Imunidade tributária: Igrejas devem pagar impostos, como IPTU, IR e COFINS? | Mude Minha Ideia

Ойын-сауық

Paulo Rogério, ex-Pastor Evangélico, não acredita na IMUNIDADE TRIBUTÁRIA para templos e afirma que IGREJAS DEVEM PAGAR IMPOSTOS (IPTU, por exemplo). Para ele, a arrecadação que é feita dentro dos próprios templos poderiam ser revertidos em centros esportivos, clínicas de reabilitação, escolas técnicas, mas o que viu em sua vivência, durante as dificuldades que passou, foi a falta de suporte da Instituição. Foi, então, que começou a questionar: o que fazem com tanto dinheiro, se não ajudam as pessoas?
Para prover um diálogo enriquecedor sobre SER CONTRA OU A FAVOR AO PAGAMENTO DE IMPOSTOS POR PARTE DAS IGREJAS, convidamos três pessoas que discordam de Paulo Rogério, em acordo com o próprio: Pai Joel - Joel Bezerra, Babalorixá e Sacerdote Candomblé,Secretário Adjunto de Cultura e Turismo - Taboão da Serra ; Marcelo Theo Penha, cantor Gospel Cristão e Diretor de Esportes; Pastor Luiz Carlos Santos, Pastor da Igreja "Paz e Vida"; Diretor Comercial de uma Editora Evangélica são os convidados que aceitaram o nosso convite, assim como o ex-Pastor.
#MudeMinhaIdeia #MudeMinhaIdeiaNoGNT #QuebrandoOTabu #ImpostosParaIgrejas #IgrejasDevemPagarImpostos #PastorEvangélico #Gospel
* O #MudeMinhaIdeiaNoGNT propõe um diálogo entre pessoas que pensam diferente. Seja qual for a opinião de uma pessoa sobre determinado tema, aqui, essa pessoa terá a oportunidade de colocar seus argumentos, e, por outro lado, também será contestada por outras 3 ou 4 pessoas (todos de comum acordo com o formato do projeto). A pessoa, você ou os outros 4 convidados podem mudar de ideia ou não. O importante é que, aqui, ambas as partes abrem a escuta e também têm seu lugar de fala, tornando a conversa rica tanto para quem concorda, quanto para quem discorda e quer entender melhor o outro ponto de vista, às vezes tão longe do nosso.
Então, deixamos aqui mais um vídeo do #MudeMinhaIdeiaNoGNT que divide opiniões. Como muita coisa nesse mundo, afinal! Que seja bom para você ouvir tanto com quem concorda, quanto com quem você discorda :) É enriquecedor, de todo jeito.
Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/GloboplayCanaisGNT
Site: gnt.globo.com/
Facebook: / gnt
Instagram: / gnt
Twitter: / canalgnt
Pinterest: / canalgnt

Пікірлер: 75

  • @cantormarcelotheo8663
    @cantormarcelotheo86632 жыл бұрын

    Foi uma honra pra mim ,fazer parte dessa ideia . Agradeço a toda equipe por me permitir expressar uma opinião sobre um tema tão polemico .

  • @Lucas-cq5sq
    @Lucas-cq5sq2 жыл бұрын

    Tem que pagar mesmo. Brasil é um estado laico.

  • @canalgnt

    @canalgnt

    2 жыл бұрын

    Bom ponto de vista, Lucas. Obrigada por compartilhar e ampliar esse diálogo aqui nos comentários!

  • @relaxlife423

    @relaxlife423

    2 жыл бұрын

    Imposto é roubo niguem deve pagar essa merda

  • @emillyferreira2250

    @emillyferreira2250

    Жыл бұрын

    E oque tem a ver isso

  • @eduardol.1189

    @eduardol.1189

    7 ай бұрын

    nada a ver que o Brasil e laico ....sou a favor por cidadania nao por ser laico.

  • @alexandrecosta7003
    @alexandrecosta70032 жыл бұрын

    Sou totalmente a favor disso. Igreja deveria SIM pagar imposto. Hoje em dia o que mais tem é pessoa abrindo igreja pra ganhar dinheiro. Fácil, não precisa de muito, não paga nada ao Estado, colhe muito dinheiro. Não é justo. Deveria pagar isso, já virou indústria isso.

  • @geonesmedeiros8354
    @geonesmedeiros83542 жыл бұрын

    As pessoas dizem que cotas são privilégio, mas ninguém pensa nos LUCROS das igrejas, elas não tem nenhuma contrapartida garantida pra sociedade.

  • @antoniorainha3294
    @antoniorainha32942 жыл бұрын

    É obvio que sim! E as que agem como COMÉRCIO, devem PAGAR MAIS E SEREM BEM FISCALIZADAS.

  • @fernandolemos2900
    @fernandolemos29002 жыл бұрын

    Claro que tem que pagar! Arrecadam horrores e ainda tem isenção? Não tem o menor cabimento!

  • @canalgnt

    @canalgnt

    2 жыл бұрын

    Bom ponto de vista, Fernando. Obrigada por compartilhar e ampliar esse diálogo aqui nos comentários!

  • @seraqueepsicologico
    @seraqueepsicologico2 жыл бұрын

    Tem que ter um olhar para estas questões. Sou a favor dos impostos para igrejas, ou que pelo menos haja mais fiscalização e critérios para isenção.

  • @victorcarvalho9584
    @victorcarvalho95842 жыл бұрын

    Trabalhei um tempo criando posts para divulgação de empresas nas redes sociais. Em 2017 um pastor pediu pra eu criar propagandas pois ele queria aumentar o número de fiéis de sua igreja... Ter uma igreja hoje é um negócio lucrativo.

  • @ModaSmartBudget

    @ModaSmartBudget

    Жыл бұрын

    sempre foi um ótimo negocio, olhe como é a vida dos bispos pioneiros.

  • @kell6604

    @kell6604

    Жыл бұрын

    @@ModaSmartBudget quando um demonio se manifestar eu vou te chamar pra tu resolver 😉

  • @fabio.lous_
    @fabio.lous_2 жыл бұрын

    Bater meta na igreja, é sério isso??

  • @brunonacimeto
    @brunonacimeto2 жыл бұрын

    Nem comecei a assistir, a reposta é: SIM tem que pagar! Fim.

  • @inexistente2682
    @inexistente26822 жыл бұрын

    Março de 2022. 3:45 - Nem pode mais falar que as igrejas não recebem ajuda do governo, pois agora recebem (ilegalmente, rsrs), vide escândalo recente no MEC

  • @andrecysneiros175
    @andrecysneiros1752 жыл бұрын

    Realmente é possível é que os católicos tem que pagar os impostos

  • @jazonrocha9393
    @jazonrocha9393 Жыл бұрын

    Grandes igrejas, "grandes negócios"!!! Elas batalham pela isenção para manter os privilégios de sempre. Se compram determinado equipamento, boa parte dessas igrejas, logo lançam um "campanha". Os dízimos e ofertas nunca são suficientes. E o membro não tem que administrar seu salário para que consiga chegar até a data do outro recebimento? Não sabem administrar? Depois nos deparamos com líderes em carrões, vida muitíssimo boa, as custas do evangelho de Cristo.

  • @alessandraramos5781
    @alessandraramos57812 жыл бұрын

    A solução não seria um imposto escalonado? Garantir a isenção até um valor?

  • @relaxlife423

    @relaxlife423

    2 жыл бұрын

    Não a solução é torna imposto crimes!

  • @joanadarctorrescavalcantet7862
    @joanadarctorrescavalcantet78622 жыл бұрын

    Um vídeo bem importante. Questionamentos bastante relevantes para a nossa atualidade. Quando a lei foi criada, acreditava-se que existiria tantas instituições se beneficiando dessa imunidade, por exemplo?

  • @Emilioalves059
    @Emilioalves059 Жыл бұрын

    Amigo você está super certo. Porque são dinheiro que iria aos pobres. Como educação hospitais é segurança pública.

  • @csm4720

    @csm4720

    7 ай бұрын

    Mas as pessoas já não pagam imposto para isso?

  • @michellebaluartypedroza2266
    @michellebaluartypedroza22662 жыл бұрын

    Caps ad existem p isso, "pastor".

  • @JoaoLucas-ec7df
    @JoaoLucas-ec7df2 жыл бұрын

    Sugestão: Emissoras de televisão/rádio devem ganhar Isenção ao passar propaganda eleitoral? Sugestão: Você acha justo emissoras de televisão não pagarem ICMS? Sugestão: Emissoras de TV podem ficar devendo por anos a previdência?

  • @vanessahorner9095
    @vanessahorner9095 Жыл бұрын

    Tem que pagar, como negócio que é, proporcional ao tamanho e arrecadamento.

  • @monicarodrigues493
    @monicarodrigues4932 жыл бұрын

    O primeiro entrevistado afirma que sua igreja presta serviço à comunidade sem receber nada? E o dízimo?

  • @PriRodrigues.mp3
    @PriRodrigues.mp32 жыл бұрын

    Ah pronto, agora o pastor diz que a igreja não deve pagar imposto, pois ajuda drogados e alcoólatras. Isso é mais que a sua obrigação de você segue um livro que diz pra você amar o próximo!

  • @atmosmorte

    @atmosmorte

    2 жыл бұрын

    5% da igrejas fazem isso, eles sempre tem esse papo

  • @pablocesar7187

    @pablocesar7187

    Жыл бұрын

    Sério que é esse teu argumento? Igrejas mantêm casas de passagem, leprosários, casas que auxiliam na recuperação de dependentes químicos e alcoólatras. Projetos sociais como pastoral do idoso, da criança, da pessoa de rua, que fazem visitas e acompanhamentos em relação a saúde, alimentação e cuidado com essas pessoas. Distribuem cestas básicas. Há cidades onde se matem farmácias com distribuição GRATUITA de remédios. Tudo isso, sendo dever do Estado. E as igrejas fazem. Una vez que pagando impostos toda essa cobertura talvez nem seria feito. Mas o teu argumento pra que elas paguem é de que seguem um livro mandando praticar o bem.

  • @PriRodrigues.mp3

    @PriRodrigues.mp3

    Жыл бұрын

    @@pablocesar7187 na teoria é tudo muito lindo o que você descreve, a questão é que na prática não é dessa forma que acontece. Hoje em dia em qualquer portinha de esquina se abre igreja, é muito fácil para esses falsos profetas fazerem diversos desvios de verbas, como podemos conferir em escândalos que aparecem por aí na mídia. Os poucos que fazem alguma coisa como clínicas de reabilitação, alimentação diária e outras ações sociais que você mesmo descreveu são minorias, posso julgar até menos de 10% de todas as portas abertas. Eu tenho meu projeto social e como estou no meio, acompanho muitas ações de diferentes setores. No início do ano, quando tivemos o dias com quase temperatura negativa em São Paulo, que por acaso tivemos vários óbitos de pessoas em situação de rua, foi dado a ordem das igrejas abrirem as portas para eles acamparem. Sabe quantas igrejas aqui no centro seguiu a ordem? Apenas DUAS delas. Esse mundo incrível que você descreveu é utópico, eles dizem fazer, mas se você for conferir na prática, só o que esse povo sabe fazer atualmente é levantar bandeira para um verme de um presidente (Pelo menos grande parte delas) e apoiarem atitudes impensáveis.

  • @pablocesar7187

    @pablocesar7187

    Жыл бұрын

    @@PriRodrigues.mp3 Tirar a parte pelo todo é muito fácil. Você apresenta seus argumentos contrários com base na cidade onde vive, pois bem, farei o mesmo. Aqui na minha cidade a diocese mantém um "leprosário", hoje já não mais chamado assim, que acolhe pessoas com hanseníase e idosos abandonados pela família. Acolher no sentido amplo: dar moradia, financiar o tratamento, dar alimento, tudo. Além do tratamento gratuito a qualquer um, mesmo que não more lá. Aqui também tem uma "Fazenda da Esperança", instituição da igreja católica que visa o tratamento de dependentes químicos e a ressocialização destes. Na cheia do rio, quando os ribeirinhos perderam suas casas, adivinha quem primeiro abriu as portas, por iniciativa própria, cedeu lugar ao povo fazer abrigo, e ainda incentivou a doação de cestas básicas por parte de seus fiéis... foram as paróquias! Outra igreja neopentecostal daqui também mantém centro de reabilitação para dependentes químicos. Então Priscila, não é teoria, não é utopia, é realidade. Realmente existe quem só queria lucrar encima das igrejas, mas também existe quem realmente faça.

  • @PriRodrigues.mp3

    @PriRodrigues.mp3

    Жыл бұрын

    @@pablocesar7187 eu só tenho como falar e afirmar as questões que eu vejo, por isso dei como exemplo a cidade em que resido. Se aí na sua cidade funciona dessa parte, parabéns aos envolvidos, mas como disse lá no primeiro comentário, eles estão fazendo o que é obrigação pra eles, ainda mais pelo ensinamentos que aprenderam na bíblia. Nós temos diversas formas de cobrar essa fortuna em impostos que não são arrecadados, inclusive nesse tipo de instituição a contribuição poderia ser feita de acordo com os projetos sociais desenvolvidos. O que não podemos fazer é deixar de cobrar imposto de grandes impérios que vimos por aí.

  • @denizioduarte8992
    @denizioduarte89922 ай бұрын

    Eu acho que deveria ter uma faixa de isenção. Uma coisa é uma igreja dentro de comunidades, periféricas e outra coisa são igrejas e templos suntuosas. Uma faixa de isenção lode ser pensada.

  • @pablocesar7187
    @pablocesar7187 Жыл бұрын

    Igrejas mantêm casas de passagem, leprosários, casas que auxiliam na recuperação de dependentes químicos e alcoólatras. Projetos sociais como pastoral do idoso, da criança, da pessoa de rua, que fazem visitas e acompanhamentos em relação a saúde, alimentação e cuidado com essas pessoas. Distribuem cestas básicas. Há cidades onde se matem farmácias com distribuição GRATUITA de remédios. Tudo isso, sendo dever do Estado. E as igrejas fazem. Uma vez que pagando impostos toda essa cobertura talvez nem seria feita, vede a miséria que é o país em relação a tudo isso.

  • @chloesantiago4740
    @chloesantiago47402 жыл бұрын

    Paulo Rogério está certíssimo!!!

  • @herbetporsches
    @herbetporsches2 жыл бұрын

    Para mim uma solução seria não tributar todo dinheiro que é revertido para causas sociais (remédios, cestas básicas...) e todos demais recursos que forem utilizados para, por exemplo, pagar salários e investir em patrimônio (veículos, imóveis...) devem ser tributados da mesma forma que outras empresas.

  • @Mony.ka.63
    @Mony.ka.632 жыл бұрын

    Partindo do princípio q fazem das igrejas indústrias, com a arrecadação monetária significativa, tem que pagar impostos sim!!!!!!

  • @noemitorquato6676
    @noemitorquato66762 жыл бұрын

    TEM Q ACABAR C OS SALÁRIOS DOS PASTORES.

  • @Grooveer
    @Grooveer2 жыл бұрын

    Todos devem pagar sim e já.

  • @emianeri5329
    @emianeri53299 ай бұрын

    Eles querem viver na lei de Moisés, o que Cristo aboliu na cruz...

  • @EduardoSantos-li3gl
    @EduardoSantos-li3gl2 жыл бұрын

    Sou a favor da cobrança dos impostos. Esse "trabalho" social é subjetivo demais. Mas, vamos considerar que existe esse trabalho social em todas as igrejas na mesma proporção que arrecadam. Por ser realizado com o nosso dinheiro (imposto não pago) deve ser possível, no mínimo, fiscalizar. Agora vai perguntar pro macedao como ele comprou aquele jatinho, capaz de tomar uns tapas do segurança pra ficar quieto.

  • @PriRodrigues.mp3
    @PriRodrigues.mp32 жыл бұрын

    Já passou da hora de começar a cobrar esses impostos!

  • @YARA6001
    @YARA60012 жыл бұрын

    Tudo que a igreja faz ela pede uma troca, geralmente de devoção àquela denominação.

  • @fredyemanuel4235
    @fredyemanuel42352 жыл бұрын

    (Dúvida/Pergunta): Os impostos pagos hoje são bem empenhados? Segurança, saúde e educação está tudo certo! Temos tudo em ordem. Estado não entrega NADA NADA NADA, políticos nos roubam TODOS OS DIAS.

  • @eliasruan7595
    @eliasruan75952 жыл бұрын

    Todos as "igrejas" inclusive terreiros, templos e mesquitas "

  • @amandasthefenysantanaperes6837
    @amandasthefenysantanaperes68372 жыл бұрын

    Universal não é igreja é uma empresa

  • @emianeri5329
    @emianeri53299 ай бұрын

    Igreja eram (pessoas) pois o templo de pedras foi destruido 😅

  • @eduardol.1189
    @eduardol.11897 ай бұрын

    o proposito e de roubar..

  • @mandy7444
    @mandy74442 жыл бұрын

    Uma pena que o mediador usou o ranço da infância pra debater ao invés do conhecimento empírico. O debate poderia ser muito mais rico. Vários pontos não foram focados. Lavagem de dinheiro seria uma delas. Igrejas tem sim que pagar impostos, mas senti falta de um debate mais bem construído.

  • @andrenascimento4134
    @andrenascimento41342 жыл бұрын

    Todos tem que pagar impostos sim! Jesus falou da a César o que é de César! E esses pastores que são políticos não pagam impostos e querem cuidar da verba pública Isaías 56,11

  • @igormgrilo
    @igormgrilo2 жыл бұрын

    Não acho certo! Engana-se quem acha que igreja é fácil. Conheço bastante que passam por dívidas pesadas e até fecham.

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    Eh mas tem padres e pastores ou líderes religiosos que vivem bem,ou melhor acabam numa questão ideologica de senso comum, chamando todos de vagabundos, príncipalmente quem recebe bolsa família graças tbm ao atual governo

  • @eusoualenda3870

    @eusoualenda3870

    2 жыл бұрын

    @@juanlima4634 O problema é generalizar essa situação.

  • @jameslii9704
    @jameslii97042 жыл бұрын

    Deve pagar impostos sim!!! Graças a DEUS!!!

  • @amandasthefenysantanaperes6837
    @amandasthefenysantanaperes68372 жыл бұрын

    Olha o argumento desse pastor? A igreja ajuda sem incentivo, se ele não paga imposto é o incentivo

  • @MarcosPaulo20053
    @MarcosPaulo200532 жыл бұрын

    Deve pagar sim,tem muita morrendo de fome.o dinheiro aqui no Brasil é muito mal distribuído

  • @giovannavieira5140
    @giovannavieira51402 жыл бұрын

    Claro que vai ser contra né? O dinheiro vai pra seu bolsoooo neeee😡

  • @Andre-id4fw

    @Andre-id4fw

    Жыл бұрын

    Pro bolso de quem sem noção?

  • @danielbarbosagr
    @danielbarbosagr Жыл бұрын

    As igrejas não deveriam pagar impostos, mas sim deveriam acabar!

  • @marciodellabrusk8201
    @marciodellabrusk8201 Жыл бұрын

    Tem que pagar sim... Pra onde vai os dízimos milionários da IURD?

  • @polyanesilva16
    @polyanesilva162 жыл бұрын

    A igreja jenuina não tem fins lucrativos, não concordo em as igrejas pagarem impostos. Os fiéis precisam acordar para igrejas que não ajuda seus membros, congregados e a comunidade em geral. Saúde, educação, moradia entre outros são dever do Estado, nós pagamos impostos em tudo, não precisamos como cidadãos ser taxado tb em doações para ajudar quem mais precisa e para manter o Templo ao qual congregamos

  • @marcospedro313
    @marcospedro3133 ай бұрын

    7:00 "O DINHEIRO ACABA INTERFERINDO NESSA ENERGIA DE PASSAR A MENSAGEM" KKKK SÓ NÃO INTERFERE NA HORA DO PASTOR COMPRAR O CARRÃO DELE E VIAJAR PRO EXTERIOR COM A FAMÍLIA

  • @cleitonpropaganda
    @cleitonpropaganda2 жыл бұрын

    a cara desse pastor Luiz ja entrega toda a marmelada que ele faz com a grana da igreja

  • @ueltonfidelis2099
    @ueltonfidelis20992 жыл бұрын

    vamos supor que vc e seus amigos trabalharam o mês inteiro e na hora de receber o pagamento, os encargos relacionados a carteira de trabalho já foram descontados, o dinheiro que foi depositado na sua conta é seu e vc gasta como quiser, vc e seus amigos fizeram uma vaquinha para alugar um ap na praia para passar o final de semana. criar imposto sobre a igreja é a mesma coisa de criar imposto sobre a vaquinha que foi feita.

  • @estudosmonique

    @estudosmonique

    3 ай бұрын

    Até que fim um comentário logico. Aquele dinheiro que entra ja foi tributado. A igreja paga imposto se tiver funcionários registrados. Pelo menos na minha igreja que é pequena, eles leem o livro caixa pra todos, pastor não tem salario. E o que se recebe é revertido em prol da comunidade em que ela está. Estado já recebe tanto imposto e quer mais? não quer mais igrejas, so melhorar a fiscalização. Imagine tributar os microempreendedores que esconde que ganha mais de 81 mil anual? ACORDA BRASIL

Келесі