Governo do RS mostra regiões em risco por causa de mais chuvas previstas para 10, 11 e 12 de maio

A equipe de meteorologistas e hidrólogos que assiste o governo do Rio Grande do Sul exibiu nesta quinta-feira (9) uma projeção com as áreas que serão afetadas novamente pelas chuvas que estão previstas para cair a partir de sexta-feira, 10 de abril, se estendendo até segunda, 13.
O governador Eduardo Leite avisou que as previsões trazem mais "preocupação" para o Estado, e que não é hora de permitir que a população local tente retornar às suas casas, pois há riscos de novos deslizamentos e mais enchentes, sobretudo nas áreas Norte, Nordeste e Centro. As regiões serranas, a região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte serão impactados mais fortemente dessa vez.
"Tem que ficar bastante claro que essas regiões serão de novo as mais impactadas. A situação é bastante crítica, não só na situação dos rios, mas de risco geológico, porque o solo está saturado de água. São chuvas bastante expressivas a partir de sexta-feira. Até segunda, ainda teremos chuvas", disse meteorologista Ana Valente.
De acordo com os especialistas, as chuvas trarão resposta hidrológica de vários rios que já estão cheios. Entre eles, o rio Guaíba, que deveria recuar 4 metros com o tempo aberto nos últimos dias, mas com as novas chuvas previstas pela frente, a expectativa é que ele exceda novamente em 5 metros, marca muito próxima da que já foi alcançada com as cheias da primeira semana de maio.

Пікірлер