DMPL - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A DMPL é uma demonstração que apresenta a movimentação ocorrida em todas as contas que compõem o patrimônio líquido em um determinado período. Sendo assim, a DMPL é constituída por todas as contas do patrimônio líquido. Sua estrutura é bastante simples: nas colunas, são indicadas as contas do PL (com uma coluna final para apresentar o total das contas); e nas linhas, são apresentadas as operações que provocaram alterações das contas do PL durante o período de apresentação. Essas operações costumam ser apresentadas em ordem cronológica, por isso, a primeira linha registra o saldo inicial das contas, o “miolo” apresenta as mutações propriamente ditas e, finalmente, a última linha contempla o saldo final das contas.
✅⚠️❗️❕CURSO DE CONTABILIDADE BÁSICA ANIMADA ❕❗️⚠️✅
👉LINK PARA AQUISIÇÃO: contabilidadeanimada.my.canva...
👉LINK PARA AQUISIÇÃO: contabilidadeanimada.my.canva...
👉LINK PARA AQUISIÇÃO: contabilidadeanimada.my.canva...
TÓPICOS ABORDADOS:
- O QUE É CONTABILIDADE
- PATRIMÔNIO
- EQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO
- CONTRATO SOCIAL, CAPITAL SOCIAL
- BALANÇO PATRIMONIAL
- ORIGENS E APLICAÇÕES
- DEMONSTRAÇÃO RESULTADO EXERCÍCIO
- PARTIDAS DOBRADAS
- APURAÇÃO RESULTADO DO EXERCÍCIO
+ DE 100 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
+ 30 PLANILHAS INTERATIVAS
Composição do PL
Seguindo os conceitos básicos do PL, em essência, este grupo é composto por apenas dois itens: recursos advindos dos sócios (denominados “capital social” no jargão contábil) e resultados gerados pela própria companhia e não distribuídos aos sócios (batizados de “lucros ou prejuízos acumulados”). Porém, de acordo com a legislação societária brasileira (Lei no 6.404/76 e alterações posteriores), há uma composição mais detalhada para este grupo. Seguindo essa legislação, o patrimônio líquido é formado pelos seguintes itens:
■Capital social
■Reservas de capital
■Ajustes de avaliação patrimonial
■Reservas de lucros
■Ações em tesouraria
■Prejuízos acumulados
■Dividendos adicionais propostos
VÍDEOS DAS CARTEIRAS DE AÇÕES:
👉CARTEIRA LUIS ALVES: • CARTEIRA DE AÇÕES LUI...
👉CARTEIRA DE AÇÕES TRÍGONO : • CARTEIRA DE AÇÕES TRÍG...
👉CARTEIRA DE AÇÕES DYNAMO: • CARTEIRA DE AÇÕES DYNA...
👉CARTEIRA DE AÇÕES VERDE ASSET: • CARTEIRA DE AÇÕES VERD...
👉CARTEIRA DE AÇÕES ALASKA : • CARTEIRA DE AÇÕES ALAS...
➡ PLAYLISTS✅☑️ :
👉 CONTABILIDADE
• Contabilidade
👉 AUDITORIA
h • Auditoria / Big Four
👉 BÁSICO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS
• Básico de Contabilidad...
👉 MERCADOS
• Mercado
👉 TRADINGVIEW - TUTORIAIS
• Tradingview
👉 LIVROS
• Livros .
👉 CASES
• CASES
Acompanhe o canal para mais estudos sobre mercado financeiro, bolsa de valores, resumo de livros e contabilidade. Este canal é para deixar registrados os estudos e compartilhar conhecimentos!
Aqui neste canal você encontra:
- Resumo dos livros que li, principais ideais aprendidas.
- Diversos estudos de Análise Técnica +Fundamentalista
- Estudos de Dólar e índice realizados nos finais de semana
- Alguns artigos acadêmicos lidos
- Tutoriais do TradingView
- Conceitos de Contabilidade
- Conceitos avançados de contabilidade
- Análise das DF's (demonstrações financeiras) das empresas
Inscreva-se e acompanhe!!
É só o começo!
👊🐰

Пікірлер: 7

  • @batatahigh382
    @batatahigh3829 ай бұрын

    Gosto mto do teu canal! Inclusive me deram uma motivada que eu estava precisando os seus vídeos do Warren Buffet falando sobre a importância da contabilidade!

  • @danielpicone1880
    @danielpicone18803 күн бұрын

    3:40 Qual conta seria modificada no ativo nesse caso?

  • @Josiley01
    @Josiley019 ай бұрын

    Mas na reserva legal não tem uma restrição quanto ao limite? 20% capital social ou 30% somando se com a reserva de capital? no caso do exemplo o limite seria 45.000 "Reserva legal (art. 193): sendo a única de constituição obrigatória, a 5% do lucro líquido do exercício e não pode exceder a 20% do capital social. Possui como finalidade assegurar a integridade do capital social e somente pode ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital, consoante o § 2º, do art. 193, da Lei das S.A. A reserva legal, nos termos do §1º, do art. 193, da Lei das S.A., é dispensada quando as reservas de capital, somadas à reserva legal, excederem de 30% do capital social." Não é critica, realmente fiquei na duvida se entendi esse regulamento. Obrigado! Seus conteudos do canal são excelentes!

  • @GCoelho

    @GCoelho

    9 ай бұрын

    MCASP: Essa reserva, basicamente instituída para dar proteção ao credor, é tratada no art. 193 da Lei no 6.404/1976 e deverá ser constituída com a destinação de 5% do lucro líquido do exercício. Será constituída obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida; ou poderá, a critério da companhia, deixar de receber créditos, quando o saldo dessa reserva, somado ao montante das Reservas de Capital, atingir 30% do capital social.

  • @GCoelho

    @GCoelho

    9 ай бұрын

    A reserva legal no exemplo, não passou de 20% do Capital Social, os 30% somando com a reserva de capital passou no exemplo.. mas como o MCASP fala: "poderá, a critério da companhia, deixar de receber créditos", logo a empresa pode escolher ultrapassar esse limite

  • @GCoelho

    @GCoelho

    9 ай бұрын

    Mas a ideia do vídeo é explicar o funcionamento da DMPL.. em breve faço outro sobre as reservas

  • @Josiley01

    @Josiley01

    9 ай бұрын

    Legal Podia fazer utilizando uma demonstração real como foi feito no video de DFC no seu canal pra identificarmos os lançamentos como este aqui que tambem é muito esclarecedor DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA (DFC) - FLUXO OPERACIONAL / INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO kzread.info/dash/bejne/fm14sM5qnq2sgKg.html&ab_channel=GCoelho @@GCoelho