Força depressiva do meio social brasileiro

Seminário de filosofia - seminariodefilosofia.org
Trecho aula 48 (06/03/2010)
Facebook - olavo.decarvalho
Instagram - @Opropriolavodecarvalho
KZread - / olavodeca
----------------------------------------------------------------------------------
Livraria do seminário de filosofia - livraria.seminariodefilosofia.org
Artigos e apostilas olavodecarvalho.org
---------------------------------------------------------------------------------
Assista mais em: www.seminariodefilosofia.org/...
Olavo de Carvalho

Пікірлер: 132

  • @white6505
    @white65053 жыл бұрын

    é como se todo mundo estivesse vivendo em um teatro,e a sinceridade interior fosse pecado mortal. parar de fingir é proibido.

  • @jacksontimao1

    @jacksontimao1

    3 жыл бұрын

    É mesmo algo intrínseco a nossa cultura a pelo menos um bom tempo. Falta literatura pra retratar isso e ajudar o povo a criar um imaginário coletivo e tomar ciência disso.

  • @carloseduardodahorasantos7809

    @carloseduardodahorasantos7809

    2 жыл бұрын

    @Alonso Isso se chama perversidade feminina, coisa de Freud se negou a ver. As calúnias, cochichados, mentiras, manipulação e violência psicológica e algo intrínseco na natureza feminina, e isso vai refletindo sociologicamente nas pessoas.

  • @samuelborges3951

    @samuelborges3951

    2 жыл бұрын

    Perfeito comentário, penso assim também.

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    Boa

  • @MrJulioamaral
    @MrJulioamaral3 жыл бұрын

    No Brasil, a pessoa que trabalha, que paga suas contas e vai tocando a vida se sente humilhada. Vive numa miseria pessoal e intelectual, pois acredita que precisa primeiro ter bens para depois se educar. Somado a pressao cotiada de mulher, familia etc, o individuo vive angustiado para "subir" na vida...

  • @LuisBrandt_
    @LuisBrandt_3 жыл бұрын

    Essa é a nossa vida nesse país, há dias onde não existe nem vontade de viver, de tão baixa que é a cultura desse país. O professor tem total razão, o que fizeram com o Brasil foi a maior destruição cultural da história da humanidade.

  • @pabloferreira4339
    @pabloferreira43393 жыл бұрын

    No Brasil, toda vez que os parentes, os amigos, a vizinhança nos surpreendem às voltas com livros e anotações, logo se agitam, entre invejosos e generosos, vislumbrando nessa atividade o pleito por alguma vaga para cargo público ou privado de alta remuneração. Mas basta concluírem que aquilo consiste, a bem dizer, numa atividade sem interesses financeiros, numa paixão ardorosa pela arte, pela filosofia, pelas matérias enfim que nos aproximam da beleza e da verdade, aprimorando nossas faculdades espirituais, para imediatamente mudarem o parecer e nos tomarem como seres vadios, acomodatícios, sem a mais vaga serventia para o mundo. E o que é mais repulsivo são as inflexões de que se utilizam no trato para conosco: vão do paternalismo condescendente à troça mal disfarçada. Assim é o Brasil: aqui é proibido ser um ser humano de verdade.

  • @rosanabrauna

    @rosanabrauna

    2 жыл бұрын

    É exatamente isso, já aconteceu situação parecida comigo.

  • @LuisBrandt_

    @LuisBrandt_

    Жыл бұрын

    Parabéns pela sua colocação, foste extremamente preciso, assino embaixo 👍🏻

  • @eduardooliveiradasilva2566

    @eduardooliveiradasilva2566

    7 ай бұрын

    Parece até o Policarpo Quaresma.

  • 2 жыл бұрын

    6:40 "Não existe nada pior no mundo, nada mais destrutivo, que a inveja reunida dos incapazes".

  • @gabrielnicolosi8706
    @gabrielnicolosi87063 жыл бұрын

    Fui criado assim. Hoje estou com 28 anos e ouço frequentemente dos meus pais que tenho a obrigação de dar uma vida melhor aos meus filhos do que a vida que eu tive. Não posso ter filhos cedo demais, pois senão não terei dinheiro pra dar-lhes do bom e do melhor. Saí do Brasil e hoje já sou casado. Se tivesse ficado lá, nem noivo seria ainda. Pois na cabeça da classe média alta brasileira só se pode casar e pensar em filho depois dos 30, quando tudo estiver em ordem, com apartamento em bairro nobre, carro do ano, etc. Daí a mulher já fica mais velha, e dificilmente você terá mais de 2 filhos. Esse comportamento eu nunca vi em mais ninguém, só em brasileiros. Tudo é monetizado, filhos, família, trabalho. Alguém aqui nos comentários comentou que o chamam de professor pardal. Varias vezes, por ler alguns livros que todos deveriam ler, fui chamado ironicamente de intelectuóide, por membros da própria família. É uma miséria sem fim. Na universidade federal no Brasil, onde fiz minha graduação em engenharia, muitas vezes eu tinha que esconder minhas cópias de livros originais, por que o comum era comprar cópias xerocadas, ilegais, na banquinha de cópias da universidade. É claro que muitos ali não tinham dinheiro pra comprar os originais, e aquilo era o que podiam comprar (apesar de, ironicamente, gastarem algumas centenas de reais em álcool e festas semanais). O problema era que se te viam com o original, já partiam pra chacota, chamando você de burguês, playboy, filhinho de papai. A miséria é tanta, e tão diversa, que os exemplos são inúmeros.

  • @gabrielnicolosi8706

    @gabrielnicolosi8706

    3 жыл бұрын

    Pensando bem, muitos indianos de classe média que conheci nos eua parecem ter a mesma atitude. Dadas as condições sociais da Índia, acho que não precisamos de muito esforço para entendermos os paralelos com os brasileiros...

  • @utnapishtim307

    @utnapishtim307

    3 жыл бұрын

    Achei curiosa a reação que tive enquanto lia a parte em que falaste "se estivesse lá (no Brasil) nem noivo estaria". De certo modo, estou até emocionado, pois tenho uma convicção em meu coração de que se eu saísse do país conseguiria alguém para me relacionar afetivamente. Aqui no Brasil - e no meio social onde vivo - sou persona non grata e me sinto incrivelmente cada vez mais sozinho, mesmo estando cercado de algumas pessoas que sinto algum apreço. Estou no meio dessas pessoas porém me sinto completamente sozinho, mal compreendido, algo como uma figura exótica, muito deslocado...não consigo desenvolver conversas com certas profundidades que gostaria, tampouco as pessoas querem ouvir e aprender. Boa sorte a você e sua família!! Fique com Deus.

  • @gabrielnicolosi8706

    @gabrielnicolosi8706

    3 жыл бұрын

    @@utnapishtim307 A intencao nao foi dizer que no Brasil eu nao conseguiria encontrar alguem (mesmo admitindo que minha esposa aqui nos EUA tem um perfil bem raro de se encontrar no Brasil). A intencao foi mais de enfatizar a mentalidade mesmo. Tenho amigos no Brasil que namoram ha anos, e falar em casamento eh algo assustador pra eles, quica falar em filhos. Um conselho que eu posso te dar eh o seguinte: da mesma maneira que grande parte da populacao foi facilmente submetida ao ambiente culturalmente pobre do nosso pais, vc pode encontrar alguem e transformar essa pessoa. Apresenta-lhe livros, alta cultura, religiao e aos poucos vc vera como eh facil. Nao fosse o professor, seriamos essas pessoas. Seja para elas a influencia que o professor foi na sua vida, ou, mais facil ainda, apresente o professor a elas! hahaha Obrigado e boa srote!

  • @yourbeauty7606

    @yourbeauty7606

    2 жыл бұрын

    @@utnapishtim307 Você tem quantos anos?

  • @namihonda3642

    @namihonda3642

    6 ай бұрын

    @@gabrielnicolosi8706 👏🏼👏🏼👏🏼 Aconteceu comigo. De Goiás, moro no Japão a 4 anos, já conhecia Olavo de Carvalho e gostava mas devido a minha baixa cultura não conseguia entendê-lo, encontrei aqui um paraense que me ajudou entender Olavo de Carvalho, igreja católica, livros e filmes que nunca nem tinha visto não sabia nem que existiam, arte, alta cultura enfim, me transformou. Namoramos a 2 anos e meio e hoje em dia já sou outra pessoa

  • @guilhermebahia8749
    @guilhermebahia87493 жыл бұрын

    O senhor não sabe o quanto me ajudou com isso! Deus o abençoe!

  • @sergiorichterayres4587
    @sergiorichterayres45873 жыл бұрын

    Muito lúcidas suas explicações professor. Esse é um dilema que muitas pessoas passam em suas vidas. É preciso uma enorme convicção de suas ideias e propósitos para não ceder às pressões daqueles que o cercam.

  • @albertojnascimento5663
    @albertojnascimento56633 жыл бұрын

    Boa tarde a todos os alunos do professor Olavo,e a todos os amantes do conhecimento.

  • @wesleynunes9256
    @wesleynunes92563 жыл бұрын

    Viver sozinho é a melhor opção para mim, pq muitas mulheres não pensam em crescer intelectualmente querem essa vidinha de festa, casa em condomínio, caro do ano etc..., só aí vc sente o nível da cultura brasileira, moral e intelectual das pessoas. Que nem o professor Olavo disse “ a solidão é o único meio de vc conhecer a verdade e as pessoas que estão em torno de você”

  • @johnbrahams7789
    @johnbrahams77893 жыл бұрын

    7:12 ...o pai de família não tem obrigação nenhuma de dar uma vida melhor para ninguém. Ele tem a obrigação de repartir generosamente o que ele tem... Faça o melhor que você PODE, mas você não tem obrigação nenhum de melhorar Eu não posso dar o que eu não tenho. 8:40 Ninguém tem obrigação de dar o que não tem, e ninguém tem obrigação de ter nada. Suas obrigações são proporcionais aos seus recursos.

  • @EVANDRO41348
    @EVANDRO413483 жыл бұрын

    não aguento mais isso também, todos atuando de forma hipócrita, até mesmo nossas famílias querendo nos manipular para o que eles querem, só por você pensar diferente você é taxado como louco, estranho etc

  • @danielmota

    @danielmota

    3 жыл бұрын

    Todos nós sofremos isso

  • @joelmasdossantossantos642

    @joelmasdossantossantos642

    3 жыл бұрын

    Sofri com isso a minha vida toda, vc só é bom quando é igual a todo mundo .

  • @d.j.3257
    @d.j.32573 жыл бұрын

    Estou na metade do vídeo e já e pronto para rever imediatamente depois.

  • @carlferreira909
    @carlferreira9093 жыл бұрын

    Queria ter ouvido isso antes de me separar.

  • @juarezmelo1465
    @juarezmelo14653 жыл бұрын

    Excelente aula para a vida real do brasileiro Daniel, obrigado! Parabéns!

  • @DelNegro10
    @DelNegro103 жыл бұрын

    Um dos maiores gênios vivos da atualidade!

  • @thiagosantanna01
    @thiagosantanna013 жыл бұрын

    Esse trecho me recorda o romance O Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa. O personagem principal, que é um intelectual e poeta, se vê as voltas para sustentar a família ao mesmo tempo em que procura perseguir o seu sonho de ser um escritor reconhecido. Sua mulher o trás sempre a realidade nua e crua do dia a dia de suas responsabilidades no sustento da casa, por vezes dizendo até que ele não chegará a ser "ninguém na vida" se continuar apenas se preocupando com seu sonho.

  • @douglasdaluz9928
    @douglasdaluz99283 жыл бұрын

    Tenho 25 anos há 6 anos venho a estudar e conhecer a verdade ,hj em dia sou taxado como professor pardal não consigo ter amigos da altura da minha intelectualidade , estou com pessoas mas parece que estou sozinho , quando vejo um vídeo desses , vejo que não estou só nessa terra

  • @RodrigoSantos-up8cf

    @RodrigoSantos-up8cf

    2 ай бұрын

    Saber é saber que os outros não sabem

  • @vladmordekeiser1054
    @vladmordekeiser10543 жыл бұрын

    Para a maioria dos brasileiros, _especialmente_ a maioria das mulheres (atualmente), esse conselho sábio é perda de tempo. É jogar pérolas aos porcos. Machado de Assis já escreveu sua teoria do Medalhão falando sobre essas pessoas, e de lá para cá nada mudou.

  • @322luisao

    @322luisao

    3 жыл бұрын

    rumo ao ITA?

  • @vladmordekeiser1054

    @vladmordekeiser1054

    3 жыл бұрын

    @@322luisao ?

  • @vladmordekeiser1054

    @vladmordekeiser1054

    2 жыл бұрын

    @Marcelo Teixeira Ruggeri tenho que concordar.

  • @PRAVDANEWSVM
    @PRAVDANEWSVM3 жыл бұрын

    Nosso véin como sempre sensacional 👏👏👏👏👏

  • @ronansousa1808
    @ronansousa18083 жыл бұрын

    Tive a mesma experiência, mas com meus pais.

  • @rodrigofernandes673
    @rodrigofernandes6733 жыл бұрын

    Seja extremamente rigoroso e extremamente amoroso com ela. Não ceda um milímetro! Foda demais!!

  • @vittoriacristtinaa

    @vittoriacristtinaa

    3 жыл бұрын

    Você já faz isso né? Te amooooo❣️ Futuro mariidooo

  • @rodrigofernandes673

    @rodrigofernandes673

    3 жыл бұрын

    @@vittoriacristtinaa kkkk oi lindeza... Te amo rs

  • @vittoriacristtinaa

    @vittoriacristtinaa

    3 жыл бұрын

    @@rodrigofernandes673 Pra sempre te amo ❣️❣️❣️

  • @rodrigofernandes673

    @rodrigofernandes673

    3 жыл бұрын

    @@vittoriacristtinaa 😍😍

  • @Ribacsilva
    @Ribacsilva3 жыл бұрын

    Que bonito conselho !

  • @racampos34
    @racampos343 жыл бұрын

    Esse é o caminho!Continuar estudando e se aperfeiçoando no que realmente te importa. Confesso curtir essa desaprovação de grande parte do meu meio social... Mantenho-me ciente de minhas responsabilidades com a minha família, paciente, mas sendo firme nas minhas convicções. É maravilhoso ter essa força e seguir em frente na busca da verdade. Só espero a aprovação de Deus! Nesse aspecto, nada mais importa. Obrigado, Daniel! 😎 Eternamente grato ao Olavo. 💙🙏🏽💙

  • @FernandoBetelremanescente777
    @FernandoBetelremanescente7773 жыл бұрын

    Valeu Daniel , muito obrigado por mais esta postagem !

  • @piotrtchaikovsky20
    @piotrtchaikovsky203 жыл бұрын

    Amo esse trecho. Não canso de ouvir o mestre Olavo! ♡

  • @marioalencar654
    @marioalencar6542 жыл бұрын

    Esse trecho é uma aula de vida pra vida inteira!!

  • @DennysMarques-rx7il

    @DennysMarques-rx7il

    5 ай бұрын

    Com certeza

  • @silvanabastosnogueirademed5465
    @silvanabastosnogueirademed54652 жыл бұрын

    Interessante , um homem casa , tem filho e só nesse momento deseja esperar mais 20 anos para ser "alguém " , faça as 2 coisas provenha sua esposa e filho dignamente e estude o q quiser ...tudo ao mesmo tempo pq é assim q as mulheres fazem ...

  • @lucaspereiravieira7219
    @lucaspereiravieira72193 жыл бұрын

    Que conselho incrível, inestimável!

  • @rogallany
    @rogallany3 жыл бұрын

    Entrei no COF, até o fim do ano espero ter assistido e assimilado umas 100 aulas pelo menos.

  • @danielmota

    @danielmota

    3 жыл бұрын

    Parabéns e bons estudos

  • @leandrocoelho7939
    @leandrocoelho79392 жыл бұрын

    Não no sentido intelectual, mas no sentido de resolver as neuroses, ansiedades....vejo o mesmo problema comigo que faço psicoterapia. Uma vida toda estagnada em TODOS os campos, daí eu procura ajuda de um psicólogo pra ver se consigo deixar as coisas um pouco menos ruim pra mim e sempre aparece um sujeito menosprezando ou dizendo que é besteira....As vezes acho que realmente não querem que eu deixe de ser idiota deles...as vezes pode ser apenas a incapacidade de perceber que a gente pode melhorar, já que acredito sinceramente que aqui em casa todo mundo precisa de ajuda psicológica.

  • @adriano21moraes1
    @adriano21moraes12 жыл бұрын

    Fique calmo e você vencerá.

  • @annamariadequeiroz972
    @annamariadequeiroz9722 жыл бұрын

    A ignorânciá da grande maioria faz com quem nós sintamos melhor a só com Deus.

  • @odairdomingos4854
    @odairdomingos48543 жыл бұрын

    Parabéns Olavo, sempre maravilhosamente esclarecedor.

  • @fernandosilveira9704
    @fernandosilveira9704 Жыл бұрын

    Não sei olavo. As vezes me odeio e odeio minha vida. Às pessoas me deprimem. Não sirvo para nada.

  • @danielsousa3176
    @danielsousa31763 жыл бұрын

    #CONCORDO!!!

  • @wilianoliveirasousa
    @wilianoliveirasousa3 жыл бұрын

    Olavo, comenta pra nois ai o cinismo, e a vida de Diógenes de Sinope.

  • @marli1051
    @marli10513 жыл бұрын

    Sempre maravilhoso ouvir o prof. Olavo

  • @lulapalomanes7313
    @lulapalomanes73132 жыл бұрын

    Que aula maravilhosa. Grandíssimo professor.

  • @_monicafc5442
    @_monicafc54423 жыл бұрын

    Sabedoria !!❤️

  • @engigorcantoni
    @engigorcantoni3 жыл бұрын

    Excelente esse vídeo!

  • @andersontmt430
    @andersontmt4303 жыл бұрын

    Estou passando por este momento em minha vida.

  • @TemplariiEques-vq7jg
    @TemplariiEques-vq7jg2 жыл бұрын

    Que aula para toda a vida!

  • @ilianefwickert4708
    @ilianefwickert47083 жыл бұрын

    Maravilhoso MESTRE!

  • @souruimnessejogo7352
    @souruimnessejogo7352 Жыл бұрын

    olavo é melhor que terapia

  • @edlanoaraujo556
    @edlanoaraujo556 Жыл бұрын

    Parabéns pelo seu trabalho exercido

  • @bramiwami
    @bramiwami3 жыл бұрын

    Perfeito

  • @edsondamazo4620
    @edsondamazo46203 жыл бұрын

    Excelente aula

  • @bernardoalmeidastephandepa835
    @bernardoalmeidastephandepa8353 жыл бұрын

    Excelente!!

  • @christiandrs
    @christiandrs2 жыл бұрын

    Isto é ouro puro.

  • @kuramabrito3264
    @kuramabrito32643 жыл бұрын

    excelente

  • @maximusdecimus2534
    @maximusdecimus25342 жыл бұрын

    Faltou o Olavo dar razão também para a mulher. Com um filho dele no ventre, ela não cobrou nada demais além do óbvio. Mas só alguns saberão porque o Olavo deu esse conselho ao rapaz.

  • @NoxAlbel
    @NoxAlbel2 жыл бұрын

    A mensagem do professor é verdadeira, mas deve ser tomada com uma observação, que ele mesmo reconhece parcialmente ao final: ele não está se dirigindo ao sujeito encostado e preguiçoso que, sem proporcionar o MÍNIMO para a família, fica perseguindo vida intelectual como um misto fetiche erótico e meio de procrastinação. No entanto, provavelmente era a situação do cara que mandou a mensagem. Mulher reclama do homem que estuda por querer afeto para ela ou para os filhos. Isso é o normal. Quando a mulher reclama com o cara porque era para ele estar não com ela ou com as crianças, MAS ESTUDANDO PARA OUTRA COISA, um concurso, e menciona o papel dele como arrimo de família, então 99% das vezes é porque O CARA É UM BAITA DE VAGABUNDO ENCOSTADO.

  • @carlosvidal274
    @carlosvidal274 Жыл бұрын

    Estou passando por isso. Meus pais e namorada julgando ferozmente aquilo que eu deveria ter feito pra garantir um "futuro melhor". Resistam, eu sei que não é fácil. Exige muita paciência e autocontrole.

  • @chiaraguimaraes
    @chiaraguimaraes2 жыл бұрын

    Que gênio 😍

  • @edlanoaraujo556
    @edlanoaraujo556 Жыл бұрын

    Muito bom

  • @fernadf
    @fernadf2 жыл бұрын

    A mais pura verdade.

  • @edlanoaraujo556
    @edlanoaraujo556 Жыл бұрын

    Muito obrigado

  • @edsondamazo4620
    @edsondamazo46203 жыл бұрын

    Sempre bom ouvir ele do risada kk

  • @ramonsantos4780
    @ramonsantos47803 жыл бұрын

    8:05

  • @brunetteambition888
    @brunetteambition8882 жыл бұрын

    Os valores invertidos esmagando os reais valores do ser humano

  • @smithsci
    @smithsci3 жыл бұрын

    Se separa dessa poha! Kkkkkk

  • @edlanoaraujo556
    @edlanoaraujo556 Жыл бұрын

    Muito conhecimento

  • @ivantadeumonteiro4074
    @ivantadeumonteiro40742 жыл бұрын

    O pessoal está me provocando para falar que eu estou com depressão.

  • @lucascastro7536
    @lucascastro75362 жыл бұрын

    O mesmo acontece comigo.

  • @Jose-vv3ny
    @Jose-vv3ny2 жыл бұрын

    O mesmo está acontecendo comigo

  • @eduardosoares8253
    @eduardosoares82533 жыл бұрын

    Bruno Engler 28 PRA PREFEITO DE BH Bruno é BOLSONARO.

  • @fredericoalves4609
    @fredericoalves46093 жыл бұрын

    Qual é essa aula? Se alguém puder me falar eu agradeço. 👍

  • @wesleyneves839
    @wesleyneves8393 жыл бұрын

    minha obrigação e fazer o que eu quero si eu quero eu sou obrigado

  • @lenab6698

    @lenab6698

    3 жыл бұрын

    "FAZER" ,P favor

  • @wesleyneves839

    @wesleyneves839

    3 жыл бұрын

    "por favor" e nao P favor ok

  • @edlanoaraujo556
    @edlanoaraujo556 Жыл бұрын

    Jesus Cristo é o senhor

  • @negaodanh1905
    @negaodanh1905 Жыл бұрын

    👏

  • @SoaresGaucho
    @SoaresGaucho2 жыл бұрын

    3:40 Aham

  • @AndreGodoy1973
    @AndreGodoy19733 жыл бұрын

    Ela quer uma vida melhor? Vai trabalhar. Gravidez não é doença.

  • @Felipe-od1zf
    @Felipe-od1zf3 жыл бұрын

    Olavo poderia apresentar tais alunos que "subiram na vida material"

  • @marcosmiranda6120

    @marcosmiranda6120

    3 жыл бұрын

    claro que não.

  • @abyabraao8960

    @abyabraao8960

    3 жыл бұрын

    Sai com esse olho gordo pra lá meu chapa.

  • @lenab6698

    @lenab6698

    3 жыл бұрын

    ELE não é anti ético

  • @SoaresGaucho
    @SoaresGaucho2 жыл бұрын

    4:13 kkk

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    4:50 Boa

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    5:06 Autoconfiança justificada nos seus meios sociais

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    7:15 Idem

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    8:13 bah 😢

  • @SoaresGaucho

    @SoaresGaucho

    2 жыл бұрын

    11:05 😅

  • @Rafael-ww1kf
    @Rafael-ww1kf3 жыл бұрын

    Sobre a esposa desse rapaz, ele deveria larga-la, mesmo grávida... Ela só fará mal a ele, a criança e a relação... Gente com esse tipo de cabeça geralmente só piora...

  • @pauloigorfalcaopereira9447

    @pauloigorfalcaopereira9447

    Ай бұрын

    Krl, kkkk se tá louco

  • @rogasacamargo
    @rogasacamargo3 жыл бұрын

    Preferia mil vezes o cargo público.. qm quiser trocar eu aceito

  • @brendalopes6225
    @brendalopes622511 ай бұрын

    A esposa está certa ainda mais com bebê a caminho na epoca. O marido teve alguma conversa com a esposa sobre isso? O marido tem que repartir sonhos e objetivos com a mulher Infelizmente, precisamos fazer os dois hoje em dia. Uma vida intelectual nao é abandonar as obrigacoes de casa.

  • @amoqueca

    @amoqueca

    9 ай бұрын

    Você assistiu o vídeo ? 9:25

  • @brendalopes6225

    @brendalopes6225

    9 ай бұрын

    ​@@amoquecaóbvio por isso comentei.

  • @RBMK_1000

    @RBMK_1000

    Ай бұрын

    O rapaz é um mangina, escravoceta.