No video

Machismo, racismo e SURTOS em uma SEITA de Neoxamanismo | Daniel Gontijo entrevista Natasha Mirra

O Neoxamanismo tem se organizado em comunidades alternativas que podem ser vistas como seitas? O movimento New Age (Nova Era) tem propagado uma espiritualidade tóxica? Há machismo, racismo, uso arriscado de ayahuasca e fraudes financeiras acontecendo aí? Conversei sobre isso com a Natasha Mirra, que teve uma vivência complicada em uma seita neoxamânica.
Natasha é graduada em Nutrição e mestranda em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Lisboa. Seu Instagram e KZread: ‪@CirculoMistico‬
SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: kzread.info...
Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com
MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/...
LIVROS SUGERIDOS:
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- História da bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs (Russell & Alexander): amzn.to/3kKPXwV
- O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
- Para conhecer a psicologia da religião (Antonio Ávila): amzn.to/2M3ELP
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
- Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso (Richard Dawkins): amzn.to/35nivYp
- Pura picaretagem (Bezerra & Orsi): amzn.to/3hhMyGr
- Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5
- Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps
- O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
CURSO “RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL”:
www.sympla.com....
CAMISETAS E CANECAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer produto por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):
www.useciencia...
MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/daniel...
MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN

Пікірлер: 393

  • @DanielGontijo
    @DanielGontijo2 жыл бұрын

    LIVROS SUGERIDOS: - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - História da bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs (Russell & Alexander): amzn.to/3kKPXwV - O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9 - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ - Para conhecer a psicologia da religião (Antonio Ávila): amzn.to/2M3ELP - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO - Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso (Richard Dawkins): amzn.to/35nivYp - Pura picaretagem (Bezerra & Orsi): amzn.to/3hhMyGr - Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5 - Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: kzread.infojoin Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx CURSO “RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL”: www.sympla.com.br/event__1336040 CAMISETAS E CANECAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer produto por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui): www.useciencia.com.br/?parceiro=2516 MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN

  • @Mira-oceana
    @Mira-oceana2 жыл бұрын

    Natasha, mulher incrível! Conheci uma seita e a vontade de pertencet à família mexeu muito comigo. Abandonei meu antidepressivo, tive piora séria do meu transtorno de ansiedade, mas graças ã deusa me dei conta do que tava acontecendo antes de ficar pior. Percebi tudo quando abordei uma questão racista que percebi e passaram a me tratar como uma invasora malvada.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Eita! Que bom que saiu dessa!

  • @jolima2371

    @jolima2371

    2 жыл бұрын

    Viixee!

  • @luzsol213
    @luzsol2132 жыл бұрын

    Quando vim para este mundo antes de descer, alguém disse : observe de longe e , fique fora, não pertença a nada ... Tenho uma vontade de ler , estudar , mas sempre ao largo . Por observação , percebi que tudo que se torna instituição , tende a apodrecer.... , não importa o nome : católica, espírita, umbanda e por aí vai . Dante na Divina Comédia, na arquitetura do inferno colocou essa galera no primeiro inferno , por que será??

  • @brenoharantes

    @brenoharantes

    2 жыл бұрын

    Importante não generalizar. Como a Natasha colocou, ela mesma encontrou grupos sérios

  • @luzsol213

    @luzsol213

    2 жыл бұрын

    @@brenoharantes Sim , mas é minha natureza , não quero pertencer a nenhum lugar e , não sinto " perdida" , sem rumo ou responsabilidades.

  • @vivianecacruz

    @vivianecacruz

    2 жыл бұрын

    Concordo plenamente!!! Acredito qur falaram pra mim tbm rsrsrs. Ja fui em diversos segmentos, cristãos, não cristãos, universalistas, ocultistas mas sempre tenho a sensação que há alguma enganação e não consigo pertencer a nada. Estou bém assim nos altos dos meus mais de 40 anos...

  • @v.b-jp3404

    @v.b-jp3404

    2 жыл бұрын

    Peguei essa fila tbm kkkkk

  • @rachelchoc5442

    @rachelchoc5442

    2 жыл бұрын

    Gostei do seu comentário. Achei interessante e importante.

  • @silfidevioleta8731
    @silfidevioleta87312 жыл бұрын

    Conheci seu canal há pouco, em um momento de grande ceticismo e revisão de conceitos relacionados à religião, existência de deus(es) e pós-morte. Quero parabenizá-lo pelo conteúdo de alta qualidade e pela elegância e senso crítico com que conduz temas tão delicados. Tive uma experiência em um grupo neoxamânico que coincide, em muitos pontos, com o que a Natasha apontou. Essa entrevista foi importante por alertar sobre alguns perigos camuflados nesses espaços, que se vendem universalistas e libertadores, quando, na verdade, servem uma salada apelativa de conteúdos de diversos credos, bem ao estilo neopentecostal e, muitas vezes, podem ser tão manipuladores e aprisionadores quanto as religiões tradicionais, reforçando machismo, racismo, alienação política e isolando seus participantes do convívio com outros indivíduos. Quero acrescentar que as medicinas da floresta - ayahuasca, rapé, sananga, entre outras - possuem um valor cultural inestimável. Caso experienciadas em contextos espiritualistas mais responsáveis, podem proporcionar estados de consciência de fato interessantes para o autoconhecimento, porém não acredito que todos estejam preparados psicologicamente. Um grande abraço!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Obrigado pelas palavras, Nize! 😊

  • @gleivesvianabarroso8120

    @gleivesvianabarroso8120

    2 жыл бұрын

    Morena linda q gata

  • @marlenetorrens8087

    @marlenetorrens8087

    2 жыл бұрын

    Verdade,,, sentimos o chamado pra curA, e temos q ir numa humildade e amor pelas medicinas!!!! Tô até assustada pelo relato dela,, q tristeza isso!

  • @luzsol213

    @luzsol213

    2 жыл бұрын

    Nize vc está lúcida e separando o joio do trigo , continue assim em TUDO na sua vida. Parabéns .

  • @air_norteno3479
    @air_norteno34792 жыл бұрын

    Tomei durante 5 anos e posso te dizer que existem 2 coisas estranhas. 1 vc não pode criticar porque vc é o problema e o "mestre" , os dirigentes estão certo. A doutrina nunca está errada pra eles. 2 vc será visto exatamente como foi dito no vídeo "um inimigo" invejoso e que tem um ego enorme. Padre Quevedo dizia bem sobre isso e eu concordo. Ele dizia que conheceu uma comunidade e que quanto tocava o mínimo possível em suas crenças eles ficavam desconfiados e podiam até ficarem violentos. 5 anos que eu saí de lá e sabbe quantas pessoas vieram me procurar pra saber o que estava acontecendo? 00000000,0000000 de pessoas. MAS ESTÁ LÁ NAS IGREJAS PALAVRAS COMO "AMOR, LEBERDADE, HARMONIA E RESPEITO". Eles se vêem muito certos de tudo o que eles acreditam, mas no fundo eles são como qualquer pessoas. Gostam de poder, fama e status. Gostam de romantizar e Ostentar uma vida que só existem em suas cabeças. Mas na realidade é um local onde existe extrema vaidade, ambição e ganancia.

  • @ClaytOnline
    @ClaytOnline4 ай бұрын

    eu frequento o xamanismo faz 18 anos e sou totalmente livre o lugar é lindo e maravilhoso e todos saem sempre melhor do que chegaram ❤❤

  • @TP-ob8nf

    @TP-ob8nf

    4 ай бұрын

    Que bom, normalmente a experiência de mulheres nesses lugares é totalmente diferente das dos homens 😊

  • @michellelimaperez1052

    @michellelimaperez1052

    25 күн бұрын

    Frequento faz 5 anos, casas diferentes, com linha de trabalhos diferentes, nunca passei nada de ruim.

  • @fernandaborges6836
    @fernandaborges68362 жыл бұрын

    Racismo, classista, machista, etc... Como o Daniel falou, com a falácia de ser humanista. Saberes indígenas capturados. Tudo muito errado. Eu fico indignada com o egoísmo dessa galera.

  • @lilinha3271

    @lilinha3271

    3 ай бұрын

    Só querem dinheiro e enganar o povo afffff

  • @marleneberaldo7332
    @marleneberaldo73322 жыл бұрын

    Nesse conceito de seita... Tenho uma parente que é da assembléia e não faz nada se os "anciões" da igreja não autorizarem. Não pode ir por exemplo numa festa católica, num casamento, não comem comida desse casamento. Se ela tiver em um velório e forem fazer uma oração... Na hora da ave Maria e do credo ela levanta e sai do recinto. A filha dela e ela não dirigem automóvel, a filha não trabalha fora, e um dia ela disse que o homem é o cabeça da casa. A filha tem depressão e não pode ir a psicólogos..... Gentem que loucura isso... O conservadorismo está cada vez mais forte.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Caraca… 😳

  • @rosemarysilva5697

    @rosemarysilva5697

    2 жыл бұрын

    Pessoas sem estrutura mental, sempre sofrerão. Se eu não dou muita ideia para quem não paga as minhas contas, vou permitir que um bando de velhos me ditem regras?. E isso não é, Conservadorismo. É IMBECILIDADE.

  • @dorinhadeoliveira5448

    @dorinhadeoliveira5448

    2 жыл бұрын

    Isso não é conservadorismo é fanatismo

  • @user-ps9zi6jh9c

    @user-ps9zi6jh9c

    2 жыл бұрын

    Coitada, sofre pr causa da cegueira.

  • @MariaLourdes-dw2xm

    @MariaLourdes-dw2xm

    2 жыл бұрын

    @@rosemarysilva5697 concordo contigo quando se tem um alicerce e muito difícil de cair nessas armadilhas

  • @helenavicentini8383
    @helenavicentini83832 жыл бұрын

    Não consigo entender o que as pessoas “buscam”. Não busque nada. Apenas viva.

  • @procrastinater547

    @procrastinater547

    4 ай бұрын

    Buscar conhecimento é bom. Mas não nesses lugares rsrs

  • @eu6836

    @eu6836

    2 ай бұрын

    Exatamente

  • @tarsiladelima5201

    @tarsiladelima5201

    2 ай бұрын

    Kkkkkkkkkkkkkkk

  • @PedroAugusto-zd7lg

    @PedroAugusto-zd7lg

    Ай бұрын

    Que conselho mais bosta.

  • @helenavicentini8383

    @helenavicentini8383

    Ай бұрын

    @@PedroAugusto-zd7lg , quer buscar sarna pra se coçar? Bosta é isso?

  • @robertamourim
    @robertamourim Жыл бұрын

    A ayahuasca mudou minha vida pra melhor. Respeito muito a medicina. Mas fazer parte de grupo, eu tô muito fora. Vou como visitante ou em rituais conduzidos por indígenas. Passei perrengues relativos à controle em grupo deste tipo. Pontos positivos, tiveram muitos. Mas eu nunca deveria ter dado confiança ou aberto a minha intimidade. É uma porta aberta pra vc ser atingida em sua fragilidade.

  • @brenoharantes
    @brenoharantes2 жыл бұрын

    Muito importante conhecer essas realidades para ficarmos vigilantes. Eu sou bastante religioso e estudante de diferentes correntes espirituais e tenho tido muitos beneficios. Minha régua é o quanto esses conhecimentos e práticas têm me tornado mais empático, compassivo e acolhedor

  • @ritadecassiamiranda5109
    @ritadecassiamiranda51092 жыл бұрын

    Sou cristã evangélica e acompanho seu canal com muita admiração e tenho conquistado grande aprendizado e complemento até mesmo para meu curso teológico. Obrigada por tanto esclarecimento com embasamento científico!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Obrigado, Rita! 😊

  • @andreiacantizano6961

    @andreiacantizano6961

    2 жыл бұрын

    Adorei ler isso Rita! ❤️

  • @rafaelguerra6986
    @rafaelguerra69862 жыл бұрын

    Eu sou budista. E fico muito tranquilo quando vejo essas seitas ou religiões e comparo com a minha filosofia. É óbvio que existem escolas budistas e varios "mestres". Mas a qual frequento existe uma liberdade e um estímulo enorme ao estudo, a desenvolver seu próprio senso crítico, questionar Buda, os mestres. Sidarta quando ensinava, até dizia pra que a pessoa testasse. Se não lhes trouxesse benefício, deixassem. Não há essa noção cristã de pecado. É muito libertador. Inclusive, pra quem não sabe, o budismo é não teísta. Já ouvi um mestre nós falando sobre observar até por anos um mestre não qual desejamos que seja o nosso mentor. Observar como se porta, como fala, como trata as pessoas ao seu redor. Pq existem sim mestres que cometem abusos e devemos ter muita cautela.

  • @luzsol213

    @luzsol213

    2 жыл бұрын

    O que vc fiz serve para todos!

  • @AnaMaria-zg3gx

    @AnaMaria-zg3gx

    2 жыл бұрын

    Simpatizo muito com o budismo.A leveza com que encaram a morte é fascinante, filosofia de vida ímpar.

  • @rafaelguerra6986

    @rafaelguerra6986

    2 жыл бұрын

    @@luzsol213 isso mesmo!

  • @rafaelguerra6986

    @rafaelguerra6986

    2 жыл бұрын

    @@AnaMaria-zg3gx é uma espécie de conforto mas sem jogar a responsabilidade na mão de ninguém. Seja Deus ou no outro. A responsabilidade é só nossa.

  • @vanessalop3259

    @vanessalop3259

    2 жыл бұрын

    Desde a infância fui de uma ONG de filosofia budista e apesar de muito grata com coisas boas e grandes amigos até hoje, demorou uns 4 anos pra eu entender e aceitar que era uma seita... Me dói muito reconhecer isso... Mas realmente era muito mais suave que essas

  • @krammesrafael7865
    @krammesrafael78652 жыл бұрын

    Se tiver vontade/coragem/oportunidade faça sobre as fazendas de recuperação cristas que sao a moda no Brasil. Não usei drogas nem alcool mas passei 4 anos numa. Tive amigos que se suicidaram depois de passar anos tentando parar de beber nesses lugares, de tao boa que é a "terapia". Posso até testemunhar apesr de achar perigoso pois sou conhecido la e sao muito ricos.

  • @colibrini1

    @colibrini1

    2 жыл бұрын

    Meu tio esteve em uma no ano de 2019 e se suicidou algum tempo depois de sair.

  • @krammesrafael7865

    @krammesrafael7865

    2 жыл бұрын

    @@colibrini1 Pobre do seu tio o sofrimento dele devia ser terrivel. Provavelmente problema de alcoolismo? Os alcoolatras quase nunca conseguem. Nesses lugares a terapia é rezar e trabalhar, o que nao parece funcionar muito. Vc sabe onde teu tio esteve?

  • @colibrini1

    @colibrini1

    2 жыл бұрын

    Olá, sim ele ara alcoólatra. Foi durante toda a vida. Eu cheguei a ir visitá-lo em 2019 nesta fazenda e na altura notei que "algo" não estava bem ele parecia muito fora da realidade. E só falava mal dos padres, das missas se todo o sistema porém a família pensava que era coisa dele pois ele nunca acreditou em Deus e tinha horror a padres. A fazenda fica Uruaçu estado de Goiás.

  • @krammesrafael7865

    @krammesrafael7865

    2 жыл бұрын

    @@colibrini1 provavelmente é uma filial do lugar que eu estive pelo que vc fala. Esses lugares nao sao adapttados aos alcoolatras, eles enfiam as pessoas com sociopatas e fazem a vida das pessoas um inferno. Pena que vcs nao ouviram ele e nao procuraram outra solução. Nesses lugares as pessoas ficam abandonadas a elas mesmas e tudo que eles tem a oferecer é rez e religiao, as vezes um psicologo laico poderia ser de grande ajuda. Meus dois amigos que se suicidaram também pareciam claramente homossexuais enrustudos e os padres reprimiam ainda mais eles, acho que bebiam pra esquecer. Pagaram com a vida pra mostrar que reza e missa nao curam ninguém!

  • @colibrini1

    @colibrini1

    2 жыл бұрын

    @@krammesrafael7865 interessante a sua visão. Aquilo é um cidadezinha do interior. Toda gente vive em função de rezar e das igrejas. Infelizmente o meu tio era um caso complicado. A família fez o que pode com o conhecimento que tinha na altura.

  • @ericasouza2519
    @ericasouza25192 жыл бұрын

    Existem pessoas mais suscetíveis a frequentar estas seitas, porém é muito absurdo o que eles (seitas) fazem com as pessoas.

  • @MarianaBconhecimento
    @MarianaBconhecimento2 жыл бұрын

    Daniel, uma pessoa para ser entrevistada é a ex jovem mística Ana Roxo do podcast "Calma, gente horrível". Ela contou em um dos podcast sobre a experiência dela e é muito bom.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @TheChitauri

    @TheChitauri

    2 жыл бұрын

    Quero ver. Sabe o nome do podcast que ela fala sobre essa experiencia?

  • @MarianaBconhecimento

    @MarianaBconhecimento

    2 жыл бұрын

    @@TheChitauri kzread.info/dash/bejne/ZKCNycOtl6aXn8o.html

  • @joaocardosofernandes449
    @joaocardosofernandes4492 жыл бұрын

    Cada vídeo é uma verdadeira aula.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    A Natasha é ótima, né?

  • @tuannepenha550
    @tuannepenha5502 жыл бұрын

    Eu me descobri cética, nesse canal haha, mas gosto muito de discutir sobre religiões, é bem legal ter outra perspectivas.

  • @rosimeirealmeidagomesgomes8772
    @rosimeirealmeidagomesgomes87722 жыл бұрын

    Cada video é libertador !!

  • @georgiasgful
    @georgiasgful2 жыл бұрын

    Não entendi muito bem o ponto da convidada nas considerações finais falando sobre respeito. Precisamos respeitar para admirar e ver que as filosofias por trás das religiões tem o seu valor, mas ao mesmo tempos essas mesmas filosofias são desrespeitosas, machistas e racista como a mesma tratou?! Me pareceu um discurso de separar as religiões “raiz” de suas derivações distorcidas. Mas justamente a raiz das religiões carrega a abertura pra todas essas problemáticas. Existe machismo, racismo, homofobia em todas, sem exceção! Mas sempre tem alguém pra defender e dizer, “não, mas isso é obra humana, a religião em si não tem isso. E tem! O exemplo que ela traz de ter ido a um lugar de santo daime que foi ético, não quer dizer que essa é a regra e os antiéticos são exceção, ou não representem o santo daime “real”. Todo grupo religioso parte de pressupostos que derivam problemáticas. Senão não teria como corromper algo tão inerentemente puto e intocável. Nada é puro e intocável. Claro que precisamos lidar com o tópico, pois não vai sumir, mas também não dá pra colocar nesse lugar de “devemos respeitar” organizações que são extremamente desrespeitosas, que geram muito mais caos e mal do que bem. As histórias de superação através de religião e o próprio estudo que fala sobre religiosos terem mais sentido na vida não exclui o fato de ser problemático, pois vivemos numa sociedade altamente problemática, justamente a pessoa encontra sentido, pois fica alheia a tudo, vive em uma bolha ou encontra justificativas pros piores dos absurdos e ajuda a naturaliza-los. Não tem como tirar nada de bom dessas experiências traumáticas, o que as pessoas acabam tirando são as ressignificaçoes subjetivas pra lidar melhor com tudo o que viveu. Tem muita romantização de algo que deveria ser levado como crime. Ah, vamos deixar todo mundo professar a fé e ter liberdade, vai ver a pessoa só está exercendo a liberdade de ser um criminoso em nome de uma fé.

  • @stardust5531

    @stardust5531

    2 жыл бұрын

    Perfeita colocação

  • @jolima2371

    @jolima2371

    2 жыл бұрын

    O que vc diz faz muito sentido. Vejamos o caso da cientologia. Existem dezenas de relatos de abuso infantil e perseguições a ex-integrantes da seita, ostracismos, isolamento de familiares. Simplesmente as autoridades não fazem nada pq está protegida sob a nomenclatura de religião. Eu participo de religião. Sou crente. Não tenho problema em haver controle e transparência, pois Quem não deve não teme. O que não pode é ocorrer tanto abuso por parte desses "sacerdotes" e ficar tudo por isso mesmo.

  • @barbie5607

    @barbie5607

    2 жыл бұрын

    Pois é, um monte de gente branca chega pegando e distorcendo o xamanismo e outras religiões de matrizes africanas e nós que somos indígenas temos que ouvir que nossa religião, nossas raízes abrem espaço pra atrocidades como racismo? Machismo? Reveja seus conceitos em torno do xamanismo. Veja que a maioria desses líderes que pregam neonazismo e se disfarçam de xamãs, são pessoas brancas, que pegam uma cultura que ela nem viveram e tentar recriar e distorcer para caberem no ego imenso dela.

  • @fredffb2

    @fredffb2

    2 жыл бұрын

    Como falei em outro comentário, é curioso que o respeito é sempre via de mão única. Diversas religiões pregam que o ateu está fadado à infelicidade, é fonte de maldade e deve ser combatido, não há o menor respeito pela não-crença e ninguém cobra isso delas. O respeito às pessoas é imprescindível, no entanto devo eu respeitar quem me condena à desgraça eterna?

  • @roseane_mundo
    @roseane_mundo2 жыл бұрын

    Racismo não da descanso. E culpam à vítima

  • @IzaSoraia

    @IzaSoraia

    2 жыл бұрын

    E se a pessoa vem a público falar, vem SEMPRE alguém dizer ah mas isso não é da religião é das pessoas. Ahhh me poupe. Tem SIM grupos que favorecem o florescimento de pessoas e práticas racistas. Parece que tudo o povo quer passar pano.

  • @marcelasantos4065

    @marcelasantos4065

    2 жыл бұрын

    @@IzaSoraia 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @castanhatropicana
    @castanhatropicana2 жыл бұрын

    Olá professor. Gostei demais da entrevista. Não sei se você já fez alguma com ex-bruxo wiccano, ex-bruxo tradicionalista, ex-sagrado feminina ou ex-neopagão, mas vi situações parecidas com as que Natacha relata. Seria interessante entrevistar alguém que tenha vivenciado e saído de alguma vertente neopagã. Abraços

  • @francooc
    @francooc2 жыл бұрын

    Pqrticipei por três anos no caminho do neo xamanismo. Mesmo cético, tendo como base a ciência, fui experimerntar as ferramentas xamãnicas para aprender novos conhecimentos. Acredito que há pontos positivos e negativos, mas a miscelânea de ideias e buscas de verdades acabam mexendo muito com a vaidade. Acabei entrando em depressão há dois três anos atrás, quando abandonei as práticas para me cuidar um pouco melhor. Neste mesmo período terminei um relacionamentos com uma companheira que participava também desses rituais. Tentamos reatar nosso namoro há poucos meses atrás, mas as divergências foram gritantes...

  • @MariaSilva-eq4ih
    @MariaSilva-eq4ih2 жыл бұрын

    Olá irmãos 🙏eu sou de Recife e vivo em Lisboa.Sou frequentadora de um terreiro de umbanda e me sinto muito bem,muita acolhida e a espiritualidade me fascina bastante,porém sei que a natureza e o amor em toda os irmãos nos educa para o bem.Sou feliz assim e espero que rd/s se encontrem nos seus ideais

  • @fredffb2
    @fredffb22 жыл бұрын

    Apenas algumas considerações que faltaram serem feitas pelo Daniel: A partir de 1:06 ela diz: 1- "as religiões vão sempre continuar existindo e se modificando" - sim, e isso é uma das maiores provas que elas são produto da criação humana, e não de uma divindade ou ser superior. 2- "quanto mais o ser humano esteve longe das religiões sem buscar entendê-las, pior foi" - Na verdade é o oposto, quanto mais as religiões se marcaram presentes na vida dos homens, pior foi. Mais pessoas foram perseguidas, mortas e tiveram suas libertades cerceadas. Inúmeras grande guerras ocorreram e ocorrem por questões religiosas. Quanto mais os homens conhecem as religiões, mais eles se afastam pois passam a contestá-las desde seus preceitos até suas autoridades. Resultado disso é o crescente número de ateus e agnósticos no mundo. 3- "respeitar as religiões é importante" - Respeitar o direito de escolha e os seres humanos é importante, no entanto é curioso que a exigência de respeito é sempre uma mão única. Religiões que pregam que ateus são inimigos ou infiéis e estão condenados à desgraça espiritual (muitas vezes dizem também que ateus devem ser combatidos) promovem um enorme desrespeito ao direito de não-crença e isso nunca é cobrado das mesmas.

  • @pedroliver123
    @pedroliver1232 жыл бұрын

    Tive uma experiência muito próxima da Natasha, e apesar de ser em outra instituição, as similaridades são muitas. Pequenas igrejas, grandes negócios.

  • @edilenebiao
    @edilenebiao2 жыл бұрын

    Parabéns que diálogo respeitoso e esclarecedor.Mto Grata.

  • @AnaMaria-zg3gx
    @AnaMaria-zg3gx2 жыл бұрын

    Conheci essa seita bem no início dos anos 1980. Nada mudou, mas aprimoraram bastante. Apesar de muito jovem(18 anos), não me deixei levar, já meu pai entrou de cabeça. Depois de uma visita à Amazônia, onde era preparado( ayuasca), nunca mais quis saber. Morreu sem revelar o quê o fez desistir.

  • @ArleneMulatinho

    @ArleneMulatinho

    2 жыл бұрын

    Qual nome da seita?

  • @AnaMaria-zg3gx

    @AnaMaria-zg3gx

    2 жыл бұрын

    @@ArleneMulatinho na época era UDV( união do vegetal) nem sei se ainda existe com esse nome.

  • @maxzilion921

    @maxzilion921

    2 жыл бұрын

    @@AnaMaria-zg3gx o nome que o povo.inventa

  • @carlaalcantara8152

    @carlaalcantara8152

    2 жыл бұрын

    @@AnaMaria-zg3gx me recordo da atriz Lucélia Santos no Santo Daime

  • @floraeflora

    @floraeflora

    Жыл бұрын

    @@AnaMaria-zg3gx acho q ainda existe sim.

  • @maluchris7549
    @maluchris75492 жыл бұрын

    Como pode um ser humano entrar numa dessas por pura vontade própria. É muito difícil compreender isso.

  • @carlosrebelo3924

    @carlosrebelo3924

    2 жыл бұрын

    Eu também dizia o mesmo..e fui também manipulado..por seitas religiosas.

  • @mariaeuniceduarte

    @mariaeuniceduarte

    9 ай бұрын

    A palavra é essa manipulação

  • @soraiaamaralpadilha3311
    @soraiaamaralpadilha33112 жыл бұрын

    Eu sou cristã evangelica, achei bem interessante o papo, eu gosto de saber sobre as outras religioes. Logo q me converti era mto fanatica e intolerante. Hoje aprendi a respeitar a todas as crenças. Sigo na minha.mas acho legal saber. Ja passei por mtas religioes e ditas "filosofias de vida", mas q sao religioes e por isso creio dessa maneira.me parece bem real e racional e me ajuda mto. Parabens excelente entrevista

  • @hermansilvani1000
    @hermansilvani10002 жыл бұрын

    Leia-se que chamar 'terapias alternativas' de 'pseudo-ciência', generalizando, determinando e reduzindo a questão, é preconceito, logo, ignorância. Muitas vezes um discurso fundamentalista, tanto quanto alguns discursos religiosos. Existem práticas milenares, de uma 'ciência' muito antiga, que ajudou as comunidades humanas sobreviverem bem mais tempo do que a ciência moderna, sendo a modernidade algo bem mais recente. Leia-se o xamanismo (original) e as práticas taoistas, como exemplo. Nisso é fundamental discernir as coisas para não cair no 'ceticismo burro' (fundamentalismo racionalista cientificista cartesiano), uma 'religião da crença no progresso'...

  • @dsmusicarts

    @dsmusicarts

    2 жыл бұрын

    Por essas falas dela chamando de pseudociência ou chá psicodélico demonstra total ignorância e desrespeito assim como desconhecimento de si mesma ou arrogância de quem está na academia

  • @fernandaborges6836
    @fernandaborges68362 жыл бұрын

    Nossa! Como são parecidos os relatos. Na real, a curiosidade, a necessidade de ser aceita e amada, leva as pessoas desejarem fazer parte. Já passei por isso e sempre me senti não boa o suficiente. Aafff

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    😢

  • @maysacruz9127

    @maysacruz9127

    2 жыл бұрын

    Mais uma mulher incrivel que nao fugiu da responsabilidade , enquanto o Macho saiu correndo. Parabéns 🌹👏👏

  • @lidisampa
    @lidisampa2 жыл бұрын

    Ótima Live! Obrigado prof e obrigado a entrevistada por compartilhar sua história

  • @FelixEducacional
    @FelixEducacional2 жыл бұрын

    Muito bom. Gostaria de sugerir uma entrevista com Osmanito Torres.

  • @lucasvidal9702
    @lucasvidal97022 жыл бұрын

    Infelizmente fui obrigado a fazer parte de uma igreja evangélica. Pra mim parecia ser mais uma seita pela forma como eu e minha família éramos tratados .

  • @juniafrances1005
    @juniafrances10052 жыл бұрын

    Descobri seu canal por acaso . Sou católica e bem resolvida, gosto de ser, me faz bem estar na Igreja. E respeito a opção de cada um. Estou achando seus videos bem interessantes. Entendo que o conhecimento é extremamente necessário. E que o respeito com as escolhas do outro é fundamental. 🙌🙌🙌

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Muito obrigado!

  • @ArleneMulatinho

    @ArleneMulatinho

    2 жыл бұрын

    👏👏👏👏👏

  • @josildopedro4148
    @josildopedro41483 ай бұрын

    Boa tarde Daniel

  • @heloa.m.7863
    @heloa.m.78632 жыл бұрын

    muitos indígenas, que praticam o xamanismo original, (além dos indígenas brasileiros), são de países latino americanos, como Peru, Bolívia, Colômbia etc; talvez seja por isso que o pessoal da seita falava o idioma espanhol!!! e by the way gostei muito do bom senso da Nati, pois ela tem uma visão ampla e respeitadora de todas as tendências religiosas ou não!!

  • @katiapeixoto4348
    @katiapeixoto4348 Жыл бұрын

    Adoro o canal. As lives são muito boas, as pessoas sinceras e respeitosas ao q viveram, ainda que tenham saído.

  • @noliveira07
    @noliveira072 жыл бұрын

    Acredito que haja grupos que agem como seitas em todas as religiões, filosofias e organizações.

  • @silviahelena1726
    @silviahelena17262 жыл бұрын

    Boa noite 🌃 ótimo alerta!

  • @aldecyanogomes3712
    @aldecyanogomes37122 жыл бұрын

    Eu tive uma experiência de seita com o Santo Daime. E acredito que ,até onde conheci, segue um padrão de comportamento de seita... só que é tudo muito velado.

  • @luizakrug
    @luizakrug2 жыл бұрын

    Não existe isso de só poder cobrar os últimos três meses de pensão. Três meses é o que pode cobrar pelo rito da prisão, mais os meses que se vencerem durante o processo. Os meses anteriores aos três meses pode cobrar pelo rito da penhora de bens. O débito da pensão não prescreve enquanto a criança for menor de idade, então pode ingressar a qualquer momento cobrando a dívida toda. Você pode procurar a defensoria pública para entrar com o processo sem precisar pagar advogado (caso se enquadre nos critérios de atendimento).

  • @PaulaMattos4.5
    @PaulaMattos4.52 жыл бұрын

    Há anos atrás eu tive a oportunidade de ir a uma "Igreja do Santo Daime" e foi uma experiencia que poderia ter sido excelente se fosse bem conduzida. Eu rejeitei a segunda dose, meu marido coagido a tomar 3 doses e eu fui impedida de sair quando quis. E só pude sair quando ameacei chamar uma viatura. Foi um sufoco que nunca mais quero passar.

  • @carlafariasdeaguiar2791
    @carlafariasdeaguiar27912 жыл бұрын

    Excelente entrevista, parabéns!

  • @meninalourdes
    @meninalourdes2 жыл бұрын

    Mt mt bommm ‼️‼️‼️ Eu já fui convidada para ir num espaço desse por um vizinho, e era preciso tomar esse Ayuasca por 2 vezes, recusei-me por não sentir-me bem, algo me dizia para não ficar, porém fikei até o final, e nunca ➕voltei. Passado algum tempo o meu vizinho saiu de lá tbm, por não concordar com algo q Ele viu lá dentro....só confirmou o "algo q me dizia "....Excelente Menino Daniel por ➕ esse vídeo esclarecedor ‼️🙌🏻

  • @deborabonetto4345
    @deborabonetto43452 жыл бұрын

    Respeito é tudo mesmo em todos os campos, não só na religião! Amei todo o conteúdo, devemos estar sempre alertas ! Natasha que guria incrível 👏👏👏👏

  • @rosanasilveiramartins7380

    @rosanasilveiramartins7380

    Жыл бұрын

    É minha sobrinha. Ela é maravilhosa. Obrigada

  • @tarsiladelima5201
    @tarsiladelima52012 ай бұрын

    Papo muito bom e esclarecedor!

  • @marquesneto7270
    @marquesneto72702 жыл бұрын

    Gostei bastante do vídeo principalmente do respeito do Daniel para com as religiões. Passei anos da minha vida estudando sobre esoterismos diversos, mas hoje voltei ao catolicismo. Tenho um ponto bem interessante sobre essa cultura neo age. Ao meu ver é um dos fatores mais fortes que fazem muitos buscarem os grupos. São a vontade de aprenderem algo que lhes promete um controle sobre sua realidade e a vontade de usar drogas em um ambiente seguro com o pretexto de que aquilo é algo religioso.

  • @sandrodegodoygodoy4060
    @sandrodegodoygodoy40602 жыл бұрын

    Daniel, você é fantástico, admirou sua imparcialidade ao lidar com os temas complexos e conflitantes! PARABENS!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @AdrianaPereira-lk2fy
    @AdrianaPereira-lk2fy2 жыл бұрын

    Espero que esse lugar seja o mesmo que eu fui (Portal Reencontre-se Institute) pq é angustiante saber que isso está se proliferando pela Brasil e que pessoas em estado de vulnerabilidade estão acabando escravizadas nas mãos dessas pessoas sem falar no mal que seus seguidores assíduos causam em outras pessoas reproduzindo as ideias que são ensinadas por lá.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    😢

  • @luzsol213

    @luzsol213

    2 жыл бұрын

    Parabéns 👏👏. Dê nomes aos bois . É um alerta !

  • @Lucas-od1kr

    @Lucas-od1kr

    2 жыл бұрын

    Até mudaram o nome

  • @gabrielabeninn3589

    @gabrielabeninn3589

    Жыл бұрын

    Alguém sabe o nome ? Qual nome é agora ?

  • @tatianaarsenovicz5624
    @tatianaarsenovicz56242 жыл бұрын

    Natasha: você deveria revelar o nome da seita...

  • @marias.606

    @marias.606

    2 жыл бұрын

    Eh até perigoso pra ela revelar imagina a grana que rola e a loucura das pessoas poderosas ali do que não são capazes

  • @beautyfacebodyesthetic8062
    @beautyfacebodyesthetic80622 жыл бұрын

    Aqui nos Estados Unidos é assim tb ..muito stress eu entendo completamente 🥲

  • @camilag.9582
    @camilag.95822 жыл бұрын

    Cai em uma seita ano passado que tenho até medo de citar e ter represálias. Consegui sair antes de afiliar, tive sorte. Pessoas influentes, classe alta e extremamente preconceituosos e racistas.

  • @DeniseLopes15
    @DeniseLopes152 жыл бұрын

    Sobre a pensão alimentícia: os homens contam com o cansaço das mulheres pra deixar de colaborar com a criação do seu filho. Não desistam. Por mais cansativo que seja, lutem pelo direito da criança. Não cedam.

  • @milenalunardon927
    @milenalunardon9277 ай бұрын

    Amei essa live! A fala sobre a tolerância eu achei perfeita. Vc é demais Natasha!!

  • @itabiritomg
    @itabiritomgАй бұрын

    O que eu acho mais impressionante nesse tipo de grupo é a idealização do indígena! Todos acreditam que todos os indígenas são uma espécie de modelo de perfeição e santidade, e que o mundo seria perfeito se todo mundo vivesse como eles. O triste é que ninguém dessas pessoas sabe absolutamente nada sobre como os indígenas são e como realmente vivem e fazem. Indios são seres humanos como outros quaisquer, usam drogas, matam, estupram, roubam, escravizam, antigamente, muitos comiam uns aos outros, antes dos portugueses chegarem aqui, as tribos estavam guerreando entre si a séculos, sem qualquer tipo de preocupação ética, sequestram mulheres, sequestravam crianças para escravizar e roubavam bebês para comer, uma espécie de troféu gastronômico. Ainda hoje, as tribos são dominadas pelo alcoolismo, pela miséria, pela fome e pelas doenças, o machismo é a regra e a xenofobia entre grupos étnicos diferentes é radical. Em suma, a sociedade indígena tem todos os problemas de todas outras sociedades, isso tudo agravado pelo fato de se forçarem a viver no neolítico em pleno século XXI. Essa entrevistada, coitada, até conseguiu sair da seita, mas não conseguiu sair do pensamento mágico.

  • @Alice19515
    @Alice195152 жыл бұрын

    Queria saber se a Nova Acrópole é seita

  • @georgiasgful

    @georgiasgful

    2 жыл бұрын

    Sim! Pensei exatamente sobre a nova Acrópole enquanto ela falava sobre seitas, pois já participei anos atrás e nunca tinha parado pra pensar! Será que Daniel sabe o que é?

  • @paulalixlix

    @paulalixlix

    2 жыл бұрын

    Tenho parentes que entraram para a Nova Acrópole lá nos anos 90 e com o tempo nós, que estávamos de fora, fomos percebendo que aquilo tinha bem cara de seita. Grupinho fechado, convivendo basicamente só entre si, afastando-se da família, sentindo-se superiores aos de fora e os frequentadores colocando muito dinheiro nos cursos e outras atividades dessa instituição. Que coisa, até escola de filosofia pode acabar virando seita. O ser humano é f...

  • @Alice19515

    @Alice19515

    2 жыл бұрын

    @@paulalixlix verdade, por ser escola de filosofia, tive esta dúvida. Apesar de gostar dos vídeos da Lúcia Helena Galvão

  • @fabianaqueiroz4386
    @fabianaqueiroz43867 ай бұрын

    Qualquer um de nós pode entrar numa seita. Olho aberto turma ❤

  • @carlosgeraldo8078
    @carlosgeraldo80782 жыл бұрын

    Bom dia atrasado prof. Daniel. Like marretadissimo. Otimo video. Não sei comentar muito.

  • @hermansilvani1000
    @hermansilvani10002 жыл бұрын

    Dica de livros: "Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais" (John Gray); "Ideias para adiar o fim do mundo" e "A vida não é útil" (Ailton Krenak)...

  • @marciarochas2
    @marciarochas22 жыл бұрын

    Caí hoje de paraquedas. Gosto desses conteúdos polêmicos. Inscrição feita

  • @laudiceiaalmeidaramos5841
    @laudiceiaalmeidaramos58412 жыл бұрын

    Adorei a live, em breve Daniel um lider chamanico rsrsrs. Natalia muito simpatica. like, like

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Já pensou? 😂

  • 2 жыл бұрын

    @@DanielGontijo apoiooooo

  • @izabellamaria9336
    @izabellamaria93362 жыл бұрын

    Que vídeo maravilhoso 💖

  • @daniellaconrado6132
    @daniellaconrado61322 жыл бұрын

    Muito bom! Realidades e críticas necessárias!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Valeu, Dani!

  • @karenalmenara6217
    @karenalmenara62172 жыл бұрын

    Já Tomei algumas vezes o chá ( umas 8x), por experiência. É complicado viu. Eu não gosto para mim. Convivo com quem tomo há 3 anos. Tenho pontos a favor e outros bem contra. O que acho é que eu o chá deveria ser estudado de fato para uso Medicinal, por que da pra ver que tem muitos pontos farmacológicos promissórias, mas precisa de pesquisa, ser administrado e não consumido como é hoje.

  • @luzsol213

    @luzsol213

    2 жыл бұрын

    E já é . A USP é uma referência mundial nesse campo de pesquisa com inúmeras publicações.

  • @soll7621

    @soll7621

    2 жыл бұрын

    Tomou 8 vezes por experiência kkkkkkkkkkkkkkk

  • @karenalmenara6217

    @karenalmenara6217

    2 жыл бұрын

    @@soll7621 kkkk né, pensa numa pessoa persistente. Mas é que eu pensava que o problema era comigo, por que eles falavam que o problema era eu, que eu não me entregava e duvidava e tal, eu me sentia mal por isso, e não queria falar algo negativo sem realmente tentar de todas as formas. Então, teve vezes que eu fui tomar até pedindo perdão para a espiritualidade, caso estive desagradando por querer "ver pra crer", enfim, a gente acaba fazendo papel de idiota mesmo, triste, mas pelo menos hoje posso falar com alguma propriedade de experiência própria o que foi para mim, e que não, de jeito nenhum aceito falar que foi por culpa minha, por que pisei lá com respeito e humildade, porém, minha mente não penetrou. Prefiro a meditação mil vezes, esse sim para mim vi diferença na minha mente.

  • @dorinhadeoliveira5448
    @dorinhadeoliveira54482 жыл бұрын

    TODA religião aprisiona

  • @julianaaraujo2848
    @julianaaraujo2848 Жыл бұрын

    Amado tudo bem 😍😍😍eu queria que vocês falassem sobre as vivências tântrica em grupos obrigada será de extrema importante

  • @YasodharaGautama
    @YasodharaGautama9 ай бұрын

    Minha última decepção foi com um local que justamente se autodenominava universalista

  • @thalesbranche1659
    @thalesbranche16592 жыл бұрын

    Importante mesmo para ateus e céticos e especialmente para pesquisadores interessados em religiões considerar o aspecto social do fenômeno. O termo "intolerância religiosa" já está desgastado e mascara o racismo religioso, uma outra forma de subalternização de culturas tradicionais que estão na base da cultura brasileira. Falar de religiões de modo genérico ou desconsiderando o aspecto cultural e político implicado à compreensão do fenômeno religioso no contexto de culturas tradicionais historicamente marginalizadas pode abrir margem para a proliferação sutil de formas de racismo que taxam de irracionalidade outras formas de organizar o pensamento. Essa questão é elementar na urgência de uma abordagem decolonial do processo cultural. Gosto muito do canal, mas noto essa lacuna. Nesta live a convidada trouxe um pouquinho dessa questão, ainda que timidamente.

  • 2 жыл бұрын

    valeu Thales

  • @dsmusicarts

    @dsmusicarts

    2 жыл бұрын

    É q são brancos falando sobre coisas q eles não sabemos e q não faz parte da ancestralidade deles, é simples

  • @Antonio-lt1sp
    @Antonio-lt1sp5 ай бұрын

    Fechamento perfeito por parte da entrevistada 👏👏👏👏

  • @Divapsatya
    @Divapsatya2 жыл бұрын

    Como saber se você está ingenuamente numa seita? Sim, metido numa comunidade que impõe regras para você seguir. Às cegas. Não é fácil perceber que é uma seita, por que você mesmo escolheu, você precisava daquilo como de água, como do ar que respira. Num certo momento, encontrar uma liderança pode parecer a melhor coisa que aconteceu em sua vida. É difícil sentir-se vazio. Não ter reconhecimento. Nem rumo. Se você estiver numa seita vai se sentir necessário. Será sempre solicitado, até mesmo convocado. Se você, claro, vestir a camisa. Defender a causa. Haverá um mestre, vivo ou não, algo maior, um modelo de poder para você seguir e nortear sua vida. Mas, não se engane, uma coisa é você ter suas próprias convicções e se dedicar a um caminho espiritual. Frequentar locais de oração ou de práticas das mais diversas. Outra coisa é você se subordinar a um grupo de idealistas religiosos ou políticos. Daquele tipo que considera sua causa superior às demais. Você vai sentir que é seita quando seus atuais “amigos” interferem no que você pensa, sente ou compartilha. Existirá vigilância constante sobre você, pressão para que seja integralmente fiel à causa. Senão será rechaçado, punido com rigor ou até mesmo depreciado ou diminuído. Se você está de fato numa seita será cobrado a trazer novos membros e a fazer generosas doações, vendas e arrecadações. Gradualmente terá de abrir mão de seus amigos, familiares e até mesmo de sua carreira. E quando descobrir que está numa seita, será muito difícil sair. Parece não haver vida fora dela. Mas há. SEITA OU CAMINHO ESPIRITUAL? Por Diva Paiva, professora de Yoga

  • Жыл бұрын

    Carambaaaaaaa

  • @valdirameira3999
    @valdirameira39992 жыл бұрын

    Essa do sapo,eu vi uma vez num documentário a muito tempo atrás acho que na tv cultura.Numa penumbra, ao som de uma música de Pink Floyd,a silueta de um homem lambendo o dorso de um sapo,e a imagem das suas pupilas se dilatando.Forte!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Caraca! 😵‍💫

  • @jolima2371

    @jolima2371

    2 жыл бұрын

    Viixe!

  • @fernandaspinola9011

    @fernandaspinola9011

    2 жыл бұрын

    Existe o kambo, um veneno retirado de um sapo que tem uso medicinal para is indígenas, mas se não souber ministrar a dose correta, a pessoa que toma pode morrer

  • @valdirameira3999

    @valdirameira3999

    2 жыл бұрын

    @@DanielGontijo Então,já imaginou a pessoa ser viciada numa substância alucinógena, retirada das entranhas do sapo,eu penso que isso é algo diabólico kkk.Credo!

  • @valdirameira3999

    @valdirameira3999

    2 жыл бұрын

    @@fernandaspinola9011 Obrigada,pela atenção.

  • @alezibezerra
    @alezibezerra2 жыл бұрын

    A diferença de religião e seita é só o número de membros.

  • @lilicacau6882
    @lilicacau68822 жыл бұрын

    qm cheira mais rapé me fez lembrar a palhaçada da igreja pentecostal rs qm pula mais, gira mais , é mais espiritual e é ridiculo a forma como são tratados melhor do que os outros membros que não ficam pulando, gritando, girando

  • @MariaConceicao-cb6of
    @MariaConceicao-cb6of2 жыл бұрын

    Galera, ver racismo, machismo e outros preconceitos nestas Seitas EH A COISA MAIS NORMAL DO MUNDO! NA VDD, ELES SAO MUITOOOOOOOO MAIS PRECONCEITOS DQ PESSOAS Q FELISMENTE NAO FREGUENTAM ESTAS MALDIÇÕES! EU SEI DQ FALO, EU TB FREGUENTEI UMA SEITA POR 8 ANOS GRAÇAS A DEUS, EU CONSEGUI SAIR DESTA PALHAÇADA.

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Eita! 😕

  • @dorinhadeoliveira5448

    @dorinhadeoliveira5448

    2 жыл бұрын

    Isso não é da religião ou seita é da pessoa

  • @synadenium

    @synadenium

    2 жыл бұрын

    @@dorinhadeoliveira5448 a seita ou religião induzem à esses caminhos que segregam

  • @air_norteno3479

    @air_norteno3479

    2 жыл бұрын

    @@dorinhadeoliveira5448 é isso que eles querem. que vc acredite que vc é o problema e não suas crenças e fantasias

  • @hermansilvani1000
    @hermansilvani10002 жыл бұрын

    O mundo está cheio de 'negócios da fé', assim como 'negócios da ciência'.. assim como 'negócios dos youtub's'...

  • @simoneluft6847
    @simoneluft68472 жыл бұрын

    Daniel, machuquei minha mão (a que uso para escrever) e não deveria estar escrevendo, mas o sacrifício que faço é para te parabenizar pelo excelente trabalho. Você é uma luz muito necessária sobre esses assuntos tão espinhosos. Não pare por favor. Grande abraço!

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Obrigado! E melhoras pra sua mão! 😊🍀

  • @davidarcoverde513
    @davidarcoverde5132 жыл бұрын

    Muito bom!

  • @carlosdeandrade4082
    @carlosdeandrade408224 күн бұрын

    Vamos descontruir esse Sistema cara, e construi-lo novamente. Chega de Tradição! Por que precisamos de Religião?!

  • @YasodharaGautama
    @YasodharaGautama9 ай бұрын

    Sou bruxa solitária por isso. Cansada do ego nessas pseudo instituições.

  • @s.v.discussion8665
    @s.v.discussion86652 жыл бұрын

    Interessante esse episódio.

  • @cybellearaujoo
    @cybellearaujoo2 жыл бұрын

    *esse povo goodvibes que se veste igual só me lembra o filme Midsommar kkkkk*

  • @caioventuraomestre4952
    @caioventuraomestre49522 жыл бұрын

    Muito importante esse diálogo.

  • @JoaoPaulo-gj3nt
    @JoaoPaulo-gj3nt2 жыл бұрын

    Cara, quase toda religião cerceia comportamento... O que leva o Skinner a fazer aquela análise famosa das técnicas usadas pelas religiões para controlar o comportamento das pessoas...

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza59762 жыл бұрын

    O nazismo também tem códigos, gestos etc próprios.

  • @Thiago-hs4st
    @Thiago-hs4st2 жыл бұрын

    Talvez o racismo dessa filial específica do rio grande do sul seja apenas o reflexo do próprio histórico dessa região do Brasil

  • @perguntaoficial4857

    @perguntaoficial4857

    4 ай бұрын

    Exatamente. Por aqui não gostamos de negros, judeus, gays, nordestinos, curitibanos, porto alegrenses do bom fim e os gringos de farroupilha, novo hamburgo e frederico westfallen

  • @xeniapaiva5378
    @xeniapaiva5378 Жыл бұрын

    Voto Daniel vivenciar ritual com a ayahuasca!

  • @vitorhenriqueantero4185
    @vitorhenriqueantero418518 күн бұрын

    Eu participo de consagração das medicinas, já fui evangelico daqueles mais ignorantes e mente fechada, vivi realmente numa seita e hj estou mto bem livre desse lugar, as consagrações me ajudaram mto a ter mais empatia e desbloquear traumas, não temos uma ideologia ou algum tipo de pregação sugestiva... Cada um que vai lá está livre para ir em outros locais e terem suas experiências, em relação a surtos eu já presenciei uma vez mas sinceramente acho q quem vai para uma consagração tem que estar preparado para qualquer situação, pois a medicina meche com o psicológico de cada um de maneiras diferentes, a instrução antes do ritual é mto valiosa pra que na hora da dificuldade nos pensamentos vc se recobre que está num processo passageiro, pois a medicina não tira a sua consciência e nenhum momento, além disso os guardiões do local são preparados para esse tipo de situação, acho q seguir as regras de recomendação já evita mto essas ocorrências, mas não livra ninguém de cair em maus pensamentos numa força extrema, eu mesmo já quase surtei mas preferi "morrer calado" kkk pois realmente achei que estava prestes a morrer, é difícil e não julgo quem passa por momentos assim, mas lembre-se de quem vc é e onde está, respire e tenha paciência... Sejam livres nos seus pensamentos e nunca deixe alguém impor como vc deve pensar ou agir 🙌

  • @ednaldopereira1531
    @ednaldopereira153111 ай бұрын

    Gostei de mais parabéns!

  • @brunobcosta1
    @brunobcosta12 жыл бұрын

    Muito legal esta entrevista. Quero esclarecer apenas alguns pontos. O Santo Daime surge na década de 1930. A partir da década de 1980 é que ocorre uma expansão e a doutrina é levada às principais cidades brasileiras e para o exterior.

  • @carlaalcantara8152

    @carlaalcantara8152

    2 жыл бұрын

    @Bruno Botelho Costa, sim! Lembro da atriz Lucélia Santos no Santo Daime.

  • @kitamoto13
    @kitamoto132 жыл бұрын

    ahhhhh no RS..... novidade, apenas brancos sem preconceitos.....kkkk

  • @kitamoto13

    @kitamoto13

    2 жыл бұрын

    esse busca de algo sobrenatural, mistico ou religioso é um atraso da humanidade..... 2022 anos de idiotismo

  • @perguntaoficial4857

    @perguntaoficial4857

    4 ай бұрын

    Que mentira! Hj mesmo consegui fazer um bom negócio com dois pretos, um russo e um judeu

  • @roquevedo4743
    @roquevedo47432 жыл бұрын

    Contijo eu vejo este Somos Melhores q outros em tudo e em todos seguimentos... estudos, trabalho, família, tribos... o indivíduo se vê melhor q o outro. Grupos para se fortalecer são fechados no sentido de não perder suas características ou heranças, lembra de etnias que não se misturam com outras? Uma empresa preserva suas receitas, estratégias de outras justamente para ser melhor q outra.

  • @betypessoa8412
    @betypessoa84122 жыл бұрын

    Seitas tem disso, de serem exclusivistas

  • @vanderlialcantara8845
    @vanderlialcantara88452 жыл бұрын

    Em todos os vídeos que assisti desse canal, percebi que os entrevistados tem uma fala muito alterada e riem muito também. Isso me chama muita atenção.

  • @FabianoBolanho
    @FabianoBolanho2 жыл бұрын

    Cara!! Você é Fantástico!!

  • @mariogomez3374
    @mariogomez33742 жыл бұрын

    Boa noite

  • @DanielGontijo

    @DanielGontijo

    2 жыл бұрын

    Boa noite!

  • @rjneiva
    @rjneiva Жыл бұрын

    O bom desse canal é que toda semana você descobre a existência de uma picaretagem diferente. Pessoas emocionalmente fragilizadas são as maiores vítimas dessas bufonarias.

  • @dilmamarata379
    @dilmamarata379 Жыл бұрын

    Obrigada pelo cansl

  • @luhs5437
    @luhs5437 Жыл бұрын

    Tô assustada com esse depoimento, a Ayahuasca é um mergulho no seu interior e é muito individual, um processo muito forte , coisa séria. Falar durante a consagração, induzir é muito criminoso..

Келесі