No video

Lam Thuy Vo: As histórias por trás dos dados | Festival piauí de Jornalismo 2023

Os amontoados estatísticos são um recurso extraordinário para fazer jornalismo, mas assim como outras fontes de informação, eles têm viés e podem levar a conclusões enganosas. “Os dados têm vieses, temos que ser céticos ao analisá-los. Imagine-os como um espelho que distorce a imagem. Às vezes, as informações não são necessariamente falsas, mas há nelas uma desproporção”, explicou a jornalista Lam Thuy Vo, convidada para o Festival piauí de Jornalismo. Entrevistada pelos repórteres da piauí Angélica Santa Cruz e Tiago Coelho, ela falou dos riscos e vantagens do uso de novas tecnologias no jornalismo.
De família vietnamita, Vo nasceu na Alemanha e vive nos Estados Unidos. Atualmente é repórter do The Markup, veículo que investiga como instituições públicas e privadas estão transformando a sociedade por meio da tecnologia.
Leia mais sobre a entrevista com Lam Thuy Vo: piaui.folha.uo...

Пікірлер: 1

  • @malumoteki3021
    @malumoteki3021Ай бұрын

    Como uma entrevista super importante, de um tema tão impactante como análise de dados expostos nas redes pode estar tão pouco visualizada e ainda... Nada de comentários! Fiquei maravilhada com o trabalho da Lan e seus companheiros de trabalho. A importância de divulgar como a análise de dados é enviesada e como isso afeta o funcionamento, as reações e os comportamentos de cada um em cada instituição da sociedade como no caso dos dados sobre os vizinhos interferindo nas ações e/ou reações das atividades policiais. E a maravilhosa ainda comentou sobre o funcionamento do filtro bolha. Eu achei fantástico a existência de um trabalho como o dela. Que mais pesquisadores eescritores jornalistas etc façam o mesmo. E que compartilhem suas experiências. 👏👏👏👏😍😍😍😍👏👏👏👏

Келесі