Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis - Capítulo 13 - Audiobook - Romance

Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis - Capítulo 13 - Audiobook - Romance
Sobre o autor
Machado de Assis é um dos mais importantes escritores brasileiros. Ele nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Mais tarde, trabalhou como aprendiz de tipógrafo e revisor, além de ser funcionário da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
O romancista, contista, dramaturgo, poeta e cronista, que faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, foi o principal representante do realismo brasileiro.
Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL(Academia Brasileira de Letras), era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
Sobre o Livro
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma das mais importantes obras de Machado de Assis. Publicado em 1881, é considerado um marco na literatura brasileira, pois inaugurou o movimento artístico do realismo no Brasil.
Trata-se de uma autobiografia de Brás Cubas, narrador-personagem, que nos conta, em 1ª pessoa, a história de sua vida a partir de suas memórias - póstumas, pois é depois de morto que ele relembra aquilo que viveu. O fato de estar já falecido também contribui para que o personagem narre os fatos sem medo de represálias ou julgamentos, fazendo uso de uma ironia mordaz.
Como de praxe nos romances e contos de Machado de Assis, o enredo é banal e cotidiano, mas é a partir desses acontecimentos aparentemente sem relevância que o autor trabalha, fazendo uso do deboche, temas universais e pertinentes à sociedade brasileira.
O livro encontra-se em domínio público
#livromemóriaspóstumasdebráscubas #livromachadodeassis#romancemachadodeassis #audiobookmemóriaspóstumasdebráscubas #livronarradomemóriaspóstumasbráscubas

Пікірлер