Estadão Analisa com Carlos Andreazza: Reação do Congresso à descriminalização do porte de maconha

Apresentado pelo colunista Carlos Andreazza, programa diário no canal do Estadão no KZread trará uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante.
No “Estadão Analisa” desta quinta-feira, 27, o colunista Carlos Andreazza continua a abordar a descriminalização da maconha pelo Supremo Tribunal Federal, discutindo não apenas as implicações legais e sociais dessa decisão, mas também a reação do Congresso e até do presidente Lula sobre o caso.
Outro tema discutido é a questão fiscal e das contas públicas. Andreazza comenta sobre a contribuição do presidente Lula para a crescente insegurança fiscal do país. O colunista examina também a possível queda de Juscelino Filho, questionando a viabilidade de sua permanência no cargo diante das denúncias contra o ministro. Para finalizar, o episódio traz um comentário sobre o 'Gilmarpalooza', analisando o fórum em Lisboa, realizado por um instituto de ensino superior do ministro Gilmar Mendes, que reúne autoridades dos três Poderes do Brasil.
Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: bit.ly/oferta-estadao
O 'Estadão Analisa' é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no KZread e redes sociais do Estadão. E depois, fica disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Pós-produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Gabriel Pinheiro e Everton Oliveira
00:00 - ESPERA
04:36 - ABERTURA
09:22 - DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA
19:20 - CONSEQUÊNCIAS DA DECISÃO DO STF
24:30 - REAÇÃO DO CONGRESSO
39:42 - LULA E AS CONTAS PÚBLICAS
46:50 - BENEFÍCIOS FISCAIS
50:43 - ENCERRAMENTO

Пікірлер: 38

  • @acordabrasilbrasil7539
    @acordabrasilbrasil75393 күн бұрын

    Bom diaaaa Grande jornalista!Assistindo mais tarde

  • @beatrizguimaraes1903
    @beatrizguimaraes19033 күн бұрын

    ALTO NÍVEL. OBRIGADA.

  • @lucianopinto8793
    @lucianopinto87933 күн бұрын

    De fato não é função do STF estabelecer critérios de quantidade. Mas o próprio STF na tese, ao estabelecer a quantidade, faz a expressa advertência de "até o congresso decidir a respeito". Penso q esse detalhe seja extremamente importante para a compreensão exata e honesta do tema.

  • @robinsonconstantino5989
    @robinsonconstantino59893 күн бұрын

    A indústria de balanças de precisão agradece 😂😂😂😂😂

  • @MarcosAntonioSeveriano-vi4zd
    @MarcosAntonioSeveriano-vi4zd3 күн бұрын

    Bom dia !

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva89283 күн бұрын

    O parlamento é omisso!

  • @bandeira0000
    @bandeira00002 күн бұрын

    ANDREAZZA, AFINAL, SOBRE A POLÍTICA NO BRASIL: tem método? É 2+1? É sem espuma? É um fator? Ou uma análise basta? rsrsrs. Saúde e Suce$$o!!! Roberto Bandeira.

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva89283 күн бұрын

    Se a pec for aprovado ela vai valer sem nenhuma inconstitucionalidade. E aí o STF vai legislar a partir disso.

  • @waldemarguerra
    @waldemarguerra3 күн бұрын

    Acredito que agora se torna necessário um regulamento passando a incumbência de organizar, administrar, controlar o trânsito, para a ANAC-Agência Nacional de Avião Civil, pois o tráfego de aviãozinhos deverá ser intenso.

  • @marizaferreiraleao8425
    @marizaferreiraleao84253 күн бұрын

    Então Andreazza não seria o caso de pressionar o legislativo?

  • @MongePlayer
    @MongePlayerКүн бұрын

    Mais um excelente episódio.Contudo, não acho proveitoso tentar "convencer" as pessoas que tem pensamentos opostos que estavam ao vivo no chat, pois isso somente aumenta a minutagem do episódio dificultando ainda mais a vida do Jefferson Perleberg(ele tem que cortar e aumentar a velocidade para se enquadrar nos 40 minutos) nas postagem nos agregadores de podcasts. Obs: Assinem o estadão para ajudar manter o jornalismo profissional vivo.

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva89283 күн бұрын

    ÔNUS DA PROVA É DO ACUSADOR! CABE A POLÍCIA FAZER SERVIÇO QUE PRESTE! O QUE ELES NUNCA FAZEM!

  • @ThiagoColen
    @ThiagoColen3 күн бұрын

    Grande Andreazza!

  • @robinsonconstantino5989
    @robinsonconstantino59893 күн бұрын

    40 gramas de pedra pode?😂😂😂😂😂

  • @rosaneheppma2544
    @rosaneheppma25443 күн бұрын

    E quem vende está liberado?, pois quem vai disponibilizar o “produto”?

  • @giovannidefreitaslimadalvi6423

    @giovannidefreitaslimadalvi6423

    3 күн бұрын

    Não está. Mas isso é uma grande contradição.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    @@giovannidefreitaslimadalvi6423 pq seria contradição? Vc acha justo equiparar usuário e traficante? Matar é crime! Em legítima defesa não há punição ... há contradição?

  • @giovannidefreitaslimadalvi6423

    @giovannidefreitaslimadalvi6423

    3 күн бұрын

    @@marcelo_penha Acho injusto equiparar traficante e usuário. A contradição está em liberar o consumo mas não liberar a venda. O tráfico agradece e isso é uma grande contradição per si. O usuário continuará usando, o traficante continuará traficando. Uma posição não contraditória exige a regulação do mercado de venda.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    @@giovannidefreitaslimadalvi6423 entendi, mas discordo. Para o traficante nada mudou, pois ele continua vendendo correndo o risco de ser preso. Para o usuário, mudou que ele sabe qual parâmetro é utilizado. O que vc está dizendo é que ou é tudo ou nada ... eu acho que já é um caminho ... quem sabe um dia a venda fique regularizada ... mas enquanto isso não acontece, a gente já tem atenuantes.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    @@giovannidefreitaslimadalvi6423 entendi seu ponto de vista mas discordo, pois para o traficante nada mudou ... ele continua vendendo com risco de ser preso. Ou seja, houve correção em um dos pontos.

  • @marcelo_penha
    @marcelo_penha3 күн бұрын

    Andreazza, eu não entendi onde o STF descriminalizou, sendo que simplesmente votou em um critério objetivo para a questão da lei que já está em vigor desde 2006, que já não penalizava usuários ....

  • @renato.meinberg
    @renato.meinberg3 күн бұрын

    O que vai acontecer quando alguém for pego fumando e dirigindo. Isso vai se enquadrar na lei seca?

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    Acredito que seja o mesmo caso de quem bebe e dirige.

  • @franciscocarlospopriaga7457
    @franciscocarlospopriaga74573 күн бұрын

    Onde as instituições não funcionam essa decisão do supremo foi necessária e mais proximo de justiça que se pode esperar em Banania. O resto é só mimimi.

  • @tuliomarcio3915
    @tuliomarcio39153 күн бұрын

    Daí parceiro...Tá fumando unzinho? Comprou o basico de quem? Tem mais alguma coisa em casa? Eita, não tá bom nem para quem é usuário de folha de chuchu. Vai rolar mais arbitrariedade.

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva89283 күн бұрын

    Vai estudar Andressa! Nos casos de omissão se provocado o Judiciário deve arbitrar!

  • @danielsousaborges7565

    @danielsousaborges7565

    3 күн бұрын

    Na verdade o judiciário "PODE" adotar a Teoria Concretista quando analisa uma omissão do Congresso Nacional, nesse caso ele observa a omissão e cria um ordenamento para suprir a lacuna até que uma lei de fato, criada pelo Legislativo, supra a lacuna. O Judiciário também "PODE" adotar a Teoria não Concretista, que de acordo com esse posicionamento, em nome da harmonia e separação entre os poderes, o Judiciário não poderia suprir a omissão da norma faltante, tampouco determinar prazo para o legislador criar determinada lei. Há uma grande discussão relacionada ao tema. Tal discussão diz respeito se quando o Judiciário adota a teoria Concretista estaria invadindo atribuição do Poder Legislativo ou não. Só queria deixar claro que o Judiciário não tem o dever de suprimir uma lacuna legal.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    @@danielsousaborges7565 até onde sei o Judiciário tem que julgar de qualquer forma, ou seja não pode ser omisso e apesar de não ter o dever de suprimir lacuna, ele tem esta opção. Ou meu entendimento está errado?

  • @danielsousaborges7565

    @danielsousaborges7565

    3 күн бұрын

    @@marcelo_penha seu entendimento está correto! Ele tem que julgar “o caso concreto”, o caso em específico que chega pra ele. Mas no caso em questão, esse da maconha, além de julgar o caso, o judiciário expandiu o entendimento para qualquer caso semelhante, tal entendimento tem o mesmo efeito que uma lei. Então, nesse caso de “julgamento com força de lei” surgem as críticas de que o STF estaria ursupando a competência do Congresso em editar uma lei.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    3 күн бұрын

    @@danielsousaborges7565 eu vou discordar de vc. Existe uma lei que diferencia usuário de traficante, mas sem colocar parâmetro de como fazer esta separação, dando margem para que cada juiz interprete do seu jeito. Portanto existe uma lacuna. Semelhante a dirigir embriagado, por isso existe o bafômetro. Toda jurisprudência é basicamente isso, que é o entendimento pacificado que com poder vinculante para todos os juizes.

  • @mcardia
    @mcardia3 күн бұрын

    Falta o Ivan Brandão

Келесі