Exercícios de piano extremamente musicais

Музыка

Uma divisão bem clara e evidente entre um exercício e uma música era algo que não existia muito antes do século XIX. Os exercícios eram música também. Claro que se isolava passagens difíceis e se repetia para conseguir fazer melhor, o que é no fundo o princípio de todo exercício, mas isso era tirado das próprias músicas.
==========
Se quiser tocar piano começando da maneira certa, sem tropeços e confusão, então conheça o meu curso especial para adultos "Do Zero à Pour Elise" aqui: www.metodorealdepiano.com.br/...
==========
Lembre-se apenas que o Cravo Bem Temperado de Bach foi escrito com um intuito pedagógico também, música, porém exercício, assim como tantas outras obras. Claro que ninguém está aqui falando que era um livro de exercício de técnica, mas é justamente o que eu estou querendo dizer, a questão didática era trabalhada com material musical.
Isso não é difícil de entender quando a gente olha o que aconteceu com a música para teclado a partir do século XIX com Chopin e Liszt. O piano se transformou em uma acrobacia que não existia antes. Do ponto de vista meramente da habilidade digital, a música do século XVIII pra trás é consideravelmente mais simples de tocar. A extensão do teclado era menor e a força do instrumento também.
Além do tipo de exercício que eu mostro neste vídeo, há também os chamados Estudos para piano, que são exercícios também, mas aí é uma espécie de peça que não somente está focada em uma determinada dificuldade, mas já está totalmente voltada para ser música mesmo. São músicas que encontram em uma certa dificuldade uma célula de unidade, mas o intuito é realmente muito mais musical do que didático.
No entanto, mesmo no meio dos exercícios de técnica atlética para piano do século XIX - exercícios mesmo - no meio dessa malhação pianística, a gente encontra exercícios que são surpreendentemente musicais, muito bonitos.
Vamos ver aqui alguns aqui neste vídeo.
Vamos então entender outra coisa importante: basicamente podemos separar os exercícios de piano entre os exercícios de técnica pura e os exercícios de técnica aplicada.
Na primeira categoria (Hanon, Cortot, Pischna, etc.) a gente repete uma figura musical, uma dificuldade técnica, muitas vezes, de muitas formas, mas ainda fora do contexto de uma música. Eles são ginástica pura, mas não o jogo.
Os exercícios de técnica aplicada, ou seja, os exercícios mais musicais, tem a função de repetir uma certa passagem, um tipo de desafio também, mas já em um contexto onde você tem que dar sentido musical a ele, tem que tocar como se fosse em uma peça. Ele parte da premissa que você já trabalhou naquela figura com exercícios ou repetições do primeiro gênero. Não é só cobrança de falta, mas é jogar um amistoso.
==========
Entre em contato:
Instagram: / felipescagliusireal
E-mail: contato@aprendendopiano.com.br

Пікірлер: 71

  • @FelipeScagliusi
    @FelipeScagliusi3 күн бұрын

    Se quiser tocar piano começando da maneira certa, sem tropeços e confusão, então conheça o meu curso especial para adultos "Do Zero à Pour Elise" aqui: www.metodorealdepiano.com.br/?YT&YT-ORG&ZPE

  • @izabelgouveia7951
    @izabelgouveia79512 ай бұрын

    Professor Felipe ,seja exercício ou música, tudo fica lindo através das tuas mãos. Grata por compartilhar ,sou privilegiada!

  • @lucianarbot7239
    @lucianarbot72392 ай бұрын

    Que aula, prof. Felipe! Estou estudando o op. 299 do Czerny, mas não vou alcançar essa velocidade! Os exercícios parecem música mesmo, porque aqui em casa, quando estudo, minha filha pensa que estou tocando alguma peça. E me pede para tocar de novo! 😊

  • @LaisFerreira-xk2wp
    @LaisFerreira-xk2wp22 күн бұрын

    Quando tinha professora ( 1 ano antes da pandemia) estudei o método para adultos 1 e 2 da Leila fletcher, alguns exercícios do Hanon, Czerny, considerada todos como exercícios. Depois iniciei os livros de Schumann ( Selecions para Juventude) , Algumas Sonatinas de Clemente opus 36, Seleções do livro de Madalena Bach, estudos Progressivos Burgmuller de.(sou iniciante) . Foi um ano muito produtivo com esta professora. Algumas peças a professora colocava como repertório. Infelizmente, esta professora precisou morar na Alemanha, aí minha mãe teve AVC , na casa dela é proibido qualquer instrumento musical( diz que atrai assaltantes). Fiquei 3 anos sem tocar. Agora estou retornando, comprei o curso do zero ao Por Elise, pois, não sou uma pessoa do tipo virtuosa. Aprendo, mas, preciso praticar diariamente, diferente de quem aprende tudo em menos de um mês. Levei um ano para alcançar estes livros citados. Parar por três anos, me fez voltar ao início. Penso que técnica é necessária, pois, na música aparece escalas, e outras coisas que sem a técnica seria impossível de tocar. Gosto de piano por ter 7 oitavas e abranger solo e acompanhamento em um mesmo instrumento. Eu acho o violino bonito, porém, minha professora pediu para fazer o acompanhamento ao piano de alunos que estudavam violino. Para tocar razoavelmente, eu preciso me dedicar a técnica , teoria musical e história da música para entender o contexto do compositor. Sei que tem gênios que aprendem tudo rápido, não é o meu caso. Conheço pessoas que só tocam de ouvido, eu quis aprender a ler partitura, pois , quero entender a peça de acordo com o compositor. O Hanon é bem mecânico, porém, importante. A maior dificuldade de estudar sozinha é não saber o que estudar. Tem muitos professores, mas, alguns tocam por cifra na mão esquerda, prefiro partitura. Estou , agora, me dedicando ao curso do zero ao Por Elise e destravando a técnica pianística. Relembrando o que já estudei um ano com a professora. Vejo seus vídeos, gosto, porque ,ajuda muito a entender para que precisamos passar por etapas. Já estudava com mãos separadas e por trechos. Eu vejo que tem na internet pessoas que aprendem em um mês, eu não sou assim, acho que vai demorar para tocar peças originais dos compositores eruditos. Versão simplificada , consigo, mas, não considero isto como tocar piano, mas, só para divertir, enquanto , não consigo tocar de verdade, consigo tocar de ouvido, mas, penso que ler partitura é essencial para tocar instrumento.Obrigada pela sua generosidade em compartilhar conhecimento. Ajuda muito, quem está sozinho.

  • @marlyferraridaddio1397
    @marlyferraridaddio13972 ай бұрын

    O curso sugerido pelo Felipe é excelente mesmo para quem tem algum conhecimento do piano. Muito bem preparado e explicado com uma paciência incrivel, ele só trará beneficios.Recomendadissimo!

  • @mariafatima3743
    @mariafatima37432 ай бұрын

    Gosto dos exercícios de técnica aplicada.Há um certo descrédito em estudá-los mas os considero belos e necessários.

  • @rubens_ferreira
    @rubens_ferreira2 ай бұрын

    Voltando a estudar piano depois de um ano mais ou menos. Espero não parar mais. Já estou maratonando todos os vídeos que não tinha visto professor.

  • @liapereira2003
    @liapereira20032 ай бұрын

    Mais lento, é lindo de ouvir 🫡 Faltou deixar na descrição a lista completa.....

  • @silviaandradetedesqui5435
    @silviaandradetedesqui54352 ай бұрын

    Grande Felipe sempre encorajando os seus alunos a ser mais e mais,abraço querido

  • @heloisap7660
    @heloisap76602 ай бұрын

    Ainda bem que existem exercícios que parecem ser música! Mesmo o mais dedicado estudante de piano também tem o desejo de praticar tendo o gosto de fazer soar uma bela melodia. Como sempre, um vídeo muito interessante para todos os que gostam de estudar piano!

  • @orlienifacini4275

    @orlienifacini4275

    2 ай бұрын

    Professor competente ese faz entender muito bem. Adorei sua aula POF. Você é um pianista maravilhoso!!❤

  • @gabriel.santoslopes
    @gabriel.santoslopes2 ай бұрын

    Que vídeo fabuloso, como sempre Felipe! Amo os estudos da Opus 261, os de Cramer escolhidos pelo Bullow (lindos demais), os estudos de Ravina e uma outra coleção do Clementi que acho belíssima - Prelúdios e Exercícios Opus 43. Música "disfarçada" de ginástica, nos levando aos grandes estudos de Chopin e Liszt.

  • @profdamiani
    @profdamiani2 ай бұрын

    Os 25 estudos de Burgmüller é uma ótima pedida também

  • @lisandralimaalcici
    @lisandralimaalcici2 ай бұрын

    Eu comprei o Gradus ad Parnasum por indicação sua. Já faz algum tempo. Mas, para mim, foi um pouquinho avançado demais. Então, ele está de lado um pouco. O Burgmüller (também indicação sua) já está mais ao meu nível, atualmente. Tenho conseguido avançar mais nele. Adoro esses estudos musicais! E adoro suas orientações, Felipe! Valeu demais!

  • @karinafinke
    @karinafinke2 ай бұрын

    Nossa, me apaixonei por esse último exercício do vídeo. Quero aprender.

  • @lucilenesouza9528
    @lucilenesouza95282 ай бұрын

    A relação entre música e matemática foi exposta tão poeticamente q quase me abstrai da realidade🎵👀

  • @MrRjcosta

    @MrRjcosta

    2 ай бұрын

    É verdade! Perceber a Matemática através da Música é muito bom. E tudo começou com o fracionamento do Monocórdio do Matemático Pitágoras👏🏻👏🏻👏🏻

  • @MrRjcosta

    @MrRjcosta

    2 ай бұрын

    Eu adodorei!

  • @solangesaconato6782
    @solangesaconato67822 ай бұрын

    Felipe, por favor , fale dos estudos do Moszcowki , op.72, em especial os estudos 2, 4 e 6. Adoro seus vídeos. Parabéns sempre!!!!

  • @paulograca3937
    @paulograca39372 ай бұрын

    Existem exercicios que tém imensa musicalidade. Provavelmente alguns sâo de Czerny

  • @jaquespiano
    @jaquespiano2 ай бұрын

    Gostei da comparação futebolística! kkk Professor, me desculpa falar disso por aqui, mas não consigo não falar; peço a você e a que, quiser e puder, ajude nosso Rio Grande do Sul por favor. Eu moro na Serra do Sudeste gaúcho, mas nossa capital e vales acabaram de ser destruídos pela terceira vez em 8 messes por imensas enchentes. Existem pontos de coleta por todo Brasil, vaquinhas... sempre verificando a idoneidade na questão de vaquinhas. Mas toda ajuda é bem vinda, o frio chegou agora aqui. então roupas, alimentos e produtos de higiene são necessários. Desculpa mais uma vez falar disso por aqui, mas foi algo sem precedentes na história do RS. Abraço a você e a todos do canal.

  • @eliasramos9572
    @eliasramos9572Ай бұрын

    Rapai , vc faz parecer facil, que coisa lindissima é impressionante . Presente pros tímpanos

  • @fredericofatinello8220
    @fredericofatinello82202 ай бұрын

    Não imaginava que existiam exercícios tão bonitos musicalmente....Muito top🎶🎶🎶🎶

  • @Evelyn.Motmag
    @Evelyn.Motmag2 ай бұрын

    *Chopin e Liszt, apesar de terem eternizado o romantismo, lutaram entre si, para deter o titulo de melhor pianista e com isso aumentaram a técnica, mas diminuíram o encanto das canções. Foram inúmeras obras com alto nível de dificuldade para tocar e pouco sentimento. Isso acabou quando Chopin se isolou devido a doença, e compôs grandes e sentimentais canções.*

  • @antoniodeoliveira4832
    @antoniodeoliveira48322 ай бұрын

    Curtido. Muito bom todos. Tanto os exercícios quanto as peças. Inclusive poder encontrar em muitas peças encontrar exercícios aplicados e vc pode até isolar um motivo de uma determinada peça e transformá-lo em um bom exercício de técnica pura

  • @EleuzaVIEGASMUNDIM
    @EleuzaVIEGASMUNDIM2 ай бұрын

    Nem se eu nascesse novamente, eu conseguiria chegar a esses exercícios 🙈😅

  • @nancymarcondes6908
    @nancymarcondes69082 ай бұрын

    Belíssimos estudos professor ! Excelente aula . Adorei .🌹

  • @stellasaraiva3516
    @stellasaraiva3516Ай бұрын

    Amei amei. Vc sempre com conteúdos muito profundos e relevantes.

  • @ruthdacostamiranda7131
    @ruthdacostamiranda71312 ай бұрын

    Obrigada! Estou amando estudar com suas orientações. Estou fazendo o curso. Minha sugestão de exercícios com esse sabor musical são: números 25 e 42 do 1o volume do Czerny Barrozo Netto, coletânea 60 estudos para piano. Valeu!

  • @michelmarcio6910
    @michelmarcio69102 ай бұрын

    Muito legal este vídeo. Objetivo e esclarecedor. Abraço!

  • @carolinagargioni5625
    @carolinagargioni56252 ай бұрын

    Perfeito!!!❤ Sim, tem muitos exercícios lindíssimos, né?

  • @adrianaarioli33
    @adrianaarioli332 ай бұрын

    Vou estudar esses exercícios, tenho os livros ! Maravilhosos

  • @israelsoares5877
    @israelsoares58772 ай бұрын

    parabens pelo conteúdo, professor!

  • @antoniocampos9383
    @antoniocampos93832 ай бұрын

    Aula de maestro. Parabéns

  • @Sylviom100
    @Sylviom1002 ай бұрын

    Pensei em falar, mas o professor falou e eu desisti. Agora resolvi falar: é tão lindo que pra mim, leigo, é música.

  • @k_ldrarik_ldrari2734

    @k_ldrarik_ldrari2734

    2 ай бұрын

    Acho que pra quem não quer ser profissional, só para deleite próprio, está de bom tamanho.

  • @jccsa77
    @jccsa772 ай бұрын

    Belíssimos! Vou tentar.

  • @carloslopes3786
    @carloslopes37862 ай бұрын

    Muito bons os exercícios mostrados!

  • @ozonelokomix
    @ozonelokomix2 ай бұрын

    Eu gosto bastante dos estudos de burgmuller, são muito fofos e bem musicais.

  • @falandodelanterna6812
    @falandodelanterna68122 ай бұрын

    Boa noite, professor. Se tiver uma oportunidade, por favor teste o Yamaha P-225 se puder. Abração e fica com Deus.

  • @IvoryMadness.
    @IvoryMadness.Ай бұрын

    Ótimo vídeo!

  • @f1l2o3r4i5
    @f1l2o3r4i52 ай бұрын

    Aula maravilhosa

  • @mariadamiao6128
    @mariadamiao61282 ай бұрын

    Estes exercícios parecem-me ser excelentes para o treino das duas mãos, mas tem de começar com o ritmo lento e indo acelerando conforme a nossa capacidade.

  • @mariabernadetegoncalves8886
    @mariabernadetegoncalves88862 ай бұрын

    Absolutamente bonitos!... Exercícios musicais, difíceis mas muito agradáveis. Os exercícios do inicio do curso são muito chatos. Claro que são importantes, úteis, mas nada musicais.

  • @fernandobeghetto2854
    @fernandobeghetto28542 ай бұрын

    Show, sempre uma aula pra lá de especial...👏🏻👏🏻👏🏻 Gradvs ad Parnassvm, só conhecia do Johann Joseph Fux, no estudo de contraponto... 😮

  • @chris2203
    @chris22032 ай бұрын

    Parabéns vc escolheu muito bem os exercícios eu amei. Eu tenho um livro de exercícios que sempre foi meu favorito. É um livro c exercícios em oitavas, o próprio nome do livro já diz tudo… O livro é 18 estudos melódicos em oitavas de G.Eggeling. Professor Felipe, o q vc acha desse livro? Espero que goste tbm

  • @FelipeScagliusi

    @FelipeScagliusi

    2 ай бұрын

    Não conhecia. Mas dei uma olhada e me pareceu bastante divertido.

  • @chris2203

    @chris2203

    2 ай бұрын

    @@FelipeScagliusi sim é divertido um pouco difícil, oitavas p mim é um problema, tenho as mãos pequenas e isso dificulta a execução de algumas músicas e o “Eggeling” me ajudou um pouco

  • @CosturecomaLuh
    @CosturecomaLuh2 ай бұрын

    Meu Deus, tenho a impressão de que nunca vou chegar a esse nível...

  • @edsonrosa7931

    @edsonrosa7931

    2 ай бұрын

    Não desista nunca que você chega lá❤

  • @k_ldrarik_ldrari2734

    @k_ldrarik_ldrari2734

    2 ай бұрын

    Se o objetivo não é ser profissional, acho que não precisa de pressa, só curtir o processo.

  • @edsonrosa7931

    @edsonrosa7931

    2 ай бұрын

    @@k_ldrarik_ldrari2734 verdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @spencervidotto
    @spencervidotto2 ай бұрын

    Show!

  • @MrRjcosta
    @MrRjcosta2 ай бұрын

    Muito grato pelo vídeo, Professor! Uma pergunta: Por que os Estudos de Cramer são tão belos??? Parecem claramente Peças Musicais🎵🎶🎶 Será que Cramer foi discípulo (aluno) de Czerny???

  • @igorcarvalhopadilhaandrade5886
    @igorcarvalhopadilhaandrade58862 ай бұрын

    🤠✌🏻Aí Sim, Gostei De Você!🤠✌🏻

  • @pereira9605
    @pereira96052 ай бұрын

    👏

  • @matheusmccarvalhoconstantino
    @matheusmccarvalhoconstantino2 ай бұрын

    Professor, o OPUS 299 do Czerny é o mais difícil? Se não, qual é? xD

  • @FelipeScagliusi

    @FelipeScagliusi

    2 ай бұрын

    Comparado com o Gradus ad Parnassum, op.44 do Muzio, o Gradus é mais difícil.

  • @classicgameplay10
    @classicgameplay102 ай бұрын

    10:36 Pachelbel

  • @adrianaarioli33
    @adrianaarioli332 ай бұрын

    Bom dia ,professor. Gostaria de uma indicação para exercício de técnica pura de oitavas. Obrigada

  • @FelipeScagliusi

    @FelipeScagliusi

    2 ай бұрын

    Tente o Hanon, O Pianista Virtuose, Exercício 51. E procure também o 6 Oktavenstudien, Op.553 (Czerny, Carl) e estude o exercício número 1. Abraço!

  • @lilianbiella4142
    @lilianbiella41422 ай бұрын

    Qual o nome do exercício e do autou?

  • @f1l2o3r4i5
    @f1l2o3r4i52 ай бұрын

    Gostei demais desse video. Onde encontro essas partituras?

  • @FelipeScagliusi

    @FelipeScagliusi

    2 ай бұрын

    No imlsp.org.

  • @silviasouzaramalho5236
    @silviasouzaramalho52362 ай бұрын

    O segundo é CramerAchei muito difícil...rsrs

  • @silviasouzaramalho5236

    @silviasouzaramalho5236

    2 ай бұрын

    Estudei esse Czerny

  • @stainerpolegario2935
    @stainerpolegario29352 ай бұрын

    O melhor exercício, não é a própria música?

  • @FelipeScagliusi

    @FelipeScagliusi

    2 ай бұрын

    Nem sempre.

  • @stainerpolegario2935

    @stainerpolegario2935

    2 ай бұрын

    @@FelipeScagliusi 😁😉

  • @rubens_ferreira

    @rubens_ferreira

    2 ай бұрын

    Se você for a Martha Argerich

  • @paulosimoesf2877
    @paulosimoesf28772 ай бұрын

    Show!

Келесі