No video

Ensaios de gabarit da UME 3413 da CP Porto na Linha de Cascais - 13 Dec 2020

Perseguição à CP UME 3413 na Linha de Cascais desde Alcântara-Mar a S.Pedro do Estoril, a ser puxada/empurrada pela CP UTE 3158.
Os testes correram mal à entrada de São João do Estoril, o que provocou o recuo do comboio até Carcavelos, onde ocorreram as necessárias manobras para inverter o sentido da marcha.
Passagem inicial a reboque da 1427 em Sete Rios, e chegada a Alcântara-Terra.
Persecution of CP UME 3413 on the Cascais Line from Alcântara-Mar to S.Pedro do Estoril, to be pulled/pushed by CP UTE 3158.
The tests went wrong at the entrance of São João do Estoril, which caused the train to reverse to Carcavelos, where the necessary maneuvers to reverse the direction of the march took place.
Initial passage in tow of the 1427 in Sete Rios, and arrival at Alcântara-Terra.

Пікірлер: 37

  • @Fly0High
    @Fly0High3 жыл бұрын

    Bom vídeo, bem documentado.

  • @adamlopes494
    @adamlopes494 Жыл бұрын

    A que horas foram os ensaios?

  • @RTP-2007
    @RTP-20073 жыл бұрын

    PORQUE que nao esperimentam as renfe 447 e 446 da cercanias

  • @friki_edu

    @friki_edu

    3 жыл бұрын

    Já foi falado por aí. São unidades dos finais dos anos 80, que a Renfe deve retirar de circulação com a nova compra de comboios de cercanías.

  • @joaorodrigues2905
    @joaorodrigues29053 жыл бұрын

    São os únicos comboios articulados que há em Portugal. .....uma pena mesmo que de momento não sirvam pra linha de cascais.....

  • @Martimtrs

    @Martimtrs

    2 жыл бұрын

    @Legendied acho que significa uma passagem de carruagem para a outra acessível...e tem um design de bogies mais moderno e seguro também

  • @adamlopes494

    @adamlopes494

    Жыл бұрын

    É tipo carruagens que não dão para desacopolar

  • @Martimtrs

    @Martimtrs

    Жыл бұрын

    @@adamlopes494 dá, mas é difícil por causa do bogie jacob

  • @sergiofreitas9368

    @sergiofreitas9368

    Жыл бұрын

    @legendied382 acho que por articulados queria dizer que têm bogies de Jacobs, em que uma carruagem intermédia partilha os seus bogies com a carruagem anterior e seguinte.

  • @TheDeveloperAPK
    @TheDeveloperAPK2 жыл бұрын

    a cp 3400 e muito larga para a linha de cascais!

  • @carlossantos6700
    @carlossantos67003 жыл бұрын

    O que é um ensaio de gabarito?

  • @deliosantos5943

    @deliosantos5943

    3 жыл бұрын

    Vou tentar explicar: - Um ensaio de gabarit serve para verificar se o material circulante a ser testado não colide em algum ponto do percurso com algum obstáculo. Normalmente esses problemas podem acontecer nas gares das estações devido à proximidade e altura das plataformas de embarque. No fundo, para uma determinada composição poder ser posta a circular num determinado itinerário esse ensaio tem obrigatoriamente de ser feito. Neste caso concreto julgo que este tipo específico de composição (UME) nunca terá sido usada neste percurso. Espero ter conseguido explicar-me e que não esteja errado.

  • @carlossantos6700

    @carlossantos6700

    3 жыл бұрын

    @@deliosantos5943 Obrigado! Mas porque terá ido aquilo para a linha de Estoril? Será que vai ser mudado a tensão eléctrica e as 3400 vão para lá?

  • @deliosantos5943

    @deliosantos5943

    3 жыл бұрын

    @@carlossantos6700 Não lhe sei responder, contudo penso que a uniformização da tensão de tração da catenária embora não seja um processo fácil e imediato de ser implementado seria uma mais valia para a rede ferroviária nacional. Se assim fosse seria muito mais fácil a gestão do material circulante existente.

  • @rocha050

    @rocha050

    3 жыл бұрын

    O que correu mal em S. joão? A curvatura da plataforma?

  • @JPCPT

    @JPCPT

    3 жыл бұрын

    Respondendo a algumas perguntas, as UME 3400 não irão efectuar futuramente serviço na linha de cascais, a mesma foi fazer o ensaio de gabarito nessa linha dado que são as mais recentes adquiridas pela CP e as que têm dimensões quase semelhantes aos comboios "modernos", só decorreu até S. João do Estoril dado que, a UME não cabia na plataforma ficando a escassos centímetros de bater na mesma, sendo assim a marcha voltou para trás. Agora é fazer mudanças na infraestrutura e repetir o teste para não acontecer o que aconteceu em França há alguns anos atrás. Se estiver errado em alguma parte e alguém tenha melhor conhecimento pode me corrigir.

  • @oguardafreiodiogoPOR
    @oguardafreiodiogoPOR3 жыл бұрын

    E já se tirou conclusões do ensaio???

  • @JPCPT

    @JPCPT

    3 жыл бұрын

    O ensaio foi interrompido em S. João do Estoril dado que a UME não cabia na plataforma, o traçado entre Alcântara-Mar e S. João do Estoril passa as recomendações (apesar de em algumas estações ser apertado), o traçado Cais do Sodré - Alcântara-Mar (falta de tempo, devido ao serviço comercial estar a iniciar na linha) e S. João do Estoril - Cascais (devido a não caber na plataformas) ficaram de fora pelo que não sabemos se a UME passava nos mesmos. Mas eu penso que com a melhoria da infraestrutura e repetição do teste não deverá dar mais problemas e podem vir os comboios novos.

  • @RTP-2007

    @RTP-2007

    3 жыл бұрын

    eu tambem chamo me diogo moreira e adoro comboios

  • @ricardoalves5488
    @ricardoalves54883 жыл бұрын

    Eu não quero ser bairrista mas aqui como sempre o que se vai passar vai ser o seguinte: vão ser encomendados novos comboios, última geração, o melhor que há por se tratar de uma linha na capital. Todos se regozijaram quando vieram as carruagens "arco" de Espanha, e os de Lisboa ainda mais pois é material de segunda mão, verdadeira sucata, que vai para as linhas da província e assim mais uma razão para comprar novamente o melhor e, claro está, novinho em folha para as linhas da capital. É de revoltar é o que é. Que fiquem eles com a sucata e que comprem material novo para a linha do Minho e outras. Fodasse os mouros.

  • @rogeriomonteiro760

    @rogeriomonteiro760

    3 жыл бұрын

    Calma, as carruagens "Arco" não são tão más como isso, é verdade que já têm 20 ano de serviço, mas já vêm preparadas de origem para os 200 km/h de velocidade máxima e restauradas convenientemente são de meter inveja às corail e às sorefame renovadas que são bem mais velhas que isso, as primeiras na versão original têm quase 40 anos e as sorefame vão fazer 50 em 2021.

  • @ricardoalves5488

    @ricardoalves5488

    3 жыл бұрын

    Pois então fiquem lá com elas e dos 200 milhões de euros de comboios novinhos a sair da fábrica que venham alguns pra cá. A quem esperou a vida toda não incomoda esperar mais uns anitos. Ou não é disso que se trata? Para portugueses de segunda, comboios em segunda mão e pro resto material a sair do forno?? Só é inocente quem quer acreditar na súbita generosidade da CP pra com a província...

  • @FabsPlay

    @FabsPlay

    3 жыл бұрын

    Olha por acaso sabes que a frota dos suburbanos do porto novos era para virem inicialmente para Lisboa? Sabes quantos anos tem os comboios da linha de Cascais? Sabes que o horário já te ser ajustado para menos por falta de meios porque os comboios avariam não tem em arranjo nem material circulante para substituir? Sabes que a linha de Cascais e uma das que mais lucro tem? Tas te a queixar do que mesmo?

  • @rogeriomonteiro760

    @rogeriomonteiro760

    3 жыл бұрын

    Para quem esperou 60 anos por comboios novos como os utentes da linha de cascais não é favor nenhum, aliás os serviços suburbanos do Porto são feitas pelas UME novas, ainda mais recentes que as unidades de dois andares da Cp e da Fertagus. Muito mais razão de queixa têm as pessoas do centro de Portugal que nunca mais vêm um comboio de jeito na linha da Lousã ou vêm a linha do Oeste em condições.

  • @ricardoalves5488

    @ricardoalves5488

    3 жыл бұрын

    E outra coisa, está certo que eu não mencionei directamente mas quis insinuar é que não é nos suburbanos do Porto que faz falta melhores comboios, como disse o Rogério não sei das quantas, é o resto do país que dá vergonha ver. Alentejo, Beiras, Oeste e no Algarve. Nem Lisboa é o umbigo do mundo nem sempre que um nortenho fala é contra a capital. Cresçam.