Entenda as possiveis causas do edifício com risco de colapso em Praia Grande

O edifício de 23 pavimentos na praia grande foi evacuado por risco de desabamento após a ruptura de 3 pilares. A possível causa do rompimento pode estar relacionada ao recalque diferencial devido ao assentamento do solo. As imagens das rupturas mostram que a estrutura estava fora de norma, com armaduras inadequadas nos pilares. Medidas foram tomadas para garantir a segurança dos moradores e agora será realizado um escoramento da estrutura seguido de um período de observação de estabilidade. Apesar do risco de desabamento, a possibilidade é relativamente baixa devido à rigidez da estrutura. A região é conhecida por casos de colapso de estruturas. A análise proposta tem como objetivo fornecer conhecimento sobre o comportamento estrutural.
Ed. Giovannia Sarane Galavotti
Praia Grande
Av. Jorge Hagge
Bairro Aviação
Se torne um Engenheiro de ELITE com os cursos do Canal da Engenharia: canaldaengenharia.com.br/
Acesse todas as redes e informações sobre nós pelo link abaixo:
direct.me/canaldaengenharia
#EngElite #CanalDaEng #engenharia
00:00:00 Resumo
00:00:38 Intro do canal
00:00:45 Inicio do video
00:01:45 Estruturas de multiplos pavimentos
00:01:52 Segundo os bombeiros
00:02:04 Por que só rompeu agora?
00:02:19 A possivel causa
00:03:08 Recalque
00:03:32 Como os pilares se romperam
00:04:12 Como a armadura do pilar se deformou
00:04:48 Falta de estribos suplementares NBR 6118
00:05:32 O predio esta se inclinando?
00:06:10 As ações tomadas
00:06:35 Qual o procedimento de recuperação
00:07:11 Afinal o edificio corre risco de colapsar?
00:07:42 A região é naturalmente instavel
00:08:07 considerações finais

Пікірлер: 645

  • @sentinelaenow4576
    @sentinelaenow45765 ай бұрын

    Poxa, esse canal é muito bom. Não apenas informa como também educa, usando exemplos do mundo real, de maneira sucinta, coerente e com bom nível de detalhes. Muito obrigado por esse conteúdo de alta qualidade. Por favor continue para sempre.

  • @eltonlima2202

    @eltonlima2202

    5 ай бұрын

    Os cursos dele são os melhores do mercado.

  • @Rodrigo_R.Vieira
    @Rodrigo_R.Vieira5 ай бұрын

    Sou engenheiro mecânico e nunca trabalhei nessa área... Mas me parece muito coerente sua análise! Parabéns pelo canal!

  • @augusto45

    @augusto45

    5 ай бұрын

    Eu terminei o segundo grau no supletivo, aliás provão. Só frequentei escola até a quarta série, depois só deu pra pegar esse diploma que só serve pra quando alguém me pergunta sobre eu dizer terminei o estudo médio. Imagina a situação da construtora? Na minha cidade fizeram um reforço em três prédios, o apelido ficou balança mas não cai 😂

  • @terezinhabuenevides8617

    @terezinhabuenevides8617

    4 ай бұрын

    Esse prédio não tem mais oque fazer, só demolindo para não acontecer o pior, não adianta fazer gambiarra, não sou engenheira,nem precisa ser,sou apenas cabeleireira, moro em prédio , tenho medo jamais voltaria morar num prédio nessas condições, Mais tenho um genro engenheiro.

  • @williamfranklin6924
    @williamfranklin69245 ай бұрын

    Caramba. Toda vez que tem algum colapso em alguma estrutura na construção civil já lembro desse canal e venho ver. Show demais a explicação.

  • @ivaldosouza4005

    @ivaldosouza4005

    5 ай бұрын

    Também...moro algumas quadras deste prédio logo corri pro canal para saber mais detalhes e opinião simples e sincera sem alarmismo das tvs abertas...

  • @jorgeferronato

    @jorgeferronato

    5 ай бұрын

    Fato. Estava esperando o vídeo. Alias só vejo aqui sobre o assunto!

  • @carlossv7980
    @carlossv79805 ай бұрын

    Frequentei a Praia Grande por 20 anos e vi predios enormes serem erguidos lá nesse tempo , um amigo que trabalhava como zelador uma vez comentou que as construtoras tinham uma certa ''concorrencia'' entre elas para ver quem construia mais rapidamente e tambem as que fariam os predios mais altos

  • @souumgatao9259
    @souumgatao92595 ай бұрын

    E eu ontem de manhã da varanda do hotel que estava hospedado admirando todos esses lindos prédios e a tarde assisto a reportagem dizendo dessa tragédia.

  • @nilorpd2425
    @nilorpd24255 ай бұрын

    Houve muitas tentativas de explicação do ocorrido, mas nenhuma com tanta clareza e didática. Parabéns.

  • @carloscruz5979
    @carloscruz59795 ай бұрын

    Eu acrescentaria mais duas possíveis causas. 1ª) Recobrimento fora da norma para pilares de subsolo em áreas litorâneas que sofrem agressões maiores pelo salitre. 2ª) Por se tratar de área de garagem em subsolo, com pouca ventilação, não podemos descartar a ação do gás carbônico proveniente das descargas dos veículos sobre o concreto e consequentemente sobre as armaduras dos pilares.

  • @armandocastelhano3015

    @armandocastelhano3015

    5 ай бұрын

    Sim, são possibilidades passíveis de ser elencadas mas na minha opinião não seriam determinantes para a ocorrência. O mais provável mesmo, descartado o erro no dimensionamento, são falhas na execução somadas a recalques diferenciais.

  • @jorgemarques3317
    @jorgemarques33175 ай бұрын

    Eu sou Projetista de Tubulação, e acompanhei montagens de várias obras civis e sempre soube que esse período de recalque ocorre normalmente em até 5 anos após a entrega da obra. Neste caso esse prazo se extendeu, é uma região delicada para se construir, é possível que nestes caso é nos anteriores os projetista e engenheiros não levaram em conta a região da obra e não aumentaram o coeficiente de segurança, vulgarmente conhecido como coeficiente de Caga..., se fosse aplicado nenhum desses casos teria ocorrido tão facilmente. Eu moro em um prédio construído em 1975, com 8 pavimentos e 64 apartamentos, sob pilotis com um playground, o máximo que tivemos foram algumas colunas machucadas por parachoques de veículos. Detalhe meu prédio não fixa próximo da praia...

  • @CabideGames

    @CabideGames

    5 ай бұрын

    como da relcaque em uma estrutura com sapatas estaqueadas? 40m de estaca...como? moveu as rochas? e nota, não apareceu uma rachadura se quer no piso...recalque top esse viu...as porras das colunas flambaram na cara e durante todo o vídeo o cara não citou nenhum efeito mecânico...ah citou sim, cisalhamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Jisusssss....olha, se vcs moram em algum edifício q a galerinha desse site participou do projeto vendam agora

  • @CabideGames

    @CabideGames

    5 ай бұрын

    Cara num tem coeficiente de cagaço em obra ....os softwares calculam conforme norma...os fatores aplicados são conforme norma...majorar uma obra é erro igual a derrubar um prédio...não existe isso...em civil além de onerar a obra vc lida com fatores vibratórios, estrutura mista efeitos de segunda ordem....todos os prédios do litoral de sp (modernos) tem fundação estaqueada...bloco de sapara apoiadas sobre estacas que vão de 15m a 40m ...claro, os antigos não, era por compactação de solo e por isso recalcou tudo

  • @rodrigodovalle
    @rodrigodovalle5 ай бұрын

    Faz todo sentido, sua didática faz a engenharia parecer algo simples, que na verdade não é, mas fica fácil entender! Parabéns e obrigado pela explicação!

  • @reinaldfreitas3195
    @reinaldfreitas31955 ай бұрын

    A engenharia é fascinante!!!mas perigosa também se não for obedecidas as regras as barras de ferro até dobraram de tanto peso. isso vai afetar outros pilares por que o a carga do edifício já está sendo jogada para os outros

  • @roninbrks

    @roninbrks

    5 ай бұрын

    Morei 10 anos na PG. Minha irmão mora em um prédio ao lado desse do vídeo. Ela disse que na hora que aconteceu, tremeu tudo e fez um barulho muito alto. Parecia terremoto ela disse

  • @ARTURCARTA
    @ARTURCARTA5 ай бұрын

    Um dos melhores, se não o melhor canal de engenharia! Podia ter mais vídeos! Não sou da área, mas fico fascinado com o jeito simples e didático como vc esplica as coisas. Parabens!

  • @edsono333
    @edsono3335 ай бұрын

    Se a região apresenta problemas de solo, as prefeituras deveriam limitar a altura dos prédios para conceder alvará.

  • @gepetovovo2509

    @gepetovovo2509

    5 ай бұрын

    tudo pela ganância amigo, SP tb está assim fazendo predios adoidado sem alvará inclusive, alguns foram embargados depois de pronto... depois que cai é essa choradeira ai.

  • @AG3DBR

    @AG3DBR

    5 ай бұрын

    As prefeituras querem grana, quanto mais prédios e mais gente ocupando, mais grana entra no município.

  • @CarlosEduardo-ls6ik

    @CarlosEduardo-ls6ik

    5 ай бұрын

    A altura não é a questão, e sim o tipo de fundação empregada na construção.

  • @kleberferrazzo6791

    @kleberferrazzo6791

    5 ай бұрын

    Pronto, mais estado no lombo do cidadão. Estado, proíba isso, proíba aquilo. Sendo que o problema foi a engenharia ou a execução mal feita.

  • @Mypianoanme

    @Mypianoanme

    5 ай бұрын

    Se os caras projetam arranha céus no deserto, porque não poder construir nessa região? Veneza é uma cidade toda construída em cima das águas do mar. O problema não é "ganância" ou a questão de aprovar algo por aprovar. Se o projeto atende e respeita todas as normas exigidas pelos órgãos competentes, esse projeto vai ser aprovado. A questão é como esse projeto vai ser executado depois, se vai ser respeitado Tim Tim por Tim Tim de tudo que está no projeto, se os materiais usados não serão substituídos por materiais mais baratos.

  • @DivinaLioti-gv7qf
    @DivinaLioti-gv7qf5 ай бұрын

    que Deus guarda esses trabalhadores e muito perigoso

  • @MargarethTeodoro-mf7gs

    @MargarethTeodoro-mf7gs

    5 ай бұрын

    * guarde

  • @claudiamaria5602

    @claudiamaria5602

    5 ай бұрын

    Chata​@@MargarethTeodoro-mf7gs

  • @moscafrita7006
    @moscafrita70065 ай бұрын

    Felizmente não teve vítimas e parece que pode ser consertado. Mas como patrimônio, tenho pena dos proprietários...

  • @franciscouchoa762

    @franciscouchoa762

    5 ай бұрын

    Sei não em! Situação muito complicada pra consertar!

  • @user-rf8ov8zm7y

    @user-rf8ov8zm7y

    5 ай бұрын

    Já desvalorizou....

  • @ERIKSON.FONTES

    @ERIKSON.FONTES

    5 ай бұрын

    @@user-rf8ov8zm7ypior que já em apartamentos lá era muito caro na casa dos 1 milhão dependendo do tamanho hoje ou quando arrumar o problema não vende de jeito nenhum

  • @alexandremarcelino7360

    @alexandremarcelino7360

    5 ай бұрын

    @@user-rf8ov8zm7y Muito! ainda mais pela repercussão que tomou.

  • @novocanal7153

    @novocanal7153

    5 ай бұрын

    @@franciscouchoa762 Tem uma empresa Alemã especialista nesse tipo de reparo.

  • @Diego-bv6cb
    @Diego-bv6cb5 ай бұрын

    Não sou engenheiro, o youtube me sugeriu o canal ... mas que grata surpresa heim ! Ganhou um inscrito !!! Baita conteúdo!!!! Abraço

  • @eltonlima2202
    @eltonlima22025 ай бұрын

    Essa pagina tinha que ser premiada pela sua grande contribuiçao a Engenharia Civil. Semestre passado perguntei ao professor se o CREA ou algum orgao tinha um arcevo de historicos de relatorios sobre caso de desabamentos ou incidente na construçao civil! Infelizmente ele disse que é muito dificil achar e que muitos não se encontra facil! Quando vejo no noticiario noticias sobre o assunto corro para esse canal! Parabens Felipe aprendo muito contigo! Você é uma grande referencia!

  • @roninbrks
    @roninbrks5 ай бұрын

    Morei 10 anos na PG. Minha irmão mora em um prédio ao lado desse do vídeo. Ela disse que na hora que aconteceu, tremeu tudo e fez um barulho muito alto. Parecia terremoto ela disse.

  • @durvalscutarijunior
    @durvalscutarijunior5 ай бұрын

    Parabéns!Explicações muito sensatas !A Engenharia é fabulosa desde que sejam efetuadas sempre dentro dos limites!

  • @user-do7bz6zr4g
    @user-do7bz6zr4g5 ай бұрын

    OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO

  • @lucineiaalmeida859
    @lucineiaalmeida8595 ай бұрын

    Que Deus proteja a todos

  • @EARossi-oz8ev
    @EARossi-oz8ev5 ай бұрын

    Vendo somente este vídeo sobre este assunto, creio que deveriam ser verificados os projetos estruturais x projetos executivos x memoriais descritivos para que se conheça qual foi o dimensionamento do aço em projeto, bem como o tipo do concreto e qual foi o real utilizado e ainda se havia engenheiro responsável ou se a construtora é daquelas que opta por estagiários ao inves de profissionais qualificados. Após essas checagens, poderemos estar perto do diagnóstico e quem irá arcar com os prejuízos dos proprietários, os maiores prejudicados num caso desses, pois acreditaram na construtora e agora estão sem ter onde recorrerem.

  • @CabideGames

    @CabideGames

    5 ай бұрын

    ai amigo é extração do concreto das colunas e do ferro...ai partir pra análise química pra ver se respeitaram o tempo de cura, o fck do concreto etc....pode ser qualidade do concreto sim, o ferro na estrutura mista trabalha para dar resistência do pilar a flexão basicamente...nada mais...o pilar flambou! ou seja, o concreto não segurou (flambagem é provocado por compressão excessiva)...ta fácil analisar oq aconteceu ai...bemmm fácil por sinal, a caraterística da fratura entrega tudo oq acontece, e por foto da pra ver....ou foi material de baixa qualidade no concreto ou dimensionamento (fizeram análise de vibração nesse modelo de cálculo?)...agora demorar 13 anos...se o tempo de cura do concreto não foi respeitado ele vai fadigando aos poucos...impossível calcular o tempo q leva pra acontecer isso

  • @katerinyguedes
    @katerinyguedes5 ай бұрын

    Sou arquiteta e amo assistir os vídeos desse canal. Ótimo trabalho de vcs

  • @augustojanisckijunior2538
    @augustojanisckijunior25385 ай бұрын

    Parabéns pela apresentação!

  • @ashleyoficial
    @ashleyoficial5 ай бұрын

    Melhor explicação técnica do KZread. Parabéns!!!

  • @eduardonobuek8579
    @eduardonobuek85795 ай бұрын

    Mesmo que os reparos sejam feitos e contenham o assentamento do edifício, tornando-o seguro novamente, Os moradores ao ouviram uma bexiga de aniversário estourando, vão quase colocar o coração pela boca...

  • @armandocastelhano3015

    @armandocastelhano3015

    5 ай бұрын

    Bexiga estourando? Se ouvirem uma biribinha de São João ou um simples traque eles é que vão entrar em colapso e não o prédio, rsrsrs.

  • @ronaldoferreiramuniz1199
    @ronaldoferreiramuniz11995 ай бұрын

    Parabéns pela excelente análise preliminar, abs

  • @armandocastelhano3015
    @armandocastelhano30155 ай бұрын

    Só posso parabenizá-lo pelo vídeo que, apesar de breve é amplo na abordagem dos principais aspectos e ao mesmo tempo simples, com um nível técnico e seriedade que tornam fácil o entendimento do problema pela população em geral.

  • @ozielguimaraes2958
    @ozielguimaraes29585 ай бұрын

    Cara, sua explicação é a melhor. Parabéns

  • @lucasgabrielribeiro8331
    @lucasgabrielribeiro83315 ай бұрын

    Análise perfeita, coerente , demonstrando grandes conhecimentos !parabéns

  • @anacarolinapassosrosa6866
    @anacarolinapassosrosa68665 ай бұрын

    Obrigada por esclarecer.

  • @aerotom
    @aerotom5 ай бұрын

    Canal de altíssima qualidade. Parabéns.

  • @maisson15
    @maisson155 ай бұрын

    Melhor que muita aula de professores de graduação. ❤

  • @Josepampu
    @Josepampu5 ай бұрын

    Ótima aula, parabéns pela dedicação em elaborar este vídeo!!

  • @joelsonnogueira7998
    @joelsonnogueira79985 ай бұрын

    Boa explicação parabéns isso sirva de alerta a área de construção.

  • @Emersoarts
    @Emersoarts5 ай бұрын

    Construções em áreas de litoral tem ser bem estudas com análise de sondagem de solos aparentes, e aumentar o dobro doque é feito em margem de segurança estrutural. Construo a muitos anos em litoral e sempre converso cons engenheiros neste sentido aumento na margem de segurança estrutural, vai aver custos com certeza mas porém evitamos acidentes futuros. Agregar o aumento no valor do imóvel, mas diminuir um pouco no lucro faz com que a obra fica viável para ambas as partes; esta é a parceria correta.

  • @Joao-rh6on

    @Joao-rh6on

    5 ай бұрын

    kzread.info/dash/bejne/jISCm8mLXdCYk7A.htmlsi=mtXN7V4Ey87MLffh

  • @user-qn7xq9xv6c
    @user-qn7xq9xv6c5 ай бұрын

    Excelente explicação . Na época em que eu viajava para Santos nos anos 1970 na praia do Gonzaga haviam alguns prédios inclinados. Como muito leigo nesse assunto acredito que mesmo que esse prédio seja estabilizado , e desejo que seja, daqui para frente , pelo menos por algum tempo, para se vender ou alugar um apartamento nesse prédio será difícil. Eu teria medo de alugar ou comprar um apartamento nesse prédio.

  • @leoblablaster
    @leoblablaster5 ай бұрын

    Estava esperando sair vídeo sobre o edifício no canal pra poder entender melhor o caso! Parabéns pelo conteúdo.

  • @adalgisasilva5938
    @adalgisasilva59385 ай бұрын

    Parabéns pela aula.!!👏👏👏👏👏

  • @franciscouchoa762
    @franciscouchoa7625 ай бұрын

    Sou leigo no assunto, mas não arriscaria ficar morando lá, aqui em Fortaleza CE não lembro o ano, mais desabou um edifício Andreia de oito andares, começou a estourar às colunas de sustentação, então a síndica contratou uma empresa pra reparar, sairam quebrando, quando uma bela manhã veio à baixo, resultado disso tudo, haviam acrescentado mais um andar, deve ter houvido falar.

  • @gepetovovo2509

    @gepetovovo2509

    5 ай бұрын

    eh amigo, não tem como reparar.. foi feito errado.

  • @versianimoreira

    @versianimoreira

    5 ай бұрын

    O de Fortaleza fizeram caca na reforma...

  • @lucianotadeugrando3341

    @lucianotadeugrando3341

    5 ай бұрын

    Eu já h..ouvi falar

  • 5 ай бұрын

    @@versianimoreira Verdade, antes de quebrar tinham que escorar o predio, como está sendo feito neste da Praia Grande, mas começaram a quebrar antes começarem a escorarem, alguém, colocou a carroça na frente dos bois.

  • @MargarethTeodoro-mf7gs

    @MargarethTeodoro-mf7gs

    5 ай бұрын

    * ouvido falar ( verbo ouvir )

  • @persiahippie6814
    @persiahippie68145 ай бұрын

    Triste do dia para noite você ter que abandonar sua casa por irresponsabilidade da construtora!! 😭A prefeitura tem que ser responsabilizada por liberar alvará para essa construção.

  • @user-rf8ov8zm7y

    @user-rf8ov8zm7y

    5 ай бұрын

    Perfeita sua colocação!

  • @douglasramos3034

    @douglasramos3034

    5 ай бұрын

    Esclarecendo, a Prefeitura NÃO realiza análise de projetos ou acompanha se o projeto está sendo executado de maneira correta, antes que alguém pergunte o CREA também NÃO faz, a única coisa que estes orgãos (Prefeitura e CREA) exigem é que o projeto e sua execução seja realizada por um Profissional devidamente habilitado e registrado no Conselho de Classe (CREA) e que a a obra atenda a legislação vigente (numero máximo de andares, normas de meio ambiente, etc.).

  • @fabiomeira154

    @fabiomeira154

    5 ай бұрын

    Os de santos são extremamente bem valorizados

  • @user-rf8ov8zm7y

    @user-rf8ov8zm7y

    5 ай бұрын

    Ninguém vigia então?! Nem Prefeitura, nem outros Órgãos citados. Apenas a fé nos engenheiros da Construtora! Mas a história mostra que no Rio de Janeiro em uma construção foi utilizado areia da praia e o edifício ruiu. Tem que criar um Órgão que fiscalize todas as etapas da edificação. Está é minha humilde compreensão.

  • @douglasramos3034

    @douglasramos3034

    5 ай бұрын

    @@user-rf8ov8zm7y A perícia realizada no Palace II apontou que o desabamento foi decorrente de um erro de projeto e não "areia de praia" como a imprensa noticiou na época de maneira errada. A solução para este problema na verdade já existe, seria a contratação de uma Consultoria Técnica que atua de forma independente, fiscalizando o projeto e execução do empreendimento, no caso de um condomínio essa contratação se daria por parte futuros proprietários. Não espere que o estado dê a solução, quando vc passa por uma cirurgia tem alguém do Conselho ou do Governo que acompanha o serviço do Médico ? claro que não, mas nada impede de vc contratar seu Médico de confiança para que ele acompanhe a cirurgia, é dessa forma que deve ser.

  • @renatosilvamaria7658
    @renatosilvamaria76585 ай бұрын

    Nota dez! Obrigado pela atenção...

  • @armandocastelhano3015

    @armandocastelhano3015

    5 ай бұрын

    Atenção não, TENSÃO, rsrsrs.

  • @julianomartins4750
    @julianomartins47505 ай бұрын

    Parabéns pela análise.

  • @andreromero7220
    @andreromero72205 ай бұрын

    Muito legal o vídeo e a análise. Obrigado

  • @saulonascimento1411
    @saulonascimento14115 ай бұрын

    O chama atenção, é o espaçamento dos estribos.

  • @davineves768
    @davineves7685 ай бұрын

    Olá, Felipe. Excelente análise e avaliação; bem abrangente.

  • @adelmomasettifilho6996
    @adelmomasettifilho69965 ай бұрын

    Estava faltando a análise deste canal para entender com mais critério o ocorrido. Parabéns.

  • @reginafarias
    @reginafarias5 ай бұрын

    Na estrutura, ou houve intenção de economia de materiais pela construtora, ou desvio de materiais sem o conhecimento da construtora, ou pressa dos pedreiros.

  • @celsohenrique5901
    @celsohenrique59015 ай бұрын

    Uma análise para todos entenderem. NOTA 10.

  • @isacsantana260
    @isacsantana2605 ай бұрын

    Faz um vídeo falando sobre a construção do edifício mais famoso de Singapura, o Marina Bay Sands!

  • @edivanteodosiodasilva4359
    @edivanteodosiodasilva43595 ай бұрын

    E parabéns pelo canal. Excelente material. Ganhou mais um inscrito

  • @grazielesecatibellato2375
    @grazielesecatibellato23755 ай бұрын

    Parabéns , excelente explicação

  • @daniloguimaraes88
    @daniloguimaraes885 ай бұрын

    Obrigado por compartilhar conhecimento. Sucesso e sorte.

  • @luizhenriquenevesdamasceno5367
    @luizhenriquenevesdamasceno53675 ай бұрын

    Gostei de sua explanação bem consistente.

  • @sidneypank9383
    @sidneypank93835 ай бұрын

    Excelente canal. Parabéns.

  • @eugenioandrade5212
    @eugenioandrade52125 ай бұрын

    Pelas imagens mostradas concordo com tudo que vc falou Eng Felipe Rodrigues excelente a sua avaliação sobre a estrutura que colapsou desse edifício!parabéns vc tem uma visão perfeita do que aconteceu.Tambem sou Engenheiro mais a sua experiência nesse assunto?eu tiro o meu chapéu para vc e me orgulho de poder ouvir comentário cimo o seu ?sério e seguro nas palavras.Parabens e muito sucesso em sua carreira.

  • @user-yq3ju3pw4d

    @user-yq3ju3pw4d

    5 ай бұрын

    Se você é engenheiro e "tira o chapéu para a experiência dele nesse assunto"....é de arrepiar...

  • @vitorfigueiredo5234
    @vitorfigueiredo52345 ай бұрын

    Muito boa a explicação!

  • @mariacarmelita40
    @mariacarmelita405 ай бұрын

    Parabens pela bela explicaçao amigo, abraços.

  • @gatadafavela1111
    @gatadafavela11115 ай бұрын

    Obrigada pelas valiosas informações

  • @JoaoMendes-hj5xx
    @JoaoMendes-hj5xx5 ай бұрын

    muito bem explicado parabens ,muito bom sua analise, e triste pelos moradores e proprietarios

  • @renato7943
    @renato79435 ай бұрын

    Com estas ocorrências cada vez mais eu acredito que os CREAs não tem utilidade para a população.

  • @SilT1979

    @SilT1979

    5 ай бұрын

    É só para arrecadação

  • @w4mpx

    @w4mpx

    5 ай бұрын

    @@SilT1979 CREA e CRT só serve pra isso, igual sindicatos.

  • @douglascoelho9937

    @douglascoelho9937

    5 ай бұрын

    De todo o modo o CREA pode e deveria investigar a situação, porém, o maior erro de tudo isso deveria recair sobre a fiscalização da prefeitura. Não devemos esquecer que as obras devem ser autorizadas pelo município, o qual possui o dever de fiscalizar os projetos e, consequentemente, sua execução. Ao penalizar a empresa responsável pela obra, bem como seu proprietário, não resolve por completo o problema, pois a situação poderia se repetir, dado o histórico falho de fiscalização dos órgãos públicos

  • @tiagodelima2741

    @tiagodelima2741

    5 ай бұрын

    prefeitura nao acompanha concretagem nem reste de ruptura de concreto muito menos revisa os calculos @@douglascoelho9937

  • @elciojoserinaldi2639

    @elciojoserinaldi2639

    5 ай бұрын

    O Crea não fiscaliza a parte técnica de uma obra, apenas a parte de documentação como : Se tem projeto, se tem Responsável Tecnico habilitado, se foram feitas as ART's, se a construtora tem Registro no Crea, etc. O fiscais do Crea não tem formação Técnica, isto é não são Engenheiros impossibilitando que eles possam dar qualquer parecer técnico sobre as diversas áreas da engenharia.

  • @viezzerleo
    @viezzerleo5 ай бұрын

    Excelente o canal!!

  • @soniareginasilvarosafinell4517
    @soniareginasilvarosafinell45175 ай бұрын

    Na minha opinião, as colunas são muito finas para um edifício deste tamanho e faltou ferro e economizaram no cimento uzinado, se o cimento passa do tempo ele fica fraco, portanto as colunas ficam fracas. Construtoras fazem isso pq fica mais barato, e aí olha oque acontece.

  • @LauraCrystina

    @LauraCrystina

    5 ай бұрын

    E olha que os apartamentos são na faixa de 1k e seiscentos mil. Espero que tudo dê certo e que os moradores possam voltar para suas casas em segurança. 🙏🏻

  • @henriquearaujo2029
    @henriquearaujo20295 ай бұрын

    Cada vez tem mais prédios e prédios mais altos e pesados, você pode fazer o prédio perfeito, mas 5 anos depois no lote vizinho pode subir um prédio de 30 andares aumentando a carga no solo como toda certeza seu prédio vai ser abalado por isso

  • @hederaugusto7711

    @hederaugusto7711

    5 ай бұрын

    Isso sem contar com mudanças climáticas e erro, apesar de raro, de grandes empresas causando desastres.

  • @user-yq3ju3pw4d

    @user-yq3ju3pw4d

    5 ай бұрын

    meu deus....onde que está acontecendo esse apocalipse??@@hederaugusto7711

  • @fredwilliamreisgomes3375
    @fredwilliamreisgomes33755 ай бұрын

    Boa explicação 👏👏👏

  • @soboleski6121
    @soboleski61215 ай бұрын

    Muito bom! Ótima explicação!

  • @marcoaurelio681
    @marcoaurelio6815 ай бұрын

    Canal Fantástico! Parabéns pelo trabalho!!!

  • @djalmasantos2234
    @djalmasantos22345 ай бұрын

    Parabéns pelo vídeo e pelas explicações

  • @carlosideiasejardim4691
    @carlosideiasejardim46915 ай бұрын

    Eu tenho 0 noção em matematica, mas gosto muito de ver essas explicações sobre engenharia!!!

  • @paulotorrescerqueira6547
    @paulotorrescerqueira65475 ай бұрын

    Bons comentários. Após se tomar consciência do problema é trabalhar pela solução. Esperamos consigam bons resultados.

  • @anitaoa1199
    @anitaoa11995 ай бұрын

    Excelente explicação 👏👏👏👏

  • @guimaraes873
    @guimaraes8735 ай бұрын

    Adorei o video e a explicacao. Nao entendo nada de engenharia mas o video me chamou a atencao! Sou uma leiga no aasunto mas sempre tive dificuldade em permacer em construcoes de frente pra praia. Acho que é meu instinto de preseracao e respeito a natureza. Espero que tudo seja normalizado pra essas familias! Lembro do desabamento do Pallace II aqui no RJ na Barra da Tijuca, foi uma tragedia!

  • @andalmeida86
    @andalmeida865 ай бұрын

    Muito bom o conhecimento:) Obrigado

  • @eliezermenezes8627
    @eliezermenezes86275 ай бұрын

    Análise perfeita

  • @daleblue22
    @daleblue225 ай бұрын

    A engenharia ds construção e realmente milenaria. Desde da antiga suméria ate os dias de hoje. Gostei do video e do canal. Abraços e boa sorte!

  • @user-yq3ju3pw4d

    @user-yq3ju3pw4d

    5 ай бұрын

    Sim...e tem estrutura da antiga suméria que ainda tá de pé...já esse aí...

  • @vanessalreal
    @vanessalreal5 ай бұрын

    Podia fazer um vídeo falando sobre as casas na PG que foram construídas com areia da praia. Morei em uma casa na rua Apiacas que a parede estava esfarelando e achavamos até conchas.

  • @silvanacarvalho689
    @silvanacarvalho6895 ай бұрын

    Se fosse eu que morasse nesse prédio, depois desse acontecido... não teria coragem de continuar morando nele digeito nenhum!

  • @ericch544

    @ericch544

    5 ай бұрын

    "de jeito" e nao digeito

  • @renansoares4218

    @renansoares4218

    5 ай бұрын

    ​@@ericch544o que vc quer tá mole.

  • @sandrofagundes4361

    @sandrofagundes4361

    5 ай бұрын

    Morava ou não morava?... estou confuso!​@@ericch544

  • @muhdourado
    @muhdourado5 ай бұрын

    Sou de TI, mas sempre me interessei pela a engenharia, aonde moro é prédio estrutural, então fico sempre de olho nesses casos para aprender, parabéns ao canal, ótimas informações.

  • @paulinhacosta8825
    @paulinhacosta88255 ай бұрын

    Sou formada em outro curso de graduação e estava esperando justamente você dizer sobre esse edifício.

  • @rvalenca
    @rvalenca5 ай бұрын

    Excelente vídeo!!!

  • @paulorobertomendoncadasnev7517
    @paulorobertomendoncadasnev75175 ай бұрын

    Por experiência em construção, acredito que os Pilares foram quase subdimensionados. O estribo deveria ser com barra 8.0 mm com um espaçamento máximo de 0,12 m.

  • @adenildosantanna631

    @adenildosantanna631

    5 ай бұрын

    Na verdade eu creio q o problema principal foi no tipo de formatação serial empregada pela construtora. Deveriam ter utilizado bitolas semicoidais e inibição de dilatação semi direcional. Estruturas com bitolas semicoidais tendem a redimensionar a força de impacto entre os pilares centrais, retirando o excesso de sobrepeso das vigas e lages secundárias. Creio q a implosão deverá ser adotada em breve.

  • @jorgeiglezias8993

    @jorgeiglezias8993

    5 ай бұрын

    Eu creio eu acho....fica complicado

  • @luiscarlosdesouza2257
    @luiscarlosdesouza22575 ай бұрын

    explicação show!

  • @gilbertoaraujo3211
    @gilbertoaraujo32115 ай бұрын

    Explicado com conhecimento

  • @marcoantonioviegas3814
    @marcoantonioviegas38145 ай бұрын

    Nos andares superiores o peso é distribuído, com as paredes servindo de sustentação. No sub-solo toda carga é suportada apenas pelos pilares, além da falta de ventilação e alta umidade..

  • @armandocastelhano3015

    @armandocastelhano3015

    5 ай бұрын

    Quem foi te te soprou semelhantes asneiras? Só podem ter sido entidades sobrenaturais do teu delírio! Ah, desculpe, pensando bem, você pode ter toda razão: a falta de uma brisazinha marítima no entardecer bucólico de Praia Grande, além de favorecer a ocorrência de umidade excessiva pode ter deixado os pilares estressados.

  • @user-ld4hx1rv2j
    @user-ld4hx1rv2j5 ай бұрын

    Ótima análise

  • @zeliasanches686
    @zeliasanches6865 ай бұрын

    Boa explicação.

  • @jorgebaptista420
    @jorgebaptista4205 ай бұрын

    Excelente.

  • @marciomiranda9212
    @marciomiranda92125 ай бұрын

    Bacana a explicação👍👏🏻

  • @fernandovicente8416
    @fernandovicente84165 ай бұрын

    Muito obrigado gostei do vídeo

  • @geraldoribeiro4865
    @geraldoribeiro48655 ай бұрын

    Muito bem explicado, por isso que eu não gosto nem de ficar perto desses prédios, não confio nem um pouco quero está longe dessas armadilhas

  • @marcioguariente7032
    @marcioguariente70325 ай бұрын

    Bom dia. A sua análise é perfeita, os casos de recalque no litoral paulista são objetos de estudo desde a minha época na faculdade. Estudávamos este case em projetos de fundações, infelizmente parece ter havido negligência também na execução do projeto na questão do espaçamento dos estribos nos pilares do subsolo.

  • @rafaelfreitas2209
    @rafaelfreitas22095 ай бұрын

    Tava so esperando pra ver no lugar certo. Agora eu vo foca a par de tido finalmente

  • @martareis1427
    @martareis14275 ай бұрын

    Um prédio tão lindo. 😲😲😲😲

  • @sylviobattazza8077
    @sylviobattazza80775 ай бұрын

    Bom dia. Boa apresentação e os comentários técnicos a respeito do ocorrido. Vendo o vídeo e as Dimensões dos PILARES afetados e o Projeto executado, achei as dimensões desses Pilares muito singelos pela CARGA aplicada neles. Somados a execução das armaduras ERRADAS temos vários elementos que podem ter colaborador pelo ocorrido, como a Instabilidade do SOLO Tb.

  • @nathalierangel5184
    @nathalierangel51845 ай бұрын

    Belo canal

  • @tomlima2991
    @tomlima29915 ай бұрын

    Penso quem teria coragem de retornar para o edifício!!!

  • @jonathasfigaro4992

    @jonathasfigaro4992

    5 ай бұрын

    Jamais voltaria

  • @andcunsan
    @andcunsan5 ай бұрын

    Sou Engenheiro Mecânico e gostei bastante da explicacao da interacao solo estrutura, nesse caso, requalque x deslocamentos nas fundações. Nós mecanicos nao estudamos solos então é um assunto curioso para a gente. Fiquei aqui imaginando quanto momento deve ser gerado nas vigas com uns poucos centimetros de desnivelamento e também como a carga deve ser redistribuida entre os pilares. De fato a estrutura é forçosamente obrigada a trabalhar em outro cenário de carregamento talvez parcialmente ou mesmo nem coberto no projeto. Um ponto triste no vídeo foi a negligencia na colocação dos estribos. Infelizmente ocorrências assim acontecem em nossas obras de construcao civil. Lembro do caso dos edificios da Vila Olimpica afundando brutalmente uns 5 anos depois de lançados e lembro também do caso do engenhao onde jornais locais aqui do RJ deram depoimentos de engenheiros de obra mostrando grande preocupacao na execução da obra. Uns 8 anos depois de entregue o engenhao precisou passar por reformas estruturais que acabaram alterando o seu conceito original por razoes de segurança.

  • @alexandrecoelho4708
    @alexandrecoelho47085 ай бұрын

    Perfeito colega Felipe. Acrescento apenas, que através do pouco contato que tive com construtoras da região, muitas delas não contratam Engenheiro Residente, menos ainda, laboratórios de controle tecnológico do concreto além de não fazerem a rastreabilidade das concretagens

  • @HenriqueTeixeiraa
    @HenriqueTeixeiraa5 ай бұрын

    Meu pai tem um apartamento nesse prédio pequeno ao lado. Está aflito com a possibilidade do prédio cair e levar o dele junto 😢.

  • @adelsonbn

    @adelsonbn

    5 ай бұрын

    Ele está dentro do imóvel? No lugar dele eu estaria bem longe desse prédio neste momento.

  • @HenriqueTeixeiraa

    @HenriqueTeixeiraa

    5 ай бұрын

    @@adelsonbn Ele não está lá não. Está na capital. Mas está preocupado com o imóvel, pois levou muito tempo e trabalho para conseguir comprá-lo.

  • @melissamartins2156

    @melissamartins2156

    5 ай бұрын

    Vou orar por vcs , tbm sou dona de um imóvel, sei como é difícil conseguir nossos bens 😕.

  • @HenriqueTeixeiraa

    @HenriqueTeixeiraa

    5 ай бұрын

    @@melissamartins2156 Muito obrigado, Melissa. Realmente foi bem difícil. Mas que Deus nos abençoe a conseguir manter essas conquistas.

  • @adelsonbn

    @adelsonbn

    5 ай бұрын

    @@HenriqueTeixeiraa É complicado isso. Imagino a preocupação de sofrer um dano patrimonal. Mas, como o vício na construção era oculto, a garantia tem que ser dada pela construtora, apesar de ter passado o prazo da garantia legal, isso é pacífico na juriprudência. Se tiver que demolir, ela terá que indenizar os proprietários.

  • @alkhwarizmi106
    @alkhwarizmi1065 ай бұрын

    Cálculo; Material empregado no Concreto Armado; Qualificação da Mão de Obra e modificações nos Aptos feita por Condômino.

  • @Kassio.Moreira
    @Kassio.Moreira5 ай бұрын

    aprendi muito

Келесі