⚠️MANIFESTO CONTRA O RACISMO E DISCRIMINAÇÃO CULTURAL DE MINORIAS EXTRANGEIRAS - Flavio Rodrigues⚠️

⚠️MANIFESTO CONTRA O RACISMO E DESCRIMINAÇÃO CULTURAL DE MINORIAS EXTRANGEIRAS E REIVINDICAÇÃO DO FLAMENCO COMO ESCOLA MÃE DO VIOLÃO UNIVERSAL JUNTO AO VIOLÃO CLÁSSICO ERUDITO, FORMANDO UMA UNICA ESCOLA ORIGINAL: A DA GUITARRA ESPANHOLA ORIGINADA POR JULIÁN ARCAS⚠️
Este é um vídeo atípico aqui meu canal, nas minhas redes sociais…
Se trata de uma denúncia à uma situação inadmissível, em relação à ataques a artistas flamencos e ao próprio flamenco como manifestação artística no Brasil.
Ultimamente, alguns músicos brasileiros estão usando a figura do gênio do violão - Paco de Lucía - um dos máximos representantes do violão flamenco mundialmente falando, de forma pejorativa, minimizando seu conhecimento, seu valor e até mesmo a sua obra.
Infelizmente, ele já não está aqui para se defender. O que torna esse ato ainda mais covarde àqueles que usam seu nome em vão, para fazer gracinhas, chacotas e tentar diminuir a importância do flamenco como manifestação artística.
Por outro lado, denuncio também o fato de que quase nenhuma instituição acadêmica de violão clássico erudito reconhece o flamenco como escola mãe do instrumento, tanto quanto a sua própria. O que é pior… quase nem sequer mencionam o flamenco em nenhuma de suas matérias, como expressão importante e fundamental do instrumento, como lhe corresponde.
Cabe recordar que compositores como Albeniz, Tarrega, Sainz de la Maza, Joaquín Rodrigo, Barrios, Lecuona e muitos outros, se inspiraram no flamenco para compor suas obras mais universais. Isso tão pouco é mencionado. Ou melhor… quase sempre é ocultado ao alunado quase que propositalmente, para não despertar interesse em algo que “não interessa” ao âmbito acadêmico clássico erudito e popular brasileiro.
Tipo: vamos acabar com o Samba? Madame não gosta que ninguém sambe! Pra que discutir com madame???
E se ao falar de Paco de Lucía, a coisa está desse jeito, imagine com a gente?
Mesmo eu tendo 30 anos de carreira, prêmios na Espanha, Uruguai, República Checa, tendo tocado em mais de 50 países, em grandes festivais, nos melhores teatros ao lado de grandes lendas do violão e da música mundial, ao apresentarmos releases em instituições culturais, festivais e casas de shows, somos totalmente ignorados! O gestor ou curador nem sequer se dá o trabalho de ler o primeiro parágrafo do nosso Release: ah… flamenco! Não interessa. Isso é música étnica! Olá???
Então, o que eu venho denunciar aqui hoje, é algo que na realidade está super em palta - GRAÇAS A DEUS - que é a defesa de minorias. Eu venho me colocar como uma minoria invisível perante a sociedade e perante também a minha própria classe artística e musical.
Com esse vídeo eu quero simplesmente dizer BASTA!
Não adianta tapar o sol com a peneira, pois o tempo inexoravelmente coloca tudo em seu devido lugar.
Aquilo que o Maestro Andrés Segovia teve a infelicidade de dizer que faria antes de morrer - segregar o violão do flamenco - felizmente não vai acontecer.
Eu já estou há 8 anos fazendo um trabalho muito consistente nas redes sociais relacionado a didática do flamenco e esses frutos já estão amadurecendo. Não tem mais volta!
E aqueles que insistirem em difamar o flamenco e seus artistas, aviso que nos próximos dias farei uma série de vídeos no estilo react em resposta a esses vídeos absurdos que alguns companheiros levianos estão postando.
Se você concorda com algo do que falei aqui, por favor compartilhe esse vídeo com amigos, familiares, alunos, músicos, em grupos de WhatsApp ou aonde vc quiser.
A cultura também sofre racismo, especialmente quando é estrangeira. E é aquele racismo oculto, silencioso. Mas, simplesmente não dá mais.
Como minoria, preciso da sua ajuda para que esse vídeo chegue aonde deve chegar. Muito obrigado!
#violao #violaoclassico #guitarra #guitarraespañola #violaoespanhol #violaoflamenco #guitarraflamenca #flamenco #racismocultural #descriminacao #naoaoracismo

Пікірлер: 94

  • @marcioprado9682
    @marcioprado9682

    Mestre Flávio. Aqui é o Márcio de BH. Sim ... Aquele que trabalha na Ceasa e acorda de madrugada e que juntou cada centavo, pra fazer o teu curso. E fui muito abençoado. Serei sempre grato. E mesmo não sendo espanhol e nem gitano, não consigo mais passar um dia, sem treinar algo do que aprendi ou sem ouvir um guitarrista flamenco. O Flamenco mudou minha vida. Pq o Flamenco é VIDA. Obrigado por tudo, e vou compartilhar o vídeo.

  • @LeonardoLSI
    @LeonardoLSI

    sempre percebi esse tipo de desfeita com a escola flamenca, nunca consegui entender as motivações, já ouvi até que puristas do instrumento escarnecem aqueles que bebem da fonte mas não pertencem ao meio Gipsy (por assim dizer) alterando sua essência, porém isso também acontece nas outras escolas, é natural... complicado! mas a verdade seja dita, se colocar um violonista popular, um clássico e um flamenco pra tocar um após o outro, quem rouba a cena é o flamenco, porque impressiona mais. Eu adoro o clássico, mas bebo da fonte do flamenco assim como de muitas outras... por admiração.

  • @vitorseixasserafim814
    @vitorseixasserafim814

    Estudo violão erudito e fiquei surpreso do Segóvia ter falado isso. violão flamenco é muito difícil de tocar bem , é complexo e você Flavio Rodrigues toca muito e representa e é muito competente no que faz. aprendi uma técnica de rasgueado com você . ser músico em qualquer país não é fácil. tem o meu apoio.

  • @rogeriorock11
    @rogeriorock11

    o preconceito não é só com o Flamenco, no Brasil é só sertanejo universitário e funk carioca que tem mídia, acabaram com os festivais de rock, festa de são joão e muitos outros!

  • @primaveraproducoes
    @primaveraproducoes

    Valeu Flavio... vc falou tudo... falar mal de flamenco é como ser ateu do violão.... temos por obrigação elevar respeitar uma arte maravilhosa. Vc no Brasil é um porta voz dessa arte de grandeza e sentimento de profunda emoção. Viva o flamenco uma arte galática onde a alma se expressa com a música, o canto e a dança elevando um sentimento espiritual onde a alma vibra sublime na existencia humano . Tudo vale apena quando a arte não é pequena. Viva Paco, Vicente Amigo, Tomatito, Flavio Rodrigues, Fernando de La Rua etc... a verdadeira arte não tem fronteiras... constrói castelos de amores emoções e laços de amizades Espanha o berço Brasil terra fértil onde várias culturas se encontram e o flamenco ecoa nos quatro cantos do planeta alegrando os corações sedentos Olé Olé Olé!

  • @leonardopaiva8208
    @leonardopaiva8208

    Lamentável!!!!!! O Flamenco é um estilo riquíssimo técnicamente para o violão. Continue fazendo esse trabalho de conscientização. Parabéns!

  • @josemariasantos7032
    @josemariasantos7032

    Caro amigo acompanho seu trabalho e admiro sua dedicação e destreza no andamento da música flamenca ,é difícil acreditar que existam pessoas que não gostem de flamenco,dançarinos principalmente ,e músicos principalmente, ouvir Gipsy kings, Paco de Lúcia,Sabicas...não tem igual. Penso ser pessoas desavisadas, que não buscam saber, entender o relevante, reafirmo o propósito levantado por você aqui ,continuo apreciando e divulgando a boa música junto com você e as pessoas que abraçam música de qualidade.

  • @amarofranciscovierosilveir9736
    @amarofranciscovierosilveir973614 күн бұрын

    Em 2013 eu tive a sorte de assistir, em Porto Alegre, o último show do Paco de Lucia no Brasil antes dele falecer em 2014. Guardo até hoje o ingresso daquele espetáculo.

  • @radialist4
    @radialist4

    Depois que conheci o Flamenco, me tornei um musico melhor...O Flamenco abriu a minha mente, me ajudou e foi uma companhia fervorosa numa época TERRÌVEL que infelizmente vivi...Eu amo o Flamenco 🌹💙

  • @ivansantanalopesjunior5875
    @ivansantanalopesjunior5875

    O flamenco é um estudo muito complexo e leva décadas para aprender todas as técnicas que aliás não são poucas, o incrível e icônico Rafael Rabello utilizava técnicas do violão flamenco e aplicava em seus arranjos de forma virtuosa e satisfatória ao longo de sua carreira, como pode alguns mortais que sei lá nunca nem tocaram ou nem ouviram o estilo Flamenco falar a respeito pejorativo do estilo? Deixo essa pergunta.... Ao longo desses anos a mídia vem destruindo aquilo que é importante pra sociedade e colocando as pessoas com as mentes mais vulneráveis acreditarem que um estilo não serve por conta disso ou daquilo, Flávio, você tem meu respeito e minha admiração, parabéns pelo vídeo e esclarecimentos sobre esse fato, estamos juntos nessa fase, grande abraço!

  • @ayron7362
    @ayron7362

    quando a gente acha que escapa da ignorância na música, percebemos que o humano consegue ser terrível em todas as situações da vida... é impressionante

  • @igoralmeida3295
    @igoralmeida3295

    Nao tinha conhecimento disso. Obrigado. Toda força e apoio nessa luta

  • @marceloviegas4664
    @marceloviegas4664

    parabéns pelo posicionamento, flávio! atitude grandiosa e necessária ( como o flamenco)! olé!🎶👏

  • @SUPERPROJCC
    @SUPERPROJCC

    Parece haver um "conflito de interesses" entre os artistas iniciantes (que merecem um incentivo decente) e os "independentes" que almejam estabilidade com "benefícios do governo". Eu pessoalmente, torço muito que a EQUIDADE chegue na classe artista brasileira (independente de quem está no governo atual). Sei que é polêmico falar isso, mas o alguns tratam o sucesso como um concurso público (no contexto de estabilidade questionável) e ficam adulando políticos "x" pra não ficarem* estagnados(?).

  • @sidneikovacs5499
    @sidneikovacs5499

    Cabe uma ação de reparação de danos. Isso não pode continuar. Corra um abaixo assinado hermano Flavio. Basta a tudo isso!!!! Viva o Flamenco!!!!🎉🎉🎉

  • @alexandrehartmann3999
    @alexandrehartmann399914 күн бұрын

    Falar mal do Flamenco, sua cultura, seus artistas, incluindo o grande e único Paco de Lucia, tudo isso demonstra total ignorância. Mas isso não é surpresa: a grande mídia alimenta o povo brasileiro, sedento de consistência musical, com lixo!!! Fora todos os que disseminam porcaria!!!

  • @cpompeu004
    @cpompeu004

    Flávio, poderia tocar Master Of Puppets do Metallica no estilo Flamenco? Gostaria de postar o resultado nos grandes grupos de Heavy Metal do Facebook.

  • @juanluistr5073
    @juanluistr5073

    Olé!!!!!

  • @WallaceBarrosNetto
    @WallaceBarrosNetto

    Olá Flávio! Sigo seu canal a algum tempo e sou solidário ao seu manifesto! Admiro o Flamenco e seus interpretes e estou certo, que a maioria dos músicos brasileiros comungam desse sentimento. Vale destacar, que o violonista Raphael Rabello, que influenciou a muitos, tinha grande admiração e apreço pelo Paco de Lucia e sua obra. Infelizmente, existe pessoas que envergonham a cultura e a arte, e no Brasil, pra nossa infelicidade, esse número é crescente. Por fim, estou seguro de que a cultura e a arte triunfarão. Obrigado, por sua luta e dedicação! Abraço.

  • @lucianoeguchi2122
    @lucianoeguchi2122

    Toda a minha solidariedade aos irmãos construtores e simpatizantes do Flamenco, principalmente de toda a Andaluzia!