Educação básica brasileira: dificuldades e desafios

▶ Senso comum, interesses econômicos e o resultado chocante das avaliações criam a fantasmagoria de que a educação brasileira é uma terra arrasada: nada funciona, não existem experiências inspiradoras e tudo está perdido. Diante desse cenário apocalíptico, é fácil o surgimento de soluções mágicas, fantasiosas e fadadas ao limbo. Para se pensar ações capazes de transformar a educação brasileira, entretanto, é preciso distinguir os desafios reais das dificuldades aparentes.
▶ Para saber mais acesse jornal.usp.br/cultura/usp-ela...
▶ Canal USP: o melhor da USP, em um só endereço na internet.
▶ Inscreva-se, curta e compartilhe!

Пікірлер: 22

  • @alexnogueira9874
    @alexnogueira98745 жыл бұрын

    Boas observações, o ensino brasileiro necessita ser mais objetivo e com uma construção dos jovens a um longo prazo. Bons alunos,bons professores, bons profissionais, bons cidadãos.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti94597 ай бұрын

    Canal USP, grato por postar.

  • @marinadesouzajacob5877
    @marinadesouzajacob58772 жыл бұрын

    Ensino profissional muito importante p vida do estudante e p vida econômica do país.... Ao entrar no mundo do trabalho a pessoa experimenta, aprende na prática, pratica o que aprendeu!!! É importante também ingressar no mercado de trabalho pelo menos durante uma parte da jornada dos estudos.. isto falta no Brasil!! Escola básica e profissional MERECEM VALORIZACAO!!

  • @gabrielacarneiiro
    @gabrielacarneiiro5 жыл бұрын

    Um excelente vídeo, porém esse fundo musical me deu agonia 🙅

  • @sidneychagas1005
    @sidneychagas10055 жыл бұрын

    Federalizar só se for para garantir a obtenção de mais recursos para educação básica.

  • @funkysagancat3295
    @funkysagancat32955 жыл бұрын

    Não entendi muito bem a distinção entre planejamento e projeto em 4:54 Como o planejamento é limitado se o projeto é inexistente?

  • @entretenimentointernaciona8090

    @entretenimentointernaciona8090

    3 жыл бұрын

    Basicamente eles não são sinônimos, não são diretamente ligados também. Acredito que ele esteja se referindo ao fato do estudante fazer milhares de avaliações durante a vida, e ficar disputando vaga em determinada faculdade que se denomina "melhor" que as outras. Sendo isso uma grande perda de tempo pois o potencial do aluno conta muito mais que o status da instituição de ensino. Logo há muito planejamento para criar meios de avaliação, mas nenhum projeto que firme o aluno a se manter engajado na instituição do qual ele está participando no momento, isso causa um determinado atraso no desenvolvimento do alunos pois agora ele somente tem que sentar a bunda na cadeira e aprender o que o professor está falando, não se permite mais procurar outras fontes igual fazia na época dos vestibulares, e é esse conhecimento que de extrema importância e relevância na carreira do indivíduo não só como aluno mas como profissional também. Espero ter deixado isso de maneira clara!

  • Ай бұрын

    A educação básica infelizmente é muito abandonada no Brasil. Precisamos que o governo federal federalize o ensino. Uma sugestão que dou é que esse processo seja gradual; escolhendo o interior do Nordeste como início. O salário do professor seria de 12 mil reais. Poderia-se escolher 10 cidades do sertão de um estado muito pobre: Sugiro Alagoas, por ser pequeno também, facilitando o início. No segundo ano, poderiam federalizar 50 municípios; e no terceiro ano finalizar todo o estado. No ano seguindo, iria para outro estado; sugiro Sergipe. Após isso, Maranhão, Piauí, e depois todo o Nordeste. Após o Nordeste, o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul seriam contemplados, precisamente nessa ordem. Nos meus cálculos isso levaria 50 anos. O Brasil tem jeito.

  • 5 жыл бұрын

    Onde o texto foi publicado??

  • @CanalUSP

    @CanalUSP

    5 жыл бұрын

    Olá professor José! Segue link da matéria jornal.usp.br/cultura/usp-elabora-documento-com-propostas-para-a-educacao/

  • @andersonbadulino7566
    @andersonbadulino75665 жыл бұрын

    Bom dia, NÃO eetou encontrando os cursos online gratuitos da USP, é verdade ou é FAKE ?

  • @CanalUSP

    @CanalUSP

    5 жыл бұрын

    Olá Anderson! Segue link de alguns cursos que estão disponíveis aqui no Canal USP kzread.infoplaylists?shelf_id=6&view=50&sort=dd Outras aulas também podem ser acessadas diretamente no portal e -Aulas da USP através do link eaulas.usp.br/portal/home.action

  • @paulasales4248
    @paulasales42483 жыл бұрын

    Não acho que as mas condições que estão disponíveis para o professor que faz do ensino , um ensino ruim falta é qualificar melhor o professor por que uma boa educação não depende de um local bom ou ruim , ou condições, se ele for um professor bom , ele não levará isso em conta . Nem deve .

  • @meonthetable_seupe
    @meonthetable_seupe2 жыл бұрын

    Acho estranho querer virar igual magistrado e ser favoravel a colocar conteudo da sala de aula no youtube

  • @Leandro-qp3bz
    @Leandro-qp3bz4 жыл бұрын

    Discordo desse professor . Tem cada professor horroroso pqp, as faculdades formam cada professor que não tem noção de nada. Fiz curso técnico e consegui emprego rápido, fui fazer faculdade bem depois , mas contínuo trabalhando na área do curso técnico.

  • @pedroantonio5031

    @pedroantonio5031

    2 жыл бұрын

    A maior parte dos professores veio de escola pública, ou seja, nem eles mesmos passaram por um processo educativo adequado, e reproduzem essa estrutura. Outro grande problema é a falta da cobrança dos pais e alunos, que não se enxergam como detentores do direito de cobrar!

  • @almanakut
    @almanakut5 жыл бұрын

    Desherzoguição, descomunização e desparasitação da máquina pública paulista terão reflexos positivos no resto Brasil!