Imigração italiana no Espírito Santo

Imigração italiana no Espírito Santo
BANDEIRAS DO VÊNETO para aquisição: www.lenguamare.com/bandeiras
CURSO DE LÍNGUA VÊNETA: www.lenguamare.com/o-curso-v%...
www.lenguamare.com/
E-mail: contato@lenguamare.com
Instagram: / projetolenguamare
Facebook: / projetolenguamare
#Imigraçãoitaliana #imigracaoitalianoespiritosanto #VenetiinBrasile #serragaucha #capitaldovinho #valedosvinhedos

Пікірлер: 38

  • @lenguamare
    @lenguamare Жыл бұрын

    BANDEIRAS DO VÊNETO para aquisição: www.lenguamare.com/bandeiras CURSO DE LÍNGUA VÊNETA: www.lenguamare.com/o-curso-v%C3%AAneto www.lenguamare.com/ E-mail: contato@lenguamare.com

  • @luizantoniomirandola4097
    @luizantoniomirandola4097 Жыл бұрын

    Meus familiares foram os primeiros imigrantes italianos a chegarem em Nova venecia família Mirandola, que canal surpreendente cara, quase inacreditável

  • @lenguamare

    @lenguamare

    Жыл бұрын

    Obrigado!!!! 😊

  • @LuizDalvi
    @LuizDalvi8 ай бұрын

    Felizmente as 3 gerações dos meus ancestrais, que aportaram em Benevento, hoje Anchieta, após cumprirem a quarentena, subiram o Rio Benevento, foram para Carolina. De lá, foram para a Colônia Castelo, e na Fazenda do Centro, se estabeleceram em Monte Alverne, no córrego da anta.

  • @lucianop_r
    @lucianop_r Жыл бұрын

    Vídeo muito bom! Sou do ES e também sou veneto por parte de pai e mãe. Meu trisavô vêneto paterno Gaetano Rosa nasceu em Tormine, uma fração do comune de Mozzecane que pertence a província de Verona, fica literalmente na divisa com Roverbella(onde nasceu meu tataravô Celeste Rosa) que é um comune da província de Mantova(que tem forte influencia vêneta como dito no vídeo). Meu trisavo Gaetano casou aqui no ES com uma trentina(Teresa Stelzer) de Pergine Valsugana. Meu trisavô vêneto materno Paolo Piantavigna nasceu no comune de Villadose que pertence a província de Rovigo. Ele também casou aqui no ES com uma romanhola(Carmella Ghirardelli) de Ferrara. Ambos eram meeiros como citado no vídeo. Resumindo, sou uma mistura de todas as regiões do norte da itália que mais contribuíram(Veneto, Trentino, Emilia-Romagna e Friuli) no gentílico capixaba conforme citado no vídeo. Mas os dois sobrenomes que carrego com muito orgulho junto com meu nome são Venetos!!! E é verdade, cerca de 60% a 70% de todo o ES(não é só no sul) é de origem italiana. Somos o estado mais italiano do brasil. São palavras do sociólogo trentino Renzo Grosseli que estudou a imigração italiana no ES e depois escreveu um livro chamado "Colônias Imperiais da Terra do Café".

  • @lucasandreateandreata7260
    @lucasandreateandreata72603 күн бұрын

    Sim o estado todo do Espirito santo tem descendentes de italianos , ja os pomeranos , alemoes , poloneses , holandeses , suiços , austricos etc e so em algumas cidades do ES !

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 Жыл бұрын

    No início chegaram nos portos de Achieta , de Aracruz e de Vitória. Outros chegaram pelo Rio de Janeiro e foram depois encaminhados para o Espírito Santo.

  • @maestrosandrogomes
    @maestrosandrogomes Жыл бұрын

    🎼 Todo estado Fala veneto... Porem na década de 90 uma instituição veio aqui ensinar a língua italiano nos núcleos... Não foram bem sucedidos... O veneto sobrevive... Aqui há pessoas do : Friule, Lombardia, Trento e Tirol... Porem todos falavam Veneto... Sou defensor dessa Cultura com minha musicalidade🎵🎶🎵

  • @lenguamare

    @lenguamare

    Жыл бұрын

    Show!!!

  • @antoniomarcosbettero5112
    @antoniomarcosbettero51129 ай бұрын

    Isso que o Douto esta falando, ao meu ver é verdade, pois meu bisavô que veio de Lonigo era um homem muito culto e com muitos oficios. Todos na sua maioria que trabalhavam com ele eram imigrados italianos no Espirito Santo e sendo assim contratados, as famílias oligarcas deixavam de pagá-los. Dada esta cena, meu bisavô reuniu-se com seus confrades e amici e processou todos os proprietários ganhando assim, por uso capião aproximadamente 13 kilômetros de terras em posses para os imigrados credores.

  • @mattedidetectorismoeaventu5559
    @mattedidetectorismoeaventu5559 Жыл бұрын

    Falar de Imigração Italiana no ES e não falar de Santa Teresa é o mesmo que falar de Roma e citar o papa. Então vamos lá, enriquecer e quem sabe fazer um vídeo falando dessa linda Cidade que mantém as tradições Italiana até os dias atuais, assim como a cidade de Venda Nova, Domingos Martins e João Neiva. O município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, foi reconhecido pelo governo federal como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. A partir da Lei nº 13.617, de 11 de janeiro de 2018, foi instituído no calendário oficial o dia 26 de junho como a "Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil". Cidade onde ainda se pode viver um pouco das tradições e costumes trazidos da Itália pelo nossos imigrantes em busca da terra prometida e aqui encontraram muita labuta até prosperar. Obrigado por falar da imigração do nosso lindo estado do ES, mesmo sabendo que seu canal e voltado pra italianos de Vêneto. Sucesso.

  • @lenguamare

    @lenguamare

    Жыл бұрын

    Obrigado pela contribuição. Abraços!

  • @Aline_Bucker_Olmo

    @Aline_Bucker_Olmo

    Жыл бұрын

    Sou de Santa Teresa. 💗

  • @Horoscopephobia

    @Horoscopephobia

    Жыл бұрын

    Santa teresa é muito cringe A maior parte das pessoas nem fala italiano; nem vou discorrer sobre a comida italiana abrasileirada Observe a demografia das festas e conclua sobre a porcentagem de italo brasileiros

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 Жыл бұрын

    Atualmente estado inteiro tem os descentes de Vênetos.

  • @Bambuvix
    @Bambuvix7 ай бұрын

    Um detalhe é que as primeiras gerações de imigrantes foram para o sul do ES. Já a segunda geração, normalmente já nascida em terras capixabas, emigraram para o norte do estado. Mas o primogênito da família geralmente permanecia na terra do nono, no sul.

  • @brunomorganb
    @brunomorganb5 ай бұрын

    Meu trisavô imigrou de Treviso para o espírito santo e minha família estaveleceu no norte do ES .eu estou morando em verona rsrs.

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 Жыл бұрын

    Os tirolezes passaram por Vitória e desembarcaram no porto fluvial de Santa Leopoldina.

  • @guilhermeperazzini
    @guilhermeperazzini5 ай бұрын

    Colatina ES presente 👍🤙💪💪🤌

  • @rodrigonippes379

    @rodrigonippes379

    3 ай бұрын

    Familia Comério - Colatina ES

  • @gelcimarloss4837
    @gelcimarloss48372 ай бұрын

    DE CANAL DE SAN BOVO PARA O ESPÍRITO SANTO,ESSA FOI A TRAJETÓRIA DOS MEUS NONOS.

  • @scapini_ingegnereferroviario
    @scapini_ingegnereferroviario Жыл бұрын

    Menegatti, minha família chegou no Porto de Vitória no Espírito Santo no dia 08/03/1878, saindo do Porto de Gênova. Eles vieram no Vapor Italiano CLEMENTINA, sendo conduzido pelo Capitão E. Carbone.

  • Жыл бұрын

    Meu DNA deu mais de 20% de italiano, aqui no estado do Espírito Santo cerca de 70% das pessoas são descendentes de italianos, (atual governador do ES, Renato Casagrande) existem muitos descendentes italianos em todo o estado, região norte, sul e principalmente na região montanhosa que, percorre quase todo estado do ES, sendo que, na região montanhosa existem muitos descendentes de alemães, austríacos, pomeranos( o pomerano é uma lingua extinta na Europa de uma região que ficava entre Alemanhã e Polônia, mas ainda falada e ensinada somente no ES, mais precisamente no município de Santa Maria de Jetiba), ví em um site que no ES existe a maior proporção de descendentes de italianos do mundo e não somente do Brasil, existem mais descendentes de italianos aqui do que no estado de Nova Yorque por exemplo, em questão de proporção de descendencia italiana o estado do Espírito Santo só fica atrás da própria Italia.

  • @luizantoniomirandola4097
    @luizantoniomirandola4097 Жыл бұрын

    Chegaram no navio adria em 1891 no porto de São Mateus, vieram de villa Bartolomea do Veneto, uma dúvida minha seria a seguinte, eles vieram bem depois de acabar o boom da imigração, e uns anis depois a italia se fortaleceu na parte de fábrica e começou a se desenvolver como um pais industrial

  • @familiagasparinilage5113
    @familiagasparinilage5113 Жыл бұрын

    Muitos imigraram para o sul do Brasil pois as promessas do governo não aconteceram.Minha família ,Gasparini,vieram do Veneto da cidade Villafranca de Verona.Obtiveram lotes de terra ,fizeram estradas e fundaram cidades como Santa Tereza.Vieram TB do Trento.Minha nonna trentina casou com um Gasparini. Uma tia ,Virgínia Gasparini Tamanini ,escritora do romance Karina,que conta a história da minha família romanceada.

  • @familiagasparinilage5113

    @familiagasparinilage5113

    Жыл бұрын

    Já na 1 geração a maioria já tinha terra,armazéns,exportadores de café e a 2 geração nas profissões liberais. E o grosso da imigração era no centro do estado.Obtiveram sucesso ,nenhum Matarazzo mas a letra de Merica,retrata bem o que aconteceu.Tenho muito orgulho desses meus antepassados.

  • @GabrielaRufinodeSouza
    @GabrielaRufinodeSouza Жыл бұрын

    Estou montando minha árvore genealógica e procurando história da família Delfino e da família Rufino ❤

  • @GabrielaRufinodeSouza

    @GabrielaRufinodeSouza

    Жыл бұрын

    Da região do Espírito Santo

  • @Horoscopephobia
    @Horoscopephobia Жыл бұрын

    [Na minha opiniao] o veneto é o mais bairrista dos italianos atuais, mesmo no exterior

  • @cesarbonaldo5991
    @cesarbonaldo59912 ай бұрын

    🦁🦁🦁

  • @Horoscopephobia
    @Horoscopephobia Жыл бұрын

    Pouquissimas pessoas no es falam ou tem interesse de aprender italiano, como a imigracao é muito antiga, ja estao super miscigenados culturalmente, essa é a verdade

  • @lucasandreateandreata7260

    @lucasandreateandreata7260

    3 күн бұрын

    No brasil todo ta assim ! Aqui no ES os pomeranos que se preservaram mais !