Genealogia Judaica Do Brasil - COSTUMES, SOBRENOMES, PROFECIAS, MILAGRES

PARA SE APROFUNDAR NOS ESTUDOS COM O RABINO VENTURA INSCREVA-SE NOS CURSOS ABAIXO:
✡ Filosofia e Vivência judaica:
bit.ly/_Curso-SinagogaSemFron...
✡ Curso express para ler e escrever em hebraico, em no MÁXIMO 4 aulas.
Você vai se SURPREENDER!!!!! O SUCESSO É GARANTIDO!
bit.ly/Alfabetizaçao_hebraico
Sinagoga Sem Fronteiras

Пікірлер: 1 600

  • @neusalimadias2440
    @neusalimadias24404 жыл бұрын

    Eu tenho o costume de varrer a casa assim, minha mãe e minha tia dizia para não apontar as estrelas no céu porque dava verruga nos dedos, tomar benção a pai e mãe, todos os dias, pela manhã e para dormir.

  • @nilmasantos1274

    @nilmasantos1274

    Жыл бұрын

    Meus pais também

  • @soniamaririasoninha5868
    @soniamaririasoninha58682 жыл бұрын

    Aprendi e até hoje é bênção. Varrer a casa da porta da sala para os fundos. Não contar estrelas. Desvirar as sandálias. Cobrir os espelhos. Não comer manga com leite. Tomar banho e após ir ao cemitério lavar as roupas.Agradecer a Deus pela vida após acordar.E muitos outros costumes. Minha avó Silva, avô Barbosa, Souza, Espírito Santo.

  • @VeldaKmit
    @VeldaKmit3 жыл бұрын

    Rabino, até hj é assim que varro minha casa! Aprendi com minha mãe. Quando ia no cemitério tinha que tirar a roupa e por para lavar e tinha que tomar banho, sigo isso até hj.

  • @samarapiva9735

    @samarapiva9735

    3 жыл бұрын

    nossafamilia tem isso tambem.

  • @samarapiva9735

    @samarapiva9735

    3 жыл бұрын

    nossafamilia tem isso tambem.

  • @solangebarretto8105

    @solangebarretto8105

    3 жыл бұрын

    Sim vazia o mesmo. Tinha que tomar banho!

  • @Adrianonoticiasofc

    @Adrianonoticiasofc

    2 жыл бұрын

    Até hoje na minha família existe esse costume de colocar roupa para lavar e tomar banho após chegar do cemitério. Lembro também que minha avó cobria os espelhos quando estava trovejando ela dizia que era para não atrair raios.

  • @ariadnevalentim443

    @ariadnevalentim443

    2 жыл бұрын

    Sim! Hábito que temos realmente! Não pode nem entrar em casa com o calçado!

  • @marciajane5925
    @marciajane59253 жыл бұрын

    Minha avó falava que vestir roupas às avessas fazia mal, calçar sempre o pé direito primeiro

  • @geisafranca2797
    @geisafranca27978 ай бұрын

    Meus avós descentem de portugueses moravam no Ceará e na época da borracha, migraram para o Amazonas, para trabalharem como soldados da borracha, no município de Manicoré AM. Minha vó cobria os espelhos, às 18 horas ela se recolhia para o quarto para orar, acordava cedo para fazer sua comunhão com Deus, apesar de ser considerada católica, ela não havia o hábito de adoração a imagens, era muito organizada, correta com suas finanças.

  • @vagnerbenedito4208
    @vagnerbenedito42083 жыл бұрын

    O Maior Pais Cristão do Planeta tem que ter mesmo boa parte de seu povo com descendência Judaica. Isso maravilhoso. Louvado seja Deus Nosso Pai louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

  • @marcolynx

    @marcolynx

    Ай бұрын

    O maior país cristão do mundo é os EUA. O Brasil é o país com maior número de católicos do mundo.

  • @analuciacastro1710
    @analuciacastro17103 жыл бұрын

    Aqui no Ceará, tenho quase certeza que 99% das famílias cearense varrem a casa assim: agente pega a vassoura , vai para o portão ou porta de casa, primeiro dá uma olhada para rua, vê a movimentação depois começa a varre de fora pra dentro. Varre calçada primeiro, depois começa a varre a casa primeiro a sala,vai para os quartos e assim vai. Quem é cearense sabe, principalmente as fogueiras de calçadas 😁

  • @maryharbro3005
    @maryharbro30052 жыл бұрын

    A minha mãe cobria o espelho quando chovia…. Varria a casa da sala para a cozinha Não podia deixar o chinelo de sola pra cima E pedíamos benção de manhã e a noite

  • @katianeduarte5600

    @katianeduarte5600

    10 ай бұрын

    A minha familia tinha esses hábitos também!

  • @Davi.Abraham.Millman

    @Davi.Abraham.Millman

    5 ай бұрын

    Tudo menos a do espelho

  • @mariadefatimamatosrocha8940
    @mariadefatimamatosrocha89402 жыл бұрын

    A minha avó varria a casa,mas o pó era pego dentro da casa,nunca jogava para fora,ela dizia que não podia,pois a felicidade ia embora junto

  • @AntoniaCaraivas
    @AntoniaCaraivas4 жыл бұрын

    O meu pai , nordestino, sempre foi, ao meu ver, cheio de "manias". Costumes que eu não entendia. Depois que eu comecei a ver seus videos eu fui entender muuuitas coisas!

  • @antoniorobertomunizbarrozo6039

    @antoniorobertomunizbarrozo6039

    2 жыл бұрын

    o seu dobrinome é judaico menina

  • @AntoniaCaraivas

    @AntoniaCaraivas

    2 жыл бұрын

    @@antoniorobertomunizbarrozo6039 É sim… 😊 e meus pais eram primos e tinham o mesmo sobrenome…

  • @janduque8778

    @janduque8778

    2 жыл бұрын

    Construindo a minha árvore genealógica, descobri que meus pais tinham um antepassado incomum em sua 14° geração que foi avô da genealogia do meu pai, pela primeira esposa e também da minha mãe pelo segundo casamento. Obtendo um grau de parentesco sanguíneo. E na árvore genealógica da minha mãe avancei muitíssimo, encontrando muitos cristãos novos como meus antepassados, nas linhas dos casamentos feitos entre primos entre todos os antepassados, da minha genealogia em linha direta. Os meus antepassados, cristãos novos mais próximos encontrados em minha árvore genealógica foram ANTÔNIO BICUDO, SEBASTIÃO DE FREITAS, ANTONIO RODRIGUES DE ALVARENGA, MANOEL RODRIGUES DE ALVARENGA e acima deles, Isabel Velho e muitos outros 🙏🏼

  • @erlaine5246
    @erlaine52462 жыл бұрын

    Cresci com a minha avó e minha mãe falando que trazia mau agouro varrer pra fora, outro hábito que minha avó ensinava era tampar os espelhos, ela sempre dizia de espíritos que visitavam as casas de quem perdia alguém querido e que tampar os espelhos protegia a gente, ela também mandava a gente tirar, lavar as roupas e tomar banho assim que a gente chegasse do cemitério. Nós não ficávamos nem um minuto com a roupa de cemitério em casa. Pedir benção lá em casa era e é a primeira coisa que a gente pede pra pai e mãe e os avós, na saída, na entrada ou em ligações, pra nós é uma falta de respeito muito grande não tomar benção e sim também tinha a brincadeira da verruga no dedo hahaha até hoje mantenho esse hábitos. Antes porque tinha sido me ensinado, algumas pensava que era apenas supertição e hoje com mais conhecimento, faço questão de manter mais ainda e tenho muito orgulho.

  • @Annawalewska85
    @Annawalewska853 жыл бұрын

    Nós aqui no interior do Ceará varremos a casa é da sala para cozinha, nunca varremos a sujeira pela a porta de sala

  • @layane1119

    @layane1119

    3 жыл бұрын

    Sou do Norte de Minas Gerais, também fui criada assim, varrer a casa começava pelos quartos, sala e terminava na cozinha. Não podia apontar estrelas no céu, carne de porco e outros animais silvestres tido como remoso. ir ao cemitério tinha que tomar banho, jejuar na sexta-feira e nesse mesmo dia era feito a faxina da casa.

  • @franciscoassisdasilva2710

    @franciscoassisdasilva2710

    3 жыл бұрын

    Anna como e seu sobrenome meu pai é do Ceará sobrenome Simão

  • @ariadnevalentim443

    @ariadnevalentim443

    2 жыл бұрын

    Sim Anna. Minha avó era nasceu em Palmeiras dos Índios, em Alagoas. Não será um costume da nossa querida região nordestina?

  • @d.antoniopaulo3908
    @d.antoniopaulo39084 жыл бұрын

    Lembro de minha vo dizendo que não podia varrer a casa para direção da porta, ela dizia que se fizesse poderia desagradar algum espírito e nós morríamos de medo e obedecia, ela dizia também para deixar a porta fechada quando fosse varrer a casa..

  • @lucasbatista1405
    @lucasbatista14054 жыл бұрын

    Eu tenho esse costume, e quando orava eu colocava a coberta em cima da cabeça. Estou suprendido eu varro a casa de fora para o meio.

  • @RobertoMenezes100
    @RobertoMenezes1002 жыл бұрын

    Minha infância foi com a presença viva dos costumes judaicos, mesmo que só o meu avô materno tinha "hábitos estranhos nos sábados". Sou do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e hoje, um idoso, moro no Recife. Meu nome é Roberto Menezes de Oliveira.

  • @selmadeoliveira9868
    @selmadeoliveira9868 Жыл бұрын

    Minha avó que veio de Portugal no início do século passado morou na zona portuária do Rio de Janeiro. Quando ia no sepultamento de alguém vestia preto, e chegando em casa tirava os sapatos fora da casa e a roupa deixava do lado fora da casa também.

  • @pi2102
    @pi21022 жыл бұрын

    No Rio Grande do Sul tbm, minha avó nos ensinou assim, outro costume que me disseram que tbm é judeu, é lavar todas as cobertas de cama, toalhas, toalhas de mesa na sexta para esperar o sábado. Faço até hoje!🤭

  • @vanilsontrindade1856

    @vanilsontrindade1856

    Жыл бұрын

    Minha falecida mãe que o eterno tenha ela num bom lugar.....!quando eu expirrava ela dizia: Deus ti crie,varrer de fora pra dentro,nascer verruga na mão, quando apontasse para as estrelas,roupa limpa na sexta,vela na sexta-feira,o lenço na cabeça,e muito outros costumes......!

  • @mariaaparecidagoncalvescor2018
    @mariaaparecidagoncalvescor20182 жыл бұрын

    Estou fascinada com este canal. Minhas avós materna e paterna sempre dizia que quando fossemos no cemitério devíamos chegar em casa e por a roupa pra lavar e limpar tmbm os calçados....minha avó materna seu sobrenome é Oliveira e minha avó paterna é sobrenome costa meu avo materno é Gomes e meu avo paterno é Gonçalves Corrêa

  • @salmacorrea3392

    @salmacorrea3392

    Жыл бұрын

    Meu avô paterno Etelvino José Corrêa e ele não aceitava que os filhos colocassem o sobrenome das noras nos netos e isso foi mantido, meus primos também só assinam corrêa, só os primos por parte de minhas tias é que assinam o sobrenome dos pais deles, não sei se tem haver com a história da herança do comendador Domingos Faustino Corrêa, até hoje não sabemos se somos descendentes dele, e por parte materna a minha mãe era Antônia luz dos santos e a mãe dela assinava Rosa,e avó paterna era Dias, portanto eu tenho descendência das duas partes da família

  • @lannesilva5585
    @lannesilva55853 жыл бұрын

    Na minha família tinha costume de não apontar para as estrelas, ascende vela na sexta, 6 horas da noite, varrer de fora pra dentro o salmo 23 e 91 atrás da porta.

  • @joaomarciomatheus
    @joaomarciomatheus2 жыл бұрын

    Ñ sei se tenho origem judaica, mas aprendi com meus pais a tomar benção a eles ao acordar, ao dormir, ao sair e ao chegar. E tomar benção a todas as pessoas mais velhas que a gente encontrasse.

  • @nilmasantos1274

    @nilmasantos1274

    Жыл бұрын

    A minha também

  • @mrtev13
    @mrtev134 жыл бұрын

    Minha família Tevah (sefaradi) tem esse costume. Meu pai não varria para fora da loja, recordo de ele me ensinando a recolher com pazinha a sujeira e jamais jogar para rua.

  • @l.santosrj6915
    @l.santosrj69152 жыл бұрын

    Nossa q linda essas explicações, e como já vi mtos missionários , profetas em videos , dizendo q O Brasil é d Deus não é a toa, somos a maioria no mundo descendentes Hebreus e Judeus🥰🛐❤️🇮🇱🕎🔯 Eu já descobri q tanto da parte paterna e materna sou descendente desse povo lutador e fiel a Deus❤️

  • @deijanirapereirasoares7784
    @deijanirapereirasoares77843 жыл бұрын

    Aprendi esses costumes com minha família, varrer casa, não apontar as estrelas e outros

  • @elainefernandessoares7223
    @elainefernandessoares72233 жыл бұрын

    Grande descoberta pra nós brasileiros

  • @cristinacorreia873
    @cristinacorreia8733 жыл бұрын

    Eu sou do Recife e descobri recentemente que tenho sobrenomes judaicos como Fernandes Correia e me sinto muito honrada pelas minhas descendências. Aqui no Recife em uma restruturação do antigo bairro no Marco Zero, encontraram restos arqueologicos da Primeira Sinagoga das Américas na Rua do Bom Jesus e foi reconstruída. É um dos pontos turísticos daqui e muito bem frequentado por sua turistas. Esperamos por vocês por aqui.

  • @ariadnevalentim443
    @ariadnevalentim4433 жыл бұрын

    Minha bisavó (que era pernambucana) fazia uma oração: "Tudo o que é meu por justiça e vontade divina, virá em minhas mãos, em tempo oportuno e ninguém poderá impedir." (É mais ou menos assim... É o que lembro que meu pai nos contava) Sempre achei essa oração linda! E gostaria de conhecer sua origem.

  • @pootzquecoisa

    @pootzquecoisa

    3 жыл бұрын

    Meu avô dizia: o que é meu vem em casa.

  • @1rivia

    @1rivia

    2 жыл бұрын

    Nossa que linda essa oração da sua bisa!

  • @ariadnevalentim443

    @ariadnevalentim443

    2 жыл бұрын

    @@1rivia sim Rih! Também acho! Eu não a conheci pessoalmente... Ouvia-a de meu pai e nunca esqueci!

  • @alzirasantos688

    @alzirasantos688

    2 жыл бұрын

    Meus avós.falava que não podia contar as estrelas com os dedos que nacia verrugas não podia deixar o sapatos inborcados que mãe morria

  • @olhardeana

    @olhardeana

    Жыл бұрын

    @@alzirasantos688 kkkk cresci ouvindo isso

  • @joserobertodecastromedeiro5965
    @joserobertodecastromedeiro59655 ай бұрын

    Boa noite Rabino , e irmãos. Meu nome é Jose Roberto de Castro Medeiros

  • @reginaceliaoliveira524
    @reginaceliaoliveira5242 жыл бұрын

    Sou Silva e Oliveira lembro de muitas manias de avós e família

  • @carlosjorgebezerracavalcan9445
    @carlosjorgebezerracavalcan94453 жыл бұрын

    Muito interessante, o sobrenome da minha esposa é Carvalho, e os avós ensiram para os filhos não comerem carne de porco e o meu sobrenome é Cavalcante e meus pais nos falavam que a casa deveria ser varrida da porta para dentro que era o certo. Obrigado pelas valiosas informações.

  • @vagnerbenedito4208
    @vagnerbenedito42083 жыл бұрын

    O ator Ed Ames que interpretava o índio Mingo na série Daniel Boone é de descendência Judaica. Ele participou de uma série de filmes bíblicos chamados Os Heróis da Bíblia.

  • @sandrahelenareisvalentim7728
    @sandrahelenareisvalentim7728 Жыл бұрын

    Sandra Helena dos Reis Valentim

  • @aldelinaseidel7779
    @aldelinaseidel77793 жыл бұрын

    We are Sinagoga Sem Fronteiras Rabbi Aventura and his wife Jack, fund. They are from São Paulo, Brazil 🇧🇷 we are very thanks for the Almighty Ran kodesh, risen them as just time is that to open ours spirit eyes, and we are thanks to have them these privilege in have them.🇧🇷🇱🇷🇮🇱

  • @mairanoronha479
    @mairanoronha4792 жыл бұрын

    Nós brasileiros estamos muito emocionados de descobrir nossa verdadeira origem Gratidão pela tua vida Rabino Rabino sou evangélica mas curto seu canal já me inscrevi no seu canal e gosto muito de ouvir sobre suas histórias e quando você compartilha dos seus conhecimentos

  • @deisecordeiro2166
    @deisecordeiro21663 жыл бұрын

    Tem tanto costumes . Que eu acreditava ser só superticão. Minha família é com certeza tanto por pai como por mãe. É surpreende. E por causa do seu estudos ,comecei a estudar e pesquisar .muito legal.

  • @ecysmith6652
    @ecysmith6652 Жыл бұрын

    Rabino, tenho uma identidade muito profunda com o povo judeu. Meu saudoso pai era de pai americano, de Nova Orleans, e de uma mãe judia soviética, que saiu do seu país antes da Revolução Russa, que aniquilou todos os Shalitt, mas pouparam as crianças da família. Meus avós se conheceram em São Paulo e se casaram nesta cidade. Tiveram filhos e permaneceram em Manaus, Para, Pernambuco e em outros Estados brasileiros, e foi em Pernambuco, que meu pai conheceu a minha mãe, cuja família era muito antiga em Recife. Minha mãe deveria ser de origem judaica pois tinha costumes que pareciam ser os de cristãos novos. Não entrava na minha casa nenhum produto de origem suína, que minha mãe dizia ser de animal impuro. Tinha também o costume de abençoar os filhos colocando as mãos na nossas cabeças, seguido de um “Vá com Deus, minha filha e que Deus te abençoe”. Dizia também que ela era de origens portuguesa, holandesa e francesa, e de que tinha cristãos novos nessas famílias, mas que não podia provar isso. Sempre senti uma chama interna no meu coração, por ter sangue judaico correndo nas minhas veias, mas a história da minha mãe está suspensa no tempo e no mistério, e eu tenho essa sede muito intensa de saber mais das minhas famílias judaicas. Muitos me interpretam erroneamente por pensarem que eu tenho “complexo de judia”, o que não é o meu caso. Se trata de uma “saudade”, de um desejo intenso de participar da herança de um povo ao qual amo e admiro e do qual penso ter mais de 25% de minha genética. Sou muito abençoada por ser um ramo, ainda que frágil, de árvores frondosas como as das minhas famílias, exemplos milenares de tudo o que é sagrado e honrado pelo povo judeu.

  • @neliazevedo8451

    @neliazevedo8451

    Ай бұрын

    É assim que me sinto também. Há poucos anos, lendo o livro " Os judeus que construíram o Brasil" é que percebi que tenho ascendência judia e daí comecei a perceber a quantidade de características que minha família tem, pelos dois lados, dos judeus! Já vi que descendentes de alguns dos mais reconhecidos judeus sefaraditas que têm grande descendência por aqui incluem Freitas, Azevedo, Arruda e Rodrigues, que as famílias dos meus pais têm, Azevedo, de meu pai e os outros, da minha mãe. Estou procurando saber se há outros. Tenho orgulho de ter essa ascendência, principalmente pela ligação deles com o conhecimento, a cultura e a arte (especialmentea música) características muito fortes na família do meu pai. Ele me contou que um seu antepassado era professor de música e fugiu para se casar com uma " bugre ou puri pegada no laço". Na família da minha avó materna (Freitas), também tinha uma ancestral assim também. Pelo visto, minha família é tipicamente brasileira, descende de portugueses (e talvez espanhóis), judeus e indígenas.

  • @ecysmith6652

    @ecysmith6652

    Ай бұрын

    @@neliazevedo8451 Nélia, recentemente fiz a minha genealogia e constatei que sou metade judia e metade eslava. Pensei que tivesse sangue português, mas não tenho nenhum. Tenho é um pouco de sangue espanhol de ascendência judaica, também. Por isso sou metade judia e não o sabia…

  • @pr.livornobotelho7964
    @pr.livornobotelho796410 ай бұрын

    Me chamo Livorno Lucena Sou descendente de judeu sefardita. Nasci na região do Seridó rio grande do norte Cheguei em Juca Montezinho e miçol judeus aprovados sou o seu ascendente da 15° geração. Me inscrevi e dei meu joinha é claro. Obrigado

  • @lerysalcher
    @lerysalcher4 жыл бұрын

    Meuu, eu me dei conta que eu faço isso quando limpo minha casa inconscientemente

  • @jornaldoceit
    @jornaldoceit3 жыл бұрын

    Estou amando seus vídeos, Rabino. Recentemente descobri através da minha árvore genealógica uma ascendência hebraica, no que muito me identifiquei. Sou Diego da Rosa Leal e pode contar com meu apoio ao seu lindo trabalho nas redes sociais. Sinto muito pelas grosserias que têm sido manifestadas por alguns. Grato por sua exemplar dedicação ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

  • @anademoura4724
    @anademoura47249 ай бұрын

    Sou pernambucana de Recife. Família, Cavalcanti Rangel, Cavalcanti Rego Barros, Holanda Cavalcanti. Sempre senti uma aproximação espiritual imensa com o povo Judeu. Tenho uma estrela de Davi, de ouro escrito em Hebraico o nome de Deus no centro. Família muito católica. Mau pai levava a estrela na carteira e me disse q era pra dar sorte. Dos seus 6 filhos, eu ganhei a estrela q levo numa corrente no pescoço. O sobrenome do meu pai é da Silva Câmara, mas deveria ser Vasconcelos Câmara, pois sua mãe, ETA de Oliveira Vasconcelos. A saudade era o q eu sentia de uma ascendência que não conheci. Shalon. Amo ter conhecido este trabalho abençoado da Sinagoga Sem Fronteira. Shalom.

  • @anademoura4724

    @anademoura4724

    9 ай бұрын

    Morei em NY, 16 anos no Dutchess County (por ironia trabalhei numa escola chamada Nassau Elementary School. Agora moro em Utah. Shalom.

  • @iarasampaio3317
    @iarasampaio3317Ай бұрын

    Boa noite meu amado

  • @luizarodrigues8099
    @luizarodrigues80993 жыл бұрын

    Sou adotada e não tenho contato com a minha família de sangue Jamais saberei minha descendência ou origens. Mas sou grata a Deus por ter crescido em uma boa família. Meus pais me amaram e protegeram. Tive uma boa infância nas décadas de 80/90. O nome do meu pai era Moreira Araujo e minha mãe Rodrigues Lima. Acabei ficando com o Rodrigues Araújo. 😅

  • @LuanaAlves-ty5qz

    @LuanaAlves-ty5qz

    2 жыл бұрын

    Se vc fizesse uma pesquisa por DNA tu saberia.

  • @josiasgomes4672
    @josiasgomes46722 жыл бұрын

    Parabéns rabino pela divulgação desses importantes Da nossa história judaica dos nossos antepassados.

  • @FatimaSilva-rf9px
    @FatimaSilva-rf9px Жыл бұрын

    Meu pai, sobrenome Silva, natural de Itabuna , Bahia, uma vez me vendo varrer a minha casa, corrigiu-me. Afirmou-me ele, que a forma como eu varria de dentro para fora , me impediram de guardar dinheiro. Que o dinheiro iria embora. Mto legal. O mais impressionante, crendice ou não, não consigo guardar dinheiro. Vai embora feito água. Kkkk Jamais imaginaria que esse fosse um costume judaico.

  • @RafaelOliveira-kr8vb
    @RafaelOliveira-kr8vb2 жыл бұрын

    Eu fiz o teste de MeuDNA de Origem, para saber sobre os meus ancestrais.

  • @SuperMagna2011
    @SuperMagna20114 жыл бұрын

    Meu sonho é fazer minha Genealogia completa.

  • @assuncaopereiradeoliveira9105

    @assuncaopereiradeoliveira9105

    4 жыл бұрын

    Meu pai falava que só podíamos varrer a casa de fora pra dentro e não jogar o lixo. Tinha que juntar.

  • @ivoneterodriguesfernandes1195
    @ivoneterodriguesfernandes11953 жыл бұрын

    Meu marido Gomes Fernandes, meu pai Avelino Rodrigues. Meus avós: Souza, Madalena (sobrenome) e Avelino Rodrigues. Um costume do meu pai era tomarmos benção ao deitar e ao levantar, e ele nos abençoava dizendo: Deus te abençoe e te crie para o bem e beijávamos as mãos mutuamente. Também minha mãe não nos deixava varrer a casa de dentro pra fora. Outra coisa: tínhamos que agradecer pelo alimento após as refeições.

  • @jsdsms

    @jsdsms

    3 жыл бұрын

    "Tomar benção" hábito muito comum aqui no nordeste. Até hoje é obrigatório com meus pais.

  • @MacBR1977

    @MacBR1977

    3 жыл бұрын

    Nasci em São Paulo, anscetrais nordestinos e é exatamente assim! E muitos desses costumes passei para a minhas filhas.

  • @luciarodriguesdesousa532

    @luciarodriguesdesousa532

    2 жыл бұрын

    Eu sou Cearense , e meus pais sempre me ensinaram que ñ se podia varrer a casa de dentro pra fora porque estava jogando fora a prosperidade

  • @luciarodriguesdesousa532

    @luciarodriguesdesousa532

    2 жыл бұрын

    Meus bisavós eran portugués de sobrenome Lourenço Freitas ,Sousa , Castro Rodrigues

  • @zeliabastos5769
    @zeliabastos5769 Жыл бұрын

    Shalom Na minha família até minha bisavó etc varria da porta principal para o fundo da casa.

  • @sidneilefredopadaratz6048
    @sidneilefredopadaratz60482 жыл бұрын

    Descobri que sou descendente de Cornélio de Arzão. Figura histórica ligada ao Estado de São Paulo, Cristão-Novo de Flandres. Pela parte do pai da minha mãe. Sem falar nos Dias, Rodrigues, Cardoso, Pereira, Nunes - Até chegar no meu sobrenome que Parece-se muito com o judeu Padaraski. Muitos costumes que aprendi na minha família batem com os mencionados, tipo: não contar estrelas, cobrir espelhos durante as tempestades, etc.

  • @nailtonmoura5648
    @nailtonmoura56483 жыл бұрын

    Parabéns nobre amigo por ajuda estes povo que não sabe que é dessendente dos judes..um povo que foi tão perseguido pela maldita inquisição 😭😭

  • @remanescente5969
    @remanescente59693 жыл бұрын

    Shalom Rav! Eu também sou do Ceará cidade de paracuru faz tempo que saí do sistema, e minha família tem vários costumes desses, e sobrenomes

  • @m.aurelionuolly6713
    @m.aurelionuolly6713 Жыл бұрын

    Sou da família Nunes Oliveira, de Pernambuco e Paraíba.....

  • @joserosa227
    @joserosa2272 жыл бұрын

    Shabat Shalom! José Raimundo da Rosa - Manaus AM.

  • @hallefoliveira1042
    @hallefoliveira10424 жыл бұрын

    Minha família tem o costume da interpretação de sonhos!

  • @iveralucia
    @iveralucia4 жыл бұрын

    Não vestia roupas pelo avesso... apontar estrelas que dava verrugas...

  • @simpatico1205
    @simpatico12052 жыл бұрын

    Minha avó era imigrantes da galicia...famila Gerem e Navarro....

  • @altamiracarvalho5430
    @altamiracarvalho54303 жыл бұрын

    Interessante sempre varro a casa dessa forma, minha mãe e minha avó tbm., sou do RJ

  • @saletepandora4618

    @saletepandora4618

    2 жыл бұрын

    Meu sobrenome molica.. minha mae biologica Levi

  • @wandersonsantos2376
    @wandersonsantos23764 жыл бұрын

    Minha avó e minha mãe me ensinaram a varrer a casa assim da porta pra dentro e o terreiro de dentro pra fora. Só varria a casa de dentro pra fora quando ia fazer uma oração pra "limpeza dos pêsos e descarrego", mas isso era uma vez na vida. E na sexta feira a casa tinha que está limpa até uma 3 ou 4 horas da tarde, pra na sexta de noite e no sábado estar limpa. Geralmente uma 5 horas da tarde, todo mundo de banho tomado e minha mãe colocava rolinho no cabelo e um lenço. Minha avó sempre colocava lenço na cabeça no final de semana. Minha avó me contava que quando ela era criança o pai dela foi expulso das terras dele em Almenara/MG, mas não soube dizer porque, ficaram sem nada e depois minha bisavó teve que criar os filhos sozinha em Medeiros Neto/BA.

  • @liciasantos1534

    @liciasantos1534

    2 жыл бұрын

    Wanderson Santos, eu sou baiana tenho tios em Almenara/MG norte do Estado, mas Medeiros Neto/MG faz fronteira com o extremo sul da Bahia. Meus pais e avós mantinham esses mesmos costumes, e o meu avô materno não trabalhava aos sábados e passava o dia do SENHOR lendo as escrituras.

  • @joaoolivira268
    @joaoolivira2684 жыл бұрын

    Que história emocionante maravilhosa fica contente com essas informações sobre o nosso povo.

  • @claudineideananias9732
    @claudineideananias9732 Жыл бұрын

    Minha mãe é do ano de 1954 e trás muitos costumes da sua mãe é gratificante ver isso aqui dos nossos antepassados 💋👏👏👏

  • @marciagomesdasilva1932
    @marciagomesdasilva19322 жыл бұрын

    Parabéns Rabino!!! E gratidão!!!🙏♥️

  • @camargopassosluso-brasilei4220
    @camargopassosluso-brasilei42204 жыл бұрын

    😅Eu sempre varro a casa assim...naturalmente. Minha mãe ensinou a fazer desse jeito. Mas nunca disse o motivo... Achava que era o certo. Gostei de saber que sem saber, eu sempre fiz o certo ! 😃🙏🏼 Memória ancestral 😃😃😃😃😃

  • @catatau3910
    @catatau39102 жыл бұрын

    Milagres acontecem todos os segundos 🙏🙏🙏

  • @carlosjoselemos9053
    @carlosjoselemos90533 жыл бұрын

    PEGUEI A ÉPOCA DE PEDIR BENÇÃO A AVÓS, VÔS,tIOS,TIAS,. AO SAIR TAMBÉM. E O MODO DE VARRER. COBRIR ESPELHO QUANDO ESTA REKAMPIANDO. SOU CARLOS JOSE CARDOSO DE LEMOS. VENHO DA DECENDECIA: FRANCISCO,RAMALHO, CANDIDO,CARDOSO,LEMOS, .. PEREIRA,SILVA.. E NOMES CARLOS, JOSÉ,FRANCISCO,.... VCS SÃO BENÇÃO. SOU CRISTÃO. AMO A CULTURA JUDAICA. POIS MUITOS NÃO ENTENDEM A HISTÓRIA JUDAICA, JUDEUS. . SE DEIXAR VOU FALAR MUITOOOO QUE O ETERNO OS ABENÇOE!!!

  • @FatimaSilva-rf9px
    @FatimaSilva-rf9px Жыл бұрын

    Fantástica descoberta. Adorei. Família paterna Silva. Materna : Cunha, carvalho

  • @vibomoreno
    @vibomoreno3 жыл бұрын

    O pai do meu avô veio de Portugal com seu irmão. Avô materno. O sobrenome é Pereira da Cunha. Minha avó Moreira. Ela sempre nos falava pra não apontamos para estrelas.

  • @jucizeteoliveira6218
    @jucizeteoliveira62184 жыл бұрын

    Vestir roupas pelo avesso era proibido deixar sandália virada para baixo, etc

  • @chriscosta6349

    @chriscosta6349

    4 жыл бұрын

    kkkk minha mãe falava q não podia deixar sandália virada pra baixo q morria gente da família, q não era bom vestir roupa do avesso e não podia varrer o pé pq não casa. Coisas até esquecidas por mim, mas vendo os comentários trouxe à tona as lembranças, não podia contar estrelas kkk

  • @edineideoliveira399

    @edineideoliveira399

    3 жыл бұрын

    Gomes da Costa xxx Dantas Correia xxxxx Maciel e Macedo Oliveira

  • @dennerjuan6737

    @dennerjuan6737

    3 жыл бұрын

    Kkkkkk já ouvi muitos ditados semelhantes! Minha avó fala: "Caiu uma colher, vai vir uma mulher!", "Desvira a sandália pq faz mal."... Depois de muitos vídeos a respeito dos judeus, eu descobri que eu sou descendente desse povo e sempre fui e tive uma surpresa enorme! Nunca imaginei isso! Acho que é por isso que o povo brasileiro é tão abençoado. O povo amado e protegido do TODO PODEROSO eram os nossos antepassados e ELE não rejeita. DEUS TODO PODEROSO DE ISRAEL seja louvado exaltado ADORADO eternamente! Shalom! 🇧🇷🇮🇱🇧🇷🇮🇱

  • @paulaomzmz5793

    @paulaomzmz5793

    3 жыл бұрын

    desendentes de polonezes tem esses costumes

  • @marcustorresqueirozdesouza6923

    @marcustorresqueirozdesouza6923

    3 жыл бұрын

    Até hoje. Eu sigo isso...

  • @argielecardoso6521
    @argielecardoso65212 жыл бұрын

    Boa Noite! Cardoso e Souza na família!

  • @aparecidafernandesfranca6335
    @aparecidafernandesfranca63358 ай бұрын

    Minha fé esta em Cristo ele conhece todas as coisas Cristo Redentor meu salvador

  • @rildsonalvesdossantosgruno6044
    @rildsonalvesdossantosgruno60444 жыл бұрын

    eu mesmo na minha casa em sp fui zoado por amigos quando me viram varrendo a casa da porta de entrada pra dentro. sou pernambucano e minha mãe, tias, avó. todas diziam que era dessa forma que se devia varrer. depois de adulto eu repetia e os amigos se divertiam estranhando o que pra mim era natural.

  • @Annawalewska85
    @Annawalewska853 жыл бұрын

    Carvalho, Alves, Frota, Custódio, Domingues, Chaves... Minha família não deixava que seus filhos e netos casassem com estranhos, para não misturar o sangue e eu segui os ensinamentos deles... Incrível!!!!

  • @ismaelalmeidachaves6979

    @ismaelalmeidachaves6979

    8 ай бұрын

    Sou chaves de origem do Ceará.

  • @katiavandeneeden4709
    @katiavandeneeden47093 жыл бұрын

    Muito interessante.

  • @leomaccartneybotelhopereir7165
    @leomaccartneybotelhopereir7165 Жыл бұрын

    Isso era algo que era feito com muito cuidado. Inclusive quando as domésticas iam trabalhar com agente era um cuidado que minha vó tinha. Essa conversa não podia faltar.

  • @marildechaves5619
    @marildechaves56194 жыл бұрын

    Minha avó nos ensinou a varrer da porta de entrada para o quintal da casa, segundo ela, para não jogar a riqueza da casa fora.

  • @albiracialmeida1565
    @albiracialmeida15653 жыл бұрын

    Minha avó Maria e Joaquim, tinha uma 🔯 de seis prontas na porta da casa 🏡 e sempre escolhia casa pro nascente...perto de riachos e serra.

  • @elianeafonso5175
    @elianeafonso5175 Жыл бұрын

    Varrer a casa da sala para os fundos Não apontar as estrelas Não deixar chinelo virado E muitas outras manias que aprendemos com meus avós.

  • @marialucillahernandes4535
    @marialucillahernandes4535 Жыл бұрын

    Meu respeito ao povo judeu ao qual muito admiro.

  • @elisabethprottanascimento3810
    @elisabethprottanascimento38103 жыл бұрын

    Minha mãe guardava o Sábado ,na comia carnaval de porco ,e falava que não presta varrer para fora. Não comia peixe sem escamas. Seu ,Pai era Peres Silva, e tbm guardava o por do sol nas sexta feira guardava o Sábado.

  • @mariaaugustasantos9403
    @mariaaugustasantos94033 жыл бұрын

    Bom dia amei te ouvir não perco nenhuma live ,TB.sempre achei que nós temos descendência judaica

  • @denilzanonato2767
    @denilzanonato27673 жыл бұрын

    SHABBAT SHALOM

  • @roseribeiro16
    @roseribeiro162 жыл бұрын

    Realmente vejo mesmo ...estou amando saber.

  • @joaomoreira9128
    @joaomoreira91284 жыл бұрын

    O meu pai fala que a turma saiu da Turquia, outros Marrocos, e mudaram seus nomes. De fato eu li em um jornal de 1889 um senhor que se naturalizou na cidade de Cametá com o mesmo do meu avô, e eu tenho o nome do meu avô...eles repetiam o nome. E muitas histórias esquisitas....

  • @solrac0709
    @solrac07094 жыл бұрын

    Suas lives são bem animadas!gosto do seu entusiasmo,do seu desprendimento contagiante! Isso é saber das coisas!

  • @joaoeleviroliveira5480
    @joaoeleviroliveira54802 жыл бұрын

    Amém eu sou Oliveira da Silva Okm João ELEVIR Oliveira da Silva

  • @jheniferalberty4165
    @jheniferalberty41652 жыл бұрын

    os montinhos no meio da casa, da porta para dentro nada de liixo para porta kkkk meu marido não entende. Eu ensino minhas filhas assim também, como a vovó me ensinou.

  • @dirlenedidi1719
    @dirlenedidi17194 жыл бұрын

    A minha mãe não varria a casa de dentro pra fora!! Ela varria de fora pra dentro, mas ela dizia que de dentro pra fora dava azar!!! Esse costume antigo era da família dela e do meu pai!!

  • @valdianadecastro4926
    @valdianadecastro4926 Жыл бұрын

    Sou cearense e tenho esses costumes, não sabia a origem, mas hj eu sei é tenho orgulho. Sobrenome da família: de Castro, Alves, Rocha. Repasso para meu filho e em breve estarei realizando o teste de DNA.

  • @silviahelena5003
    @silviahelena50036 ай бұрын

    Costume antigo da família. Varrer de fora para dentro. Continuamos com ele🙌

  • @jhnsantos
    @jhnsantos3 жыл бұрын

    Legal que eu comecei a assistir essa live, varrendo a casa pelas às avessas. Não sabia desse costume 😂😂

  • @rosemaryfilgueiras9369
    @rosemaryfilgueiras93692 жыл бұрын

    Minha família é do sertão nordestino desde as três Marias, onde primos se casam com primos, e tds esses costumes estão presentes em nossos costumes. Sobrenomes Fernandes Filgueiras Maia, Silveira...

  • @milene2006
    @milene20064 жыл бұрын

    Meus avós maternos e paternos são de MG ( Albertina, Ouro Fino e Pouso Alegre).

  • @nelsonarcidiacomo4766
    @nelsonarcidiacomo47663 жыл бұрын

    Maravilhosa aula. Que DEUS seja Louvado.

  • @gersonribeiro3482
    @gersonribeiro34823 жыл бұрын

    SHALON ,Gerson Ribeiro

  • @santanapampolha2180
    @santanapampolha21804 жыл бұрын

    Você pode nós ajudar, sobre os sobrenomes se existe uma possível de raizes judaica. Eu te agradeço!

  • @anapaulaalvesmathias9285
    @anapaulaalvesmathias9285 Жыл бұрын

    Minha vó tinha tantas manias que as vezes chegava a brigar com ela. Hoje sei que eram tradições que ela aprendeu com seus antepassados... Seu sobrenome era Alves de Oliveira Meu avô Pereira E minha vó paterna era Rodrigues, paraibana arretada.

  • @julianasante
    @julianasante9 ай бұрын

    O engraçado é, tenho, desde criança, o hábito de varrer pra dentro, interesse pelo kipá, desenhava castiçais judeus... e agrado muito dos conceitos judeus. Tenho origem Europeia/Italiana e Brasileira/Portuguesa.

  • @ambienteconciente4175
    @ambienteconciente41757 ай бұрын

    ❤ Obrigado, Ramos.

  • @mariaclaudiaamaraldeolivei5648
    @mariaclaudiaamaraldeolivei56484 жыл бұрын

    Shalom querido rabino, meus sobrenomes... Amaral de Oliveira Lima Alves

  • @Cfbrandao5784
    @Cfbrandao57843 жыл бұрын

    Estou fascinado com o judaísmo. Nunca pensei que esse é o verdadeiro caminho. Comecei a estudar o idioma Hebraico; e a cultura desse povo fantástico.

  • @marcoantoniobatista9723
    @marcoantoniobatista97233 жыл бұрын

    Minha mãe nos ensinou não só varrer a casa de fora para dentro,como também só entrar e sair pela mesma porta!

  • @joserodriguespantaleao1887
    @joserodriguespantaleao18873 жыл бұрын

    Shalom estou chegando agora!!