Epilepsia e crises epilépticas

Тәжірибелік нұсқаулар және стиль

O cérebro pode ser representado como um conjunto de circuitos elétricos, formando redes intrincadas e complexas. Nossas funções -como movimento, fala e pensamento-, resultam do disparo preciso de uma unidade para outra. Aqui um erro mínimo pode ter grandes consequências.
Se o cérebro é um circuito, então uma crise epiléptica pode ser imaginada como um “curto-circuito transitório”. De fato, todos nós podemos sofrer uma convulsão, se o nosso cérebro for colocado em situações anormais, como queda extrema da glicose, alteração dos sais do corpo, infecção, febre, privação do sono, drogas, etc. Epilepsia, pelo contrário, designa um cérebro com a tendência intrínseca de sofrer espontaneamente despolarização anormal e simultânea de milhões de neurônios (o “curto-circuito”), levando a manifestações involuntárias, como perda da consciência, abalos musculares, alterações de comportamento, movimentos sem propósito e percepções incomuns (enxergar tudo maior, tudo menor, ter a sensação de que a cena presente já aconteceu, etc.).
Epilepsia é um fenômeno amplo com causas e evoluções clínicas bastante diversas, podendo ser a consequência de lesão cerebral por AVC, traumatismo, tumor, infecção, mas também por malformações e doenças congênitas. Na maioria das vezes, porém, a epilepsia tem causa desconhecida e acredita-se que se origine da combinação de vários genes que resultam em um cérebro com desequilíbrio entre excitabilidade e inibição. Causa genética não significa necessariamente hereditária, pois pode resultar de mutações de novo, ou seja, até então inéditas nos ancestrais da pessoa acometida.
O tratamento da epilepsia começa com o diagnóstico preciso. A partir dele define-se a causa de base que determinará a conduta, por exemplo, a retirada de um tumor, o tratamento de uma infecção, etc. Na maioria dos casos, porém, a causa permanece desconhecida (epilepsia criptogênica) e o tratamento consiste no uso de anticonvulsivantes.
Cerca de 2/3 dos pacientes ficam com suas crises controladas, quando em uso de um ou dois medicamentos. Todavia, 1/3 mostra refratariedade e essas são as situações em que a conduta cirúrgica pode estar indicada.
A epilepsia é mais comum em países de baixa renda, atingindo no nosso país cerca de 2% da população. Se tivéssemos melhor assistência às mulheres durante gestação e parto (redução do número de crianças com injúria cerebral), menos acidentes automobilísticos (prevenção de traumatismo craniano) e melhores condições de higiene (diminuição de casos de neurocisticercose) esse número seria bem menor.
Por abranger situações tão diversas, a epilepsia tem tratamentos e resultados clínicos também variados. Apesar disso, de um modo geral, pode-se dizer que a maioria das pessoas em tratamento com medicação anticonvulsivante fica livre das crises. Entretanto cerca de 1/3 delas não melhora e necessitaria de intervenções mais complexas, como neurocirurgia, ou estimulação cerebral, realizadas apenas em poucos centros no Brasil.
A causa mais comum de refratariedade no adulto é a epilepsia mesial temporal que, na maioria das vezes, se deve à lesão anatômica (com morte neuronal e gliose) denominada esclerose hipocampal. A retirada da área acometida (área epileptogênica) tem excelentes resultados em relação ao controle, ou remissão das crises, mas pode resultar em prejuízo de memória, ou linguagem e por isso necessita de avaliação pré-cirúrgica cuidadosa. Além disso, justamente pelo fato de o cérebro ser composto de circuitos, a área epileptogência pode mudar os padrões de disparo de outras regiões, que também passam a ser focos de crises.
O maior problema da epilepsia é a ignorância que, alimentando o preconceito e o estigma, retarda, ou até mesmo impede a busca de ajuda profissional. O segundo problema é a escassez de profissionais e serviços médicos especializados. Sabe-se hoje que não basta deixar o paciente livre de crises. É preciso considerar outros transtornos que frequentemente as acompanham, como a depressão, a ansiedade, problemas cognitivos (prejuízo de memória, linguagem, concentração), insônia, apneia do sono, sonolência durante o dia, efeitos colaterais dos medicamentos, deficiência de vitamina D, etc.
As pessoas com epilepsia sofrem por vários motivos. Viver sob o constante risco de uma crise que causaria constrangimento, além de potencias acidentes, estar sob os efeitos colaterais dos medicamentos e ter limitações profissionais e sociais (não poder trabalhar em altura, com máquinas, condução de veículos, etc.) é bastante difícil, mas ser visto como louco, ou possuído é ainda pior.

Пікірлер: 108

  • @lesleeller7520
    @lesleeller7520Ай бұрын

    Trabalho fantástico Dra.,muito esclarecedoras suas explicações,!

  • @fabiomucao6830
    @fabiomucao68304 ай бұрын

    Eu tenho os sintomas de epilepsia, crise parciais complexa com desorientação temporal há dois anos e não sabia que era epilepsia, minha qualidade de vida era horrível e afetava psicologicamente por não saber o que é até que minha neuro diagnosticou e comecei tratamento o que muito me aliviou

  • @sergioluisluis9391
    @sergioluisluis93918 ай бұрын

    dificilmente tenho crises , as possibilidades de ocorrer são somente em situação de estress e pressão elevada emocional que procuro controlar . a falta do medicamento também estimula a crise mas somente associada ao estress, a quantidade medicamentosa já foi reduzida e tenho uma vida praticamente normal , mas almejo a cura da patologia.

  • @leandrocordaro8776
    @leandrocordaro87762 жыл бұрын

    Ótima doutora, não tem preguiça de explicar como acontece nos consultórios...

  • @brunobouvier77
    @brunobouvier779 ай бұрын

    Doutora, depois do diagnóstico do meu filho eu venho procurando entender sobre epilepsia. Meu filho é autista e também tem esse problema, por isso que me trouxe nesse vídeo. E posso falar com toda certeza, que o seu canal e seus vídeos sãos definitivamente os melhores vídeos que eu vi até agora. São aulas muito claras sobre o assunto. Eu moro na Irlanda e tendo que lidar com isso nos hospitais me ajuda muito saber o máximo que eu posso no meu meu idioma pra que eu possa entender bem o que vão falar aqui em inglês sobre o assunto, porque se não eu iria ficar perdido. Muito obrigado pela iniciativa dos vídeos. Você não tem ideia do quanto que ajuda um monte de pessoas com esse problema.

  • @user-it4vr8yw7y
    @user-it4vr8yw7yАй бұрын

    eu sofro desa doença des dos 8, anos de idade hoje eu 34, tive que parar os estudos porque eu caia muito na escola já caie no trabalho e fui posto pra fora só Deus na minha vida Davy Rodrigues.

  • @denisemenzen9094
    @denisemenzen9094 Жыл бұрын

    Explicação maravilhosa! Muito obrigada!

  • @jl2000sa
    @jl2000sa2 жыл бұрын

    Doutora, parabéns! Seu trabalho é muito elucidativo e amplo, algo que está em falta em alguns profissionais imediatistas.

  • @marleneaparecida3250
    @marleneaparecida32503 жыл бұрын

    Faço tratamento contra epilepsia a 25 anos e até hoje amenizou mais conforme o nervosismo e ansiedade acabo sentindo ausência de memória e muitas das vezes convulsões!Consegui fazer laqueadura mesmo sem (nunca) ter tido filho, mais aposentadoria foi negada!Querendo ou não só nós sabemos o medo que nos causa e a discriminação! Muitos deviam se colocar em nosso lugar pois não é fácil!

  • @Sweetshorts.animals

    @Sweetshorts.animals

    3 жыл бұрын

    Te entendo.. trato a 19 anos.. é muito complicado, a maioria n entende. Mts vzs mesmo medicada tenho crise .

  • @wiltonwilson1573

    @wiltonwilson1573

    3 жыл бұрын

    Boa noite, Marlene! Eu aos 24 anos passei a ter crises parciais, mais também chamam à atenção. E quando eu fiquei sabendo do que se tratava busquei de imediato um tratamento. Quanto a questão da aposentadoria você dificilmente consegue se aposentar com epilepsia pelo setor administrativo da previdência. Veja bem, eu já sou aposentado por invalidez em questão da epilepsia, dei entrada na agência da previdência, fui chamado para a perícia, foi constatado a minha incapacidade e me foi concedido o auxílio doença. Só depois de muitos anos de tentativas de me aposentar que eu procurei por um advogado que me disse: O seu médico te deu um laudo afirmando que você está incapacitado para o trabalho, já o perito da previdência afirma que você está apito ao trabalho. Existe um desencontro de informações, um diz que sim e já o outro diz que não, então, vamos juntar as suas provas de incapacidade e apresenta--las a um juiz. Por isso que eu me aposentei e me pagaram até o retroativo.

  • @mawreycos

    @mawreycos

    3 жыл бұрын

    @@wiltonwilson1573 Rapaz. Eu tenho essa merda de Tonico clonica generalizada há 6 anos. Por último ela veio aumentando. Sexta feira eu tive uma crise no trabalho, estou com os meus ombros todos fudidos por causas dessas crises generalizadas, até dente eu já quebrei. Peço a Deus coragem para voltar ao trabalho, quem sofre sabe q não é fácil, estou cansado disso, até perdendo a vontade de viver. Vou procurar um advogado tbm

  • @leviaraujo1044

    @leviaraujo1044

    3 жыл бұрын

    Estigmatização

  • @bellinhavieira2332

    @bellinhavieira2332

    2 жыл бұрын

    @@wiltonwilson1573 Oi Wilton tenho epilepsia tbm sofro convulsões e tenho crises de ausências e tbm passei pelas mesmas coisas q vc pela justiça e por isso tive que ir ao um advogado e pedir entrada do caso pra um juiz analisar e declarar só assim consegui meu benefício LOA . Realmente é MT descriminação com essa maldita doença q acaba nossas vidas

  • @felisbertoqueiroz8837
    @felisbertoqueiroz88373 жыл бұрын

    É bom dar conselhos aos pais.A vida futura de uma criança com epilepsia pode não ser nada fácil.Minha sorte foi a minha mãe,claro que teve orientação médica. Há mais de 43 anos com epilepsia. Diagnósticos: G40 G40+f06 F-20 Mais outros,5 internações. Uma prisão.Nesse caso os vizinhos ligaram para o SAMU,mas só viriam se fosse um parente que ligasse.Não caberia aqui as histórias. Remédios diários: Carbamazepina 800 mg, Valpoatro de sódio 500 mg, Clobazan. 10 mg, Clorpromazina 50 mg. Tenho uma calcificação no lóbulo frontal,diagnosticada no primeiro eletro em1994.Antes desse diagnóstico meu medicamento era apenas o gardenal durante 16 anos. Feliz ano novo, Dra.

  • @elanearaujo5956
    @elanearaujo59562 жыл бұрын

    Apresento epilepsia também e sinto todos os sintomas antes...São, só no período da manhã que apresento as crises, ouço zumbido no ouvido, tremores na boca, acelerar meu coração de tal maneira que não consigo controlar e, após 15 minutos com todos esses sintomas começo a ter convulsão! a questão do preconceito são bastante difícil de lidar, quando vc falar que tem epilepsia as pessoas já te olham diferentes e, acha que vc não é capaz de executar determinada tarefa!

  • @maryinoue400
    @maryinoue4003 жыл бұрын

    Seu conhecimento e explicacao sao realmente excelentes! Parabens! 👏👏👏👏👏👏👏

  • @ligialeite706
    @ligialeite7063 жыл бұрын

    Dra. Elisabete poderia explicar o porque algumas pessoas podem ter crises epiléticas durante o período menstrual?

  • @damianadeazeredo1175
    @damianadeazeredo11752 ай бұрын

    Oii eu tenho 28 anos e comecei a dar crises epiléticas, já dei 5 crises, meu coração fica acelerado, tonteira, minha vista embaçada e uma sensação esquesita subindo várias vezes no meu corpo e tremedeira, eu quero saber se alguém aqui quando dar crise fica assim: Não fica totalmente apagado mas sua mente toma totalmente o controle do seu corpo e vc fica tremendo, se batendo mto forte e vc está vendo e ouvindo isso tudo porem de olhos fechados pq não consegui abrir os olhos, vc luta com sua mente para abrir os olhos e tentar parar aquilo tudo mas não consegui parar de se mexer pois sua mente é mas forte que vc. Eu luto com minha mente no meu pensamento mas não consigo parar, parece que existe duas pessoas dentro da minha mente, eu e a que sempre me controla. Desculpa pelo texto enorme, espero que as pessoas leiam e entendam oq eu quis espricar.

  • @caaa9398
    @caaa93982 жыл бұрын

    Dr tenho eplpsia tenho tudo que você falou e não sabia muito obrigada pela informações 😘

  • @anapaulamarques7947
    @anapaulamarques79473 жыл бұрын

    Obrigada doutora .Muito bem explicado .

  • @professorabruna8520
    @professorabruna85203 жыл бұрын

    Tô amando seus videos! MTo esclarecedores para quem é leigo e qr entender um pouco melhor sobre assunto! Obrigada!

  • @zeronicomedes9886
    @zeronicomedes98863 жыл бұрын

    Perfeita explicação!

  • @catherine.pietro
    @catherine.pietro3 жыл бұрын

    Que maravilha de explicação.

  • @gislainereis1577
    @gislainereis15773 жыл бұрын

    Ótimo vídeo Dra!

  • @ShrDrummond
    @ShrDrummond Жыл бұрын

    Doutora vc é fantástica e sua comunição é perfeita...

  • @carolsantista1896

    @carolsantista1896

    Жыл бұрын

    Também tem epilepsia?

  • @ShrDrummond

    @ShrDrummond

    Жыл бұрын

    @@carolsantista1896 sim

  • @carolsantista1896

    @carolsantista1896

    Жыл бұрын

    @@ShrDrummond E a dose que você toma é muito alta?

  • @carolsantista1896

    @carolsantista1896

    Жыл бұрын

    Está conseguindo trabalhar mesmo obtendo a Epilepsia?

  • @manuelamendonca3316
    @manuelamendonca33163 жыл бұрын

    Vídeo muito esclarecedor. Obrigada! Na minha infância tive uma amiga muito inteligente, depois de um tempo o rendimento escolar começou a reduzir e ela começou ter crises epiléticas, fui um tempo muito triste, pois não poderíamos mais brincar. Já na idade adulta descobri que ela sofria abusos sexual regularmente e foi na mesma época que iniciaram as crises. Na minha opinião a anamnese é muito importante.

  • @danieleata3711

    @danieleata3711

    3 жыл бұрын

    Oi, será que as crises dela foram desencadeados pelo alto nível de problemas psicológicos devido os abusos sexuais??

  • @grdindosl7227

    @grdindosl7227

    3 жыл бұрын

    @@danieleata3711 acho que foi por causa do estresse pros traumático.

  • @joseliaferreira6018

    @joseliaferreira6018

    3 жыл бұрын

    Eu levei uma pedrada quando era criança e tbm sofri um abuso Será q foi o abuso e ñ a pedrada?

  • @nandacosta4683
    @nandacosta46839 ай бұрын

    Eu tenho a 35 anos tive minha 1 crise ao engravidar pela 1 vez e agora estou tendo outro tipo de crise.o médico falou que crises discognitivas le aumentou a dose do remédio

  • @janainaoliveira1608
    @janainaoliveira16083 жыл бұрын

    Meu filho tem desde 7 anos, antes era epilepformer generalizada, agora com 17 não consta nada no exame tc nem no eeg mas crises são bem mais severas, generalizada mesmo,a diferença é que agora tem as mioclonica tmb

  • @ruthferreiradasiva2509

    @ruthferreiradasiva2509

    3 жыл бұрын

    Meu filho acusou no eletro isso raro distubio epilepforner

  • @edersonluis9674
    @edersonluis96743 жыл бұрын

    Dra. É muito importante que a sua explicação sobre a epilepsia. Sempre assisto os seus vídeos. Na minha família tenho 2 pessoas que têm epilepsia há 12 anos. Um dia pode ser curada? Muito obrigado

  • @airommaidem
    @airommaidem2 жыл бұрын

    Muito bom

  • @WILDBIKERSBRASIL
    @WILDBIKERSBRASIL3 жыл бұрын

    Foi um vídeo bem esclarecedor.Infelizmente minha vida se tornou um inferno devido as sequelas. Tem dias que falo tudo errado e a memória já era.No meu canal falo também sobre o assunto.Já tive mais de 7 fraturas.E nessa semana baixei hospital...dizem que demoro a acordar e tenho até 8 convulsões seguidas.Rompi em fevereiro o tendão supra espinhal e a queda causou uma lesão no pescoço,que está comprimindo a medula.É uma vida complicada...não posso mais ficar sozinha.Estava sob controle e até pude dirigir...hoje talvez nunca mais.

  • @FabioSilva-hi1ek
    @FabioSilva-hi1ek Жыл бұрын

    Vídeo esclarecedor, minha irmã infelizmente faleceu, pois estava só no momento.

  • @angelicaconceicaogomesxavi495
    @angelicaconceicaogomesxavi495 Жыл бұрын

    Minha filhas está tendo essa crise e não consegui ser diognosticada pelos médicos aqui

  • @falviaribeiro6244
    @falviaribeiro62443 жыл бұрын

    Perco completamente a noção do que está acontecendo passo mau em colquer lugar

  • @Andre-hu9bx
    @Andre-hu9bxАй бұрын

    Meu ajuda eu ter trabalho nas e Trevista não passo.idade chegou vou viver do que rolar isso jamais rp sp faço tratamento deste rapaz faz 20.anos tiver várias crise não sou diabético perca raciocínio gaguera

  • @josielgomes9734
    @josielgomes97342 жыл бұрын

    Oi obrigatuu ta ...

  • @fernandojosedeyna1831
    @fernandojosedeyna18312 жыл бұрын

    EU me encaixo no número daqueles que já desistiu do combate. Pois mesmo que eu quisesse lutar por um lugar ao sol, as leis atuais não permitem a minha contratação por qualquer empresa. É muito difícil ser assim mas a vida é assim mesmo.Fernando José Deyna.

  • @lucasmatiassoaresmaia9411
    @lucasmatiassoaresmaia94112 жыл бұрын

    Meu filho com 4 meses teve uma crise de epilepsia por infecção, fez o tratamento do vírus e recebeu alta. Foram feitos exames como tomografia e eletroencefalograma e todos deram normais, hoje ele faz uso do fenobarbital mas continua a ter crises, mesmo tomando as medicações, conforme as orientações dos especialistas, nesse último mês foram 4 crises, já passei por neurologista e neuropeditra e estou muito preocupado pois não estamos conseguindo controlar essas crises.

  • @mariamr1281
    @mariamr12813 жыл бұрын

    Meu pai falava, muito isso pra Mim, sobre espírito porque fazia o eletro, dá cabeça e dava tudo normal, até que Consegui fazer a recona cia magnética e provei para, ele Que não era nada espiritual Porque apareceu,na Reconancia magnética, comprovou que tenho um Problema no lado esquerdo dá cabeça, mais meu pai me enchia o saco com este negócio dê espírito... Mais eu Sempre acredito em Deus por Isso que já aconteceu crises Na Rua,em casa, sozinha, já fiquei na tal sala vermelha do Hospital ,nos ônibus, fiquei Com si atrizes no rosto tudo Pelos tobos das Convulsões Mais aqui estou senhor...

  • @falviaribeiro6244
    @falviaribeiro62443 жыл бұрын

    Já mudei umas 3 vezes de medicamentos

  • @rozivaldoalves3098
    @rozivaldoalves30982 жыл бұрын

    Meu caso foi o verme do porco tive duas crises Fiz o tratamento e o meu neuro folo q o verme morreu mas eu tinha q continuar tomando o remédio pra não ter as crises então gostaria de saber se tem alguma possibilidade de um dia eu para de toma remédio?

  • @isaiaspereira9633
    @isaiaspereira96333 жыл бұрын

    Tenho epilepsia desde 6 anos de idade estou tomando is medicamentotos volpreto,fermobabital e fenitoina e continou tendo crises am empresa ñ me asseita quando falo que tenho epilepsia estou com a idade de 48anos e tenho sofrido por falta de emprego

  • @josecarlosgomesdasilva7625
    @josecarlosgomesdasilva76252 жыл бұрын

    Dra Elisabete, a senhora está de parabéns. Eu entendi bastante coisas que a senhora expõe. Sou leigo e há vamos que sinto estes efeitos a convulsão. Faço diálise peritoneal e tomo vários medicamentos e alguma outra complicação,etc. Os tremores que eu sinto, diariamente, empre a noite, l preferencialmente no mesmo horário faço uso de ansiolítico. Não está resolvendo. O exames não acusam nada para os médicos. Pergunto: os tremores não seriam o excesso de descargas elétricas excessivas dos neurônios simplesmente? Digamos excesso de medicamentos? Os que a Dra falaria do desequilíbrio neural. É como houvesse um " relâmpago" em cadeia do dois lados do hemisférios. Um detalhe importante: todo dia tenho tremores sempre depois de digamos uma. Aí eu levanto e depois algum melhor,eu deito de novo e começa tudo de novo até o corpo ficar fraco mole. Obrigada Dra Elesabete caso tenha uma noção do que tenho 👋

  • @demersoncamacho49
    @demersoncamacho493 жыл бұрын

    Bom dia,explicação ótima! Tenho obscessos no cérebro por causa da toxoplasmose,faziam já seis anos que não tinha epilepsia(tomando 2 depakote 500mg e 4 hidantal por dia!), voltei a ter uma antes de hontem! Porém a aura que senti, foi completamente diferente das de antes! Medi minha glicemia(só por medir!), e estava em 32 hontem,(já ia ter outra!),agora esta em 100,(comi uns doces!) e me sentindo bem! Agora vi em seu video sobre a falta de glicose,potássio,sódio que causam epilepsia,fiquei chocado! Me ajudou muito,saber disso,obrigado,sem palavras! Parabéns! Sobre células tronco, é real o que estão mostrando?grato

  • @maurohenriqueps
    @maurohenriqueps3 жыл бұрын

    Muito bem explicado, eu tenho crises generalizadas, mas são raras, faz 2 anos que não acontece, tenho medo de parar com os remédios, tive meningite a uns 17 anos atrás, e fiz uma cirurgia pra retirar um coágulo, as crises apareceram um ou dois anos depois. Mas sabe que até hoje fico meio com dúvidas se as crises tem relação com tudo isso, por que já fui parar no hospital uma vez e a glicose estava baixa

  • @valdomirovieira693
    @valdomirovieira6932 жыл бұрын

    👍👍🌻

  • @mariaedinalvalopesduarte2126
    @mariaedinalvalopesduarte21263 жыл бұрын

    Minha filha tem de 3 dias de nascida,até hoje ela sofre, já dei crise nela 12 horas direto dando nela. Por esses ataques de crises ela não tem movimento nenhum e toma medicamento direto. Ela está com 5 anos hoje.

  • @cristinabravo1343
    @cristinabravo13433 жыл бұрын

    Fui diagnosticada a pouco tempo com epilepsia secundária devido a uma cirurgia a 10 anos de um angioma, só agora as crises se apresentaram.

  • @fabianaantoniassi9727
    @fabianaantoniassi97273 жыл бұрын

    Dra . Tenho epilepsia desde os 11anos, começa na direita e acaba na esquerda.perco a consciência, me debatendo. Agora eu estou tendo Ataxia, não estou conseguindo andar é como uma bêbada. Na última ressonância atrofia no cerebelo. Que exame tenho que fazer ? Sou órfã, não sei se é hereditário. Fiz cirurgia 2007 e não tive sucesso, as crises continua. Estou preocupada com Ataxia hoje tenho 48anos

  • @wiltonwilson1573

    @wiltonwilson1573

    3 жыл бұрын

    Eu tenho o mesmo problema que o seu , as minhas crises começam no lobo temporal direito e mudam para o esquerdo, então eu fiz uma cirurgia para retirada do lobo direito, mais agora elas começam direto do lobo esquerdo já que não tem mais o direito. Eu pedi a aposentadoria e o governo me deu.

  • @keylasilvasgg
    @keylasilvasgg3 жыл бұрын

    Parabéns!Pelo os esclarecimentos.Acredito que o meu problema é mutação de genesis.Tomo,vários tipos de remédios e nenhum médico acertou.

  • @leehaki88i

    @leehaki88i

    2 жыл бұрын

    Ops Canabidiol remédio

  • @falviaribeiro6244
    @falviaribeiro62443 жыл бұрын

    Meu médico já viu eu tendo convulsão no dia da minha consulta e entrei em crise de asma acordei no tubo de oxigenio e me desesperei e saí arrancando tudo aí entrou a enfermeira e me controlou

  • @luizfelipe-ui4yb
    @luizfelipe-ui4yb2 жыл бұрын

    Minha vizinha tem epilepsia e por causa das crises já quebrou a mesma perna duas vezes.

  • @wiltonwilson1573
    @wiltonwilson15733 жыл бұрын

    Dra, Boa noite! Eu sou portador de crises parciais complexas e já tentei todo tipo de tratamento para o controle das crises, mais em vão, já usei todas as drogas e já me submeti a duas neurocirurgias para a ressecção do lobo temporal direito e da amígdala cerebral, mais, não controlei as crises. Elas mudaram de endereço, foram agora, para o lobo temporal esquerdo. As crises são diárias e muito frequentes e meu atual neurologista está estudando o uso do canabidiol mais eu não sei se vou querer usar e se vai valer a pena. Dra, qual a sua opinião em relação ao uso do canabidiol??

  • @sorayaribeiro5604
    @sorayaribeiro56042 жыл бұрын

    Gostaria de saber quando dá crise em ano ou em dois anos isso é epilepsia?

  • @almiracordeiro2627
    @almiracordeiro26273 жыл бұрын

    Bom dia doutora.eu tenho epilepsia desde oito meses de idade.epilepsia refratária,sou operada a quinze anos . fiquei sem crises doze anos e sem medicação, mais a três anos voltei a ter a crise parcial.tenho54 anos e estou tomando fenitoína e cabarmazepina 200 de 8/8 hs.ainda sim tenho tido a crise.isso pode acontecer?

  • @martamuniz5979
    @martamuniz59793 жыл бұрын

    Dra. Como faço pra saber se meu filho pode conseguir o benefício por epilepsia. Ele começou com crises aos 12 anos, daí não parou mais, tomar remédio controlado e não tem muita disposição de atividades, e condenação motora não muito abil. Hoje aos 19 anos não consegui entrar no mercado de trabalho, porque não tem experiência e agravar quando informar da limitações. Pode me ajudar com orientação? Já agradeço.

  • @mulheresguerreiras4163
    @mulheresguerreiras41633 жыл бұрын

    Olá!meu filho tem essa doença !ate hj ele não consegue trabalhar fico pensando como ajuda ele !!!

  • @danielferreiratorres5147
    @danielferreiratorres51473 жыл бұрын

    ja tive 3 crises e todas elas depois do almoço,alg sabe explicar pq ?

  • @wiltonwilson1573

    @wiltonwilson1573

    3 жыл бұрын

    Daniel, Boa noite! Eu tenho epilepsia temporal e as minhas crises a maioria ocorrem durante ou logo após as principais refeições. Uma vez eu perguntei a um médico o porque de cada 10 crises 07 ocorrerem dessa forma, durante as refeições. Então, ele me respondeu: Durante ou após as refeições o seu organismo, ou melhor o seu estômago ele precisa de uma quantidade maior de oxigênio para fazer a digestão ,então o seu organismo resgata oxigênio dos outros órgãos do corpo inclusive do cérebro e manda para o estômago, por isso, nos dá sono após as refeições, como o nosso cérebro é debilitado ele responde com crise a baixa de oxigênio. Um grande abraço...

  • @danielferreiratorres5147

    @danielferreiratorres5147

    3 жыл бұрын

    Cara MT obg vc me deu uma luz, mas agr eu fico cm MT medo de almoçar e não sei oq fazer, ele te de um algum conselho? Me ajuda aí, eu nunca tive crise durante a infância, fui ter a primeira cm 19 anos, em 2018, daí se passaram 2 anos, tive a segunda no dia 2 de setembro durante o almoço e a terceira no dia 29 de setembro após o almoço, no mapa mental só deu ondas elevadas alfas, que são as ondas de relaxamento, eu sofro de ansiedade e tomo Amitryl todo dia, depois fiquei 5 meses sem crise mas infelizmente no dia 25 de fevereiro de 2021 tive mais uma e tmb depois do almoço, eu havia no Natal, ano novo e mais umas 3 datas depois parado cm o remédio pra consumir bebida alcoólica e minha família associou que foi por isso, tmb estou com uma grande carga de afazeres como trabalho faculdade e auto escola, mas descobri que pessoas como a GNT n pode ter uma vida assim nessa correria, não podemos perder noite de sono nem nada, eu desenvolvi síndrome do pânico após a segunda crise e tem sido uma luta MT grande pra sair de casa todos os dias, todos os dias enfrento mil pensamentos sabotadores, mas o que nos resta é acreditar que não vai acontecer mais e se cuidar.....

  • @wiltonwilson1573

    @wiltonwilson1573

    3 жыл бұрын

    @@danielferreiratorres5147 oh campeão! Oque o médico fez para controlar as minhas crises que ocorrem geralmente durante as refeições foi, tomar os remédios sempre 1h antes das refeições, ou seja ,três vezes ao dia. Isso diminuiu até 90% das crises. Elas ainda ocorrem, mais não com tanta frequência como antes. Um grande abraço...

  • @danielferreiratorres5147

    @danielferreiratorres5147

    3 жыл бұрын

    Obg, abraço

  • @danielferreiratorres5147

    @danielferreiratorres5147

    3 жыл бұрын

    @@wiltonwilson1573 mas eu nao tenho direto, tive 4 vezes, sendo que as ultimas 3 foram em menos de 6 meses, mas eu acredito que deva ter alguma recomendação do tipo comer menos ou n ficar mt tempo em jejum, certo ?

  • @leandrojsilva4670
    @leandrojsilva46703 жыл бұрын

    Obrigado eu tomo gardenal tenho epilepsia e crises epletica

  • @mauroferreiradelima2467
    @mauroferreiradelima24672 жыл бұрын

    Boa noite Dr qual cidade vc e tenho crises de ausência queria fazer uma consulta com vc

  • @AntonioMarcos-ty4oj
    @AntonioMarcos-ty4oj3 жыл бұрын

    Eu tenho uma filha que ela da convulsão desde 2 meses de nascida Ela já tomou vários medicamento mas foi parada porque ela continuava dando convulsão e até hoje ela dá como são ainda

  • @joselucasdasilvanunes7535

    @joselucasdasilvanunes7535

    3 жыл бұрын

    Oi bom dia pesquisa semente de boi pra convulsões

  • @marcelobyll
    @marcelobyll3 жыл бұрын

    Excelente explicação!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @carolsantista1896

    @carolsantista1896

    Жыл бұрын

    Também tem epilepsia?

  • @leehaki88i
    @leehaki88i2 жыл бұрын

    Alguem aqui sabe me dizer se tem crise que puxa a boca de um lado vários movimentos,mas dura segundos

  • @thaianyalmeida6729

    @thaianyalmeida6729

    2 жыл бұрын

    tem sim

  • @AlicePereira-sl6ws
    @AlicePereira-sl6ws2 жыл бұрын

    A onde vc atende tenho eplepicia estou queimado demais

  • @janenogueira6853
    @janenogueira68532 жыл бұрын

    Nossa tenho isso

  • @daiprado5339
    @daiprado53393 жыл бұрын

    Dra. Eu tenho epilepsia do lado direito do cérebro, lobo temporal e um pouco na parte de trás da cabeça do lado direito, e tenho também 1 cisto aracnóide nestas mesmas áreas, porém do lado esquerdo, será que tem a ver? O médico me disse que não tem... Obrigada pelo vídeo, me ajudou a esclarecer algumas coisas. Bjos

  • @leiasantos329

    @leiasantos329

    2 жыл бұрын

    Quais os medicamentos que você usa?

  • @daiprado5339

    @daiprado5339

    2 жыл бұрын

    @@leiasantos329 Depakene e Laotrigine, tenho crises ainda, quase todos os dias

  • @leiasantos329

    @leiasantos329

    2 жыл бұрын

    @@daiprado5339 Eu comecei a lamotrigina ainda tenho convulsão todos os dias tô sem dormir há 2 semanas.

  • @daiprado5339

    @daiprado5339

    2 жыл бұрын

    @@leiasantos329 eu não convulsiono, eu tenho crises parciais, eu desmaio, mas depois q comecei o Laotrigine melhorou, eu tinha muitas sensações antes das crises, agora a crise vem de repente, antes era todo dia, agora a cada 3 dias mais ou menos, acho q depende do tipo de epilepsia, boa sorte com seu tratamento

  • @doramedeiros7457
    @doramedeiros74573 жыл бұрын

    Onde a Sra atende ?Pfavor

  • @falviaribeiro6244
    @falviaribeiro62443 жыл бұрын

    Tenho um verme do lado esquerdo

  • @falviaribeiro6244
    @falviaribeiro62443 жыл бұрын

    Já passa mau dentro do ônibus perdi a consciência e já iam pagando minha bolsa graças a Deus minha tia estava dentro do ônibus e me ajudou me lavando pra upa

  • @cleitonbarbosa9957
    @cleitonbarbosa99573 жыл бұрын

    Quem tem epilepsia pode ser dj ??

  • @pedrohenriqrd1724

    @pedrohenriqrd1724

    3 жыл бұрын

    Vish

  • @cleitonbarbosa9957

    @cleitonbarbosa9957

    3 жыл бұрын

    @@pedrohenriqrd1724 vish pq ??

  • @Sweetshorts.animals

    @Sweetshorts.animals

    3 жыл бұрын

    As luzes piscantes estimulam crise.. pelo menos comigo n demora mt e eu apago.

  • @cleitonbarbosa9957

    @cleitonbarbosa9957

    3 жыл бұрын

    @@Sweetshorts.animals é sério isso ??

  • @ismaelrochadamasceno5866
    @ismaelrochadamasceno58663 жыл бұрын

    Doutora minha filha de um ano está tendo crises epiletica direto mesmo tomando remedio,a ela do nada fica com o olhar distante e fica inconsciente por alguns segundos ou minuto

Келесі