KANDINSKY: VIDA E OBRA

Wassily Wassilyevich Kandinsky, em russo: Василий Кандинский (Moscou, 16 de dezembro de 1866 - Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944), foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.
A Kandinsky é normalmente creditado o pioneirismo na arte abstrata.Nascido em Moscou, passou boa parte da infância em Odessa, onde se formou na Grekov Odessa Art school. Bem sucedido na carreira do Direito, lhe ofereceram a cadeira de direito romano na Universidade de Tartu, hoje na Estônia. Começou seus estudos sobre arte com cerca de 30 anos de idade.
Em 1896, ele se estabeleceu em Munique, depois de estudar em uma escola privada e enfim conseguir se matricular na Academia de Belas Artes de Munique. Retornou a Moscou em 1914, após a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Com a Revolução Russa, Kandinsky tornou-se um membro da administração cultural de Anatoly Lunacharsky e ajudou a criar o Museu da Cultura da Pintura. Quando seu estilo e modo de pensar bateram de frente com o materialismo argumentativo da sociedade soviética, Kandinsky aproveitou as oportunidades que surgiam na Alemanha, e retornou ao país em 1920.
Lecionou arte e arquitetura na tradicional escola de design, Bauhaus, de 1922 até o fechamento ordenado pelos nazistas em 1933. De lá, ele foi para a França, onde viveu até o fim da vida, tornando-se cidadão francês em 1939, produzindo grande parte de sua vasta obra. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 1944, aos 77 anos.
Kandinsky nasceu na cidade de Moscou em 16 de dezembro de 1866 (4 de dezembro no calendário juliano, então em vigor na Rússia)[5] Era filho de Lidia Ticheeva e Vasily Silvestrovich Kandinsky, um comerciante de chá. Uma de suas bisavós era uma Princesa Gantimurova, linhagem descendente do general Manchu Gantimur ou Gantömör, da Mongólia. Foi tio do filósofo Alexandre Kojève (1902-1968).
Seus pais também eram músicos, assim a arte esteve presente em sua vida desde o início. Quando Kandinsky tinha cerca de 5 anos, o casal se separou, e ele se mudou para Odessa, hoje na Ucrânia, para morar com uma tia. Na casa dela aprendeu a tocar piano e violoncelo, além de estudar desenho com um professor particular.Ainda que amasse a pintura e desejasse continuar estudando arte, cedeu aos desejos da família e foi estudar Direito, na Universidade de Moscou, em 1886. Formou-se com honras e ganhou uma bolsa de estudos na área da etnografia.
Em 1889, como parte de um grupo de estudo etnográfico, viajou para a região de Vologda para estudar sua jurisprudência e religião criminais tradicionais. Muitos de seus primeiros trabalhos apresentam essa inspiração na arquitetura local, as cores das casas e das igrejas, o brilho das cores. Poucos anos mais tarde, ele ligaria a pintura com a composição musical, o que acabou lhe conferindo notoriedade.
A faculdade de artes costumava ser vista como um desafio quase insuperável para muitos, mas não para Kandinsky. Neste período, ele começa a se formar não apenas como pintor, mas também como um teórico das artes. Suas pinturas começam a se multiplicar. Primeiro as paisagens e cidades que usou como inspiração, usando de formas reconhecíveis e pinceladas variadas. Na maioria delas, não se via formas humanas, talvez com exceção de Sunday, Old Russia (1904), onde se vê coloridas figuras humanas, tanto nobres quando camponeses, junto ao muro da cidade. Nestas primeiras telas, é possível ver as influências do fauvismo e do pontilhismo e como Kandinsky se valia das cores de maneira subjetiva. Em maio de 1901, Kandinsky foi um dos fundadores da Sociedade Artística Phalanx e lecionou na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade.
No verão de 1902, Kandinsky convidou sua aluna, Gabriele Münter, para ter aulas de pintura em um curso de verão nos Alpes, ao sul de Munique e um relacionamento amoroso com ela começou a partir daí. Gabriele Münter, que viria a ser sua companheira até 1917. Kandinsky separou-se de Anya Chimiakin em 1916. De 1906 a 1908, Kandinsky viajou pela Europa até se estabelecer na região da Baviera, na pequena cidade de Murnau.
Na década de 1910, Kandinsky desenvolveu seus primeiros estudos não figurativos - sendo por isso considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras dessa época, a exemplo de "Murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau, notando-se um crescente abstracionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914.
Em maio de 1922, esteve no Congresso Internacional de Artistas Progressistas, em Düsseldorf.

Пікірлер: 9

  • @mmguerreiradaluz
    @mmguerreiradaluz23 күн бұрын

    Um espetáculo visual estupendo!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    22 күн бұрын

    Concordo.

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi2258Ай бұрын

    Adorei! Pessoa fantástica e obras também.

  • @marciacozzilopespontes3156

    @marciacozzilopespontes3156

    Ай бұрын

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Sim demais

  • @Historia_da_Arte
    @Historia_da_ArteАй бұрын

    Amo!!❤❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Eu tambem!!!

  • @alexandretinocoo
    @alexandretinocoo23 күн бұрын

    Essa revolução infinitamente citada de kandinsk é (me permita) Intelectual...são quadros saturados, sem movimento, empastelados

  • @mmguerreiradaluz

    @mmguerreiradaluz

    23 күн бұрын

    Se não sabe apreciar! É melhor nem olhar meu caro!