No video

Luta Antimanicomial: o que é e qual o cenário atual do Brasil? | BdF Explica

No Brasil, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Defendendo que cuidado se faz em liberdade, os movimentos que lutam pelos direitos das pessoas com sofrimento mental tomaram corpo no país a partir da década de 1970. Foram formados, em sua maioria, por trabalhadores e sindicalistas, pessoas que passaram por internações psiquiátricas e seus familiares organizados.
Nesse mesmo dia 18 de maio, mas do ano de 1987, um encontro de trabalhadores da saúde mental aconteceu na cidade paulista de Bauru. Foi ali que se definiu a data como um dia nacional de lutas e que se discutiram as bases de uma proposta de reforma no sistema psiquiátrico brasileiro.
Acesse o nosso site para mais notícias: www.brasildefat...
INSCREVA-SE em nosso canal: / agenciabrasildefato
Facebook: / brasildefato
Twitter: / brasildefato
Instagram: / brasildefato

Пікірлер: 35

  • @RobertoLyrio
    @RobertoLyrio2 жыл бұрын

    "O adoecimento mental de uma pessoa não é uma coisa inerente que ela carrega dentro do corpo, mas fruto de processos sociais e da interação dela com o mundo." Minorias oprimidas são também adoecidas mentalmente! Excelente vídeo!

  • @MATEUSGENTE

    @MATEUSGENTE

    2 жыл бұрын

    Vejo como um fenômeno biopsicossocial onde a homeostase está comprometida em algum grau na interação dos três aspectos.

  • @lugarespecial

    @lugarespecial

    Жыл бұрын

    Linda teoria. Mas na prática ninguém pensa assim. Com certeza você conhece pessoas tão antagônicas a sua concepção de mundo que não vê mais distinção entre ela e o seu "adoecimento mental".

  • @liviaalbs

    @liviaalbs

    10 ай бұрын

    ou talvez você apoie esses tratamentos desumanos com pessoas que não tem o mesmo intelecto que você, no qual você nem mesmo consegue notar o seu preconceito e analisar o manicomio como algo desumano.@@lugarespecial

  • @bartolomeusousa6566
    @bartolomeusousa65662 жыл бұрын

    Eles estão de olho no grande mercado gerado pela criação de clínicas psiquiátricas !

  • @fabioquadrosneves8901

    @fabioquadrosneves8901

    2 жыл бұрын

    NAQUELE FILME, "O BICHO DE 7 CABEÇAS", AMBIENTADO EM OUTRA ÉPOCA....ERA LUCRATIVO APRISIONAR PESSOAS EM CLÍNICAS PSIQUIÁTRICAS !!!

  • @deised9902

    @deised9902

    Жыл бұрын

    Sim querem criar hospitais particulares psiquiátricos pra lucrar acabando com os públicos. Os Caps não funcionam direito em determinadas cidades... é uma utopia achar que acabando com os hospitais que hoje não usam métodos arcaicos vai resolver o problema do indivíduo com transtornos mentais ...

  • @vm5nc

    @vm5nc

    Жыл бұрын

    @@fabioquadrosneves8901 Ainda é muito lucrativo! Hospitais, em geral, e clínicas de internação psiquiátricas nunca deixarão de existir por que são extremamente lucrativas. Nestas últimas, custa cerca de 15.000 reais, o mês de internação.

  • @anacouto875
    @anacouto8752 жыл бұрын

    Olá! Pessoal, este vídeo é super relevante! Só tenho uma sugestão: evitem que a música comprometa a audição do narrador.

  • @douglasmansur660
    @douglasmansur6602 жыл бұрын

    Ótimo programa . Parabéns para toda a equipe

  • @alessandroflorencio9579
    @alessandroflorencio95792 жыл бұрын

    Excelente reportagem 👍🏻

  • @lugarespecial
    @lugarespecial Жыл бұрын

    Não adianta reclamar dos atiradores de escolas depois...

  • @14Veeh
    @14Veeh Жыл бұрын

    Qualidade

  • @fernandoperdigaoalvesventu8300
    @fernandoperdigaoalvesventu83002 жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo e abraço de BH MG!

  • @voneidenovaes8995
    @voneidenovaes8995 Жыл бұрын

    Excelente 👏👏👏👏

  • @mycaelaherdy7597
    @mycaelaherdy7597 Жыл бұрын

    Excelente vídeo.

  • @doncomuna378
    @doncomuna3783 ай бұрын

    Leva pra tua casa

  • @alexoiveira5413
    @alexoiveira5413 Жыл бұрын

    Sou a favor de que toda pessoa com qualquer tipo de deficiência intelectual seja tratada em sociedade , convivendo normalmente e socializando com outras pessoas sem isolamento, pois é preciso o convívio social para que possa ter uma.vida normal. Mas agora me diz como.irao reestabelecer o convívio social de um usuário de drogas , em sociedade sem isolamento, pois se em cada esquina tem uma biqueira ou um bar , é quase que impossível, nao tem como comparar uma coisa com a outra são duas coisas totalmente diferente, ou seja um precisa de isolamento e reabilitação em isolamento, ja o outro precisa estar em convívio social para ter uma vida normal.

  • @AntonioJunior-lm7bf

    @AntonioJunior-lm7bf

    6 ай бұрын

    Vc disse o óbvio mas parece que falta bom senso em td mundo. Tem situação que cabe uma coisa, e outra situação que a solução vai ter que ser diferente. É evidente que em alguns casos a internação é necessária. Ou vamos ser tão ingênuos de deixar gente doida violenta na rua?

  • @alexoiveira5413

    @alexoiveira5413

    6 ай бұрын

    @@AntonioJunior-lm7bf não existe "Gente Doida " e sim pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva , esquece esse termo ficou no passado.

  • @gabrielly9703

    @gabrielly9703

    3 ай бұрын

    É para isso que existe a RAPS,ela é uma rede enorme para não só cuidar do problema mental em si,mas com mecanismos para reabilitar,reinserir e inserir as pessoas de volta na sociedade,são diversos processos,ela é pensada com diversos programas,alas,atenção psicossocial e etc,o problema é que muitos políticos aproveitam dos estigmas dados as pessoas tidas como loucas e a falta de conhecimento da população sobre os mecanismos extra-hospitalares para colocar o hospital psiquiátrico como melhor opção, assim fazem uma precarização da rede,o que acaba fazendo com que ela não funcione como deveria.

  • @Fau2024_
    @Fau2024_ Жыл бұрын

    Pessoas com problemas mentais que colocam em risco a vida dos outros devem SIM ser afastadas da sociedade. Este vídeo é uma aberração!

  • @jeffersonrodriguesdasilva2219

    @jeffersonrodriguesdasilva2219

    Жыл бұрын

    Eu li outros comentários, pensei que ninguém iria perceber o quão é manipulador esse vídeo, esses hipócritas que defendem a soltura desses marginais, se prontifiquem a cuidar dos mesmo

  • @rafaelcosta133

    @rafaelcosta133

    Жыл бұрын

    ​@@jeffersonrodriguesdasilva2219 vc sabe pelomenos o significado da palavra marginal, pra vim na Internet digitar asneira?

  • @quietplace85

    @quietplace85

    Жыл бұрын

    Esse vídeo é totalmente manipulador e doentio. Nunca que teve tantas crimes por pessoas com problemas mentais como nos dias atuais. Mulheres que levam tapas nas ruas, simplesmente por pessoas como está do vídeo. Doente demais... Liberdade é inclusão NÃO FUNCIONA, eles tem que ficar em clínicas para sempre. Fecharam tudo e deixaram os doentes nas ruas. Doente e monstruoso quem apoia isso. Olha a cara do indivíduo, só deve apoiar estas coisas.

  • @quietplace85

    @quietplace85

    Жыл бұрын

    ​@@rafaelcosta133asneira quem fala é você. Olha os Estados que as ruas estão, fica um pouco lá cracolandia e vive com as vítimas da sociedade. Por causa de pessoas como você, aquilo está daquele jeito.

  • @rafaelcosta133

    @rafaelcosta133

    Жыл бұрын

    @@quietplace85 tá, mas kd o significado da palavra marginal? Vc sabe? Ou ta aqui falando merda sem base nenhuma? Pegar um problema social de ordem política e jogar pros outros é fácil né, se for por isso, já que vc defende tanto, pega teu dinheiro e constrói varios manicômios ai. Resolve o problema do mundo, garoto expertinho

  • @claudiapr1782
    @claudiapr1782 Жыл бұрын

    Pessoas com transtornos mentais devem ser internadas em clínicas sérias, que tratem o doente com humanidade. Quem não pode cuidar? A família aceita? O Champinha vai pra rua?