Em vídeo de 1989, Conceição Tavares discute taxa de juros e controle da inflação

Em seminário realizado em 1989 pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp, a economista Maria da Conceição Tavares debate sobre políticas de estabilização da inflação e taxa de juros. O evento contou com a participação do professor Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda do governo de José Sarney em 1987. Também participaram Mário Possas, professor livre-docente em economia pela Unicamp, Alfredo Canavese, da Universidade Torcuato Di Tella, da Argentina, e Laurence Whitehead, da Universidade de Oxford, da Inglaterra. “Vários problemas de fragilidade financeira do governo vêm do seu modelo de financiamento e da sua relação peculiar com o Banco Central, o Tesouro e o Banco do Brasil, que são os três agentes que, quando não estão coordenados, produzem uma zorra total em matéria de crédito público, crédito privado e inflação”, afirmou Conceição Tavares.
Naquele período, se manifestava no Banco Central, no Tesouro e no Banco do Brasil o que Conceição Tavares chamou de conflito com as elites empresariais. “Este conflito evidentemente se acelera em torno da questão ‘taxa de juros’. Ele é de tal maneira poderoso que consta na nova Constituição. Eu acho que nós somos os únicos no mundo que têm a taxa de juros fixada na Constituição. É uma coisa insólita, e isso foi promovido por lobbys e alianças as mais espantosas, entre gente nacionalista, esquerdista, desavisada, ignorante, bandidos, o que vocês quiserem”, disse.
Produção: Patrícia Lauretti e Silvio Anunciação
Imagens: Arquivo SEC - TV Unicamp
Acervo: Cristina Toledo
Capa: Paulo Cavalheri
Coordenação: Patrícia Lauretti

Пікірлер: 30

  • @rockwelllll
    @rockwelllllАй бұрын

    Uma pena que as homenagens são sempre tardias.

  • @Mauro_B._Vieira.
    @Mauro_B._Vieira.Ай бұрын

    Sou economista pós graduado. Maria da Conceição era uma leitura fascinante para entender as transmutações da moeda nos anos iniciais da década de oitenta em um contexto de indexalização monetária e hiperinflação. Também os grandes clássicos acerca dos desafios para a nossa industrialização, teses acadêmicas de máxima relevância quando ainda focávamos, numa boa parte do mundo, em políticas de estabilização e crescimento econômico. Alguém de grande sofisticação em contribuir para as ciências econômicas no Brasil e o tão mais longe que pôde alcançar.

  • @orthojac

    @orthojac

    Ай бұрын

    era tão fascinante, que fora do seu grupelho unicamp ainda é ridicularizada.

  • @daniellecunha3002
    @daniellecunha3002Ай бұрын

    Conceição estava falando do panorama econômico de 1989 ou de 2024? Ademais, amei a professora "hablando" literalmente espanhol. O "ponto final, parágrafo" vou adotar pra vida.

  • @marcelofogaca4590
    @marcelofogaca4590Ай бұрын

    40 anos e estamos na mesma lama da politica monetária e fiscal. E olha que no governo atual tem uma levada de intenções e acoes para fortalecer a receita acabando com gastos tributários ( ou seja liberal) e temos a politica monetaria que aumenta as espectativas de inflacao ( estamos na media dos ultimos 20 anos ou seja a ja estrutural) e dificultam a rolagem da divida com taxas de curto prazo reais altissimas.

  • @enoquesabino2636

    @enoquesabino2636

    Ай бұрын

    Que privilégio foi o seu. Eu a conheci há uns 3 anos atrás na minhas andanças pelo canal do Roda Viva. Épica foi as respostas que ela deu para Carlos Sardenberg, o pupilo do mercado ou aquele que auto se sujeita aos ideais neoliberais. Ele até hoje não aprendeu e fica bajulando o mercado seja qual for as falcatruas financeiras sugadoras dos recursos públicos.

  • @VladimirCoutinho
    @VladimirCoutinhoАй бұрын

    Professora arretada.

  • @MatheusCReges
    @MatheusCRegesАй бұрын

    Levei um susto quando começou a fala do Sérgio Besserman. A voz dele me fez lembrar imediatamente do irmão dele, o Bussunda

  • @JOAOSILVA-gz7jm
    @JOAOSILVA-gz7jmАй бұрын

    E a juventude do Copom pensando em aumentar a taxa de juros acima dos 10% com a inflação rondando os 4% no século 21... num país ainda Pobre...

  • @fernandoferro1517
    @fernandoferro1517Ай бұрын

    Competente, sarcástica, irônica, engraçada, inteligente, franca, adorável. Descanse em paz, sabendo, como sempre soube, que esse país não tem jeito!

  • @lucasmate1582

    @lucasmate1582

    Ай бұрын

    Competente onde? Tudo que a mulher defendeu e disse pra fazer foi tentado e deu merda.

  • @daniellecunha3002

    @daniellecunha3002

    Ай бұрын

    ​@@lucasmate1582Tudo? Como assim, tudo? E se ela fosse um homem? Passaria pano?

  • @fernandoferro1517
    @fernandoferro1517Ай бұрын

    Maria da Conceição lutou a vida inteira pela justiça social, mesmo sabendo das dificuldades impostas por um capitalismo que não evolui, não divide e gera continuamente populações miseráveis.

  • @yahoooooo711

    @yahoooooo711

    Ай бұрын

    e antes no tempo da monarquia o que gerava no tempo de Jesus ou seja quer faze referencia a história qual sistema não gerou pobre na me fala um sistema q não gere miseraveis ? A) sistema feudal monarquia etc B) antes de Cristo ou seja Egito etc c) Capitalismo? Ou seja tudo eh um encontro de pessoas Cultas ou como se diz estudadas d uma época nada mais q isso os miseraveis sempre serão necessarios capitalismo ou comunismo ou socialismo ou sistema feudal ou sei lah sistema de trocas antes d uma moeda existia miseraveis e sempre existira

  • @ArmandCury
    @ArmandCuryАй бұрын

    Quando vejo esses vídeos, eu só digo: GRAÇAS A DEUS QUE EU NÃO ACEITEI ESTUDAR EM UNIVERSIDADE PÚBLICA!!!

  • @daniellecunha3002

    @daniellecunha3002

    Ай бұрын

    Comigo, foi o inverso. Dei graças a Deus por ter terminado meu curso superior numa universidade pública. Eu não aceitaria ficar parada apenas no ensino médio e optar entre "a cenoura e o chicote".

  • @Bifeamanteigado

    @Bifeamanteigado

    Ай бұрын

    Realidade: incompetente para passar em um vestibular

  • @orthojac
    @orthojacАй бұрын

    para a sumidade, era simples: 1- taxa de juros derruba-se com canetada, qdo o dolar explodir, basta dizer que pobre não come dolar; 2- inflação é causada pelo comerciante malvadão, basta tabelar preços... e ainda tem idiota que a leva a serio...

  • @douglas10azeitona
    @douglas10azeitonaАй бұрын

    Coitada, ela tinha as ideias terraplanistas econômicas. Ideias que levam a miséria, por mais que o desejo não era esse.

  • @daniellecunha3002

    @daniellecunha3002

    Ай бұрын

    Coitada? "Terraplanista? Ela assumiu que dominava mais o campo teórico no próprio vídeo. Ou a Conceição teria que desenhar?

  • @enoquesabino2636

    @enoquesabino2636

    Ай бұрын

    kkkkk nem viu o vídeo

  • @daniellecunha3002

    @daniellecunha3002

    Ай бұрын

    Oh, dois minutos... Vc estava me monitorando??? Eu tenho mais o que fazer, TÁ CLARO?

  • @enoquesabino2636

    @enoquesabino2636

    Ай бұрын

    @@daniellecunha3002 O "kkkkk nem viu o vídeo" foi pra responder o Douglas.

  • @daniellecunha3002

    @daniellecunha3002

    Ай бұрын

    @@enoquesabino2636 Eu já estava em dúvida. Perdão pelo equivoco! 😂😂😂😂😂 Rindo de nervosa aqui pelo mico, TÁ CLARO?

  • @alexandrepiccolo2081
    @alexandrepiccolo2081Ай бұрын

    ideias controversas totalmente ideológicas com o tempo se mostraram inviáveis, acho que por isso acabou indo para a política.