Escavações arqueológicas em São José do Cerrito, SC.

Palestra proferida pelo Prof. Dr. Marlon Borges Pestana do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/FURG para acadêmicos professores e alunos da UNOESC Joaçaba SC.

Пікірлер: 7

  • @andrechaves7227
    @andrechaves72276 ай бұрын

    Assistindo o video voltei ao tempo pois sou natural dessa terra que hj vejo como um sitio arqueológico tendo muitas lebranças em minha memoria! Agora entendo um pouco mais o lado cultural, espiritual desses antigos povos e tambem as energias que nos rodeavam desde pequenos . Uma pena a pesquisa ter parado por falta de recursos pois na minha visão foi descoberto apenas a ponta do iceberg, as coisa de valor estão guardadas ainda . Otimo conteudo !

  • @MarlonBorgesPestana

    @MarlonBorgesPestana

    6 ай бұрын

    Obrigado André! Super bacana a região, ali em São José do Cerrito existe a maior concentração de casas subterrâneas do Planalto catarinense. Inclusive tem casas bem grandes com seis metros de profundidade e 24m de abertura de boca. Um fenômeno muito importante! Abração!

  • @LauroCesarFerreira
    @LauroCesarFerreira10 ай бұрын

    Quando morei em Brunópolis, ao lado de sj cerrito passei por varias desses buracos. Não sabia que era a casa dos bugres. Parabens pelo video

  • @MarlonBorgesPestana

    @MarlonBorgesPestana

    10 ай бұрын

    Valeu!!!

  • @bastosruan
    @bastosruan Жыл бұрын

    Bem legal, ganhei do meu avô várias pontas de flecha esculpida em pedras que ele achava na região durante suas caminhadas no mato. São mais de 30 de diferente formas. Sua casa fica em são Cristóvão do sul, próximo ao trevo de Otacílio Costa.

  • @MarlonBorgesPestana

    @MarlonBorgesPestana

    Жыл бұрын

    Sim Ruan! É uma área de intenso povoamente antigo e pré-colonial. Na região de Otacílio Costa grupos caçadores-coletores antigos do pleistoceno eram realmente abundantes e bem dispersos na região. Abraços e obrigado pelo comentário Ruan!

  • @bastosruan

    @bastosruan

    Жыл бұрын

    @@MarlonBorgesPestana abraço!