ESCOLHA DE CURSO: o que eu amo x o que dá dinheiro

Uma das perguntas que mais recebo é "eu amo física, mas tenho medo de não conseguir emprego ou ganhar mal. O que eu faço?" Escolher um curso superior em uma #faculdade e escolher uma #profissão são coisas realmente muito difíceis. Nesse vídeo, eu vou te contar algumas reflexões pessoais sobre esse assunto e dar algumas dicas que podem ajudar.
------------
Pesquisa, roteiro, apresentação e edição: Lucas Miranda
Me siga no Instagram e Twitter: @lucasmmira
Blog Ciência Nerd: www.blogs.unicamp.br/ciencian...

Пікірлер: 41

  • 4 ай бұрын

    É cara e canso de ver gente reclamar de professores universitários terem didática ruim ... deveria ser separado essas carreiras de professor e pesquisador, deixa que a gente da conta de lecionar kkkkk. Eu gosto muito de jogar video game, mas é algo que me canso se fizer durante muito tempo, torne seu hobbie sua profissão e acabe com um hobbie. Já lecionar ou estar envolvido com matemática e física é algo que consigo render mais e ainda no tempo livre ver um documentário, ou estudar algo de matemático, minha namorada fala que como consigo dar aula de matemática, chegar em casa e ainda ficar estudando matemática ... é difícil ter esse cansaço mesmo nos momentos difíceis.

  • @edgarbobotela
    @edgarbobotela9 ай бұрын

    Excelente vídeo. Abraços de um Físico Aplicado. Moçambique 🇲🇿

  • @lucasmm

    @lucasmm

    9 ай бұрын

    aah que incrível!! Obrigado pelo comentário! Abraços!

  • @leonardosouza6680
    @leonardosouza6680 Жыл бұрын

    Você tem uma didática tão boa… Acho o canal mágico, só sugiro que se possível faça vídeos com mais periodicidade.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    obrigado!! Fico feliz que esteja curtindo o canal :D Mas o maior problema é a minha dificuldade de publicar com frequência :c No meio do ano eu costumo viajar pra congressos no exterior, então chega maio eu começo a trabalhar o triplo pra poder viajar tranquilo hehe mas passando esse período eu vou voltar a postar com mais frequência!

  • @AnaVictoriaRodriguesdaSilva
    @AnaVictoriaRodriguesdaSilva7 ай бұрын

    Esse canal é incrível e vai ter mto reconhecimento futuramente 🥺

  • @annapaulateixeiradafonseca7574
    @annapaulateixeiradafonseca757413 күн бұрын

    Hoje pra mim é a frase do dia: Que nenhuma decisao é pra sempre!

  • @lucianamendespeixoto3379
    @lucianamendespeixoto3379 Жыл бұрын

    👏👏👏👏👏Amei o vídeo,e esse assunto é muito difícil para opinar, mas eu sempre penso,que ter uma única profissão , é muito arriscado, e sempre preferi ter mais de uma, mas sinceramente, ter mais de um curso, não é fácil, você fica perturbado de tanto estudar.Principalmente se são cursos diferentes.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    Pois é, eu tb concordo. Existe um risco em ter uma profissão só. Mas a vantagem é que vc consegue se especializar mais nela e conseguir empregos melhores mais rapidamente. Ter mais de uma profissão te obriga a aprender muita coisa diferente e fica mais difícil de vc virar uma mega especialista naquela área. A verdade é que não existe caminho fácil pra quem quer trabalhar honestamente hehehe. Mas existem caminhos que fazem mais sentido pra vc e caminhos que não.

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    sobre a escolha, eu acredito que seja interessante ver oq gosta e definir uma ocupação, mas, além disso, é interessante ver se há uma boa empregabilidade do perfil que vc almeja. Outra recomendação, ver além da ocupação almejada, veja a empregabilidade geral. Há grupos em outras mídias sociais, veja como está a situação perguntando para outros graduados. Hj é mais fácil conseguir fazer esse levantamento.

  • @edwardagall
    @edwardagall Жыл бұрын

    Eu ainda perdido no que fazer, cheguei a passar em uma faculdade federal de Física mas desisti sem sequer pisar na faculdade por pressão das pessoas ao meu redor de que tinha feito uma escolha errada. Mas sinceramente, eu estou fragmentado em dúvidas, pois uma parte de mim deseja ser Pesquisador e exercer a profissão de físico, mas também tenho desejos envolver trabalhar como Investigador. Já optaram curso de Direito para mim, mas não me vejo inserido nisso por achar um tédio completo. Não faço ideia do que fazer agora, qual escolha seguir.

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    Assim, direito, eu não sei como ta o mercado, não sei se é fácil conseguir emprego. A minha impressão é que tá meio saturado. Sobre a física, eu não recomendaria mesmo, é bem difícil no Brasil. Recentemente a física foi regulamentada, não sei se isso ajuda. Há uma opção interessante, mas teria que ir para são paulo, fazer, ou engenharia física, ou física computacional. Estas, tb pode ser difícil conseguir trabalho nos dias atuais, a engenharia ta meio saturada e a parte de TI ta com uma competição acirrada. A outra opção é licenciatura mesmo, se gostar de dar aula é isso. Eu recomendaria, se ficar nas exatas, é fazer uma engenharia tradicional, e depois fazer a pós em física. Com a graduação vc pode se empregar mais fácil e com a pós pode pleitear alguma posição na física. No geral, amigo, acho q ta difícil mesmo, esta era, acredito q seja das tecnologias vinculadas a IA.

  • @leonardosouza6680

    @leonardosouza6680

    Жыл бұрын

    Direito é um mercado bem saturado. Tem pouco espaço para jovens advogados e se você quiser ser investigador de polícia não precisa de ensino superior é cargo de nível médio, só estudar para o concurso.

  • @_bizudoconcurseiro

    @_bizudoconcurseiro

    3 ай бұрын

    cara melhor opção mesclando física e investigação, é cursar física (bacharel ou licenciatura) e pós isso, fazer concurso para perito criminal, que normalmente tem vagas legais pra física, e pouca concorrencia especificamente pra fisica, geralmente paga bem, principalmente da PF

  • @alisonmeireles2638
    @alisonmeireles263811 ай бұрын

    Fiz Enem duas vezes para graduação em Física e os resultados foram péssimos kkkk Comecei a trabalhar aos 14 anos e eu sei que isso atrapalhou meus estudos. Agora tenho 25 anos e o tempo passou rápido demais, agora é trabalhar para colocar os futuros filhos nas melhores escolas. Foquem nos estudos rapaziada!

  • @lucasmm

    @lucasmm

    11 ай бұрын

    hehehe pois é. Depois que a gente começa a trabalhar e perde o timming dos estudos fica muito difícil voltar. Melhor momento pra ingressar no ensino superior é no final do ensino médio mesmo, não tem jeito.

  • @eragon3934

    @eragon3934

    11 ай бұрын

    ​@@lucasmm Concordo, eu sai do interior de SP pra uma cidade um pouco maior aqui em MG, e hoje estudo engenharia da computação, atualmente no 4 período, e é muito massa E olha que eu nem sabia que gostava tanto assim de exatas :)

  • @anpfaria
    @anpfaria6 күн бұрын

    Estou com 35 anos e quero começar a fazer matemática, acha que da por conta da minha idade? Tem alguma dica? Adorei o video.

  • @leletih
    @leletih Жыл бұрын

    Ainda no escopo do video, hoje quem é da area de exatas tem outras opções bem interessantes além do mundo acadêmico, mas é aquilo, tem que correr atrás por fora, nenhum curso vai te dar um caminho focado em uma coisa em especifico 😂

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    Sim é verdade, há outras opções. No entanto, mesmo fora do mundo acadêmico, parece q o físico não tem o prestígio de, por exemplo, engenheiro.

  • @leletih

    @leletih

    Жыл бұрын

    @@elecmanuau7957 enfim, so demonstre um bom serviço que ate um não-diplomado fica bem sucedido

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    @@leletih sim, isso é vdd, vc consegue uma ocupação, mas a questão é ter um trabalho envolvendo esta bela atividade, a física.

  • @elecmanuau7957
    @elecmanuau7957 Жыл бұрын

    Tenho a impressão que na física a situação parece muito árdua, por vários motivos. O prestigio realmente é bem menor do que várias outras. Aqui no brasil, será que a física se desenvolveu em sua plenitude? tal como visto em outros países, como EUA e Reino Unido? Já viu dados de ocupação/empregos na APS (EUA) e na IOP(UK)?

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    Verdade, tb tenho essa forte impressão. Eu sinto que são poucas as instituições e indústrias que demandam físicos de alto nível e no auge da carreira. Por isso, muitos acabam saindo. E seguir carreira científica e tecnológica no Brasil é muito difícil. A gente trata doutorandos até hoje como bolsistas, estudantes, sem nenhum direito trabalhista e que correm o risco de ter que devolver todo dinheiro que receberam se não cumprirem o programa. A gente não trata jovens cientistas como profissionais da ciência. E o investimento em C&T é absurdamente baixo. Não sei dados de outros países. Mas muitos dos meus amigos de faculdade conseguiram emprego (ou um pós doc) fora do brasil com mto mais facilidade.

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    @@lucasmm a própria sbf fez um levantamento sobre o caminho seguido pelos físicos, experimental, teórico, ensino, outros. Neste estudo chegou-se à questão da falta e indústria. Olhando história , os físicos tiveram participação importante no desenvolvimento da eletrônica, considerada uma revolução, e inclusive vários prêmios Nobel foram concedidos nestes trabalhos. Há, claro, outras a citar. Sobre essa questão da eletrônica, é um exemplo de que pesquisa tecnológica de alto nível demanda por físicos, mas com a falta de indústrias mais desenvolvidas, como fazer?

  • @mestredosmagos6629
    @mestredosmagos6629 Жыл бұрын

    Meu sonho é ser um astrofísico mas sinceramente eu tenho muito medo de virar Uber

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    Sim, difícil a escolha. Eu vejo assim, independente do que queira fazer, vc tem estar ciente de algo, se for bom, muito bom mesmo, vc com certeza consegue algo. O problema é que vc não sabe se vai ser bom nisso. Na média, como está a empregabilidade de um atrofisico além desta área? Eu tenho a impressão que a maioria dos formados não trabalham naquilo q se formam e usam as tais habilidades "transferable skills" para sobreviver.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    olha... esse é um medo de muuuitas profissões, não só da física. E a verdade é que ninguém pode te dar garantia que vc vai ter mesmo um emprego como astrofísico, principalmente no Brasil. O melhor caminho pra trabalhar com essa área no país ainda é a pesquisa acadêmica. Se vc gosta de estudar, as universidades públicas têm muita oportunidade de bolsas pra iniciação científica nessa área, pra mestrado e doutorado. E os bons alunos nessa área conseguem bolsa pra estudar fora do país com muita frequência. Então, se vc gosta dessa área e curte estudar, cria coragem e vai!! ;D

  • @user-qf3tv1gf6u
    @user-qf3tv1gf6u Жыл бұрын

    Professor , estou muito interessado em cursar física, sei que a modalidade licenciatura do curso é voltada para o ensino médio, eu gostaria de saber se a modalidade bacharel é possível trabalhar como professor de nível médio e faculdade ou se é somente na faculdade e em projetos e areais afins, gostei muito dos seus vídeos.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    obrigado pelo comentário!! :D Fazendo bacharelado vc pode dar aula em ensino médio sim (embora algumas escolas deem preferência pra quem tem licenciatura). Pra dar aula no ensino superior (faculdade) aí além da graduação vc provavelmente vai precisar de um mestrado e às vezes até de um doutorado. Se vc tiver vontade de dar aula, por exemplo, em uma faculdade de educação, a licenciatura em física é a mais recomendada. Mas se vc quiser virar um professor universitário de física mesmo, aí o melhor é o bacharelado. Vê se já te ajuda essa resposta rsrs

  • @falamei7506
    @falamei750611 ай бұрын

    eu sempre adorei fisica mas a velocidade para começar a receber partindo de um curso de fisica é mais demorada do que no meu atual curso de analise de sistemas, no primeiro semestre ja consegui estagio e no primeiro ano ja estou empregado como analista junior. Agora com fisica não tenho certeza se conseguiria o mesmo salario nesse mesmo tempo.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    11 ай бұрын

    ah, você tem toda razão. Até dá pra começar a dar aula cedo, ainda na faculdade. Mas é aquilo, pra ganhar uma quantidade boa dinheiro com educação básica você tem que dar MUUITAS aulas, ou conseguir trabalhar nos raros colégios que pagam muito bem.

  • @tumtuntum
    @tumtuntum Жыл бұрын

    Sei que licenciatura é para lecionar. O uqe o bacharelado trás a "mais" da licenciatura?

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    Assim, em teoria, veria os conteúdos básicos em física de forma mais aprofundada. Por exemplo, aprofundaria mais o estudo em: MECÂNICA CLÁSSICA, ELETROMAGNETISMO, FÍSICA MODERNA, MECÂNICA QUÂNTICA e TERMODINÂMICA E FÍSICA ESTATÍSTICA. Para saber mais, procure na busca "Exame Unificado de Pós-Graduações em Física".

  • @elecmanuau7957

    @elecmanuau7957

    Жыл бұрын

    Além disso procure as diretrizes curriculares dos cursos de física, digite na busca: "DIRETRIZES CURRICULARES PARA CURSOS DE FÍSICA". Temos algumas modalidades: Físico - pesquisador, Físico - educador, Físico - tecnólogo, Físico - interdisciplinar. No caso de "Físico - pesquisador" e "Físico - tecnólogo" seria o perfil de bacharel, principalmente. No caso do "Físico - interdisciplinar", identifico mais a tendência do bacharel ir para isso também do que o licenciado.

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    opa, já fiz um vídeo inteirinho falando sobe isso rsrs Depois dá uma olhadinha lá: kzread.info/dash/bejne/iWmDuLixm9bRqKg.html

  • @viniciuscilla2865
    @viniciuscilla28652 ай бұрын

    O negócio é fazer engenharia elétrica e física ao mesmo tempo 🤓

  • @NicolasRaphael917

    @NicolasRaphael917

    2 ай бұрын

    Loucura

  • @Onyx287
    @Onyx287 Жыл бұрын

    Tenho 15 anos e sempre tive essa dúvida, mas agora entendi

  • @lucasmm

    @lucasmm

    Жыл бұрын

    aah fico feliz que o vídeo tenha ajudado :D

  • @Kumura_Official
    @Kumura_Official Жыл бұрын

    so se virar motoboy