Imprensa estrangeira arrasa FPF na questão dos 22 títulos do Sporting

Se a Federação Italiana não reconhecesse títulos conquistados por equipas numa altura em que a "Serie A" tinha outras designações e formatos, o Génova perderia todos os 9 títulos do seu palmarés e deixaria de ser o 4.º título de Itália com mais títulos. Se a CBF tivesse agido da mesma forma da FPF em Portugal, Pelé não teria sido campeão brasileiro pelo Santos, por exemplo. A batallha de Sporting, Porto, Belenenses e Marítimo não é caso único, há vários exemplos de países onde a mesma polémica lançou o debate à volta dos títulos nacionais. Só que na Alemanha, em Inglaterra, em Itália ou até mesmo no Brasil, todos os títulos foram reconhecidos pelas respectivas Federações. A "mudança de formato" ou de designação nunca foi argumento para não reconhecer campeonatos e "diminuí-los" para Taças Nacionais.

Пікірлер: 9

  • @tiagop137
    @tiagop1373 жыл бұрын

    o Sporting tem toda a razão...

  • @tunisino2
    @tunisino25 жыл бұрын

    Tristes. No relatório e contas do respectivo ano, está lá, PRETO NO BRANCO que o Campeonato de Portugal passa a designar-se Taça de Portugal. Basta irem ao próprio troféu da Taça de Portugal e verem as placas coladas com os tais 4 "títulos" mas também os de todos os vencedores da Taça de Portugal. Deixem de fazer o ridículo.

  • @chn7202

    @chn7202

    4 жыл бұрын

    tunisino2 Tem toda a lógica. Quem se esforça por não querer entender esquece-se, entre outras coisas, que tudo isto se explica pela própria evolução do futebol enquanto fenómeno amador nos seus inícios. Era impossível financeiramente para equipas e jogadores amadores sustentar um formato em tamanho de liga, pelo que em todos os países se começou pelo modelo de eliminatórias que hoje associamos às taças, mas que na altura designava o campeão nacional. Pelas mesmas razões que hoje ainda é incomportável fazer um Mundial ou um Europeu em formato de liga, também naquele altura era impossível comportar os custos logísticos. Se pensarmos no futebol mais globalmente, temos aqui a explicação do porquê do campeonato brasileiro se ter desenrolado em "mata-mata" até 2003 ou o atual formato de conferências e play-offs da MLS e da generalidade dos outros desportos dos EUA. A evolução dos transportes e o encurtamento se distâncias possibilitou criar as ligas em sistemas de pontos corridos e todos contra todos, mas não apaga a história: porque o Mundial nem sempre teve 32 equipas, mas o Uruguai foi campeão em 1930 e em 1950 (na mítica "final" do Maracanazo em que o Brasil só precisava de um empate, porque naquela altura se disputava uma fase de grupos para apurar o campeão, mas ninguém considera esse Uruguai de 50 menos campeão do que a Alemanha em 2014); porque a Itália já foi campeão europeia em 68 com uma decisão por moeda ao ar na meia final; porque a maioria dos títulos do Génova em Itália (14 penso) foram conquistados neste formato de eliminatórias e ninguém os deixa de contabilizar hoje em dia; porque Portugal foi campeão europeu em 2016 e não vencedor da "taça europeia"; porque a Champions League já se disputou com duas fases de grupos e a Liga Europa nem fase de grupos tinha, mas ninguém deixou de contar os títulos obtidos antes de 2010 só porque se chamava Taça Uefa; porque antes da criação do Mundial de Clubes da FIFA, os vencedores da Taça Intercontinental sempre foram aclamados como campeões mundiais em ambos os lados do Atlântico (e a própria Intercontinental começou por ser disputada a duas mãos, por vezes até com terceiro jogo para desempate, passando para jogo único em Tóquio anos mais tarde; porque o atual Campeonato de Portugal já teve um sem número de formatos diferentes e não é por se ter chamado 2° Divisão B que os campeões das respetivas edições perdem o seu valor.

  • @tunisino2

    @tunisino2

    4 жыл бұрын

    @@chn7202 Certo mas no caso presente, a Taça de Portugal, inicialmente (e de forma errada) designada por Campeonato de Portugal, começou antes da I Liga, logo designada Campeonato de Portugal e actualmente Primeira Liga.

  • @chn7202

    @chn7202

    4 жыл бұрын

    tunisino2 se era taça porque se chamava “campeonato” de Portugal? E porque a FPF deu as 4 ligas experimentais como títulos se a competição se chamava “experimental”? nunca foi oficial.

  • @chn7202

    @chn7202

    4 жыл бұрын

    tunisino2 isto só em Portugal... se fosse em Itália o Benfica e Porto estariam na 3.ª divisão.

  • @chn7202

    @chn7202

    4 жыл бұрын

    tunisino2 vê este vídeo todo lampião kzread.info/dash/bejne/imhqxc2khLm0qbw.html