DIFICULDADES DE DESENVOLVER HARDWARE NO BRASIL - minha opinião

Ғылым және технология

SEJA MEMBRO E ME AJUDE A EQUIPAR O LABORATÓRIO:
/ @julia_labs
Instagram: @juliallabs
Discord: / discord
💌 DUVIDAS OU PROPOSTAS COMERCIAIS: laboratoriodajulia@gmail.com ---------------------------------------------------------------------------------
👩🏻‍🏭 O software de desenvolvimento de que utilizo por aqui é o Altium Designer: www.altium.com/yt/julia-labs

Пікірлер: 60

  • @pedroartico
    @pedroartico4 жыл бұрын

    Julia, também desenvolvo Hardware tem um tempo (E sim, no Brasil), felizmente foquei muito em eletrônica na minha graduação, mas ainda assim sempre há dificuldades, é normal. Também uso Eagle pra desenvolver PCB (Vi na tela ali haha), se quiser uma ajuda com o programa pode falar comigo que ta sussa. Alias, quando falam que desenvolver hardware no Brasil é difícil eu não fico desmotivado, pelo contrário, justamente porque é o que a gente ESTÁ fazendo mesmo sendo difícil, é o que me orgulha.

  • @ronaldbos8060

    @ronaldbos8060

    2 жыл бұрын

    Pedro, me formei em engenharia elétrica e sigo meio perdido no desenvolvimento do hardware. Eu gostaria de me qualificar o suficiente para sair de uma prototipagem do arduino ou raspberry pi para uma placa específica para uma aplicação. Tem alguma dica de treinamento para sanar essa minha deficiência em prototipagem eletrônica?

  • @pedroartico

    @pedroartico

    2 жыл бұрын

    @@ronaldbos8060 Cara, inicialmente eu focaria em programação em C "puro" e eletrônica digital, depois C para microcontroladores (dá pra treinar no arduinão mesmo, porque hardware hoje em dia muitas vezes vai ter um sistema embarcado, então ser fluente nisso ajuda demais, tanto que o engenheiro de computação hoje em dia eu vejo como um dos mais qualificados pra desenvolver hardware justamente por terem um treinamento forte na parte de embarcados. Depois procure por projetos arduino "stand alone", onde tu faz tua própria placa customizada utilizando apenas o microcontrolador e os blocos funcionais de circuito da tua aplicação. Também estuda por tópicos relacionados a layout de PCB, escolhe algum software pra isso (Eagle, Kicad são de graça e são bons).

  • @edineiasantana8123
    @edineiasantana81234 жыл бұрын

    Eu acho que a julia, está cansada de ver eu disse, o quanto ela me inspira, tenho tanto orgulho de saber que você está conquistando tudo, amo de paixão ver teus vídeos. # fã ❤1

  • @sr.r9232
    @sr.r92324 жыл бұрын

    Se esse é um problema que te impacta, provavelmente não é só você que é impactada por isso, logo se tem demanda pra esse tipo de serviço, se essa demanda for comprovada é um nicho de negócio que não está sendo explorado, logo é uma oportunidade pra uma empresa nova surgir!!

  • @alekp6464
    @alekp64644 жыл бұрын

    Eu acredito que a maior dificuldade não é os impostos e encargos, também não é fazer o protótipo, e sim por exemplo (espero que seu produto seja patenteado), se você produzindo aqui no Brasil ele tem um preço X, mas se alguém copia e leva para produzir na China esse produto vai consultar Y e muito mais barato que o seu produto e por isso dificulta bastante o processo de produção no Brasil. E essa empresa aqui em SP confecciona placas para protótipo aqui em SP sem quantidade mínima para produção: www.griffuspcb.com.br/index.html

  • @mechanicallydev4536
    @mechanicallydev45364 жыл бұрын

    Mas a dificuldade é essa mesma que tu comentou... o Brasil não estimula a produção industrial. Ao mesmo tempo que a quantidade de impostos internos e custos burocráticos é absurda, não estimulando a produção interna, também há barreiras de importação. Ou seja, não vale a pena pros produtores nacionais fazerem poucas unidades, e as vezes também não vale a pena trazer de fora. Se analisar o gráfico do PIB manufatura (quantos % da manufatura fazem parte do produto interno bruto do país) este está em uma grande queda desde os anos 80. Ou seja, cada vez menos a produção industrial faz parte da geração de valor no Brasil. Esse não é um cenário que se resolve apenas com vontade, precisaria acontecer uma grande mudança politico-estratégica pra esse cenário mudar, e como não existe nem indícios que isso pode acontecer este cenário acaba afastando novos produtores de investir em tecnologia no Brasil, já que existe uma grande tendência do projeto falhar pelo custo-Brasil.

  • @vitordeoliveira6139
    @vitordeoliveira61393 жыл бұрын

    Eu só trabalho para fora por um unico motivo... Imposto. Admiro quem abre empresa no Brasil cria ou valida alguma ideia em território nacional. Pq toda vez que pensei em abrir alguma empresa, ou qualquer coisa que traria beneficio para o Brasil, eu desisti na burocracia, todo dinheiro que acabei juntando eu mandei para empresas fora do Pais. Não é justo dar 50% para o governo, me recuso.

  • @wanderleyfilho720
    @wanderleyfilho7204 жыл бұрын

    Eu faço engenharia de computação e eu fico pensando se de alguma forma as coisas que eu aprendo na faculdade em relação à tecnologia se tornassem tão obsoletas de tal forma que todo o conhecimento que eu aprendi não serviriam pra nada. Eu sei que é pouco provável que isso aconteça, mas eu gosto de pensar o que eu faria a respeito caso essa situação hipotética de fato acontecesse kkk

  • @pedroartico

    @pedroartico

    4 жыл бұрын

    Conhecimento teórico básico nunca vai ficar obsoleto, ciência demora pra ficar obsoleta, tecnologia sim, mas como tu já vai ter o conhecimento base de como funcionam as coisas, tu consegue se virar e aprender as novas, foca em firmar bem o básico.

  • @wanderleyfilho720

    @wanderleyfilho720

    4 жыл бұрын

    O que você quer dizer com o "básico"?

  • @wanderleyfilho720

    @wanderleyfilho720

    4 жыл бұрын

    @@pedroartico Eu não concordo com essa afirmação que a ciência demora pra se tornar obsoleta, pode ser que sim e pode ser que não. Dependendo da área que você for atuar, isso pode ser mais provável do que parece.

  • @pedroartico

    @pedroartico

    4 жыл бұрын

    @@wanderleyfilho720 Cálculo, Física, Circuitos Elétricos/Eletrônicos e programação pra desktop e embarcados. Sabendo muito bem só isso tu te vira com qualquer coisa na área.

  • @wanderleyfilho720

    @wanderleyfilho720

    4 жыл бұрын

    @@pedroartico Isso eu concordo, mas eu não me referi a isso no meu comentário. Eu quis dizer em relação a tecnologia mesmo.

  • @vitorbrenogomesdasilva3286
    @vitorbrenogomesdasilva32864 жыл бұрын

    Um dos melhores vídeos do canal! Ótimo conteúdo! É muito bom ver o andamento dos eletroblocks e conhecer os reais desafios de trabalhar desenvolvendo hardware

  • @Ape_Kaaguy
    @Ape_Kaaguy4 жыл бұрын

    Gostaria tanto de saber/aprender/fazer... e até ensinar minhas filhas rsss... admiro seu trabalho!

  • @LPM4bic
    @LPM4bic4 жыл бұрын

    Ola Julia, Legal o seu canal acho interessante essa sua ideia de se preocupar com a produção de um projeto. Pois é uma coisa que a galera esquece de muitas coisas para desenvolver o projeto, alem de tudo o que vc falou. Mas muitos esquecem na disponibilidade dos componentes selecionado, fornecimento do componente, o life time do PN (Part Number) selecionado, Lead time, End Of LIFE e descontinuação do PN. Falo isso pq eu trabalho com desenvolvimento e estou em contato direto com fabricantes de semicondutor que estão aqui no Brasil, para nos ajudar a selecionarmos os melhores PN para o projeto e ter tempo de vida deste projeto. Pois a não adianta projetar com o PN que sera descontinuado daqui 1 ano seu projeto já nasce morto. Alem disso trabalho para um fabricante de semicondutor no suporte técnico de um determinado MICROCONTROLADOR. Trabalhei em um grande distribuidor de semicondutor aqui no Brasil, e te falo que sim vale a pena desenvolver aqui no Brasil só depende do que vc vai projetar e qual nicho vc quer entrar. E para vc mandar fabricar fabricar suas placas aqui no brasil tem varias empresas que faz isso. Eu uso a Griffus (www.griffuspcb.com.br/) mas tem varias outras, exemplo a Micropress (www.micropress.com.br/) e a mais cara mas tb é a que atende quase tudo que vc quer fazer em sua pcb até o stencio. Caso queira trocar umas figurinhas me envie um e-mail rodrigo@eaglewingd.com sera um prazer em ajudar, até mais.

  • @Adriana8n87R

    @Adriana8n87R

    6 ай бұрын

    olá, estou vendo esse vídeo agora e li seu comentário. Uma curiosidade: por que as empresas brasileiras que fazem protótipos de pcb não colocam uma forma mais direta da gente fazer a encomenda da pcb, que nem nos sites chineses? Aqui se a gente quiser fazer alguma coisa tem que mandar mensagem pra fazer orçamento, sendo que nos sites chineses ali na hora a gente já seleciona as especificações, vê como a placa vai ficar, vê o preço final, frete, conclui a compra e tudo de forma muito simples e rápida.

  • @zenetebett1237
    @zenetebett12374 жыл бұрын

    Com todo esse teu empenho Julia, teus planos terão êxito...É isso mesmo foco e pesquisa...👏👏👏👏👏

  • @cyromachado5293
    @cyromachado52934 жыл бұрын

    Segundo vídeo que vejo do teu canal e fui obrigado a assinar. Muito bom os conteúdos. Parabéns.

  • @faustojunior3632
    @faustojunior36323 жыл бұрын

    Boa tarde Júlia, diversos problemas como os que foram relatados neste vídeo, eu já passei e ainda passo por dificuldades. Não sei o quanto custa, mas na parte de protótipos a se tentar chegar no nível profissional, acredito que o canal wegstr possa ao menos dar uma ajuda na produção de pcb.

  • @lejoao7721
    @lejoao77214 жыл бұрын

    Ótimo vídeo continue parabéns pelo projeto

  • @rodrigodutra194
    @rodrigodutra1942 жыл бұрын

    Boa tarde julia, vc me inspira ♥️ Que linda 🥰

  • @ronaldbos8060
    @ronaldbos80602 жыл бұрын

    Olá Julia, parabéns pelo canal! Excelente iniciativa! Percebo que vc tem ( ou teve) dificuldade no acesso ao conhecimento para desenvolver hardware. Eu compartilho da mesma dificuldade. Sou formado em engenharia elétrica e gostaria de adquirir conhecimentos para migrar pra essa área de prototipagem. Já desenvolvo em arduino e raspberry pi, mas não possuo qualificações e nem sei quais as qualificações necessárias para migrar um protótipo de um arduino ( por exemplo ) para uma placa eletrônica. Vc, ou os demais, sabem sobre treinamentos para desenvolvimento de hardware, quais treinamentos realizar? Muito grato pela difusão do conhecimento!

  • @nezumikonjiki6378
    @nezumikonjiki63782 жыл бұрын

    Caramba Júlia, conheci o seu canal hoje, já maratonei UM MONTE de vídeos e é impossivel não se emocionar, se inspirar, admirar.. você fala muito bem, é carismática, é linda, inteligente, nossa me dá vontade de gastar todas as linhas só elogiando você, o seu trabalho e o seu Canal, estou surpresa por você ser brasileira, e tmbm surpresa em como o seu canal ainda não havia sido recomendado pra minha bolha, afinal eu conheço o canal que vc recomendou (do Carl) tmbm curto outros canais na gringa como o GreatScott, DIYPerks, Jalex, RcLife entre outros vários. Fico realmente feliz que o seu projeto foi pra frente, desejo tudo de bom, um beijo enorme no seu coração. Quanto ao que você comentou neste vídeo, cabe a nós br abrir essas fronteiras, pois quantos milionários sem ideia estão comprando franquias de supermercados, farmácias, lanchonetes e poderiam na verdade apostar nesse mercado em ascenção? chega de ir no que todo mundo já vai, seria lindo investir em tecnologia no Brasil

  • @Julia_Labs

    @Julia_Labs

    2 жыл бұрын

    Obrigada por todo o carinho!!!!!! 🥰🚀🚀

  • @astrodoufo006br7
    @astrodoufo006br73 жыл бұрын

    Eu vejo como uma oportunidade de se ganhar mais dinheiro sendo fabricante desse ramo

  • @alexon2010
    @alexon20103 жыл бұрын

    Parabens... sou designer industrial... e estou começando aprender eletrônica...

  • @michaelgoncalves1484
    @michaelgoncalves14844 жыл бұрын

    a parte de falar que não dá é mais fácil do que motivar, esse é o problema, dizer que não da é simples, agora apoiar motivar ajudar na hora que precisa da muito trabalho, faz a pessoa sair da comodidade, e volto a falar parabéns pelo seu trabalho é top

  • @andreemidio1
    @andreemidio14 жыл бұрын

    Como você analisa como um componente pode influenciar em outros componentes ? Exemplo: Se um componente queimar ou parar de funcionar se ele vai fazer a placa parar de vez

  • @rodrigoadachi
    @rodrigoadachi4 жыл бұрын

    Eu utilizava o eagle, pra quantidade só mandando fazer a pcb na china

  • @andreleipzig
    @andreleipzig4 жыл бұрын

    Vc já tentou solicitar ajuda da FAPESP? Eles financiam projetos de tecnologia aqui em São Paulo. Pode ser bem legal pra gente, pois o Brasil precisa muito de pessoas com a sua garra e que persistem independente das dificuldades que existem em qualquer lugar.

  • @lediodo
    @lediodo4 жыл бұрын

    O próprio empreendedorismo indica que barreiras de entrada da concorrência é um dos critérios para um negócio dar certo. Parabéns para iniciativa.

  • @brenolucas1483
    @brenolucas14834 жыл бұрын

    "Tá focando bedidas? Tá focando" kkkk

  • @andersonrodrigues7811
    @andersonrodrigues78114 жыл бұрын

    Não é tão difícil fazer as placas, aqui no Brasil tem algumas empresas que fazem, a maioria a nivel industrial infelizmente, mas não é uma coisa tão difícil de se fazer, acho que deveria ter algumas empresas pequenas pra fazer protótipos para makers, aqui na minha região tem umas empresas que antes faziam placas pra pessoas, só preciso ver se ainda fazem. Muito top seus vídeos, gostaria muito de te conhecer pessoalmente.. rsrs... Boa sorte

  • @faustojunior3632
    @faustojunior36323 жыл бұрын

    Hj eu estou em um projeto de desenvolvimento de hardware, como shields, kit de desenvolvimento entre outros, e para isso estou com um projeto paralelo que é justamente produzir as pcbs

  • @moacir90
    @moacir903 жыл бұрын

    julia, acho q alem da dificuldade de fabricar a pcb, a pior é nao conseguir com tanta facilidade componentes de qualidade no brasil, ou pelo menos componentes q tenham part number, a unica q tinhamos era a farnell e ela fechou aqui.

  • @amtuoni
    @amtuoni4 жыл бұрын

    A questão não é vc ter dificuldade, isso é normal para todos. Não precisa chorar, vc irá aprender..rs O problema é as empresas valorizarem o profissional dessa área, de quererem investir tempo e dinheiro e oferecerem oportunidades para que o profissional se desenvolva com novos projetos e desafios. Uma pena...eu sofro com isso tb!! As empresas preferem comprar pronto! Aproveitando..Veja no meu canal dois projetos que desenvolvi, um eu mandei na JCLPCB.

  • @maurosalomao4481
    @maurosalomao44813 жыл бұрын

    Oi Júlia, a maior dificuldade de qualquer projetista no Brasil é o acesso aos componentes. Infelizmente, os impostos de importação no Brasil são astronômicos e acaba sendo inviável. Esse é o meu dia-a-dia na Mouser. É de doer o coração. Porém, eis o fator positivo do Brasileiro: A turma é super inovadora e criativa. Gostam de se arriscar e muitas vezes na marra conseguem os componentes para os seus protótipos. Parabéns pelo seu canal.

  • @vitorbergamaschi6035
    @vitorbergamaschi60354 жыл бұрын

    easyEDA é mais fácil pros iniciantes, mas o Eagle é muito bão :D

  • @juniorkz484
    @juniorkz4844 жыл бұрын

    Oi Júlia, adorei conhecer seu canal, sou advogado há 5 anos e estou cursando o primeiro periodo de eng. da computação, loucura né? Mudei completamente de área, parei o trabalho para me dedicar a isso. Acredito que terei muitas dificuldades com o curso, afinal vim da área de humanas e sai do ensino médio há 11 anos. Sinto que tenho um pouco mais dificuldade em relação às matérias mais de cálculos do que meus colegas que estão com tudo fresco na cabeça. Em compensação já tenho vivência de faculdade, acho que sei como aproveitar mais das aulas e a experiência de otimizar as coisas que um veterano possui em relação a calouros. Você acredita que mesmo vindo de uma área completamente diferente e já não sendo novo assim (tenho 28 anos) vou conseguir me dar bem no curso? Um abraço e continue com o canal, me ajudou bastante, inclusive a tomar a dificil decisão de voltar à sala de aula!

  • @Cortes_Vtubers2

    @Cortes_Vtubers2

    4 жыл бұрын

    Cara eu n sou a Júlia mas imagino que todo mundo tem essa sensação de n ser tão bom quanto os outros quando entra na faculdade

  • @italonolasco5142

    @italonolasco5142

    4 жыл бұрын

    Fala Júnior, beleza? Cara, sou formado em Eng. de Comp. também e fui do mesmo grupo de pesquisa que um rapaz que estava cursando Ciência da Computação. Ele já era formado em Direito e Cinema, e também estava fazendo Análise de Sistemas em paralelo com a Comp. Acho que depois que tu pegar o ritmo dos cálculos vai tranquilo. Grande abraço!

  • @pedroartico

    @pedroartico

    4 жыл бұрын

    Cara, eu tenho certeza que sim. Tu tem 28 anos, se tu começar a trabalhar com 33 tu ta bem cara. Eu comecei com 32, mas foi porque fui fazer toda a pós graduação depois que me formei com 24. Só que o emprego que eu estou nem utiliza muito do que aprendi na pós, muita coisa eu aprendi na hora. Estuda tranquilo, se foca que vai certo com certeza =)

  • @cyromachado5293

    @cyromachado5293

    4 жыл бұрын

    28 anos é bem novo, eu tenho 50 e ainda penso em fazer facul kk

  • @LucasSilva-xi7ul
    @LucasSilva-xi7ul4 жыл бұрын

    julia sou seu fã, continue o seu projeto e assim que tiver pronto vou quere um para protótipar, estou me formando e Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e sim quero utlizar Hardware brasileiro e acredito em você...

  • @dihogo2023
    @dihogo20234 жыл бұрын

    Agora ta cruel. Esse pandemia detono os planos de varias coisas de muita gente. Faz um "plano de negocios" termina tudo e lanca numa feira de tecnologia que sempre tem todos anos. Planeja tudo. Assiste o documentario do cara que fez o "apito" de jogos mais famosos do mundo.

  • @bihlubke2737
    @bihlubke27374 жыл бұрын

    Gente , qual a diferença entre eagle e o proteus ???? Sim ambos tem mais ou menos a msm função , mas qual é mais fácil pra prototipagem ?

  • @andreemidio1

    @andreemidio1

    4 жыл бұрын

    Testa os dois, ai verá as diferenças para você e seu conforto para o desenvolvimento.

  • @rodrial77
    @rodrial774 жыл бұрын

    Uai, explore esse nicho de mercado...

  • @leonmenezes
    @leonmenezes4 жыл бұрын

    Te entendo...

  • @meochi9605
    @meochi96054 жыл бұрын

    Eu invejo é os equipamentos do Carl Bugeja! Nós BR nos viramos com multímetro, PCB barata e tudo feito com ferro de solda do 1,99. Quero ver ele!!! ahahahahha

  • @andersonrodrigues7811
    @andersonrodrigues78114 жыл бұрын

    Sempre usei iagle e proteus desde meus 14 anos

  • @andersonrodrigues7811

    @andersonrodrigues7811

    4 жыл бұрын

    Bom do proteus é que ele faz o layout pcb sozinho, auto root

  • @derpgo145
    @derpgo1454 жыл бұрын

    Não é à toa que o Brasil é o 144 lugar em liberdade econômica. A facilidade de fazer seu negócio é comparável a fazê-lo na Etiópia ou no Iran...

  • @cleissontavaresbrito1491
    @cleissontavaresbrito14914 жыл бұрын

    Olá Julia, tudo bom? Não sou muito adepto dos comentários, porém, achei importante tentar contribuir com algumas informações (posso estar enganado rsrs). Acredito que as principais dificuldades em se desenvolver hardware no Brasil consiste basicamente no volume de conhecimentos necessários para desenvolver um projeto, lógico que tudo depende de sua complexidade, o tamanho do time de desenvolvimento, a expertise de cada um e todo o custo necessário para implementar a infraestrutura adequada, o tempo de desenvolvimento, pessoas, etc., e principalmente, o valor dos impostos cobrados no Brasil (e agora o cenário é muito pior com o grande aumento do dólar). Abaixo, deixo dois artigos que abordam este assunto, e apesar de refletirem sobre a área de embarcados, retratam a nossa realidade também: www.embarcados.com.br/hardware-dedicado-ao-seu-negocio/ www.embarcados.com.br/editorial-desenvolver-sistemas-embarcados-no-brasil/ Enfim, em relação as empresas nacionais que produzem PCIs a um custo mais acessível a nível de protótipo, eu recomendaria a TEC-CI (tec-ci.com.br). Eu já tive a oportunidade de produzir PCIs em algumas empresas, e na minha opinião, a TEC-CI propõe um ótimo custo-benefício comparada com outras empresas do ramo nacional. Dos comentários, vi que o pessoal comentou de duas empresas: a Luchtec (já ouvi falar, porém, nunca realizei a confecção de PCIs com eles) e a Griffus (a qualidade da Griffus é muito boa também e eles possuem um diferencial no prazo, pois conseguem atender a produção em até 1 dia útil, lógico que isso reflete no custo final da confecção). Em relação as empresas da China, nunca confeccionei nada lá (como as empresas que você mencionou), então não sei quão competitivos os valores nacionais estão em relação a eles, mas pelo menos o tempo de entrega dos protótipos pode acabar compensando fazer por aqui. Enfim, espero que eu tenha conseguido contribuir de alguma forma. E parabéns pela iniciativa, é ótimo que há muitas pessoas interessadas em compartilhar conhecimentos sobre a nossa área e que você consiga superar seus desafios.

  • @Julia_Labs

    @Julia_Labs

    4 жыл бұрын

    Olá Cleisson, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e fortalecer a nossa comunidade aqui também. Adorei a indicação e os artigos que você linkou, muito obrigada pelo apoio.

  • @andrebonani6752
    @andrebonani67524 жыл бұрын

    Oi gatinha

Келесі