Lê as velhas marcas deixadas nas pedras, elas te contarão o seu passado incrível - Portugal

Bogalhal Velho é mais um povoado que pouco ou nada se sabe, apenas vemos surgir através de uma velha lenda, contada de geração em geração pelos mais idosos, de uma terrível maldição, que diz que o povoado foi assolado por um bando de formigas gigantes, que devoravam tudo na sua passagem.
Sabemos que as lendas são o que são e valem o que valem, mas por vezes chegam a ter algum fundo de verdade escondida nos velhos contos.
Agora vou-lhes contar a minha versão da história, que creio ser muito valida, apesar de ser apenas especulação minha, mas esta história é muito real e verdadeira, são factos que estão registados na história e é o seguinte: Este povoado fica bem acima em um ponto estratégico, junto de uma escarpa do rio Côa, que por sua vez desagua em Foz Côa no rio Douro, antigamente estes rios eram perfeitamente navegáveis desde o mar até aqui, a minha teoria, vem a propósito que durante muitos séculos principalmente junto da costa, os povoados por vezes eram atacados, por bandos de piratas e de salteadores, que faziam ataques surpresa, de forma relâmpago. Que por sua vez quando vinham em numero maior de hordas, se aventuravam mais adentro do território, através de seus rios. É muito provável que isso tenha acontecido aqui, um povoado que tenha sido completamente arrasado por uma horda de piratas que se aventuraram mais adentro do território, talvez venha daí a expressão "atacados por uma coisa que era como um bando de formigas gigantes, que devoravam tudo na sua passagem".
Isso era perfeitamente normal e acontecia com alguma frequência, tendo os sobreviventes fugido espavoridos por aquelas encostas abaixo, abandonando definitivamente o povoado que foi completamente arrasado pelo fogo e pela violência, para nunca mais voltarem ao local.
Junto da velha soleira da porta, deixa a descoberto um enorme buraco, bem perto dali, jaz um pedaço de sepultura romana, que nos indica que este local também já foi alvo de caçadores de tesouros, contribuindo ainda mais para a degradação deste património, tristemente votado ao abandono, com as ruínas daquilo que foram noutro tempo as antigas habitações, completamente cobertas pelo mato, somente através das imagens aéreas conseguimos ter alguma noção do que foi antigamente este povoado.
Penso ter solucionado alguns mistérios que envolvem o local. mas tudo não passa de especulação minha, pode ser que algum dia venhamos a ter mais informação acerca deste antigo lugar, através de escavações arqueológicas.
Bogalhal Velho, pertence ao concelho de Pinhel, destrito da Guarda- anteriormente chamada Santa Maria de Porto de Vide - é hoje um monte de ruínas de uma aldeia medieval. As placas estão lá a indicar o local arqueológico, mas há muito que o caminho não tem tido o cuidado necessário (tem vegetação alta) que nos impede de apreciar esse espaço histórico, de forma mais simples e prática, penso que este local merece melhor atenção por parte das entidades competentes para o efeito, infelizmente não é isso que verificamos, com muita tristeza. Aliás, é muito difícil ver as ruínas da igreja, da qual já só sobram as paredes e os arcos, que nos comprovam a sua antiguidade. É uma pena, não se tratar melhor o nosso património, para o tornar visível e mais atrativos para os viajantes, que andam a passear por esta região do centro e interior de Portugal.
Apesar das ruínas das casas antigas estarem já escondidas pela vegetação, de ser difícil visitar a parte da igreja, existe um outro motivo para se ir até lá, a paisagem em redor é de uma enorme beleza, estando situada numa colina com vista para a Ribeira das Cabras (que se junta ao Rio Côa) e para a Serra da Marofa. Puramente deslumbrante!

Пікірлер: 6

  • @valdecirmartinsdasilva2604
    @valdecirmartinsdasilva26046 ай бұрын

    Que lindo ❤

  • @emidiorocha4922
    @emidiorocha49226 ай бұрын

    ❤❤

  • @luisteixeiraneves4211
    @luisteixeiraneves42116 ай бұрын

    Suponho que essa história das formigas que já ouvi a propósito de outras localidades abandonadas, é uma metáfora para intrigas na base de desavenças entre vizinhos. (Antes da foz do Côa, o Douro tinha pelo menos dois cachões, obstáculos à navegação, o da Rapa e o da Valeira.)

  • @jorgematos8820

    @jorgematos8820

    5 ай бұрын

    Sim, de facto tem razão, mas as pessoas arranjavam sempre formas de contornar esses obstáculos, tanto que isso fazia-se ! A gente sabe disso, porque por vezes os acidentes também aconteciam e alguns ficaram registados na história.

  • @marioferreiradasneves7242
    @marioferreiradasneves72426 ай бұрын

    Onde fica esse lindo lugar

  • @jorgematos8820

    @jorgematos8820

    6 ай бұрын

    Fica em Pinheil, destrito da Guarda, veja na descrição abaixo do video, para saber um pouco mais. Obrigado