Marcelo Gleiser comenta origem da vida e diferencial da Terra em relação aos outros planetas

Em sua segunda participação no #RodaViva, o astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser comentou sobre a grande diferença do planeta Terra para os outros diversos planetas do Sistema Solar.
Durante a conversa, Marcelo disse que existem diversos fatores para a vida existir apenas na Terra e que o que falta no argumento de que a Terra é igual são dados.
"O que falta são dados. A ideia de mais dados muda a narrativa, é sempre assim na ciência", afirma Marcelo.
#RodaViva #MarceloGleiser #TVCultura
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
- Play Store: bit.ly/3KUUHhI
- Apple Store: apple.co/3LgEK72
Siga o Roda Viva:
- Instagram: / rodaviva_tvcultura
- Facebook: / rodaviva
- Twitter: / rodaviva
- Tiktok: / tvcultura
- Site: tvcultura.com.br/programas/rod...
Siga a TV Cultura:
- Facebook: / tvcultura
- Twitter: / tvcultura
- Instagram: / tvcultura
- TikTok: www.tiktok.com/@rodavivatvcul...

Пікірлер: 405

  • @robsonneves1426
    @robsonneves14264 ай бұрын

    Que repórter chato, mala. Cheio de opinião mas com pouco conhecimento. Ainda assim não parava de falar, inoportuno e enfadonho. Já o Marcelo, paciente e sábio. Marcelo Gleiser, incrível. Merece todo aplauso 👏.

  • @leandrojrg
    @leandrojrg4 ай бұрын

    Insuportável esse jornalista. Parabéns Marcelo!

  • @Marchello495
    @Marchello4954 ай бұрын

    “E minha pergunta pra você é…” ufaaaa!

  • @cristianomendes2028
    @cristianomendes20284 ай бұрын

    Além de termos planetas em nossa volta que formam um escudo para nós.

  • @Luis-dp7qi

    @Luis-dp7qi

    4 ай бұрын

    Os planetas gigantes gasosos são nossos anjos

  • @BraianSilveira

    @BraianSilveira

    4 ай бұрын

    @@Luis-dp7qi que viagem

  • @PSBradio1

    @PSBradio1

    4 ай бұрын

    Acho bem fraco o argumento dele. Se fosse vida inteligente até dava pra discutir. Mas, vida em geral tem em muitos lugares. Europa mesmo é um planeta oceânico.

  • @luiza3135

    @luiza3135

    4 ай бұрын

    Mama Bruschetta tá diferente 😮

  • @ViniciusOliveira-mj1qb
    @ViniciusOliveira-mj1qb4 ай бұрын

    O entrevistador passou 2 minutos perguntando. Parece que queria mostrar que sabe do assunto tanto quanto o entrevistado. Mesmo que isso seja real, a estrela da entrevista é o entrevistado e não o entrevistador

  • @mathe_reader

    @mathe_reader

    4 ай бұрын

    Ele foi muito prolixo. Poderia ser mais objetivo

  • @marcusviniciusfernandes3899

    @marcusviniciusfernandes3899

    4 ай бұрын

    E quando o entrevistado respondeu, ele não gostou da resposta.

  • @superquinho

    @superquinho

    4 ай бұрын

    Aprendeu com o Jô Soares haha

  • @superquinho

    @superquinho

    4 ай бұрын

    @@marcusviniciusfernandes3899 hahaha 🤣

  • @osvaldotcf

    @osvaldotcf

    4 ай бұрын

    Funboy do Musk

  • @AdalfanFilho
    @AdalfanFilho4 ай бұрын

    Gleiser é muito inteligente e também muito paciente! 😅

  • @sltr6511

    @sltr6511

    4 ай бұрын

    E educado, sempre responde respeitosamente

  • @isabeldealmeida333
    @isabeldealmeida3334 ай бұрын

    A paciência do prof. Gleiser para com esse Salvador Nogueira é de outro mundo. 👽

  • @________mr.empty________
    @________mr.empty________4 ай бұрын

    "infelizmente não tem nenhum biólogo aqui" perderam a chance de chamar o Pirula

  • @SilvaVinicius

    @SilvaVinicius

    4 ай бұрын

    O programa ainda estaria acontecendo

  • @HenriqueSilva-zr8fv

    @HenriqueSilva-zr8fv

    4 ай бұрын

    @@SilvaVinicius kkkkkkkk

  • @stauffenberg6231

    @stauffenberg6231

    4 ай бұрын

    Pirula é biologo de youtube.

  • @kama680

    @kama680

    4 ай бұрын

    @@stauffenberg6231 com toda certeza ele é mais estudado e agrega muito mais conteúdo e conhecimento do que você, por exemplo. Desmerecer a profissão do outro apenas pelo modo em que ele distribuí a mesma é o ápice da idiotice.

  • @stauffenberg6231

    @stauffenberg6231

    4 ай бұрын

    @@kama680 Mas quem disse que sou obrigado a ser biologo. Sua tentativa de diminuir falho, além do mais nem voce deve ter formação na area. E deve ter problema porque segue um cara como u fanboy.

  • @glaucovalente3350
    @glaucovalente33504 ай бұрын

    Marcelo Gleiser está corretíssimo... se apenas nossa forma de vida existir no universo. Acontece que nós somos apenas a que se tornou dominando dentro das condições oferecidas por tudo isso que ele diz. Porém, a cada X anos descobrimos que a vida é capaz de proliferar em condições outrora considerada inviável. A Ciência está procurando outros humanos, outra Terra. Um espelho da única verdade que conhecemos. É compreensível considerarmos apenas o que a Ciência humana tem como verdade, do contrário deixaria de ser ciência; mas é óbvio que não sabemos nada ainda. Temos uma longa jornada de conhecimento pela frente. Então, nada é exato. Sabemos apenas que as chances de outra forma de vida similar à nossa em nossa galáxia é PROVAVELMENTE pequena, mas quem pode dizer que não existam outras centenas ou milhares de condições diferentes da nossa? Em que, algumas, podem olhar pro nosso sistema e considerar com base em sua realidade, que aqui não há chance de vida inteligente. A astronomia e todas suas vertentes é a ciência que mais quebra paradigmas ano após ano. Estamos muito longe de sabermos tudo. Provavelmente sabemos menos do universo quanto um tardígrado sabe do que está poucos metros além de seu habitat. Que chance um peixe de altas profundidades tem de supor que quilômetros de água acima existam milhares de formas de vida resistentes à luz intensa, altas temperaturas, baixa pressão atmosférica ou que sobrevive fora da água? Ou pior, supor que exista vida que não dependa do enxofre! É soberba demais do homem achar que ele está pro universo como o homo sappiens está pra Terra e ignorar a possibilidade de na verdade a comparação correta ser com uma ameba. Isso, se o universo for realmente o limite do tudo. No mais, Gleiser é um cientista sensacional, admiro muito. Mas devemos compreender que cientistas não podem especular o que a nossa Ciência ainda não sabe. O que não significa que o que ele defende seja verdade absoluta e eterna.

  • @gladiousbrazil7336

    @gladiousbrazil7336

    4 ай бұрын

    Concordo plenamente. Gleiser lida com Ciência e ele tá certo. Mas isso é o que sabemos hoje. Podemos apenas dizer que com base no que sabemos, outra "Terra" é uma possibilidade raríssima, mas vai saber quantas outras condições conduzem criaturas a estágios evolutivos muito acima do nosso e sequer somos capazes de supor.

  • @gladiousbrazil7336

    @gladiousbrazil7336

    4 ай бұрын

    Nem precisamos ir muito longe. Ainda há grande especulação sobre se descobriremos vida no satélite jupteriano Europa, mas é (supostamente) certo que se houver, não será vida complexa. Europa nem é um planeta, não está na zona habitável... mas será que se Júpiter gerasse/refletisse um pouco mais de calor, a distância entre eles fosse a mais favorável possível pra oferecer estabilidade geológica e temperaturas mais amenas. Além disso, a posição do sistema em relação à galáxia, o volume de asteroides presente nesse sistema, os planetas vizinhos... uma série de combinações (talvez menos raras do que a nossa) pode oferecer chance de evolução inteligente fora da zona habitável. Até o tempo pode ser diferente pra que essa civilização surja, evolua e sucumba. Os seres podem ser menos dependentes de calor, de energia, de água, de oxigênio, de espaço físico, de pressão atmosférica. Cara, é muita coisa plenamente condizente com nosso conhecimento científico.

  • @AgamenonSilva-jf4so

    @AgamenonSilva-jf4so

    4 ай бұрын

    ​​@@gladiousbrazil7336Pode até existir vidas em outros lugares do universo! Más o que eu não acredito e que eles venham nós visitar pelados, com suas naves que estrapolam todas as leis da física, como tem muita que gente acredita.

  • @mangekyou45rinnegan

    @mangekyou45rinnegan

    4 ай бұрын

    Entendo o que você quis dizer e tbm entendo o Marcelo, mas se trabalharmos com Probabilidades o mais lógico é que haja uma vasta quantidade de planetas exatamente iguais a terra. No universo há aproximadamente 200 bilhões de galáxias, onde somente na via láctea existe 100 bilhões de estrelas, nem vou falar do números de planetas que deve haver no universo, pois deve ser um número impronunciável. Por mais que a vida inteligente seja complexa e raríssima, com base em probabilidade esse número ainda é alto, simplesmente ainda não identificamos. Sem contar que a menos de 30 anos atrás sequer imaginávamos outros planetas fora do sistema solar e agora que já começamos a engatinhar na exploração espacial até já descobrimos vários planetas bem promissores na zona habitável de suas estrelas.

  • @JeffersonRodrigues-kq6jv

    @JeffersonRodrigues-kq6jv

    3 ай бұрын

    Foi o que o repórter questionou a ele sobre o fato de a ciência ainda não saber de tudo ainda. O Marcelo falou que não. Que já sabe de tudo através de estatística. Apesar de eu não ser um cientista nem nada disso, eu acho que ainda a ciência não sabe de tudo que existe no universo.

  • @leafaraerroc
    @leafaraerroc4 ай бұрын

    Não sei por que isso me lembrou a luta Popó vs Bambam. O jornalista até perdeu o rumo de casa depois da resposta.

  • @garagedigital
    @garagedigital4 ай бұрын

    Eu adoro esses comentários que são fundamentados em "Eu acho..." 😂

  • @eduardomatos2345

    @eduardomatos2345

    4 ай бұрын

    Astrobiologia é igual, praticamente 100% de "eu acho".

  • @josescheel6620
    @josescheel66204 ай бұрын

    Marcelo sabe muito bem o que fala. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso Marcelo Gleiser.

  • @PSBradio1

    @PSBradio1

    4 ай бұрын

    Acho bem fraco o argumento dele. Se fosse vida inteligente até dava pra discutir. Mas, vida em geral tem em muitos lugares. Europa mesmo é um planeta oceânico.

  • @falamula2177

    @falamula2177

    4 ай бұрын

    @@PSBradio1 kkkkkkk

  • @prof.gabrielpereira
    @prof.gabrielpereira4 ай бұрын

    Essas condições da vida na Terra são fantásticas!!

  • @oscaralves8673
    @oscaralves86734 ай бұрын

    O Marcelo deixou uma galera entusiasta de Ets muito triste. 😅

  • @guilhermefranciulli5088

    @guilhermefranciulli5088

    4 ай бұрын

    Como ele mesmo disse em outro trecho... em que discorda de um grande amigo profissional tão bom quanto ele, o mesmo ocorre no caso; há divergência entre boa parte dos cientistas astrônomos e astro-físicos, pois como o próprio Carl Sagan falava... 'Se não houvesse vida fora da Terra, seria um imenso desperdício de espaço' e é claro... muita arrogância humana. Sendo que parte considerável também da comunidade reconhece que o universo observável ainda é supostamente uma porcentagem mínima do que possa existir, sem contar de que ainda falta muito, mas muito a ser descoberto com maior profundidade dentro daquilo que já há. Por isso sou dos que creem. São assuntos muito interessantes.

  • @holoarcade

    @holoarcade

    4 ай бұрын

    @@guilhermefranciulli5088 Carl Sagan nao falava de vida complexa como a nossa, ele falava de "qualquer" vida, ou seja, organismos muito mais simples e microscópicos como bactérias. Nisso ele acreditava, e nisso imagino eu, outros cientistas tambem acreditam, embora ceticos (ate que provem o contrario) em relacao a vidas mais complexas.

  • @guilhermefranciulli5088

    @guilhermefranciulli5088

    4 ай бұрын

    @@holoarcade Sim, mas ainda assim é vida. Bom... eu creio em até mesmo em vida complexa, pois acho que o universo tem um tamanho inimaginável para haver somente nós e por mais que já estejamos avançados no campo científico, ainda estamos "engatinhando" ao que tange a ciência moderna, tanto que feitos e conquistas como o James Webb, entre outros instrumentos muito mais avançados com suas dezenas e dezenas de descobertas de extrema relevância (e logicamente de grande impacto), são extremamente recentes e ainda falta muito, mas muito pela frente. Mas tranquilo, como falei... cada um crê no que preferir. Sim, sim, realmente... pode-se crer e mantendo a esperança de encontrar, ao que a busca seja contínua. Obrigado.

  • @marcossantana510

    @marcossantana510

    4 ай бұрын

    Não sou da "galera de ETs", mas esse cientista e mesmo que vive defendendo a existência de Deus. Se ele defende isso já exclui a vida em outros planetas.

  • @rodrigofazenda5998

    @rodrigofazenda5998

    4 ай бұрын

    Não há arrogância nenhuma em acreditar que a vida, como conhecemos, exista só na Terra. É uma conclusão obtida do resultado dos dados que temos NO MOMENTO. Na ciência, nada é definitivo.

  • @FelipeSc0field
    @FelipeSc0field4 ай бұрын

    Uma pergunta extremamente bem argumentada, e a colega apressando.

  • @nonatomartins9213
    @nonatomartins92134 ай бұрын

    Maravilhosa explicação.

  • @lbaruzzi
    @lbaruzzi3 ай бұрын

    Ótima pergunta, ótima resposta e debate

  • @TedBertoloni
    @TedBertoloni4 ай бұрын

    Espetacular foi esse programa.

  • @VidaeSaude78
    @VidaeSaude783 ай бұрын

    Pra quem.nao conhece esse repórter e o Salvador Nogueira muito inteligente e que conhece muito bem do assunto

  • @danielbalalo6587
    @danielbalalo65874 ай бұрын

    Esse é muito fera!! 🚀

  • @contatochavescarimbos1569
    @contatochavescarimbos15694 ай бұрын

    Concordo com as ideias do Marcelo. Super gabaritado.

  • @maazvdo
    @maazvdo4 ай бұрын

    Quanto ao entrevistado, creio que a argumentação segue uma linha em concordância com seus estudos anteriores e reveladores. Em 1997, assisti a entrevista, primeira e há uma diferença no conteúdo dos entrevistadores.

  • @manoelalmeidajunior6203
    @manoelalmeidajunior62034 ай бұрын

    Vida microbiológica deve existir até nas luas de Júpiter e Saturno. Vida multicelular complexa pode depender da existência e manutenção de fatores que não sabemos se são comuns: Lua grande, tipo de Estrela, campo magnético, atmosfera na densidade e composição adequadas, água em estado líquido, atividade geológica, grandes planetas vizinhos não muitos distantes que atraiam asteroides, não ocorrência de supernovas próximas por um período extremamente longo… É muita coisa

  • 4 ай бұрын

    *Tem uma entrevista antiga do Marcelo no mesmo Roda viva que ele afirma que seria impossível não existir vida inteligente fora da terra dado ao tamanho do universo. Agora ele envelheceu e mudou de opinião? Caramba!*

  • @REIRBL

    @REIRBL

    4 ай бұрын

    é isso mesmo! ele mudou de opinião, ao que parece…

  • @danilomarvel5657

    @danilomarvel5657

    4 ай бұрын

    Ele e um arrogante

  • @walterpcjr

    @walterpcjr

    4 ай бұрын

    É o medo da morte e ao apego à religião. Não é um caso isolado!

  • @REIRBL

    @REIRBL

    4 ай бұрын

    @@walterpcjr 👍

  • @carlossantos5388

    @carlossantos5388

    3 ай бұрын

    Não mudou por mudar, mudou pq os dados mostram a necessidade de mudar. A ciência e feita por dados e não achismo. Portanto ele não pode afirmar o que os dados não mostram.

  • @anapaulaferreira1575
    @anapaulaferreira15754 ай бұрын

    Falou e disse tudo

  • @luisaugustobonilha8210
    @luisaugustobonilha82104 ай бұрын

    A Terra sempre será "rara" pois os eventos que aqui se operaram dificilmente se reproduziram em outros planetas. É uma série de fatores aleatórios dentro de uma lógica de desenvolvimento da vida como a conhecemos que dá a Terra esse caráter único, como qualquer um de nós, que somos únicos também em meio à tantas trivialidades.

  • @corintomartins5823

    @corintomartins5823

    4 ай бұрын

    Ah , Salvador, pergunta Salvador.🗣️

  • @luizcarlossilva1133

    @luizcarlossilva1133

    4 ай бұрын

    Como vc pode provar?

  • @matheuscmiranda

    @matheuscmiranda

    4 ай бұрын

    A gnt conhece uma gota do oceano em comparação ao universo, afirmar isso é totalmente anti científico.

  • @AgamenonSilva-jf4so

    @AgamenonSilva-jf4so

    4 ай бұрын

    @@luizcarlossilva1133 Não sei seu nível de formação más se vc estudasse astronomia, ou astrobiologia iria saber! Tudo que ele disse tem base científica, na ciência não tem meio termo, ou E ou não E! A vida assim como vc conhece e uma coisa muito complexa vc não imagina o quanto.

  • @luizcarlossilva1133

    @luizcarlossilva1133

    4 ай бұрын

    @@AgamenonSilva-jf4so kkkkk

  • @ediliogarciapereira1093
    @ediliogarciapereira10933 ай бұрын

    Não estamos aqui por acaso, olhem para nós e para a natureza tudo, é tão perfeito. Penso que há muitos mistérios que precisam ser desvendados, e que o ser humano dessa e talvez da próxima geração ainda não terá capacidade de entender, mas acredito que estamos sempre aprendendo e este aprendizado não se interrompe com a morte por que acredito que iremos para outros planos espirituais que nos ajudarão a compreender tudo sobre nossa origem.

  • @guilhermefreitas8395
    @guilhermefreitas83953 ай бұрын

    Curioso é que existe um corte quase que popular dele + jovem dizendo que justamente pela quantidade desses números , é mto provável que existem outras vidas pelo Universo. E td bem ele mudar de ideia, mas só me surpreendi.

  • @Dan5482
    @Dan54824 ай бұрын

    Solta essa pergunta, Padilha!!!

  • @aldirsilva7865

    @aldirsilva7865

    4 ай бұрын

    Desimbucha kkk

  • @leandroferraz638
    @leandroferraz6384 ай бұрын

    A raridade da Terra não torna a vida inteligente restrita aqui. São uma trilhão de galáxias com cerca de 100 bilhões de planetas e com suas luas. Multiplicando todos os lugares com vida pela probabilidade baixa ainda vai gerar um número grande, mas poucas por galáxia, que seria o raio de nosso alcance.

  • @amazonia-adventure

    @amazonia-adventure

    4 ай бұрын

    Galaxia ic 1101, calcula se que tenha 100 bilhões de estrelas.

  • @JeffersonRodrigues-kq6jv

    @JeffersonRodrigues-kq6jv

    3 ай бұрын

    Porém o cientista disse que, através de estatística, já se pode afirmar que não existe vida igual à nossa no universo

  • @monicamaciel8518
    @monicamaciel85184 ай бұрын

    Interessante esse negócio de falar que a Terra é rara porque ela tem isso, aquilo é aquilo outro...e daí? O universo é imenso, o ser humano não conhece praticamente nada dele...por que não poderia existir mais Terras por aí???

  • @ericacarvalho2135

    @ericacarvalho2135

    4 ай бұрын

    Mas é só olhar em volta, mesmo que existam milhões de "terras" ela ainda seria rara. Como a música do Guilherme Arantes, "nossa lindo balão azul"

  • @flaviosilva-mh8eo
    @flaviosilva-mh8eo4 ай бұрын

    Sequências de eventos improváveis isso serve pra vida da qual conhecemos. Isso porque nós só conhecemos essa.

  • @euricastro1540
    @euricastro15404 ай бұрын

    Amo e admiro esse maravilhoso Astrofísico! Leio as obras dele e vou adquirir esse último livro dele!

  • @paulopasiani7036

    @paulopasiani7036

    4 ай бұрын

    Está ultrapassado. Vai se aposentar

  • @holoarcade

    @holoarcade

    4 ай бұрын

    também li os livros dele, foram super inspiradores.

  • @joeloliveira4415

    @joeloliveira4415

    4 ай бұрын

    Pra ouvir fantasias?

  • @eduardofs6620
    @eduardofs66204 ай бұрын

    Nada garante que as condições mencionadas são as únicas que podem sustentar vida de forma exclusiva, mesmo que dá forma de vida que conhecemos. Como não é possível provar o que NÃO É, então a resposta sim é "não sabemos". Essa é a forma de ciência bitolada, em que o intangível é inadmissível, intangível esse que assombra a própria ciência até uma nova descoberta. E para o que ainda não se conhece a resposta é "não sei".

  • @JeffersonRodrigues-kq6jv
    @JeffersonRodrigues-kq6jv3 ай бұрын

    De acordo com o entrevistado, não existe vida fora do nosso planeta no universo inteiro.

  • @juniorribas9106
    @juniorribas91064 ай бұрын

    Recém em 2022 o ser humano criou um telescópio com tecnologia suficiente para explorar o cosmos em alta resolução, sequer temos tecnologia para lançar sondas com velocidade suficiente para chegar no sistema mais próximo nessa geração, chega ser arrogância acharmos que somos raros ou únicos.

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    Ainda bem que você tem bons argumentos: "achar"😮

  • @janisoncaetanodasilva1487
    @janisoncaetanodasilva14874 ай бұрын

    A sabedoria deste cara encanta a gente.

  • @sombriodamagiaescura

    @sombriodamagiaescura

    4 ай бұрын

    Só conversinha

  • @janisoncaetanodasilva1487

    @janisoncaetanodasilva1487

    4 ай бұрын

    @@sombriodamagiaescura bem.... Imagino que vc seja um ( a ) astrônomo ( a ) muito mais renomado ( a ) do que ele pora ter essa opinião. Deve ter muitos argumentos e provas para refuta-lo, não é mesmo?

  • @NickeAlyaOficial

    @NickeAlyaOficial

    4 ай бұрын

    É so um frustrado.​@@janisoncaetanodasilva1487

  • @sombriodamagiaescura
    @sombriodamagiaescura4 ай бұрын

    Legal

  • @matmasara
    @matmasara3 ай бұрын

    ❤❤❤❤

  • @corintomartins5823
    @corintomartins58234 ай бұрын

    Boa noite 🌃

  • @LuisSilva-iv9rt
    @LuisSilva-iv9rt4 ай бұрын

    A questão definidora sobre vida extraterrestre é a seguinte: "O quão raro é o EVENTO ORIGEM DA VIDA?"

  • @garagedigital

    @garagedigital

    4 ай бұрын

    Ele deixou claro que o evento origem da vida em si não é raro nem impossível, raras são as condições estáveis por 3 milhões da anos que tivemos na terra e permitiram o avanço do processo de seleção natural e desenvolvimento de organismos complexos.

  • @rafaelpaes.l8533

    @rafaelpaes.l8533

    3 ай бұрын

    @@garagedigital mais ou menos irmão. O que ele disse foi que até agora não se sabe como se originou a vida aqui. E mesmo que houvesse vida em outro lugar, as chances de essa vida se sustentar por bilhões de anos são praticamente nulas. Ele não falou que o surgimento de vida não é raro.

  • @manoelneto8980
    @manoelneto89804 ай бұрын

    Alguém já se perguntou sobre outra formas de existência ? Existência inclusive q a gente não vê com nossos sentidos ?

  • @lucassanches53a

    @lucassanches53a

    4 ай бұрын

    muitos filósofos

  • @stellav.m.
    @stellav.m.4 ай бұрын

    Gostei da modéstia e inteligência do Nogueira.

  • @joeloliveira4415

    @joeloliveira4415

    4 ай бұрын

    😂😂

  • @ruinogueira4953
    @ruinogueira49534 ай бұрын

    O problema todo não é se ver se existem outros planetas habitados, provavelmente sim, o problema que ninguém observa, é a distância entre as estrelas e galáxias. É uma distância absurda. Se temos dificuldade estrondosa chegar na lua, imagina uma nave ET pra chegar aqui, vindo de outra estrela, mesmo na velocidade da luz.

  • @cidademagica

    @cidademagica

    4 ай бұрын

    As distâncias são um problema para nós. Ainda. Outras civilizações terão certamente outras tecnologias (que nós não conseguimos sequer imaginar) para vencer as distâncias, tecnologias que poderão até dispensar as naves. Algo próximo ao teletransporte, por exemplo.

  • @marcosparolini8
    @marcosparolini84 ай бұрын

    Leiam: “The Astrobiology Primer 2.0”, caps. 1 e 2 (DomagalGoldman & Wright, Eds., 2016) ; artigo “Defining life” (S. Benner, Astrobiology, 2010) ; artigo “On the Habitability of our Universe” (A. Loeb, 2016)

  • @davifreitas6417
    @davifreitas64174 ай бұрын

    Bom demais ver um gênio falando o problema é que esses jornalistas que só tem um conhecimento superficial querendo saber mais que o professor.

  • @italodoacordeon.prof.de.musica

    @italodoacordeon.prof.de.musica

    4 ай бұрын

    Esse professor não é gênio. Brasil não tem nem Nobel, que dirá chamar um cidadão desse de gênio. Ele é muito inteligente, mas gênio, se você comparar a Einstein, tesla... complica

  • @tsz5868

    @tsz5868

    4 ай бұрын

    É Brasil não tem um MIC que virou uma hidra gigante

  • @joeloliveira4415

    @joeloliveira4415

    4 ай бұрын

    Genio onde ?kkkk o cara só falou dados estatísticos e jogou um sopa de achismo em cima

  • @renatoholanda902
    @renatoholanda9024 ай бұрын

    Não sei como resposta, bem que caberia, humilde, dentro de nosso atual estado de conhecimento.

  • @luisfranca723
    @luisfranca7234 ай бұрын

    A vida como conhecemos só existe aqui. O que desconhecemos é 99,9%. de tudo.

  • @science212

    @science212

    4 ай бұрын

    Conhecemos muita coisa sobre a realidade.

  • @bugx1999
    @bugx19994 ай бұрын

    A proposta de Bartlett e Wong é que qualquer sistema que tenha essas quatro habilidades seja considerado vivo: Dissipação: capturar e processar energia Autocatálise: crescer ou se expandir Homeostase: manter um equilíbrio interno quando as condições exteriores mudam Aprendizado: armazenar e processar informação e utilizá-la para aumentar suas possibilidades de sobrevivência

  • @davidconde8566
    @davidconde85664 ай бұрын

    Toda vez que vejo a Vera Magalhães eu lembro dela chamando o Sérgio Moro de enxadrista kkkkk e também da camisa preta que o Andreazza adora 😂😂😂

  • @TARGINO83
    @TARGINO834 ай бұрын

    A ciência é algo que acredita naquilo que é possível comprovar. Vale salientar que o universo é muito grande e somos muito pequeninos para saber sobre o todo, o homem não consegue nem sair da terra e já quer dizer se existe vida em algo que nem sonho como é.

  • @alexandredantas9890
    @alexandredantas98903 ай бұрын

    O que o senhor acha da Segunda Lei da Infodinâmica que reforça a hipótese da Teoria da Simulação?

  • @natnogueira
    @natnogueira4 ай бұрын

    Essa ideia de que outros planetas não são habitaveis é baseada numa premissa um tanto quanto ignorante, de que todos os seres vivos necessariamente tem a mesma fisiologia, respiram a mesma atmosfera, se alimentam do mesmo jeito… mas ja ja sairemos dessa névoa/cegueira coletiva 🙏

  • @ousen5909

    @ousen5909

    4 ай бұрын

    É mas essa premissa se baseia em ciência. E um princípio importante pra ciência é justamente afirmar o que tem solidez pra afirmar. Quando houver solidez pra afirmar oq vc afirmou aí sim será ciência.

  • @natnogueira

    @natnogueira

    4 ай бұрын

    @@ousen5909 Realmente, a tal “ciência” aqui na terra ainda ta muito atrasada mesmo… em tempos onde vemos wistleblowers depondo no congresso americano sobre o fato de que agencias de inteligencia e grupos militares realizam operações secretas de apreensão e retroengenharia de naves/tecnologias extraterrestres desde pelo menos a decada de 40, ainda vemos os tais “astronomos” terem esse tipo de discurso 🥱 a comunidade cientifica é das mais vendidas, corrompidas e controladas…

  • @natnogueira

    @natnogueira

    4 ай бұрын

    @@ousen5909 Realmente, a tal “ciência” aqui na terra ainda ta muito atrasada mesmo… em tempos onde vemos wistleblowers depondo no congresso americano sobre o fato de que agencias de inteligencia e grupos militares realizam operações secretas de apreensão e retroengenharia de naves/tecnologias extraterrestres desde pelo menos a decada de 40, ainda vemos os tais “astronomos” terem esse tipo de discurso 🥱 a comunidade cientifica é uma das mais corrompidas e controladas do mundo…

  • @leocarvalho2606

    @leocarvalho2606

    4 ай бұрын

    Por isso que ele especificou: "vida tal como conhecemos".

  • @natnogueira

    @natnogueira

    4 ай бұрын

    Realmente, a tal “ciência” aqui na terra ainda ta muito atrasada mesmo… em tempos onde vemos wistleblowers depondo no congresso americano sobre o fato de que agencias de inteligencia e grupos militares realizam operações secretas de apreensão e retroengenharia de naves/tecnologias extraterrestres desde pelo menos a decada de 40, ainda vemos os tais “astronomos” terem esse tipo de discurso 🥱 a comunidade cientifica, infelizmente, é das mais corrompidas e controladas…

  • @eppianista6665
    @eppianista66654 ай бұрын

    Muitas propriedades importantes e juntas. Eventos acontecendo no momento certo, a probabilidade é muito menor, considerando tudo isso.

  • @julianodiniz7341
    @julianodiniz73414 ай бұрын

    No entanto a pergunta que fica é: como surgiu vida proveniente de matéria inanimada ? Realmente é algo muito de nós reles humanos entendermos... a vida biológica é algo misterioso.

  • @gaviera4657

    @gaviera4657

    4 ай бұрын

    Isso tem nome, se chama abiogênese, é muito interessante, dá uma pesquisada.

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    ​@@gaviera4657 Os "defensores" da abiogênese afirmavam que os carneirinhos nasciam das galhas das árvores 😮😅😅😅

  • @gaviera4657

    @gaviera4657

    4 ай бұрын

    @@dinosaulo5663 Estou mencionando a "Teoria Moderna da Abiogênese" que sugere que a vida começou com reações químicas entre coisas não-vivas na Terra Primitiva. A biogênese só explica como a vida se origina de outra vida, mas não explica como a vida pode se originar através de processos não-vivos. Aí que entra a Teoria Moderna da Abiogênese.

  • @claudemiropacheco
    @claudemiropacheco4 ай бұрын

    Tem argumentos para os dois lados na comunidade científica. Talvez a vida seja mais comum q a gente imagina. Agora, extrapolar a existência pra vida inteligente eh um passo gigante. Talvez nunca saberemos a resposta sobre vida inteligente ate outras civilizações podem escolher o silêncio. Tem um vídeo da pbs space exatamente sobre isto elaborando cenários de teoria de jogos sobre vantagens e desvantagens do silêncio

  • @celiorama
    @celiorama4 ай бұрын

    A Terra tem vários mecanismo raros, que propiciaram o desenvolvimento da vida, que não da pra descartar que ela foi preparada...

  • @marcossouzadias8824

    @marcossouzadias8824

    4 ай бұрын

    🎯

  • @marcossouzadias8824

    @marcossouzadias8824

    4 ай бұрын

    Bingo

  • @carlosbarreto4695

    @carlosbarreto4695

    4 ай бұрын

    Também não dá para descartar que a realidade seja uma mera simulação. O fato é que na ciências naturais, alegações precisam ser falseáveis. Uma alegação que é imune a refutação não tem cunho científico. Não caia na falácia da poça d'água. Esse fenômeno natural chamado "vida" é bastante diverso e a quantidade de planetas universo à fora é imenso. O universo é como se fosse um oceano e nós mal acabamos de molhar a ponta dos dedos do pé.

  • @josisst1835

    @josisst1835

    4 ай бұрын

    Fechou! A Terra foi propositalmente preparada para a evolução da vida. Finish.

  • @dielreis
    @dielreis4 ай бұрын

    Uma probabilidade ridiculamente diminuta multiplicada por um valor gigantesco que é o tamanho do universo ainda sim dá um valor considerável. Os planetas que observamos são uma parte ínfima do que existe. Além disso, vemos no passado.

  • @josesanches2134
    @josesanches21344 ай бұрын

    nós fazemos parte do universo. Se existimos, esse milagre acontecerá, ou já aconteceu, novamente em algum lugar do universo.

  • @fernando4885
    @fernando48854 ай бұрын

    O cara deu uma palestra antes de fazer a pergunta

  • @gerinaldovieira7471
    @gerinaldovieira74714 ай бұрын

    Mas a vida que conhecemos evoluiu de acordo com as condições q existe aqui, nada empede que a vida lá evolua também de acordo com o que exista lá

  • @sidneicasagrandi4947
    @sidneicasagrandi49474 ай бұрын

    Acredito que a chance de haver vida nesse exato momento, e q esteja próximo da terra, a ponto de nos esbarramos, não vai acontecer. Mais pode haver sim vida, talvez não igual a que conhecemos,. Mais é intrigante imaginar que somos únicos aqui. Porque???como???? É lindo de "viajar" nisso

  • @guilhermefranciulli5088

    @guilhermefranciulli5088

    4 ай бұрын

    Como ele mesmo disse em outro trecho... em que discorda de um grande amigo profissional tão bom quanto ele, o mesmo ocorre no caso; há divergência entre boa parte dos cientistas astrônomos e astro-físicos, pois como o próprio Carl Sagan falava... 'Se não houvesse vida fora da Terra, seria um imenso desperdício de espaço' e é claro... muita arrogância humana. Sendo que parte considerável também da comunidade reconhece que o universo observável ainda é supostamente uma porcentagem mínima do que possa existir, sem contar de que ainda falta muito, mas muito a ser descoberto com maior profundidade dentro daquilo que já há. Por isso sou dos que creem. São assuntos muito interessantes mesmo.

  • @nixonfranca2628
    @nixonfranca26284 ай бұрын

    O Marcelo é fera, concordo com ele. Não temos dados pra cravar a existência de vida agora ou num passado remoto em qualquer outro planeta ou exoplaneta conhecido, essa teoria de que a vida nasceu do acaso é muito vazia.

  • @walterpcjr
    @walterpcjr4 ай бұрын

    Bem, existem um ponto importante: se o que se busca em outros planetas é vida igual à que existe na Terra, daí realmente é praticamente impossível encontrar. Mas podem existir (e provavelmente existem) outros tipos de vida que não dependem de fatores citados pelo Marcelo (atmosfera densa, campo magnético, inclinação do eixo de rotação, etc.). Mesmo aqui na Terra, já foram encontradas formas de vida bastante resistentes a condições que se consideravam praticamente impossíveis para existência da vida (como temperaturas e pressões extremas, ausência de oxigênio, acidez altíssima, etc.). São os chamados micro-organismos extremófilos. Por incrível que pareça, o jornalista teve uma visão mais científica do que o Marcelo, que pareceu mais dogmático. O universo é muito maior e muito mais desconhecido do que se imagina. Vale dizer que a Terra representa um ponto infinitesimal na vastidão do universo e que a idade da humanidade é um nada comparada à idade do universo. Ou seja, é muito difícil que encontremos outras formas de vida evoluídas, pois somos tão pequenos quanto breves. Só pra terem uma ideia, a luz demora mais de 2,5 milhões de anos pra chegar à Andrômeda, que é a galáxia mais próxima da Via Láctea. Em 2016, um estudo mostrou que existem 2 trilhões de galáxias. E o número de estrelas é muito maior do que o número de grãos de areia de todo o nosso planeta. Em suma, é muito provável que existam muitas formas diferentes de vida (incluindo vida inteligente) em todo o universo, mas é muito pouco provável que nós encontremos algo. Somos ínfimos no espaço e no tempo.

  • @user-cb1jh9fz3p

    @user-cb1jh9fz3p

    4 ай бұрын

    O jornalista teve mais fé que um fanático religioso.

  • @denilsondearrudabueno7742
    @denilsondearrudabueno77422 ай бұрын

    Sim Gleiser..baseado na vida como conhecemos sim . A dificuldade é q não conhecemos nada.

  • @marcoaureliomoraesguimaraes
    @marcoaureliomoraesguimaraes4 ай бұрын

    Gleiser disse e se quiser saber mais leia Sagan.

  • @mar79amp
    @mar79amp4 ай бұрын

    Está uma questão muito difícil. A vida fora da terra pode ter características muito diferentes das que temos aqui. Por exemplo, pode não ser baseada em carbono. Então, só se basear nas características do planeta Terra para estimar a probabilidade de encontrar vida complexa em outros planetas pode estar muito longe da realidade.

  • @monstru2457
    @monstru24574 ай бұрын

    Excelente explicação, mas acho interessante o ponto de vista do questionamento do jornalista. Eu particularmente defendo a ideia de que ainda não podemos classificar como improvável. Lembrando que o universo observável é praticamente nada do restante. Sim realmente são uma sequência de fatores e filtros que levam o planeja a se tornar habitável, porém a imensidão que é praticamente infinita devido a expansão constante que ocorre, e isso abre portas de praticamente chances infinitas também. No meu ponto de vista, acredito que universo a fora, se tivermos 1000 civilizações inteligentes, eu ainda acho pouco e não me surpreenderia. A questão é que nunca teremos o conhecimento, ou provavelmente uma onda de rádio nunca chegue nesses pontos ou levaria bilhões de anos luz. Concluindo, concordo parcialmente com o jornalista, isso sem contarmos em ainda não sabermos o que há dentro de buracos negros super massivos, ou até mesmo a teoria de multi versos.

  • @quantocusta123
    @quantocusta1234 ай бұрын

    Uma formiga q perambula na calçada não imagina a existencia do nosso mundo, tampouco da existencia de galáxias e assim por diante. Nós estamos aqui na terra e não temos capacidade de enxergar outros mundos e coisas incríveis e inimagináveis além de nós.

  • @celo1390
    @celo13904 ай бұрын

    Olha o que a indústria do entretenimento faz com as mentes, a loucura se torna sabedoria, pura filosofia!

  • @joeloliveira4415

    @joeloliveira4415

    4 ай бұрын

    Verdade , cara não fala coisa com coisa , não tem uma argumentação concreta sobre o assunto! Só falou dados estatísticos

  • @greisonnath6640
    @greisonnath66403 ай бұрын

    A pergunta acontece em 01:47

  • @carlosfranciscodeoliveiras9704
    @carlosfranciscodeoliveiras97044 ай бұрын

    Gosto muito do professor Marcelo, mas nessa discordo, pois nem se quer sabemos o tamanho do universo, a estatística na verdade fortalece a provável existência de algum tipo de vida no universo, pois para o nosso ínfimo contexto ele é infinito. Eu quero muito viver pra ver a descoberta de vida fora da terra!

  • @maximmikhaylov_
    @maximmikhaylov_3 ай бұрын

    nosso tipo de vida complexa pode ser exclusiva daqui , mas pode existir vida inteligente que vive totalmente diferente da nossa e por algum motivo nossa tecnologia não chega/não atinge até eles por algum motivo desconhecido, talvez seja o tempo que impede disso acontecer, e só uma dedução de um leigo aqui

  • @jasielcordeiro7061
    @jasielcordeiro70613 ай бұрын

    A gente vive por causa de uma estrela, que se chama o sol. Um planeta no lugar certo faz toda a diferença. Se tiver outra estrela e um planeta na posição exata, onde têm condições, pode existir vida. Mas o universo é gigantesco ao ponto de ficarmos presos sem saber sobre condições de vidas em outros locais.

  • @elcioaraujo2639
    @elcioaraujo2639Ай бұрын

    Pelo jeito o Marcelo mudou de opiniao em relação a outra entrevista que ele deu na band anos atrás

  • @augustosilva33
    @augustosilva334 ай бұрын

    Essa gente acha que vida tem que ser igual da terra.. Pode ser totalmente diferente .. Veja os peixes . Respiram diferente do homem ,vive na agua ,suporta pressao absurda e nem sempre precisa do sol.. Pode existir seres aquaticos gigantescos em planetas feito de agua. Talvez a agua da terrs foi parte desse planeta que. Vagou pelo espaço em forma de gelo e foi sugado pela gravidade da terra

  • @luizbonato8910
    @luizbonato89104 ай бұрын

    ele deixou claro vida como nós conhecemos, talvez nós sejamos os cisnes brancos, e tenha os negros, porém, se não conhecemos nem direito sobre a nossa vida, quem dirá de uma totalmente diferente as quais não temos parametros para procurar.... afirmar que sim e que não é limitar o universo a óptica humana

  • @HenriqueSilva-pi3wl
    @HenriqueSilva-pi3wl4 ай бұрын

    Mesmo a vida sendo rara, ainda assim vai existir milhares de civilizações inteligentes, se 0.1% for vida inteligente em escala cósmica ainda assim é muita coisa.

  • @RobertGhidini
    @RobertGhidini4 ай бұрын

    A ignorância de apenas observar a quantidade que parece ser infinita nos leva a crer que pode haver vida lá fora semelhante à nossa. No entanto, se considerarmos os inúmeros fatores essenciais para a nossa existência, dos quais nem sequer temos pleno conhecimento, as possibilidades se tornam finitas e a probabilidade diminui consideravelmente. Meu eu do passado, acreditava em vida como a nossa em abundância! Meu eu de agora depois de entender com detalhes caras como o Marcelo gleiser, Sérgio sacani entre outros, me surpreenderia se aparecesse novos elementos que mostrasse as chances de vida de pelo menos 1% como a nossa claro! Pq vida microbiana eu acredito que deve ter até no nosso sistema solar

  • @tbeniano
    @tbeniano4 ай бұрын

    Porque vivemos em uma simulação, não existe absolutamente nenhuma forma de vida fora do planeta Terra

  • @joseluizdesouzasouza8748
    @joseluizdesouzasouza87483 ай бұрын

    Tudo é suposições, mais o que dá pra perceber é que é tudo muito distante, então acredito que não saberemos nunca

  • @robertoaquino9302
    @robertoaquino93024 ай бұрын

    Era uma vez entre os pelos de um cachorro uma pulga perguntou a outra pulga. Será que existe pulga em outros cachorros?😂😂😂

  • @michelyabrud9659
    @michelyabrud96594 ай бұрын

    Cientistas....chegam rápido na fronteira do conhecimento humano e lá ficam sem sair do lugar!!!

  • @MarcelMP-fo5qp
    @MarcelMP-fo5qp4 ай бұрын

    Discussões prolixas e teorias mesmo a mais plausível é cheia de falhas...O respostas real é " não fazemos a menor ideia"

  • @mm.c5908
    @mm.c59084 ай бұрын

    Vera Magalhães!!! Um abraço para você, mas eu gostaria que você se tornasse mais imperativa na apresentação deste programa, Roda Viva. E assim aproveitar mais o conhecimento do entrevistado. Quanto ao tema raridade da Terra, que foi muito abordado, me parece que sem querer o Marcelo quase que fala a mesma coisa, que algumas premissas da Bíblia. Na realidade já aprendermos muita coisa sobre o universo, e aliaz eu adoro este tema. Mas infelizmente ainda não sabemos muita coisa sobre. Quando ouvimos pessoas assim como o Sr. Marcelo, que é autoridade no assunto, o que nos revelam é que ele tem habilidade para falar e parafrasear sobre o tema, mas fica Claro que ele não pode dar certeza de nada. Tem um documentário aqui no KZread, muito interessante sobre o surgimento da vida aqui na Terra, chama-se "A ORIGEM" vale a pena conhecer.

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    Talvez é porque esse documentário satisfaz seu "viés de confirmação".

  • @humbertoleite5441
    @humbertoleite54414 ай бұрын

    Qual a perguntaaaaaaaaaa???

  • @OPaiDanilo
    @OPaiDanilo4 ай бұрын

    Deve existir milhões de planetas com alguma forma de vida, o problema é que as pessoas acham que vida só é se for um ET verde, e não é bem assim, deve existir vida sim, mas ela provavelmente é microscópia

  • @rocha-schimit9079
    @rocha-schimit90794 ай бұрын

    Todos os acontecimentos conhecidos do universo são repetitivos em lugares diferentes a vida é só mais um deles.

  • @vanderlei1968ful
    @vanderlei1968ful4 ай бұрын

    Esse MARCELO GLASSER, fantástico estou lendo um livro dele,DANCA DO UNIVERSO, mas eu não conseguo entender como eles conseguem saber a quantidade de estrelas em uma galáxia.....

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    Deve ser pelo CPF de cada estrela 😅

  • @jadirf

    @jadirf

    4 ай бұрын

    Oxi. É só contar uai

  • @joeloliveira4415

    @joeloliveira4415

    4 ай бұрын

    Tudo achismo

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    ​@@joeloliveira4415 Você acha?

  • @Fsilvacanada
    @Fsilvacanada4 ай бұрын

    Metade do vídeo é o entrevistador incomodado com o fato do Marcelo explicar o óbvio: a terra é rara

  • @MrTaiado
    @MrTaiado4 ай бұрын

    algo que eu não vejo ninguém falar é a inversão da lógica. E se a vida for a regra e não a exceção?!

  • @dinosaulo5663

    @dinosaulo5663

    4 ай бұрын

    EXCEÇÃO EXCEÇÃO EXCEÇÃO EXCEÇÃO

  • @ericacarvalho2135

    @ericacarvalho2135

    4 ай бұрын

    No livro Caibalion é muito interessante, vê tudo como ilusório o mundo manifestado e a vida ela é de planos mais elevados e sutis. Mistério da vida. Muito lindo.

  • @marz_coelho
    @marz_coelho4 ай бұрын

    Esse Salvador Nogueira não toma nem água na minha casa.

  • @sergioferraz635
    @sergioferraz6354 ай бұрын

    Acredito qie o "pensamento" seja "humano" e ai esses debate nao chega em ligar nenhum...,a verdade e que hoje pra."gente" no "momento" nao existe

  • @pedroclaudio6165
    @pedroclaudio61654 ай бұрын

    Por que não pode existir vida só aqui. Quem é o criador não importa. O que importa é que se ele criou, então ele pode fazer o que quiser. Não pode?

  • @science212
    @science2124 ай бұрын

    A vida é um evento evolutivo improvável. A astro biologia e o projeto SETI não encontraram vida em nenhum lugar fora daqui, nem mesmo em exo planetas.

  • @nasarenooliveira784
    @nasarenooliveira7844 ай бұрын

    Convidem o Adauto Lourenço!

  • @diegoalves4539
    @diegoalves45394 ай бұрын

    Então como explicar o ET de varginha

  • @mariosergiocostadecarvalho3365
    @mariosergiocostadecarvalho33654 ай бұрын

    Tem muito objetos que voa a noite,eu não acredito que é tudo satélite ,avião, é um pontinho em movimento, tão longe que está, isso pode ser tecnologia de outra civilização.

  • @josezequinha2061
    @josezequinha20614 ай бұрын

    Isso só mostra a existência de um ser superior. Deus.

  • @elvisleme5576
    @elvisleme55764 ай бұрын

    A pergunta é mais longa do que a resposta. Coloca esse fanfarrão na roda para ser entrevistado.