Drone em apuros num vendaval! O que fazer? TESTE EXTREMO SOBRE VENTO FORTE

Ойын-сауық

Drone em apuros num vendaval! O que fazer? TESTE EXTREMO SOBRE VENTO FORTE
Drone fica instável! Return to Home não consegue vencer o vento, Falha! e agora?
Sem querer acabei impondo mais um duro teste no meu drone Autel EVO Nano Plus, um drone muito bom o qual já enfrentei diversas ventanias sem problemas.
Como estava passeando em Taubaté resolvi fazer um voo através do mirante do Quiririm.
O vídeo com as melhores partes desse voo e outros pontos interessantes de Taubaté vai ser postado em breve.
No começo foi tudo tranquilo, fui a uma boa distância e estava retornando sem problemas, mas quando estava a uns 500 metros começou a ventar muito forte, com muitas rajadas de vento.
O drone começou a dar sinais de alerta e a velocidade caiu bruscamente para 1 a 3 KM/hora.
Nesse momento olhei e vi que tinha 70% da bateria e pensei que não precisava me preocupar, pois a distância era de apenas 500 metros.
Só que um pouco de tempo depois, percebi que além de vir bem devagar o consumo da bateria estava muito acima do normal, apesar de ainda estar com bastante bateria, naquela velocidade e com o consumo excessivo de energia o drone não chegaria de volta mesmo estando em torno de 500 metros.
Para se ter uma ideia, com 500 metros de distância estava com 70% de bateria e após percorrer apenas 46 metros, a bateria estava em 51%, ou seja, gastou incríveis 19% de bateria neste pequeno percurso. Neste rítmico com certeza não conseguiria retornar mesmo estando tão perto.
Foi ai que resolvi fazer ele retornar acionando o stick manualmente e finalmente consegui vencer o vento, mas também pensei, e se não desse certo?
Ainda tinha outras opções na manga, caso não funcionasse:
Uma delas era, além de trazer no modo manual, poderia ter colocado no modo esporte, o que daria ainda mais força para o drone.
A outra opção era baixar o drone, provavelmente em uma altura menor sairia daquela zona localizada de ventania, pegando menos vento.
Interessante é notar que no voo sobre o Magic Gardem, em Holambra, • Magic Garden Holambra ... aonde peguei uma bela ventania em que as árvores sacudiam bastante e o drone nem deu bola, voou normalmente e neste voo que aonde eu estava aparentava uma ventania bem menor, deu problema.
A explicação para isso é que o drone estava muito acima da altura do solo e por isso não pude perceber a real situação do vento sobre o drone, pois parti de um mirante bem alto aonde dava para ver todo o vale e ele estava a 69 metros acima de mim e sobre uma baixada.
Passada aquela zona de vento localizada, o drone voltou a operar normalmente no Return to Home, tanto que resolvi cancelar e dar mais uma volta pequena para o outro lado com os 42% de bateria que sobrou.
Dessa experiência fica a dica, não dá para confiar na função Return to Home quando no local há um vento excessivo, neste caso você terá que agir e usar algumas das dicas que passei para trazer seu drone de volta a salvo.
Você já teve alguma experiência assim? Comente!
#gedan #autel #evonano #dji #drone #drones

Пікірлер: 4

  • @robertoshimoda4057
    @robertoshimoda40572 ай бұрын

    Muito legal esta dica!

  • @BIODRONEHOBBIE
    @BIODRONEHOBBIE2 ай бұрын

    Olá Gedan,ótimo vídeo Nobre, infelizmente essas condições climáticas interferem muito no vôo... Ainda bem que não teve problemas mais complexos...

  • @gedanbr

    @gedanbr

    2 ай бұрын

    Felizmente foi só um pequeno susto

  • @asmulheresmaisbelas
    @asmulheresmaisbelas2 ай бұрын

    Boas dicas

Келесі