garcia da Silva 😄😄

  • @gabrielabarbosa222
    @gabrielabarbosa2225 жыл бұрын

    Acho q 50% de show e 50% de tell, é bem melhor do q só um ou outro! 👌

  • @lobocinza7351
    @lobocinza73515 жыл бұрын

    Posso usar isso em poemas?

  • @indiocabuloso157
    @indiocabuloso1577 жыл бұрын

    Então estou no caminho certo ao evitar resumir subitamente o texto e as ações dos personagens.

  • @barb2977
    @barb29775 жыл бұрын

    O portal da escrita não existe mais? Queria tanto fazer um curso de escrita criativa :( Alguém conhece outro site que seja bom?

  • @henriquericky6797
    @henriquericky67977 жыл бұрын

    Wlange me ajuda como inserir um vilão num livro. Vi um vídeo seu falando que o protagonista não deve simplesmente ir lá na aventura e ai chega o antagonista para atrapalhar. Foi isso que eu entedi. Pf alguém me ajuda. Adoro seu canal.

  • @davia4794

    @davia4794

    7 жыл бұрын

    Henrique Ricky até pode, isso não é um problema. Mas o vilão não ter ligação com o plot da obra, que está lá apenas para ser o grande mal, para um que tem e está buscando/atrás de algo é bem inferior. Mas vai de você tornar o vilão interessante. Suas atitudes, forma de agir e falar diz muito e mesmo não tendo ligação com o plot pode ser muito bom.

  • @henriquericky6797

    @henriquericky6797

    7 жыл бұрын

    Você me ajudou bastante. Estava com medo até. Urfa obrigado por tirar esse peso das minhas costas. :)

  • @IsieFernandes

    @IsieFernandes

    7 жыл бұрын

    Henrique Ricky, em minha opinião, quando o vilão é mais poderoso que o herói, a trama se torna mais interessante, pois ficamos aflitos para saber como o herói reagirá e escapará diante da oposição. Mas é preciso tomar cuidado com furos e deus-ex-machina, senão a história perde a verossimilhança e se torna boba.

  • @Hanipingo

    @Hanipingo

    7 жыл бұрын

    Henrique Ricky o vilão é uma força que atua para a construção da trama. Se não fosse por isso, não haveria conflito nem a aventuta. Por exemplo, teria Frodo e Sam viajado toda a terra-media para ir a uma região vulcânica e destruir o anel se a ameaça de Sauron não fosse tão forte? E se ele nem existisse? Teria Luke encontrado Leia e Ben Kenobi se não fosse por Darth Vader e seus planos de dominar toda a galáxia? Em geral, os vilões são diretamente contrários às motivações e crenças do protagonista, se você conhece bem seu protagonista, conhecerá um bom vilão para ele.

  • @carlosh.1191
    @carlosh.11917 жыл бұрын

    Wlange nao estou recebendo notificacoes. Provavelmente nao sou o unico. O que tem de errado com o youtube?

  • 7 жыл бұрын

    Carlos H. Não sei direito, mas muitos youtubers estão reclamando há meses. Desde Pewdiepie até Felipe Neto, Luba, etc.

  • @laurem5587
    @laurem55874 жыл бұрын

    Mostrar e não contar = eis o problema.

  • @shiperraper4852
    @shiperraper48526 жыл бұрын

    *antes do video* Bati com a espada na cabeca do montro que iria atacar agente *depois do video* Bati com a espada magica de cor roxa na cabeca peluda do grande monstro que atacaria agente *tomara que tenha melhorado (neste computador nao tem acento)

  • @limah.j-josehumberto1595
    @limah.j-josehumberto15956 жыл бұрын

    Eita! O link do curso não abre mais.

  • @carlaoliveira2189
    @carlaoliveira21893 жыл бұрын

    Eu acho mto legal a idéia de mostrar ao invés de contar, e pra mim parece mto mais preguiçoso se o autor contar q o protagonista é ruivo de olhos castanhos, gosta de jogar futebol e é muito egoísta (exemplo) acho muito mais interessante ele mostrar q o seu protagonista é daquele jeito, então pra mim n faz nenhum sentido oq esse cara disse, ou talvez eu n tenha entendido direito

  • @umagarotaai4927

    @umagarotaai4927

    2 жыл бұрын

    E como ele mostraria que o personagem é ruivo de olhos castanhos se não contando? Concordo que o autor pode MOSTRAR que ele gosta de jogar futebol e é egoísta colocando uma cena inicial dele em um campo de futebol, tendo a posse da bola sob seus pés, e na hora crucial, rodeado por seus rivais, ele precisar passar a bola para seu companheiro, mas não o faz por querer ter a glória de marcar o ponto decisivo da vitória. Mostrei como ele gosta de jogar futebol e como ele é egoísta, mas como eu mostraria que ele é ruivo dos olhos castanhos?

  • @umagarotaai4927

    @umagarotaai4927

    2 жыл бұрын

    Ah, acho que entendi. É mais ou menos assim: Contar: "Thiago é um menino lindo, dos cabelos ruivos e olhos castanhos" Mostrar: "Thiago correu pelo campo, como se o chão estivesse se desfazendo sob seus pés, que chutavam a bola com força, enquanto o suor respingava por sua face avermelhada e grudava os cachos ruivos na testa franzida pela marcação repentina dos seus oponentes. Ricardo e Vitor estavam decididos a não deixá-lo marcar mais um gol sequer, mesmo que para isso precisassem arrancar as pernas do dito cujo e deixá-lo sobre uma cadeira de rodas por toda a eternidade. Não havia opções. Ou Thiago se rendia às investidas consecutivas, ou passava a bola para Pedrinho. Das duas uma, e a primeira era impensável. Então, bastava um desvio para a direita e um toque para o segundo maior artilheiro do time e, provavelmente, o ponto da vitória estaria garantido. Mas não por ele. Não por Thiago. Esse fato romperia a quinta sucessão invicta do garoto que disfrutava da glória de ser o melhor jogador que o Colégio Essência tivera por anos à fio. Por isso, avançou, com dribles eficazes às tentativas dos dois desesperados." Assim?

  • @Djoseman
    @Djoseman3 жыл бұрын

    Wlange, discordo do Joshua, so sorry! Penso que embora, talvez, para alguns escritores o ato de descrever possa proporcionar uma espécie estranho de prazer, por outro lado, quanto leitor, penso que o excesso possa tornar o texto enfadonho. Tomemos como exemplo o romance "O Guarani" de José de Alencar, nossa! Demorei anos para tomar coragem e tentar lê-lo novamente - desisti na primeira vez por conta da bendita descrição, uma enorme, logo no início da história. Foi uma luta romper a longa descrição do cenário onde a maior parte do enredo se desenrolava. Somente após vencer essa descrição é que consegui ser envolvido de alguma maneira e a leitura passou a ser mais prazerosa.

  • @alexandrasimao04
    @alexandrasimao045 жыл бұрын

    Nossa mas eu acho o Show tão mais dificil do que o Tell!!

  • @marceloduarte6046
    @marceloduarte60464 жыл бұрын

    Como contar a experiência de uma ambulante ver sua mercadoria sendo apreendida diante de três filhos pequenos...