E o Resto é História. Abrilada: conflitos na Casa de Bragança em 1824

Há 200 anos, a 30 de abril de 1824, o infante D. Miguel mandou prender algumas das mais destacadas personalidades do reino. Dizia querer proteger a “reinante Casa de Bragança”. Só que o rei discordou.
O “E o Resto é História” é um programa da Rádio Observador, onde Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica.
Se tiver dúvidas, pergunte: historia@observador.pt
Veja mais programas em: • E o Resto é História
Todos os episódios:
observador.pt/programas/e-o-r...
Siga-nos em:
Instagram: / observador
Facebook: / observadorontime
Twitter: / observadorpt
KZread: / observadorpt
Ou através do site: www.observador.pt

Пікірлер: 15

  • @LUCKYDUCKIES
    @LUCKYDUCKIES2 ай бұрын

    Vocês são espetaculares comunicadores ao trazerem-nos de forma ligeira estes conteúdos cheios de substrato histórico. É sempre bom aprendermos. Obrigado.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t2 ай бұрын

    Por todo este esforço e com tanto sacrifício, Portugal preza se por ter hoje uma Constituição que é democratica, quer os nossos detractores queiram quer não, e por ser um Estado de Direito que se vem cumprindo (contrariamente a Mensagem) desde que existimos. Portanto cumprir Portugal é o viver respeitador, não violento, integrado e tolerante com recurso aos meios legais e judiciais disponíveis.

  • @AndBerberan
    @AndBerberan2 ай бұрын

    no final o belo "fod***"

  • @SergioSantos-yu4dg

    @SergioSantos-yu4dg

    2 ай бұрын

    0😊😊😊0😊

  • @SergioSantos-yu4dg

    @SergioSantos-yu4dg

    2 ай бұрын

    😊😊😊😊

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t2 ай бұрын

    Sobre Loizon, Vasco Pulido Valente sobre as Invasões com interessante despique contra Madame Halpern Pereira, sobre o Morgado de Mateus, Nem o Tempo nem a distância de Heloisa Liberalli Bellotto.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t2 ай бұрын

    A Mensagem de Fernando Pessoa onde consta Cumpriu se o Mar e o Destino, Senhor, Falta cumprir Portugal! O V Império é quanto a mim totalmente indesejável. E como sabemos enquanto existe, pode não durar sempre apesar da letra do Hino, Portugal cumpre se todos os dias: contra factos não há argumentos.

  • @Janika-xj2bv
    @Janika-xj2bv2 ай бұрын

    D. Miguel foi quase profético. A pestilenta cáfila dos pedreiros-livres acabou mesmo por pôr fim à Monarquia.

  • @rafaellala9080
    @rafaellala90802 ай бұрын

    Os colegas de Portugal transitam por fatos que também interessam à História do Brasil: Palmela por ex. Ajudou e prejudicou a separação do Brasil, primeiro em 1815 acolhendo a sugestão de elevação do Brasil à condição de Reino Unido - base inicial para o sentimento de independência sete anos depois. Segundo, em 1822/23, ao tentar arregimentação de forças das monarquias européias que prrmitissem sufocar a separação brasileira. Sem sucesso, felizmente. Rafael de Lala, jornalista, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Centro de Estudos Brasileiros do Paraná

  • @pliniojr95

    @pliniojr95

    2 ай бұрын

    Nada que aconteceu em Portugal após 1822 interessa ao Brasil.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t2 ай бұрын

    Hoje nada disto é obviamente aplicável. Cumpre não recorrer a qualquer violência nem sequer verbal contrariamente aos políticos da desgraça que vivem de insultar os seus opositores. Verificando se um conflito resolve se em tribunal e não vos deixeis impressionar por aqueles que vos apelidarao de fascistas por serdes legalistas. Ou para que serviriam os Parlamentos? Para parlamentar violência entre amigos contra inimigos eleitos arbitrariamente?

  • @lourencodealmada
    @lourencodealmada2 ай бұрын

    O que mostra aqui, a favor de D. Miguel, e que muito custa aos historiadores, é que além de ser um grande lider militar, popular e patriota, tem um enorme amor e respeito pelo pai, duma forma tradicional e cristã, e só isso explica a sua subjugada política dos acontecimentos e ausência de extremismos até ao final da Abrilada aqui contada.

  • @eduardoalmeida3073
    @eduardoalmeida30732 ай бұрын

    Desembagaçar 🤣😂. Ggg nem falar sabe...

  • @LUCKYDUCKIES

    @LUCKYDUCKIES

    2 ай бұрын

    Cavalheiro, com todo o respeito, deixe-me dizer-lhe que deverá saber diferenciar o saber falar gramaticalmente uma língua e o conseguir pronunciá-la com ortofonia. O Miguel poderá ter um problema do foro da ortorrinolaringologia designado por "dislalia orgânica" que se dá quando há alguma lesão no cérebro que impede a fala correta ou quando existem alterações na estrutura da boca ou da língua que dificultam a fala, criando um desvio da pronúncia de fonemas que utilizam L e o R gutoral e o "r" palatal vibrante. Neste tipo orgânico de dislalia não é fácil com terapias de dicção ultrapassar o problema. Por exemplo, os franceses e alemães, por falta de hábito de uso do fonema do "r" vibrante costumam carregá-lo com "rr". O som G tem uma articulação pararecida com o R na cavidade bucal e por vezes é o resultado se atinge. Posto isto, não devemos fazer bullying" a pessoas que infelizmente têm este problema involuntário de dicção. Como comunicador é top, por isso tem a sua notoriedade e reconhecimento "inter pares".

Келесі