DOCUMENTOS PRIVADOS NO ARQUIVO NACIONAL: DESAFIOS PARA A PESQUISA E O TRATAMENTO TÉCNICO DO ACERVO

Ойын-сауық

O evento tem como objetivo compartilhar relatos de experiências de pesquisa e tratamento técnico de acervos privados custodiados pelo Arquivo Nacional, considerando a relevância social e histórica dos arquivos de pessoas, famílias, entidades coletivas e movimentos da sociedade civil. Compostos por documentos que, não raro, escapam aos padrões tradicionalmente observados no âmbito arquivístico, os arquivos privados colocam desafios. A partir de três casos específicos, busca-se sistematizar questões observadas no trato dessa documentação, de forma a contribuir com profissionais e instituições dedicadas à tarefa.
Programação:
- O acervo do Projeto Memória do Movimento Estudantil, da União Nacional dos Estudantes (UNE), por Ana Carolina Reyes. Técnica do Arquivo Nacional; mestranda do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (Fiocruz/COC).
Apresenta o trabalho de identificação do acervo, realizado de forma colaborativa entre as distintas equipes dedicadas aos documentos audiovisuais, iconográficos e textuais. Trabalho pioneiro no âmbito do processamento técnico do acervo custodiado pelo Arquivo Nacional, a identificação desses documentos levanta questões importantes acerca do contexto de produção do conjunto documental e de sua história arquivística.
- Fundo Comba Marques Porto: tratamento técnico em dois tempos (1993-2023), por Aline Camargo Torres. Técnica do Arquivo Nacional; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFF). Apresenta problemas e soluções encontradas na recente adequação de um instrumento de pesquisa produzido nos anos 1990 - antes, portanto, do estabelecimento das normas para descrição arquivística que hoje pautam o processamento técnico do acervo. Aborda também as atuais possibilidades de relacionamento entre acervos, especialmente válida no caso analisado, como forma de integrar conjuntos documentais vinculados à história das mulheres e do movimento feminista no Brasil, contribuindo assim para a visibilidade e o fortalecimento dessa luta política.
- 1964. Antecedentes: notas para uma discussão sobre proveniência em arquivos, por Mariana Lambert. Técnica do Arquivo Nacional; mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV). Apresenta o trabalho de pesquisa sobre história arquivística e contextualização das imagens em movimento que compõem o filme identificado pelo título 1964. Antecedentes, integrante da coleção Proveniência Desconhecida, sob custódia do Arquivo Nacional.
- Mediação: Maria Elizabeth Brêa Monteiro - Pesquisadora da Coordenação de Pesquisa e Difusão do Acervo do Arquivo Nacional e presidente da Comissão de Avaliação de Arquivos Privados do Conselho Nacional de Arquivos.
Formulário de cadastro de presença: is.gd/7aSNA_Documentos_Privados

Пікірлер: 3

  • @mariaizabeldeoliveira8137
    @mariaizabeldeoliveira8137 Жыл бұрын

    Precisamos de ação.

  • @ritacolacobr
    @ritacolacobr Жыл бұрын

    Olá! Gostaria de poder colocar o link para esta palestra em nosso canal www.youtube.com/@ritacolacobr/community

  • @ArquivoNacionalBrasil

    @ArquivoNacionalBrasil

    Жыл бұрын

    Olá, boa noite! Agradecemos pelo compartilhamento do vídeo. Basta adicionar o vídeo em uma das playlists do seu canal.

Келесі