Devem haver limites para o humor? A Filosofia Responde!

Ойын-сауық

Afinal, devem haver limites para o humor? Devemos traçar uma linha no que pode e o que não pode em uma piada? No vídeo, buscamos apresentar os problemas filosóficos envolvidos na ideia de limitar (e não limitar) o humor. Ao final, damos uma possível saída ao problema baseada na filosofia do pensador francês Henry Bergson, exposta em seu livro O Riso.
LINK PARA LIVROS:
BERGSON - O Riso
amzn.to/3AnBxNQ
ALBERT - O Riso e o Risível
amzn.to/3P0COP1
EAGLETON - Humor
amzn.to/3bOqzXE
---
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA GRAVAÇÃO
Microfone Sony ECM-CS3
amzn.to/3R2g9DE
Softbox Godox 80cm
amzn.to/3QZufG5
Barra de LED
amzn.to/3a5ki9r
Filmagem - Samsung Galaxy Note Ultra 20
amzn.to/3xZjo68

Пікірлер: 54

  • @dalvanirdealmeira6180
    @dalvanirdealmeira61802 жыл бұрын

    O limite é usar a consciência e a empatia.

  • @Lucas_S_Silva
    @Lucas_S_Silva2 жыл бұрын

    Muito boa explicação, professor! Eu acho que o humor e a comédia, em geral deveriam ser mais consideradas em temas de discussões na sociedade porque é visto de modo pejorativo.

  • @LuizSilva-rq9gj
    @LuizSilva-rq9gj2 жыл бұрын

    Obrigado pelas aulas. Vc explica o assunto de uma maneira simples e informal . N9 caso do humor, ele é baseado no preconceito. Se vc retirar as piadas desse tipo, o que vão sobrar ? Talvez a piada com a política e políticos, o pastelão, o sexo, a falta de inteligência, etc. Não sei. Acho que estão levando o humor muito a sério, quando sua função é fazer rir. A maioria das piadas a gente esquece após ouvir. Assim que eu penso

  • @nilosergio1670
    @nilosergio16702 жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo, Professor Filício! Um abraço do Nilo Sérgio, BH, Brasil!

  • @thiagomarques8133
    @thiagomarques81332 жыл бұрын

    Saudações, professor! Muito obrigado pelo vídeo. Recordei-me que o livro II da Poética engendrou toda uma polêmica sobre a possível "censura" histórica ao(s) livro(s) de Aristóteles sobre a comédia. Seria um shorts/drops interessante pro canal, hein?! Abraços

  • @kathlynproenca9248
    @kathlynproenca9248 Жыл бұрын

    Muito esclarecedor, smp fiquei em dúvida sobre isso. Pra mim faz total sentido, concientizando as pessoas que odio e preconceito não é bom é o que iria melhorar a situação, o grande problema é concientizar. Mas bem seguimos na luta para tornar o mundo um lugar melhor

  • @lucasluz4972

    @lucasluz4972

    9 ай бұрын

    Por que as pessoas relacionam humor a ódio?

  • @mergulhadordepocadagua
    @mergulhadordepocadagua Жыл бұрын

    Obrigado pelo video e indicações, entrei num debate com um amigo e estava procurando um video de alguem que nao fosse comediante falando sobre o assunto, filósofo então, perfeito! Valeeeeeeu!

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Bacana, Heitor! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abraço!

  • @edilsondias91
    @edilsondias912 жыл бұрын

    Fenomenal. Ótimo conteúdo!

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    2 жыл бұрын

    ❤️😃

  • @melantelacarrera7619
    @melantelacarrera76192 жыл бұрын

    belo tema prof. Filicio, a arte banalizada e sim o humor tem limites.

  • @fernandoroza6061
    @fernandoroza60612 жыл бұрын

    Mas, isto não seria uma transferência da censura externa para uma censura interna? ( Apenas pelo interesse da Argumentação.)

  • @ArthurAlexandreB
    @ArthurAlexandreB Жыл бұрын

    Olá professor, poderia me tirar uma dúvida? Como poderíamos ensinar e formar uma plateia empática com as minorias se a não censura reforça o preconceito? O humor negro enquanto vigente não impediria a plena educação de uma plateia não preconceituosa?

  • @melinamartins4419

    @melinamartins4419

    Жыл бұрын

    Boa questão. Aguardo reflexões dos colegas aqui. Ando pensando mto sobre

  • @ericcire7281
    @ericcire72812 жыл бұрын

    Achei extremamente limitada a visão do filósofo (pelo menos o o que foi citado), visto que restringe a individualidade das pessoas. O humor tratar de um assunto de forma preconceituosa não implica criação de preconceitos por parte dos consumidores e como o próprio filosofia mencionou, uma plateia mais "culta" seria, no mínimo, capaz de diferenciar uma opinião pessoal de uma piada. É fútil e desrespeitoso afirmar que uma plateia mais consciente não acharia que graça desse estilo de humor, como exemplo disso, eu mesmo.

  • @YourLocalMiguel
    @YourLocalMiguel6 ай бұрын

    Este video foi mostrado numa das nossas aulas de português para a escrita de um texto sobre o tema. O seu video até chega a salas de aula portuguesas.

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    6 ай бұрын

    Eita! Que bacana! Fique bastante honrado em saber disso! :D

  • @blackcatblackcat5743
    @blackcatblackcat57432 жыл бұрын

    No caso do Léo Lins não se faz piada com pessoas que sofrem na alma com doenças de si e de seus parentes,

  • @marciakonishi2246
    @marciakonishi2246 Жыл бұрын

    Sempre escutei da minha mãe que ficar puto, ficar chateado, se sentir ofendido é uma escolha, sendo assim não vale a pena esse sentimento

  • @ceszar_
    @ceszar_10 ай бұрын

    o limite é a moral, e está relacionado, ao público para aceitar ou não

  • @JoaoVictor-cg5pl
    @JoaoVictor-cg5pl2 жыл бұрын

    Bom demais

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    2 жыл бұрын

    😃✌🏻

  • @amaral155
    @amaral1552 жыл бұрын

    O limite da piada é o local onde ela é feita, se é feita num local fechado, teatro por exemplo, quem está ali está disposto a aceitar que poderá ouvir o que não quer, desde que o humorista não incorra em crime previsto por lei. Por outro lado se a piada tem um alvo certo, no caso de uma pessoa, eu dou o direito de essa pessoa recorrer aos dispositivos legais para ressarcir o seu prejuíso, seja lá qual for. Já da parte do "politicamente correto" o que as pessoas adeptas dessa conduta fazem, não tem nada de correto. Usam de recortes fora de contexto para fazerem acusações, e se a acusação pega eles não se limitam somente com o prejuízo moral, mas sim e destruir a pessoa fazendo muitas vezes com que elas percam emprego, patrocínio e até mais.

  • @SauloSantana2703
    @SauloSantana2703 Жыл бұрын

    O problema do politicamente correto é que ele também reforça certos tipos de preconceitos intrínsecos em nossa sociedade, o famoso "coitadismo", pois uma vez que segregamos certos grupos do humor, favorecemos a prevalência de certos tipos de pensamento como "mds, não façam piadas com essa pessoa, pois ela é deficiente e *já sofre o suficiente* com isso", pensamos que essa pessoa é necessariamente tão frágil emocionalmente quanto ficicamente. Charles Chaplin uma vez disse que "a vida de perto é uma tragédia e de longe é uma comédia", quer dizer que quando você se põe longe o suficiente de seus problemas, eles não te atingem, quando você se blinda deles, eles não te machucam

  • @unosaints984

    @unosaints984

    Жыл бұрын

    Essa frase pode ser interpretada de outra forma "a vida de perto é uma tragédia e de perto é uma comédia" Quer dizer que quando você está naquela situação você não vai achar engraçado, mas de longe, você vai rir porque não está naquela situação, é meio perigosa pensar assim.

  • @thiagorondon6652
    @thiagorondon66522 жыл бұрын

    Olá, vi que no vídeo dos top 10 livros básicos da filosofia você não citou o Livro do Sartre, O ser e o Nada? Vc não acha ele importante?, poderia fazer um vídeo sobre o existencialismo

  • @wagnerluiz4718
    @wagnerluiz47182 жыл бұрын

    Bom dia mestre ✌🦉

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    2 жыл бұрын

    ✌🏻😀

  • @robertovaladao3136
    @robertovaladao31362 жыл бұрын

    Excelente vídeo. A formação da plateia é bem interessante pois implica uma mudança efetiva da sociedade. De fato, a vedação de piadas racistas não acaba com o racismo assim como a vedação de piadas homofóbicas não acaba com a homofobia. Porém, quando se investe em educação, o que abarca instituições formais e instâncias informais de formação de opinião, esses preconceitos tendem a perder espaço e a sociedade avança socialmente.

  • @mitiprosa
    @mitiprosa2 жыл бұрын

    Filicio, por favor, na sua experiência, responder as questões da vida com a Filosofia ajuda nos estudos? Alguma dica de como se dedicar aos estudos?

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    2 жыл бұрын

    Produzindo um vídeo agora mesmo para você, Ignez! Já já está no canal! :D

  • @Honorio_Barbosa
    @Honorio_Barbosa2 жыл бұрын

    Ótima aula, mas observe o título: deve haver limites, e não 'devem'. Haver é impessoal e transfere essa impessoalidade para o auxiliar.

  • @marcusviniciusandrade9755
    @marcusviniciusandrade9755 Жыл бұрын

    Opinião simplista, fora da realidade prática. Em qualquer um dos cenários, dar mais poder ao Estado para regular/moderar os limites do humor é a pior das soluções. Como todo “bom” filósofo pós moderno, esse rapaz aí falou muito pra resumir que o poder de limitar o humor deve ser do povo, não de uma instituição

  • @Annahidonato
    @Annahidonato2 жыл бұрын

    Professor vc viu doc Riso do outro, é muito bom, recomendo tem aqui no you tube. Eu acho como irmã de comediante famoso, que deve ter limites o humor sim, entendi o que senhor colocou mas acho que nos dias de hoje tem piadas com negros, gordas, lgbts que são péssimas.... meu ponto de vista.

  • @mariaalicedaniapedroza3667
    @mariaalicedaniapedroza36672 жыл бұрын

    Quando alguém se ofende com uma piada deveria simplesmente ofender de volta. Faça uma piada contra quem fez uma piada que te ofendeu: esse é o jeito certo. Atualmente, quando alguém faz uma piada ou diz uma frase ou simples palavra que ofendeu, o que se exige é que a pessoa perca o emprego, pagar multa, ir pra cadeia, ser excluído da sociedade... Peraí, ninguém respeita a proporcionalidade? Tudo que tivemos foi alguém ofendido subjetivamente em seus sentimentos. O ofendido deve ter o pleno direito de ofender de volta, e ponto final. Nada dessa história de destruir a vida de outra pessoa. Quem exige absurdos para saciar sua honra se torna muito pior que aquele que ofendeu.

  • @danielpereira6281

    @danielpereira6281

    9 ай бұрын

    Diga me como um homossexual vai se defender de 3 ou 4 pessoas fazendo piada com ele num ambiente de trabalho, por exemplo. Vai falar: seu hetero lix0?

  • @pedrobrusco2232
    @pedrobrusco22322 жыл бұрын

    À folgologia clareia essa escuridão da filosofia e da VIDA!🌤 O segredo é saber que todos vamos morrer! Dar risadas e fazer piadas é de menos! O importante é viver enquanto estiver vivo; O resto é passageiro...!

  • @abacaxipelado2362
    @abacaxipelado23622 жыл бұрын

    Olá, gostaria de saber se tem como entrar em contato direto com vc? N achei nenhuma conta no insta. Tem algum email q posso mandar uma dúvida?

  • @abacaxipelado2362

    @abacaxipelado2362

    2 жыл бұрын

    Grato desde já!

  • @1x451
    @1x4512 жыл бұрын

    Não vejo uma relação direta entre uma piada e a realidade objetiva. Primeiro por geralmente ser caricata e segundo por não me estimular a realizar no mundo real o que foi tema da piada.

  • @superbuu6815
    @superbuu6815 Жыл бұрын

    Eu sou a favor que façam zuera com igrejas com catolicos , com heteros com brancos justamente pra ficar justo nao focar so nas minorias. No Stand Up tem aparecido mt pessoa zoando hetero

  • @mauriceneri
    @mauriceneri2 жыл бұрын

    Só quero registrar que homem hétero é sim alvo de piadas! Muitas operetas francesas do século XVIII e XIX abordavam o adultério com destaque à astúcia da mulher, jogando luzes na burrice do homem, que não percebia que era passado pra trás por todos. Quem nunca viu um personagem de filme homem hétero bobão que, se por um lado tira dez em matemática, por outro não pega ninguém? Provavelmente todos aqui amam os Simpsons, mas vamos combinar que Bart e Homer (dois héteros) são duas bestas quadradas? Seu Madruga é homem hétero e só tomava na cara da megera dona Florinda! Quem nunca torceu pra ele sentar a mão nela atire a primeira pedra! Homem tbm é vítima de machismo meus caros.

  • @melinamartins4419

    @melinamartins4419

    Жыл бұрын

    Pergunta sincera: vc acha q nesses casos citados, a piada era direcionada a orientação sexual dos personagens, ou ao próprio personagem e suas vivências q sim, em momento ou outro, envolvem sua sexualidade? Eu particularmente acho q não são piadas com a heterossexualidade até pq ela é a norma. Agora vamos comparar com piadas com homossexuais. Ao meu ver, a chacota é feita com a orientação homossexual.

  • @mauriceneri

    @mauriceneri

    Жыл бұрын

    @@melinamartins4419 obrigado pela atenção, não diria que ser hétero é norma porque ninguém me obrigou a sê-lo, acho que é um padrão, ou seja, o que se verifica com maior frequência. O ser humano ri de tudo, em todas as culturas e as patrulhas ideológicas ficam ofendidinhas com qualquer coisa. A continuar como está, ninguém mais abrirá a boca pra nada. Mais exemplos: homem hétero impotente, é ou não vítima de piadas? Um homem fraco que não consegue proteger sua mulher é ou não vítima de piadas? Homem bobão que não tem pegada, piada de corno... O humor, linguisticamente falando, vem de uma quebra de expectativa, de uma subversão da linguagem. Professor Sírio Possenti tem ótimos estudos sobre isso.

  • @mauriceneri

    @mauriceneri

    Жыл бұрын

    @@melinamartins4419 oi, acho sim que a heterossexualidade está embutida nas piadas, não em todas como vc bem pontuou, mas será que não desviam muito o foco e esquecem a função do humor? Quem não ria do seu Madruga e seu constrangimento por ter que dar um chega pra lá na bruxa que era caidinha por ele... Em Chaves todos eram zoados, imagina só Kiko campeão mundial dos burros, girafa de salto alto, barril de paletó, lombriga anêmica kkkk Hoje não teria vez, o que seria uma pena. Parece que vivemos umadi ta tura disfarçada. Muita gente apontando o dedo "não pode isso não pode aquilo, não pode falar isso..." Tá complicado.

  • @andersonmancini2778
    @andersonmancini27782 жыл бұрын

    O humorista não conhece seu público. Acho que o limite é de cada indivíduo, por ex: Eu não gosto de piadas sobre religião, então ou não vou ouvir um comediante que sei que fala muito sobre, ou quando ter uma piada sobre isso eu apenas engulo o choro e fico na minha. Mas acredito que da parte do humorista seja sem limites, liberdade total.

  • @andersonmancini2778

    @andersonmancini2778

    Жыл бұрын

    @Kaue Barros Sim. Mas quem vai definir o que é ser um babaca, o governo?? Sou a favor da liberdade de expressão.

  • @andersonmancini2778

    @andersonmancini2778

    Жыл бұрын

    @Kaue Barros Definir crime é fácil, está escrito. Tenta definir ética e verá que aí sim é difícil. 90% das piadas irá ofender alguém. Proíbe tudo? Sua definição de ser um babaca é contrária a minha( só um ex). O que faremos neste caso? Porta dos fundos por ex: Piada sobre gays é anti ético. Piada sobre crentes é legal. Onde está a ética nisto. Voltou a perguntar, proíbe tudo então. 🤷🏼‍♂️🤷🏼‍♂️

  • @andersonmancini2778

    @andersonmancini2778

    Жыл бұрын

    @Kaue Barros Entendo. Muito complexo tudo isso. Vc deve ser novo, se pegar piadas anos 90 tipo os trapalhões, casseta e planeta, Chico Anísio,a praça, verá que as piadas na sua maioria ofendem alguém. Até mesmo hj se pegar Danilo Gentili, Léo Lins, Gregório Duvivier. São comediantes que pegam pesado. Não estou dizendo que estão certos mas acho que isso faz parte.

  • @andersonmancini2778

    @andersonmancini2778

    Жыл бұрын

    @Kaue Barros Pois é. Resumindo: Direito de expressão é eu ter o direito de me expressar, mesmo eu sendo um babaca. Mesmo eu sendo anti ético. Por ex: Sou magro, adoro piadas sobre gordos. Sou cristão, odeio piadas sobre religião, mas apenas não as ouço, não quero proibir ninguém de fazer as piadas contra minha crença. Sou contra piadas racistas e n@zi$t@$, aí já são crimes. De resto vale tudo. "The zueira never ends" 😘

  • @brookopiadista2339
    @brookopiadista23392 жыл бұрын

    Quem determina o limite é o ouvinte. Simples assim.

Келесі