HISTÓRIA DE GAZA | Uma das Cidades mais Antigas do Mundo | Globalizando Conhecimento

A história da Faixa de Gaza tem início muito antes do seu estabelecimento no século XX. Acredita-se que os primeiros humanos
modernos chegaram na região correspondente à atual Faixa de Gaza por volta de 6 mil anos atrás. Mais ou menos há 5 mil anos atrás, os primeiros assentamentos foram estabelecidos na região e, por volta de 1.400 a.C., durante o domínio egípcio do Levante, a cidade que se tornaria a atual Gaza começou a se desenvolver.
Com o fim do domínio egípcio por volta de 1.200 a.C., Gaza foi conquistada pelos filisteus, que estabeleceram na região a Filisteia. Até o século I, Gaza foi conquistada pelos israelitas, pelos assírios, pelos babilônicos, pelos persas, pelos gregos e pelos romanos.
Com a divisão do Império Romano no século IV, Gaza passou a fazer parte do Império Bizantino e, nesse período, a cidade foi convertida ao cristianismo e conseguiu prosperar ainda mais. Já no século VII a cidade foi conquistada pelos árabes e Gaza passou por uma drástica mudança.
Sob o controle dos califados árabes nos séculos seguintes, Gaza foi atacada pelos cruzados e pelos mongóis e, depois de passar pelas mãos dos aiúbidas e dos mamelucos, foi conquistada pelo Império Otomano. Durante o século XIV, Gaza passou pelo seu último período de prosperidade e, após Primeira Guerra Mundial, passou para o domínio britânico.
Em 1949, um ano após a criação do Estado de Israel, a Faixa de Gaza foi estabelecida e passou para o domínio do Egito. Depois disso, esse
território se tornou palco de inúmeros conflitos que acontecem até os dias atuais. Nesse vídeo, você vai conhecer um pouco da história da
Fixa de Gaza, desde a criação da cidade milenar que dá nome ao território.
Clique aqui ⤵️ e se torne um apoiador do canal: / @globalizandoconhecimento
Quer contribuir com o canal?
Pix: globalizandoconhecimentogc@gmail.com
Me encontre também no Instagram:
/ globalizandoconhecimento
VÍDEOS PARA ASSISTIR A SEGUIR ⤵️
A História do IMPÉRIO BIZANTINO e sua Evolução Territorial
• A História do IMPÉRIO ...
Como o IMPÉRIO MONGOL ficou tão grande?
• Como o IMPÉRIO MONGOL ...
HISTÓRIA DE ROMA | Reino, República e o poderoso IMPÉRIO ROMANO
• HISTÓRIA DE GAZA | Uma...
#orientemedio #faixadegaza #gaza

Пікірлер: 2 300

  • @robsonalvesalvesdossantos327
    @robsonalvesalvesdossantos3278 ай бұрын

    impressionante o histórico de guerra e a mudança de geopolitica dessa região, essas guerras são antigas, que Deus dê paz a todos os povos inocentes e indefesos.

  • @JoaoBatista-my2lr

    @JoaoBatista-my2lr

    8 ай бұрын

    Imagina se não fosse uma terra santa.🤔

  • @JoaoBatista-my2lr

    @JoaoBatista-my2lr

    8 ай бұрын

    Imagina se não fosse uma terra santa.🤔

  • @juarezperesgoncalves8114

    @juarezperesgoncalves8114

    4 ай бұрын

    Ex-celenT....

  • @nivaldasilva507

    @nivaldasilva507

    4 ай бұрын

    Deus não sabe que eles estão guerreando, se soubesse seria um Deus tirano. Toda a maldade está no coração e mente dos humanos.

  • @steh561

    @steh561

    4 ай бұрын

    Só olhar as debilidades dos cmentários do bolsobaristas, apredem em vez comprar e trazef a bandeira do israrl seus DEBEIS MENTAIS

  • @elizabethlizst8583
    @elizabethlizst85838 ай бұрын

    Em outras palavras: o lugarzinho difícil!mais disputado que a mega sena! Agora, falando sério: excelente resumo!

  • @TitoKinast
    @TitoKinast8 ай бұрын

    Quanta história num território tão pequeno.O Seu povo merecia uma Paz duradoura

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    GOSTEI um território tão pequeno e tão disputado

  • @chacaradozero6653

    @chacaradozero6653

    8 ай бұрын

    Essa paz so vai existi quando jesus volta

  • @josyanepinheiro

    @josyanepinheiro

    8 ай бұрын

    Não haverá paZ e Será destruída! está escrito na Bíblia

  • @end9574

    @end9574

    8 ай бұрын

    Eles nunca quiserem paz

  • @saviop.carvalho7758

    @saviop.carvalho7758

    8 ай бұрын

    A Paz duradouro será de 1.000 anos, sob o reinado de Jesus Cristo, o verdadeiro Messias....!!

  • @lourdesveras2001
    @lourdesveras20018 ай бұрын

    Pela primeira vez me interessei em assistir até o fim a história desse pequeno territorio, pela riqueza do conhecimento de quem teve o trabalho de levar cultura e sabedoria, para pessoas que desconhece a historia da civilização dos Povos antigos..... Parabéns fiquei feliz pelo seu trabalho !!!

  • @jairocabral3952

    @jairocabral3952

    7 ай бұрын

    PARABÉNS pelo formidável trabalho!!!!!! Uma história MILENAR contada rapidamente, e com a mais absoluta verdade factual. Os Católicos e Evangélicos sabem de cor a História de Sansão e Dalila, que aconteceu na Palestina, FILISTÉIA ou FILISTINA ou PHILISTINA ou PALESTINA. vejam tudo no chat do bing

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ele pulou o capítulo mais importante (De propósito? Não sei.): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desaparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, riparam mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou). Logo a seguir, trouxeram árabes da Península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó. Os demais 'irmãos" os usam como bucha de canhão contra os judeus, mas ficam de longe, só rosnando.

  • @lorisa.r.chaves4891

    @lorisa.r.chaves4891

    4 ай бұрын

    Aqui a história está um pouco distorcida. Procure um professor- escritor judeu e um Rabino como contam a história real. Me deu um branco nos nomes.

  • @user-yq3ju3pw4d

    @user-yq3ju3pw4d

    2 ай бұрын

    @@lorisa.r.chaves4891 EXATAMENTE. As pessoas acreditam no primeiro vídeozinho feito por pseudo-professores esquerdistas

  • @user-ny6eb9nn8l
    @user-ny6eb9nn8l8 ай бұрын

    Super interessante saber dessa história! Deus proteja os povos inocentes que estão sofrendo os horrores da guerra! PAZ

  • @carmelitamaria9279
    @carmelitamaria92798 ай бұрын

    Histórias de conquistas e derrotas, e quem sofre é o povo civil 😢

  • @sorayasalim868
    @sorayasalim8688 ай бұрын

    Perfeita a descrição da história, nem todos tem essa clareza. A história foi contada sem ser tomado nenhum lado. Parabéns.

  • @angelinesdeangelis4157

    @angelinesdeangelis4157

    8 ай бұрын

    Ele n fala no vídeo, q a terra foi dada por D'us a Abraão. Ele toma partido sim, vc q n psrcebeu. Mas a terra PERTENCE A ISRAEL!!!

  • @user-gx7bj8xh1y

    @user-gx7bj8xh1y

    8 ай бұрын

    O irmão pelo seu comentário você é a favor de terrorista O cara falou bem claro que eles não quiseram tratado, eles gostam de sangue usam seu próprio povo como escudo bando de covarde defendidos pelo nosso presidente infelizmente

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Cê que pensa. Convenientemente ele omitiu o principal (talvez ele não saiba. Fica o desconto): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @user-bi7fp8ng4n

    @user-bi7fp8ng4n

    7 ай бұрын

    ​@@angelinesdeangelis4157 Primeiro vai aprender a escrever primeiro 😂, depois mete a língua na briga dos outros

  • @user-bi7fp8ng4n

    @user-bi7fp8ng4n

    7 ай бұрын

    ​@@angelinesdeangelis4157A terra é Deus, não de Israel. E se Israel permitiu eles nesse território tem deixá-los viver bem, sem restrições médicas, alimentares e tudo que o homem necessita para o mínimo de dignidade.

  • @zenildacampos4028
    @zenildacampos40288 ай бұрын

    Nossa essa faixa de Gaza sempre foi desejada um pequeno país sofrido.

  • @eliabraham3693

    @eliabraham3693

    5 ай бұрын

    Não tinha nada a ver por se Gaza. Tinha a ver com PODER. Os Impérios queriam as terras, quanto mais terras os Impérios tinham, mais PODER e mais FORÇA eles tinham. E Portugal foi um grande colonizador. Colonizou o Brasil E Brasil também foi colonizado pela Holanda, caso voce não saiba.

  • @joseeuzebio9177

    @joseeuzebio9177

    4 ай бұрын

    Simples pelo egoísmo de alguns triste.

  • @somentemario

    @somentemario

    4 ай бұрын

    Simplesmente eles dividiram as terras entre Judeus e Palestinos, mas palestina (hamas) quer a terra toda e extinção dos Israelenses... Ai é demais né, essa guerra religiosa na verdade nunca vai acabar

  • @WilsonDonizete-wl4vh

    @WilsonDonizete-wl4vh

    4 ай бұрын

    O problema trevas quer destruir templo Jerusalém acabar cristianismo

  • @sarahfrancisca9723

    @sarahfrancisca9723

    4 ай бұрын

    Agora , Gaza tá na mira do genocídio de Israel

  • @diegocicconi
    @diegocicconi8 ай бұрын

    Vídeo sensacional, precisamos valorizar esse tipo de material, imagino o trabalho que deve ter dado esse monte de pesquisa. Parabéns!!!!

  • @ElizabethSilva-nt2hp

    @ElizabethSilva-nt2hp

    8 ай бұрын

    Tem que ter um jeito ora israelitas e arabes se entenderem

  • @mariamcneill2771

    @mariamcneill2771

    8 ай бұрын

    Tem sim, é só Israel sair de Gaza e deixar os palestinos em paz!

  • @emiliahenriques8536

    @emiliahenriques8536

    8 ай бұрын

    Excelente material informativo histórico. Vídeo para ser mantido como material de referência e pesquisa! Parabéns aos responsáveis!

  • @veraluciadaconceicao8961

    @veraluciadaconceicao8961

    8 ай бұрын

    GAZA NUNCA foi de Israel!!😮

  • @maianepereiralima5799

    @maianepereiralima5799

    8 ай бұрын

    Olha que mata ,1.400 isaelencis e terrorista e que mata 7.500 e palestinos e o que ,?.

  • @edujorge1955
    @edujorge19558 ай бұрын

    Gostei. Não imaginava que Gaza, tivesse uma história tão rica, vendo a história atual ela não merece passar por tantos problemas e destruição. Um abraço.

  • @Toindopecar

    @Toindopecar

    8 ай бұрын

    História rica?? É sério que vc achou isso?! Pois eu nunca vi um lugar com uma história tão complicada,conturbada e amaldiçoada como Gaza O país desde sua descoberta é só guerra.A confusão é tão grande que mesmo o juiz mais experiente não consegue definir quem é o verdadeiro proprietário da região Trocou tanto de povos que o país já não tem mais nem identidade.O certo seria a ONU tomar aquele lugar dividir entre todos os 200 países do.mundo em partes iguais tipo 2 alqueres quadrado e cada país monta uma embaixada bem bonita. Pronto acabamos de.inventar o primeiro país só de embaixadas cada uma com um museu dentro cheio de objetis contando a história de cada país E assim quem sabe para essa palhaçada

  • @estanislausantana7992

    @estanislausantana7992

    8 ай бұрын

    ​@@Toindopecartaí 👊🏾🤔

  • @MrDionymacfly

    @MrDionymacfly

    8 ай бұрын

    Gaza não merece esse Hamás!

  • @MrDionymacfly

    @MrDionymacfly

    8 ай бұрын

    ​@@Toindopecarainda que dividissem em 200 partes provavelmente os 190 iriam questionar.

  • @valtereliasalvespinto1906

    @valtereliasalvespinto1906

    8 ай бұрын

    ​@@Toindopecare manda os 2,4 milhões de habitantes acampar no seu quintal ???😅😅😅😅

  • @franciscoesmeraldo5758
    @franciscoesmeraldo57588 ай бұрын

    Este vídeo é a aula que eu estava precisando para compreender melhor a história da Faixa de Gaza.Parabens aos idealizadores deste magnífico trabalho de pesquisa e conhecimento

  • @altairmarques9609

    @altairmarques9609

    8 ай бұрын

    Com certeza você defende o ESTADO GENOCIDA DE ISRAEL

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ih, c6e nm sabe de metade da missa (talvez ou autor, tb, não): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @antonio77792

    @antonio77792

    4 ай бұрын

    Deixa assim! É assim que vocês gosta.

  • @mariaangelaberni7856
    @mariaangelaberni78568 ай бұрын

    PARABÉNS !!! para quem se deu ao trabalho de pesquisar e oferecer um documentário completo. Peço a Virgem Santíssima que interceda pela vida desses povos que precisam de AMOR e sejam livres dessa violência !

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    EU PEÇO É PARA QUE DEUS TOQUE NO CORAÇÃO DOS GOVERNANTES PARA ACABAR COM ESSA GUERRA O QUE PODE INTERCEDER É SÓ O SENHOR JESUS e mais ninguém

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    SÓ JESUS É O ÚNICO INTERCESSOR

  • @mariaangelaberni7856

    @mariaangelaberni7856

    8 ай бұрын

    Jesus é Deus, não precisa interceder, Ele ensina que devemos amar uns aos outros e Maria Santíssima intercede, como mãe da humanidade .

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    @@mariaangelaberni7856 Ô amiga maria santíssima não tem poder de interceder, na Bíblia não menciona poder algum de maria santíssima, Jesus é o único que nos leva a Deus, não existe na Bíblia um milagre se quer de maria, o que eu sei é que Deus enviou o seu filho Jesus para nos salvar, o poder só dado a Jesus

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    @@mariaangelaberni7856 amiga maria não é mãe da humanidade, Só Jesus salva olha como isso é bonito e só ele é Santo.

  • @Cadimielmota_007
    @Cadimielmota_0078 ай бұрын

    Esses vídeos são os melhores que já vi em canais de história e geopolítica porque vc pega do começo da história e mostra dados completos sobre a localização e do lugar

  • @globalizandoconhecimento

    @globalizandoconhecimento

    8 ай бұрын

    Obrigado! 📚🙂🙌

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @JoaoRodrigues-qj5xw

    @JoaoRodrigues-qj5xw

    7 ай бұрын

    O

  • @odairaraujo3227
    @odairaraujo32278 ай бұрын

    Incrível como essa região sempre foi conturbada....

  • @tamoferrado5035

    @tamoferrado5035

    8 ай бұрын

    Né? E imaginar que o jardim do Éden( o paraíso) era nessas regiões. Que ironia!!!

  • @marciec6862

    @marciec6862

    8 ай бұрын

    @@tamoferrado5035 - 😵‍💫

  • @renatasouza8594

    @renatasouza8594

    8 ай бұрын

    Povo de mentalidade tribal.

  • @lucimiketchen9759
    @lucimiketchen97598 ай бұрын

    Muito bem feito o documentário! É uma terra muito sofrida!

  • @gutosol
    @gutosol8 ай бұрын

    Grato pela iniciativa de lançar esclarecimentos e informação ao público. Creio que referente ao acordo de 47/48 a abordagem ficou um pouco leviana e levou a crer que a ascenção judaica na Palestina foi crescente, mas pelo que eu saiba, após o acordo que houve uma real migração judaica com a criação do estado de Israel. Antes disso judeus e muçulmanos conviviam tranquilamente.

  • @lanebonfim
    @lanebonfim8 ай бұрын

    Vídeo muito esclarecedor e gratificante. Impressionante e impactante a história de Gaza. Vídeo preenchendo lacunas de conhecimento. Na voz do narrador ficou simplesmente perfeito e maravilhoso. Parabéns equipe do Globalizando Conhecimento.

  • @globalizandoconhecimento

    @globalizandoconhecimento

    8 ай бұрын

    Muito obrigado pelos elogios @lanebonfim !✌👍👊 Ficamos muito felizes que tenha gostado do vídeo!😃 Um forte abraço!!!

  • @luciovasconcellos2363

    @luciovasconcellos2363

    8 ай бұрын

    Desculpe, mas essa voz não é de um narrador, isso é inteligência artificial, era exatamente esse ponto que gostaria de fazer uma crítica, porque não usar um narrador humano, sem essa entonação cantada.....

  • @lanebonfim

    @lanebonfim

    8 ай бұрын

    @@luciovasconcellos2363 Oi… para mim não importa se é AI , isso não tira a qualidade e grandeza do vídeo, do trabalho e da finalidade para o qual foi realizado. Convenhamos que a voz é divinamente maravilhosa ah isso é. Parabéns Globalizando Conhecimento.😉

  • @marialuizasaboiasaddi2160

    @marialuizasaboiasaddi2160

    8 ай бұрын

    Sim. Também achei. E muito importante para refletirmos sobre a relação Israel e Palestina.

  • @JoaoCorreiaPinto

    @JoaoCorreiaPinto

    8 ай бұрын

    Dá pra se entender a guerra foi o elemento marcante em toda a história desses povos antigos nessa parte do mundo, isso é peneso, mas é uma realidade...

  • @anitavieira6273
    @anitavieira62738 ай бұрын

    Mt triste a situação desse povo,mt sofrido😥😥😥😥🙋‍♀️🙋‍♀️

  • @lauradasilvamoura1291
    @lauradasilvamoura12918 ай бұрын

    Excelente! Eu estava muito interessada em conhecer a história de Gaza

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ele só contou metade da missa. Segue mais um trecho: Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @taniapeterle7267
    @taniapeterle72678 ай бұрын

    Fiquei impressionada com a história da Faixa de Gaza. Muitas guerras,quantas destruicoes, quantas mortes, séculos e séculos pra chegarmos nos dias de hoje e ver que nada mudou! O horror de ver milhares de mortes, crianças inocentes...isso é demais, quem cessará essa violência!? Estou dremendameste abalada, triste e decepcionada com a criatura humana. Oro para que Deus venha ao socorro desta guerra ou genocídio, nem sei o que pensar🛐😭🙏

  • @josibaroli

    @josibaroli

    8 ай бұрын

    Também me sinto assim. Tanta gente indiferente, sei que nada posso fazer, mas estou profundamente abalada tbm. Isso me toca muito 😢

  • @LeandroASLeite

    @LeandroASLeite

    8 ай бұрын

    Esse lugar é maldito

  • @Crialoom

    @Crialoom

    8 ай бұрын

    Lei a bíblia o velho testamento vai te mostrar o pq de tanta guerra nesse território.

  • @marialoth1211

    @marialoth1211

    8 ай бұрын

    Um estado terrorista contra um grupo terrorista. As crianças e jovens que sobreviverem ao massacre de Israel se levantarão contra os Israelenses. Enquanto isso, o império armamentista lucra Rios de dinheiro. Não a toa prendeu os manifestantes judeus pró Palestina ontem em Nova York.

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    ​@@LeandroASLeiteTô concordando com vc lugar maldito

  • @joaomariareisjunior7022
    @joaomariareisjunior70228 ай бұрын

    Parabéns ! Este é o melhor resumo até agora sobre a Faixa de Gaza Vou assistir mais umas três vezes até memorizar os principais fatos dessa história

  • @Morga1114
    @Morga11148 ай бұрын

    Como essa região sofreu e sofre interferência até nos dias de hoje! COMO SEMPRE, a GANÂNCIA como ponto principal!

  • @BenjamimPereira
    @BenjamimPereira8 ай бұрын

    Excelente post.Para perceber melhor a história da Terra dos Cinco Reis ,cidades Estado Gaza ,Askhelon e outras 3 , temos de recuar ao ano ano +/- 12.000 quando os Agricultores Neolíticos, nados e criados no Crescente Fértil parte integrante do Levante, desenvolveram a agricultura naquela região ( zona arável, fértil). Estes são os referidos povos Cananeus, habitantes das Terras de Canaã, a confinar de Norte - Montes Líbano ; Nascente- rio Jordão ; Sul - Montes Sinai - Egipto ; Poente - Mar Grande ou Mar Mediterrâneo. Naquela zona se desenvolveu as culturas dos povos Ubaidas e Natufianos. Os Filisteus, descendentes dos Pelasgos, originários da Península do Peloponeso, a Norte da República da Hélad ( não citar Grécia, porque era apenas o território ocupado pela tribo dos Jónios, exactamente conhecidos por Gregos, quando se deslocaram +/- ano 500 a C. para a região Sul do Mar Negro. O termo grego no tempo dos Turcos Otamanos, era sinônimo de criados (as) e concubinas) , segundo Heródoto e Flávio Josefo, era um povo belicoso, guerreiro, malandros, que se dedicavam á pilhagem de cereais cultivados pelos Israelitas das Terras de Israel /Judeus da Judeia e Hebreus de Ebron e atacavam os barcos dos Tiros de Tiro, Sidoníos de Sidon , Biblos de Biblos, vulgarmente conhecidos por Fenícios, mais tarde como Cartagineses de Cartago - Tunísia, para roubar mercadorias e produtos acabados

  • @francisco74003
    @francisco740038 ай бұрын

    Pela história essa região já viveu mais guerra do que bons dias 😮

  • @fernandaszabo
    @fernandaszabo8 ай бұрын

    Parabéns aos produtores dessa obra incrível ❤

  • @Marlon508

    @Marlon508

    7 ай бұрын

    Como vc eh linda

  • @manoelalvesdossantos8806

    @manoelalvesdossantos8806

    7 ай бұрын

    Olha irmão, fala pru povo de Israel, que Jesus Cristo nasceu em Belém, Deus mandou ele, mas Israel não aceita ele como Salvador, tão jogando bombas destruindo destruindo tudo😢

  • @manoelalvesdossantos8806

    @manoelalvesdossantos8806

    7 ай бұрын

    Então, é ou não é o ante Cristo ? . 6h

  • @davireboucasdelima1665
    @davireboucasdelima16658 ай бұрын

    Tô estudando sobre esse conflito de Israel e Palestina, obrigado por me ajudar aprender detalhes 🇮🇱 ⚔ 🇵🇸

  • @danielmendonca2202

    @danielmendonca2202

    8 ай бұрын

    🇺🇲💖🇮🇱🤜🏻🇵🇸

  • @antoniosobrinho8356

    @antoniosobrinho8356

    8 ай бұрын

    🇧🇷🇧🇷🇮🇱🇮🇱🇬🇧🇬🇧🇬🇧👍🏻✌👍🏻👍🕊🕊🕊

  • @flawyerlawyertv7454

    @flawyerlawyertv7454

    8 ай бұрын

    #Paz🕊️🇮🇱🇵🇸☮️🏳️✌️

  • @globalizandoconhecimento

    @globalizandoconhecimento

    8 ай бұрын

    Ficamos felizes em poder ter contribuído com seu aprendizado @davireboucasdelima1665 !😃 Forte abraço!!!

  • @pasikgng

    @pasikgng

    8 ай бұрын

    Não é conflito. 1 a aula. É colonização e limpeza étnica. Ha 75 anos.

  • @evannogueira4199
    @evannogueira41997 ай бұрын

    "REFLEXÃO" !!!!!!!!!!!!" Enquanto O Ser Humano Não Mudar Seus Hábitos, Pensamentos E Atitudes E Sempre Cometendo Os Mesmos Erros Desde A Sua Criação, Parece Estar Chegando O Momento Bem Próximo De Sua Extinção 🙌❤️

  • @solangenp277
    @solangenp2778 ай бұрын

    Gaza tem uma ligação muito forte com o Egito segundo esse vídeo. Muito bom mesmo, parabéns produção👏🏼👏🏼

  • @youhere8531
    @youhere85318 ай бұрын

    Essa Faixa de Gaza é tão importante que por séculos, é tão disputada!

  • @silascavalcante6471

    @silascavalcante6471

    8 ай бұрын

    na verdade a faixa de gaza é o que sobrou do territorio palestino, que é uma colonia israelense cercada por muro, e o terceiro lugar mais densamente povoado do mundo, que a anos está sobre dominio de israel, controlando o que entra e o que sai, e contaminando 95%de sua água. #palestinalivre

  • @MartsSouza-lp7ei

    @MartsSouza-lp7ei

    8 ай бұрын

    E brasileiros lá ocupando espaço de palestinos.

  • @silascavalcante6471

    @silascavalcante6471

    8 ай бұрын

    @@MartsSouza-lp7ei é inadmissível defender esse genocídio, msm a mídia tendenciosa em defender os interesses americano, fica explicito o que está acontecendo, outrora a propaganda eram contra os judeus e quem apoiava hj se envergonha, hj o sionismo ta agindo como os nazistas e varios defendem isso.

  • @lissandramontiel6534

    @lissandramontiel6534

    8 ай бұрын

    ​@@MartsSouza-lp7eipor pensamentos assim que começam as guerras. Somos humanos e daqui não levamos nada. A ganância de Israel em ter mais um pedaço de terra. AFFF.....

  • @jennissoncorreia

    @jennissoncorreia

    8 ай бұрын

    ​@@lissandramontiel6534Israel nunca quiz tomar gasa pra si sempre propôs acordos de paz mas os terroristas malditos querem tomar o território de Israel aí Israel contra ataca vc é burro?

  • @davireboucasdelima1665
    @davireboucasdelima16658 ай бұрын

    Conta toda a história do Império Macedônio, liderado por Alexandre o Grande 🇲🇰

  • @gabriellolivera

    @gabriellolivera

    8 ай бұрын

    🇬🇷* Ele era grego,não eslavo.

  • @caioFAA

    @caioFAA

    8 ай бұрын

    @@gabriellolivera ele era helênico não grego

  • @gabriellolivera

    @gabriellolivera

    8 ай бұрын

    @@caioFAA helenicos são gregos

  • @excalibur-jf1pw

    @excalibur-jf1pw

    8 ай бұрын

    Higiênico?! Mas naquela época já existia isso ?! Papel higiênico?!

  • @namkceb9162

    @namkceb9162

    8 ай бұрын

    🇬🇷

  • @goretedasvirgens9276
    @goretedasvirgens92764 ай бұрын

    Muito esclarecedor sobre a História deste país, tão cobiçado por milênios. Agora entendi pq tantas lutas. País rico de história e de valor.

  • @joaomartins6994
    @joaomartins69948 ай бұрын

    Uma verdadeira aula de história

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Menos, menos. Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @CarlosCaffy
    @CarlosCaffy8 ай бұрын

    Meus Deus!! Há mais de 3500 anos os povos estão lutando e se matando por essa região!! 🌟

  • @nonatosantos4228

    @nonatosantos4228

    8 ай бұрын

    O negócio. Vem de longe. Desde que. Ágar foi spulsa. Da casa. dê Abrão. Mas a briga já existia. Dentro de casa. Foi a causa de Sara. Pedir que o patriarca. Mandasse ela. Embora com o garoto Ismael.!!

  • @joserafaelaranha1816

    @joserafaelaranha1816

    8 ай бұрын

    quando ágar foi expulsa com o " garoto" Ismael na verdade Ismael ja tinha 30 anos, segundo grandes estudiosos bíblicos. então Ismael nao era garoto.

  • @joaogiusti5667

    @joaogiusti5667

    8 ай бұрын

    Temos tantos DEUS assim é? confesso que eu não sabia.

  • @CarlosCaffy

    @CarlosCaffy

    8 ай бұрын

    @@joaogiusti5667 infelizmente, cada povo acha que o "seu" Deus é melhor, e matam em nome do orgulho e poder! 🤷‍♂️

  • @joaogiusti5667

    @joaogiusti5667

    8 ай бұрын

    @@joserafaelaranha1816 segundo a bíblia Isac quando nasceu ISMAEL tinha 14anos

  • @selmabezerra
    @selmabezerra8 ай бұрын

    Obrigada....Deus olhe por esse Pais...

  • @waldiatuma9804
    @waldiatuma98048 ай бұрын

    História contada como deve ser....fatos históricos. Parabéns

  • @mariafriche
    @mariafriche8 ай бұрын

    Gratidão! O documentário é repleto de conteúdos históricos verídicos! Fiquei muito feliz ao ler e em aprende. Muito obrigada.❤🙏

  • @seuvagenciovestre1982
    @seuvagenciovestre19828 ай бұрын

    Globalizando conhecimento e Capital Financeiro são os 2 melhores canais de geografia histórica que existem... Tão bons que quando pensei em criar um canal só por hobby e comecei a ver vocês, achei desnecessário e me tornei apenas espectador dessa área! Mudei meu ramo no youtube pq n é questão de competir, mas que seu canal é muito bom e completo! Parabéns!

  • @lucianapereiradeoliveirali6660
    @lucianapereiradeoliveirali66608 ай бұрын

    Excelente vídeo... Parabéns aos organizadores. Uma aula excepcional de História e Geografia que faz com que possamos entender melhor sobre tudo o que está acontecendo por lá. Que Deus em sua infinita bondade possa derramar chuvas de bênçãos sobre aquele povo tão sofrido. E que um dia possam finalmente viver em paz.🙏👍👏

  • @jacintoribas9006
    @jacintoribas90068 ай бұрын

    Faço uma resalva em relação a história recente de Gaza mostrada no video. A responsabilidade pelo fracasso do acordo de Oslo tem também a mão pesada do Sr Bibi Netanyahu e seus governos nacionalistas, que ao invés de trabalhar para garantir o acordo de Oslo garantiria toda Cisjordânia para os palestinos, incentivou uma política de assentamentos de colonos Judeus ainda mais feroz naquela área, enfraquendo a já moderada Autoridade Palestina e fortalecendo o discurso terrorista e radical do Hamas.

  • @angelaramos8236
    @angelaramos82364 ай бұрын

    Maravilhoso resumo. Que povo sofrido e resiliente. Benza Deus!!!

  • 8 ай бұрын

    Vídeo fantástico e riquíssimo em informações. Não conhecia a história e agora sim dá pra entender um pouco mais sobre o porquê de toda essa guerra.

  • @valdirdias5567

    @valdirdias5567

    8 ай бұрын

    Verdade riquissimo as informaçoes show.

  • @greganapatiom
    @greganapatiom8 ай бұрын

    Excelente trabalho de pesquisa, síntese e apresentação. Parabéns.

  • @miguelluiz6268
    @miguelluiz62688 ай бұрын

    Meus parabéns 👏 ao autor desse vídeo, um belo trabalho sobre a história da Faixa de Gaza! Apesar de ser uma história triste... muitas mortes humanas!

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    Esse pequeno território tão disputado até 4 mil A C até Alexandre o Grande dominou Gaza juro que não sabia, nossa mtas conquistas aconteceu nesse território

  • @jacksonfidelis9737
    @jacksonfidelis97377 ай бұрын

    Um vídeo explicando a história de Gaza desde o início era o que precisava, muito obrigado!

  • @Rldn_AveCristusRex
    @Rldn_AveCristusRex8 ай бұрын

    Que Deus de paz as pessoas dessa regiao

  • @tiade5762
    @tiade57628 ай бұрын

    Esses trem de Gaza é chique, eu gosto. Quer dizer: gosto de ouvir as histórias, já que morar lá ultimamente deve ser bem difícil, infelizmente. Vamos orar pela paz.

  • @franciscoteixeira2023
    @franciscoteixeira20238 ай бұрын

    Excelente documentârio! Uma cidade tão importate e próspera desde o proncípio, sendo destruída e reerguida várias vezes.

  • @Tereza5896
    @Tereza58968 ай бұрын

    Finalmente vejo alguém contando a história do começo!👏👏👏👏👏

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ele pulou o capítulo mais importante (talvez, tb, não o conheça): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @cidaaraujo2133

    @cidaaraujo2133

    6 ай бұрын

    Se você assistir uma live com Rodrigo Silva e Aline, vai entender melhor a história dessa região.

  • @weslleyavelino867
    @weslleyavelino8678 ай бұрын

    Que excelente aula de história 👏🏼

  • @GEOGRAFIABIBLICA
    @GEOGRAFIABIBLICA8 ай бұрын

    O vídeo oferece uma perspectiva valiosa sobre a complexa realidade da Faixa de Gaza. A profundidade das histórias compartilhadas e a maneira como são apresentadas mostram o compromisso em sensibilizar as pessoas para as questões humanitárias na região. Acredito que a conscientização é o primeiro passo para promover a paz e a compreensão, e este vídeo faz um excelente trabalho nesse sentido. Adoro esse tema e exploro história antiga no meu canal tbm

  • @spellpenelope2465
    @spellpenelope24658 ай бұрын

    É um trabalho meticuloso,um vídeo para ser visto e revisto.Louvável,esta detalhada produção!Pouco é mostrado do Mar Mediterrâneo,e,quase ao final,vcs o fazem.Aí dá pra entender pq Gaza foi sempre tão cobiçada!A entrada pelo mar e a saída para o ele, mostram a sua singularidade,para mim,q sou carioca,do Rio de Janeiro.

  • @MarceloNeurocienciaFilosofia
    @MarceloNeurocienciaFilosofia8 ай бұрын

    Parabéns pelo material!!! Estou utilizando em aulas de revisão para alunos de Sociologia da 3a série do ensino médio.

  • @lucaslucassanchomonteiro8637
    @lucaslucassanchomonteiro86378 ай бұрын

    *Como todo país asiático a sua história é sempre muito rica e interessante, mas por problemas políticos e relações diplomática, grande partes da população nem deve tá mais ligando pra isso!*

  • @luziamendes4916
    @luziamendes49168 ай бұрын

    Vamos compartilhar, isso é cultura.Obrigado pelo vídeo.

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Faltou um pouco mais de História: Ele pulou o capítulo mais importante (De propósito? Não sei.): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desaparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, riparam mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou). Logo a seguir, trouxeram árabes da Península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó. Os demais 'irmãos" os usam como bucha de canhão contra os judeus, mas ficam de longe, só rosnando.

  • @EvangelistaHilquiasMendes
    @EvangelistaHilquiasMendes8 ай бұрын

    Meus parabéns. Excelente documentário; conciso, muito bem direcionado, linguagem clara e limpa, completamente imparcial, fartamente ilustrado, propiciando ao telespectador a oportunidade de ter um panorama real do que foi e é a faixa de gaza e sua situação dentro da geopolítica daquela região. Embora crendo que esse trabalho seja resultado de um grande esforço de apurada e responsável pesquisa, fazemos votos de que outros no mesmo nível sejam produzidos por vocês, pois a necessidade de existir material assim aqui na plataforma é cada dia maior e necessária, afim de que todos nós possamos ter uma compreensão melhor da situação política pela qual estamos passamos atualmente. Um abraço

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ele pulou o capítulo mais importante (De propósito? Não sei.): Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desaparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, riparam mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou). Logo a seguir, trouxeram árabes da Península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó. Os demais 'irmãos" os usam como bucha de canhão contra os judeus, mas ficam de longe, só rosnando.

  • @julianomachado7050
    @julianomachado70508 ай бұрын

    Que vídeo incrível e rico de informações! Não conhecia o canal, e estou feliz em começar a seguir o mesmo!

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Vai com calma, vai com calma...Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, ripou mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxe árabes da península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @mariadelourdesdiasdosanjos7802
    @mariadelourdesdiasdosanjos78028 ай бұрын

    Obrigada. Trouxe grandes esclarecimentos sobre a verdadeira história dessa região. 😊

  • @AntonioOliveira-fq9wz

    @AntonioOliveira-fq9wz

    7 ай бұрын

    Ele pulou o capítulo mais importante: Ah, os sofismas!!! Que coisa mais ... hunmmm, descontraída, 'nocenti'. MAS, segundo registros do historiador, de dupla nacionalidade (era judeu e romano), FLAVIO JOSEFO, na época de Jesus, os filisteus/palestinos já não existiam, pois, ou foram mesclados a outros povos, ou levados como cativos, ou desaparecidos em batalhas. Cerca do ano 70 d.C., os romanos, de saco cheio com as recorrentes revoltas dos judeus, sob o comando do General Tito (posteriormente, imperador), após um cerco de 3 anos e meio, riparam mais de hum milhão de judeus, expulsando a maioria do que sobrou (alguns remanescentes se esconderam atrás de cada pedregulho que restou), logo a seguir, trouxeram árabes da Península Arábica, para ocupar a terra, rebatizando-a com o antigo nome : FILISTÉIA (transliterado para "palestina'). Resumo: PALESTINOS NÃO EXISTEM!!! Ah, segundo etnólogos, os "palestinos" são descendentes de Esaú/Edom, o preguiçoso irmão de Jacó.

  • @PabloScobar-dz6qk
    @PabloScobar-dz6qk8 ай бұрын

    Pelo o que percebi qualquer um que chegava, conquistava e colocava suas regras, parabéns ficou muito bem explicado.

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    Gostei da sua colocação todos que conquistava colocavam suas regras

  • @rhlobato8674
    @rhlobato86744 ай бұрын

    Primeiro canal que fala abertamente que o Egito também embarco a Faixa de Gaza. Parabéns

  • @alessandrolealcampos5765
    @alessandrolealcampos57658 ай бұрын

    Parabéns, assisti todo video me esclareceu muito bem o que esta acontecendo, o triste que muitas pessoas morrem inocentes, por intolerância religiosa e política !!

  • @marianarodrigues89

    @marianarodrigues89

    8 ай бұрын

    Gostei desta lição de história. Parabéns pelo trabalho realizado.

  • @franciscogoncalves5808

    @franciscogoncalves5808

    4 ай бұрын

    e terroristas tambem

  • @carlosciqueira6221
    @carlosciqueira62218 ай бұрын

    QUE AULA ESPETACULAR DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARABÉNS.

  • @globalizandoconhecimento

    @globalizandoconhecimento

    8 ай бұрын

    Ficamos felizes que tenha gostado! Forte abraço! 👊🏻

  • @veraluciarodrigues7633

    @veraluciarodrigues7633

    8 ай бұрын

    Bahhh, eu também gostei muito desta aula. 👏👏👏👏👏👏

  • @bismarckregino1612

    @bismarckregino1612

    8 ай бұрын

    História bem complicada.

  • @henrysampaio6743

    @henrysampaio6743

    8 ай бұрын

    QUEM VE ESSE VIDEO PARÉCE Q GAZA TA LA A MILENIOS. MAS NAO É ASSIM NAO

  • @nairreis845
    @nairreis8458 ай бұрын

    Parabéns pelo esforço em produzir tanto conteúdo

  • @sheilaoliveiradasilvaolive8844
    @sheilaoliveiradasilvaolive88447 ай бұрын

    Exelente este trabalho! Tem muitos inocentes morrendo, mas este povo não tem dor de ninguém eles começaram a guerra e não estão nem aí pra Gaza!

  • @ltsmoochie
    @ltsmoochie8 ай бұрын

    O vídeo é excelente e muito informativo. A história e infelizmente muito triste e deixa um clima de frustração com relação ao que poderia ser uma região muito próspera e pacífica. É muito difícil culpar alguém ou alguma entidade ou até mesmo qualquer grupo étnico pra atual situação geopolítica e religiosa da região. Que Deus abençoe os povos dessa área!

  • @janainacardosonogueira1953

    @janainacardosonogueira1953

    4 ай бұрын

    Como Deus vai abençoar? Uma que ele não existe e outra que esse ser inexistente é um dos motivos da guerra!

  • @simoneassuncao8055
    @simoneassuncao80558 ай бұрын

    Deus Abençoe e Liberte o Povo Palestino de Gaza🙏🌍🙏❤️

  • @TheChinaTech

    @TheChinaTech

    8 ай бұрын

    Deus proteja o povo de Israel também.

  • @htps.maricelle7555

    @htps.maricelle7555

    7 ай бұрын

    ​@@TheChinaTecheles tao bem quem esta morrendo genocidamente sao os inocentes lalesti os acorda

  • @robsonluissouzacruzsouzacr6198
    @robsonluissouzacruzsouzacr61988 ай бұрын

    Sem dúvidas, pelo menos para mim, e o vídeo mais esclarecedor referente a gaza que essisti até hoje, parabéns

  • @Claiton_
    @Claiton_8 ай бұрын

    Muito completo. Não ficou cansativo. Sempre instigando a querer assistir mais.

  • @lucimarques7161
    @lucimarques71618 ай бұрын

    Um dos melhores canais sobre conhecimentos gerais!

  • @doutordelmar
    @doutordelmar8 ай бұрын

    Excelente historia , adorei, parabens para o historiador, muito grato , fica com DEUS!!!!

  • @AntonioSilva-uc3dz
    @AntonioSilva-uc3dz8 ай бұрын

    a história dessa faixa de Gaza é muito cabuloso

  • @sandropereira274
    @sandropereira2748 ай бұрын

    Vocês são foda!que resumo bem feito,muito bom!!!

  • @rodineiaugusto5552
    @rodineiaugusto55528 ай бұрын

    Ao assistir conteúdos como este; vimos a origem dos conflitos!!!!!! Só Deus pra mudar essa história!!!!!

  • @sunairfonseca8618
    @sunairfonseca86188 ай бұрын

    Parabéns! Narrativa clara, didática e objetiva! Muito bem explicado.

  • @miriammichelcurydib7780
    @miriammichelcurydib77808 ай бұрын

    Pelo que vimos essa região sempre esteve em guerra, com poucos períodos de paz! E continua assim até os dias atuais!!!

  • @Bruno-qx8nh

    @Bruno-qx8nh

    8 ай бұрын

    Exato, se bobear ganha de jerusalem no quesito quantas vezes foi tomada e retomada

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    Que porra tem nesse piqueno território

  • @Bruno-qx8nh

    @Bruno-qx8nh

    8 ай бұрын

    @@gilvanfontes5680 É um corredor natural da região, que liga todo o continente afeicano com o continente europeu e o levante, o caucaso, alem de acesso ao mar. Hj nao é tao importante devido aos diversos outros meios de transporte q existem, mas na antiguidade todos passavam por ali, os imperios que dominavam uns aos outros.

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    @@Bruno-qx8nh Bruno mto bom dia para VC! Obg pelo carinho obg mesmo

  • @gilvanfontes5680

    @gilvanfontes5680

    8 ай бұрын

    @@Bruno-qx8nh Bruno vc é fera abç

  • @rosaleamardiasblanco970
    @rosaleamardiasblanco9704 ай бұрын

    Bom dia, muito obrigado pela aula maravilhosa, que ninguém jamais me deu a oportunidade de ouvir, embora sempre me interessei por aprofundar a trajetória do povo judaico. Embora eu não só judeu, sempre me relacionei com judeus no pais de nascimento, Uruguay, agora moro em Florianópolis Brasil. Obrigado.

  • @JoseRoberto-vo8zc
    @JoseRoberto-vo8zc8 ай бұрын

    Sensacional esse documentário histórico desse povo tão sofrido, parabéns, belo trabalho.Shooww.!!

  • @ademirfigueirafigueira1004
    @ademirfigueirafigueira10048 ай бұрын

    Bela pesquisa, parabéns. Os fatos históricos descritos nos permite ver a importância dessa região que vem sendo disputada há anos.

  • @telmamaia3679
    @telmamaia36798 ай бұрын

    Otima aula de história!❤

  • @borgesluizraimundo4624
    @borgesluizraimundo46244 ай бұрын

    Achei excelente o esclarecimento da historia de Faixa de Gaza. Possui grande história. Foi palco de muitas epopéias (batalhas) de invasões e conquistas. Por tão pequeno território, grandes ambições. Deus permita um NOVO TEMPO DE PAZ E PROSPERIDADE.

  • @clovisramos3493
    @clovisramos34938 ай бұрын

    Excelente conteúdo. Gratidão....! Deus Abençoe Vocês...!

  • @sillva8146
    @sillva81468 ай бұрын

    que história magnifica de gaza não conhecia verdadeira cidade resistente força ao povo de gaza

  • @mariocarrancho770

    @mariocarrancho770

    8 ай бұрын

    Mas tu viste o vídeo? Resistente em quê? Aquilo mudou de mãos 1000 vezes e nunca se autogovernou.

  • @globalizandoconhecimento

    @globalizandoconhecimento

    8 ай бұрын

    É realmente uma história bastante interessante e muito rica @sillva8146 !👍 Abraço!!!

  • @juniorscardua5736

    @juniorscardua5736

    8 ай бұрын

    O povo de gaza tem os rebeldes chamado Hamas...são eles que bagunçaram a pohha toda denovo...portanto estão errados

  • @juxpeterson

    @juxpeterson

    8 ай бұрын

    Lá vem um retardado que nem sequer prestou atenção no que foi dito, essa cidade de Gaza ao longo dos séculos sempre passou de mão e mão. Não existe "um povo unitário" em que tenha fundado e se apropriado dessa cidade milenar e que permanece nos dias hoje, seu ignorante.

  • @eudenovo845

    @eudenovo845

    8 ай бұрын

    Não entendeu, pelo visto, as explicações do vídeo.

  • @paesification
    @paesification8 ай бұрын

    Gostei da aula Vou guardar o link pra ouvir novamente mais vezes. Boa noite

  • @Vidaemagnetismo
    @Vidaemagnetismo8 ай бұрын

    Parabéns pelo conteúdo, direto ao ponto!

  • @emirdasilvamatias5765
    @emirdasilvamatias57658 ай бұрын

    Muito boa explanação

  • @mariograca232
    @mariograca2328 ай бұрын

    Excelente descrição histórica e geopolítica!

  • @maizapereira5506
    @maizapereira55068 ай бұрын

    É muito doloroso ver esse os inocentes perdendo suas vidas por causa da falta de amor de muitos.

  • @edneydenis7856

    @edneydenis7856

    8 ай бұрын

    Escolheram esse caminho quando elegeram o Hamas que não queria paz. Deveriam ter seguido o caminho da Cisjordânia que preferiu a Paz.

  • @adevadossantossantos4144
    @adevadossantossantos41448 ай бұрын

    Parabéns pelo vídeo, bem interessante e informativo.

  • @eneidedossantospompilio2309
    @eneidedossantospompilio23098 ай бұрын

    Insana essa guerra, deixa nos a todos preocupados lamentando, vidas perdidas, e nao surge solução, muito bem esclarecida essa disputa

  • @paulobancovsky6541
    @paulobancovsky65418 ай бұрын

    Parabéns aos autores desse documentário, deveras esclarecedor !

  • @josimarynunes4283
    @josimarynunes42838 ай бұрын

    Amo história e esse vídeo foi um grande presente!!

  • @janetebarbosa5361
    @janetebarbosa53615 ай бұрын

    Vou até passar para meus alunos essa explicação. Que Deus nosso Senhor Jesus Cristo ilumine esse povo .

  • @bloodykenshiro8218
    @bloodykenshiro82188 ай бұрын

    Parabéns pela concisão e neutralidade em face a um assunto tão delicado e multifacetado como esse. Sinceramente não imagino que os conflitos na região possam um dia cessar, infelizmente, já que nenhuma das partes parece disposta a ceder o suficiente para que a outra possa prosperar.

  • @rudsonfreire149
    @rudsonfreire1498 ай бұрын

    Só Jesus salva

  • @Jiraya-pc8qu

    @Jiraya-pc8qu

    8 ай бұрын

    @andrewcfh4422kkkk piada , o cachorro Vei imundo (e) leva pro inferno kkkk sai sai todo poder das trevas

  • @WeezyZetta

    @WeezyZetta

    8 ай бұрын

    ​@@Jiraya-pc8qu depois vocês pedem tolerância religiosa e falam que são perseguidos e sofrem cristofobia kkkkkkkk

  • @mensageiroverdade7692

    @mensageiroverdade7692

    8 ай бұрын

    1 Samuel 28: 15 Disse Samuel (espírito em ectoplasma) a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? A palavra do morto Lázaro Redivivo, 22 de Dezembro de 1945 - Irmão X (Humberto de Campos) por Francisco Cândido Xavier. Quando Saul sentiu o peso das tremendas responsabilidades, no campo da autoridade e do poder, lembrou-se imediatamente de Samuel, o grande juiz que o precedera na direção dos israelitas. O nobre varão, todavia, fora arrebatado ao mundo da morte. No entanto, o rei sabia que os mortos podiam voltar, fazendo-se ouvidos. Interrogando os áulicos do seu séquito, soube que em Êndor havia uma pitonisa que talvez pudesse satisfazer-lhe os propósitos. Não hesitou e dirigiu-se a ela. E quando a intermediária caiu em transe, após admoestá-lo quanto ao anonimato a que se recolhera, eis que Samuel lhe surge aos olhos assombrados. Não é um fantasma que o visita, trazendo resquícios da sepultura. É o verdadeiro Samuel, materializado à plena luz, que lhe estende as mãos acolhedoras. Não tem as insígnias de juiz e o seu olhar, outrora severo e autoritário, mantém-se impregnado de humildade infinita. Ampla capa resguarda-lhe o corpo, e enquanto recompõe a sua figura, a fim de conversar calmamente, Saul cai, genuflexo, em pranto convulsivo. - Ó santo Juiz de Israel - pergunta o rei, emocionado e confundido -, onde estão as tuas insígnias de Enviado de Jeová? Por que voltas do túmulo, pobre e simples, como qualquer mortal? Contemplou-o Samuel, tristemente, e respondeu: - Saul, que o Eterno te abençoe e te conceda paz! Não me perguntes pelas possessões e honrarias efêmeras. Minha túnica de linho de julgador e minha espada de guerreiro ficaram para sempre no sepulcro de Ramá. O homem que exerce a Justiça, perante o Supremo, não deve aguardar prerrogativas diferentes daquelas que felicitam os ministros do Senhor, em qualquer trabalho proveitoso… Mas, ouve! Que te induz a chamar-me do túmulo? Por que razões interrompes o meu trabalho no reino dos mortos? Saul enxugou as lágrimas abundantes e falou: - Ó Grande Juiz, aconselha-me! Estamos na véspera de grandes batalhas e tenho o coração cheio de maus presságios!… Sinto-me inquieto, hesitante… Dize-me o que pensas, concede-me as tuas diretrizes sábias e justas! O Espírito de Samuel fitou-o, melancolicamente, e voltou a interrogar: - Que desejas que eu diga? - A verdade! - disse o rei, ofegante. A entidade sorriu e observou: - Entre os homens que vivem na carne e os que já reviveram, fora dela, ao sublime influxo da morte, a verdade é sempre terrível. Poderás, acaso, suportá-la? Respondeu Saul, afirmativamente. O Espírito materializado avançou para ele, afagou-lhe a cabeça e falou, comovido: - Volta então ao povo de Israel, desarma o nosso exército e dize à nação que o nosso orgulho racial é um erro nefasto e profundo, diante da morte, inevitável para todos. Notifica as doze tribos de que nossas guerras e atritos com os vizinhos são malditas ilusões que nos agravam as responsabilidades, diante do Deus Altíssimo. Cientifica-os de que a morte ensinou a mim, último juiz dos israelitas, as mais estranhas revelações. O Senhor Supremo não está em nossa arca de substância perecível do mundo, que não passa de mero símbolo, respeitável embora… Onde teremos buscado tanta audácia para nos julgarmos privilegiados do Eterno? que Espíritos satânicos penetraram nossos lares, para odiarmos o trabalho pacífico, entregando-nos ao monstro da guerra, que espalha a fome, a peste e a desolação? É verdade que os nossos antepassados muito sofreram nas perseguições da Babilônia e no cativeiro do Egito, mas também é inegável que nunca soubemos valorizar os favores e as graças de Jeová, o Pai Magnificente. Reajustando agora os meus conhecimentos pelas imposições do sepulcro, eu mesmo, que cultivava a Justiça e supunha servir ao Senhor, compreendo quanto me afastei das vozes espirituais que nos induziam ao escrupuloso cumprimento da Lei. Sou hoje obrigado a socorrer os nossos armadores e frecheiros, guerrilheiros e pajens de armas, que choram e sofrem junto de mim e aos quais ajudei na matança. Volta, pois, Saul, enquanto é tempo, e ensina aos nossos a realidade dura e angustiosa. Explica-lhes que os filisteus são também filhos do Altíssimo e que, ao invés de nos odiarmos, é imprescindível nos amemos uns aos outros, auxiliando-nos reciprocamente, como irmãos. Os lares de Jerusalém não são melhores que os de Ascalão. Vai, e ensina ao nosso povo uma vida nova! Faze que os instrumentos destruidores do extermínio se voltem para o trabalho pacífico e abençoado no solo da Terra! Saul soluçava, de joelhos. Como aceitar os conselhos inesperados e humilhantes? Não se sentia com a força precisa para recuar. Buscava orientação para a vitória na batalha e o juiz inesquecível de Israel voltava do misterioso reino da morte para induzi-lo à submissão? O Espírito de Samuel compreendeu-lhe a luta íntima e falou, carinhoso: - Lembra-te do tempo em que, humildemente, reunias jumentas no campo, na pobre condição de descendente da tribo de Benjamim, e não estranhes minhas palavras. Recorda-te que, quando o Senhor deseja conhecer as conquistas de uma alma, dá-lhe a autoridade e a fortuna, o governo e o trono para a terrível experiência. Atende a Deus e domina-te. Execute a Vontade do Senhor e esquece-te, para que possas, de fato, triunfar, por sua Divina Misericórdia. Fez-se então pesado silêncio. Como Saul chorasse, o mensageiro, desejando ultimar a entrevista, perguntou: - Desistirás da carnificina? Reconciliar-te-ás com os inimigos? Ensinarás ao povo a humildade, o serviço e a concórdia? O rei de Israel fez um esforço supremo e respondeu: - É impossível! Não posso! O Espírito fitou-o com profunda tristeza e acrescentou: - Como pedes, então, conselhos à luz da sabedoria, se preferes a prisão nas trevas da ignorância? O Senhor envia-te as verdades de hoje, por minha boca, mas, se persistes em desatendê-lo, rasgará o reino que guardas nas mãos e entregará a outrem a autoridade. E se não deres ouvidos à Divina Palavra, executando os sinistros propósitos de tua ira, sofrerá Israel contigo as consequências de tua rebeldia, cairás aos golpes do adversário e, amanhã mesmo, serás recolhido pela morte, juntamente com os teus filhos, vindo aprender conosco que ninguém confundirá o Eterno Poder! Voltou Samuel à sua condição no Plano invisível e Saul caiu desmaiado de espanto, enquanto a pitonisa acordava para socorrê-lo. E como acontece a muita gente que roga orientação aos Espíritos desencarnados, Saul desprezou as advertências ouvidas e atendeu aos caprichos condenáveis de seu coração, mas, também, no dia seguinte, estava com os filhos no caminho sombrio do sepulcro, a fim de aprender com a morte as sagradas lições da vida. Segundo o Wikipedia os Filisteus fundaram cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e, a maior delas, Gate (Palestina). Mateus‬ ‭27: 24 Vendo Pilatos que nada conseguia e que, ao contrário, o tumulto aumentava, mandando vir água, lavou as mãos diante da multidão e declarou: Sou inocente deste sangue; isso é lá convosco! [25] Todo o povo disse: O sangue dele caia sobre nós (reencarnação expiatória) e sobre nossos filhos! [26] Então, Pilatos soltou a Barrabás; e, mandando açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Visão de Chico Xavier: Guerra e Terra Santa? kzread.info/dash/bejne/i397lpWqeLLRf9o.html

  • @fs67carvalho13
    @fs67carvalho138 ай бұрын

    O vídeo é muito bom, tem que ter a versão expandida explicando os trechos da história e porque os do nada os filisteus sumiram.

  • @user-zt5rg6nn9j

    @user-zt5rg6nn9j

    4 ай бұрын

    A ONU DETERMINOU 53% 3:44 3:47

  • @user-zt5rg6nn9j

    @user-zt5rg6nn9j

    4 ай бұрын

    Para israel e 47% PARA OS PALESTINOS.HOJE Israel TEM .83% DO TERRITÓRIO zE OS PALESTINOS 17%.

  • @marilepine1

    @marilepine1

    4 ай бұрын

    Eles não sumiram, sempre estiveram lá mas dominados por outros impérios

  • @adelmoaraujocorrea697
    @adelmoaraujocorrea6978 ай бұрын

    Parabéns pela aula!!!

  • @simoneamorim7227
    @simoneamorim72275 ай бұрын

    Obrigada pelas atualizações apresentadas neste vídeo. Parabéns pelo trabalho ❤

  • @janenery7614
    @janenery76148 ай бұрын

    Que Jesus ajude os inocentes dos dois lados 😢

  • @aurearosacangussuribeiro6855
    @aurearosacangussuribeiro68558 ай бұрын

    Incrível história! Aula esclarecedora. Parabéns

  • @isaurafernandesdeoliveira8617
    @isaurafernandesdeoliveira86174 ай бұрын

    Gaza, embora muito sofrida, tem uma história riquíssima. Que A PAZ se faça em toda Terra 🌍 Habita!!! Não existe um caminho para A PAZ 🙏 A PAZ É O PRÓPRIO CAMINHO❤❤❤

  • @adaviscontemarteli1529
    @adaviscontemarteli15294 ай бұрын

    Estava procurando algo que explicasse mais sobre Gaza. Achei ótimo o vídeo. Vou assistir de novo.