Encontro de Genealogia Açores Brasil

Diego De Leão Pufal (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul), Igor França (Instituto Cultural de Ponta Delgada), Jorge Forjaz (Instituto Histórico da Ilha Terceira) e Sérgio Luiz Ferreira (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) juntam-se numa sessão online para abordar a importância da genealogia e evidenciar a cumplicidade histórica de nomes representativos que foram levados para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelos casais açorianos há quase três séculos e que ainda hoje são utilizados naqueles estados brasileiros.

Пікірлер: 20

  • @LeonorLopes01
    @LeonorLopes013 ай бұрын

    Importante saber dos nossos antepassados! Gostei muito. 👋👏👏👏

  • @MariaAlmeida-bw9sw
    @MariaAlmeida-bw9sw7 ай бұрын

    Boa noite para todos descendantes dos Açores, minha Avó era da familia de Van Hutere , familia Dutra, Utra , e William van der Haagen, Brun,, mais tarde Silveira, Ferreira, de origens Flamengas de Bruges, tambem Bettencour e Cavalcanti, Borges , Lobão Lopes, Freire, dos sitios São Jorge ,Ilha-Terçeiŕa Faial e São Miguel, Angra do Héroïsme , tenho muita Familia no Brasil e USA, tudo isto o soube atraves 2 textos DNA , e fiz pesquisas na minha familia que me confirma a exactitude da familia Flamengas .da Belgica

  • @ramonxavierdutra6380
    @ramonxavierdutra63806 ай бұрын

    Sou descendente de Açorianos da ilha do Faial. Sobrenome Dutra. Meu bisavô paterno desertou da Marinha portuguesa enquanto o navio estava em instrução no porto do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de São Fidélis, no interior do Estado do Rio, pois as autoridades portuguesas comunicaram às autoridades brasileiras a respeito da deserção e ele estava a ser procurado para ser devolvido.

  • @gracieladaschagas1120
    @gracieladaschagas11207 ай бұрын

    Que bendición 😍

  • @LeonorLopes01
    @LeonorLopes013 ай бұрын

    Olá! 👋 Grata pl/ empenho por tantas descobertas muita utilidade. Tb/ sou Silva, sou Cunha. Meu pai era de Braga. E mts/ de acordo com as pesquisas tb/ nos Açores.

  • @MariaAlmeida-bw9sw

    @MariaAlmeida-bw9sw

    23 сағат бұрын

    Olá minha querida Prima ; feliz pelés nossas origens Flamengas e outros nomes de Familia ❤❤grande abraço

  • @mlmedeiros
    @mlmedeiros11 ай бұрын

    Boa tarde. Apenas para registrar que a descendência açoriana é muito grande no Nordeste brasileiro. Eu mesma descendo de Cordeiro, Fonseca, Medeiros, Soares, Benevides, Muniz, Falcão e muitos outros açorianos. A maioria de Relva, Ponta Delgada. Acredito até que todos em Relva sejam meus parentes 😅.

  • @Salgadelli
    @Salgadelli Жыл бұрын

    Que maravilha! Muito obrigado por tanta informação!!!

  • @gabrielayres8578
    @gabrielayres85782 жыл бұрын

    Muito interessante,sou descente de flamengos do Faial que eram van Huntere que depois Dutra que por acaso aqui já no Rio grande do sul viram a famosa família Vargas,cujo tem o descente Getúlio Vargas

  • @jorgemendes6018
    @jorgemendes60189 ай бұрын

    Sou descente dos Gonçalves de Mattos da ilha do Pico. Gostaria de ter mais informações. Pesquisei os registros paroquias daquela região e cheguei até o século 18. Muito interessante. Espero um dia poder visitar esse paraíso.

  • @MDZ196
    @MDZ1963 жыл бұрын

    Excelente! Aguardando novos encontros.

  • @v.cidade2815
    @v.cidade2815 Жыл бұрын

    Ótima live! Que pena não ter visto online! Gostaria de ter feito algumas perguntas... Meu esposo é descendente de várias famílias das diversas Ilhas dos Açores. Famílias Souza, Ávila, Rabelo, Nunes, Silveira, Pereira, Cardozo e outros sobrenomes. Identifiquei vários sobrenomes citados nessa live na árvore genealógica do meu esposo. Gostaria de saber porquê as últimas gerações de Cardozo passam assinar " Cidade". Somos do Rio de Janeiro - RJ.

  • @jorginalinhares-7016
    @jorginalinhares-7016 Жыл бұрын

    Machado. E. O. Que. Mais. Eziste. Nos. Acores. Um. Abraco.

  • @lusia4450
    @lusia44502 ай бұрын

    Açorianos aportados Cabo Frio RJ no século XII

  • @zidbrz9162
    @zidbrz91623 жыл бұрын

    O sobrenome Machado tem origem açoriana? Gostaria saber as origens.

  • @igrejacatolicaromana

    @igrejacatolicaromana

    11 ай бұрын

    sim, achei o machado da qual descendo la no family search, veio da vila de são sebastião na ilha terceira e se casou na lagoa da conceição aqui em floripa, fiquei impressionado pois a quantidade de açorianos/portugueses na minha familia é enorme, sou praticamente um portugues mesmo e nem imaginava isso.

  • @ArvoreGenealogica-Onteme-tl8nh
    @ArvoreGenealogica-Onteme-tl8nh Жыл бұрын

    Boa noite, ao responsável por esse canal, preciso de ajuda. Descobri que meus bisavós, trisavós ou dois, pois o sobre de umas são referência da terceira ordem carmelita. preciso de alguns documentos de igreja.. segundo pesquisando na internet , há de ano. tenho alguns sobrenomes que gostaria, que da Conceição e Clara do Amor Divino, tal pesquisa que fiz de destes e outros seriam Açores e Ilha da Madeira. Queria um contato ou algo para comunicar. Sou de Recife, Pe.

  • @wilsondaguardamiranda834
    @wilsondaguardamiranda8344 ай бұрын

    Por que não se falam dos casais que colonizaram o maranhão.

  • @yasmimpinheiro81
    @yasmimpinheiro8110 ай бұрын

    Sobrenome George ou Jorge. Antonio e Leonor George antepassados de Horta Açores

  • @yasmimpinheiro81

    @yasmimpinheiro81

    10 ай бұрын

    Acabo de ver que uma das Ilhoas, Antônia da Graça, está em minha árvore genealógica