Lançamento do catálogo 'Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira'

Ойын-сауық

O IMS promoveu uma conversa sobre a obra de Jorge Bodanzky, cinema e ditadura, com o diretor Joel Zito Araújo e a professora Cláudia Mesquita, mediada pelos curadores da exposição Thyago Nogueira e Horrana de Kássia Santoz. Mais: ims.com.br/eventos/lancamento...
O bate-papo integra a programação de lançamento do catálogo da exposição "Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985",
A exposição apresenta filmes, fotos, super-8 e documentos produzidos por Jorge Bodanzky durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), utilizando diversas estratégias para driblar os censores e abordar os conflitos sociais do país.
Gravado no IMS Paulista em 28/5/2024
Vídeo de Maria Clara Villas
SOBRE OS PARTICIPANTES
Joel Zito Araújo
É diretor e roteirista, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Sua obra inclui o livro e filme "A negação do Brasil" (2001), os longas ficcionais e documentais "Filhas do vento" (2004), "Meu amigo Fela" (2019), "O pai da Rita" (2022), e as séries "PCC: o poder secreto" (2022) e "A ética do silêncio" (2023).
Cláudia Mesquita
É professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, Políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP, e pós-doutorado na UFC. Publicou, com Consuelo Lins, o livro "Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo" (2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, "El otro cine de Eduardo Coutinho" (2012), publicado no Equador.

Пікірлер

    Келесі